Page 1


BARBOSA 1ed - 00-caderno zero.indd 1

14/01/2015 10:16:20


O GEN | Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, Forense, Método, LTC, E.P.U. e Forense Universitária, que publicam nas Essas empresas, respeitadas no mercado editorial, construíram catálogos inigualáveis, com obras que têm sido decisivas na formação acadêmica e no aperfeiçoamento de várias gerações de pro de estudantes de Administração, Direito, Enfermagem, Engenharia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Educação Física e muitas outras ciências, tendo se tornado sinônimo de seriedade e respeito. conveniente, a preços justos, gerando benefícios e servindo a autores, docentes, livreiros, funcionários, colaboradores e acionistas. Nosso comportamento ético incondicional e nossa responsabilidade social e ambiental são reforçados pela natureza educacional de nossa atividade, sem comprometer o crescimento contínuo e a rentabilidade do grupo.

BARBOSA 1ed - 00-caderno zero.indd 2

14/01/2015 10:16:21


Antonio barbosa lemes jr. ana paula mussi cherobim claudio miessa rigo

BARBOSA 1ed - 00-caderno zero.indd 3

14/01/2015 10:16:21


Os autores e a editora empenharam-se para citar adequadamente e dar o devido crédito a todos os detentores dos direitos autorais de qualquer material utilizado neste livro, dispondo-se a possíveis acertos caso, inadvertidamente, a identificação de algum deles tenha sido omitida. Não é responsabilidade da editora nem dos autores a ocorrência de eventuais perdas ou danos a pessoas ou bens que tenham origem no uso desta publicação. Apesar dos melhores esforços dos autores, do editor e dos revisores, é inevitável que surjam erros no texto. Assim, são bem-vindas as comunicações de usuários sobre correções ou sugestões referentes ao conteúdo ou ao nível pedagógico que auxiliem o aprimoramento de edições futuras. Os comentários dos leitores podem ser encaminhados à LTC — Livros Técnicos e Científicos Editora pelo e-mail ltc@grupogen.com.br. Direitos exclusivos para a língua portuguesa Copyright  2015 by LTC — Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda. Uma editora integrante do GEN | Grupo Editorial Nacional Reservados todos os direitos. É proibida a duplicação ou reprodução deste volume, no todo ou em parte, sob quaisquer formas ou por quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição na internet ou outros), sem permissão expressa da editora. Travessa do Ouvidor, 11 Rio de Janeiro, RJ – CEP 20040-040 Tels.: 21-3543-0770 / 11-5080-0770 Fax: 21-3543-0896 ltc@grupogen.com.br www.ltceditora.com.br Capa: Bruno Sales Imagem: coward lion | br.123rf.com Editoração Eletrônica: Estúdio Castellani CIP-BRASIL. CATALOGAÇÃO-NA-FONTE SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ C449f Lemes Junior, Antonio Barbosa  Fundamentos de finanças empresariais : técnicas e práticas essenciais / Ana Paula Mussi Szabo Cherobim, Antonio Barbosa Lemes Junior, Claudio Miessa Rigo. – 1. ed. – Rio de Janeiro : LTC, 2015. il. ; 23 cm. Inclui bibliografia e índice ISBN 978-85-216-2734-0 1.  Administração financeira. 2. Finanças. I. Cherobim, Ana Paula Mussi Szabo. II. Lemes Junior, Antonio Barbosa. III. Rigo, Claudio Miessa. IV. Título. 14-17714 CDD: 658.15 CDU: 658.15

