Issuu on Google+

GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS Porto Alegre, outubro de 2009

Edição nº 7 - Julho a Setembro de 2009

GELNe na Espanha

EDITORIAL Mais um Boletim Informativo do GELNe - o sétimo, vem destacar e divulgar algumas das atividades do programa escoteiro que foram desenvolvidas durante

No dia 08 de agosto o GELNe recebeu a visita de dois professores da Universidade de Madrid (Espanha) que estavam em visita ao Brasil para pesquisar sobre ações em favor da cidadania, segurança e prevenção ao crime, e cujo trabalho será apresentado em novembro de 2011 no Congresso Internacional “La seguridad en la sociedad diversa”, organizado pela Diretoria Geral de Justiça, Liberdade e Segurança da Comissão Europeia. Por intermédio do Ten. Cel. Júlio C. Consul, vieram conhecer as ações que o GELNe, através do Escotismo, desenvolve na prática de uma cultura da paz, tolerância e respeito às individualidades, e que está explicitado em nosso slogan “Fazendo do Escotismo um caminho para a Paz”.

o terceiro trimestre de 2009, nos meses de julho a setembro. Neste

trimestre

tive-

mos “projeção” regional, nacional e internacional através de ações escoteiras documentadas e que estão divulgadas em diversas fontes. Confira estas e outras informações neste Bo-

GELNe no Brasil A Produtora Montagem Paralela esteve em duas oportunidades visitando o GELNe para realização de um projeto nacional desenvolvido pela Unisinos e outros parceiros, abordando vídeo-aulas com assuntos diversos. A participação da Tropa Sênior Poncho Verde abordou a questão da orientação e trabalho com bússola; já a Tropa Escoteira Abayomi participou da vídeo-aula que abordou a questão do fogo e sua importância para a história do homem.

letim.

GELNe no RS No encerramento da Semana Farroupilha, o GELNe promoveu a cerimônia de hasteamento das bandeiras do Grupo, do Brasil e do RS em homenagem ao Pelotão de Lanceiros Negros. A cerimônia aconteceu na Praça Revolução Farroupilha, inaugurada em dezembro de 2008 e de responsabilidade da Trensurb, e diante do Mural Farroupilha, do artista plástico Danúbio Gonçalves. A cerimônia contou com a presença do Diretor Presidente da Trensurb Sr. Marco Arildo Cunha, neste que foi o primeiro evento cívico desde a inauguração. Também presente o Comissário Distrital do 8º DE/RS, Chefe Alain Cássio L. Beiersdorf. O evento teve divulgação no Jornal Correio do Povo, no Blog ZH Zona Sul e no site da Trensurb.


PÁGINA 2

Qualifica-ação de Chefia Registramos a conclusão de nível do Curso Básico da Linha Escotista - Ramo Sênior, pelo Chefe Cristiano C. Scherer, assim como a conclusão de nível do Curso Preliminar da Linha Escotista - Ramo Lobinho, pelo Chefe Ilton C. Belmonte (Hathi).

CURSO INFORMATIVO

No dia 04 de julho aconteceu mais um Curso Informativo organizade pelo 8º DE/RS e ministrado pela Chefe Liria R. Dutra, da Equipe Regional de Formação, atendendo a solicitação da Diretoria do G. E. Tupi-guarani.

Nos dias 29 e 30 de agosto, Chefe Carlos Eduardo Dutra participou do Curso Básico da Linha Escotista - Ramo Pioneiro, no Campo Escola de Escotismo (Parque Saint-Hilaire, em Viamão).

No dia 01 de agosto a Chefe Liria Romero Dutra recebeu sua Insígnia da Madeira (IM) - Linha Escotista Ramo Escoteiro, das mãos do Comissário Distrital do 8º Distrito Escoteiro do RS, Chefe Alain Cássio L. Beiersdorf.

