Page 1

Na

Estrada Publicação Trimestral Grupo Farrapos • Ano 3 • Edição 8 • Janeiro/2015

PRÊMIO LAQI

TROFÉU TOP OF BUSINESS

PRÊMIO BRASLIDER

Reconhecimento de excelência e qualidade Prêmios comprovam o compromisso do Grupo Farrapos com a excelência e a qualidade em todas as etapas de seus processos. págs. 04 e 05

COM A PALAVRA • págs. 02 e 03 Eliano Parmeggiani, da Duroline “São mais de 26 anos de parceria entre Duroline e Grupo Farrapos, que já pode ser considerado parte corporativa da nossa empresa.”

Veja também nesta edição: Outubro Rosa

pág.

10

Comemoração de fim de ano Vale encantado

pág.

16

pág.

11


NA ROTA

//2014: um ano de reconhecimento

No ano que passou, o Grupo Farrapos recebeu três importantes prêmios que comprovam seu compromisso com a excelência e a qualidade em todas as etapas de seus processos. Além, é claro, de configurarem como legítimos atestados da competência de cada Farrapiano que nos move e motiva. O mundo sempre viveu em constante mudança, novas tecnologias surgem e premissas inatuais desaparecem. A grande diferença de hoje para até fins do século 20 é a velocidade com que as mudanças ocorrem. Durante a Idade Média, por exemplo, as especiarias e outras mercadorias demoravam meses para chegar da Ásia até a Europa. Hoje, distâncias como essas são percorridas em único dia. Notícias são comunicadas ao mundo inteiro praticamente em tempo real, problemas na China ou nos Estados Unidos afetam todo o planeta antes do dia acabar, tecnologias feitas para durar décadas desaparecem em poucos anos. Em outras épocas, as organizações tinham tempo de se adaptar às mudanças. Hoje, esperar os fatos acontecerem para então tomar decisões é sinônimo de crise ou de colapso. Uma empresa, para se destacar diante da concorrência, precisa ser ágil, proativa, inovadora, capaz de se antecipar às mudanças. Além disso, também é necessário entender as necessidades dos clientes, fornecedores, colaboradores, acionistas e da comunidade. Em face deste contexto, como crescer? Como tornar-se uma empresa de excelência? Uma organização é excelente quando alcança resultados relativos a todas as partes interessadas de forma ética, sustentável e por meio de boas práticas de gestão.

O caminho do reconhecimento

A busca da excelência tem sido recorrente nas empresas, seja na gestão, vendas, atendimento, produção, qualidade ou outras áreas. E não é diferente no Grupo Farrapos que, a cada ano, aprimora seus processos buscando satisfazer todos os seus públicos. Em 2014, esta busca culminou em três premiações: o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil, o Troféu Top of Business e o Prêmio Excelência e Qualidade LAQI. O primeiro é uma iniciativa da Associação Brasileira de Liderança - Braslider Liderança, que tem por finalidade apoiar, promover e desenvolver ações para o incentivo e pesquisa da qualidade de vida das empresas e do ser humano no meio ambiente e na sociedade. Nele, o Grupo Farrapos foi vencedor na categoria Transporte & Logística. O Troféu Top of Business é um reconhecimento da Revista Top of Business às empresas que contribuem para o desenvolvimento do país. O último prêmio citado é uma láurea do Latin American Quality Institute (LAQI), organização que reúne as principais empresas e instituições da América Latina, com a finalidade de capacitá-las em temas de Qualidade e Desenvolvimento Sustentável. “Estamos extremamente orgulhosos, pois, além da satisfação diária de nossos clientes, é por meio das premiações que temos o nosso trabalho reconhecido. Estes prêmios são dedicados à equipe Farrapiana, que, com empenho, dedicação e foco, consegue oferecer um serviço de qualidade a todos os nossos clientes”, celebra Daiana Milan, Gerente de Marketing do Grupo Farrapos.

