Page 1

GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS Porto Alegre, janeiro de 2010

Edição nº 8 - Outubro a Dezembro de 2009

INDABA no 8º DE/RS EDITORIAL Muita atividade escoteira neste último trimestre de 2009. E o ano foi encerrado com chave de ouro. Distintivos

No dia 19 de dezembro aconteceu o Indaba do 8º Distrito Escoteiro do RS. Os Chefes Alain C. L. Beiersdorf (G. E. Lídia Moschetti - Comissário Distrital) e Marcos T. Kojima (G. E. Nimuendaju) e Carlos Eduardo Dutra (G. E. Lanceiros Negros) Comissários Adjuntos, encerraram sua gestão. Para o novo triênio (2010 - 2012) foram eleitos os Chefes Marcos T. Kojima, como Comissário Distrital, e Carlos Eduardo Dutra e Ricardo Silva Freitas (G. E. Charruas) como Comissários Distritais Adjuntos.

especiais

concedidos no Ramo Lobinho, no Ramo Escoteiro e para a Chefia também. O

GELNe

participou

ativamente de programações escoteiras nacionais,

regionais

e

distritais. E num belo almoço comemoramos o 3 do 333!

GELNe 20.000

Clã Pioneiro Teiniaguá

No dia 16 de outubro o blog do GELNe alcançou o marca de 20.000 acessos desde sua criação em novembro de 2006. Mais do que um instrumento de divulgação das atividades escoteiras realizadas e do Movimento Escoteiro como um todo, o blog proporciona uma identidade a todos os que praticam escotismo no Grupo Escoteiro Lanceiros Negros. Confira no endereço http:// lanceirosnegros333rs.spaces.live.com.

Na data de 12 de dezembro aconteceu a primeira investidura no Clã Pioneiro Teiniaguá, fundado em 18 de julho. O pioneiro William Alexsander Jordão, conduzido por sua madrinha Chefe Liria R. Dutra, passou pela cerimônia noturna na mata e assumiu seu solene compromisso.

Sim, já estamos com 3 anos de boas atividades escoteiras. Mas trazemos um presente especial de fim de ano: uma mensagem de formatura de Curso para Chefias, de 1936,

cuja

mantém-se

essência viva

nos

dias de hoje. Boa leitura. E um feliz 2010.


PÁGINA 2

Qualifica-ação de Chefia Durante o Indaba Distrital realizado em 19 de dezembro, os Chefes Liria Romero Dutra e Carlos Eduardo Dutra receberam suas Insígnia da Madeira na Linha de Dirigente de Formação. Os Chefes também participaram do II Seminário de Formação, da Equipe Regional de Formação, realizado no Campo Escola de Escotismo (Parque Saint-Hilaire, em Viamão/RS), em 21 e 22 de novembro. Esta foi a segunda I.M. da Chefe Liria, que já havia conquistado uma na Linha Escotista - Ramo Escoteiro.

DESPEDIDA

No dia 03 de outubro as escoteiras Ariane Rodrigues de Souza e Lucciane dos Santos Camargo cruzaram o Arco de Bandeirolas da Tropa Escoteira Abayomi rumo a novos desafios na Tropa Sênior Poncho Verde. Desejamos sucesso nessa nova caminhada.

3 do 333! O terceiro ano do GELNe foi comemorado com nossos jovens e seus familiares, além dos irmãos escoteiros dos Grupos Tupi-guarani, do Mar Passo da Pátria, Lídia Moschetti, Nimuendaju e Marista Irmão Dionysio Tonial. Também presente o Comissário Distrital do 8º DE/RS, Chefe Alain C. L. Beiersdorf.

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe


PÁGINA 3

Noite da Magia No dia 28 de novembro aconteceu a segunda edição da Noite da Magia, uma atividade para lobinhos organizada pelo GELNe. Participaram as alcatéias dos Grupos Escoteiros Nimuendaju, Tupiguarani e Monsenhor André P. Frank. Planejada inicialmente para acontecer dentro da mata, as chuvas intermitentes do período nos levaram a fazer uma festa em salão, que foi fantasticamente decorado. O tema deste ano foi “Castelo Rá-tim-bum” e por lá circularam o Nino, o Dr. Vitor, a Bruxa Morgana, a cobra Celeste, os ratinhos, o Dr. Abobrinha (sempre querendo comprar o Castelo!), fadas, duendes, saci-pererê, esqueletos ambulantes, dentre outros.

