Page 1

projetos educativos


O Grupo Girino é um coletivo que pesquisa as técnicas e linguagens do Teatro de Animação. Fundado em 2006 por artistas oriundos de diferentes áreas artísticas, o grupo montou quatro espetáculos e diversas intervenções. Desde então o coletivo se dedica à pesquisa das potencialidades expressivas do trabalho do ator e sua relação com bonecos, sombras, videos e o Teatro em Miniatura. Além de espetáculos infantis e adultos, o Grupo desenvolve projetos educativos como oficinas, cursos e atividades formativas. O Grupo Girino produz o FESTIM - Festival de Teatro em Miniatura, edita a Revista Anima e mantém o blog de pesquisas Formas Animadas. Grupo Girino Teatro de Animação é coordenado por Tiago Almeida e Iasmim Marques, com sede em Belo Horizonte e em São Paulo, seus projetos já circularam por todas as regiões do país participando de importantes festivais, mostras e eventos com caráter artístico, cultural, educativo e empresarial.

www.grupogirino.com.br contato@grupogirino.com.br


Oficina Teatro de Formas Animadas A oficina tem como objetivo a experiência plástica de construir bonecos e experimentar sua manipulação e encenação. A partir do uso de materiais do cotidiano os alunos terão a oportunidade de desenvolver bonecos simples e dar vida a esses personagens através da manipulação. Os participantes são estimulados a desenvolverem projetos para o planejamento do boneco e estudo de personagens. Materiais reaproveitáveis como rolhas, palitos e papéis diversos servem de inspiração para a criação dos bonecos. A utilização de materiais e técnicas diversas permite a experimentação da composição estética e o domínio das habilidades plásticas do aluno. Além do trabalho de ateliê os participantes experimentam a manipulação de bonecos, objetos, máscaras, esculturas e origamis, criando cenas curtas e contando estórias de uma forma lúdica e expressiva. Carga horária da oficina: 12 horas/aula Espaço de realização: Sala ampla com mesas, cadeiras, pia ou tanque e armário para materiais Número de participantes: Até 20 inscritos Público alvo: Crianças e pré-adolescentes de 06 a 15 anos Educadores: Iasmim Marques e Tiago Almeida Materiais que os participantes deverão levar no primeiro dia da oficina: Embalagens vazias e limpas de cosméticos e produtos alimentícios, uma caixa de sapato com tampa, tampinhas, botões e outros pequenos objetos. * Consulte lista de materiais necessários e orçamento da oficina. Possibilidade de adequação quanto à carga horária, conteúdos e números de participantes.


Oficina de Eco-Bonecos A oficina tem como objetivo a experiência plástica de construir bonecos a partir da utilização de materiais reaproveitáveis e do cotidiano. Os participantes terão a oportunidade de desenvolver projetos de criação de personagens e sua posterior confecção. A partir de um enfoque da Educação Ambiental são trabalhadas as diretrizes do consumo consciente como posicionamento políticosocial, além de propostas educativas na reutilização de materiais que seriam descartados. Os desdobramentos da oficina podem ser direcionados para criação de cenas curtas, contação de histórias, foto-hq, vídeos, dentre outras possibilidades e estratégias educativas. Carga horária da oficina: 16 horas/aula Espaço de realização: Sala de artes ou espaço com bancadas e pias Número de participantes: Até 25 inscritos Público alvo: Crianças e pré-adolescentes de 06 a 15 anos Educadores: Iasmim Marques e Tiago Almeida Materiais que os participantes deverão levar no primeiro dia da oficina: duas garrafas pets pequenas ou médias, tampinhas, botões e pequenas sucatas. * Consulte lista de materiais necessários e orçamento da oficina. Possibilidade de adequação quanto à carga horária, conteúdos e números de participantes.


Oficina Teatro de Sombras A oficina tem por objetivo difundir as técnicas milenares do Teatro de Sombras em seus aspectos teóricos e práticos, possibilitando aos participantes experimentar as projeções de formas, silhuetas, imagens, bonecos, objetos e do próprio corpo. Além disso a oficina visa a confecção de silhuetas em diferentes técnicas e sua manipulação, buscando construir narrativas através da imagem. As Sombras remetem à fascinação primitiva do homem pelas silhuetas. Desde a Antiguidade, os limites entre o real e o intangível tem sido experienciado pelos rituais e práticas de representação do sobrenatural através das sombras. Atualmente, caracteriza-se como uma linguagem artística com inúmeras potencialidades expressivas e educativas. Carga horária da oficina: 16 horas/aula Espaço de realização: Sala ampla com mesas, cadeiras e isolamento total de luz Número de participantes: Até 20 inscritos Público alvo: Crianças e pré-adolescentes de 06 a 15 anos Educadores: Iasmim Marques e Tiago Almeida Materiais que os participantes deverão levar no primeiro dia da oficina: Roupas confortáveis e pretas * Consulte lista de materiais necessários e orçamento da oficina. Possibilidade de adequação quanto à carga horária, conteúdos e números de participantes.