04


Na

Estrada

PRÊMIO LAQI

PRÊMIO BRASLIDER

PERSPECTIVAS PARA 2015 A Confederação Nacional da Indústria (CNI) prevê uma retomada do crescimento do setor no próximo ano, que colaborará para um aumento da economia em 1% em 2015. No discurso de posse, a presidente reeleita, Dilma Rousseff, afirmou que irá lançar a terceira edição do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). As ações, segundo ela, tratarão como prioridade o setor de logística, principalmente no que diz respeito ao transporte, à energia e à infraestrutura urbana. Ela também afirmou que o governo federal lançará o PIL 2 (Programa de Investimento em Logística). Conforme a CNT (Confederação Nacional do Transporte), são necessários quase R$ 1 trilhão em investimentos para projetos prioritários de infraestrutura de transportes, a fim de eliminar os gargalos enfrentados pelo setor. São, ao todo, 2.045 intervenções elencadas como essenciais pela entidade. As iniciativas compreendem, por exemplo, modernização e ampliação de rodovias, aeroportos, portos, hidrovias, ferrovias e terminais de cargas e passageiros.

TROFÉU TOP OF BUSINESS

05


NOSSA FROTA

Semana Farroupilha Nosso gaúcho típico comemora em Bento Gonçalves/RS

Em comemoração à Revolução Farroupilha, a bandeira do Rio Grande do Sul estampou todos os carros da frota das unidades de Bento Gonçalves/RS e Campo Bom/RS. Uma justa homenagem do Grupo Farrapos à coragem e à bravura dos heróis gaúchos que deram nome à nossa empresa.

Emocionante encontro em Bento Gonçalves/RS

Turma reunida em Bento Gonçalves/RS

A criança que existe em cada um, em Campo Bom/RS

Galera de Fortaleza/CE

A frota decorada em Campo Bom/RS

A origem do nosso nome O nome Transfarrapos e Farraposlog, hoje Grupo Farrapos, foi uma homenagem dos fundadores da empresa ao povo gaúcho. O termo Farrapiano foi criado para identificação dos nossos colaboradores.

Pintura para alegrar a data, em Fortaleza/CE

Cores e atividades em Vinhedo/SP

Em outubro, foi realizado no Grupo Farrapos um evento em comemoração ao Dia das Crianças. Na ocasião, familiares de todos os Farrapianos encheram nossas unidades de inspiração e alegria.

06

Elas nos inspiram a sonhar


Na

Estrada

Convenção MOR Cliente do Grupo Farrapos, a MOR, empresa com um mix de produtos para camping, lazer e casa, reconhecidos pela qualidade, inovação e conforto, realizou uma convenção no mês de setembro. O Grupo Farrapos esteve presente no evento, representado pelo Gerente Comercial Jorge Crija e pelo Supervisor Comercial Mauro Sérgio Alberton.

Integração de equipes As equipes do SAC e Comercial de Fortaleza/CE realizaram um almoço para integração e compartilhamento de experiências.

Momento de compartilhar

“Sou Farrapos na estrada e no coração” Farrapianos de Bento Gonçalves/RS celebram a data

Orgulho de ser Farrapos em Fortaleza/CE

Carregando a Farrapos no coração em Campo Bom/RS

No dia 25 de julho é comemorado o Dia do Motorista. Esse dia foi escolhido por ser a data dedicada a São Cristóvão, santo padroeiro dos motoristas. No Grupo Farrapos, ele nunca passa em branco, já que os Farrapianos mostram todo o empenho e amor à profissão.

Farrapianos a postos em Vinhedo/SP

07


NOSSA FROTA

Saúde mental e familiar

O consumo de substâncias como álcool e drogas é uma crescente preocupação de Unidos pela saúde total toda a sociedade. Com o intuito de conscientizar seus colaboradores sobre este tema, o Grupo Farrapos realizou no mês de novembro uma palestra sobre o assunto, ministrada pelo Sr. Maurício Rodrigues do Sest/Senat de Bento Gonçalves/RS.