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe


PÁGINA 4

Excelência na Tropa Escoteira Abayomi Destacamos os jovens que buscaram a excelência na Tropa Escoteira Abayomi e conquistaram as seguintes distinções neste último trimestre de 2009:

Cordão Verde e Amarelo para os escoteiros Victor Gonçalves Magnus, Vinícius Gonçalves Magnus e Francisco Allam T. Martins.

Cordão Vermelho e Branco para os escoteiros Glauco Romero Dutra e Caroline Severo Dornelles.

Lis de Ouro para as escoteiras Lucianne dos Santos Camargo e Ariane Rodrigues de Souza.

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe


PÁGINA 5

Atividades externas No dia 17 de outubro o GELNe participou do Dia da Criança, organizado pela Fundação de Amparo Social e Cidadania (FASC) no Parque da Redenção, numa “corrida de orientação” para encontrar um tesouro.

Também participamos ativamente na organização, pelo 8º DE/RS, do XXIII Elo Escoteiro Nacional, que reuniu cerca de 120 pessoas dos Grupos Escoteiros Tupi-guarani, Nimuendaju, GELNe, do Mar Passo da Pátria e Charruas, tendo por local a Fundação Banrisul.

E o Clã Pioneiro Teiniaguá marcou presença no XXVI Mutirão Regional Pioneiro, nos dias 07 e 08 de novembro, na cidade de Cachoeira do Sul, colocando em prática o lema SERVIR! Confira o vídeo no link http://www.youtube.com/watch?v=tfPzwfLG7VU.

O GELNe também esteve presente em atividades sociais promovidas pelos nossos irmãos dos Grupos Escoteiros Tupã-ci, Marista Irmão Dionysio Tonial e Nimuendaju (Clã Capadócia).

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe


PÁGINA 6

Formando Monitores O curso para Formação de Monitores, promovido pela Assistência Regional do Ramo Escoteiro (UEBRS), aconteceu nos dias 14 e 15 de novembro, num sítio do Bairro Lami. Presentes os Monitores e Submonitores das Tropas Escoteiras dos Grupos Nimuendaju, Lanceiros Negros, do Mar Passo da Pátria, e Lídia Moschetti. A equipe de curso contou com Chefes destes Grupos além de uma Chefe do G. E. Mons. André P. Frank. O curso foi coordenado pela Chefe Liria Romero Dutra (Coordenadora Distrital do Ramo Escoteiro).

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe


PÁGINA 7

II Desafio Sênior Mais um desafio para patrulhas seniores organizado pelo GELNe aconteceu no dia 10 de outubro, reunindo cerca de 120 pessoas. Houve a participação de 16 patrulhas de 10 Grupos Escoteiros, em bases que iniciaram com uma jornada de 8 Km e continuaram noite adentro. As fotos dos jogos podem ser acessadas através do link http://picasaweb.google.com/lanceirosnegros333rs/IIDESAFIOSENIORGELNe#.

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe


PÁGINA 8

Excelência na Alcateia As lobinhas Caroline Breier Matheus e Isabela Romero Dutra conquistaram o distintivo máximo no Ramo Lobinho, o Cruzeiro do Sul, distinção que foi entregue na data de 05 de dezembro. Parabéns pelo empenho e desejamos uma jornada brilhante na Tropa Escoteira Abayomi.

