Issuu on Google+

Manual para entender a gramática de uma vez por todas

Cristina A Schumacher

A

o se deparar com palavras como “substantivo”, “adjetivo”, “preposição”, ou até mesmo o misterioso “aposto”, você sabe dizer o que significam? É provável que não, mas saiba que isso não tem importância! Afinal, o que realmente importa é sua intuição para se comunicar de forma única e competente no idioma em que você cresceu falando: o português.

Uma Gramática Intuitiva mostra a você o quanto já é capaz de conhecer a língua sem precisar, para isso, entender os termos da gramática tradicional. Oferece, ainda, caminhos para que escreva textos melhores, desfrutando do mesmo domínio das pessoas que sabem usar esses termos. Além disso, caso seja importante para você finalmente saber o que significam os nomes usados nas aulas e livros de português, pela primeira vez uma gramática intuitiva se encarrega de esclarecê-los, de forma direta e descomplicada. Sim, leitor, você sabe português, e tem em suas mãos o livro que o tornará consciente disso.

UMA GRAMÁTICA INTUITIVA

Autora brasileira com mais de vinte obras publicadas no segmento de autoensino de idiomas, Cristina A Schumacher, por meio de seu profundo interesse, conhecimento e estudo sobre o tema, projetou sistemas e abordagens com foco na consciência da língua — o tornar-se consciente de como funcionam os idiomas. Além de português, língua materna, Cristina fala fluentemente inglês, francês, alemão e espanhol e tem conhecimentos acerca de diversos outros sistemas linguísticos. É coach, tradutora e avaliadora. Em sua empresa, a Alinca Comunicação Internacional, Cristina e sua equipe atuam desde 1997 na área de consultoria para o desenvolvimento de habilidades comunicativas e projetos especiais em línguas estrangeiras — principalmente o inglês.

Cristina A Schumacher

UMA GRAMÁTICA

INTUITIVA Liberte-se das regras e tome posse da língua que você fala

Uma Gramática Intuitiva foi pensada para todos os usuários da língua portuguesa. Seu objetivo é esclarecer o funcionamento do idioma a partir de vivências e usos concretos, para promover o domínio de seus mecanismos linguísticos e a certeza da comunicação eficaz ao se expressar livremente. Essa nova perspectiva da língua portuguesa traz ponderações sobre a abrangência das regras da norma culta, ou gramática tradicional, ao mesmo tempo em que amplia conceitos e inclui fórmulas e expressões consagradas pelo uso cotidiano. Em caráter marcadamente inovador, esta obra estabelece relações de equivalência entre a gramática (des)conhecida e essa gramática intuitiva que todos os falantes possuem e que é explorada pela autora. Assim, Uma Gramática Intuitiva é a ponte que faltava entre o idioma que o falante do português usa desde o momento em que aprende a falar e a escrever, e a gramática normativa escolar, vista como algo complexo e distante da realidade do dia a dia.

Fotos de Stephanny Lotus

CapaSchumacher.indd 1

28/06/13 12:34


Uma Gramรกtica Intuitiva

shumacher_zero.indd 1

27/06/13 16:17


O GEN | Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, Forense, Método, LTC, E.P.U. e Forense Universitária, que publicam nas áreas científica, técnica e profissional. Essas empresas, respeitadas no mercado editorial, construíram catálogos inigualáveis, com obras que têm sido decisivas na formação acadêmica e no aperfeiçoamento de várias gerações de profissionais e de estudantes de Administração, Direito, Enfermagem, Engenharia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Educação Física e muitas outras ciências, tendo se tornado sinônimo de seriedade e respeito. Nossa missão é prover o melhor conteúdo científico e distribuí-lo de maneira flexível e conveniente, a preços justos, gerando benefícios e servindo a autores, docentes, livreiros, funcionários, colaboradores e acionistas. Nosso comportamento ético incondicional e nossa responsabilidade social e ambiental são reforçados pela natureza educacional de nossa atividade, sem comprometer o crescimento contínuo e a rentabilidade do grupo.

