Page 1

Patrícia Lima Quintão

1001 Questões Comentadas de

Informática CESPE 2.ª edição revista e atualizada

Informatica_CESP-2ed_PatriciaQuintao.indb 3

Coordenação:

Vítor Cruz Leandro Cadenas Prado

09/09/2016 16:07:14


CAPÍTULO 1

Redes Sociais, Computação na Nuvem, Cloud Storage

1 (CESPE/Câmara dos Deputados/Arquiteto e Engenheiros/2012) Em cloud computing, cabe ao usuário do serviço se responsabilizar pelas tarefas de armazenamento, atualização e backup da aplicação disponibilizada na nuvem. 2 (CESPE/DPF/Departamento de Polícia Federal/Administrador/2014) A computação em nuvem, mecanismo muito utilizado atualmente, dispensa o hardware para armazenamento de dados, que ficam armazenados em softwares. 3 (CESPE/ANP/Analista Administrativo – Área 3/Jornalismo/2013) Existe atualmente, à disposição da sociedade, grande variedade de formas de criação de conteúdos da Web 2.0 como, por exemplo, os podcasts, os blogues, os  bookmarks  sociais, as  redes sociais e as wikis.  Essas ferramentas podem ser muito úteis nos contextos empresariais e profissionais. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente. Inclui-se, entre os fundamentos do Facebook, o aproveitamento dos efeitos de rede, em que cada indivíduo representa um nó da teia www, comunicando e partilhando informações.  4 (CESPE/ANP/Analista Administrativo – Área 3/Jornalismo/2013) O Facebook pode ser considerado uma plataforma convergente, pois permite que se integrem a ela diversos recursos, como, por exemplo, outros  websites, dispositivos móveis, RSS, feeds, blogues, Twitter, entre outros.  5 (CESPE/Câmara dos Deputados/Técnico Legislativo/Agente de Polícia Legislativa/2014) O armazenamento de arquivos no modelo de computação em nuvem (cloud computing) é um recurso moderno que permite ao usuário acessar conteúdos diversos a partir de qualquer computador com acesso à Internet. 6 (CESPE/ANS/Cargo 3/2013) As empresas e os órgãos públicos têm utilizado as redes sociais como ambiente de divulgação de suas ações, o que as torna um relevante meio de comunicação para as instituições.

Informatica_CESP-2ed_PatriciaQuintao.indb 11

09/09/2016 16:07:14


12

1001 Questões Comentadas de Informática – CESPE

7 (CESPE/TJ-RR/Nível Superior/2012) O Cloud Storage, um serviço pago como o Google Drive e o Microsoft SkyDrive, possibilita ao usuário armazenar seus arquivos em nuvens, tornando esses arquivos acessíveis em sistemas operacionais diferentes. Por meio desse serviço, o usuário pode fazer backups de seus arquivos salvos no desktop, transferindo-os para nuvens, podendo, ainda, acessar esses arquivos mediante a utilização de um computador com plataforma diferente ou um celular, desde que estes estejam conectados à Internet. 8 (CESPE/Polícia Federal/Papiloscopista/2012) Twitter, Orkut, Google+ e Facebook são exemplos de redes sociais que utilizam o recurso scraps para propiciar o compartilhamento de arquivos entre seus usuários. 9 (CESPE/CPRM/Técnico de Geociências/Conhecimentos Básicos/2013) Em intranet, podem ser criados grupos de discussão ou redes sociais corporativas para se tratar, por exemplo, de resultados de pesquisas realizadas em determinado período pela organização que utiliza a intranet.  10  (CESPE/CNJ/Técnico Judiciário: Programação de Sistemas/2013) No sistema operacional Windows 8, há a possibilidade de integrar-se à denominada nuvem de computadores que fazem parte da Internet.  11  (CESPE/Polícia Federal/Papiloscopista/2012) O Microsoft Office Sky Driver é uma suíte de ferramentas de produtividade e colaboração fornecida e acessada por meio de computação em nuvem (cloud computing).  12  (CESPE/TRE-MT/2015) Serviços de cloud storage (armazenagem na nuvem) suportam cópia de segurança remota de arquivos.  13  (CESPE/TJ-RR/Nível Médio/2012) Nas redes sociais, o capital social não é o monetário, mas refere-se à confiança, a Whuffie, que o indivíduo conquista com o relacionamento e as conexões das pessoas.  14  (CESPE/TJ-RR/Nível Médio/2012) A computação na nuvem, por ser um conjunto de recursos com capacidade de processamento, armazenamento, conectividade, que oferece plataformas, aplicações e serviços na Internet, poderá ser a próxima geração da Internet.  15  (CESPE/Câmara dos Deputados/Arquiteto e Engenheiros/2012) Apesar de muito utilizadas pelos usuários de Internet atualmente, as redes sociais não são adequadas para o uso dos órgãos governamentais, devido aos riscos envolvidos com o alcance dessas ferramentas.  16  (CESPE/MPE-PI/Técnico Ministerial/Área: Administrativa/2012) Uma rede social é uma estrutura composta por pessoas ou organizações conectadas, que compartilham objetivos comuns. Via6, Orkut e LinkedIn são exemplos de redes sociais.

