Issuu on Google+

GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS Porto Alegre, julho de 2009

EDITORIAL Nosso

sexto

gar as atividades escodesenvolvidas

pelo GELNe durante o segundo trimestre de 2009. Muito trabalho, muitas conquistas

Grupo Padrão 2009 Nível Bronze

Boletim

Informativo vem divulteiras

Edição nº 6 - Segundo trimestre 2009

e

muitas

alegrias vivenciando o Método Escoteiro. A qualificação da Che-

Em nosso segundo ano de vida, conquistamos nosso segundo Trofeu de Grupo Padrão - Nível Bronze. Esta é uma conquista de nossos jovens que participam com grande entusiasmo nas atividades de todos os sábados à tarde (e muitas vezes pelas manhãs); é uma conquista de todos os pais que compreendem a importância do Método Escoteiro na formação do caráter de seus filhos; e também é uma conquista de todos os adultos voluntários do GELNe, que acreditam no escotismo como um código de vida na construção de uma sociedade mais igualitária. É o GELNe praticando o escotismo à sombra do chapelão de B-P.

fia é uma constante. O trabalho focado no desenvolvimento do Programa de Jovens traz resultados

gratifican-

tes:

trimestre,

GELNe 15.000

além da entrega de Efi-

O blog do G. E. Lanceiros Negros atingiu em 29 de maio a marca de 15.000 (quinze mil) acessos desde a sua criação em novembro de 2006. Tornou-se um importante veículo de comunicação das atividades desenvolvidas no Grupo, divulgando o Movimento Escoteiro, além de servir como instrumento de construção de identidade para seus integrantes.

ciências na Tropa Sê-

Confira em http://lanceirosnegros333rs.spaces.live.com.

neste

tivemos vários Cordões de Eficiência na Tropa Escoteira

Abayomi,

nior Poncho Verde. Confira o que o Grupo Escoteiro Negros

Lanceiros

vem

pelas crianças e jovens que abraçaram o Escotismo.

Blog ZH Zona Sul e o Escotismo

fazendo Foi criado em fevereiro deste ano o blog Zero Hora Zona Sul, um veículo de comunicação direcionado para os bairros da Zona Sul de Porto Alegre. E o Chefe Carlos Eduardo Dutra (Diretor Presidente do GELNe) integra o Conselho Editorial do blog, marcando a presença do Movimento Escoteiro e das atividades escoteiras que acontecem no 8º Distrito Escoteiro do RS. Já foram postadas notícias do I FICALERTA e do MutEco 2009.


PÁGINA 2

Qualifica-ação de Chefia No período de 30 de abril a 03 de maio os Chefes Carlos Eduardo Dutra e Liria Romero Dutra, integrantes da Equipe Regional de Formação, participaram do Curso Avançado de Dirigente de Formação, realizado no Campo Escola de Escotismo (Parque Saint-Hilaire - Viamão), concluindo esta linha de formação escoteira. Habilitam-se, portanto, a formar novos Chefes e lideranças para o destacado Movimento Escoteiro do RS. NOVOS DESAFIOS

No dia 23 de maio, o escoteiro William Santos Mallmann passou pelo Arco de Bandeirolas da Tropa Escoteira Abayomi rumo a novos desafios como integrante da Tropa Sênior Poncho Verde do GELNe.

Registramos também a conclusão de nível do Curso Preliminar Escotista (Ramo Sênior) pelo Chefe Júlio C. Mallmann.

Nos dias 16 e 17 de maio aconteceu no Campo Escola de Escotismo (Parque Saint-Hilaire, em Viamão) o Seminário de Formação, organizado pela UEBRS, com a participação dos Chefes Liria Romero Dutra e Carlos Eduardo Dutra como Dirigentes de Formação.

E no dia 20 de junho foi a vez da escoteira Algidriane da S. Rodrigues passar pelo Arco de Bandeiroloas.

Nos dias 23 e 24 de maio, no Campo Escola de Escotismo, o Chefe Ilton C. Belmonte freqüentou o Curso Preliminar Escotista - Ramo Lobinho. Na mesma data, Chefe Liria Romero Dutra ministrou palestras no Curso Preliminar Escotista Ramo Escoteiro.

E no dia 31 de maio foi a vez do Chefe Carlos Eduardo Dutra ministrar palestras no Curso Preliminar de Dirigente Institucional.

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe


PÁGINA 3

Crescimento O tempo vem e eles vão. No dia 09 de maio os lobinhos Brendon Nathan Moreira da Silva e Matheus da Rosa Lima, a exemplo de Mowgli, saem da jângal em direção à aldeia dos homens. O desafio do crescimento físico, psicológico e do conhecimento se apresenta. Que a caminhada seja proveitosa.

Atividades Comunitárias Os Chefes Cristian e Foguinho participaram de uma atividade comunitária na Escola São Francisco, no dia 29 de abril, a pedido da Professora da 4ª série do ensino fundamental, ministrando palestra sobre orientação, rosa dos ventos e construção de bússola artesanal.

Já a Tropa Escoteira Abayomi participou ativamente da campanha de vacinação do dia 20 de junho em um posto de saúde do Bairro Restinga.

A Tropa Sênior Poncho Verde realizou mutirão de reparos na sede da Estância do 21, local de eventos que o 21º BPM disponibiliza para a comunidade, na data de 23 de maio.

