Page 1

Na

Estrada

GRUPO

Publicação Trimestral Grupo Farrapos • Ano 2 • Edição 5 • Janeiro/2014

Logística para o

Ano da Copa

Até onde o “efeito Copa do Mundo” influenciará as atividades e operações. págs. 04 a 07

COM A PALAVRA • págs. 02 e 03 Franco Perini, da Vinícola Perini “A Perini escolhe a dedo parceiros de logística que garantam excelência nos quesitos de entrega e custos competitivos.”

Veja também nesta edição: Visita técnica dos alunos

pág.

Confraternização de fim de ano Mata Atlântica em estado puro

10 10 pág. 12 pág.


COM A PALAVRA

// Franco Perini, da Vinícola Perini

Franco Perini, Diretor Comercial

A Vinícola Perini conta com 12 hectares de vinhedos localizados em Garibaldi e 80 hectares em Farroupilha, agregando uma área total de 92 hectares, sendo que parte desta área possui o diferencial de ser produzida com uvas de videiras europeias certificadas

02


Na

Estrada

EDITORIAL

Todo o início de ano, as pessoas costumam projetar perspectivas para o que está por vir. Em ano eleitoral e de Copa do Mundo, não vai faltar otimismo. Mesmo com a economia morna quase esfriando, é possível enxergar luzes no fim do túnel. Mesmo que sejam as luzes dos estádios. E, se forem, vamos torcer. Torcer para que todos deem o seu melhor para um país mais motivado, confiante e desenvolvido. Torcer para que o mundo seja mais humano. Para que o trânsito seja mais consciente e as pessoas menos violentas, dentro e fora dos estádios. Acima de tudo, vamos torcer para que todos nós tenhamos um ano de muita saúde e harmonia, com crescimento em todos os setores da vida. Vamos juntos, encarar os desafios como oportunidades. Vamos, cada um de nós, fazer um ano mais positivo para todos. Teresa R. de Freitas Diretora Presidente

EXPEDIENTE Na Estrada, janeiro/2014, nº 5. Coordenação: Daiana Milan Diagramação e edição gráfica: INCH studio Edição, redação e revisão: Beatriz Pinto Ribeiro Produção: Gráfica Cearense Tiragem: 4.000 exemplares Sugestões, informações e críticas, encaminhe um e-mail para daiana@transfarrapos.com.br Na Estrada é uma publicação trimestral do Grupo Farrapos. Agradecemos a todos os que contribuíram no fornecimento das informações e imagens para essa publicação.

03


NA ROTA

//Logística para o Ano da Copa

Conheça as perspectivas gerais para 2014 e veja até onde o “efeito Copa do Mundo” influenciará as atividades e operações. Fonte: Revista LOGÍSTICA, número 278, dezembro de 2013

04


Na

Estrada

O Brasil já é o país do futebol, e este ano será o país-sede da Copa do Mundo, o que significa um marco e tanto em 2014. Neste cenário de empolgação e otimismo, as empresas que se planejaram com antecedência para atender às demandas do ano, certamente irão tirar proveito dessas ações, enquanto as que não planejaram precisarão se adequar e lançar mão de parceiros para correr atrás. Para entender um pouco de como funcionará o “efeito Copa do Mundo” no nosso país, do ponto de vista logístico, profissionais da IMAM Consultoria e os colaboradores da Revista LOGÍSTICA traçaram um panorama do que deve acontecer este ano.

05


NA ROTA

//Logística para o Ano da Copa

As tendências globais apontam para a disseminação do comércio eletrônico, o e-commerce, que está crescendo cada vez mais, alavancado pelo uso de dispositivos móveis (smartphones e tablets). Isto está levando o mundo dos negócios a considerar o termo m-commerce (comércio mobile).

TENDÊNCIAS GLOBAIS

Cansados da produção em massa que primava pela padronização, típica do século 20, os consumidores hoje optaram pela personalização de produtos massificados, direcionando a proliferação dos SKUs e criando desafios logísticos que as empresas são obrigadas a enfrentar. Os centros de distribuição passam a movimentar itens únicos, exigindo maior uso de mão de obra para atendimento aos pedidos personalizados, com necessidade de melhor visibilidade de estoque e eficiência. A mão de obra, por sinal, terá um apelo muito diferente, em vista da forte demanda para os próximos anos. Mulheres e trabalhadores com menos de 35 anos aparecem como os grandes alvos do mercado de trabalho. Outra forte tendência é o uso de sensores como etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID), que permitem monitorar dados como a temperatura do produto ou a força com a qual um container é posicionado em uma doca. Entre outros dispositivos, estes sensores embutidos serão capazes de absorver e transmitir informações em larga escala, tornando os processos muito mais eficientes. Além disso, o Big Data (grande armazenamento de dados em maior velocidade) e a análise preditiva (que ajuda a descobrir padrões no passado para interpretar o que está por vir) permitem aos distribuidores tomarem decisões envolvendo as preferências dos clientes.

