Issuu on Google+

Livro: Afro-indígena

Livros seriados

Fundamental 2

Fundamental 1

De acordo com a lei 11.645/2008, estes são os livros que você precisa para incluir no currículo de seu município e estado. A temática ''História e Cultura Afro-brasileira e Indígena''.

Nossos livros são completos. Aqui você contempla as duas temáticas em um só livro. O Livro AfroBrasileiro e Indígena do Grupo Desafio Editorial é disponibilizado seriado. Atendemos com um livro para cada ano do 2º ao 9º ano. Fabricado no

BRASIL


A compreensão do que é ser negro e índio em nosso país. A descoberta de nossa identidade. A superação das formas de racismo e discriminação. O fortalecimento de uma consciência cidadã. O despertar para assumir nossa descendência como valor de uma nação pluricultural.

O presidente da República faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º O art. 26-A da Lei nº 9.394 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação: Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, público e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

Fotos Meramente Ilustrativas

Altera a Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996, modificada pela nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.


BRASIL AFRO-INDÍGENA Cultura, História e Memória Indicação 6º ano do Ensino Fundamental Escrito numa linguagem didática bem ao alcance dos alunos. Os conteúdos são apresentados numa gradação, partindo de conceitos básicos, como compreensivos da identidade, raça, etnia, cultura, ancestralidade, na perspectiva de uma nova forma de contar a História do Brasil. Considerando as temáticas que servem de base de compreensão à formação da identidade nacional e ampliando a visão de mundo, contada agora na perspectiva dos afrodescendentes e indígenas. OS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL Indicação 7º ano do Ensino Fundamental Reflete sobre as identidades e representações da cultura dos povos indígenas em suas permanências e mudanças. Apresenta os troncos linguísticos e as etnias presentes no Brasil de hoje: as lutas, as adversidades, os direitos e as conquistas. Possibilita o encontro com mitos, os ritos, as crenças e a cultura desses povos em páginas ilustradas com imagens que ajudam a identificar o valor e significado dessa história. BRASIL INDÍGENA AFRO-BRASILEIRO História e Memória: Indicação 8º ano do Ensino Fundamental Estuda as territorialidades dos povos pré-colombianos, de Pindorama e da África: cultura, trabalho e relações sociais. Reflete acerca das identidades e representações da cultura dos povos indígenas e africanos. Dá ênfase aos saberes dos ameríndios, afrodescendentes e luso-brasileiros enquanto culturas fundadoras da cultura nacional. As atividades propostas ampliam a leitura das temáticas propostas.

Propõe um estudo contemplando os aspectos de identidades e resistências de uma nação que se consolidou como plural, tendo como matriz forte as raízes africanas, a cultura indígena e a presença marcante dos valores culturais europeus. Apresenta a sociedade brasileira contemporânea como uma sociedade em busca da cidadania complexa e pluricultural.

Fotos Meramente Ilustrativas

BRASIL INDÍGENA AFRO-BRASILEIRO A formação da sociedade brasileira; identidade e resistência Indicação 9º ano do Ensino Fundamental


Nossas raízes não devem ser esquecidas, a identidade cultural herdada de nossos ancestrais possui traços muito fortes no que tange às manifestações culturais e religiosas. Essas características se mostram mais fortes de região para região, onde elas se apresentam, daí a necessidade de entender como essa culturalidade acontece em nosso cotidiano. No ponto em que nossa cultura se manifesta é preciso observar como isso acontece, numa coexistência de passado, presente e futuro, dando um suporte cada vez mais sólido a este contexto e transmitindo para acontecimentos futuros o que aconteceu de positivo. Herdamos nesse processo a força de um povo que busca sua sobrevivência remetendo esse valores históricos para nossa língua escrita e falada, festas, comemorações religiosas e principalmente nosso trabalho, buscando aprimorar nossos sentidos no que diz respeito a existência de um país pluricultural. É hora de conhecer melhor nossas raízes ancestrais e a história de nosso país.

Fotos Meramente Ilustrativas

ADQUIRA AGORA MESMO O PROJETO LIVRO AFRO-INDÍGENA PARA SUA CIDADE E VAMOS CONHECER A HISTÓRIA DE NOSSO POVO!


Proj 7c