Page 1

Na

Estrada

GRUPO

Publicação Trimestral Grupo Farrapos • Ano 1 • Edição 3 • Julho/2013

LOGÍSTICA: DO OPERACIONAL AO ESTRATÉGICO págs. 04 e 05 Ao agregar valor e diferencial competitivo aos negócios, a logística tem conquistado cada vez mais espaços estratégicos nas empresas.

COM A PALAVRA • págs. 02 e 03 Lourdes Conci, da Vinícola Aurora “A logística é fundamental para mantermos o bom serviço e o bom atendimento aos nossos clientes e ao consumidor final.”

Veja também nesta edição: pág.

Direitos e Deveres em suas mãos A origem do nome Farrapos Pelos caminhos dos tropeiros

06

11 pág. 12

pág.


COM A PALAVRA

// Lourdes Conci, da Vinícola Aurora

Foto: André Pera

Estabelecidos na Serra Gaúcha, imigrantes vindos do norte da Itália encontraram paisagens e clima similares aos de seu país de origem. Foi neste cenário que, em 1931, dezesseis famílias de produtores de uvas do município de Bento Gonçalves (RS) reuniram-se para lançar a pedra fundamental

02


Na

Estrada EDITORIAL A luta das mulheres por direitos iguais aos homens alterou perspectivas em diversas áreas da sociedade. Embora várias conquistas tenham sido realizadas, ainda há muito a ser feito para que a condição feminina atinja um padrão satisfatório. Contudo, as inegáveis vantagens da atual situação da mulher diante de um passado de exclusão trouxeram o acúmulo de funções. As mulheres transitaram da figura da dona de casa, mãe e esposa para a heroína mil e uma utilidades, que tem que conciliar a vida familiar com a carreira profissional. Com essa sobrecarga de funções vem a sensação de dúvida e culpa: será que estamos dando atenção suficiente aos filhos? Será que deveríamos focar mais na carreira? Será que nossa vida conjugal foi jogada para baixo do tapete? Essas dúvidas acabam por gerar a falsa ideia de que se pode fazer tudo sozinha e de forma perfeita. A longo prazo, isso traz sensação de fracasso. É hora de relaxar um pouco, fazendo o que é possível e não abrindo mão das nossas escolhas, mas deixando para trás os velhos conceitos de perfeição. Teresa R. de Freitas Diretora Presidente

EXPEDIENTE Na Estrada, julho/2013, nº 3. Coordenação: Daiana Milan Diagramação e edição gráfica: INCH studio Edição, redação e revisão: Beatriz Pinto Ribeiro Produção: Gráfica Cearense Tiragem: 4.000 exemplares Sugestões, informações e críticas, encaminhe um e-mail para naestrada@transfarrapos.com.br Na Estrada é uma publicação trimestral do Grupo Farrapos. Agradecemos a todos os que contribuíram no fornecimento das informações e imagens para essa publicação. 03


NA ROTA

// Logística: do operacional ao estratégico

Além de desempenhar seu papel operacional, a logística tem conquistado cada vez mais espaços estratégicos nas empresas, pois agrega valor e confere

Em um passado não muito remoto, as empresas sequer tomavam conhecimento de pontos que hoje são de vital importância, como prazos, qualidade, inovação tecnológica e apuração real de seus custos logísticos. Com a globalização do comércio, os consumidores tornaram-se cada vez mais exigentes em relação a esses quesitos e, para atende-los cada vez melhor, foi preciso investir em logística e nos profissionais da área, que se tornou, sem sombra de dúvida, o grande diferencial na gestão administrativa.

“Atualmente, a logística envolve todas as áreas da empresa, como a área estratégica, ligada diretamente à Diretoria Financeira, Controladoria ou Diretoria Executiva. Dentro das novas configurações, ela deve ser analisada não somente como centro de custo ou despesas, mas como unidade de negócio”, explica Jorge Crija, Gerente Comercial do Grupo Farrapos.

04

Para Marcos Paulo Romani, Gerente da Unidade de Bento Gonçalves, a capacitação e atualização dos colaboradores envolvidos na Logística é fundamental para a empresa.

