Page 1

LIVRO DE INVOCAÇÕES E EXORTAÇÕES DOS 72 ANJOS CABALÍSTICOS Este Livro serve para ajudar todo aquele que quiser interagir com os deuses internos, os 72 anjos cabalísticos, para a libertação da sua ignorância e do pecado.

Livro de Invocações e Exortações dos 72 Anjos Cabalísticos


Nº 1

VEHUIAH Deus elevado acima de todas as coisas

«Vontade»

Invocação: «Mas tu, ó Eterno, és um escudo que me protege. Tu és a minha honra e fazes-me ter a cabeça erguida» (Salmo 3, v. 4) VEHUIAH, faz que as tuas virtudes fermentem em mim, faz que eu seja o porta-estandarte, o primeiro, o herói, aquele que, graças a Ti, conduz os homens para lá do humano. Faz ferver em mim a superabundante energia com que se fazem os milagres. Livra-me, Senhor, da turbulência e da cólera, e permite-me encontrar, no exterior, um receptáculo apropriado para a tua semente. Transmite-me a tua sagacidade, a tua subtileza, para a Voz divina poder chegar aos meus ouvidos, e eu poder contemplar, com os meus olhos, uma sublime imagem de Deus. Ó VEHUIAH, sê o Ferreiro, eu serei a bigorna, sê o Soprador, eu serei o cristal, sê o Alquimista, eu serei o cadinho, o fogo do teu Fogo, a luz da tua Luz.


Nº 1

VEHUIAH Exortação VEHUIAH exorta: O tempo da fermentação chegou: o sumo da vinha fermenta sob os raios do sol. A Água ferve sob a acção do Fogo, o Ferro está vermelho ao sopro da Chama. E tu? Como te comportarás tu ao Fogo, ao Sol, na Chama? Há uma Vida no interior da tua vida, um estado novo dentro do teu estado presente, uma luz vermelha na tua frieza metálica. O Sol é a Chama; é a Força transformadora, e é Ele que fará sair de ti a fertilidade, arrancando-te à tua “morte” aparente para criar em ti, e através de ti em todos os outros, o poder do que é Eterno. Vem até à LUZ e compreenderás os mistérios que a fé te esconde. Compreenderás para que serve o Amor, o sofrimento, as orações, e a cadeia das encarnações. Compreenderás porque é necessária a derrota e útil a vitória. Presentemente, a Luz de Deus espalha-se no Mundo para se produzir em ti a expansão da consciência que tanto tens procurado na tua Peregrinação Humana.  De 21 a 26 de Março; 3 de Junho; 18 de Agosto; 30 de Outubro; 9 de Janeiro; 21 de Março.  Programa Negativo: cólera, extravagância; rancor, crueldade; falta de domínio de si.


Nº 2

YELIEL Deus que dá segurança

«Amor / Sabedoria»

Invocação: «Mas Tu, Senhor, não te afastes; Tu que és a minha força, vem depressa em meu socorro!» (Salmo 22, vs. 20) YELIEL, dá-me ajuda e assistência, brilhante Senhor dos conceitos, para eu poder levar clareza, lá, onde reina a confusão; para eu poder levar método, lá, onde ainda tudo é caos. Permite-me, Senhor YELIEL, manter a minha inteligência sempre limpa, recta, sem desvio, face à pressão dos interesses materiais; que eu seja aquele que, graças aos teus poderes, dá um conselho desinteressado, um julgamento construtivo. Faz que esta voz que emerge das profundezas do meu ser dirija a orquestra da minha vida. Faz que seja impossível todo o compromisso entre a razão e os instintos, a fim de a inteligência dominar a emoção como o cavaleiro domina o seu cavalo. Faz também que a tua brilhante penetração em mim não me conduza ao erro de pensar que a Luz vem de mim, e não de Ti. Em todo o momento e em todo o lugar, ó Senhor YELIEL, faz de mim um Ser Desinteressado.


Nº 2

YELIEL Exortação YELIEL exorta: Que fizeste tu hoje para melhorar a qualidade do Mundo? Deste a tua luz às estruturas físicas? Ou, por acaso, terás dado a esta terra onde vives ainda um pouco mais de sombra? Põe esta questão, Peregrino. E se tu fores aquele que semeia sombras, produtor de trevas, eu quero que saibas que tens à tua disposição uma imensa claridade, brilhante, resplandecente. Basta que abras, na tua própria consciência, um canal para que o fluxo luminoso de Aleph inunde os teus centros de percepção. E então tudo mudará e viverás na alegria transbordante do teu entusiasmo, porque terás a sensação de levar ao Mundo e aos seres que te rodeiam algo tão necessário, para viver, como o ar. Chama-me, aproxima-te da minha esfera, e todo o bem-estar que tenho para ti será teu. Quando tiveres bebido, absorvido o meu Fogo, os objectivos materialistas desaparecerão da tua estratégia, e tu serás o Operário do Templo do Espírito. Trabalharás para que o Mundo deixe de ser um vasto campo de dejectos, e em ti se abrigará, permanentemente, a Felicidade.  De 26 a 31 de Março; 4 de Junho; 19 de Agosto; 31 de Outubro; 10 de Janeiro; 22 de Março.  Programa Negativo: culto da personalidade, egoísmo; defesa de leis injustas.


Nº 3

SITAEL Deus esperança de todas as criaturas

«Vontade construtora do Universo»

Invocação «Que ele diga ao Eterno: tu és o meu refúgio, a minha citadela, o meu Deus no qual ponho a minha confiança» (Salmo 91, v. 2) SITAEL, permite-me Senhor, reconhecer aqueles que foram no passado meus irmãos, aqueles que foram meus inimigos, meus adversários, aqueles que eu amei, aqueles que odiei: para criarmos, juntos, uma nova esperança. Coloca-me, SITAEL, no centro do conflito, no coração do redemoinho, para o teu Amor ser o dissolvente que dissipa as tempestades e os confrontos. SITAEL, faz de mim um ser fiel: fidelidade para com os de cima fidelidade para com os de baixo. Faz que eu seja o indivíduo do justo equilíbrio nas posições que se opõem. Não me deixes cair na tentação de estar do lado de uns ou do lado dos outros. A todo o momento e em todo o lugar, permite-me , Senhor SITAEL, ser Portador de Esperança.


Nº 3

SITAEL Exortação SITAEL exorta: Vocês devem aprender com os vossos adversários. Neles encontrarão, sempre, os Mestres mais seguros. Eles vos dirão, sem rodeios, quais são as vossas lacunas, as vossas faltas; sim, eles vos dirão se foram imprudentes, presunçosos ou temerários. Não há neles nem dissimulação, nem hipocrisia; a pura verdade exprime-se pelos seus lábios. E assim sabereis como sois, na parte obscura da vossa própria esfera, lá, onde nunca luz o brilho resplandecente da consciência. Os inimigos, os opositores, os adversários são todos os que vos amam com um amor desinteressado. Não levantem nunca a mão contra eles, porque se eles desaparecessem, vocês não poderiam continuar a ver-se no espelho que vos oferece o reflexo dos vossos erros. O teu inimigo foi-te dado para que tu possas expulsar do teu foro interior todo este aglomerado de coisas detestáveis que ele exprime. Contempla hoje mesmo, Peregrino, os defeitos do teu inimigo e extirpa-os, sem mais tardar, do teu próprio ser, porque eles são os teus e eles estão em ti, mesmo que passes toda uma vida a negar esse facto.  De 31 de Março a 5 de Abril; 23 de Março; 5 de Junho; 20 de Agosto; 1 de Novembro; 11 de Janeiro.  Programa Negativo: hipocrisia, mentira, astúcia; faz-se passar pelo que não é.


Nº 4

ELEMIAH Deus escondido

«Poder Divino»

Invocação: «Digna-te de novo, Senhor, libertar a minha alma, vem em meu socorro, devido à tua bondade» (Salmo 6, v. 5) ELEMIAH, Senhor, que escondes o rosto na engrenagem dos afazeres humanos: se o teu dedo me designou, a mim, para modelar a tua greda, protege-me, ajuda-me, não permitas que, nesse jogo, eu envileça. Se devo viver toda a minha vida sem descobrir a eterna fonte de Luz, segue os meus passos, ELEMIAH; não permitas que uma ambição excessiva tome conta de mim; não deixes cair, como uma chapa de chumbo, um carma demasiado pesado sobre os meus ombros. Quando eu compreender, quando eu souber, quando a tua face oculta me for revelada, o meu Amor - grande, imenso - como uma seta voará para Ti.


Nº 4

ELEMIAH Exortação ELEMIAH exorta: Tu que constróis, tu que modelas a matéria em mil formas, estás a criar a eternidade. Dei-te a minha confiança ao conceder-te esta tarefa. Eu quis que, através de ti, os homens disponham de uma base material que lhes permita procurarem-me. Mas tu, tu importuna-los a um tal ponto que não lhes resta mais energia, mais entusiasmo para realizar esta busca no seu foro interior. Esquece por um momento as tuas empresas, os teus conselhos de administração, os teus negócios e procura a minha Face, para encontrar o sopro do Humano, a fim de restituir a sua pureza ao quadro natural que eu criei para ti. Apazigua as tuas ambições, fixa-te objectivos humanos, e a floresta voltará a ser floresta, e o mar voltará a ser mar. Em ti pus a minha confiança para criar um quadro de vida, um ambiente humano, onde o homem possa viver feliz. Mas para alimentar a tua cobiça, a tua cupidez, as tuas ambições, a tua vaidade, o Mundo morre e tu morrerás com ele sem me ter descoberto. Agora, aqui, eu te chamo. Agora, aqui, eu te estendo a mão.  De 5 a 10 de Abril; 24 de Março; 6 de Junho; 21 de Agosto; 2 de Novembro; 12 de Janeiro.  Programa Negativo: viagens acidentadas; vocabulário negativo; má educação, pouca cultura.


Nº 5

MAHASIAH Deus Salvador

«V.I.T.R.I.O.L.»

Invocação: «Porque recta é a palavra do Eterno, toda a sua Obra tem a marca da lealdade» (Salmo 33, v. 4) MAHASIAH: Não permitas que as virtudes que acumulaste na minha alma se tornem um obstáculo à minha evolução. Faz que eu compreenda, MAHASIAH, que para exercer o magistério da tua Alta Ciência é preciso “liquidar as minhas contas” com aqueles que foram meus companheiros de viagem, no passado. Ajuda-me, Senhor, para que a minha razão não se obscureça no momento da provação e para não me identificar com as tribulações. E quando a força dinâmica, dada pelo tempo, tiver limpo todos os recantos da minha alma, aceita-me, Senhor, como teu ministro na Terra, concede-me um lugar onde possa oficiar, onde possa dar testemunho da Ordem que Tu representas, da Ordem da Idade de Ouro Messiânica.