06


Na

Estrada

A automação nas operações logísticas das empresas já é uma realidade, e seu crescimento avança rapidamente. A competitividade, melhoria na qualidade dos produtos e o custo da mão de obra, entre outros aspectos, favorecem a escolha desses equipamentos. A cadeia de suprimentos está se tornando altamente eficiente, com níveis maiores de personalização. Os smartphones, tablets e outros dispositivos nos ajudam a ter maior visibilidade e controle e a riqueza de dados traz cada vez mais segurança.

TENDÊNCIAS PARA O SEGMENTO DE SCM * * SUPPLY CHAIN MANAGEMENT

Ao mesmo tempo em que comemora a eficiência, a cadeia de suprimentos peca em sustentabilidade, uma vez que as empresas conseguem levar seus produtos aos clientes, porém, não são tão boas em retornar o que foi enviado. Urgem esforços para recuperar, reciclar ou repassar materiais. Estima-se que, em um futuro próximo, o processo de fabricação de um produto será combinado com o processo de envio e descarte deste item, no final de sua vida útil. Quanto à capacitação, para preencher lacunas de mão de obra especializada, treinamentos de curta duração são uma opção aos longos cursos de graduação. Além de espaço para mão de obra, sobram imóveis destinados a operações logísticas. Prevê-se para este ano uma razoável ocupação destes empreendimentos, principalmente devido aos fornecedores das indústrias chinesas. A filosofia Lean está se expandindo por toda a cadeia de suprimentos e sendo adotada dentro de armazéns e CDs, locais onde é fácil identificar as perdas ou as atividades que não agregam valor. Isto, entre os outros pontos positivos citados, deve apresentar um resultado de redução de custos.

EMPRESAS ESPECIALIZADAS EM LOGÍSTICA A principal tendência é que as empresas que terceirizam os serviços de logística busquem por soluções que atendam às particularidades de suas operações, demonstrando que estamos passando de um modelo de simples terceirização das atividades para um modelo de prestação de serviços com inteligência.

07


NOSSA FROTA

Capacitação em foco

Nossos trajetos também online É hora de aprender ainda mais

Focado nas tendências de logística, o Grupo Farrapos dispõe de Consulta Online. Com esta ferramenta, os clientes podem ter acesso aos seus embarques, realizar cotações, solicitar coleta e atendimento via chat. A Consulta Online pode ser feita no nosso portal ou na nossa página no Facebook. Acesse: www.farraposlog.com.br/consulta-online Disposição e comprometimento que garantem ótimos resultados

Acreditando que a excelência é resultado de uma busca contínua, em novembro, o Grupo Farrapos patrocinou mais uma capacitação na Unidade de Fortaleza. O Curso PPAL - Procedimentos, Processos e Atividades Logísticas – uniu colaboradores de todas as áreas, cheios de disposição e comprometimento. Consulta Online no nosso portal

A logística das ocasiões especiais Arnaldo Silva Leal Fortaleza/CE

Francisco Jodeildo Cassiano de Lima Fortaleza/CE

Maico Dalla Corte Bento Gonçalves/RS Renato Nunes da Silva Vinhedo/SP

José Carneiro da Silva Fortaleza/CE

Somos ligados nas tendências de logística também na hora de entregar presentes para quem acabou de constituir ou aumentar a família. Confira os colaboradores que foram presenteados com o Kit Enlace ou o Kit Cegonha. Unidade de Fortaleza (CE): José Carneiro da Silva, Francisco Jodeildo Cassiano de Lima e Arnaldo Silva Leal Unidade de Vinhedo (SP): Renato Nunes da Silva Unidade Bento Gonçalves (RS): Maico Dalla Corte

08


Na

Estrada

Confraternização de fim de ano Encerramos mais um ano de muitas experiências adquiridas e, com uma equipe forte, perseverante e que se aperfeiçoa a cada dia, alcançamos muitos resultados positivos. Convictos de que fizemos um excelente trabalho em 2013 e focados em 2014, celebramos em todas as unidades na confraternização anual do Grupo Farrapos. Bento Gonçalves, Campo Bom, Fortaleza e Vinhedo comemoraram a caminhada e se preparam para um novo trajeto. Confira os registros.