Do fundo do armazém para o front do negócio Em relação ao perfil do profissional de logística, houve aumento na abrangência de seu escopo de atuação. Hoje, ele deve agregar um forte conhecimento de Tecnologia de Informação, por exemplo. Traçando um paralelo com tempos não muito distantes, o profissional de logística era aquela pessoa que ficava no "fundo de um armazém", com a tarefa única de controlar transportes.


Na

Estrada um diferencial competitivo para os negócios. Afinal, quando um cliente vai às compras, ele busca sempre encontrar o produto que deseja.

A situação da logística no Brasil Agregando valor pela logística Segundo Marcos Paulo Romani, Gerente da Unidade de Bento Gonçalves (RS), a logística passa por mudanças constantes buscando atender as necessidades dos clientes. “A capacitação e atualização das pessoas envolvidas no processo é praticamente uma obrigação para a empresa que deseja se manter operando neste mercado cada vez mais crescente e exigente”, diz. Além do treinamento de pessoas, algumas empresas investem fortemente em ferramentas de gestão de logística. “O Grupo Farrapos, por exemplo, mantém a qualidade reconhecida nesta área, de forma a agregar valor às empresas com as quais trabalha. Por isso, estamos implantando mais uma destas ferramentas, a fim de atender todas as demandas, desde o recebimento de matéria prima, até a entrega dos produtos acabados em seus clientes”, comenta Crija.

O investimento em infraestrutura é primore dial para a redução dos custos de logística uma de, ivida petit com de l aumento do níve e questão fundamental para o crescimento país. um de nto vime desenvol “A logística no Brasil é seriamente afetada, devido a falta de investimentos em infraestru está a viári rodo a tura pelo governo. A malh as sucateada e sem investimentos adequados, o e ório territ todo çam alcan ferrovias não ”, rado explo é não o viári hidro transporte lamenta Romani. Um exemplo recente desta falta de investimentos é a perda de dois embarques de soja tipara a China devido a ineficiência da logís se de recor safra ter país o ca. “Não adianta cicapa nem e r zena arma para não tem local dade de escoar a produção”, conclui.

05


NOSSA FROTA

De olho na saúde Atento à qualidade de vida de seus colaboradores e à segurança de sua equipe, o Grupo Farrapos realizou em abril, na unidade de Fortaleza (CE), exame de tipo sanguíneo e fator RH, além de vacinação dos profissionais. As outras unidades do Grupo também entraram neste movimento de atenção à segurança e à saúde no trabalho.

Treinamento em gestão de pessoas

Saber o tipo sanguíneo e fator RH das pessoas é fundamental na hora de salvar vidas

Almoço de integração O trabalho dos colaboradores farrapianos fica ainda mais impecável com o compartilhamento de experiências entre as equipes. Portanto, sempre que possível, a empresa reserva momentos de descontração e integração entre os profissionais. Como o almoço que aconteceu no início de maio na Churrascaria do Fio, em Fortaleza (CE), para acolher o novo colega Eduardo (Setor Comercial).

Direitos e deveres em suas mãos

Dia da entrega dos manuais em Bento Gonçalves (RS)

06

O Grupo Farrapos fez uma importante aquisição tecnológica voltada para a gestão de pessoas. Com o objetivo de modernizar os processos de RH e atender as atuais demandas do desenvolvimento dos farrapianos, a empresa adquiriu um programa que possibilitará o alinhamento, engajamento e profissionalização de todos os seus colaboradores. As equipes do Departamento de Gestão de Pessoas de todas as unidades estão em treinamento na nova ferramenta e as expectativas são muito positivas. Aguardem as novidades!

Momento de descontrair e compartilhar

Nos últimos meses, aconteceu a entrega do Manual do Colaborador nas unidades Grupo Farrapos. O material foi elaborado seguindo a política da transparência da empresa, para que os farrapianos tenham conhecimento de seus direitos e deveres dentro do Grupo Farrapos.