Informatica_CESP-2ed_PatriciaQuintao.indb 12

09/09/2016 16:07:14


13

Cap. 1 – Redes Sociais, Computação na Nuvem, Cloud Storage

 17  (CESPE/MPE-PI/Analista Ministerial/Administrativa/2012) Na rede social conhecida como Via6, o usuário poderá compartilhar informações e dados – como vídeos, artigos, notícias e apresentações – com outros usuários que fazem parte dos seus contatos.  18  (CESPE/Correios – Analista de Correios – Jornalismo/2011) Com a Web 2.0, novas possibilidades em matéria de comunicação on-line e mídias digitais se apresentam, tanto no que se refere aos produtores de conteúdos quanto aos usos e compartilhamentos. Considerando esse novo cenário de tratamento da informação e interatividade, é correto destacar que um dos recursos proporcionados pela denominada computação em nuvens (cloud computing) é a recuperação de acervos em caso de danos aos computadores.  19  (CESPE/Polícia Federal/Agente de Polícia Federal/2014) Na computação em nuvem, diversos computadores são interligados para que trabalhem de modo colaborativo, inclusive aqueles que possuem sistemas operacionais diferentes.  20  (CESPE/STJ/CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA TODOS OS CARGOS – EXCETO OS CARGOS 1, 3, 6 E 14/2015) Embora seja uma tecnologia que prometa resolver vários problemas relacionados à prestação de serviços de tecnologia da informação e ao armazenamento de dados, a computação em nuvem, atualmente, não suporta o processamento de um grande volume de dados.

GABARITO 01

E

05

C

09

C

13

C

17

C

02

E

06

C

10

C

14

E

18

C

03

C

07

E

11

E

15

E

19

C

04

C

08

E

12

C

16

C

20

E

C = correto; E = errado.

COMENTÁRIOS 1.

Errado. A Computação na Nuvem (Cloud Computing), cada vez mais utilizada em todo o mundo, é uma tecnologia que nos permite hospedar, executar e compartilhar conteúdos a partir da Internet, sem que seja necessário ter instalado no computador softwares específicos para isso. Assim, ela retira do usuário a necessidade de se preocupar com as tarefas de armazenamento, atualização e backup das aplicações disponibilizadas na nuvem, uma vez que essas aplicações ficam sob a responsabilidade da empresa que provê o serviço de computação na nuvem de forma a facilitar a vida do usuário. A computação na nuvem é um termo utilizado para descrever serviços on-line que utilizam vários servidores remotos conectados e permitem que as informações não fiquem no computador do usuário.

Informatica_CESP-2ed_PatriciaQuintao.indb 13

09/09/2016 16:07:14


14

2.

1001 Questões Comentadas de Informática – CESPE

Errado. O armazenamento de dados em um ambiente de nuvem (Cloud Storage) ocorre em hardwares, no entanto o usuário desconhece onde eles estão. Sempre é necessário hardware para guardar dados. Cloud Storage: forma de armazenamento on-line que permite ao usuário sincronizar seus dados com desktop, notebook, smartphone, tablet etc.; e acessá-los de qualquer outro equipamento ou em qualquer local desde que esteja conectado à Internet.

3.

Correto. Entre os serviços disponibilizados pela Internet, um dos mais importantes é a World Wide Web (também chamada de sistema WWW ou simplesmente de Web). Trata-se de um sistema que usa o protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hipertexto) para comunicação, e permite a transferência de conteúdo no formato de hipertexto. Cada indivíduo, seja no Facebook ou em qualquer outra rede social, representa um nó que se comunica com diversos outros nós na teia WWW, formando uma teia complexa. Essa teia é, em si, a própria rede social. Um podcast é uma gravação de áudio que pode ser disponibilizada na Web tanto para download quanto para streaming (isto é, para reprodução via Web, como no caso das rádios on-line). Blogs, como: Blogger, WeBlogger, BlogSpot, WordPress, são páginas fáceis de atualizar e editar, cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário).

4.