Mensagem do passado Discurso do Chefe Gelmirez de Mello na conclusão do VII Curso para Chefes (1935). Material cedido pelo Chefe Eduardo Edinger Jaques (G. E. do Mar Passo da Pátria – 90/RS). Mantida a grafia da época. Chefes irmãos: Alerta! Está terminado o nosso curso. Estamos aqui reunidos, ainda uma vez, para encerral-o solemnemente. Atrás de nós, só ficará uma única coisa, embora grande, desmedida, infinita: - é a saudade permanente e sincera dos dias fortes e singelos, que vivemos juntos. Às cóstas, cada um de nós levará a sua bagagem: 24 noites de caverna, 11 dias de campo e mar, o seu caderno e os questionarios, o diploma de chefe, em summa. Quanto thesouro vale tudo isto? Nenhum dinheiro paga. Esse thesouro é moral, por isso que encerra, as mais altas virtudes escoteiras: pertinacia, alegria, optimismo, sobriedade, altruísmo e pontualidade. Companheiros queridos: valho-me desse ensejo, em que, tendo um pé no estribo de chefe, ainda tendes o outro no Páteo da Escola para dar-vos os meus últimos conselhos, conselhos de um velho chefe que já vae descendo a escada da vida, embora sem tropeços, tendo às cóstas, como vós outros, a sua bagagem de actividades, particularmente enriquecida pela experiencia de 20 annos de chefia em os quaes a pobresa, as difficuldades e o bom senso, têm sido os seus grandes e melhores mestres. Na séde 1.- Educae pelo exemplo. Lembrai-vos sempre de que os nossos escoteiros constituem nosso espelho. Reflectem o que nós somos. Acabam sempre fazendo, aquillo que nós fazemos. 2.- Subordinai o vosso trabalho ao vosso idealismno. Um chefe de mar não se aluga nem se vende: dá-se! O idealismo não tem estomago. 3.- Praticai com afinco o Systema de Patrulhas, porque, só elle vos dará o fructo que pretendeis colher. Preferi por isso todos os jogos, trabalhos e actividades em que puderdes empregar uma patrulha, àquelles que tiverdes de confiar a um só homem. Cultivareis assim a cooperação em vez da egolatria. 4.- Confiai cegamente nos vossos escoteiros. Acreditai sempre nelles, ainda mesmo quando mentirem, e, constatareis em breve, que elles farão da verdade seu maior orgulho.

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe


PÁGINA 9

Mensagem do passado (continuação) 5.- Entrai na vossa sede, com o vosso programma na mão. O programma, é o segredo da victoria. Fazei o vosso programma, com esmero e antecedência. Condensai nelle, as necessidades dos vossos escoteiros e das vossas tropas. Alternai sempre, a technica, que instrúe, o jogo, que diverte e o trabalho, que educa. Evitai a rotina e a monotonia. 6.- Applicai o vosso maior interesse às especialidades escoteiras. Desenvolvei por ellas o enthusiasmo da vossa tropa. Observai a preferência dos vossos escoteiros. Ella revelará a inclinação da cada um delles, o que vos ajudará, certamente, a encaminhal-os na vida. 7.- Consagrai, aos vossos monitores, o vosso melhor trabalho, e, se puderdes fazer de todos elles, uma multiplicação de vós mesmos, a vossa tarefa se tornará fácil e suave, alegre e victoriosa. Meditai nisso profundamente, porque, esse trabalho, é a chave do vosso sucesso. 8.- Fazei, dos vossos programmas, uma recapitulação alegre, intelligente e imperceptível, das nossas provas de classe. Desenvolvei o sangre frio. Batei muito em signalização, marinharia, nós, previsão e primeiros soccorros, sem o que, os vossos escoteiros ficarão aquem, do plano real dos escoteiros do mar. 9.- Tende sempre diante dos olhos, que, as vossas tropas só serão boas, quando independerem de vós mesmos para realizarem a sua tarefa, em terra ou no mar. Uma tropa onde o chefe não tem substituto é positivamente, uma tropa ordinária! 10.- Exigi bons uniformes e rigorosas uniformidade. Isto representa a propaganda numero 1 do nosso Movimento. No campo 1.- Acampai muito porque o acampamento é nossa melhor escola. Atentai porem a que o acampamento é uma faca de dois gumes: - ou educa ou deseduca. Nenhum escoteiro volta ao campo o mesmo homem: - ou volta melhor, ou volta peior. 2.- Elaborai em mesa redonda, com os vossos monitores, o plano de organização dos vossos acampamentos. Tereis assim tudo previsto: - o pessoal, o material, o transporte e a divisão de trabalho. Podereis, dest´arte, installar o vosso campo, em 20 minutos apenas. 3.- Imprimi, aos vossos acampamentos, tanto quanto puderdes, um caráter de aventura, e, exercereis assim, eterna fascinação, sobre o espirito dos vossos escoteiros. 4.- Evitae o tambor, a corneta, os acampamentos de fundo de quintaes, os bandos precatorios e as exhibições grotescas. A nossa obra é silenciosa e faz-se na séde, no campo e no mar, trabalhando muito, aprendendo muito, sofrendo às vezes, mas vencendo sempre. 5.- Exigi que todas as vossas patrulhas entrem no rodízio dos vários serviços de campo. 6.- Sobrecarregai os desvirilizados de trabalhos pezados, e assistireis, em bréve, ao milagre da virilização. 7.- Velai pela disciplina dos vossos acampamentos, e, se um dia houver necessidade, ordenai o regresso do infractor das leis do campo, ainda que elle vos pareça, o mais necessario de todos. 8.- Designai 1 ou 3 escoteiros, e nunca 2, para os jogos, missões, compras e barracas, para tudo em summa que deva ou possa ser realizado, longe do vosso controle. 9.- Levai para o campo os vossos assistentes. Dividi com elles o vosso trabalho. Dai-lhes força, liberdade e iniciativa, mas, habituai-os a não cercearem, a força, a liberdade e a iniciativa, dos vossos monitores. 10.- Velai pela sanidade do campo, da cosinha e dos vossos homens. Para finalizar, (...) trabalhai em summa para não desmerecer nunca da confiança daquelles que vos entregaram seus filhos. Amai as vossas tropas. Amai os vossos escoteiros. (...) Amai o vosso semelhante (...). Amai, sobre tudo, porque amar é fazer o bem e fazer o bem é ser feliz! Companheiros queridos: Avante! Adeus! Alerta!