Nº 5

MAHASIAH Exortação MAHASIAH exorta: Tudo está por fazer. O mundo era um jardim quando eu arrefeci a crosta terrestre para vocês poderem viver nele. E vocês transformaram-no num lugar de podridão à vossa imagem e semelhança, pois em vós apodrecem também as velhas maldades que vocês carregam, mesmo com orgulho, sem se decidirem a transmutá-las, porque sobre elas repousa, de maneira iníqua, a vossa dignidade. Mas quando decidirem lavar a vossa alma, quando decidirem pedir o saldo da vossa conta, engolindo todos os venenos do carma, não sereis mais elementos poluentes nesta Natureza onde viveis, a qual, à vossa imagem e semelhança, recuperará a salvação, reencontrará a sua primitiva saúde. Perversos, iníquos, degradados de todas as espécies, em mim encontrareis novos títulos de nobreza. Eu restituir-vos-ei a dignidade perdida, e de Mim recebereis o mandato de dar de novo à Terra a sua primitiva inocência. Desde este momento, a vossa tarefa é a de recriar um novo Éden.  De 10 a 15 de Abril; 25 de Março; 7 de Junho; 22 de Agosto; 3 de Novembro; 13 de Janeiro.  Programa Negativo: a ignorância e libertinagem; fanatismo religioso; magia negra.


Nº 6

LELAHEL Deus louvável

«Luz»

Invocação: «Celebrai o Eterno que reside em Sião; proclamai entre os povos os seus altos feitos» (Salmo 9, v. 12) LELAHEL: Eu te agradeço, Senhor, esta paragem, no caminho, que Tu me ofereces. Permite-me, LELAHEL, partilhar com os meus irmãos a abundância de bens de que me rodeaste. Inspira-me, Senhor, o desejo de curar os doentes; o desejo de restabelecer e equilibrar as almas em crise. Se deve ficar no Mundo a recordação de mim, permita-me, ó Senhor LELAHEL, que sejam lembradas as minhas obras de bondade, de filantropia, de generosidade, e que a minha ambição seja unicamente a de ser o portador de soluções felizes para todos. Que o amor que eu inspiro seja o Amor que Tu inspiras, que a ciência que sai de mim seja a Tua Ciência, que a arte que eu exprimo seja a do Teu Verbo Divino.


Nº 6

LELAHEL

Exortação LELAHEL exorta: Eu dei-te poderes para criar, para através de ti se exprimirem verdades eternas; eu dei-te poderes para restabelecer tudo o que os teus irmãos, na sua peregrinação humana quebraram, tornaram caduco, ultrapassado, impossível. Eu quero que, através de ti, os homens vivam felizes; e que tu lhes dês reconforto e saúde; eu quero que na tua luz eles vejam a Minha Luz Para que sejas um farol nesse árduo caminho da conquista da consciência. Dotei-te de grandes capacidades para a Arte e para a Ciência, e assim, fiz de ti alguém célebre. Trata de não me desiludires, de não utilizar esse capital para teu proveito exclusivamente. Amanhã serás confrontado com duras realidades e o bem que agora dispensares à tua volta será a tua prancha de salvação. Peregrino, atravessas a hora difícil da lisonja, das honras, das vitórias, e tens necessidade de toda a força da tua alma para passares esta prova sem te corromper. Mantém o contacto comigo, não faças cisão com a Fonte da Luz Eterna.  De 15 a 20 de Abril; 26 de Março; 8 de Junho; 23 de Agosto; 4 de Novembro; 14 de Janeiro.  Programa Negativo: ambição, arrivista; fraude, escroque, plágio.


Nº 7

ACHAIAH Deus Bom e Paciente

«Paciência»

Invocação «O Eterno é clemente e misericordioso, tardio na cólera e cheio de boa vontade» (Salmo 103, v. 8) ACHAIAH: Se fui eleito para o duro trabalho de te descobrir na pequenez das coisas, permite, Senhor, que a minha inteligência não se perca no labirinto das múltiplas combinações que apresenta a tua obra material. Não queiras que o meu intelecto se separe da fonte transbordante da Luz eterna; faz que eu saiba discernir o que é primordial, escondido e mascarado nas formas passageiras. Faz que a mensagem que devo deixar aos meus irmãos seja uma via em direcção à unidade, de modo que, pelo meu trabalho paciente, os homens possam perceber as luzes de outras dimensões. Que eu não sufoque, Senhor, nas minhas pequenas certezas; não me feche nos dogmas científicos. Dá-me a audácia de levar a minha inteligência sempre mais longe; a coragem de não me identificar com nenhuma verdade passageira, confundindo a minha luz com a Tua Luz. Deste ponto de evolução onde Tu me colocaste utiliza, ACHAIAH, todos os meus recursos humanos para que a Obra da Criação prossiga com Força e Vigor.


Nº 7

ACHAIAH Exortação ACHAIAH exorta: Entre as pequenas coisas encontrarás a minha Verdade. A Natureza é um dos meus livros sagrados; é um livro que contém a minha Lei sem tergiversações, sem falsas interpretações. Por esse livro não passou nenhum tradutor ignorante para inverter os conceitos. Peregrino, carrega às costas o saco da paciência e vai observar-me no meu elemento natural. Estuda-me na flor, e na árvore, na erva, e eu inspirarei a tua inteligência para poderes encontrar a resposta pedida pela tua sede de verdade. Não tentes elaborar teorias antes de ter sido testemunha dos meus processos naturais. Observa, medita, e carrega lentamente, progressivamente, o saco da paciência que nunca deve despejar-se. Tu não dirás mais “Agora eu sei, agora compreendo”, porque a verdade faz-se dia após dia, e a consciência trazida por essa verdade é capaz de tudo modificar. Em cada dia sou distinto, diferente, e se queres seguir-me, Peregrino, em cada dia deves tentar compreender o que há de diferente, de mudado, em Mim. Para este jogo de saber e de compreender o que de novo cada dia traz consigo eu te convido, Peregrino, e te espero, na Árvore, na Flor, na Erva.  De 21 a 25 de Abril; 27 de Março; 9 e 10 de Junho; 24 de Agosto; 5 de Novembro; 15 de Janeiro.  Programa Negativo: preguiça, negligência, negação da Luz.


Nº 8

CAHETHEL Deus Adorável

«Benção de Deus»

Invocação «Venham! Nós queremos prosternar-nos, inclinar-nos, dobrar os joelhos perante o Eterno, nosso criador» (Salmo 95, v. 6) CAHETHEL: Eu recebi de Ti, Senhor, uma infinidade de dons. Os meus lábios exprimem com facilidade o Mundo que Tu criaste, e as minhas mãos modelam formas graciosas com a Tua matéria primordial. Tu permitiste-me triunfar, ó CAHETHEL! Colocaste à minha volta uma legião de aduladores. Entre Ti e mim puseste cercas, paliçadas, terrenos, jardins, propriedades, obstáculos que me afastam da Tua divina presença. Mas colocaste também em mim, Senhor CAHETHEL, ardor para os ultrapassar. Permite, Senhor, que este ardor seja o que há de mais forte o que há de mais intenso, em mim, para eu poder, graças a ele, saltar por cima das barreiras, vencer as paliçadas, fugir à beleza dos jardins e das terras, vencer também a lisonja, o sucesso, o renome, e correr depressa para a Tua Fonte de Vida. Livra-me, Senhor, da vaidade, e eu livrar-me-ei das servidões da abundância.


Nº 8

CAHETHEL Exortação CAHETHEL exorta: Dei-te terras e poder sobre elas. Dei-te nobreza, prestígio e alto estatuto. Deite poderes para exprimires e convenceres. E tu, tu vais dar-me o quê? Espero muito de ti, e é normal, de ti a quem muito dei. Do teu poder, espero a Minha Justiça. Da tua reputação espero o Meu Renome. Da tua loquacidade espero o testemunho da Minha Obra. Pus em ti a Luz para que possas descobrir-me, encontrar-me, para que não possas dizer que estavas rodeado de trevas. Sê, Peregrino, o paladino da minha Lei e da Minha Justiça. Não te peço renúncia alguma. Peço-te que, do teu posto de comando, sejas aquele que, pelo seu exemplo, dignifica todas as coisas, fazendo com que o belo seja, inevitavelmente o que é justo; o útil seja justamente o que é necessário; e o necessário seja, estritamente, o que deve dar aos teus irmãos e a ti uma maior consciência do Universo. É este o trabalho que te reservei. Assim tu possas, Peregrino, cumprir as tuas obrigações com fidelidade.  De 25 a 30 de Abril; 11 de Junho; 25 de Agosto; 6 de Novembro; 16 de Janeiro; 28 de Março.  Programa Negativo: orgulho, competição, cacique; plantador de droga; incendiário.


Nº 9

HAZIEL Deus de Misericórdia

«Misericórdia de Deus»

Invocação «Lembra-te, Eterno, das tuas bondades, porque elas existem desde a eternidade» (Salmo 25, v. 6) HAZIEL: Eu te peço, somente, Senhor, que a Tua Misericórdia se possa exprimir através de mim; que em mim possam encontrar consolação todos os que, pela lei da vida, se encontram amarrados à Coluna do Rigor. Se tudo me deve ser concedido com largueza, faz inclinar, ó Senhor HAZIEL, o meu espírito para a partilha, e coloca-me no caminho dos que vivem a experiência da severidade, para poderem perceber em mim a promessa de uma menos árdua e mais feliz Peregrinação.


Nº 9

HAZIEL

Exortação HAZIEL exorta: Quando te falam de Mim, Peregrino, contam-te muitas vezes histórias de destruição, castigos horríveis, em que os meus morreram nas águas, no fogo, transformados em elementos primários, em estátuas de sal. Mas Eu sou também a música e o canto e todos os prazeres que a vida pode dar, e todos os tesouros que o Mundo contém. Eu sou a Bondade e a Beleza, o Jogo e a Amizade e tudo o que é simpatia. Eu sou o rosto amável da transcendência. Procura-me, segue-me, e o teu caminho pessoal para a Eternidade será uma marcha deliciosa, Peregrino. Se me encontras, é já o sinal de que o pior passou, e que uma paisagem humana, cheia de sol, se abre à tua frente, e avançarás nela, acompanhado pelos mais brilhantes dos meus súbditos. Um mundo se fecha para ti, e eis-te chegado a estas terras elevadas onde a mais profunda amizade se faz Lei. Vem, entra na minha Morada, e nem a água, nem o fogo, nem o sal te poderão destruir.  De 1 a 5 de Maio; 29 de Março; 12 de Junho; 26 de Agosto; 7 de Novembro; 17 de Janeiro.  Programa Negativo: hipocrisia, vingança, ódio; comercialização das ciências espirituais.


Nº 10

ALADIAH Deus Propício

«Graça Divina»

Invocação «Que a tua bondade, Eterno, se estenda sobre nós, como nós contamos contigo» (Salmo 33, v. 22) ALADIAH: Ajuda-me, Senhor, a distribuir pelos meus irmãos as bondades que de Ti recebi. Põe-me a trabalhar para os outros, faz que, através de mim, eles possam receber a Tua força que cura. Ajuda-me, ALADIAH, a tornar-me justo e moderado, a utilizar com sobriedade os bens de que disponho; faz que a minha alma se incline para a partilha e o presente generoso. E faz de mim um bom advogado para defender aqueles cuja ignorância transformou em culpados. Faz-me, Senhor ALADIAH, um portador da Tua graça, um distribuidor dos teus bens, um executor das tuas obras de Amor. A todo o momento e em todo o lugar, faz de mim um ser sensível ao sofrimento dos meus irmãos.