Oficina Bonecos Fluorescentes A proposta da oficina consiste na construção de bonecos fluorescentes utilizados com luz negra. O efeito visual obtido pela técnica da utilização dos bonecos fluorescentes desperta no público fascínio e encantamento. A construção parte da utilização de objetos reaproveitáveis além de materiais e tintas fluorescentes. A matéria prima ganha nova forma e o manipulador se apropria do efeito visual e do ilusionismo para criar cenas e narrativas, onde os bonecos são manipulados em diversas técnicas: fios, tringle, vara e manipulação direta, podendo ainda ser utilizadas outras. Na dinâmica, procuramos estimular a interação entre a poesia, a luz, a música e o movimento, suas possibilidades cênicas e os desafios surgidos pelo uso criativo da tecnologia. Esse exercício gera um efeito visual mágico. Carga horária da oficina: 15 horas/aula Espaço de realização: Sala ampla com mesas, cadeiras e isolamento total de luz Número de participantes: Até 20 inscritos Público alvo: Crianças, pré-adolescentes, educadores, artistas e público em geral Educadores: Iasmim Marques e Tiago Almeida Materiais que os participantes deverão levar no primeiro dia da oficina: Roupas confortáveis e pretas * Consulte lista de materiais necessários e orçamento da oficina. Possibilidade de adequação quanto à carga horária, conteúdos e números de participantes.


Oficina Teatro de Papel A oficina tem como objetivo a introdução ao universo do Teatro de Animação em miniatura e a experimentação do papel como material expressivo. Os participantes terão a oportunidade de construir formas, bonecos e cenários em papel para experimentar a manipulação desses elementos, criando cenas curtas e desenvolvendo experiências cênicas e performativas tendo o papel como suporte artístico. Carga horária da oficina: 12 horas/aula Espaço de realização: Sala ampla com mesas, cadeiras, pia ou tanque e armário para materiais Número de participantes: Até 20 inscritos Público alvo: Crianças, pré-adolescentes, jovens, adultos e professores Educadores: Iasmim Marques e Tiago Almeida Materiais que os participantes deverão levar no primeiro dia da oficina: tesoura, estilete e papéis diversos * Consulte lista de materiais necessários e orçamento da oficina. Possibilidade de adequação quanto à carga horária, conteúdos e números de participantes.


Oficina Teatro de Bonecos de Luva [fantoche] A oficina tem o objetivo de criar personagens planejando as características e personalidades dos bonecos a partir da técnica de manipulação de luvas, também conhecida como fantoches. A oficina permite a experimentação da composição estética e o desenvolvimento das habilidades plásticas do participante, buscando construir roteiros para criação de cenas curtas e narração de histórias com os bonecos construídos. Assim, materiais diversos, como cabaças, tecidos, borracha, papelão, lã e espuma, são utilizados como base para a definição das características estéticas dos bonecos. Carga horária da oficina: 20 horas/aula Espaço de realização: Sala ampla com mesas, cadeiras, pia ou tanque e armário para materiais Número de participantes: Até 20 inscritos Público alvo: Crianças, pré-adolescentes, jovens, adultos e professores Educadores: Iasmim Marques e Tiago Almeida Materiais que os participantes deverão levar no primeiro dia da oficina: tecidos diversos, botões, miçangas e pedrarias. * Consulte lista de materiais necessários e orçamento da oficina. Possibilidade de adequação quanto à carga horária, conteúdos e números de participantes.


Oficina Teatro de Bonecos de Manipulação Direta A oficina visa à criação de bonecos a partir da técnica de manipulação direta de balcão, bem como, a concepção de mecanismos e articulações de bonecos. A atividade busca o desenvolvimento de projetos técnicos de construção de bonecos, além de proporcionar aos alunos uma vivência nas artes visuais, através de atividades que envolvam: desenho, marcenaria, modelagem, escultura, revestimentos, acabamentos, pintura, figurinos, cabelos e adereços. Também pretende se realizar uma introdução teórica e conceitual acerca do Teatro de Bonecos e Teatro de Animação, além da experimentação das possibilidades expressivas dos bonecos através de exercícios de manipulação direta. Carga horária da oficina: 60 horas/aula Espaço de realização: Sala ampla com mesas, cadeiras, pia ou tanque e armário para materiais Número de participantes: Até 15 inscritos Público alvo: Crianças, pré-adolescentes, jovens, adultos e professores Educadores: Iasmim Marques e Tiago Almeida Materiais que os participantes deverão levar no primeiro dia da oficina: tecidos e acabamentos diversos * Consulte lista de materiais necessários e orçamento da oficina. Possibilidade de adequação quanto à carga horária, conteúdos e números de participantes.