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe


PÁGINA 3

Atividades Comunitárias A Tropa Escoteira Abayomi participou novamente na segunda etapa da campanha de vacinação, no dia 19 de setembro, em um posto de saúde do Bairro Restinga.

No dia 04 de julho, a Tropa Sênior Poncho Verde, a Tropa Escoteira Abayomi e o Clã Pioneiro Teiniaguá enviaram representantes para o Sábado Solidário, iniciativa do Banco de Alimentos.

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe


PÁGINA 4

Excelência na Tropa Escoteira Abayomi Destacamos os jovens que buscaram a excelência na Tropa Escoteira Abayomi e conquistaram as seguintes distinções neste terceiro trimestre:

Cordão Verde e Amarelo para a escoteira Caroline Severo Dornelles.

Cordão Vermelho e Branco para os escoteiros Matheus Silva do Monte, Nikollas Perazzo e Ariane dos S. Rodrigues.

Lis de Ouro para o escoteiro William Santos Mallmann.

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe


PÁGINA 5

Atividades externas Tropa Sênior Poncho Verde teve destacada atuação durante os Jogos Noturnos promovidos pelo G. E. Nimuendaju, na data de 11 de julho, obtendo o terceiro (Patrulha Agulhas Negras) e o quarto lugares (Patrulha Xavante) na classificação geral, dentre as 31 patrulhas inscritas.

No domingo, dia 12 de julho, um seleto grupo da Tropa Escoteira Abayomi realizou uma jornada ao Morro da Ponta Grossa, sob comando da Chefe Liria e do Chefe Julio, com apoio do pioneiro Lucas Mallmann, percorrendo 16 Km de bicicleta e 10 Km à pé, iniciando o percurso às 5:30h da manhã.

O GELNe marcou presença no evento organizado pelo G. E. Do Mar Passo da Pátria e comemorativo aos 100 anos do Escotismo do Mar. Houve a presença de outros seis Grupos tanto da modalidade do mar quanto da modalidade básica.

Na manhã de sábado, dia 05 de setembro, o GELNe participou do grande Desfile da Mocidade, durante a Semana da Pátria.

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe


PÁGINA 6

Jornada de Estudos Práticos do Ramo Escoteiro Nos dias 11 de julho e 15 de agosto aconteceram os encontros da Jornada de Estudos Práticos do Ramo Escoteiro, nas sedes do G. E. Nimuendaju e do GELNe, respectivamente, tratando dos temas Primeiros Socorros (com a colaboração do Chefe Cristian Matheus GELNe) e Cozinha Mateira. A Jornada foi conduzida pela Chefe Liria, Coordenadora Distrital do Ramo Escoteiro, e reuniu os Grupos Escoteiros Do Mar Passo da Pátria, Tupi-guarani, Brownsea, Nimuendaju e Lanceiros Negros.

Clã Pioneiro Teiniaguá Fundado oficialmente na data de 18 de julho de 2009, o Clã Pioneiro Teiniaguá do GELNe conta com o Pioneiro William A. Jordão (transferido do G. E. Murialdo em função de fixar residência no Bairro Restinga) e do ex-sênior Josoé Piber Pereira.

E já começamos com o pé direito. Participamos do XXXIII Fórum Regional Pioneiro e do I Fórum Regional de Mestres Pioneiros, na cidade de Três Coroas, em 22 e 23 de agosto. E o Mestre Carlos Eduardo foi eleito Mestre Auxiliar do Clã de Mestres Paulo de Tarso.

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe


PÁGINA 7

Mut Com 2009

Visita Especial

O Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária 2009 aconteceu em duas datas: dia 12 de setembro, com a participação da Tropa Escoteira Abayomi, realizado na SPAAN - Sociedade Porto Alegrense de Auxílio aos Necessitados, e dia 19 de setembro, com a participação da Tropa Sênior Poncho Verde e do Clã Pioneiro Teiniaguá, no Educandário São João Batista. O evento foi organizado pelo 8º DE/RS e contou com a participação de outros Grupos Escoteiros do Distrito.