Nº 10

ALADIAH

Exortação ALADIAH exorta: Eu sou, Peregrino, O que distribui os bens do Eterno. Eu dei-te tudo, para que tu dês tudo igualmente, com generosidade, sem restrições. A minha obra necessita que todos os teus recursos estejam à disposição dos que erguem as colunas do Meu Templo. Procura os que dão testemunho da Verdade, pois deves entregar-lhes os bens que possuis. Coloquei em ti uma fonte de saúde, e o ouro que permite as realizações materiais. Dei-te inteligência prática para poderes servir-te, com habilidade, do meu potencial. Do Alto eu te observo, Peregrino. Espero muito da tua bondade. Não me desiludas.  De 6 a 11 de Maio; 30 de Março; 13 de Junho; 27 de Agosto; 8 de Novembro; 18 de Janeiro.  Programa Negativo: negligência em todos os aspectos; milionário parasita; doenças, droga, álcool, tabaco.


Nº 11

LAUVIAH Deus louvado e exaltado

«Vitória»

Invocação «Vivo é o Senhor, e bendito o meu rochedo! Glória ao Deus que me protege!» (Salmo 18, v. 47) LAUVIAH: Deus que tornas eternas as situações e dás os prazeres do renome aos que vivem na tua paz; a Ti, eu peço que me ajudes a fazer sair do meu foro interior tudo o que, de uma maneira ou de outra, pode ser útil à renovação da vida. Do meu passado, ó LAUVIAH, faz ressaltar somente o que fala do eterno amor, somente o que é razoável e justo; e que seja enterrada em mim a complacência por tudo o que é episódico, por tudo o que se desfaz sob o peso das convenções. Destrói o meu orgulho, os meus vãos desejos, e não permitas que a inveja me incite a prestar falsos testemunhos. Que eu possa, ó LAUVIAH! ser um exemplo das virtudes que emanam do Mestre do Mundo, teu Rei, meu Pai.


Nº 11

LAUVIAH Exortação LAUVIAH exorta: Os operários do Templo necessitam de repouso. O teu dia foi duro, Peregrino, e é justo que agora descanses. Por isso, eu pus em ti estas árvores frondosas, incitando ao repouso e este público agradável, sempre pronto a aplaudir. Podes viver este sonho de celebridade sem inquietação, sem preocupação, sem sobressaltos. Podes invocar o teu passado incerto - prazer e ansiedade e aqueles com os quais, um dia, te identificaste; chama à tua vida as pessoas que foram e as pessoas que poderiam ter sido; relaxa-te, compraz-te com as tuas recordações petrificadas, porque a hora de acordar não está, talvez, muito longe e serás, então, obrigado a retomar os teus instrumentos de trabalho e a meteres-te ao caminho. Eu posso somente oferecer-te uma pausa, uma paragem, e seria lamentável, Peregrino, se acreditasses que tinhas chegado. A minha é uma - mas só uma bela jornada da tua vida, uma recreação, porque o Templo ainda não está acabado, e falta-lhe o mais belo: a ornamentação. Para conceber o que dará à Obra a sua beleza, tenho necessidade do Homem, tenho necessidade de ti, pois sem beleza nada é forte, nada é verdadeiro. É importante que o teu sonho não te fatigue. É importante que o teu sonho seja feliz. De 11 a 16 de Maio; 31 de Março; 14 de Junho; 28 de Agosto; 9 de Novembro; 19 de Janeiro. Programa Negativo: orgulho, ambição, ciúme; ideias utópicas; calúnia; narcisismo, sucesso superficial.


Nº 12

HAHAIAH Deus refúgio

«Refúgio»

Invocação «Porquê, ó Eterno, te manténs afastado? Porque te escondes em tempo de desgraça?» (Salmo 10, v. 1)

HAHAIAH: Senhor, Tu que permitiste a mistura do meu espírito com o Teu Espírito a fim de que eu contemple em mim, no meu interior, a beleza de um amor sem fronteiras: faz que eu seja para os meus irmãos o que transmite a tua divina harmonia, o que leva a paz e a calma às almas perturbadas. Permite, Senhor HAHAIAH, que não haja confusão entre este Amor - que é Lei do Universo e as paixões humanas que normalmente agitam os corações. Que a todo o momento e em todo o lugar, Senhor HAHAIAH, eu possa desempenhar o papel de um bom intermediário e não o de um promotor, solitário.


Nº 12

HAHAIAH

Exortação HAHAIAH exorta: Depositei em ti o Sonho, para poderes contemplar a beleza do meu Mundo; fechei-me, interiorizei-me na tua natureza para conheceres a divindade do Amor. Guarda-me dentro de ti, e celebra comigo o divino noivado alquímico; não me repudies para correr para uma aventura exterior, na qual toda a felicidade interior tombaria irremediavelmente desfeita. Tu e eu viveremos um êxtase permanente, fora do tempo, fora da necessidade, e rodeados pela Harmonia do Cosmos. E quando o Eterno puser fim à nossa história de amor, poderás contar aos teus irmãos as delícias que encerra a vida eterna. Poderás convidá-los a procurar-me no seu foro interior. Espero, meu bem-amado, que através de ti outros amores venham a mim, espero que sejas o canal através do qual os teus irmãos descobrirão o Meu divino Afecto. De 16 a 21 de Maio; 1 de Abril; 15 de Junho; 29 de Agosto; 10 de Novembro; 20 de Janeiro.  Programa Negativo: inadaptação, angústia; necessidade de agradar , de ser amado.


Nº 13

IEZALEL Deus glorificado sobre todas as coisas

«Fidelidade»

Invocação «Venham, cantemos com alegria ao Eterno! Dêmos gritos de alegria em direcção ao rochedo da nossa salvação» (Salmo 95, v. 1) IEZALEL: Dá-me, Senhor, a justa medida das tuas virtudes, para a minha razão não ser o juiz absoluto de todos os meus actos, nem a minha imaginação pretenda ser a dirigente da minha vida. Faz que os desejos aceitem as ordens do espírito, e que a fidelidade reine entre as diferentes tendências do meu ser. Ajuda-me, Senhor, a lembrar-me das conquistas morais do passado, e não permitas que o brilho da minha alma no Mundo possa exprimir o erro ou a mentira. Tu deste-me facilidade para aprender e para convencer e eu quero, Senhor IEZALEL, que me afastes de tudo o que é insignificante, pequeno, irrisório. Desperta o meu interesse pelo que é eterno, para da minha boca não poderem sair palavras vãs, propósitos sem importância. Que eu possa ser, Senhor, o emissário convincente da tua Eterna Verdade.


Nº 13

IEZALEL

Exortação IEZALEL exorta: Peregrino, dei-te uma grande habilidade para convencer e tu exprimes, com graça, ideias brilhantes. Coloquei em ti esse dom para que faças amigos, para que não vivas na solidão, para que possas conquistar vontades e adesões, com as quais realizar um vasto programa. E tu, tu deves trazer a ambição de uma nobre proeza: deves manter viva, em ti, a vocação do sublime. Pois é assim que, com as tuas virtudes e o meu Génio, tu e Eu realizaremos grandes coisas neste mundo. Faz soar a trombeta do ajuntamento, chama; e que o som seja poderoso, que possa ser ouvido por todos aqueles cujos avatares da vida afastaram de ti. Eu vos reunirei de novo, se existe em ti o desejo de conciliação, porque o Eterno colocou-me acima de tudo para, deste Alto Lugar, eu poder levar a cabo, sem entraves, as acções que restauram. A tua caminhada humana é agradável, fácil, cómoda, e por isso a tua primeira preocupação deve ser: partilhá-la. De 21 a 26 de Maio; 2 de Abril; 16 de Junho; 30 de Agosto; 11 de Novembro; 21 de Janeiro.  Programa Negativo: inadaptado, retrógrado, limitado; mentiroso, caluniador.


Nº 14

MEBAHEL Deus conservador

«Verdade, Liberdade, Justiça»

Invocação «Que o Eterno seja, pois, um abrigo para o oprimido, um abrigo nos tempos de desgraça» (Salmo 9, v. 10) MEBAHEL: Dá-me competência para construir o futuro com os pesos e as medidas que tu utilizaste para criar a maravilhosa máquina do Universo. Alarga, Senhor, as velas dos meus sentimentos para poder ter a experiência viva, em mim, da cólera sagrada dos meus irmãos quando são humilhados e torturados pela injustiça. Coloca-me, MEBAHEL, no topo da Sociedade e faz que as minhas palavras sejam a lança que quebra e faz em pedaços tudo o que é falso, e sobretudo, Senhor MEBAHEL, não permitas que ponha o meu talento ao serviço de dirigentes que utilizam a calúnia e a opressão para manter o que está corrompido. Mobiliza os meus sentimentos, os meus pensamentos, as minhas forças morais para lutar por amanhãs humanos, cheios de esperança. Instruí-me, Senhor MEBAHEL, para eu poder ser um dos artesãos da Tua Justiça.


Nº 14

MEBAHEL Exortação MEBAHEL exorta: O Universo funciona de acordo com normas precisas. O futuro elabora-se somente a partir da experiência adquirida nas edificações passadas, e Eu pus-te a ti na arena do Mundo para instruíres os teus irmãos sobre o rigor destas normas, sem as quais tudo se corrompe depressa. Quero que sejas a pessoa do justo meio, que arbitra as soluções entre os impacientes, que aceleram o ritmo da minha criação, geradores de dor, e os lentos, que se eternizam nas etapas. Pus-te na arena do Mundo, Peregrino, para te tornares sensível ao sofrimento dos que avançam às cegas, sem nenhum saber, levados pelo aguilhão da necessidade. Sê o seu advogado, o que os compreende e justifica. Os povos devem encontrar em ti a voz que clama as suas justas aspirações, aquele que lhes permite entrever um luar de esperança, um programa humano que dá sentido às suas existências. Tu deves ser, em meu Nome, um criador de normas, um descobridor de Leis; o revelador das analogias que existem entre os vários fragmentos do Mundo: Tu deves ser o construtor firme e decidido da estrutura do meu futuro Reino.  De 26 a 31 de Maio; 3 de Abril; 17 de Junho; 31 de Agosto; 12 de Novembro; 22 de Janeiro.  Programa Negativo: exigente, falso; hábil defensor de causas injustas; língua pérfida, calúnia.


Nº 15

HARIEL Deus criador

«Purificação»

Invocação «O Eterno é uma fortaleza para mim; o meu Deus um rochedo tutelar» (Salmo 94, v. 22) HARIEL: Purifica, Senhor, os meus desejos, a fim de que a minha boca exprima somente palavras agradáveis. Dá-me, HARIEL, força e coragem, para fazer face ao meu Destino, transformando em Bem o mal que eu possa ter feito. Ilumina a minha mentalidade, Senhor HARIEL, para através do meu verbo poderem reconciliar-se esses eternos inimigos que são o coração e a cabeça. Que a minha verdade, Senhor, seja sempre a Tua Verdade; que as minhas convicções não se afastem da Lei das Dez Palavras. Que a minha técnica e o meu trabalho humano sirvam para tornar mais diáfana, mais evidente a Tua Obra. Faz de mim, Senhor HARIEL, uma porta aberta para que idólatras e ateus Te possam descobrir e amar.


