Issuu on Google+

GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS Porto Alegre, abril de 2009

Edição nº 5 - Primeiro trimestre 2009

Especialidade de Grumete EDITORIAL Ano novo, vida nova. Momento para olharmos frente

para

a

aproveitan-

do as boas lições que ficaram para trás. Nosso Boletim Informativo chega ao número 5, continuando a divulgar as atividades

desen-

volvidas no GELNe.

Trazemos

o

que foi feito durante o primeiro trimestre de 2009. Atualizamos o visual, mas o conteúdo da boa prática escoteira

permane-

ce.... à sombra do chapelão de B-P.

Com início no dia 10 de janeiro, os escoteiros Glauco Romero Dutra e Matheus Silva do Monte, além dos sêniores Fernando Quadros Brasil e Fagner Silveira de Souza, receberam instruções do Chefe Eduardo Edinger Jaques, da Tropa Escoteira do G. E. do Mar Passo da Pátria, no desenvolvimento da especialidade de Grumete. Além do conhecimento técnico adquirido (teoria náutica, manejo de embarcação, simulação de acidentes e salvamento), a interação com escoteiros de outra modalidade serviu para aproximação mútua e novas amizades.


PÁGINA 2

Qualifica-ação de Chefia No dia 07 de março, os Chefes Liria Romero Dutra e Carlos Eduardo Dutra receberam seus certificados de conclusão do Curso Básico de Dirigente de Formação, realizado no Campo Escola de Escotismo (Parque Saint Hilaire Viamão), em novembro de 2008.

NOVOS DESAFIOS

Tropa Sênior - Excursões

No dia 21 de fevereiro, a escoteira Dienifer S. G. de Lima passou pelo Arco de Bandeirolas da Tropa Escoteira Abayomi rumo a novos desafios como integrante da Tropa Sênior do GELNe.

Com o início das atividades de 2009 da Tropa Sênior no dia 07 de fevereiro, todos entraram direto no aprimoramento da técnica e do trabalho em equipe. E uma atividade especial aconteceu em 07 de março: o desenvolvimento da importante especialidade de Excursões por parte de alguns seniores.

E no dia 07 de março foi a vez da passagem do escoteiro Allisson Leote dos Santos.

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe


PÁGINA 3

Mutirão de sede Muito trabalho nos meses de janeiro e fevereiro através dos mutirões de sede. Ter uma “jângal” em torno da sede requer cuidados especiais de limpeza e manutenção.

Também foi construído um telheiro na frente da sede para servir de abrigo contra a chuva e o sol, além de aumentar nossa área útil para atividades.

Atividades comunitárias A primeira atividade comunitária do ano foi realizada através do projeto do sênior Josoé Piber Pereira. No dia 31 de janeiro foram entregues mais de 100 kg de alimentos arrecadados nos bairros Restinga e Belém Novo para o Centro de Reabilitação São João Batista Educandário, entidade que atende a 134 crianças e jovens portadores de necessidades especiais entre 0 e 20 anos.

Outra atividade comunitária, realizada pela Tropa Sênior no dia 28 de fevereiro, foi a limpeza e manutenção da área verde da sede do 21º Batalhão de Polícia Militar, entidade que nos sedia.

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe


PÁGINA 4

Acampamento escoteiro Entre os dias 14 e 15 de março a Tropa Escoteira Abayomi realizou o primeiro acampamento do ano, preparando-se para o I FicAlerta, aventura para patrulhas escoteiras, evento organizado pelo GELNe através do Ramo Escoteiro.

Alcatéia em ação A Alcatéia do GELNe retornou às atividades de 2009 no dia 14 de março. Durante as “férias” várias pessoas vinham se informar sobre como participar do Movimento Escoteiro. O resultado para a Alcatéia foram 6 novos lobinhos. E no primeiro dia, história da jângal e peças sobre Mowgli e o povo livre, Bagheera, Baloo.....

IV Jamboree Nacional De 11 a 17 de janeiro de 2009, em Foz do Iguaçu (PR), o GELNe, juntamente com outros irmãos escoteiros do 8º Distrito Escoteiro, fincou sua bandeira no IV Jamboree Nacional Escoteiro através do Chefe Júlio Mallmann, do pioneiro Lucas Mallmann e do escoteiro William Mallmann.