BARBOSA 1ed - 00-caderno zero.indd 4

14/01/2015 10:16:21


Prefácio

Com grande alegria e certo receio, apresentamos à comunidade empresarial, acadêmica e literária o livro Fundamentos de Finanças Empresariais: Técnicas e Práticas Essenciais. A alegria decorre de finalmente podermos oferecer aos estudantes e às empresas material condensado para os alunos de diferentes cursos e executivos das mais diversas áreas de negócios. O tema finanças perpassa as questões de operações, logística, marketing, gestão de pessoas e é essencial para o Planejamento Estratégico das empresas. Organizações sem fins lucrativos não podem prescindir do mínimo de organização financeira, gerenciamento de recursos e acompanhamento de resultados. Ao ler e estudar alguns dos capítulos deste livro, tanto o estudante quanto o gestor estarão mais bem capacitados a compreender o fluxo de recursos financeiros na organização, analisar relatórios contábeis, fazer cálculos de juros e prestações, controlar o fluxo de caixa no curto prazo, estabelecer preços, bem como fazer projeções financeiras e analisar investimentos. Somos tomados pela alegria acadêmica ao entregar a professores e alunos este livro, composto das principais técnicas de análise e acompanhamento financeiro, explicados com base em sua fundamentação conceitual e aplicados conforme a realidade brasileira. O estudo dos capítulos e a resolução das questões e exercícios permitem a estudantes de engenharia, farmácia, turismo e muitos outros cursos de graduação, em que o empreendedorismo se estabelece como alternativa de desenvolvimento profissional, conhecer e dominar ferramentas para a tomada de decisão, sem profundas abstrações teóricas. Esta obra permite aos estudantes de cursos das mais diversas áreas conhecer os princípios de finanças necessários a viabilizar projetos em grandes empresas e organizações não governamentais e, no setor público, elaborar editais de concorrência, tomadas de preço, além de analisar a saúde financeira de fornecedores.

BARBOSA 1ed - 00-caderno zero.indd 5

14/01/2015 10:16:21


vi Prefácio

Alegria literária por reunir, em papel e em meio eletrônico, conceitos, técnicas e práticas essenciais ao bom profissional, quer esteja estudando ou no mundo do trabalho. Tomamos grande cuidado em entregar ao leitor um conjunto de conceitos e ferramentas a fim de prepará-lo para o mundo do trabalho. Esta obra não é destinada ao portador de diplomas, mas sim ao profissional graduado que toma decisões, independentemente do curso superior no qual se formou. Nosso receio recai sobre a necessária simplificação de modelos e reduzida explicação de alguns conceitos, como forma de deixar o texto simples e compacto, na intenção de entregar a executivos, professores, estudantes e outros leitores uma obra acessível em preço e horas necessárias de estudo. Como profissionais e acadêmicos da área de finanças, gostaríamos de ter explicado mais, aprofundado a densidade de conceitos e expandido os exemplos. Porém, o tempo é recurso escasso para todos, e uma obra de maior porte não atingiria nosso objetivo: trazer mais luz às decisões financeiras das pessoas quer estejam atuando na vida empresarial, acadêmica, quer mesmo em decisões particulares. Este livro é resultado dos nossos, se somados, mais de cem anos de trabalho em empresas, com pesquisa e ensino de finanças. Ele também é fruto do nosso esforço pessoal no decorrer dos últimos dois anos, em longas noites de escrita solitária, e não tão longas tardes de estudo conjuntas para reunir, em apenas dez capítulos, toda essa experiência. Nós, os três autores, mais uma vez trocamos conhecimentos e experiências não apenas de finanças, trocamos experiências de vida: ora alegres, mas, por vezes, tristes e até incompreensíveis. Agradecemos o apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), instituições em que trabalhamos, além do apoio operacional do Bruno Noriller, monitor de finanças e bolsista de extensão da UFPR. Consideramos de valor ímpar a compreensão das pessoas que nos são queridas e próximas, a quem nem sempre dedicamos a atenção necessária porque estávamos imersos em nossas diferentes atividades profissionais. Liu (Ana) e Louise; Rosi, Paulo Henrique e Luis Guilherme; Rogério e Luísa, vocês estão presentes em cada página deste livro! Os Autores

BARBOSA 1ed - 00-caderno zero.indd 6

14/01/2015 10:16:21


Sobre os autores

Antonio Barbosa Lemes Junior graduou-se em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Obteve o título de mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e de doutor em Finanças e Mar­keting pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor da UFPR por mais de 30 anos e atualmente leciona na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Também atua como consultor de empresas de grande porte. Ana Paula Mussi Szabo Cherobim graduou-se em Ciências Econômicas e em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é diretora do setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR e professora na mesma instituição. Claudio Miessa Rigo é formado em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mesma instituição onde concluiu o mestrado em Administração. Foi professor da UFPR por mais de 35 anos. Atualmente é presidente do Instituto Superior de Administração e Tecnologia (ISAT).