Federação Brasileira dos Escoteiros do Mar. Escoteiro do Mar. Revista Mensal. Rio de Janeiro : março de 1936, nº 1, anno 1, p.11.

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe


PÁGINA 10

Promessa Escoteira Registramos a promessa escoteira da Chefe Terezinha Dalló Pereira, na data de 28 de novembro. Um importante reforço para a equipe de Chefes do GELNe. 333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS R. Gov. Peracchi Barcelos, 4616 Bairro Restinga CEP 91.790-370 - Porto Alegre (RS)

De todos, o Acampamento é, acima de tudo, o melhor dos meios para desenvolver nos jovens os desejados atributos do caráter. (...) É no acampamento que o Chefe Escoteiro tem sua maior oportunidade de observar e conhecer as características individuais de cada um e de, em conseqüência, aplicar a seu desenvolvimento a necessária orientação (Guia do Chefe Escoteiro, de Baden -Powell. UEB, Porto Alegre : 2000, p. 52).

Junto ao 21º B.P.M. Telefone (51) 3241.5124 Celular (51) 9804.4074 Celular (51) 8149.4594 E-mail: lanceirosnegros333rs@gmail.com http://lanceirosnegros333rs.spaces.live.com

Atividades escoteiras aos sábados das 14h às 17:30h

DIRETORIA GESTÃO 2009/2010 CARLOS EDUARDO DUTRA Diretor Presidente CRISTIAN PINTO MATHEUS Diretor Técnico CRISTIANO COSTA SCHERER Diretor Financeiro

Chefes do GELNe

JÚLIO CÉSAR MALLMANN Diretor Administrativo INFORMATIVO GELNe

- Uirajá Pires Murillo (Akelá) - Ilton Conceição Belmonte (Hathi) - Terezinha Fátima Souza Charão (Bagheera) - Antonio Carlos da Silva Freitas (Lobo Gris) - Sandra Jandira Garcia Silva (Alcatéia) - Liria Romero Dutra (Chefe Tr. Escoteira) - Terezinha Dalló Pereira (Assist. Tr. Escoteira) - Cristian Pinto Matheus (Dir. Técnico - Chefe Tr. Sênior) - Cristiano Costa Scherer (Dir. Financeiro - Assist. Tr. Sênior) - Júlio Cesar Mallmann (Dir. Administrativo - Assist. Tr. Sênior) - Carlos Eduardo Dutra (Dir. Presidente - Mestre Pioneiro) - Juçara dos Santos Camargo (Apoio) - Lenira Santos Mallmann (Apoio)

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe

Redação, diagramação e fotografia Chefe Carlos Eduardo Dutra

Informativo GELNe nº 8 out-dez 2009  

Distintivos especiais concedidos no Ramo Lobinho, no Ramo Es- coteiro e para a Chefia também. Mas trazemos um pre- sente especial de fim de...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you