Nº 15

HARIEL

Exortação HARIEL exorta: O Eterno deu-me poder para conciliar os interesses do entendimento com os dos sentimentos. Eu quero, Peregrino, que em meu nome, sejas aquele que encontra e faz a convergência dos dois mundos opostos; aquele que integra num todo harmonioso a razão e os desejos multicolores. Se realizas o meu mandato, se és o fiel interprete dos meus poderes, abrirei o teu espírito aos mundos do Resh e do Tav, a esses universos ocultos onde as trevas se fazem Luz, e verás com os teus próprios olhos, e compreenderás com a tua própria razão, como os homens criam, fabricam, o seu Destino, na eterna errância na matéria. Tu és portador, Peregrino, de um privilégio raro, e por isso mede as tuas palavras, para os teus lábios exprimirem sempre esta dupla verdade, emotiva e razoável, que torna todas as coisas coerentes e compreensíveis.  De 1 a 6 de Junho; 4 de Abril; 18 de Junho; 1 de Setembro; 13 de Novembro; 23 de Janeiro.  Programa Negativo: sectário, impiedoso; falso guru.


Nº 16

HEKAMIAH Deus que ergue um Universo

«Fidelidade aos Princípios»

Invocação «Eterno, Deus da minha salvação, dia e noite eu grito, eu estou na Tua presença» (Salmo 88, v. 1) HEKAMIAH: Se Tu me designaste, a mim, para construir um novo Universo, para ser o que assinala aos homens o seu mais além, deves apoiar e encorajar a minha acção, Senhor HEKAMIAH. Interessa-te por mim, segue os meus passos; pois se eu me enganar, Senhor, se a minha Luz interior não me permite compreender o teu propósito, os homens farão cair as suas críticas sobre Ti, e não sobre mim, dizendo: «Porque é que Deus deu poder àquele?...» Mantém a minha conexão com as tuas Altas Frequências; e não me largues, mesmo que eu me torne obscuro, quando as paixões humanas agitarem o meu coração. Se, ao acordar dos meus erros de humano, eu encontrar a tua mão, se eu souber que estás a actuar por meu intermédio, Senhor, farei com que as tuas «pedras negras» bebam a jorros a Tua Luz! e entregar-te-ei o mundo que me deste mais sensível aos Teus Propósitos Divinos.


Nº 16

HEKAMIAH Exortação HEKAMIAH exorta: Compete-te transportar aos ombros o peso do Mundo; coube-te a ti a tarefa de o enobrecer, de mostrar aos irmãos que te seguem as virtudes mágicas que a criação encerra. Mas tu baixas a cabeça, Peregrino, para mostrar aos humanos as propriedades do sexo, o poder do instinto, e utilizas a tua inteligência para pintar, com belas cores, o que espalha emanações repugnantes. Como tu me traíste, Peregrino! Só captaste de mim as virtudes perversas e usas os teus títulos, diplomas e medalhas para encorajar a rebelião contra a tua própria essência. Talvez a tua transmutação esteja muito próxima; talvez possas escutar-me; talvez seja ainda tempo, para ti, de descobrir o poder transformador que possuis. Com toda a força do meu sopro eu grito, eu chamo-te: Acorda! A obra do Eterno está órfã de Chefes. Preciso de Dignitários, preciso de Príncipes, preciso de Reis! Preciso do nobre sangue azul do idealismo, para o lixo deixar de ser o termómetro que mede o grau de desenvolvimento dos Povos.  De 6 a 11 de Junho; 5 de Abril; 19 de Junho; 2 de Setembro; 14 de Novembro; 24 de Janeiro.  Programa Negativo: traição, rebelião, ambição; infidelidades múltiplas; difusor de drogas; traidor da espiritualidade.


Nº 17

LAUVIAH Deus admirável

«Revelação»

Invocação «Eterno, nosso Senhor! Que o teu nome seja glorificado em toda a Terra! (Salmo 8, vs. 1) LAUVIAH: Permite, Senhor, que o conteúdo do meu inconsciente se integre harmoniosamente no meu corpo mental. Faz que as situações complexas do meu passado percam a opacidade e se tornem límpidas e transparentes, para que nenhum antigo tormento perturbe os meus sonhos, nem leve a sombra da tristeza ao meu espírito. Nas trevas das minhas emoções coloca, ó LAUVIAH!, a Tua Luz, para eu poder converter todo este escuro aglomerado numa obra de arte. Inspira-me, Senhor LAUVIAH, para todos os que se encontram em sintonia comigo poderem encontrar na minha obra humana o fio de Ariane que lhes permita sair do labirinto das suas emoções. Faz de mim uma ponte viva entre o Pensamento e o Desejo, faz de mim um Intérprete para todos os que não falam senão uma das grandes línguas nas quais exprimes as maravilhas da Tua Obra.


Nº 17

LAUVIAH Exortação LAUVIAH exorta: Tu ignoras muitas coisas, Peregrino, e no entanto todas essas coisas se encontram no teu foro interior, profundamente ocultas nas pregas da tua alma. O Eterno deu-me a missão de as pôr à Luz, para que as possas contemplar. Não te admires, pois, se quando eu cumpro as ordens do Céu, aparecem perante ti os símbolos desse saber sepultado; não te espantes de poder contemplar uma realidade que talvez não te agrade e que tu emanas da tua vida pelo canal da Arte. Quando me vires aparecer no teu horizonte humano medita, observa, perscruta os teus sentimentos, analisa os teus pensamentos, decifra as tuas intuições, porque neles eu concretizo, de forma evidente, a verdade que tu escondes e que deve permitir-te conheceres-te a ti mesmo. Pela minha mão realizarás, Peregrino, descobertas maravilhosas, mas também te farei ver abismos tenebrosos, cuja contemplação te vai produzir terror e medo. E quando a minha força estiver interiorizada em ti, então poderás ser para os outros o revelador do mistério das suas almas.  De 11 a 16 de Junho; 6 de Abril; 20 de Junho; 3 de Setembro; 15 de Novembro; 25 de Janeiro.  Programa Negativo: ateísmo, impiedade; falso mago, explorador da credulidade; sonhos eróticos, insónias; fabricante de drogas, escritos defendendo doutrinas erróneas.


Nº 18

CALIEL Deus pronto a escutar

«Justiça»

Invocação «Senhor, que julgas as nações, faz-me justiça segundo a minha virtude e rectidão» (Salmo 7, v. 9) CALIEL: Permite, Senhor, que a minha inteligência esteja sempre ao serviço de causas justas. Livra-me da tentação de utilizar o meu engenho em vãs ostentações das minhas faculdades. E quando as tuas forças me fizerem ir para além de mim mesmo, fica a meu lado, para me inspirares prudência. Faz que a minha lógica seja a Tua Lógica, e que a minha pressa de intervir nos assuntos dos outros seja motivada pelo interesse que Tu tens pelos que necessitam da Tua protecção. E se devo desmascarar um culpado, que isso se faça num puro espírito de Justiça, e não o inscrevas, Senhor, na conta do meu carma. Permite, CALIEL, que eu compreenda o mundo dos fora-da-lei, e que ao julgá-los, não separe nunca de mim a Eterna Bondade.


Nº 18

CALIEL Exortação CALIEL exorta: Eu quis que tu fosses, Peregrino, o mensageiro da minha justiça, o que sente a adversidade do outro como se lhe arrancassem os lombos da sua própria carne e que é preciso, o mais rapidamente possível, pôr fim ao suplício; e que é necessário fazer qualquer coisa, intervir vigorosamente, imediatamente. É assim que eu quero que actues em meu Nome, com toda a veemência de que o teu verbo é capaz, para a pureza do inocente ser bem notada e a traição do falso testemunho bem evidente. Reconhecer o Verdadeiro entre a diversidade do falso, eis a tua Missão. Talvez o teu à vontade te permita reconhecê-lo facilmente no mundo das relações sociais, mas é no teu próprio mundo interior que eu quero que tu busques e realizes essa suprema escolha; porque se, em ti mesmo, os valores se encontram misturados, não saberás discerni-los no exterior e então não serás mais do que um advogado expedito, um promotor de disputas e de processos, para tua glória pessoal. Não depende senão de ti, Peregrino, tornares-te um Ser Justo; e este é o teu trabalho na presente encarnação.  De 16 a 21 de Junho; 7 de Abril; 21 de Junho; 4 de Setembro; 16 de Novembro; 26 de Janeiro.  Programa Negativo: intriguista, acusador, grande mentiroso; riqueza por meios ilícitos, escândalos; magia negra; poder destruidor; escritos anónimos e difamadores.


Nº 19

LEUVIAH Deus que escuta os pecadores

«Inteligência frutífera»

Invocação «Coloquei a minha firme esperança no Eterno; ele inclinou-se para mim» (Salmo 40, vs. 1) LEUVIAH: Limpa, Senhor, a minha memória inconsciente de todos os elementos poluentes; afasta dos meus sonhos as imagens libidinosas, assustadoras ou monstruosas e faz que as minhas projecções imaginativas tenham um sentido e, graças a elas, os meus irmãos, os homens, possam perceber um Universo sem fronteiras, no qual o passado ancestral dá a mão a um futuro resplandecente. Permite, Senhor LEUVIAH, que eu encontre o ponto de equilíbrio entre a minha realidade física e a minha realidade imaginativa para poder ser o programador de um mundo situado, hoje, para além do Humano.


Nº 19

LEUVIAH

Exortação LEUVIAH exorta: Dei poder à tua sensibilidade, não para te satisfazeres com os prazeres do instinto, mas para poderes captar a beleza de um mundo onde o homem ainda não chegou. Abri a chave da tua memória das vidas, não para evocares a recordação de orgias irrisórias, mas para poderes recolher do teu passado o testemunho vivo da eternidade. Defende-te da nostalgia e das evocações do que foi e projecta as tuas forças interiores, com vigor, em direcção ao futuro. Eu quero que sejas, Peregrino, um vivo modelo do homem de amanhã, desse homem que ultrapassará a sua condição actual. A Humanidade prepara-se para criar Universos e de ti devem sair, através da ficção artística, as obras que terão o sabor desses Mundos futuros. Lança em direcção a Mim o cabo e o laço das tuas aspirações e Eu ligar-te-ei à Região dos Arquétipos, para a Personalidade Humana poder exprimir ao mesmo tempo uma nova arte, uma nova ciência e uma nova religião.  De 22 a 27 de Junho; 8 de Abril; 22 de Junho; 5 de Setembro; 17 de Novembro; 27 de Janeiro.  Programa Negativo: carma pesado; fora-da-lei; infidelidades, violações; desespero, pessimismo.


Nº 20

PAHALIAH Deus redentor

«Rectificação dos erros»

Invocação «Senhor, livra-me dos lábios mentirosos, da língua pérfida» (Salmo 120, vs. 2) PAHALIAH: Ilumina, Senhor, a minha Fé, para poder contemplar, desta porta, as verdades dos mundos nos quais a razão ainda não pode penetrar. Faz, Senhor, que a minha palavra leve aos outros o gosto das tuas sublimes evidências, e que eu me torne, para todos os que se perderam no caminho, como um sinal de trânsito. Conduz, PAHALIAH, as minhas energias internas pelos canais que irrigam o cérebro, para poder procriar com os órgãos superiores e não desperdice a minha semente em vãos jogos eróticos. Dá-me a solidão necessária à minha sede de meditação, e quando a minha alma transbordar da Tua Ciência Sagrada, faz que eu me aproxime das pessoas que têm necessidade do teu esplendor para lhes transmitir o germe da Eternidade.