A equipe de Campo Bom (RS) ficou por dentro de seus direitos e deveres

Momento de distribuição em Fortaleza (CE)

Os colaboradores de Vinhedo (SP) esperando o material


Na

Estrada

Homenagem às mães Mãe só tem uma, mas no Grupo Farrapos, são várias as colaboradoras que desempenham este papel. Por isso, no dia 11 de maio, houve uma singela homenagem às mamães farrapianas, com a distribuição de mimos e rosas.

Dois momentos da homenagem às mães em Vinhedo (SP)

Mamães farrapianas em Fortaleza (CE)

Entrega de mimos em Bento Gonçalves (RS)

Segurança em votação Por meio de seus representantes, a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes busca observar e relatar condições inseguras nos ambientes de trabalho, solicitar medidas para reduzir e eliminar os riscos de acidentes, discutir situações ocorridas, bem como solicitar e orientar os colaboradores sobre as medidas de prevenção. Para a Gestão 2013-2014 da CIPA foram eleitos os colaboradores Sérgio Freire (motorista), Tomaz Vitorino (conferente) e Kelly Campos (SAC). Parabéns a todos que concorreram e que, de alguma forma, se posicionaram a favor de uma postura voltada para a prevenção de acidentes no trabalho. O compromisso com a saúde e a segurança no trabalho não deve ser preocupação apenas dos cipeiros, mas de todos os farrapianos!

À nova Gestão, desejamos empenho, comprometimento e muitos resultados positivos em prol de uma empresa livre dos acidentes de trabalho!

Dia do Caminhoneiro Em 30 de junho, Dia do Caminhoneiro, o Grupo Farrapos prestou a sua homenagem para aqueles que passam muitas datas importantes na estrada.

Ademar Luiz de Bona

Erderson Antunes Lemos

Antônio Dias de Carvalho Carlos Alberto de Moura

Irineu Carvalho Furtado

João Carlos Pinho

Elgio Tarouco Barbosa

Paulo Roberto Fonseca Franco

07


NOSSA FROTA

Show de bola O time da unidade Transfarrapos de Vinhedo (SP) participou do Campeonato de Futsal da Capela de 2013, que é promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer do município. As equipes campeã e vice-campeã do evento foram premiadas com medalhas e troféus, assim como a defesa menos vazada e o artilheiro do campeonato. Nosso time fazendo bonito em campo

Enfrentando as mudanças

Madalena Mattos (de verde) sensibiliza as pessoas em um mercado de trabalho altamente competitivo, sem perder de foco a qualidade de vida, a realização e o brilho nos olhos

No início de maio, a unidade Transfarrapos de Fortaleza recebeu a palestra “Mudanças, um processo inexorável da vida!”, com a facilitadora Madalena Mattos, palestrante motivacional e especialista em comportamento humano, cujas palestras já foram vistas por mais de 80.000 pessoas.

Frota nova, layout novo

De cara nova As novas carretas do Grupo Farrapos agora estão todas de cara nova. Essa mudança cria maior padronização para os clientes e junto aos funcionários, auxiliando no reconhecimento da marca com mais unidade, clareza e eficiência.

São João farrapiano Nos dias 28 e 29 de junho foi realizada a comemoração de São João nas unidades do Grupo Farrapos. Confira as fotos:

Você sabia ??

Equipe de Bento Gonçalves (RS) comemora a data

08

O pessoal de Fortaleza (CE) no São João farrapiano

Comidinhas típicas para os colaboradores de Vinhedo (SP)

O DIA DE SÃO COMEMORADO JOÃO É POIS É A DATAEM 24 DE JUNHO, MENTE ATRIBUÍ TRADICIONALNASCIMENTO. SÃDA AO SEU ERA CONSIDER O JOÃO BATISTA MAIS PRÓXIMO ADO O SANTO ALÉM DE SER SEDE CRISTO, POIS, SANGUE, BATI U PARENTE DE MARGENS DO RIZOU JESUS NAS O JORDÃO.