Vinhedo/SP

Bento Gonçalves e Campo Bom/RS Fortaleza/CE

Dia das crianças Bento Gonçalves/RS

Fortaleza/CE

Campo Bom/RS

No mês de outubro, o Grupo Farrapos presenteou os filhos e as filhas dos colaboradores de todas as unidades, com uma linda camisa que traduz o nosso desejo de uma vida feliz, segura e com muitas oportunidades de aprendizado para todos eles.

Vinhedo/SP

09


NOSSA FROTA

Equipe DGP reunida

Tudo no lugar Farrapianas no Encontro

Finalizou no dia 18 de dezembro o Curso de Arrumação e Conferência de Cargas em na Unidade de Bento Gonçalves. Este foi mais um investimento do Grupo Farrapos na qualificação de seus colaboradores. Parabéns aos Farrapianos que, com êxito, concluíram uma importante etapa profissional. Afinal, o conhecimento é um diferencial competitivo do cenário atual.

De 11 a 14 de novembro, aconteceu o I Encontro do DGP Grupo Farrapos na unidade de Fortaleza. O evento contou com as participantes do DGP de Vinhedo (Fernanda Salles), Bento Gonçalves e Campo Bom (Salete Marangon e Karen Atzler) e Fortaleza (Tanara Galvino, Neide Aparecida, Marcilene Girão e Suiane Sampaio). Durante o encontro foram analisadas as ações realizadas em 2013 e desenvolvido o Plano de Ação 2014 – DGP Grupo Farrapos.

Visita Técnica de Alunos Os alunos visitantes entre os Farrapianos

Com o objetivo de contribuir para formação dos alunos do Curso Técnico em Logística do Instituto Federal do Ceará (IFCE/Quixadá), o Grupo Farrapos recebeu a turma na Unidade de Fortaleza. Os futuros profissionais foram recepcionados pelo Diretor Executivo, Ismael Zorzi, que fez a apresentação da história e identidade da empresa. A turma conferiu de perto como é a logística na prática (estrutura e processos), conheceu a frota e visitaram o CD. Parabenizamos a equipe de colaboradores que se disponibilizaram a fazer a apresentação do seu setor e principais atividades: Jorge Crija (Gerente Comercial), Daiana Milan (Gerente de Marketing), Suiane Sampaio (Gerente do Departamento de Gestão de Pessoas), Dino Cesar (Supervisor de Logística), José Hermógenes (Supervisor de Frota) e Eduardo Matias (Assistente de Tráfego). Ao final da visita, os alunos e professor receberam Kits da empresa que formalizou a visita e desde já, desejamos sucesso na carreira como profissionais de logística.

10


Na

Estrada

Curso Gestão de Frota

No período de 6 a 8 de novembro, o Supervisor de Frota do Grupo Farrapos, José Hermógenes, participou de um curso realizado em Natal (RN), que teve como tema a Gestão de Frota de Veículos. Este é um dos muitos investimentos que o Grupo faz nos colaboradores, na certeza de que são as pessoas que fazem os processos atingirem a excelência. Com a palavra, José Hermógenes: “Este curso me proporcionou um aprendizado ímpar, pois pude me atualizar em relação às ferramentas e aspectos operacionais que possibilitam otimização de tempo e evitam prejuízos desnecessários à empresa. Agradeço a Deus a ao Grupo Farrapos pela oportunidade de aprendizado que me foi dada.”

O Grupo Farrapos investe na frota e na capacitação

José Hermógenes, Supervisor de Frota do Grupo Farrapos

Crescimento em pauta O desenvolvimento profissional e pessoal contínuo de nossos funcionários faz parte das metas do Grupo Farrapos. No último trimestre de 2013, a promoção de alguns Farrapianos, nos encheu de orgulho. Acreditamos no potencial de cada um e o nosso desejo é que você construa uma trajetória de sucesso no Grupos Farrapos.