shumacher_zero.indd 2

27/06/13 16:17


Sumรกrio

Uma Gramรกtica Intuitiva

Cristina A Schumacher

iii

shumacher_zero.indd 3

27/06/13 16:17


A autora e a editora empenharam-se para citar adequadamente e dar o devido crédito a todos os detentores dos direitos autorais de qualquer material utilizado neste livro, dispondo-se a possíveis acertos caso, inadvertidamente, a identificação de algum deles tenha sido omitida. Não é responsabilidade da editora nem da autora a ocorrência de eventuais perdas ou danos a pessoas ou bens que tenham origem no uso desta publicação. Apesar dos melhores esforços da autora, do editor e dos revisores, é inevitável que surjam erros no texto. Assim, são bem-vindas as comunicações de usuários sobre correções ou sugestões referentes ao conteúdo ou ao nível pedagógico que auxiliem o aprimoramento de edições futuras. Os comentários dos leitores podem ser encaminhados à LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora pelo e-mail ltc@grupogen.com.br. Direitos exclusivos para a língua portuguesa Copyright © 2013 by LTC __ Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda. Uma editora integrante do GEN | Grupo Editorial Nacional Reservados todos os direitos. É proibida a duplicação ou reprodução deste volume, no todo ou em parte, sob quaisquer formas ou por quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição na internet ou outros), sem permissão expressa da editora. E.P.U. __ Editora Pedagógica e Universitária é um selo editorial do GEN | Grupo Editorial Nacional Travessa do Ouvidor, 11 Rio de Janeiro, RJ __ CEP 20040-040 Tels.: 21-3543-0770 / 11-5080-0770 Fax: 21-3543-0896 ltc@grupogen.com.br www.ltceditora.com.br Capa: Design Monnerat Fotografias: Stephanny Lotus Editoração Eletrônica: Design Monnerat CIP-BRASIL. CATALOGAÇÃO-NA-FONTE SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ S419g   Schumacher, Cristina A, 1965Uma gramática intuitiva / Cristina A Schumacher. - Rio de Janeiro : LTC, 2013. 23 cm   ISBN 978-85-216-2284-0   1. Língua portuguesa - Gramática. I. Titulo. 13-1888.                           CDD: 469.5                                          CDU: 811.134.3.36

shumacher_zero.indd 4

27/06/13 16:17


“Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes.” Paulo Freire

“O sucesso da educação linguística é transformar [o falante] num poliglota dentro de sua própria língua nacional.” Evanildo Bechara

“Você pode até dizer que tô por fora ou então que eu tô inventando mas é você que ama o passado e que não vê é você que ama o passado e que não vê que o novo, o novo sempre vem.” Belchior, “Como Nossos Pais”

shumacher_zero.indd 5

27/06/13 16:17


AGRADECIMENTOS

São tantos. A Irene e o Egon (in memoriam), meus pais, são os primeiros da fila. Em seguida: meus filhos, os amigões e amigonas e os amigos e as amigas, meus irmãos, pessoas com quem trabalhei e estudei, leitores e sobretudo opositores – eles me deram motivos para aprimorar meu trabalho mais do aqueles que o elogiaram. Objetivamente, menciono os nomes de quem me ajudou a concretizar este livro pelas leituras, críticas e revisões: Lauren Müller, Sabrina Kirsch Barreto, Lúcia Collischonn de Abreu, Fernanda Cordeiro Silva e Lúcia Maciel. Sendo este um projeto de muito tempo e longa maturação, peço desculpas a quem me ajudou há mais tempo – me antecipo à gafe de não mencionar seus nomes.

shumacher_zero.indd 6

27/06/13 16:17


PREFÁCIO

E

ste livro foi escrito para aproximar os falantes de português de sua língua. Por meio de uma reflexão simples acerca do que nossa intuição nos permite fazer quando nos comunicamos verbalmente, esta Gramática Intuitiva serve para (re)estabelecer uma compreensão de como a língua funciona. Não uma compreensão teórica tradicional, mas explicativa intuitiva. Com as Vivências da Língua e o uso de exemplos, conceitos e mecanismos acessíveis, descrevemos funções de termos com palavras do dia a dia e identificamos as partes de uma frase com perguntas empregadas cotidianamente. Aos poucos, mostramos a relação que existe entre essa construção e o que aprendemos na escola. O conhecimento popular sobre os fatos da língua mistura-se a mitos e equívocos que também nos afastam do bom uso que todos desejamos fazer de nosso idioma. Por isso, esta Gramática Intuitiva inicia com uma exposição e um esclarecimento sobre crenças e preconceitos sobre o tema. Uma vez que nossas ações são limitadas – ou engrandecidas – por aquilo em que acreditamos, repensar nossos conceitos sobre a língua e nossa forma de encará-la significa muito mais do que parece, pois ela é nosso meio de relação com o mundo. Sob essa ótica, nos limita demais aceitar que todos nós falamos português errado, como certamente já ouvimos alguém dizer. Então seja bem-vindo(a), caro(a) Leitor(a), a um livro que pode, quem sabe?, mudar seu mundo. Cristina A Schumacher