Na

Estrada

Nova força no Grupo No mês de junho, o Grupo Farrapos recebeu o Sr. Jorge Crija, que é o novo responsável por toda a área comercial da empresa. O profissional já atuou nas áreas industrial, logística e comercial da cadeia têxtil, principalmente na área de confecção, e em diversos outros segmentos. Com larga experiência em implantação e reestruturação em pequenas, médias e grandes empresas, Crija é especialista no mercado nacional, com foco no mercado cearense, e tem grande conhecimento nas áreas financeiras, de custos e fiscal, além de excelente habilidade de negociação. Seja bem-vindo à família farrapiana, Crija! Durante 25 anos de carreira, o Sr. Jorge Crija fez parte de empresas como Kokid, Angra, Rojans, Plastspuma, Maracanaú Terminais de Cargas e Termifor, Smolder, Skaf Têxtil, Lee (do Grupo Vicunha) e Kaolin.

Marcos Oselame, no Bourbon Country, em Porto Alegre (RS), onde foi realizado o evento

Presença em Fórum No início de junho o encarregado de TI do Grupo Farrapos, Marco Oselame, esteve presente em Porto Alegre (RS), na sexta edição do Fórum Internacional de TI Banrisul, que discutiu o uso de computação em nuvem (cloud computing) para as mais diversas aplicações, com o consequente fim dos grandes data centers de uso privado ou individual.

Centro Automotivo O Grupo Farrapos possui um suporte mecânico para dar mais eficiência e agilidade nas suas operações. A manutenção preventiva da Frota é controlada e realizada por uma equipe especializada e composta por mecânicos, funileiros, borracheiros e líderes capazes de otimizar 100% do desempenho da Frota Farrapos.

Equipe de Manutenção da Unidade de Fortaleza/CE

Solidariedade reconhecida

Chegada das doações na Casa Lar Meninas dos Olhos de Deus

O Grupo Farrapos realizou a doação de brinquedos e de cesta básica para a Casa Lar Meninas dos Olhos de Deus, em Fortaleza (CE). A empresa também esteve presente, representada pela colaboradora Kelly Campos, líder do SAC, no evento da entidade em homenagem aos doadores e voluntários, que aconteceu na última quinzena de maio.

09


NOSSA FROTA Padrão Fifa

O Grupo Farrapos foi credenciado pela FIFA para realizar entregas nas Arena Castelão em Fortaleza (CE) e na Arena Pernambuco em Recife (PE). “A nossa empresa trabalha com credibilidade, honestidade e transparência, que são fatores determinantes para a escolha de nossos serviços. Nosso modelo de gestão permite adequação à demanda específica do cliente, pois temos flexibilidade. Nosso prazo é um dos melhores oferecidos no mercado, temos baixo índice de falhas e somos extremamente envolvidos com o sucesso dos clientes”, explica Augusto Milan, Gerente da Unidade de Vinhedo (SP), sobre a qualidade “padrão Fifa” do Grupo Farrapos.

Workshop Na Mão Certa

Workshop de multiplicadores do Programa contou com a presença da nossa Gerente de Desenvolvimento Humano, Suiane Sampaio

O Brasil ainda experimenta uma série de violações aos direitos fundamentais para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Entre elas, a violência que se manifesta por meio do abuso ou exploração sexual. Em uma iniciativa social, o Grupo Farrapos abraça a causa do enfretamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras e orgulhosamente levanta essa bandeira junto à sociedade civil e a toda a família farrapiana. Representado por sua Gerente de Desenvolvimento Humano, Suiane Sampaio, o Grupo participou do workshop realizado em junho, em Recife (PE), e aderiu ao Programa Na Mão Certa, que é uma iniciativa da Childhood Brasil. Acreditamos que, com a proteção e a educação das nossas crianças e adolescentes, construiremos um mundo melhor e mais feliz. Mais informações sobre o Programa Na Mão Certa no site www.namaocerta.org.br.

É tempo de crescer! O segundo trimestre do ano foi marcado por muitas conquistas. Entre elas, a promoção de alguns farrapianos, fato que nos deixa muito felizes. As oportunidades estão surgindo por isso: existe toda uma atenção voltada para o desempenho de cada um a fim de priorizar o aproveitamento interno no preenchimento das vagas. Acreditamos no potencial de cada farrapiano e o nosso desejo é que você construa uma trajetória de sucesso no Grupo Farrapos.

