Page 14

XVI e XVII Conferências O misticismo ............................................................................ 347 Definição do misticismo. Quatro marcas de estados místicos. Eles constituem uma região distinta da consciência. Exemplos dos seus graus inferiores. Misticismo e álcool. “A revelação anestésica.” Misticismo religioso. Aspectos da natureza. Consciência de Deus. “Consciência cósmica.” Yoga. Misticismo budista. Sufismo. Místicos cristãos. O seu sentido da revelação. Efeitos tônicos dos estados místicos. Estes se descrevem por meio de negativas. Sentido de união com o Absoluto. Misticismo e música. Três conclusões. 1. Os estados místicos conferem autoridade a quem os tem. 2. Mas a mais ninguém. 3. Não obstante, eles destroem a autoridade exclusiva de estados racionalistas. E fortalecem as hipóteses monísticas e otimistas.

XVIII Conferência Filosofia ................................................................................... 393 Primazia do sentimento na religião, a filosofia é uma função secundária. O intelectualismo professa escapar aos critérios subjetivos em suas construções teológicas. “Teologia Dogmática.” Crítica da sua exposição dos atributos de Deus. O “Pragmatismo” como critério do valor das concepções. Os atributos metafísicos de Deus não têm significação prática. Os seus atributos morais são provados por maus argumentos; colapso da teologia sistemática. O idealismo transcendental se avém melhor? Seus princípios. Citações de John Caird. Eles são bons como exposições da experiência religiosa, mas não convencem como provas razoadas. O que a filosofia pode fazer pela religião, transformando-se na “ciência das religiões”.

XIX Conferência Outras características .............................................................. 417 Elementos estéticos da religião. Contraste do Catolicismo com o Protestantismo, Sacrifício e confissão. Oração. A religião sustenta que uma obra espiritual é realmente levada a efeito na oração. Três graus de opinião em relação à obra levada a efeito. Primeiro grau. Segundo grau.

13

As variedades.indd 13

16/08/17 20:10

Profile for Grupo Editorial Pensamento

Primeiro capítulo variedades da experiência religiosa  

Primeiro capítulo variedades da experiência religiosa  

Advertisement