BARBOSA 1ed - 00-caderno zero.indd 7

14/01/2015 10:16:21


Material Suplementar Este livro conta com os seguintes materiais suplementares: Ilustrações da obra em formato de apresentação (restrito a docentes) PowerPoint: apresentações em formato de slides (restrito a docentes) O acesso ao material suplementar é gratuito, bastando que o leitor se cadastre em: http://gen-io.grupogen.com.br.

GEN-IO (GEN | Informação Online) é o repositório de materiais suplementares e de serviços relacionados com livros publicados pelo GEN | Grupo Editorial Nacional, maior conglomerado brasileiro de editoras do ramo científico-técnico-profissional, composto por Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, Forense, Método, LTC, E.P.U. e Forense Universitária. Os materiais suplementares ficam disponíveis para acesso durante a vigência das edições atuais dos livros a que eles correspondem.

BARBOSA 1ed - 00-caderno zero.indd 8

14/01/2015 10:16:21


Sumário

P a rt e I Administração Financeira de Curto Prazo Capítulo 1

Conceitos de Administração Financeira. Por que Estudar Finanças?, 3 1.1 Introdução, 3 1.2 Importância da Administração Financeira no Mundo dos Negócios, 8 1.3 Conceitos Essenciais da Administração Financeira, 12 1.4 Integração da Administração Financeira com as Outras Áreas da Empresa, 17 1.5 Importância da Administração Financeira para as Profissões, 17 1.6 Questões e Exercícios, 19 1.7 Sugestões de Consulta, 19 Capítulo 2

Conceitos Básicos de Contabilidade, 21 2.1 Introdução, 21 2.2 Conceitos, 22 2.3 Princípio da Competência e Regime de Caixa, 22 2.4 Plano de Contas, 24 2.5 Demonstrações Financeiras, 25 2.6 Depreciação, exaustão e amortização, 35 2.6.1 Depreciação, 36 2.6.2 Exaustão, 39 2.6.3 Amortização, 39 2.7 Análise de Índices, 39 2.7.1 Liquidez, 40

BARBOSA 1ed - 00-caderno zero.indd 9

14/01/2015 10:16:21


x Sumário 2.7.2 Eficiência Operacional, 42 2.7.3 Endividamento, 46 2.7.4 Lucratividade, 48 2.7.5 Mercado, 50 2.8 Questões e Exercícios, 51 2.9 Sugestões de Consultas, 52 Apêndice A

A Lógica Contábil, 54

Apêndice B

Contabilidade Básica, 56

Capítulo 3

Valor do Dinheiro no Tempo, 57 3.1 Introdução, 57 3.1.1 Valor, 58 3.1.2 A Intermediação Financeira, 59 3.1.3 O VDT e a Matemática Financeira, 60 3.2 Capitalização Simples, 60 3.2.1 Como São Calculados os Juros do Cheque Especial?, 63 3.2.2 As Taxas de Juros na Capitalização Simples, 65 3.3 Capitalização Composta, 66 3.4 As Prestações na Capitalização Composta, 70 3.4.1 Série de Pagamentos Uniformes, 70 3.4.2 Cálculo de Valor Presente de uma Série de Pagamentos Uniformes, 72 3.4.3 Cálculo do Valor Futuro de uma Série de Pagamentos Uniformes, 74 3.5 Taxas de Juros e a Capitalização, 74 3.6 Sistemas de Amortização, 78 3.6.1 Sistemas de Amortização Constantes (SAC), 78 3.6.2 Sistema Francês de Amortização – Tabela Price, 79 3.7 Questões e Exercícios, 82 3.8 Sugestões de Consulta, 83 Capítulo 4

Capital de Giro, 85 4.1 Introdução, 85 4.2 Caixa, 86 4.2.1 Regime de Caixa e Regime de Competência, 86 4.2.2 Como os Recebimentos se Transformam em Disponibilidades?, 86 4.2.3 Cartões como Meio de Pagamentos, 87 4.2.4 O Caixa nas Empresas Industriais e Grandes Prestadores de Serviços, 88 4.3 Contas a Receber, 91 4.3.1 Padrões de Crédito: os Cinco Cs do Crédito, 92 4.3.2 Sistemas de Cobrança, 94