Nº 20

PAHALIAH

Exortação PAHALIAH exorta: Nos teus sentimentos eu pus o sopro da eternidade, e enchi a tua boca de palavras ternas e calorosas para poderes comunicar aos teus irmãos a Verdade Eterna. Eu quero que tudo o que digas, Peregrino, seja tão puro e tão inalterável como o Ouro, e que os teus gestos não venham desmentir o sentido das tuas palavras. Foge daqueles que são demasiado razoáveis para compreender as verdades longínquas, e aproxima-te de todos os que, como Simbad o Marinheiro, procuram pérolas raras em mares distantes; aproxima-te dos exploradores do impossível, dos que experimentam uma imperiosa necessidade de viver num além fantástico. É para esses que te inspiro, é para esses que quero revelar-te o Destino prodigioso que o Eterno reserva aos humanos. Sê o precursor, o visionário, o profeta, o revelador das eternas regras do jogo; aquele cuja vocação é falar frente a frente com a pluralidade dos Rostos de Deus.  De 27 de Junho a 2 de Julho; 9 de Abril; 23 de Junho; 6 de Setembro; 18 de Novembro; 28 de Janeiro.  Programa Negativo: irreligião, fanático; ideais perversos; magia negra.


Nº 21

NELCHAEL Deus só e único

«Desejo veemente de aprender»

Invocação «Eu, no entanto, tenho confiança em ti, Senhor, eu digo: Tu és o meu Deus. O meu Destino está na Tua mão.» (Salmo 31, vs. 15 e 16) NELCHAEL: Faz que o meu projecto em direcção ao futuro não seja um puro jogo, um sonho vão; permite que ao lançar as redes da fantasia no teu mundo constelado eu possa voltar para os meus irmãos, os homens, com uma pesca abundante de verdades transcendentes. Faz circular nas minhas veias o sopro da eternidade. Faz que o meu intelecto conceba o palácio do espírito e que com as pedras do meu passado, com as minhas mãos, possa construir novos universos. Livra-me, Senhor NELCHAEL, dos caluniadores e dos espíritos que combatem a Tua Obra.


Nº 21

NELCHAEL

Exortação NELCHAEL exorta: Eu situei-te, Peregrino, num confortável bem-estar interior. A tua alma encontra-se no meio desse luxuriante Éden banhado por quatro rios de água pura e cristalina, lá onde os teus arcaicos antepassados viveram dias felizes. Mas, como neles, pus em ti a sede do Conhecimento, a fome da Verdade, da Beleza, do Saber, da Sabedoria, para te fazer sair do teu paradisíaco mundo interior e procurar a melhor maneira de comunicar aos teus irmãos o fruto interdito que tu arrancas à árvore da Vida. Grande é o teu mérito, Peregrino, de ter a coragem de abandonar este Éden reencontrado e, como justo prémio, eu te darei a chave que abre as portas de todos os tesouros do Universo. Tu conhecerás o que se esconde do outro lado da Luz criada, Eu te fornecerei a solução da Lei secreta dos números e o teu entendimento captará a poesia das esferas. Pelo teu amor aos homens, receberás o Amor de Deus, e pela tua arte, tua ciência e tua fé, tornar-te-às uma das Colunas do Eterno.  De 2 a 7 de Julho; 10 e 11 de Abril; 24 de Junho; 7 de Setembro; 19 de Novembro; 29 de Janeiro.  Programa Negativo: erro, ignorância, preconceitos; utopia; vaidade, agressividade.


Nº 22

YEIAYEL a direita de Deus

«Renome»

Invocação «É o Eterno que te guarda, o Eterno que está à tua direita, como sombra tutelar» (Salmo 121, v. 5) YEIAYEL: Tu deste-me, Senhor, consciência da unidade do teu Reino e a visão do que será a vida quando a voz dos instintos encontrar o seu silêncio ordenado. Permite-me, Senhor, que este conhecimento interior possa exprimir-se no meu comportamento; faz que a Tua ideia se torne músculo e sangue em mim, de modo que os meus gestos falem melhor e mais fortes do que as palavras. E nesta viagem para o teu futuro radioso, protege-me, Senhor, do perigo de um naufrágio, dessa catástrofe que espreita sempre o homem, quando a alma se separa do Eterno para adorar a personalidade passageira e mortal. Livra-me, Senhor, do erro cometido por Narciso e quando um espelho retribuir o meu reflexo faz que os meus olhos Te descubram, a Ti, na minha imagem.


Nº 22

YEIAYEL

Exortação YEIAYEL exorta: Através das tuas palavras, das tuas acções, dos teus empreendimentos o Mundo deve saber que a vida é eterna; que existe uma outra vida depois desta, e quando essa outra terminar, uma nova vai surgir da inesgotável fonte do Eterno. Eu quero, Peregrino, que vivas como se a tua existência durasse cem mil anos e que os outros aprendam através de ti que não pode haver eternidade sem renovação, sem um incessante retorno à juventude, sem a eliminação das fezes perecíveis do teu corpo mental e do teu corpo do desejo, tal como são automaticamente expulsas as do teu corpo físico. Dei-te fortuna e renome para que os outros te respeitem; mas não esqueças jamais, Peregrino, que o Ouro é a cristalização da Luz, e se desperdiçares este ouro, a Luz também te deixará e então serás pobre nos dois mundos: no mundo físico e no mundo mental. Quero que te tornes o eterno jovem, criador de empreendimentos eternos, que sabe edificar na matéria dura, na rocha, os Meus Pensamentos.  De 8 a 12 de Julho; 12 de Abril; 25 de Junho; 8 de Setembro; 20 de Novembro; 30 de Janeiro.  Programa Negativo: usurpador de ideias alheias; plágios, roubos; usurário.


Nº 23

MELAHEL Deus que liberta dos males

«Capacidade de Curar»

Invocação «Que o Senhor proteja as tuas idas e vindas, agora e durante a eternidade» (Salmo 121, v. 8) MELAHEL: Permite-me, Senhor, contemplar a Eternidade nas cristalizações físicas da tua essência. Permite-me ver, nos objectos materiais e em tudo o que foi instituído, a expressão transitória do teu divino acontecer. Eu quero, Senhor, participar na elaboração deste relato cósmico que tu estás a escrever com as sucessivas vagas de vida que propulsas em direcção ao Mundo. Inspira o meu espírito, Senhor MELAHEL, para poder tirar conclusões gerais a partir de observações particulares, para tudo em mim se poder reconstruir segundo a ordem natural, e levar aos outros a imagem da tua divina harmonia, para eles reencontrarem nela o ritmo perfeito do seu organismo e assim lhes ser restabelecida a saúde. Dá-me o poder de me tornar aquele que, através de Ti, dará um significado profundo e universal às coisas, aos factos, às situações, ao que está instituído; ao que é, somente, um fugaz instante no teu sublime e eterno escoar do tempo.


Nº 23

MELAHEL Exortação MELAHEL exorta: Eu pus em ti, Peregrino, uma poderosa imaginação, para seres o intérprete dos meus símbolos: na pedra, nos gestos humanos, nos sonhos. Quero que saibas que este mundo de formas que apreendes foi antigamente uma Ideia que eu concebi, e a minha sensibilidade amou. Mas outras Ideias e outros Amores se sucedem na minha Essência, e para os concretizar no mundo humano preciso que os homens destruam o que um dia eu amei. Conto contigo, Peregrino, para fazer saber aos teus irmãos que eles podem pôr-se em uníssono com a minha Ideia e com o meu Amor; que é necessário que amemos juntos as mesmas coisas e não que, afastados de Mim, eles construam ainda o que eu já pretendo destruir. Dei-te o verbo para lhes relatares a minha longa marcha, eterna, sempre em direcção a outros universos, cada vez mais perfeitos, lá onde os materiais de ontem, tornados magníficos, serão verticais colunas dos Templos da Nova Luz. Diz-lhes a todos, a todos os que te escutam, ó quão fabulosos serão os meus dias de criação, à medida que a minha Obra se aproxima do sétimo dia.  De 13 a 18 de Julho; 13 de Abril; 26 de Junho; 9 de Setembro; 21 de Novembro; 31 de Janeiro.  Programa Negativo: esterilidade; charlatão; criação de venenos, drogas.


Nº 24

HAHEUIAH Deus bom por si mesmo

«Protecção»

Invocação «Eis que os olhos do Senhor estão abertos sobre os seus adoradores, sobre os que têm fé na sua bondade» (Salmo 33, v. 18) HAHEUIAH: Toma-me sob a tua protecção, sê meu instrutor e meu guia, pois sem Ti tudo se prepara para me fazer perder o caminho. Construíste-me de tal modo, Senhor, que não posso senão perder-me no dédalo dos meus sonhos e, para realizar esses sonhos humanos, eu poderia atentar contra as leis. Toma-me sob a tua protecção, Senhor, sê meu instrutor e meu guia! Se Te peço ajuda e protecção, não é para evitar o castigo que os meus actos poderiam merecer, mas para me conduzires, sem sobressaltos, à morada onde a Luz é uma força estável que pode ser captada pelo intelecto. Desse lugar, compreenderei o mundo, compreender-me-ei a mim próprio, e compreender-te-ei a Ti. E então poderei ser a pedra angular da Tua Obra. Toma-me sob a Tua protecção, Senhor, sê meu instrutor e meu guia!


Nº 24

HAHEUIAH Exortação HAHEUIAH exorta: É preciso que tu saibas, Peregrino, que eu fui trevas antes de ser Luz; sim, que antes de ser Luz fui trevas e foi delas que surgiram os meus instintos criadores. Tudo o que existe hoje foi antes um grande sonho e no Tohu-Bohu da minha noite os poderes encontraram-se face a face e os meus Elohim, todos irmãos, combateram e despedaçaram-se mutuamente antes de se tornarem forças equilibradas ao serviço do Universo. Eu quis, Peregrino, fazer renascer este sonho no teu corpo mortal para que aprendas a equilibrar os teus impulsos, as tuas ambições, a tua sede de poder. O teu trabalho consiste em saber reconhecer o teu irmão no rosto do teu inimigo; o teu trabalho consiste em fazer parar o braço que, armado de um machado, vai cair sobre o pescoço do inocente Isaac. Eu sou a Voz que inspirou a Abraham a ideia de Oblação, eu sou a Voz que pôs fim à sua obediência cega. Mas hoje os Homens, Peregrino, escutam a primeira das minhas ordens mas não conseguem ouvir a segunda, e o machado cai e o inocente é imolado, e eles vêm todos a mim para se lavarem do crime. Diz-lhes, Peregrino, àqueles que matam o seu irmão, que escutaste a minha Voz e que, para esse sonho de violência e de sangue, a hora do despertar já soou.  De 18 a 23 de Julho; 14 de Abril; 27 de Junho; 10 e 11 de Setembro; 22 de Novembro; 1 de Fevereiro.  Programa Negativo: protector de criminosos; delinquente; escritos incitando ao ilegal.


