A influenciadora

Page 1

A Influenciadora

AMARA SAGE

A Influenciadora

Tradução

Denise de Carvalho Rocha

Título do original: Influential

Copyright © 2023 Amara Sage.

Publicado mediante acordo com Tassy Barham Associates.

Copyright da edição brasileira © 2023 Editora Pensamento-Cultrix Ltda.

1a edição 2023.

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida ou usada de qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônico ou mecânico, inclusive fotocópias, gravações ou sistema de armazenamento em banco de dados, sem permissão por escrito, exceto nos casos de trechos curtos citados em resenhas críticas ou artigos de revistas.

A Editora Jangada não se responsabiliza por eventuais mudanças ocorridas nos endereços convencionais ou eletrônicos citados neste livro.

Esta é uma obra de ficção. Todos os personagens, organizações e acontecimentos retratados neste romance são produtos da imaginação do autor e usados de modo fictício.

Editor: Adilson Silva Ramachandra

Gerente editorial: Roseli de S. Ferraz

Gerente de produção editorial: Indiara Faria Kayo

Editoração eletrônica: Cauê Veroneze Rosa

Revisão: Vivian Miwa Matsushita

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Sage, Amara A influenciadora / Amara Sage ; tradução Denise de Carvalho Rocha. -- São Paulo : Editora Jangada, 2023.

Título original: Influential.

ISBN 978-65-5622-067-3

1. Ficção inglesa I. Título.

23-164958

Índices para catálogo sistemático:

1. Ficção : Literatura inglesa 823

Eliane de Freitas Leite - Bibliotecária - CRB 8/8415

Jangada é um selo editorial da Pensamento-Cultrix Ltda.

Direitos de tradução para o Brasil adquiridos com exclusividade pela EDITORA PENSAMENTO-CULTRIX LTDA., que se reserva a propriedade literária desta tradução.

Rua Dr. Mário Vicente, 368 — 04270-000 — São Paulo, SP

Fone: (11) 2066-9000

http://www.editorajangada.com.br

E-mail: atendimento@editorajangada.com.br

Foi feito o depósito legal.

CDD-823

Para Connie & Lesley. Eu consegui! Obrigada por sempre me dizerem que eu conseguiria. Amo vocês e tenho muita saudade.

Julho

– 2.019 seguidores

Junho Julho

thereal_amendoabrown 1079 3,5M 98 Publicações Seguidores Seguindo

AMÊNDOA BROWN

Figura Pública Veganismo/Beleza sem crueldade

Contato: Spencer@bigsdtarpr.com Siga @evafairchild para mais informações

Clico em Configurações . Conta . Deletar perfil .

Quando os créditos finais de mistérios sem solução acabam de subir, a netflix me pergunta se eu ainda estou assistindo. Eu solto um suspiro, a respiração trêmula com o choro. A pergunta parece passivo-agressiva, ou

1
9

talvez a netflix esteja apenas refletindo meu autojulgamento, porque eu sei que é ruim ter passado a semana inteira, desde que as aulas acabaram, sozinha na cama, maratonando séries compulsivamente; e hoje ter acordado, dado por encerrado o dia e decidido continuar exatamente de onde parei na noite passada.

A tela preta mostra meu reflexo visto de baixo para cima: queixo duplo proeminente, cabelo emaranhado no topo da cabeça. Minha pele marrom, que costuma ficar naturalmente mais bronzeada até o mês de julho, parece manchada e pálida de tanto eu ficar dentro de casa.

Cada átomo do meu ser parece totalmente diferente da garota da foto mais recente do meu perfil no Instagram, que sorri de um jeito angelical para um espelho iluminado, as pontas dos dedos massageando o rosto com uma pérola de creme do tamanho de uma ervilha, o queixo erguido, o cabelo caindo nas costas numa cascata de cachos perfeitos. Ao lado dela está Eva Fairchild (ou, como costumo chamá-la, “minha mãe”) aplicando hidratante roll-on na testa, a mão segurando o produto no centro, o rótulo veglow voltado para a câmera. O tema era “mãe e filha em seu ritual de beleza”, embora eu estivesse longe de me sentir relaxada.

Quando voltamos para casa depois daquela filmagem de dois dias em Londres, meu pai tinha finalmente tirado todas as suas coisas de casa e levado minha cachorra Mel com ele. Minha mãe devia saber, porque mandou limpar a casa, o cheiro forte de alvejante substituindo o cheiro da minha cachorra impregnado no sofá, os pelos varridos do tapete.