shumacher_zero.indd 7

27/06/13 16:17


shumacher_zero.indd 8

27/06/13 16:17


SUMÁRIO

¡¡ INTRODUÇÃO.............................................................................................1 ¡¡ PARTE I.......................................................................................................5 1 REFLEXÕES IMPORTANTES.....................................................................................7 ll Não estamos falando de regras......................................................................7 ll O que é errar?...............................................................................................8 ll A ditadura do correto....................................................................................9 ll Língua no plural..........................................................................................10 ll A Gramática Intuitiva vai ajudar a passar em concursos?..........................11 ll A Gramática Normativa e a consciência da língua....................................12 ll Como abordar a consciência da língua?.....................................................13 ll A técnica a nosso serviço e não nós a serviço da técnica – como ver a Ferramenta de Perguntas.......................................................13 ll De onde vem a Gramática Intuitiva?..........................................................15 ll Que crenças temos a respeito de nosso conhecimento de português?........16

2 LINGUÍSTICA.......................................................................................................... 25 ll O estudo da língua antes e depois da linguística.........................................25 ll O que faz a linguística, afinal?....................................................................26 ll A comunicação faz sentido em um contexto...............................................28

shumacher_zero.indd 9

27/06/13 16:17


Sumário

ll Desempenho na comunicação....................................................................32 ll Aptidão pessoal...........................................................................................33 ll A palavra falada e a escrita..........................................................................33 ll Formalidade × informalidade.....................................................................34 ll Variedade....................................................................................................34 ll Poder...........................................................................................................35 ll A língua é dinâmica.....................................................................................35 ll De onde vêm as palavras? Quem as cria?...................................................36

¡¡ PARTE II.................................................................................................. 39 1 O QUE É A GRAMÁTICA INTUITIVA .................................................................. 41 ll Consciência da língua – As línguas são códigos..........................................42

2 CONHECIMENTOS INTUITIVOS.......................................................................... 45 ll Conhecimento intuitivo de pronúncia........................................................45 ll Conhecimento intuitivo de estrutura..........................................................48 ll Combinações sobre termos.........................................................................55 ll Conhecimento intuitivo de vocabulário......................................................58

3 CONCEITOS BÁSICOS DA GRAMÁTICA INTUITIVA...................................... 63 I. Partes de palavras........................................................................................63 ll Partes de palavras centrais...........................................................................67 ll Partes de palavras iniciais............................................................................75 ll Partes de palavras finais...............................................................................83 ll Detalhando as partes de palavras finais.......................................................84 ll Como terminam as palavras.......................................................................92 ll Mesma parte final, mais de uma categoria.................................................94

x

shumacher_zero.indd 10

27/06/13 16:17


Sumário

II. Tipos de palavras.......................................................................................107 ll Palavras de organização............................................................................107 ll Palavras de organização e as categorias....................................................111 ll O que fazem as palavras de organização..................................................112 ll Palavras de contexto..................................................................................115 ll Texto 1 – tema: ecologia...........................................................................117 ll Texto 2 – tema: culinária...........................................................................118 ll Texto 3 – tema: física quântica..................................................................120 III. Unidades de informação e perguntas........................................................123 ll Esclarecimento sobre a pergunta FAZER O QUÊ?.................................127 ll Sobre identificar o início e o fim de uma unidade de informação............143 ll Mais sobre perguntas.................................................................................143 ll Mais sobre unidades de informação..........................................................146 ll A mecânica quântica – Parágrafo natural.................................................147 ll Adendo......................................................................................................162 IV. Perguntas e palavras de organização.........................................................163 ll Marcadores................................................................................................163 ll Marcadores 1.............................................................................................164 ll Lista de marcadores 1................................................................................169 ll Marcadores 2.............................................................................................172 ll Lista de marcadores 2................................................................................177 ll Localizadores.............................................................................................180 ll Localizadores para COMO ou ONDE ou QUANDO FAZ?..................183 ll Localizadores em FAZER O QUÊ?..........................................................186 ll Lista de localizadores................................................................................192 ll Conectores.................................................................................................196 ll Conectores fora das unidades de informação...........................................201 ll Exemplo de conector dentro de uma unidade de informação – a palavra de organização “que”.............................................................202 ll Lista de conectores....................................................................................206 xi