Assim como o Grupo Farrapos, a dona cegonha é uma especialista em logística. Nesse caso, na logística de aumentar famílias com muito amor. Nos últimos meses, alguns bebês vieram para alegrar os Farrapianos. Confira os ganhadores do kit Cegonha!

Bebê a bordo Un. Vinhedo/SP - Leandro Un. Vinhedo/SP da Conceição Silva Alonço Santos Neves

08

Un. Fortaleza/CE Emanuel A. de Aquino

Un. Vinhedo/SP Reginaldo Luiz da Silva Un. Fortaleza/CE Agnaldo Santos de Sousa

Un. Fortaleza/CE Un. Bento Gonçalves/RS Claudio Junior Batista Un. Bento Gonçalves/RS - Iasser Guerra Luciano Oliveira


Na

Estrada

Xô, sarampo! Farrapianos da Unidade de Fortaleza estão protegidos contra o surto de sarampo que atingiu o Estado do Ceará. Pensando na saúde de sua equipe, em dezembro, o Grupo Unidos pela saúde total Farrapos ofereceu vacinação para todos os colaboradores.

Proteção total contra o sarampo em Fortaleza/CE

Equipe de saúde

Sorriso aliviado de quem está protegida

Outubro Rosa A cor rosa dominou Bento Gonçalves/RS

É cor de rosa choque, em Fortaleza/CE

Consciência estimulada em Campo Bom/RS

Kit-prevenção em Vinhedo/SP

O Grupo Farrapos aderiu à campanha Outubro Rosa em suas unidades. Durante o mês, foram realizadas diversas ações para alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Com as palestras, esperamos ter conscientizado todas as Farrapianas de que cuidar da saúde é um gesto de amor à vida!

09


NOSSA FROTA HSM Expomanagement

2014 Mais uma vez, o Diretor Executivo do Grupo Farrapos - Ismael Zorzi, esteve presente no maior e mais importante evento de Gestão: o HSM Expomanagement 2014, que aconteceu em São Paulo, nos dias 3, 4 e 5 de novembro. Foram mais de 700 CEOs inscritos, 5 mil executivos e cerca de 140 horas de conteúdo.

Participantes reunidos

A Ergonomia merece uma atenção especial. Por este motivo, a unidade de Fortaleza/CE realizou uma palestra no final de novembro com o objetivo de proporcionar melhor rendimento no trabalho, prevenindo acidentes e aumentando o nível de satisfação dos Farrapianos.

Ergonomia em foco O Diretor Executivo, Ismael Zorzi, registra sua experiência no evento

Novembro azul Como parte da programação da campanha Novembro Azul, que tem por objetivo alertar para a saúde do homem, foi realizada em todas as unidades do Grupo Farrapos uma sequência de palestras abordando os temas câncer de próstata e DST.

Ação e prevenção em Bento Gonçalves/RS

Equipe consciente em Fortaleza/CE

10

Conscientização em Campo Bom/RS

Colaboradores de Vinhedo/SP, em prol da saúde


Na

Estrada

Ações sociais

O Grupo Farrapos doou carteiras escolares para Escola Municipal Angélica Gurgel em Messejana – Fortaleza/CE. Os móveis contribuirão para promover um ensino com mais qualidade aos alunos da região. Também nessa Unidade, o Grupo promoveu doação de alimentos e equipamentos de informática para o movimento EMAUS no mês de dezembro. O Movimento Emaús Amor e Justiça é uma ONG sem fins lucrativos, atuante há 20 anos na comunidade Pirambu, que tem como principal objetivo lutar contra a miséria, tentando construir uma sociedade mais solidária, mais justa, e mais atenta aos problemas dos menos favorecidos. Agora em janeiro, a unidade de Fortaleza entregou cerca de 60 pares de calçados novos para o Abrigo Tia Júlia, que abriga 84 crianças, em sua maioria de 0 a 7 anos, e deficientes físicos. A doação aconteceu graças à parceria entre o Grupo Farrapos e alguns clientes do setor. Para os que tiverem interesse em ajudar esta instituição seguem os dados: (85) 3492-2435 ou abrigotiajulia@stds.ce.gov.br A Unidade de Bento Gonçalves/RS também teve sua ação na ocasião do Natal, quando os colaboradores presentearam as 62 crianças da Escola Municipal Infantil Jardim Glória.