Nº 25

NITH - HAIAH Deus que dá Sabedoria

«Sabedoria»

Invocação «Dou Graças ao Eterno de todo o coração, quero proclamar as suas maravilhas (Salmo 9, vs. 1 e 2) NITH - HAIAH: Senhor, faz que em mim a Tua Luz seja sólida e firme como uma pedra; faz que as minhas ambições sejam vastas, não para projectar nos meus irmãos a imagem da minha personalidade, mas para reflectir neles os teus divinos poderes. Dá-me solidão e paz para me poder impregnar bem da tua essência, de modo que a minha vista consiga ver o que normalmente escondes aos olhos profanos. E ajuda-me contra a tentação de utilizar as tuas virtudes para encorajar a minha vaidade, ou para prejudicar o meu próximo. Faz que as minhas oferendas, NITH - HAIAH, sejam agradáveis ao Eterno.


Nº 25

NITH - HAIAH Exortação NITH - HAIAH exorta: O Eterno colocou-me no teu caminho para eu transmitir à tua alma algumas verdades que os humanos habitualmente compreendem mal. Para levar a cabo a minha Missão preciso de encontrar em ti um lugar vazio. Se abrigas ambições humanas, se aspiras ocupar situações, cargos, para ser alguém no domínio social, eu não poderei fazer absolutamente nada contigo. Mas se, fora das cidades barulhentas, procuras um lugar propício para dialogar comigo, se, fugindo do vale verde, encontras o cimo onde estabeleci a minha morada, então eu te direi como é esplêndido o Mundo que o Eterno preparou para vocês, os que acabam justamente de acordar para a consciência. Procura-me, Peregrino, nos altos cumes inacessíveis; arma-te de cordas e de outros utensílios para a elevada ascensão: domina a vertigem das alturas e experimenta nas tuas entranhas a sede de Eternidade. Quando Tu e Eu tivermos conversado, dominarás as forças da Natureza, conseguirás restabelecer os equilíbrios para nunca mais estares submetido ao vai e vem da Lei da Polaridade. Os homens acreditarão em ti e tu serás para eles uma fonte de Sabedoria, uma fonte de Saber.  De 23 a 28 de Julho; 15 de Abril; 28 de Junho; 12 de Setembro; 23 de Novembro; 2 de Fevereiro.  Programa Negativo: magia negra.


Nº 26

HAAIAH Deus escondido

«Ciência Política»

Invocação «Eu te invoco de todo o coração, escuta-me, Senhor! Quero observar os teus preceitos» (Salmo 119, v. 145) HAAIAH: Permite-me, Senhor, ser na Terra o depositário da Tua Luz, o digno portador do Teu Livro, e se me são concedidos poderes para arbitrar conflitos entre os povos, ajuda-me para eu poder dar soluções numa perspectiva humana elevada pensando no Bem das pessoas, e em harmonia com o conjunto da engrenagem do Teu Universo. Acorda em mim a inquietação pelo que é transcendente, para esta Luz acumulada em mim me fazer teu embaixador, teu plenipotenciário, aquele que, da Coluna do Centro da Árvore da Vida, leva o equilíbrio aos que vivem felizes à Tua Direita e aos que, à Tua Esquerda, perderam o caminho. Entre o Bem e o mal permite-me ser o Ente justo.


Nº 26

HAAIAH Exortação HAAIAH exorta: Eu fui programado, Peregrino, para ser o Campeão das Grandes Causas, o Paladino, para te levar a Luz e o Verbo nos momentos excepcionais. Que, através de ti, os homens tomem conhecimento da enorme carga criadora que a palavra contém. É preciso que todo o mundo saiba que a Guerra ou a Paz dependem muitas vezes das vibrações que o ar transmite ao passar pela laringe. Grande, ó quanto! é a tua responsabilidade, Peregrino, porque as tuas falhas, os teus erros, podem ter um resultado nefasto para a existência de todo um povo. Ser consciente desta responsabilidade é o teu primeiro dever. E é necessário que saibas claramente que, se o Eterno te colocou sob a minha alta vigilância, foi por causa da tua procura obstinada, dos teus pedidos insistentes numa vida passada. Não faças agora marcha atrás. Não digas agora: «Não, não pedi tal dever». E se utilizares a Luz que recebes de Mim para alimentar as tuas ambições pessoais, para desnaturar a verdade instituída noutros pensamentos, então o meu Aleph, que é vida e morte, destruir-te-á. Mas se deres testemunho das minhas virtudes, poderás contemplar, no teu pensamento, o soberbo espectáculo musical do caminho das esferas.  De 29 de Julho a 2 de Agosto; 16 de Abril; 29 de Junho; 13 de Setembro; 24 de Novembro; 3 de Fevereiro.  Programa Negativo: traição, ambição, conspiração; sensível à lisonja.


Nº 27

YERATHEL Deus que pune os maus

«Propagação da Luz, da Civilização e da Liberdade»

Invocação «Livra-me, Eterno, dos maus, protege-me contra os homens de violência» (Salmo 140, v. 1) YERATHEL, Senhor, permite que eu utilize as virtudes adquiridas ao longo das minhas vidas para, com elas, iluminar a parte obscura do meu universo. Permite que eu seja como um rio de fogo na qual possam purificar-se todos os que se aproximam dele. Permite-me ser o que distribui a chama aos que não receberam, em seu tempo, a sua parte de Eternidade. Ajuda-me, YERATHEL, a sobrevoar o que é profano e a penetrar no domínio do sagrado; ajuda-me a encontrar o meu lugar no cosmos, ajuda-me a estar do Lado Direito da Criação. Faz de modo que em mim a Inteligência Activa seja o reflexo do Saber Divino e que, na minha alma, a sede de agir e de compreender não se extinga nunca. E quando o meu espírito se libertar, levado pela pressa de ir sempre mais além, faz, YERATHEL, que eu seja posto face a face com o Eterno.


Nº 27

YERATHEL

Exortação YERATHEL exorta: Tudo deve ressuscitar, Peregrino. A vida produz continuamente formas e nem sempre é o Eterno que as cria. As tuas vilanias passadas geram novas vilanias; pois os teus erros passados têm necessidade, para ser apagados, de novos erros. Tudo isso ocupa o espaço onde o Eterno devia realizar a sua obra. E és tu, Peregrino, que o impedes de criar. Mas na tua vida és também portador de harmonia e de ordem e Deus situou-me nesta parte do seu espaço para te restituir os louros que as tuas vidas mereceram. Eu sou uma força que te oferece o seu apoio para criar todo um mundo à tua imagem e semelhança. Utiliza as virtudes acumuladas em ti para ir para além de onde os homens param habitualmente. Quero que sejas audacioso, ousado, que deixes a terra onde nasceste para o teu campo de acção ser o Universo. Colocarei em ti uma decisão inquebrantável, e as minhas legiões virão sustentar o que tu realizares. Desejo-te, Peregrino, que saibas discernir bem os limites que o Tav impõe.  De 3 a 7 de Agosto; 17 de Abril; 30 de Junho; 14 de Setembro; 25 de Novembro; 4 de Fevereiro.  Programa Negativo: ignorante; paixão pelo poder, terrorismo.


Nº 28

SEHEIAH Deus que cura os doentes

«Longevidade»

Invocação «Ó Deus, não te mantenhas afastado de mim; meu Deus, vem depressa em meu socorro» (Salmo 71, v. 12) SEHEIAH: Ajuda-me, Senhor, a tomar consciência dos meus erros, a fim de que o sofrimento não seja a única via para tomar consciência das coisas. Um pesado carma impende sobre mim e eu quero que tu me ajudes a dar tudo o que me é pedido, sem que a minha personalidade mortal levante obstáculos ao cumprimento do meu dever, das minhas obrigações. E se sou, também, credor de certos privilégios, guia-me para administrar com prudência os bens que receberei do Eterno. Protege-me, Senhor, quando a saúde fraqueja; ilumina a minha Alma para eu compreender o sentido das provações e, limpo das escórias do passado, faz de mim uma Coluna do teu Templo.


Nº 28

SEHEIAH Exortação SEHEIAH exorta: Tu tens no Céu uma conta aberta que precisas liquidar. No Grande Livro da tua Vida há um Débito e um Crédito; é a tua Bondade e a tua maldade que constituem esta vida presente. O Eterno nomeou-me executor da tua conta, e devo pedir-te paciência e compreensão para o momento em que a maldade que encerras te submeter ao Fogo purificador, que deve fazer-te abrir os olhos do Espírito, que deve, pois, permitir-te contemplar a Harmonia Divina. Mas foi-me igualmente confiada a administração dos prazeres que mereces, pelas tuas contribuições à ordem cósmica. Pelo teu trabalho humano, Peregrino, serás promovido a uma situação elevada e disporás de muito discernimento para ordenar a tua vida e a dos outros. A conta positiva inscrita no teu Livro da Vida deve permitir que saias sem muito mal das situações críticas; sim, permitirei que saias ileso de toda a catástrofe, serás o sobrevivente de doenças mortais e de todos os acidentes. E quando o dinamismo do carma se tiver esgotado, terás acesso ao eterno saber e serás um Ser escutado e respeitado.  De 8 a 13 de Agosto; 18 de Abril; 1 e 2 de Julho; 15 de Setembro; 26 de Novembro; 5 de Fevereiro.  Programa Negativo: catástrofes, acidentes; necessidade de ser herói; terrorista internacional; agente de desordem e caos.


Nº 29

REIYEL Deus pronto a socorrer

«Libertação»

Invocação «Sim, certamente Deus vem em meu socorro; o Senhor é o suporte da minha alma» (Salmo 54, v. 6) REIYEL: Ó Senhor! que me elegeste, a mim, para ser o veículo do teu Verbo! Vela para a minha alma conservar a pureza necessária à manifestação do Teu Pensamento. Lava as impurezas, os obstáculos interpostos pela minha personalidade mortal, para a tua corrente passar sem obstáculos. Livra-me dos inimigos que poderão entravar-me, e dos amigos que me retêm prisioneiro de falsos valores. Concede-me um lugar para meditar e enche-me de zelo para propagar o que o meu Ego (alma) detecta. Não permitas que, com a minha conduta, eu venha a trair o que Tu me incitas a proclamar em palavras. Senhor REIYEL, encoraja em mim um desejo ardente de Devoção e permite que eu seja um dos dispensadores das virtudes da Tua Mão Direita.


Nº 29

REIYEL Exortação REIYEL exorta: A verdade que resplandece no Céu deve ser transplantada para a Terra, e eu preciso de alguém que, como Sansão, tome o Céu sobre os seus ombros; alguém suficientemente forte para não perder o prumo e se desfazer sob este peso terrível; alguém que seja flexível, igualmente ágil, para, com uma carga tão sublime aos ombros, saber descer os degraus que o separam da Eternidade e depositá-la num lugar adequado, numa terra fértil, que multiplicará por mil cada parcela do Céu. Que tu possas ser, Peregrino, o feliz agente desta Missão! Oxalá em ti estejam prontas a Força e a Suavidade que a operação requer. Se tu me serves, se não te deixas devorar pelos negros instintos que espreitam o Missionário, farei de ti o meu representante legítimo na Terra, e entre ti e Mim lançarei uma escada para que permanentemente possam subir e descer os meus agentes encarregados dos materiais necessários à tua obra. Nada deve faltar-te, Peregrino, do que é essencial, se respeitas a minha exclusividade, e não te comprometes com outros empreendimentos.  De 14 a 18 de Agosto; 19 de Abril; 3 de Julho; 16 de Setembro; 27 de Novembro; 6 de Fevereiro.  Programa Negativo: fanatismo, hipocrisia; ateísmo.