Oficina Teatro Lambe Lambe Teatro Lambe Lambe é quando acontece um mini espetáculo dentro de uma caixa para apenas um único espectador de cada vez. A técnica é inspirada nos fotógrafos lambe lambes que utilizam máquinas fotográficas em formato de caixas. Assim, o espetáculo é visto por um furo, orifício que permite espiar essa “realidade” em miniatura. Com auxílio de fones de ouvido o público ouve a trilha sonora e acompanha a construção dessa narrativa onírica e imagética. Essa oficina propõe a construção de espetáculos curtos realizados dentro de caixas, partindo da utilização de materiais simples como papéis, acetatos, papelão, objetos em miniatura e lanternas. Os participantes terão a oportunidade de criar o roteiro, desenvolver o projeto da caixa e dos bonecos e experimentar a manipulação desses elementos para criar um mini espetáculo. Carga horária da oficina: 16 horas/aula Espaço de realização: Sala ampla com mesas, cadeiras, pia ou tanque com torneira e armário para materiais Número de participantes: Até 20 inscritos Público alvo: Crianças e pré-adolescentes de 06 a 15 anos Educadores: Iasmim Marques e Tiago Almeida Materiais que os participantes deverão levar no primeiro diada oficina: Uma lanterna pequena com pilhas, embalagens, objetos e brinquedos em miniatura. * Consulte lista de materiais necessários e orçamento da oficina. Possibilidade de adequação quanto à carga horária, conteúdos e números de participantes.


Oficina Teatro de Bonecos na Educação A oficina tem como objetivo a experiência plástica de construir bonecos e experimentar sua manipulação e encenação buscando possibilitar sua utilização como ferramenta pedagógica no ambiente escolar e/ou projetos educativos, além de estratégias de implementação e avaliação de atividades educativas. A partir do uso de materiais reutilizáveis, os participantes terão a oportunidade de elaborar projetos de criação de bonecos em diferentes técnicas, contribuindo para a diminuição do impacto ambiental e promovendo ações sustentáveis e educativas. Além disso, a oficina proporciona uma vivência no chamado Teatro de Bonecos, linguagem cênica que consiste em dar vida a objetos e bonecos através de sua manipulação. Assim, a atividade poderá contribuir com educadores que tenham interesse em desenvolver projetos pedagógicos através de recursos das artes plásticas, da contação de histórias, da literatura e de outras atividades artísticas e interdisciplinares. Carga horária da oficina: 30 horas/aula Espaço de realização: Sala ampla com mesas, cadeiras, pia ou tanque com torneira e armário para materiais Número de participantes: Até 20 inscritos Público alvo: Educadores, artistas e interessados Educadores: Iasmim Marques e Tiago Almeida * Consulte lista de materiais necessários e orçamento da oficina. Possibilidade de adequação


O Teatro de Animação e as Possibilidades do Ator A oficina tem como objetivo experimentar elementos básicos que envolvam o Teatro de Animação e o trabalho do ator-manipulador. A partir de bonecos, objetos, sombras e miniaturas, busca-se vivenciar atividades de manipulação para desenvolver narrativas curtas. Também é proposta da oficina o trabalho vocal da personagem, utilizando como princípio básico da relação do ator com os duplos materiais para a construção cênica. Carga horária da oficina: 20 horas/aula Espaço de realização: Sala ampla com mesas, cadeiras, pia ou tanque com torneira e armário para materiais Número de participantes: Até 20 inscritos Público alvo: educadores, estudantes de teatro e artistas Educadores: Iasmim Marques e Tiago Almeida * Consulte lista de materiais necessários e orçamento da oficina. Possibilidade de adequação quanto à carga horária, conteúdos e números de participantes.