Tudo de ruim parecia estar acontecendo ao mesmo tempo: meu pai saindo de casa e o ensino médio chegando ao fim e levando com ele a ilusão de que eu tinha feito alguma amizade. Com tudo isso, eu simplesmente não conseguia postar nada. Não posso recomendar suplementos de vitamina D se não absorvi um único miligrama de sol durante toda a semana, nem mostrar meu “look do dia” se faz uma semana que estou usando o mesmo sutiã e o mesmo pijama.

10

Faz anos que odeio ser “influenciadora”, mas antes eu pelo menos conseguia sorrir e suportar por algum um tempo enquanto estava simplesmente distorcendo a verdade da minha vida. Agora que tudo se estilhaçou em cacos de mágoa e culpa, está ficando mais difícil manter o sorriso como minha mãe espera que eu faça.

Fecho o notebook porque não, netflix, eu não estou mais assistindo. Nos últimos vinte minutos eu tenho mergulhado nessa coisa que gosto de fazer pelo menos três vezes por semana chamada “ter uma crise existencial”. Eu volto para o meu celular.

Deseja excluir permanentemente o perfil

@thereal_amendoabrown?

Sim Não

Meu polegar paira sobre a tela, as palavras um borrão, meu peito arfando com aquela respiração desesperada e ofegante que sempre vem depois daquele tipo de choro que esvazia a cabeça e faz as têmporas latejarem. Depois que minha mãe desistiu de bater na porta do meu quarto um tempinho atrás e eu a ouvi partindo para Londres sem mim, me sento na cama, apoiando o queixo nos joelhos.

Grande dia hoje. Spencer marcou uma reunião com a veglow ao meio-dia para discutir nossa parceria e, às cinco da tarde, fomos convidadas para ir ao lançamento da Skwimmy, a nova marca híbrida de modeladores/ roupas de banho que estamos promovendo. Arranco a casquinha de uma ferida na perna, imaginando que história minha mãe vai inventar para justificar minha ausência nos dois compromissos.

Se eu clicar no “Sim” agora e excluir permanentemente minha conta, não vou mais ser considerada uma possibilidade de negócio. Mas não terei

11

que faltar às reuniões de outra campanha publicitária como a da veglow, ver seguidores zumbindo como mosquitos na tela do meu celular ou me preocupar com a minha pele destruída no dia de uma festa de lançamento com um dress code moda praia. Todos aqueles lugares borbulhando de gente e mais gente e mais gente... Estranhos que me conhecem pelo nome.

Mas não ter nenhuma campanha publicitária para fazer significa não ter nenhum dinheiro para gastar. E tenho planos importantes para mudar minha vida com esse dinheiro.

Não posso ficar aqui enquanto todo mundo na escola está recebendo bolsas de estudos para fazer cursos universitários para os quais eu não me qualifiquei ou conseguindo empregos adequados com departamentos de RH que desaconselhariam minha contratação depois de pesquisar meu nome no Google. Com o adiantamento da veglow vou poder pagar uma passagem de avião para um lugar bem longe daqui, em algum país fora do meu perfil demográfico, onde eu seja irrelevante para as agências de publicidade. Um lugar quente em que eu possa relaxar ao sol com um coquetel na mão, tão despreocupada que não vou nem me importar em não saber qual será o meu “próximo passo”. Esse adiantamento também vai pagar minha primeira refeição ainda no aeroporto, onde vou poder comer enquanto a comida ainda estiver quente, sem ter que tirar uma foto dela primeiro, e escolher o que eu quiser sem evitar carboidratos, calorias, gordura saturada.

Eu voltaria para casa um dia, quando o algoritmo já tivesse me apagado da sua memória e até minha mãe tivesse que admitir minha irrelevância.

Então eu seria substituída por uma das milhares de outras garotas que estivessem marcando suas selfies com #influnciadoradigital ou #fitspo, #styleblogger, #modamidsize.

Meus olhos oscilam entre o Sim e o Não.

Mas será que posso esperar até a assinatura do contrato? E até que a transferência bancária seja concluída? Depois que o eva&amêndoaxveglow

12

já tiver sido lançado e eu, atirada em entrevistas, encontros com o público e sessões de perguntas e respostas, além dos intermináveis: “Posso tirar uma selfie com você?”.

Ah, meu Deus, não... Deleta isso logo, deleta tudo! Eu suspiro e me jogo de volta na cama, porque é claro que não posso fazer isso; estou presa, por contrato, às minhas redes sociais por pelo menos mais seis semanas.

Com uma tristeza profunda, vou para a internet e clico em Histórico.

Hoje

10:19 Playlist de músicas tristes

10:17 Coma induzido (opcional)

10:15 Você consegue chorar até morrer?

10:09 Por que não consigo parar de chorar?

10:01 Cloridrato de Sertralina 100 mg (efeitos colaterais: choro)

Limpar dados de navegação: última hora OK

13
A tela do meu celular escurece e eu a deixo assim.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.