Ensino beneficiado em Messejana

Doação de equipamentos para o movimento EMAUS, em Fortaleza/CE

Doações para o Abrigo Tia Júlia

Confraternização de Fim de Ano Mesa farta em Bento Gonçalves/RS

Alegria em Fortaleza/CE

Fim de ano é tempo de comemorar nossas conquistas que, em 2014, não foram poucas. Veja como foram as celebrações em nossas unidades!

Comemorações em Campo Bom/RS

Muita animação em Vinhedo/SP

11


NOSSA FROTA

Anos de casa O Grupo Farrapos reconhece e valoriza o empenho das pessoas que ajudam a construir a nossa história. Por isso, em dezembro, homenageamos os Farrapianos que comemoraram 5 anos ou mais na nossa empresa.

Nossos jubilados em Bento Gonçalves/RS

Homenageados em Fortaleza/CE

Durante o mês de dezembro, a Equipe de TI do Grupo Farrapos participou de capacitações da plataforma TOTVs em Caxias do Sul e Porto Alegre. O objetivo é estar sempre em constante desenvolvimento e atualização para melhor atender aos nossos clientes.

Treinamento TI Equipe atualizada na plataforma TOTVs

12

Capacitadores e equipe

Reconhecimento em Vinhedo /SP

O uso correto dos pneus

A Unidade de Vinhedo/SP ofereceu em novembro uma capacitação dos motoristas, com o tema “Como utilizar corretamente os pneus”. A iniciativa foi ministrada pelo Consultor Técnico Comercial da Araguais/ Pirasa Veic. LTDA, Sr. João Antônio Tronchin, e pelo Representante de Contas Pneus de Carga Mercado Reposição Brasil - da sociedade Michelin Pneus, Sr. Guilherme Isaias Pereira.


Na

POR AÍ

Estrada

iras

Pres

m fe ença e

O Grupo Farrapos está sempre presente em importantes eventos de negócios. Veja as mais recentes participações de nossa equipe: CONSTRUSUL 18ª Feira Internacional da Construção 6 a 9 de agosto, em Novo Hamburgo/RS O Representante Comercial do Grupo Farrapos, Mauro Sérgio, esteve presente o maior encontro da construção civil da região sul.

MOVELSUL Feira de Móveis Brasil 24 a 28 de março de 2014, em Bento Gonçalves/RS O Atendimento Comercial do Grupo Farrapos, Mirko Somacal, participou da maior feira de móveis da América Latina, que abriga em 57.219 m² centenas de expositores que apresentam de forma segmentada sua diversidade em mobiliário. MERCOPAR Feira de Subcontratação e Inovação Industrial 30 de setembro a 3 de outubro, em Caxias do Sul/RS Mirko Somacal também esteve na Mercopar, feira que reflete a capacidade do setor metalmecânico, os avanços e a qualidade da indústria, além de funcionar como termômetro do mercado, tornando-se o ponto de encontro perfeito para divulgar as inovações e elevar o patamar de competitividade das empresas. ZERO GRAU Feira de Calçados e Acessórios 17 a 19 de novembro, em Gramado/RS Focada em lançamentos, moda, tecnologia e tendências, a Zero Grau recebeu a presença da Atendimento Comercial do Grupo Farrapos, Lisiane Robaina. Durante os três dias da feira, circularam pelos corredores do Serra Park os principais lojistas brasileiros, as personalidades do estilismo em calçados e artefatos, e os industriais que lideram as marcas mais fortes do mercado. 13


POR AÍ

Para ler e refletir

Educação abre portas, gentileza as deixa abertas

Por Madalena Matos *

Lendo uma matéria, veiculada em um jornal local, me chamou muita atenção o título: “Profissionais gentis têm mais visibilidade em sua área”. Costumo dizer que a educação abre portas, mas que a gentileza, junto com a simpatia, as deixa abertas. Observe ao seu redor e pare um pouco para ouvir as gentilezas ou a falta delas no seu dia a dia. Quem já não entrou em uma loja sem nenhuma intenção de comprar, até que: “bom dia senhora, posso lhe ajudar, quer que eu guarde a sua bolsa... fique à vontade” - e saiu com uma sacola da loja? Ou está passando em frente a uma butique e uma vendedora dá um sorriso, tão largo, que você volta, entra e compra?