Correto. Todos esses recursos podem ser integrados ao Facebook, o que é uma das grandes facilidades dessa rede social. Alguns termos importantes relacionados ao Facebook: Perfil: é o cadastro pessoal que o usuário faz no Facebook. Para entrar nessa rede social, você precisará fazer um perfil (cadastrar-se no site). Cada perfil permite apenas 5.000 amigos. Fanpage: página especial usada por pessoas públicas e entidades (empresas). Não é um perfil, é uma página – é uma publicação. Não pode ter amigos, mas pode ter pessoas que curtam a página. Mural: é a parte em que aparecem as mensagens públicas, postadas por todos os amigos. As mensagens são organizadas por tempo e isso ajuda o usuário a se orientar na conversa ou nos acontecimentos. Amigo: contato ao qual você está interligado no Facebook e de quem você passa a visualizar as mensagens em seu mural.

5.

Correto. A Computação na Nuvem (Cloud Computing) permite hospedar, executar e compartilhar conteúdos a partir da Internet.

Informatica_CESP-2ed_PatriciaQuintao.indb 14

09/09/2016 16:07:14


Cap. 1 – Redes Sociais, Computação na Nuvem, Cloud Storage

15

6.

Correto. Diversas empresas e órgãos governamentais já estão utilizando a Internet e as redes sociais como meio de divulgação de atividades, programas, conquistas, e também para ficarem mais próximos dos clientes e da população.

7.

Errado. Nem sempre o serviço de armazenamento de dados na nuvem (Cloud Storage) será pago. O Google Drive, por exemplo, é o serviço de armazenamento de dados on-line da Google, que nos libera um local para armazenamento de arquivos na nuvem, com 15 GB de espaço gratuito para guardar o que quiser. O SkyDrive, Microsoft SkyDrive ou Windows Live SkyDrive (agora chamado de Microsoft OneDrive) também é um serviço de armazenamento que faz parte da linha Windows Live da Microsoft. Hoje esse serviço oferece gratuitamente 7 GB de espaço de armazenamento e carrega arquivos de até 50 MB.

8.

Errado. Uma rede social é uma estrutura composta por pessoas ou organizações conectadas, que compartilham objetivos comuns, como é o caso do Twitter, do Orkut, do Google+ e do Facebook. Já scraps são recados que você manda ou recebe de outros usuários. Portanto, a sua função principal é enviar mensagens e não fazer o compartilhamento de arquivos, como mencionado na questão. Ainda que algumas redes permitam o compartilhamento de fotos e gifs animados, o objetivo não é o compartilhamento de arquivos, e nem todas as redes aqui citadas assim permitem. Scrap é um recado virtual deixado por um usuário em um mural no perfil de outro usuário. O termo foi popularizado no Brasil pelo Orkut.

9.

Correto. Grupo de discussão é um serviço da Internet/Intranet que permite aos usuários participantes do grupo discutir assuntos de interesse em comum. Um grupo de discussão é formado por usuários da Internet/Intranet que dialogam entre si, acerca de temas de interesse mútuo, mediante a troca de mensagens eletrônicas em determinado sítio da Web. As redes sociais corporativas (também chamadas de próprias ou proprietárias) contemplam em uma plataforma on-line profissionais, clientes, fornecedores e parceiros. Em alguns casos, reúnem apenas os profissionais, sem expandir o acesso para fora da empresa, como pode ser o caso das Intranets. Assim, no ambiente de uma Intranet (trata-se de uma rede baseada em protocolo TCP/IP, pertencente a uma empresa, acessível apenas por membros da organização, empregados ou terceiros com autorização) pode-se utilizar uma série de serviços, como o de grupos de discussão e as redes sociais corporativas, para tratar de assuntos diversos (ex.: resultados de pesquisas realizadas pela organização etc.).

