Page 1


A Poção Secreta

A poção secreta.indd 1

16/03/17 09:32


A poção secreta.indd 2

16/03/17 09:32


AMY ALWARD

A Poção Secreta Diário de uma Garota Alquimista

Tradução Denise de Carvalho Rocha

A poção secreta.indd 3

16/03/17 09:32


Título do original: The Potion Diaries Copyright © 2015 Amy Alward Copyright da edição brasileira © 2017 Editora Pensamento-Cultrix Ltda. Publicado mediante acordo com Simon and Schuster UK Ltd. Texto de acordo com as novas regras ortográficas da língua portuguesa. 1a edição 2017. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida ou usada de qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônico ou mecânico, inclusive fotocópias, gravações ou sistema de armazenamento em banco de dados, sem permissão por escrito, exceto nos casos de trechos curtos citados em resenhas críticas ou artigos de revistas. A Editora Jangada não se responsabiliza por eventuais mudanças ocorridas nos endereços convencionais ou eletrônicos citados neste livro. Esta é uma obra de ficção. Todos os personagens, organizações e acontecimentos retratados neste romance são produtos da imaginação do autor e usados de modo fictício. Editor: Adilson Silva Ramachandra Editora de texto: Denise de Carvalho Rocha Gerente editorial: Roseli de S. Ferraz Produção editorial: Indiara Faria Kayo Editoração eletrônica: Join Bureau Revisão: Vivian Miwa Matsushita

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Alward, Amy A poção secreta: diário de uma garota alquimista / Amy Alward; tradução Denise de Carvalho Rocha. – São Paulo: Jangada, 2017. Título original: The potion diaries. ISBN: 978-85-5539-082-1 1. Literatura infantojuvenil I. Título. 17.02034

CDD-028.5 Índices para catálogo sistemático: 1. Literatura infantil 028.5 2. Literatura infantojuvenil 028.5

Jangada é um selo editorial da Pensamento-Cultrix Ltda. Direitos de tradução para o Brasil adquiridos com exclusividade pela EDITORA PENSAMENTO-CULTRIX LTDA., que se reserva a propriedade literária desta tradução. Rua Dr. Mário Vicente, 368 — 04270-000 — São Paulo, SP Fone: (11) 2066-9000 — Fax: (11) 2066-9008 http://www.editorajangada.com.br E-mail: atendimento@editorajangada.com.br Foi feito o depósito legal.

A poção secreta.indd 4

16/03/17 09:32


Para Juliet, cujo talento mágico é fazer as coisas acontecerem

A poção secreta.indd 5

16/03/17 09:32


A poção secreta.indd 6

16/03/17 09:32


CAPÍTULO UM A PRINCESA EVELYN

U

ma pequena gota de sangue brota onde a ponta da faca pressiona a ponta do seu dedo. Ela o encosta na boca de um frasquinho de vidro e vê quando a gota cai, fazendo o líquido, no fundo, passar de rosa para um azul-escuro profundo. Estranho. Sempre achou que uma poção do amor ficaria vermelha, não azul.

7

A poção secreta.indd 7

16/03/17 09:32


CAPÍTULO DOIS SAMANTHA

A

camada de sujeira endurecida sobre a superfície convexa do frasco é tão espessa que nem o rótulo é legível. Dou uma esfregada rápida nele com o punho da manga antes de me lembrar da severa advertência de mamãe para não arruinar minhas roupas enquanto fico na loja. Em vez disso, pego o pano que enfiei no bolso do jeans aquela manhã. Outra esfregada vigorosa no vidro revela a caligrafia delgada do meu avô, cuidadosa e precisa, exceto onde a tinta borrou entre as rachaduras do rótulo, como tentáculos se espalhando por um pergaminho de linho. Berd du Merlyn — Não acredito... — As palavras saem da minha boca ao mesmo tempo que uma onda repentina de emoção percorre minha espinha. Tenho que colocar o frasco de volta na prateleira e fazer algumas respirações profundas para me acalmar antes de poder seguir em frente. 8