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe


PÁGINA 5

I FicAlerta No dia 28 de março aconteceu uma grande aventura para patrulhas escoteiras, organizada pelo Ramo Escoteiro do GELNe, com a participação dos Grupos Escoteiros Charruas, do Mar Passo da Pátria, Lídia Moschetti e Tupã-ci. Com um total de 78 inscritos, além de Chefias e alguns jovens da Tropa Sênior do GELNe no apoio à atividade, havia cerca de 100 pessoas envolvidas no evento. Foram 15 bases que, das 9h às 17h, testaram os conhecimentos de 10 patrulhas escoteiras, aliando aprendizagem com fraternidade escoteira e diversão. A cobertura fotográfica completa pode ser encontrada no blog do GELNe (álbum do evento), e/ou na página http://picasaweb.google.com/lanceirosnegros333rs. O grande desafio era, na realidade, de caráter individual: o jovem tinha que se disciplinar, usar seus conhecimentos técnicos, e trabalhar sob liderança e de forma coletiva pelo sucesso da patrulha. Todos foram vencedores, mas as patrulhas que conseguiram realizar as tarefas com mais eficiência foram a Patrulha Águia (GELNe), em primeiro lugar; as patrulhas Leão (G.E. Charruas) e Lobo (GELNe), empatadas em segundo lugar; e a Patrulha Onça (GELNe), em terceiro lugar.

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe


PÁGINA 6

I FicAlerta

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe


PÁGINA 7

VOCÊ SABIA QUE ......

B-P era ambidestro? (procure no dicionário o que significa isto) 333/RS - GRUPO ESCOTEIRO

B-P já havia visitado a Ilha de Brownsea com seus irmãos quando ele era criança?

LANCEIROS NEGROS R. Gov. Peracchi Barcelos, 4616

B-P foi selecionado para o Coral da Escola de Charterhouse, permanecendo nele até concluir seus estudos?

Bairro Restinga CEP 91.790-370 - Porto Alegre (RS) Junto ao 21º B.P.M.

O uso do chapéu de abas largas tornou-se marca registrada de B-P, recebendo dos nativos da Costa do Ouro o apelido de “Kantankye”, que significa “o chapelão”?

Telefone (51) 3241.5124 Celular (51) 9804.4074 Celular (51) 8149.4594 E-mail: lanceirosnegros333rs@gmail.com

É uma redundância dizer “ilha” de Brownsea? Em dinamarquês antigo (povo que invadiu o que hoje conhecemos como a Inglaterra), a palavra “Ea” (Browns ea) quer dizer “ilha”. Na origem, o nome era Bronw´s Ea (ou a Ilha de Brown), sendo Brown (ou Bruno) o nome de um antigo senhor daquelas terras.

http://lanceirosnegros333rs.spaces.live.com

Atividades escoteiras aos sábados das 14h às 17:30h

DIRETORIA GESTÃO 2009-2010

PARA REFLEXÃO o mais importante objetivo do adestramento escoteiro – educar; não simplesmente instruir (...) levar o jovem a aprender por si próprio e voluntariamente tudo aquilo que contribua para forjar seu caráter (...) Por que devemos preocupar-nos com o treinamento individual? – Porque é o único meio de educar! (B-P - Guia do Chefe Escoteiro;

p. 46 – grifo do autor).

Chefes do GELNe - Uirajá Pires Murillo (Akelá) - Liria Romero Dutra (Chefe Tr. Escoteira) - Alécio Schiove Matteus (Assist. Tr. Sênior) - Terezinha Fátima Souza Charão (Bagheera) - Ilton C. Belmonte (Hathi - Assist. Tr. Escoteira) - Cristian P. Matheus (Dir. Técnico - Chefe Tr. Sênior) - Cristiano Costa Scherer (Dir. Financeiro - Assist. Tr. Sênior) - Júlio Cesar Mallmann (Dir. Administrativo - Assist. Tr. Sênior) - Carlos Eduardo Dutra (Dir. Presidente - Mestre Pioneiro) - Juçara dos Santos Camargo (Apoio) - Lenira Santos Mallmann (Apoio)

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe

CARLOS EDUARDO DUTRA Diretor Presidente CRISTIAN PINTO MATHEUS Diretor Técnico CRISTIANO COSTA SCHERER Diretor Financeiro JÚLIO CÉSAR MALLMANN Diretor Administrativo INFORMATIVO GELNe

Redação, diagramação e fotografia Chefe Carlos Eduardo Dutra


Informativo GELNe nº 5 jan-mar 2009