Nº 30

OMAEL Deus paciente

«Multiplicação»

Invocação «Porque Tu és a minha esperança, Senhor Deus, a minha salvaguarda desde a Juventude» (Salmo 71, v. 5) OMAEL, Senhor, desejo que através de mim venham ao mundo almas nobres e elevadas; gostaria de ser eleito por Ti para transmitir a vida a seres superiores, que darão testemunho do Teu Reino. Mas, se a necessidade exige que de mim nasçam seres disformes de corpo ou de alma abre, Senhor, o meu corpo ao Amor, para eles encontrarem em mim as virtudes de que têm necessidade para a sua peregrinação humana. Dá-me, Senhor, o dom de vivificar, a faculdade de extrair vida, mesmo para aqueles que foram tocados pelo Anjo da Morte. Praza a Deus! Senhor OMAEL, que eu seja aquele através do qual a Morte retorna à Vida.


Nº 30

OMAEL

Exortação OMAEL exorta: O Eterno confiou-me a multiplicação das espécies e a perpetuação das raças e eu designei-te a ti para desempenhar a função de gerador. Da tua pureza depende, Peregrino, que o produto final seja o produto adequado às necessidades da Terra. Se a tua semente for luminosa, almas belas, como as abelhas, correrão a ti; se na tua semente houver trevas, seres contrafeitos ou disformes terão acesso à vida. Da tua limpeza, da tua rectidão, depende que a Terra e o Céu sejam melhores. Da tua limpeza, da tua pureza, depende que possas transmutar o que está corrompido em matéria harmónica e regenerada. Dispus o Fogo primordial em volta dos teus átomos de matéria, de modo que à mínima faísca te inflames em manifestação sagrada. Assim possas tu, Peregrino, com esta fagulha acender em ti mesmo imensos braseiros e banhar-te nesses Fogos, como numa Fonte.  De 18 a 23 de Agosto; 20 de Abril; 4 de Julho; 17 de Setembro; 28 de Novembro; 7 de Fevereiro.  Programa Negativo: descendência anormal, monstruosa; esterilidade; frieza, indiferença; fabricante de armas químicas de destruição.


Nº 31

LECABEL Deus que inspira

«Talento para Resolver»

Invocação «Apresentar-me-ei com os teus altos feitos, ó Senhor Deus, celebrarei a tua Justiça» (Salmo 71, v. 16) LECABEL, inspira a minha alma, Senhor, para o meu trabalho humano se realizar nos caminhos do abstracto. Ajuda-me a descobrir nos meus espaços interiores os grandes espaços siderais, de modo que o meu ritmo micro-orgânico seja regulado com o ritmo do movimento cósmico. Faz que o meu intelecto possa dar a difícil solução que de mim se espera, e afasta-me da tentação de enriquecer com a exploração dos meus talentos. Nesta última etapa de um ciclo de evolução, dá-me a serenidade necessária para poder assimilar as experiências acumuladas nas minhas vidas anteriores; faz que as paixões não me perturbem, e eu não seja sensível a nenhuma outra beleza senão a da tua Face Divina.


Nº 31

LECABEL

Exortação LECABEL exorta: A vida está encerrada na forma, e as formas obedecem às leis dos números. Tudo é Geometria, tudo é Matemática. O Eterno exprime-se em medida exacta, e para preencher as formas em que a sua essência se encerra, muitas vezes muda de direcção para se converter em “contrário” da Virtude que antes manifestava. Eu quero que, em nome do Eterno, tu expliques a razão de ser destes antagonismos. No centro das formas materiais encontra-se o segredo das harmonias celestes. Quero que desças até esse centro, para aí descobrir o mistério das correntes antagonistas e da sua razão de ser. Porei Luz nas tuas palavras para o Deus vivo poder exprimir-se pela tua laringe e assim te tornes instrumento da acção divina. Estudarás as ciências exactas, te sensibilizarás às evidências do Mundo Mental. Procura a inspiração nos grandes espaços; deixa as cidades e vai respirar a vitalidade das florestas; ama e goza a visão desta Unidade Múltipla que o Eterno faz jorrar da sua Esfera sobre a Terra.  De 24 a 28 de Agosto; 21 de Abril; 5 de Julho; 18 de Setembro; 29 de Novembro; 8 de Fevereiro.  Programa Negativo: avarento, usurário, especulador; preguiça, esterilidade.


Nº 32

VASARIAH Deus justo

«Justiça Clemente»

Invocação «Porque a palavra do Eterno é recta, toda a sua obra é marcada pela lealdade» (Salmo 33, v. 4) VASARIAH: Tu puseste, Senhor, uma bem pesada tarefa sobre os meus ombros. Se as minhas vidas precedentes tornam inevitável o facto de, presentemente, eu ter que julgar os meus irmãos, defender os seus direitos ou obrigá-los a cumprir os seus deveres, manifesta-Te em mim, Senhor VASARIAH, para eu ser um exemplo de rectidão e ordem. Se sou obrigado a ser o veículo da Tua Severidade, ajuda-me a nunca parecer insolente ou orgulhoso ao emitir sentenças. Ajuda-me a sentir pelos irmãos que eu julgue uma simpatia solidária que tornará mais suportável o peso do castigo. Em todo o momento e em todo o lugar, faz que eu seja um modesto servidor da Tua Lei, e não o braço arbitrário de um terrestre e injusto poder.


Nº 32

VASARIAH Exortação VASARIAH exorta: Escolhi-te a ti para administrar a minha Justiça, porque a tua palavra é recta; porque na memória das tuas vidas passadas não havia paixões muito grandes nem assuntos emocionais à espera que pudessem desviar a tua visão correcta das coisas. Tu aceitaste, Peregrino, submeter as exigências do teu carma pessoal às necessidades do carma colectivo, e quero que saibas que esse sacrifício te vai valer recompensa. Perante os teus olhos vai desfilar todo o horror que passa na coluna da Esquerda e tu, ao pé dessa coluna, deves ficar insensível ao horror, mas não insensível às criaturas que o vivem. Entre a piedade e a cólera, em todo o momento deves saber escolher o justo castigo chamado a restabelecer a Ordem Divina. Eis a delicada tarefa que te foi confiada. Evita contemplar o espectáculo da vida demasiado perto, para não te impregnares das paixões da multidão; ou demasiado longe, porque te arriscas então a ver todos os humanos como simples formigas. A todo o momento e em todo o lugar, deves ser a Pessoa do justo equilíbrio.  De 29 de Agosto a 2 de Setembro; 6 de Julho; 19 de Setembro; 30 de Novembro; 22 de Abril; 9 de Fevereiro.  Programa Negativo: utopias; má memória, má saúde; perversão.


Nº 33

YEHUYAH Deus que conhece todas as coisas

«Subordinação»

Invocação «O Eterno conhece os pensamentos do homem. Sabe que eles são vãos» (Salmo 94, v. 11) YEHUYAH, Senhor, percorri um longo caminho ao lado da lei; fui teu instrumento e Tu manipulaste-me a teu belo prazer. Se é vontade tua que agora conheça a perversidade do teu reino, vela desde as alturas, YEHUYAH, para eu aprender as lições que devo sem passar os limites das atribuições maléficas com as quais entendeste por bem prover-me. Quero movimentar-me exactamente nos limites dos teus precisos propósitos; quero que a minha incursão na Coluna das Trevas não seja senão um episódio, um entre-acto, uma distracção na grande ópera da minha existência. E uma vez assimiladas as lições que a Tua vontade achou por bem atribuir-me, peço a Tua ajuda, Senhor, para poder voltar à Coluna da Luz e, uma vez aí chegado, passar ao Pilar do Centro, a fim de ser fundação e base do teu resplandecente Universo.


Nº 33

YEHUYAH Exortação YEHUYAH exorta: Tu não estavas habituado, Peregrino, a encontrar-te entre traidores, a mover-te entre os que maquinam, conspiram, derrubam. Instalado, como estavas, na praça-forte do Bem, vias-te lisonjeado, estimado, festejado pela Terra e pelo Céu. E agora? Manténs as tuas virtudes? És o bom exemplo, nesta sociedade onde te coloquei? Eis a tua prova; e, das Alturas, Eu contemplo os teus actos, as tuas manigâncias. À tua volta nada é sólido, porque uma das propriedades do mal é a de se destruir, constantemente, a si mesmo. Nestas areias movediças, construirás a tua felicidade, a tua morada, a tua célula familiar e social como tinhas feito antigamente, quando trabalhavas na esfera da minha legalidade? Ou, pelo contrário, caminharás errante à procura da justiça perdida? Se ergueres a cabeça para olhar o Alto, depressa descobrirás que tudo não era senão um jogo. Um jogo reservado, claro, aos que, como tu, penetram já na última viagem humana, antes de pôr o pé na imortalidade. Das Alturas te contemplo, Peregrino, com um imenso Amor, uma imensa Ternura, e a minha alma divina, suspensa, espera, tem esperança... de que não venhas a identificar-te com esse esplêndido Oceano de Trevas.  De 3 a 8 de Setembro; 7 de Julho; 20 de Setembro; 1 de Dezembro; 10 de Fevereiro; 23 de Abril.  Programa Negativo: insubordinação, rebelião; traidor, luta por causas perdidas; falso profeta.


Nº 34

LEHAHIAH Deus clemente

«Obediência»

Invocação «Que Israel ponha a sua esperança no Eterno, hoje e para a eternidade« (Salmo 131, v. 53) LEHAHIAH: Dá-me boas causas para servir. Dá-me Senhores cujos horizontes sejam vastos e a quem eu possa levar a minha fiel eficácia organizadora. Tu ensinaste-me, Senhor, a combinar a Água com o Fogo, a Ar com a Terra, e nesta tarefa espero colher louros e títulos de glória. Orienta-me para situações nas quais possam brilhar as qualidades que me insuflaste e, se me compete trabalhar para senhores baixos e mesquinhos, deposita em mim a ambição de ser justo. Faz que a minha voz e o meu gesto possam acalmar os espíritos coléricos; faz que eu seja um exemplo de generosidade e devoção; faz que o meu coração e o meu cérebro vivam em perfeita harmonia, assim como os pensamentos e os actos, e possa transmitir aos meus irmãos esta paz que puseste na minha alma; faz de mim, LEHAHIAH, o Pilar inamovível da Coluna do Centro da Árvore da Vida.