BARBOSA 1ed - 00-caderno zero.indd 10

14/01/2015 10:16:21


Sumário  xi

4.4 Contas a Pagar, 98 4.4.1 Gerenciamento de Contas a Pagar, 98 4.4.2 Operacionalização de Contas a Pagar, 98 4.5 Estoques, 99 4.5.1 Produção e Vendas Constantes ao Longo do Ano: Lote Econômico de Compra (LEC), 99 4.5.2 Suprimento e/ou Vendas Sazonais e Vendas Aleatórias, 103 4.6 Capital Circulante, 106 4.7 Capital Circulante e Ciclo Operacional, 108 4.7.1 Variáveis de Tempo, 109 4.7.2 Ciclo Operacional (CO) e Ciclo de Caixa (CC), 111 4.7.3 Capital Circulante (CC) e Capital Circulante Líquido (CCL), 113 4.8 Fontes de Financiamento de Curto Prazo, 113 4.8.1 Adiantamentos de Recebíveis, 115 4.8.2 Desconto de Duplicatas, 116 4.8.3 Outras Operações de Crédito de Curto Prazo, 117 4.9 Elaboração e Acompanhamento do Fluxo de Caixa, 119 4.10 Questões e Exercícios, 122 4.11 Sugestões de Consulta, 126 Capítulo 5

Planejamento Financeiro de Curto Prazo, 127 5.1 Introdução, 127 5.2 Tipos de Planejamento Financeiro, 128 5.3 Orçamento de Caixa, 130 5.3.1 Projeção do Orçamento de Caixa, 130 5.4 Orçamento Operacional, 132 5.4.1 Características do Orçamento Operacional, 133 5.4.2 Elaboração do Orçamento, 135 5.4.3 Balanço Patrimonial Projetado, 141 5.4.4 Orçamento Variável, 142 5.4.5 Orçamento Base Zero, 142 5.4.6 Controle Orçamentário, 143 5.4.7 Aspectos Importantes do Orçamento Operacional, 143 5.5 Alinhamento dos Orçamentos ao Planejamento Estratégico, 144 5.6 Questões e Exercícios, 144 5.7 Sugestões de Consulta, 146 Capítulo 6

Formação de Preços, 147 6.1 Introdução, 147 6.2 Fundamentos de Custos, 149

BARBOSA 1ed - 00-caderno zero.indd 11

14/01/2015 10:16:21


xii Sumário

6.3 6.4

6.5

6.6

6.7 6.8

6.2.1 Conceitos de Gastos, Custos, Despesas, Investimentos, 149 6.2.2 Métodos de Custeio, 151 6.2.3 Questões Fundamentais no Gerenciamento de Custos, 157 Formação de Preços, 158 Estabelecendo Preços do Ponto de Vista Financeiro, 159 6.4.1 Conceitos, 159 6.4.2 Preço de Equilíbrio, 161 Estabelecendo Preços do Ponto de Vista Mercadológico, 162 6.5.1 Psicologia do Consumidor e Percepção de Preço, 162 6.5.2 Preço de Referência, 163 6.5.3 Inferências Preço-Qualidade, 164 6.5.4 O que o Preço Sinaliza, 164 Estratégias de Adequação de Preços, 165 6.6.1 Preços Promocionais, 165 6.6.2 Preços com Descontos, 165 6.6.3 Preço e Ciclo do Produto, 166 6.6.4 Passos no Estabelecimento do Preço, 167 Questões e Exercícios, 175 Sugestões de Consulta, 177

P a rte II Administração Financeira de Longo Prazo Capítulo 7

Decisões de Investimentos – Como Viabilizar Projetos, 181 7.1 Introdução, 181 7.2 A Importância das Decisões de Investimento de Capital, 181 7.3 Fluxo de Caixa Livre, Vida Útil do Projeto e Valor Residual, 183 7.3.1 Fluxo de Caixa Livre, 184 7.4 Orçamento de Capital, 187 7.5 Métodos de Avaliação de Propostas de Investimentos de Capital, 189 7.5.1 Método Payback ou Período de Retorno do Investimento, 191 7.5.2 Método Payback Descontado ou Período de Retorno do Investimento Descontado, 192 7.5.3 Método do Valor Presente Líquido, 193 7.5.4 Método do Índice de Rentabilidade, 194 7.5.5 Método da Taxa Interna de Retorno, 195 7.5.6 Método da Taxa Interna de Retorno Modificada, 196 7.6 Principais Problemas na Análise e Implantação de Projetos, 197 7.7 Questões e Exercícios, 198 7.8 Sugestões de Consulta, 200