No dia 28 de julho recebemos a visita da Chefe Soraia, do Chefe Paulo e da escoteira Karin Stopa, do 266/SP G. E. Moreb. Foram recebidos pelo Chefe Julio Mallmann, que os conheceu durante o Jamboree e que os levou para conhecer a sede da UEB/RS, dos Grupos Escoteiros do 8º DE/RS e do GELNe.

“A Lei Escoteira é a base em que se assenta todo o adestramento escoteiro”. Baden-Powell - Guia do Chefe Escoteiro, p. 50

Congresso Escoteiro Regional e Assembleia Geral Ordinária Nos dias 26 e 27 de setembro aconteceram estes dois importantes eventos escoteiros regionais. Dentre os diversos assuntos tratados, houve a entrega do Trofeu GRUPO PADRÃO 2009 aos 20 Grupos Escoteiros do RS que participaram desta edição. E em seu segundo ano de vida, o G. E. Lanceiros Negros recebe, por intermédio de seu Diretor Presidente Chefe Carlos Eduardo Dutra, seu segundo Trofeu Grupo Padrão - Nível Bronze. Uma conquista dos seus jovens e da qualificada Chefia.

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe


PÁGINA 8

3 do 333! Um belíssimo almoço está programado para o dia 06 de dezembro, no Galpão Estância do 21 - do 21º B.P.M., Bairro Restinga, entidade sediadora do GELNe, a partir das 12:30h, em comemoração ao terceiro ano de vida do Grupo Escoteiro Lanceiros Negros. Os convites já estão à venda e podem ser adquiridos através do email lanceirosnegros333rs@gmail.com ou pelo fone (51) 9171.5180. AGENDE-SE E PARTICIPE DESTA FESTA.

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS R. Gov. Peracchi Barcelos, 4616 Bairro Restinga CEP 91.790-370 - Porto Alegre (RS)

II Acampamento da Bússola de Ouro Nos dias 29 e 30 de agosto aconteceu o II Acampamento da Bússola de Ouro, repetindo o sucesso do ano passado. Muito trabalho de orientação por bússola, noturno e pelo sol, aferição de distância e altura de objetos sem o metro, rastreamento, sinais de pista, mística escoteira, dentre outras bases. O GELNe contou com a participação dos Grupos Escoteiros convidados Mons. André P. Frank e Nimuendaju.

Junto ao 21º B.P.M. Telefone (51) 3241.5124 Celular (51) 9804.4074 Celular (51) 8149.4594 E-mail: lanceirosnegros333rs@gmail.com http://lanceirosnegros333rs.spaces.live.com

Atividades escoteiras aos sábados das 14h às 17:30h

DIRETORIA GESTÃO 2009/2010 CARLOS EDUARDO DUTRA Diretor Presidente CRISTIAN PINTO MATHEUS Diretor Técnico CRISTIANO COSTA SCHERER Diretor Financeiro JÚLIO CÉSAR MALLMANN Diretor Administrativo

Chefes do GELNe - Uirajá Pires Murillo (Akelá) - Ilton Conceição Belmonte (Hathi) - Liria Romero Dutra (Chefe Tr. Escoteira) - Terezinha Fátima Souza Charão (Bagheera) - Cristian Pinto Matheus (Dir. Técnico - Chefe Tr. Sênior) - Cristiano Costa Scherer (Dir. Financeiro - Assist. Tr. Sênior) - Júlio Cesar Mallmann (Dir. Administrativo - Assist. Tr. Escoteira) - Carlos Eduardo Dutra (Dir. Presidente - Mestre Pioneiro) - Sandra Jandira Garcia Silva (Alcatéia) - Juçara dos Santos Camargo (Apoio) - Lenira Santos Mallmann (Apoio)

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe

INFORMATIVO GELNe

Redação, diagramação e fotografia Chefe Carlos Eduardo Dutra


Informativo GELNe nº 7 jul-set 2009