“Assim como o sol derrete o gelo, a gentileza evapora mal-entendidos, desconfianças e hostilidade” Albert Schweitzer

Diferencial Hoje, a educação conta como um diferencial mercadológico. Na seleção de trabalho de uma colega, além da entrevista, da avaliação do currículo, da aplicação de dinâmicas, os dois candidatos selecionados tinham que almoçar com um diretor da empresa. O comportamento à mesa, a forma de sair e entrar de um ambiente, até as palavrinhas mágicas “obrigada, pois não, com licença, bom dia/tarde/noite” fazem a diferença. O gentil no trabalho e nas relações sociais se destacará porque deixa as pessoas à sua volta mais à vontade. A psicóloga Sionara Wouters atesta que, assim como um ambiente de mau humor modifica o comportamento das pessoas, o bom humor e a simpatia também são capazes de se disseminar. Então, devemos tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratados. É um jargão antigo, mas que não sai de moda. Pratique a gentileza, pois, além de fazer bem a quem faz, é um antídoto que irá contribuir muito para quem recebe.

14

(*) Palestrante, Facilitadora e Professora universitária. Profissional atuante nas áreas administrativa e comportamental.


Na

Estrada Por Rodrigo Silveira Lima e Guilherme Camarão Porto *

O contrato de trabalho e o poder diretivo do empregador O contrato de trabalho, seus aditivos e anexos, são os documentos que regulam a relação existente entre o empregador e seu colaborador, além da legislação trabalhista, claro. Em virtude da relação de trabalho existente, temos que o empregador possui o dever de cumprir suas obrigações contratuais, como pagamento de salários, férias com o acréscimo de 1/3, 13º salário, indenizar as faltas que sejam legalmente abonadas, dentre outras obrigações. Por outro lado, o colaborador também deve atender às expectativas e aos requisitos exigidos para o desempenho de sua função, bem como cumprir horários, não faltar de forma injustificada, atuar de forma eficaz e em consonância com as determinações do regimento interno da empresa. Para que se garanta o cumprimento das obrigações empregatícias, a legislação trabalhista deferiu ao empregador a possibilidade de atuar com base no chamado poder diretivo, ao qual todos os colaboradores estão submetidos. Assim, em face do poder diretivo do empregador é que se estabelecem regras e determinações para o desempenho das atividades por parte dos trabalhadores, que devem ser observadas de forma minuciosa por estes. Tal prerrogativa, conferida ao empregador, resulta diretamente do que se acha estatuído no art. 2º da CLT: “Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.” O poder diretivo do empregador fundamenta-se no fato de que este assume os riscos da atividade econômica. Desta forma, deve a empresa voltar grande parte de sua atenção ao desempenho de sua atividade interna, pois o funcionário, quando está trabalhando, age em nome de seu empregador. Um exemplo do poder diretivo que podemos ressaltar é o dever do empregador de distribuir e exigir a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI). É falta grave do funcionário a não utilização sempre que tais equipamentos tenham sido devidamente entregues e exigidos. O funcionário deve atender aos requisitos de sua função, não podendo deixar de cumprir aquilo que se predispôs a fazer por força de seu contrato de trabalho, sob pena de infração contratual por desídia, indisciplina ou insubordinação. Desta forma, para que não haja surpresas entre as exigências decorrentes do poder diretivo do empregador e as expectativas do trabalhador, é de suma importância a existência de um regimento interno que regule e esmiúce os deveres requeridos para cada função desempenhada na empresa, de forma a proporcionar o seu conhecimento por todos os colaboradores. Neste sentido, ressaltamos que o poder diretivo pode se dar geralmente de 03 (três) maneiras: a) o poder diretivo de organização do empregado, organização esta que não deve ser apenas econômica, mas técnica, ou seja, cabe ao empregador determinar as normas de caráter técnico às quais o empregado está subordinado; b) o poder diretivo disciplinar, que é o direito do empregador de impor sanções disciplinares ao empregado, uma vez que o direito de propriedade assegura o poder hierárquico e disciplinar; c) o poder diretivo de controle sobre o trabalho, que dá, ao empregador, o direito de fiscalizar o trabalho do empregado, sendo estendida não só ao modo de trabalhar, mas também ao comportamento do empregado. Ressalte-se que o poder diretivo do empregador deve ser exercido dentro dos limites estabelecidos pela legislação trabalhista, principalmente sob a ótica do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Do exposto, resta demonstrado que a empresa deve manter seus funcionários informados de seus deveres e obrigações, para que assim, possa exercer plenamente seu poder diretivo, sem excessos, de forma a otimizar o desenvolvimento das atividades econômicas praticadas e equalizar os seus riscos.