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe


PÁGINA 4

Assembleia Nacional Escoteira Em uma inédita iniciativa do 8º Distrito Escoteiro do RS, alguns jovens dos Grupos Escoteiros sob sua jurisdição foram levados para a abertura da Assembleia Nacional Escoteira, no dia 18 de abril, em Bento Gonçalves (RS). Uma oportunidade única para conhecer a estrutura do Movimento Escoteiro. A comitiva esteve sob responsabilidade do Chefe Júlio C. Mallmann (GELNe). Representando o G. E. Lanceiros Negros, o sênior Josoé P. Pereira e os escoteiros Matheus S. do Monte e Glauco Romero Dutra. Também participaram jovens dos Grupos Escoteiros Lídia Moschetti, Tupi-guarani, Nimuendaju e Charruas.

A busca pela excelência B-P já ensinava e todo Chefe escoteiro aprende: confie nos jovens e dê a eles responsabilidades que eles corresponderão. Seja como um irmão mais velho e oriente. O resultado: tivemos neste trimestre uma bela safra. Cordão Verde e Amarelo para os escoteiros Matheus Silva do Monte, Glauco Romero Dutra e Nikollas Perazzo. E Cordão Vermelho e Branco para os escoteiros William Santos Mallmann e Lucianne dos Santos Camargo. Na Tropa Sênior, foi entregue o distintivo de Eficiência I para os seniores Josoé Piber Pereira e Cristian Oliveira da Cunha.

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe


PÁGINA 5

Atividades externas Quem fica parado é poste! Diz o dito popular. Então, tivemos algumas saídas neste trimestre. No dia 25 de abril participamos do tradicional Fogo de Conselho (89 anos) do G. E. Charruas. Em 16 de maio, Tropa Escoteira Abayomi participou do Pirataria Competição para Patrulhas Escoteiras, promovido pelo G. E. do Mar Passo da Pátria e tendo por local a Ilha do Presídio. Um grande evento aconteceu no dia 06 e 07 de junho: O Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica,

reunido os Grupos Escoteiros do 8º Distrito num total de 145 inscritos. No dia 13 de junho, a Tropa Sênior Poncho Verde esteve visitando o G. E. Guia Lopes, na Ilha do Pavão, em atividade de integração. Já nos dias 11 e 12 de junho, aproveitando o feriado, Chefe Liria e os escoteiros Matheus S. do Monte, Glauco R. Dutra e Nikollas Perazzo aproveitaram para fazer uma jornada de 21 km em Morungava, trabalhan-

do a especialidade de Excursões. E no dia 20 de junho, parte da Tropa Sênior Poncho Verde deslocou-se até o G. E. Charruas para uma atividade técnica, trabalhando a especialidade de Primeiros Socorros e desenvolvendo uma base de conhecimentos escoteiros.

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe


PÁGINA 6

Jornada de Estudos Práticos do Ramo Escoteiro No dia 09 de maio, na sede do GELNe, aconteceu o primeiro encontro da Jornada de Estudos Práticos do Ramo Escoteiro, tratando do tema “Sapador”, que foi desenvolvido pelo Chefe Júlio C. Mallmann e contou com a presença dos Chefes do ramo escoteiro dos Grupos Escoteiros do Mar Passo da Pátria, Brownsea, Mons. André P. Frank, Tupi-guarani e Lídia Moschetti.

Especialidade de Sapador Chefe Júlio C. Mallmann desenvolveu itens da especialidade de Sapador para a Tropa Escoteira do G. E. Tupi-guarani. O encontro foi na sede do GELNe, no dia 23 de maio.

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe


PÁGINA 7

Festa Junina E a primeira festa junina do GELNe aconteceu no dia 28 de junho - um belo domingo. Cerca de 85 pessoas entre nossas crianças e jovens com suas famílias, além de pessoas da comunidade e irmãos escoteiros estiveram presentes. Iguarias típicas, jogos, exposição de lenços escoteiros e trofeus, pintura de rostos, brechó e até casamento caipira.

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS R. Gov. Peracchi Barcelos, 4616 Bairro Restinga CEP 91.790-370 - Porto Alegre (RS) Junto ao 21º B.P.M. Telefone (51) 3241.5124 Celular (51) 9804.4074 Celular (51) 8149.4594 E-mail: lanceirosnegros333rs@gmail.com http://lanceirosnegros333rs.spaces.live.com

Atividades escoteiras aos sábados das 14h às 17:30h

DIRETORIA GESTÃO 2009/2010 CARLOS EDUARDO DUTRA Diretor Presidente CRISTIAN PINTO MATHEUS Diretor Técnico CRISTIANO COSTA SCHERER Diretor Financeiro JÚLIO CÉSAR MALLMANN Diretor Administrativo

Chefes do GELNe - Uirajá Pires Murillo (Akelá) - Ilton Conceição Belmonte (Hathi) - Liria Romero Dutra (Chefe Tr. Escoteira) - Terezinha Fátima Souza Charão (Bagheera) - Cristian Pinto Matheus (Dir. Técnico - Chefe Tr. Sênior) - Cristiano Costa Scherer (Dir. Financeiro - Assist. Tr. Sênior) - Júlio Cesar Mallmann (Dir. Administrativo - Assist. Tr. Escoteira) - Carlos Eduardo Dutra (Dir. Presidente - Mestre Pioneiro) - Sandra Jandira Garcia Silva (Alcatéia) - Juçara dos Santos Camargo (Apoio) - Lenira Santos Mallmann (Apoio)

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe

INFORMATIVO GELNe

Redação, diagramação e fotografia Chefe Carlos Eduardo Dutra


Informativo GELNe nº 6 abr-jun 2009