Promoções em Fortaleza (CE)

•FRANCISCO GILSON OLIVEIRA DA SILVA, DE AUXILIAR DE DEPÓSITO PARA CONFERENTE. •FRANCISCO JODEILDO CASSIANO DE LIMA, DE AUXILIAR DE DEPÓSITO PARA MOTORISTA COLETA/ENTREGA. •JOSÉ FRANCINER DE LIMA, DE AUXILIAR DE DEPÓSITO PARA MOTORISTA COLETA/ENTREGA. •LÍGIA KARYNA NUNES FREIRE, DE RECEPCIONISTA PARA ATENDENTE COMERCIAL. •MARIA DE FÁTIMA DE SOUSA CARVALHO, DE ATENDENTE COMERCIAL PARA ASSISTENTE ADMINISTRATIVO. Promoções em Campo Bom (RS)

•RODRIGO SILVA DE ABREU, DE AUXILIAR DE CARGA/DESCARGA PARA CONFERENTE. Promoções em Vinhedo (SP)

•ANDRÉ ÂNGELO JUNIOR, DE AJUDANTE DE MOTORISTA PARA MOTORISTA DE VEÍCULO LEVE. •JESIEL DA SILVA RIBEIRO, DE AJUDANTE DE MOTORISTA PARA MOTORISTA DE VEÍCULO LEVE. •ALONÇO SANTOS NEVES, DE AJUDANTE DE MOTORISTA PARA MOTORISTA DE VEÍCULO LEVE. •GILSON DA SILVA DE OLIVEIRA, DE AJUDANTE DE MOTORISTA PARA ARRUMADOR DE CARGA. •DANILO SUGIHARA RIBEIRO, DE AUXILIAR DE TRÁFEGO PARA ASSISTENTE DE TRÁFEGO. •FERNANDA SALLES, DE ASSISTENTE DE RH PARA ANALISTA DE DGP SÊNIOR.

11


Na

RADAR

Estrada Mata Atlântica em estado puro Criado em 23 de maio de 2001, o Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange está localizado no litoral do Paraná a apenas 100 km de Curitiba. Situa-se na porção sul da Serra do Mar paranaense, abrangendo regiões que variam de 10 metros sobre o nível do mar até as montanhas do maciço Serra da Prata, com altitudes superiores a 1.400 metros. O parque protege um dos trechos mais bem conservados de Mata Atlântica no país, compreendendo ecossistemas como mangue, restinga e floresta tropical.

As belezas de uma natureza abundante no Parque

O relevo da Serra da Prata, os riachos e a rica vegetação da Mata Atlântica no Parque criam belos cenários naturais que atraem pessoas de diversas partes do país. É o caso do motorista Ederson Antunes, que o elegeu como local predileto nas suas andanças pelas estradas do Brasil.

Ederson Antunes

ura

Trilhas e cult

is de dificuldade Trilhas com diferentes níve ados ambienvari por te tan conduzem o visi observação a par e tes, dando oportunidad ou ao cume iras hoe cac a ndo leva de aves e o Torre da com ido hec da Serra da Prata, con está trabalhando ue Parq do ipe equ A ta. Pra no ordenamento na melhoria de trilhas e tivos. da visitação de alguns atra

Curiosidades O Parque Nacional Sain t-Hilaire Lange foi a prim eira Unidade de Conservação (UC ) do país a ser criada por Lei. O nome do Parque é uma hom enagem ao naturalista fran cês Auguste de Saint-Hilaire, que percorreu parte do Brasil na década de 1820, e ao biól ogo e ambientalista paranae nse Roberto Ribas Lange, falecido em 1993. Visite o site http://parnasain thilairelange.wordpress.com / e leia outras informações sob re o local.

Diferentes formas

de encarar a vida

Temple Grandin, 107 minutos - Biografia, drama - 2010 (EUA)

GRUPO

O filme Temple Grandin é a cinebiografia de uma jovem autista interpretada pela maravilhosa Claire Danes, que, por meio de sua maneira particular de ver o mundo, conseguiu, entre outras conquistas, defender um doutorado. Com uma percepção de vida totalmente diferenciada, dedicou-se aos animais e revolucionou os métodos de manejo do gado com técnicas que surpreenderam experientes criadores e ajudaram a indústria da pecuária americana.

Bento Gonçalves/RS - Fone/PABX: (54) 2105.3000 - atendimento.rs@transfarrapos.com.br Campo Bom/RS - Fone: (51) 3598.4336 - atendimento.sinos@transfarrapos.com.br Fortaleza/CE - Fone/PABX: (85) 3052.3146 - atendimento.ce@transfarrapos.com.br Vinhedo/SP - Fone: (19) 3514.1500 - atendimento.sp@farraposlog.com.br

www.grupofarrapos.com

Na Estrada - Edição 5  
Na Estrada - Edição 5  
Advertisement