Page 11

entusiasmo na emoção solene. Sua capacidade de vencer a infelicidade. Necessidade de uma faculdade semelhante do ponto de vista biológico.

III Conferência A realidade do invisível ..........................................................

59

Os conteúdos da percepção diante dos conceitos abstratos. Influência destes últimos sobre a crença. As ideias teológicas de Kant. Temos um sentido da realidade diferente do que é dado pelos sentidos especiais. Exemplos do “sentido da presença”. A sensação da irrealidade. Sentido de uma presença divina: exemplos. Experiências místicas: exemplos. Outros casos de sensação da presença de Deus. Força de convicção da experiência não ponderada. Inferioridade do racionalismo no estabelecimento da crença. Ou o entusiasmo ou a solenidade podem prevalecer na atitude religiosa dos indivíduos.

IV e V Conferências A religião do equilíbrio mental ...............................................

81

A felicidade é o principal escopo do homem. Caracteres “nascidos uma vez” e “nascidos duas vezes”. Walt Whitman. Natureza mista do sentimento grego. Equilíbrio mental sistemático. Sua razoabilidade. O cristianismo liberal a mostra. O otimismo tal como é estimulado pela Ciência Popular. O movimento da “cura psíquica”. Seu credo. Casos. Sua doutrina do mal. Sua analogia com a teologia luterana. A salvação pelo relaxamento. Seus métodos: sugestão; meditação; “recolhimento”; verificação. Diversidade dos esquemas possíveis de adaptação ao universo. Apêndice: Dois casos de cura psíquica.

VI e VII Conferências A alma enferma........................................................................ 125 O equilíbrio mental e o arrependimento. Pluralismo essencial da filosofia do equilíbrio mental. Morbidez da mente – seus dois graus. O limiar da dor varia de acordo com os indivíduos. A insegurança dos bens naturais. Malogro, ou êxito vão de cada vida. Pessimismo de todo naturalismo puro. Desesperança dos modos de ver grego e romano. Infelicidade

10

As variedades.indd 10

16/08/17 20:10

Profile for Grupo Editorial Pensamento

Primeiro capítulo variedades da experiência religiosa  

Primeiro capítulo variedades da experiência religiosa  

Advertisement