Bebê a bordo

A cegonha visitou novamente o Grupo Farrapos e entregou Promoções em Fortaleza (CE) mais dois kits para os •ANTÔNIO EVERTON SOUSA DA SILVA, DE MOTORISTA COLETA ENTREGA PARA MOTORISTA DE VIAGEM.papais Carlos Eduardo •ANTÔNIO FERNANDO PEREIRA DE MORAES, DE ASSISTENTE OPERACIONAL II PARA LÍDER DE DEPÓSITO. Figueiredo Bezerra e •FRANCISCO CARLOS DE OLIVEIRA SILVA, DE MOTORISTA COLETA ENTREGA PARA MOTORISTA DE VIAGEM. Dino Cesar Diogo de •FRANCISCO GILIARD CHAVES DOS SANTOS, DE MOTORISTA COLETA ENTREGA PARA MOTORISTA DE VIAGEM. Araújo. Parabéns aos •GERCYANO DA SILVA ALVES, DE AUXILIAR DE DEPÓSITO PARA MOTOBOY. colaboradores pela •GRACE KELLY SOBREIRA CAMPOS, DE ATENDENTE COMERCIAL PARA LÍDER DE SAC. chegada de seus bebês!

•IVAN TIAGO ALVES FERNANDES, DE AUXILIAR DE DEPÓSITO PARA MOTORISTA COLETA ENTREGA. •JORGE DE SOUSA LOPES, DE AUXILIAR DE DEPÓSITO PARA CONFERENTE. •JOSÉ ALANORK PEREIRA DE MATOS, DE CONFERENTE PARA ASSISTENTE DE DEPÓSITO. •MARCILENE DE MOURA GIRÃO, DE APRENDIZ PARA AUXILIAR DE DP. •MARIA CELINE FERREIRA BATISTA, DE ASSISTENTE FISCAL PARA ASSISTENTE DE COMPRAS. •MARIA LUZINEIDE DA SILVA, DE RECEPCIONISTA PARA ATENDENTE COMERCIAL. •MARIA TANARA SILVA GALVINO, DE ATENDENTE COMERCIAL PARA ASSISTENTE DE RH. •RAIMUNDO PINHEIRO DOS SANTOS, DE CONFERENTE PARA ASSISTENTE DE DEPÓSITO. •HIARLLA MARA SOUZA SILVA, DE APRENDIZ PARA AUXILIAR FISCAL.

Promoções em Vinhedo (SP)

•ADRIANO MARQUES DA GAMA, DE MOTORISTA VEÍCULO SEMI-PESADO PARA ASSISTENTE DE TRÁFEGO •JOSÉ CÍCERO BELTRÃO DA SILVA, DE AJUDANTE DE MOTORISTA PARA MOTORISTA VEÍCULO LEVE •ROGÉRIO PAES DE OLIVEIRA, DE AJUDANTE DE MOTORISTA PARA OPERADOR DE EMPILHADEIRA 10


Na

POR AÍ

Estrada

A origem do nome Farrapos GRUPO

Pintura representando a Revolução Farroupilha, exposta no Museu Julio de Castilhos, em Porto Alegre (RS)

O nome do Grupo Farrapos foi inspirado na Revolução Farroupilha, simbolizando a coragem, a garra e a luta necessárias para a fundação e o desenvolvimento da empresa. A Revolução Farroupilha foi a mais longa guerra civil da história brasileira - de 1835 até 1845. Foram dez anos de batalhas entre imperialistas e republicanos: os primeiros defendiam a manutenção do império e os outros lutavam pela proclamação da república brasileira. De caráter separatista, a Revolução influenciou movimentos que ocorreram em outras províncias brasileiras, como a Revolução Liberal, que viria a ocorrer em São Paulo, em 1842, e a Revolta denominada Sabinada, na Bahia, em 1837, ambas de ideologia do Partido Liberal da época. Inspirou-se na recém findada guerra de independência do Uruguai, mantendo conexões com a nova república do Rio da Prata, além de províncias independentes argentinas, como Corrientes e Santa Fé. Chegou a expandir-se à costa brasileira, em Laguna, com a proclamação da República Juliana, e ao planalto catarinense.

