Page 1


RICK GEARY

Uma biografia em HQ

Tradução

Manoel Lauand


Título original: J. Edgar Hoover – a graphic biography Copyright © 2008 Rick Geary Copyright da edição brasileira © 2012 Editora Pensamento-Cultrix Ltda. Texto de acordo com as novas regras ortográficas da língua portuguesa. 1a edição 2012. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida ou usada de qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônico ou mecânico, inclusive fotocópias, gravações ou sistema de armazenamento em banco de dados, sem permissão por escrito, exceto nos casos de trechos curtos citados em resenhas críticas ou artigos de revistas. A Editora Seoman não se responsabiliza por eventuais mudanças ocorridas nos endereços convencionais ou eletrônicos citados neste livro. Coordenação editorial: Manoel Lauand Revisão: Angela Castello Branco Editoração eletrônica: Estúdio Sambaqui Imagem da quarta capa: © Warner Bros. Pictures

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, sp, Brasil) Geary, Rick J. Edgar Hoover : uma biografia em HQ / Rick Geary ; tradução Manoel Lauand. -- São Paulo : Seoman, 2012.

Título original: J. Edgar Hoover : a graphic biography. ISBN 978-85-98903-37-8 1. Estados Unidos. Federal Bureau of Investigation (FBI) 2. Executivos públicos Estados Unidos - Biografia - História 3. Hoover, J. Edgar, 1895-1972 - História em quadrinhos 4. Policiais - Estados Unidos - Biografia - Histórias em quadrinhos I. Título.

12-00033

CDD-363.25092

Índices para catálogo sistemático: 1. Estados Unidos : Policiais : Biografia 363.25092

Seoman é um selo editorial da Pensamento-Cultrix. Direitos de tradução para o Brasil adquiridos com exclusividade pela EDITORA PENSAMENTO-CULTRIX LTDA. R. Dr. Mário Vicente, 368 – 04270-000 – São Paulo, SP Fone: (11) 2066-9000 – Fax: (11) 2066-9008 E-mail: atendimento@editoraseoman.com.br http://www.editoraseoman.com.br que se reserva a propriedade literária desta tradução. Foi feito o depósito legal.


PARTE 1

SEWARD SQUARE DURANTE 55 ANOS, J. EDGAR HOOVER SERVIU OS AMERICANOS, NA MAIOR PARTE DO TEMPO SENDO CONSIDERADO UM ÍCONE NACIONAL.

MÃOS AO ALTO! AO LONGO DOs anos, ELE ASSUMIU VÁRIOS PAPÉIS: COMBATENTE OFICIAL DO CRIME...

CAVALEIRO CONTRA A AMEAÇA COMUNISTA... ESPECIALISTA EM ESCUTAS E GUARDIÃO DOS SEGREDOS.

PROTETOR DA MORAL PÚBLICA...

COMO DIRETOR DO FBI, O DEPARTAMENTO FEDERAL DE INVESTIGAÇÃO, ELE TRANSFORMOU A AGÊNCIA EM UM INSTRUMENTO DE SUA FORÇA DE VONTADE.

7


...PARA UM EFERVESCENTE CENTRO DO PODER, QUE PERMANECE ATÉ HOJE.

ELE NASCEU E FOI CRIADO EM WASHINGTON, A CAPITAL DOS ESTADOS UNIDOS, E TESTEMUNHOU O CRESCIMENTO DA PACATA E TRANQUILA CIDADE DE SUA JUVENTUDE...

ELE AJUDOU EM MUITAS DESTAS MUDANÇAS, ASSIM QUE SE TORNOU UM DOS HOMENS MAIS PODEROSOS – E TEMIDOS – DE SEU TEMPO. MAS SUAS ORIGENS FORAM UM POUCO DIFERENTES QUE AS DA MAIORIA DOS AMERICANOS.

8


JOHN EDGAR HOOVER CRESCEU A APENAS ALGUMAS quadras DO CAPITÓLIO, NO NÚMERO 413 DA SEWARD SQUARE.

EM UM BAIRRO ARBORIZADO, DE CLASSE MÉDIA, REDUTO DA FLORESCENTE CLASSE DE TRABALHADORES GOVERNAMENTAIS DE WASHINGTON.