SÍTIO DO PAPEL AMARELO O projeto consiste na montagem de cenografia intera va confeccionada a par r de diversos pos de papel, evidenciando o papel como material expressivo e em diálogo com o acervo literário da obra de Monteiro Lobato. A cenografia de papel recons tui os espaços imagé cos do Sí o do Pica Pau Amarelo, composta de casa de fazenda, labirinto e floresta, além de personagens da vasta literatura de Lobato. O projeto cenográfico apresenta grande impacto visual, a par r da apropriação de um material do co diano como o papel é possível proporcionar uma vivência poé ca, explorando a plas cidade desse elemento. No espaço acontece a Oficina Teatro de Papel, onde durante dois dias, os educadores estarão recebendo o público espontâneo e agendado para a vidades de vivência ar s ca. A Oficina Teatro de Papel aborda técnicas de construção de bonecos, livros, objetos, cenografia e figurinos para criação de cenas curtas e contação de histórias. A a vidade congrega estratégias educa vas e expressivas das Artes Visuais, Literatura, Teatro e Cinema. Projeto Educa vo "Sí o do Papel Amarelo" Estrutura de cenografia intera va com área mínima de 60 metros quadrados Oficina Teatro de Papel: Release: A oficina tem como obje vo a introdução ao universo do teatro de bonecos e animação a par r da experimentação do papel como material expressivo. Os par cipantes terão a oportunidade de construir bonecos e cenários em papel tendo como obje vo a manipulação desses elementos e a criação de cenas curtas a par r da literatura de Monteiro Lobato. Duração da a vidade e proposta de Datas: a combinar


FÉRIAS COM BONECOS A oficina tem como objetivo a experiência plástica de construir bonecos e experimentar sua manipulação e encenação. A partir do uso de materiais do cotidiano os alunos terão a oportunidade de desenvolver bonecos simples e dar vida a esses personagens. Os participantes são estimulados a desenvolverem projetos para o planejamento do boneco e estudo de personagens. Materiais re-aproveitáveis como rolhas, palitos e papéis diversos servem de inspiração para a criação dos bonecos. Além do trabalho de ateliê os participantes experimentam a manipulação de bonecos, objetos, máscaras, esculturas e origamis, criando cenas curtas e contando estórias de uma forma lúdica e expressiva. Aproveite as férias para criar bonecos de uma forma muito divertida! Carga horária da oficina: 20 horas/aula em 5 dias Espaço de realização: Sala ampla com mesas, cadeiras, pia ou tanque e armário para materiais Número de participantes: Até 20 inscritos Público alvo: Crianças e pré-adolescentes de 06 a 15 anos Educadores: Iasmim Marques e Tiago Almeida


CURSO DE MONTAGEM DE ESPETÁCULO DE TEATRO DE BONECOS: O Curso de Montagem de Espetáculo tem como objetivo a criação de um espetáculo com os alunos. A atividade propõe a capacitação em todas as etapas que envolvem a montagem de um espetáculo como a construção de bonecos, adereços, figurinos, iluminação e cenário, exercícios práticos de manipulação e voz com bonecos, ensaios, criação de trilha sonora e apresentação final. O roteiro do espetáculo pode ser direcionado para a adaptação de temas históricos, educativos, ambientais, da literatura infantojuvenil e de histórias coletadas junto à comunidade. O número de alunos atendidos, a frequência de aulas e a carga horária devem ser planejados de acordo com a realidade da instituição que receberá o projeto. Entre em contato para maiores informações. Carga horária mínima: 120 horas/aula Espaço de realização: Sala ampla com mesas, cadeiras, pia ou tanque com torneira e armário para materiais. Espaço disponível para ensaios e apresentação final. Número de participantes: Negociável. Público alvo: Crianças, pré-adolescentes, educadores, artistas e público em geral Mais informações: http://grupogirino.com/oficinas

* Consulte lista de materiais necessários e orçamento da oficina. Possibilidade de adequação quanto à carga horária, conteúdos e números de participantes.


EXPOSIÇÃO DE ECOBONECOS É composta por cerca de 40 bonecos ecológicos do acervo dos EcoBonecos do Grupo Girino. A Exposição é uma mostra das potencialidades criativas no uso de garrafas pets como material artístico e sua utilização em propostas educativas. Diversos personagens compõem esse universo lúdico e fantástico e o público também poderá conferir as etapas da criação de bonecos através de modelos em processos, vídeos e fotos. A expografia é desenvolvida de acordo com o espaço expositivo disponível, entre em contato para verificar a viabilidade da exposição para seu evento.


www.grupogirino.com.br contato@grupogirino.com.br [31] 3654_4945 [31] 9426_9869 [31] 9149_4145

[11] 98692_1224 [11] 95821_6045 [21] 97900_9357

Grupo Girino _ Projetos Educativos  

Oficinas e Projetos Educativos www.grupogirino.com/oficinas

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you