m feiras

e Presença

Por meio da atuação de sua equipe comercial, o Grupo Farrapos esteve presente em importantes feiras de negócios nos últimos meses. Dê uma olhada:

SICC - Salão Internacional do Couro e do Calçado - 27 a 29 maio, em Gramado (RS) Evento focado em moda, de formato inovador e com um esquema inédito de parcerias junto a entidades setoriais. Esta união faz do SICC um referencial do setor coureiro-calçadista brasileiro, que agiliza a produção de calçados e de acessórios para o segundo semestre do ano. FEIMAFE - 14ª Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura - 3 a 8 de junho, em São Paulo (SP) A FEIMAFE é a principal feira com foco em Máquinas-Ferramenta e Controle de Qualidade na América Latina. O evento reúne as principais empresas do setor e proporciona um ambiente adequado para o relacionamento comercial.

11


Na

RADAR

Estrada Pelos caminhos

dos tropeiros

Foto: Afrânio Scolaro

Antigamente, vacaria era a palavra usada para designar lugares em que se encontravam grandes manadas de gado e também a ação de abater bovinos para aproveitamento de couro e carne. Nos primeiros anos do século 18, foram introduzidas cabeças de gado na região do Planalto do Rio Grande do Sul, para abastecer os Sete Povos das Missões, e logo se formou a Vacaria dos Pinhais, nos Campos de Cima da Serra. Foram os missionários jesuítas que iniciaram a colonização da região. Durante mais de um século, disputas com índios caingangues, marcaram a história do local, antes que fosse consolidado o Caminho dos Tropeiros, ligando a região do Prata com o Brasil. No século 19, os campos de Vacaria voltariam a ser palco de grandes batalhas, desta vez entre soldados imperiais e farroupilhas.

Casa do Povo: um dos atrativos turísticos de Vacaria, a obra é a única edificação projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer no Rio Grande do Sul Elgio Tarouco Barbosa é um apreciador das belezas do município

Vacaria é conhecida por... uma das mais Ser a sede do Rodeio Crioulo Internacional, ais gaúchas. importantes manifestações folclóricas e cultur es, como a atraçõ s ssante intere outras i possu ípio O munic ral de Cated ima belíss a e ro histórica Fazenda do Socor Pedra de Nossa Senhora da Oliveira.

É neste cenário onde se travaram históricos conflitos, que o colaborador da Transfarrapos Elgio Tarouco Barbosa encontra um dos lugares mais fascinantes de suas rotas. Além das atrações naturais, como o Vale do Rio Pelotas e o Parque das Cachoeiras, Vacaria possui atrativos culturais, como o Museu Municipal, o Atelier Livre, o Mercado Público, o Centro de Artesanato e a Casa do Povo, única obra do famoso arquiteto Oscar Niemeyer no Rio Grande do Sul.

e informe-se Visite o site http://www.vacaria.rs.gov.br/ cas. turísti dicas sobre mais

Logística da

adaptação

Náufrago conta a história de um executivo de uma grande operadora logísitica voltado para a minuciosa função de controle de tempo que, após sofrer um acidente de avião, sobrevive isolado em uma ilha deserta. Personificado por Tom Hanks, Chuck Noland surpreende os espectadores pelos dons de adaptação e criatividade ao implantar na nova e selvagem realidade os mesmos princípios que o faziam um excelente profissional de logística.

GRUPO

Náufrago (Cast Away), 143 min. Aventura - 2000 (EUA)

UNIDADES

PONTOS DE APOIO

Bento Gonçalves/RS - Fone/PABX: (54) 2105.3000 - atendimento.rs@transfarrapos.com.br Campo Bom/RS - Fone: (51) 2123.5409 - atendimento.sinos@transfarrapos.com.br Fortaleza/CE - Fone/PABX: (85) 3052.3146 - atendimento.ce@transfarrapos.com.br Vinhedo/SP - Fone: (19) 3886.7076 - atendimento.sp@farraposlog.com.br

CE - Juazeiro do Norte • PE - Petrolina • PE - Recife • RN - Natal

www.grupofarrapos.com

Na Estrada - Edição 3  
Na Estrada - Edição 3  
Advertisement