ELE NASCEU NO DIA 1º DE JANEIRO DE 1895, NO QUARTO DE SUA RESIDÊNCIA.

ERA O FILHO CAÇULA DE DICKERSON HOOVER, DE 38 ANOS, E DE ANNIE SHEITLIN HOOVER, DE 34.

9


SEUS IRMÃOS MAIS VELHOS ERAM DICKERSON JR. (NASCIDO EM 1880) E LILLIAN (NASCIDA EM 1882).

OUTRA IRMÃ, SADIE, MORREU DE DIFTERIA EM 1893, COM 3 ANOS.

EDGAR FOI O CAÇULA, ADORADO E MIMADO, QUE “SUBSTITUIU” A IRMÃ.

ELE ESTUDOU NA ESCOLA FUNDAMENTAL BRENT E, AOS 11 ANOS, PUBLICOU UM JORNAL DE BAIRRO CHAMADO WEEKLY REVIEW.

NELE, ESCREVIA SOBRE A SUA FAMÍLIA, PESSOAS QUE CONHECIA E EVENTOS MUNDIAIS – INCLUINDO NOTÍCIAS SOBRE CRIMES LOCAIS E NACIONAIS.

NESTA ÉPOCA, GANHOU O APELIDO DE “SPEED” [LIGEIRO]. HÁ DUAS VERSÕES PARA A HISTÓRIA. UMA É SOBRE SEU TRABALHO ANTERIOR, COMO ENTREGADOR DE COMPRAS DE UM MERCADO LOCAL, E A RAPIDEZ COM QUE ELE DESEMPENHAVA A TAREFA. A OUTRA É SOBRE O CONSELHO QUE RECEBEU PARA SUPERAR UMA GAGUEIRA JUVENIL: FALAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL – UMA TENDÊNCIA QUE ELE MANTEVE AO LONGO DA VIDA.

10


NO ENSINO MÉDIO, NA ESCOLA CENTRAL HIGH, ELE FOI UM ALUNO EXEMPLAR, COM UM ÓTIMO DESEMPENHO.

SUA NATUREZA AGUERRIDA FOI CULTIVADA NO COMITÊ ESCOLAR DE DEBATES...

NOS FINAIS DE SEMANA, ELE FREQUENTAVA A ESCOLA DOMINICAL – JUNTO COM SEU IRMÃO MAIS VELHO, “DICK” – DA IGREJA PRESBITERIANA...

... ENQUANTO SUA PAIXÃO POR ORDEM E DISCIPLINA FOI TRABALHADA NO EXÉRCITO.

EMBORA ATIVO E DESINIBIDO, “SPEED” HOOVER TINHA POUCOS AMIGOS HOMENS E, SEGURAMENTE, NENHUMA NAMORADA.

ELE ERA UM JOVEM SÉRIO E DEVOTADO À FAMÍLIA, ACIMA DE TUDO.

... UM REFLEXO DE SUA PROFUNDA CRENÇA NA ORDEM MORAL E TRADICIONAL... E NA CLÁSSICA DOUTRINA CRISTÃ SOBRE A LUTA ENTRE O BEM E O MAL.

11


EM 1913, QUANDO WOODROW WILSON COMEÇOU SEU MANDATO COMO O NOVO PRESIDENTE, EDGAR FORMOU-SE NA ESCOLA CENTRAL HIGH. EM OUTUBRO DO MESMO ANO, ELE ENTROU NA UNIVERSIDADE GEORGE WASHINGTON PARA CURSAR DIREITO. PARA FINANCIAR SUA EDUCAÇÃO, ELE CONSEGUIU UM TRABALHO NA BIBLIOTECA DO CONGRESSO, COMO MENSAGEIRO JÚNIOR.

E, NA PRIMAVERA DE 1916, RECEBEU SEU DIPLOMA DE BACHAREL EM DIREITO.

ELE ENTROU NA FRATERNIDADE KAPPA ALPHA.

MAS CONTINUOU NA UNIVERSIDADE POR MAIS UM ANO PARA CONCLUIR SEU MESTRADO E FOI APROVADO PELA BANCA EXAMINADORA EM JUNHO DE 1917.