A poção secreta.indd 8

16/03/17 09:32


— O que você encontrou? — Minha melhor amiga, Anita, olha para mim do alto da escada, a algumas prateleiras de distância. Nós duas estamos equilibradas nos degraus de escadas de mão, a três andares e trinta e seis prateleiras de altura. Fizemos um acordo. Anita me ajuda com minha maçante e colossal tarefa de fazer um inventário dos milhares de ingredientes, tinturas, poções, plantas e coisa e tal da loja da minha família. Em troca, concordei em assistir com ela ao concerto do 18o aniversário da Princesa num dos telões instalados ao redor do castelo, embora ouvir sobre a vida da Princesa me arranque suspiros de tédio. Sem que ela note, enfio um livro na bolsa apenas por precaução. Abro um largo sorriso e Anita arrasta a escada até onde estou. Os trilhos são antigos e empoeirados, e, mesmo com as gotas de óleo lubrificante que pinguei nas roldanas, ainda não funcionam bem. Eu viro o frasco na direção dela, que solta um assobio baixo. — Você acha que é o verdadeiro? — Quem sabe? — Meu coração disparado me trai. Toda vez que procuro alguma coisa nessas prateleiras, sinto que estou cavando cada vez mais fundo, atrás de um tesouro perdido, e um dia vou encontrar algo realmente valioso. Bem que poderia ser o caso agora. — Li, na revista Nature & Potion, sobre uma erva conhecida como Barba de Mago. Esse pode ser só um nome antigo dela. Usos para a Barba de Mago surgem na minha cabeça antes que eu consiga impedir: ingrediente-chave de poções para aliviar choques — deixe por cinco minutos na água quente (não fervente) para ajudar a amenizar o choque provocado por más notícias.

9

A poção secreta.indd 9

16/03/17 09:32


É um ingrediente relativamente comum, não seria um achado tão eletrizante. Se, no entanto, isso for mesmo Barba de Mago — e do mago que estou pensando... — bem, de repente posso ter descoberto uma forma de pagarmos o conserto da goteira que encontrei ontem no telhado (da maneira mais difícil: sentindo pingos na cabeça) e que agora está temporariamente consertada com fita adesiva. Seguro a parte superior da tampa e torço com toda força. Sinto uma leve resistência e então a tampa se solta, junto com uma grande lufada de poeira, que explode bem na minha cara. A tosse seca e o abano frenético com o braço dispersam a poeira, mas meu coração se contrai. Vazio. Anita bate de leve no meu braço. — Mais uma coisa para acrescentar à lista de Kirsty? — Parece que sim. — Solto um suspiro, em seguida tiro a caneta de trás da orelha e anoto “Barba de Mago” na lista de coisas que tenho de pedir a Kirsty, nossa Coletora. E parece que vou ter de encontrar outra maneira de consertar aquela goteira. Às vezes, se estou mais sentimental, penso em todas as gerações de Kemi que estiveram empoleirados nesses mesmos degraus, quantos grandes alquimistas examinaram o conteúdo dessas prateleiras. Mas depois volto à realidade: a loja está caindo aos pedaços, nossos suprimentos estão acabando e não temos nenhum bom negócio em vista para mudar essa situação.