BARBOSA 1ed - 00-caderno zero.indd 12

14/01/2015 10:16:21


Sumário  xiii CAPÍTULO 8

Mercado Financeiro, 201 8.1 Introdução, 201 8.2 Mercado Financeiro e de Capitais, 204 8.3 Mercado Monetário, 205 8.4 Mercado de Crédito, 207 8.5 Mercado de Capitais, 207 8.5.1 Renda Fixa, 210 8.5.2 Renda Variável, 214 8.6 Mercado de Câmbio, 231 8.7 Mercado Futuro, a Termo e Swaps, 233 8.8 Mercado de Opções, 234 8.9 Sistema Financeiro Nacional (SFN), 234 8.10 Sistema Financeiro Internacional, 235 8.11 Questões e Exercícios, 236 8.12 Sugestões de Consulta, 239 Capítulo 9

Decisão de Financiamento, 241 9.1 Introdução, 241 9.2 Importância de Financiamento, 242 9.3 Estimando Quanto a Empresa Precisa para Financiar Seu Crescimento, 245 9.4 Custo de Capital e Estrutura de Capital, 249 9.4.1 A Lógica do Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC), 249 9.4.2 Custo de Capital de Terceiros (Dívida) – kt, 250 9.4.3 Custo de Capital Próprio (Ações Ordinárias) – kao, 251 9.4.4 Custo Médio Ponderado de Capital – kmp (Weighted Average Cost of Capital – WACC), 254 9.5 Fontes de Financiamento de Longo Prazo, 259 9.5.1 BNDES, 259 9.5.2 Financiamentos de Renda Variável – Ações, 261 9.5.3 Financiamentos de Renda Fixa – Debêntures, 262 9.6 Operações Estruturadas de Financiamento, 265 9.6.1 Private Equity, 265 9.6.2 Project Finance, 266 9.7 Práticas de Financiamento no Brasil, 268 9.7.1 Governo Indutor do Processo de Investimento e do Modelo de Financiamento, 268 9.8 Questões e Exercícios, 271 9.9 Sugestões de Consulta, 272

BARBOSA 1ed - 00-caderno zero.indd 13

14/01/2015 10:16:22


xiv Sumário Capítulo 10

Análise de Negócios, 275 10.1 Introdução, 275 10.2 Importância do Ambiente de Negócios, 276 10.3 Principais Técnicas de Avaliação, 276 10.3.1 Análise das Relações entre Custo, Volume e Lucro, 277 10.3.2 Sistema DuPont, 282 10.3.3 EVA (Economic Value Added ou Valor Econômico Adicionado), 283 10.3.4 EBITDA (LAJIDA – Lucros Antes de Juros, Imposto de Renda, Depreciação e Amortização), 286 10.4 Avaliação do Negócio, 287 10.5 Benefícios Fiscais e Riscos Empresariais, 287 10.6 Alianças Estratégicas, 288 10.7 Observações Finais, 289 10.8 Questões e Exercícios, 289 10.9 Sugestões de Consulta, 291

Índice, 293

BARBOSA 1ed - 00-caderno zero.indd 14

14/01/2015 10:16:22


BARBOSA 1ed - 00-caderno zero.indd 15

14/01/2015 10:16:22


BARBOSA 1ed - 00-caderno zero.indd 16

14/01/2015 10:16:22


Fundamentos de Finanças Empresariais: Técnicas e Práticas Essenciais  

Fundamentos de Finanças Empresariais: Técnicas e Práticas Essenciais é fruto da combinação da experiência acadêmica e empresarial de seus au...

Fundamentos de Finanças Empresariais: Técnicas e Práticas Essenciais  

Fundamentos de Finanças Empresariais: Técnicas e Práticas Essenciais é fruto da combinação da experiência acadêmica e empresarial de seus au...

Advertisement