shumacher_zero.indd 11

27/06/13 16:17


Sumário

4 SÍNTESE DA GRAMÁTICA INTUITIVA............................................................ 207

¡¡ EXODUÇÃO.............................................................................................213 ll Caro(a) leitor(a),.........................................................................................213

¡¡ ÍNDICE...................................................................................................217

xii

shumacher_zero.indd 12

27/06/13 16:17


Manual para entender a gramática de uma vez por todas

Cristina A Schumacher

A

o se deparar com palavras como “substantivo”, “adjetivo”, “preposição”, ou até mesmo o misterioso “aposto”, você sabe dizer o que significam? É provável que não, mas saiba que isso não tem importância! Afinal, o que realmente importa é sua intuição para se comunicar de forma única e competente no idioma em que você cresceu falando: o português.

Uma Gramática Intuitiva mostra a você o quanto já é capaz de conhecer a língua sem precisar, para isso, entender os termos da gramática tradicional. Oferece, ainda, caminhos para que escreva textos melhores, desfrutando do mesmo domínio das pessoas que sabem usar esses termos. Além disso, caso seja importante para você finalmente saber o que significam os nomes usados nas aulas e livros de português, pela primeira vez uma gramática intuitiva se encarrega de esclarecê-los, de forma direta e descomplicada. Sim, leitor, você sabe português, e tem em suas mãos o livro que o tornará consciente disso.

UMA GRAMÁTICA INTUITIVA

Autora brasileira com mais de vinte obras publicadas no segmento de autoensino de idiomas, Cristina A Schumacher, por meio de seu profundo interesse, conhecimento e estudo sobre o tema, projetou sistemas e abordagens com foco na consciência da língua — o tornar-se consciente de como funcionam os idiomas. Além de português, língua materna, Cristina fala fluentemente inglês, francês, alemão e espanhol e tem conhecimentos acerca de diversos outros sistemas linguísticos. É coach, tradutora e avaliadora. Em sua empresa, a Alinca Comunicação Internacional, Cristina e sua equipe atuam desde 1997 na área de consultoria para o desenvolvimento de habilidades comunicativas e projetos especiais em línguas estrangeiras — principalmente o inglês.

Cristina A Schumacher

UMA GRAMÁTICA

INTUITIVA Liberte-se das regras e tome posse da língua que você fala

Uma Gramática Intuitiva foi pensada para todos os usuários da língua portuguesa. Seu objetivo é esclarecer o funcionamento do idioma a partir de vivências e usos concretos, para promover o domínio de seus mecanismos linguísticos e a certeza da comunicação eficaz ao se expressar livremente. Essa nova perspectiva da língua portuguesa traz ponderações sobre a abrangência das regras da norma culta, ou gramática tradicional, ao mesmo tempo em que amplia conceitos e inclui fórmulas e expressões consagradas pelo uso cotidiano. Em caráter marcadamente inovador, esta obra estabelece relações de equivalência entre a gramática (des)conhecida e essa gramática intuitiva que todos os falantes possuem e que é explorada pela autora. Assim, Uma Gramática Intuitiva é a ponte que faltava entre o idioma que o falante do português usa desde o momento em que aprende a falar e a escrever, e a gramática normativa escolar, vista como algo complexo e distante da realidade do dia a dia.

Fotos de Stephanny Lotus

CapaSchumacher.indd 1

28/06/13 12:34


Uma Gramática Intuitiva - Liberte-se das regras e tome posse da língua que você fala (amostra)