10

A poção secreta.indd 10

16/03/17 09:32


Não foi sempre assim. A Loja de Poções Kemi foi um dia uma das boticas mais proeminentes de Kingstown. Mas ninguém precisa mais de boticas. Não quando tem megafarmácias, no centro da cidade, vendendo versões sintéticas das poções tradicionais pela metade do preço. Agora somos resquícios de um tempo que não volta mais. Relíquias. O pai de Anita também é dono de uma loja de poções especializada nas técnicas de mistura de Bharat. Quando seu aprendiz os deixou para estudar engenharia, o senhor Patel decidiu não contratar outro — mesmo quando Anita se ofereceu para abrir mão da sua vaga na universidade para assumir o posto. Quando se aposentar daqui a alguns anos, ele vai fechar a loja definitivamente. Outro boticário entregando os pontos, enquanto a Loja de Poções Kemi se agarra à sua preciosa vida... O senhor Patel tem sorte. Pelo menos ele escolheu fechar a loja, então está no controle até certo ponto. Sinto um familiar gelo no estômago quando me pergunto o que vai acontecer comigo quando o nosso tempo se esgotar. Anita desliza a escada ao longo das prateleiras, de volta ao lugar onde estava trabalhando. Eu tento voltar a sentir algum entusiasmo com a tarefa, mas ele desapareceu no éter como as partículas de pó do frasco vazio. — Ah, meu Deus, Sam, olha isso! — O quê? — Vou deslizando com dificuldade até ela. O que minha amiga poderia ter encontrado? Hálito de esfinge? Ou talvez até um dente de dragão? Ela empurra o celular na minha cara. Na tela está a Princesa Evelyn posando num dos grandes salões do Palácio.

11

A poção secreta.indd 11

16/03/17 09:32


— A Princesa vai usar, na festa de aniversário, o mesmo vestido que eu queria comprar na Prime Store para o baile de verão! Mas que droga! Agora não vou encontrá-lo em nenhuma loja! — Minha amiga faz beicinho. — Não posso acreditar que você vai mesmo ao baile de verão. — Vou, porque não é todo mundo que troca garotos por poções, como algumas pessoas que eu conheço. — Muito engraçado. Mas você não tem um par, tem? — Estou pedindo para os meus pretendentes fazerem fila, assim como a Princesa Evelyn, só aguardando o meu par perfeito. — Anita joga sobre o ombro seu longo cabelo preto e brilhante, em seguida mostra a língua. Eu jogo o meu pano em cima dela e ela ri. — Então, quem você acha que ela vai escolher como par hoje à noite? — Anita pergunta. — Como assim? Anita revira os olhos para mim. — Qual é, Sam, se vai me obrigar a ajudar você com o inventário tem pelo menos que me divertir um pouco. Eu vou dizer primeiro: acho que vai ser Damian. — Sem chance! A Realeza nunca vai deixar a Princesa se casar com um pop star. Vai ser o Príncipe Stefan de Gergon. Seria bom do ponto de vista diplomático. — Mas que tédio! Ah, já sei. Zain Aster. — Você acha? — Por que não? Arjun disse que, na faculdade, só se fala em quanto ele é amigo da Princesa. — Arjun é irmão de Anita,

12

A poção secreta.indd 12

16/03/17 09:32


dois anos mais velho do que nós. Ele e Zain estudaram na mesma série na nossa escola. — Você anda cruzando muito com Zain por aí ultimamente? — Anita levanta as sobrancelhas com um ar sugestivo. — Isso é tudo coisa da sua cabeça, sua boba. Zain Aster não sabe nem que eu existo. — Só porque você quer.

13

A poção secreta.indd 13

16/03/17 09:32


CAPÍTULO TRÊS A PRINCESA EVELYN

O

coração da Princesa acelerou quando Renel, o assessor mais graduado da casa real, anunciou a chegada de Zain. Ao redor do pescoço ela tinha um medalhão de prata em forma de coração, que segurava firmemente entre os dedos. No entanto, no momento em que viu Zain, ela sentiu todo o nervosismo e tensão deixarem seu corpo. Até mesmo riu quando ele foi direto até ela, como se fosse o dono do lugar, ignorando o conselheiro gaguejante. — Evie! — Ele se aproximou dela e a envolveu nos braços. Usava uma colônia almiscarada da moda, com componentes sintéticos de laboratório. — Você já está vestido para a ocasião! — ela notou, colocando os dedos de leve no ombro texturizado do smoking. Ele riu. — Mas não é a maior festa do ano? Tenho que ficar elegante para as damas. — Ele ensaiou alguns passos de dança e fingiu arrumar o colarinho.

14

A poção secreta.indd 14

16/03/17 09:32

1º capítulo poção secreta  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you