12

ELE NUNCA PRATICOU A ADVOCACIA, MAS TEVE DE INTERVIR EM FATOS IMPREVISTOS EM SUA VIDA PESSOAL, PRINCIPALMENTE QUANDO OS EUA ESTAVAM PRÓXIMOS DE ENTRAR NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.


COMO SEUS IRMÃOS MAIS VELHOS JÁ ERAM CASADOS, EDGAR TORNOU-SE O “HOMEM DA CASA”.

SEU PAI, DICKERSON HOOVER, UM CARTÓGRAFO DO DEPARTAMENTO DE INTERIOR, APOSENTOUSE AOS 60 ANOS APÓS VÁRIOS EPISÓDIOS DE DEPRESSÃO E ESTRESSE MENTAL.

ELE PASSOU A SUSTENTAR E CUIDAR DE SUA MÃE.

DESDE ENTÃO, ELE FOI INTERNADO DIVERSAS VEZES EM HOSPÍCIOS PARA TRATAMENTO.

EM 26 DE JULHO, AOS 22 ANOS, JOHN EDGAR HOOVER CONSEGUIU EMPREGO EM UM ESCRITÓRIO IMPROVISADO, ANEXO AO CRESCENTE DEPARTAMENTO DE JUSTIÇA, POR INTERMÉDIO DA PRIMA DE SUA MÃE, UMA JUÍZA FEDERAL.

NO DIA 2 DE ABRIL DE 1917, O PRESIDENTE PEDIU PARA O CONGRESSO DECLARAR GUERRA À ALEMANHA. CHEGOU O DIA EM QUE A AMÉRICA TEM O PRIVILÉGIO DE DERRAMAR SEU SANGUE E LUTAR PELOS PRINCÍPIOS QUE A FIZERAM NASCER...

ALÉM DE SEU PAI E TIO, UM PADRINHO, UM PRIMO E SEU IRMÃO MAIS VELHO TAMBÉM TRABALHAVAM COMO EMPREGADOS DA BUROCRACIA FEDERAL – UM VERDADEIRO “NEGÓCIO DE FAMÍLIA”.

E A NAÇÃO ENTROU EM UM CONFLITO MUNDIAL SEM PRECEDENTES.

13


JUNTO AO PROCURADOR-GERAL THOMAS GREGORY, EDGAR TRABALHOU NA RECÉM-INAUGURADA SEÇÃO DE REGISTRO DE INIMIGOS ESTRANGEIROS, UM DEPARTAMENTO DA DIVISÃO DE EMERGÊNCIA DE GUERRA...

SEU TRABALHO ERA RASTREAR E REGISTRAR ALEMÃES E AUSTRO-HÚNGAROS MORANDO NOS ESTADOS UNIDOS, UMA ATIVIDADE QUE O AJUDOU A DESENVOLVER AS HABILIDADES QUE O IRIAM ACOMPANHAR AO LONGO DA VIDA...

... UMA POSIÇÃO QUE OFERECIA O DEFERIMENTO DAS TROPAS.

... COMO O PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES, ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS E REGISTROS, E O PENTE-FINO NA VIDA PARTICULAR DA POPULAÇÃO.

QUANDO A TROPA AMERICANA PARTIU PARA A BATALHA ALÉMMAR, A NAÇÃO ESTAVA ASSUSTADA COM A POSSIBILIDADE DE HAVER ESPIÕES, TRAIDORES E TERRORISTAS NO PAÍS.

O JOVEM FUNCIONÁRIO ESTAVA TÃO COMPROMETIDO COM SEU TRABALHO, QUE RAPIDAMENTE CONSEGUIU UMA PROMOÇÃO PARA O POSTO DE PROCURADOR ESPECIAL...

... E, EM 1918, ELE FOI AUTORIZADO A CONTRATAR UMA JOVEM SECRETÁRIA, HELEN GANDY, QUE TORNOU-SE UMA ASSISTENTE DE CONFIANÇA QUE O ACOMPANHOU DURANTE TODA A SUA CARREIRA.

14

J. EDGAR HOOVER - UMA BIOGRAFIA EM HQ  

O livro conta a biografia em HQ do personagem que inspirou o filme "J. Edgar", estrelado por Leonardo Dicaprio. Durante 55 anos servindo o p...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you