AMA Magazine 17ª Edição

Page 24

CIDADANIA

A importância da Biometria e como fazer

Um dos assuntos burocráticos que mais está sendo pautado atualmente é referente ao cadastro da biometria pela Justiça Eleitoral. A partir das próximas eleições, só quem fez o cadastramento estará apto a exercer o seu exercício de cidadão. Por isso, se torna obrigatório que todo cidadão com mais de 18 anos fazer o cadastramento da biometria o quanto antes. A coleta é realizado no ato de atendimento em cartório ou num posto de atendimento da Justiça Eleitoral. O procedimento envolve o cadastro das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada. Na votação com identificação biométrica, o eleitor passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital na urna eletrônica, agilizando o antigo processo onde o funcionário na mesa precisa procurar o nome do eleitor em uma lista imensa em sua sessão. A medida visa diminuir as longas filas de espera, além de facilitar o trabalho dos mesários.

Outro aspecto importante a ser ressaltado sobre o assunto são os idosos. Os maiores de 70 anos não são obrigados a fazer o cadastro da biometria se não tiverem a intenção de continuar votando nas próximas eleições. O anúncio foi feito pela Justiça Eleitoral porque, apesar de já ser conhecido por algumas pessoas, muitos idosos estavam se dirigindo aos pontos de recadastramento com medo de acabarem perdendo seus direitos a pensões ou aposentadorias. Porém, para quem vai votar, é necessário na hora de fazer o cadastramento levar os documentos de identificação oficial com foto, tais como RG, Carteira de motorista ou trabalho; comprovante de residência de até três meses de emissão e título de eleitor, caso já possua um. Dessa forma, você estará garantido para poder exercer o seu poder de cidadão nas próximas eleições.

24 AMA MAGAZINE - VILLAS DA BARRA


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.