Informatica_CESP-2ed_PatriciaQuintao.indb 15

09/09/2016 16:07:14


16

1001 Questões Comentadas de Informática – CESPE

10. Correto. Quando você entra no sistema operacional Windows 8 com uma conta da Microsoft, formada por um endereço de e-mail e uma senha, o dispositivo utilizado para entrar na nuvem (que pode ser, por exemplo: computador desktop, notebook, tablet etc.) é conectado à nuvem e tudo o que é importante para você fica disponível onde quer que você esteja localizado. 11. Errado. O nome correto da suíte de ferramentas de produtividade e colaboração fornecida e acessada por meio de computação em nuvem é SkyDrive (também conhecida como Windows Live SkyDrive), que funciona como um disco virtual na Internet. Por meio dele é possível armazenar e compartilhar arquivos. Em 19.02.2014, a Microsoft perdeu a briga judicial pelo direito de usar o nome SkyDrive, e, a partir desse momento, tem-se o OneDrive, que é o novo serviço de armazenamento na nuvem substituto do SkyDrive. 12. Correto. Cloud Storage é o termo que designa o armazenamento de dados na nuvem. Nesse caso, podemos utilizar discos virtuais na Internet, que são áreas de armazenamento de massa que funcionam como um “pen drive virtual” e permitem aos usuários enviar e baixar arquivos como se estivessem usando um disco local. Portanto, os serviços de cloud storage (armazenagem na nuvem) suportam cópia de segurança remota de arquivos. 13. Correto. Whuffie dá nome ao que representa o valor – a moeda – que se tem no mundo virtual. O Whuffie é resultado de reputação, ou seja, do capital social, que é conseguido e cultivado por meio da interação nas redes sociais. 14. Errado. A Computação na Nuvem já faz parte da nossa realidade, com a geração da Web 2.0, e, portanto, não é algo que ainda está por vir. 15. Errado. Diversos órgãos governamentais estão utilizando a Internet e as redes sociais como meio de divulgação de atividades, programas, conquistas e também para ficarem mais próximos da população. Vale ressaltar que todo tipo de comunicação via Internet tem seus riscos, no entanto, por meio dela é possível um maior alcance e uma aproximação facilitada da população com o governo. 16. Correto. Via6, Orkut e LinkedIn são redes sociais, conforme especificado a seguir: • LinkedIn é um site acessível pelo endereço <www.linkedin.com>, que permite o compartilhamento de informações profissionais ou de interesses específicos, além de realizar a busca por profissionais, novas vagas de trabalho, ou até mesmo colaborar profissionalmente em assuntos de conhecimento do usuário. • Via6 é um website que conecta usuários por meio de relações de confiança. • Orkut era uma rede social que tinha como objetivo ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Essa rede foi desativada a partir de setembro de 2014.

Informatica_CESP-2ed_PatriciaQuintao.indb 16

09/09/2016 16:07:14


Cap. 1 – Redes Sociais, Computação na Nuvem, Cloud Storage

17

17. Correto. Via6 é um website que conecta profissionais por meio de relações de confiança, permitindo compartilhar informações e dados com outros usuários que fazem parte dos seus contatos. 18. Correto. Pode-se ter uma cópia de segurança (backup) dos nossos dados em um ambiente de Computação em Nuvem. Assim, em caso de danos aos computadores, essa informação poderá ser recuperada. 19. Correto. Computação em Nuvem diz respeito a um modelo de computação em que produtos e serviços residem em grandes servidores virtuais, bem como todo o aparato tecnológico de infraestrutura e segurança garantindo a sua utilização. Esses servidores são computadores interligados, trabalhando de modo colaborativo, independente do sistema operacional que se encontra neles instalado ou sendo usado para acesso à nuvem. 20. Errado. A Computação em Nuvem surgiu com o objetivo de suprir a necessidade de compartilhar ferramentas computacionais pela interligação dos sistemas. Para isso, faz uso da Internet como meio de comunicação. O usuário não fica mais preso a um hardware ou software específico, o que possibilita acesso a informações em qualquer hora e lugar por meio da Internet. A Computação em Nuvem suporta o processamento de um grande volume de dados, em virtude de sua escalabilidade e elasticidade, de acordo com as demandas do cliente. Escalabilidade é a habilidade de satisfazer um requisito de aumento da capacidade de trabalho pela adição proporcional da quantidade de recursos. O serviço pode ter capacidade de escalar para cima ou para baixo de acordo com as demandas do cliente. Escalabilidade para baixo ou para cima diz respeito à demanda que o cliente terá com seus dados, que podem ter picos de alto consumo e momentos em que não exigirá o máximo dos recursos oferecidos pela “nuvem”. Elasticidade é a capacidade de provisionar e desprovisionar rapidamente grandes quantidades de recursos em tempo de execução.

Figura. Escalabilidade x Elasticidade (PUC-Rio, 2015) Atenção! O uso de negação e menosprezo em uma assertiva, como ocorreu nessa questão, geralmente, é sinal de erro na maioria das questões da banca CESPE/ UnB. Atenção a esse detalhe que pode ser de muita valia na sua prova!

Informatica_CESP-2ed_PatriciaQuintao.indb 17

09/09/2016 16:07:14


www.grupogen.com.br

Informatica_CESP-2ed_PatriciaQuintao.indb 336

09/09/2016 16:08:23

1001 - Questões Comentadas de Informática - CESPE  

A Série 1001 Questões Comentadas nasce com um objetivo bem definido: massificar o conhecimento de determinada disciplina, visando à aprovaçã...

1001 - Questões Comentadas de Informática - CESPE  

A Série 1001 Questões Comentadas nasce com um objetivo bem definido: massificar o conhecimento de determinada disciplina, visando à aprovaçã...

Advertisement