(*) Dias, Brasil e Silveira Advocacia - OAB/CE nº. 836

15


Na

RADAR

Estrada

Vale encantado

Ponte Ernesto Dorneles

Produtos coloniais à venda na região

Vista do Mirante da Ferradura

Motorista Eufrásio

O Rio das Antas percorre 390 km do Estado do Rio Grande do Sul, desde suas nascentes no município de São José dos Ausentes até Bento Gonçalves, onde recebe as águas do rio Carreiro e passa a se chamar rio Taquari. É neste município que esse curso de água forma um dos cenários mais lindos e exuberantes da Serra Gaúcha, que enche de encanto o motorista Farrapiano Eufrásio. Além da vista magnífica, o lugar abriga encantos que contam diferentes aspectos da imigração italiana e aproxima o homem da natureza. Ao longo do trajeto, o turista encontra produtos coloniais de ótima qualidade como licores, cachaças, vinhos, espumantes, sucos naturais e chimias. No percurso, fica a Ponte Ernesto Dorneles, também conhecida como "Ponte do Rio das Antas", uma das maiores do mundo em arcos paralelos suspensos. Outro ponto de visitação imperdível é o Mirante da Ferradura, local onde as águas do rio formam uma enorme ferradura ao redor de uma montanha.

Parque de vinho O Vale abriga também, na sed e do Distrito de Tuiuty, as novas instalações dos Vinh os Salton, uma construção grandiosa com 30.000m2. Além do parque industrial, a Salton contará com um Parq ue Temático da Uva e do Vinho, com passarelas inte rnas para que os turistas possam transitar pela área de produção de vinhos e conhecer todo o processo de elaboração da bebida, desde a colheita da uva até o engarrafamento.

Inovação e

reconhecimento

Chef, 1h54min Comédia - 2014 (EUA)

Carl Casper (Jon Favreau) é chef de um renomado restaurante de Los Angeles, mas enfrenta problemas com o dono do lugar (Dustin Hoffman) por querer inovar no cardápio ao invés de fazer sempre os pratos mais pedidos pelos clientes. Um dia, um renomado crítico gastronômico (Oliver Platt) publica uma crítica negativa sobre o cardápio pouco criativo.

UNIDADES www.grupofarrapos.com /grupofarrapos

Bento Gonçalves/RS - Fone: (54) 2105.3000 - sac.rs@grupofarrapos.com Campo Bom/RS - Fone: (51) 3598.4336 - sac.sinos@grupofarrapos.com Fortaleza/CE - Fone: (85) 3052.3146 - sac.sp@grupofarrapos.com Vinhedo/SP - Fone: (19) 3514.1500 - sac.ce@grupofarrapos.com

Na Estrada - Edição 8  
Na Estrada - Edição 8  
Advertisement