Nº 34

LEHAHIAH

Exortação LEHAHIAH exorta: É pelos detalhes, pela minúcia, que o Universo se converteu no que é. É preciso sempre alguém para se ocupar das pequenas coisas, uma vez que as ideias gerais foram proclamadas; e eu escolhi-te a ti, Peregrino, para essa tarefa. Para levar a bem este trabalho, deves ser fiel à Lei que faz mover o Cosmos. Coloquei em ti esta fidelidade para poderes trabalhar com a mesma mestria e arte as forças que vêm da Direita e as forças que vêm da Esquerda. Tenta, Peregrino, não te identificar com a necessidade, e ser, a todo o momento um executante imparcial das exigências cósmicas, sem que o teu coração se altere perante as crueldades inevitáveis, sem que o teu entendimento se indigne com as benesses do Eterno para com os que vivem a hora dos prazeres. Atravessa rápido as anedotas, como o vento entre as árvores, e sem pensar nem querer mudar o curso dos acontecimentos; como o perfeito mandatário que executa o que lhe encomendam sem, talvez, compreender bem; mas um dia virá, em que no teu pensamento aparecerá o pleno e perfeito significado.  De 8 a 13 de Setembro; 11 de Fevereiro; 24 de Abril; 8 de Julho; 21 de Setembro; 2 de Dezembro.  Programa Negativo: discórdia, guerra, traição.


Nº 35

CHAVAQUIAH Deus que dá alegria

«Reconciliação»

Invocação «Gosto que o Eterno escute a minha voz, as minhas súplicas» (Salmo 116, v. 1) CHAVAQUIAH: Ajuda-me, Senhor, para a voz do meu Ego (alma) chegar ao meu entendimento. Ajuda-me, Senhor, a compreender a linguagem estranha das regiões divinas. Ajuda-me, CHAVAQUIAH: deposita em mim a força de decisão necessária para quebrar os laços dos meus hábitos perversos, e assim poder tornar-me a base de um universo novo. Inspira-me, Senhor, a palavra justa, o gesto adequado, o tom capaz de criar o céu que as mãos humanas cimentam na Terra. Ajuda-me, ó CHAVAQUIAH! a encontrar o espaço físico apropriado para a criação do universo novo. Eu serei o firme e sólido material, o cimento, o betão da Tua Obra, e ofereço-te o meu corpo e os meus veículos para edificar com eles o Novo Éden.


Nº 35

CHAVAQUIAH Exortação CHAVAQUIAH exorta: O Eterno situou-me neste ponto do Universo para eu conduzir os homens para além do pensamento concreto, para as Regiões onde o «Mundo-a-vir» se elabora. E eu elegi-te a ti para me servires de instrumento. Criar o Futuro será a tua missão, e para essa criação poder implantar-se dotei-te de meios de expressão convincentes. Utiliza a palavra, Peregrino, utiliza o verbo, procura nos meios de comunicação a maneira de te fazer escutar, e para que melhor te possam compreender, torna-te lobo entre os lobos e cordeiro entre os cordeiros. Utiliza a linguagem do Povo, sê simples e sem afectação, na aparência, mas não esqueças nunca a tua missão essencial. Através de ti a Terra deve chegar a reger-se como nós nos dirigimos no Céu. Deves fazer de maneira que as leis humanas sejam conformes às Leis Divinas. Deves abrir os olhos dos teus irmãos para eles serem capazes de discernir o que está à Direita do que está à Esquerda; o que é positivo do que é negativo, e ensinar-lhes um e o outro. Quando partires deste mundo, Peregrino, a Porta do Eterno Futuro deve estar, para os Homens desta Terra, completamente aberta.  De 13 a 18 de Setembro; 12 de Fevereiro; 25 de Abril; 9 de Julho; 22 de Setembro; 3 de Dezembro.  Programa Negativo: discórdia, processos ruinosos; calúnia.


Nº 36

MENADEL Deus adorável

«Trabalho»

Invocação «Senhor, gosto da estadia na tua casa, e do lugar onde reside a tua glória» (Salmo 25, vs. 8) MENADEL: Ajuda-me, Senhor, a apagar o passado da memória. Faz que sete véus de esquecimento caiam sobre o que eu fui e não quero mais ser. Faz, Senhor, que a nostalgia cesse de me perseguir, assim como o sabor dos hábitos confortáveis que, durante éons de tempo, me mantiveram cativo do universo material. Quero voar para a tua Luz, quero obter de ti o visto para voltar à minha Pátria; quero poder escutar a música das esferas, o crepitar dos astros na sua marcha espacial. O trabalho da dura jornada está terminado para mim, e volto aos teus lares carregado de experiências. Bebe do meu néctar, Tu, Senhor: nele encontrarás, sem dúvida, uma maior compreensão da Tua Criação.


Nº 36

MENADEL

Exortação MENADEL exorta: O Eterno colocou-me neste ponto da órbita para iluminar o regresso dos Peregrinos à sua morada celeste. Tu sofreste e penaste, rolaste-te na lama, e as tuas virtudes fermentaram e apodreceram, na abundância, na opulência. Agora, um grande banho de pureza cairá sobre ti para te fazer esquecer o avatar, a peripécia, e guardar somente os conhecimentos que as experiências te trouxeram. Não há maior felicidade para um Deus do que ver voltar os espíritos carregados de experiências. Não penses que tudo acabou para ti, Peregrino. Novos trabalhos te esperam, mas não trabalharás mais na sombra. Daqui em diante a tua obra será iluminada pelas fontes da Luz Cósmica. Libertaste-te da servidão das baixas regiões e as Hierarquias espirituais vão dar-te o nome de Irmão. Desejo-te boas-vindas, Peregrino, ao teu autêntico Lar. Foste um instrumento e agora és uma Coluna do Templo, foste um instrumento e agora és um artesão, um artista, aquele que deve modelar e ocupar-se da cozedura do Ovo do Próximo Universo.  De 19 a 23 de Setembro; 13 de Fevereiro; 26 de Abril; 10 de Julho; 23 de Setembro; 4 de Dezembro.  Programa Negativo: fugitivo, exílio; perda de emprego.


Nº 37

ANIEL Deus das virtudes

«Quebrar o Cerco»

Invocação: «Ó Deus-Tzebaoth, regenera-nos, faz resplandecer a tua face e seremos salvos» (Salmo 8, v. 4) ANIEL, é através do meu intelecto, Senhor, que quero exprimir o teu Universo. Sei que há estados que ainda não pude atingir, cumes que não consigo compreender. Mas posso adivinhar que para lá do meu mundo existe um Mundo mais vasto, no qual, um dia, poderemos penetrar todos nós. Peço-te, Senhor, que mo faças entrever, para eu ser o arauto das tuas maravilhas a todos os que se encontram em níveis mais baixos do que o meu. Atingi um ponto de onde posso ver, claramente, que tudo é UM e ficarei, para todo o sempre, na Tua Unidade. E nesta imensa variedade da Tua Obra a Tua Vontade é Uma. ETERNO MÚLTIPLO, A TUA VONTADE É UMA ETERNO MÚLTIPLO, A TUA VONTADE É UMA ETERNO MÚLTIPLO, A TUA VONTADE É UMA.


Nº 37

ANIEL Exortação ANIEL exorta: Na montanha sagrada que estás a escalar, Peregrino, chegaste a metade do caminho. Lá em cima os arbustos estão em Fogo, mas ainda não podes vê-los; em Baixo, o mundo material perde a nitidez dos seus contornos, e já não é mais uma realidade para ti. Entre o mundo de Cima, do qual tens a intuição, e o mundo de Baixo, que foi a tua morada, eu quero que sejas o sábio da posição do meio; quero que sejas aquele que, pela palavra e pelas obras, torna possível a colaboração dos que habitam ainda em Baixo e dos que se encontram já nos Cumes, tentados que são, uns e outros, a voltar as costas ao que é para eles uma antiga realidade sem interesse. Quero que com a tua arte e a tua ciência suscites o interesse e obtenhas a sua participação, no dever de redenção dos que se atrasaram. Se fores fiel ao meu chamamento, Peregrino, cobrir-te-ei com as coroas da celebridade e serás uma luz no meio do caminho; suscitarás em todos os teus semelhantes uma grande esperança e o círculo das trevas cairá das almas dos habitantes do vale. Vem ao meu encontro, ao crepúsculo, para me dar conta, diariamente, das tuas acções e da maneira como desempenhas o teu papel.  De 24 a 28 de Setembro; 14 de Fevereiro; 27 de Abril; 11 de Julho; 24 de Setembro; 5 de Dezembro.  Programa Negativo: perversidade, charlatanismo; desejo de luxo e prazer; falabarato.


Nº 38

HAAMIAH Deus esperança de todos os filhos da Terra

«Ritual, cerimonial, culto religioso, conjurações»

Invocação «Tu disseste: “o Eterno é o meu refúgio”. No altíssimo colocaste o teu abrigo.» (Salmo 91, v. 9) HAAMIAH, purifica, Senhor, os meus sentimentos, afasta de mim tudo o que não estiver de acordo com as tuas Regras Divinas. Faz que o meu coração deseje somente o que Tu, Senhor, desejas, desde a tua Eternidade. Inspira-me, Senhor, as medidas que devo utilizar para construir o teu Templo; ensina-me a Arte de combinar a Água com o Fogo, para parar o combate entre os irmãos que se afrontam. E quando eu tiver atingido o nível de Mestre construtor faz que me sejam concedidos os atributos da Lógica e da Razão para os meus irmãos poderem contemplar, através de mim, o esplendor da Tua Obra. Dá-me, Senhor, poderes para ressuscitar no coração dos homens a Tua Eterna Verdade.


Nº 38

HAAMIAH Exortação HAAMIAH exorta: É através de Mim que os mistérios são revelados à inteligência, e os homens podem contemplar a Magia da Criação. Para descobrir os meus segredos, deves voltar a tua face para Este, e deixar de contemplar os objectos que jazem a Oeste, perdendo Luz, cristalizados. No meu oriente encontrarás a eternidade que passa. Verás como os castelos se esboroam e deixam sobre a terra o grão de novas edificações. Colocarei na tua imaginação o sopro da Fé para acordar em ti o Amor dos espaços livres. Inspirar-te-ei o gesto e a palavra com os quais erguer o castelo da Verdade, que será pousada de todos os grandes sonhadores da Grande Aventura, da grande conquista do longínquo Este Mítico, onde tudo tem princípio mas nada tem fim. Se puderes ouvir a minha respiração, Peregrino, e escutá-la, tu serás o Profeta, serás o Mago, serás aquele pelo qual toda a criação se renovará. O que destrói para erguer mais belo, o que, nas águas usadas dos sentimentos, sabe encontrar o Fogo da Verdade Eterna, da Vida Eterna, da Eterna Transmutação, da Eterna Permanência.  De 29 de Setembro a 3 de Outubro; 15 de Fevereiro; 28 de Abril; 12 de Julho; 25 de Setembro; 6 de Dezembro.  Programa Negativo: erro, mentira; fanatismo, blasfemo, magia negra.


Nº 39

REHAEL Deus que recebe os pecadores

«Submissão filial»

Invocação «Escuta, Senhor, e tem piedade de mim! Eterno, sê o meu salvador!» (Salmo 30, v. 11) REHAEL, Senhor, faz que tudo na minha vida seja como deve ser. Ajuda-me a não transferir para os outros os meus problemas e compromissos. Dá-me forças para poder eu mesmo realizar as tarefas essenciais, sem sentir o desejo de carregar sobre os ombros dos meus filhos os meus deveres espirituais. Dá-me lucidez, REHAEL, para tomar as decisões que se impõem, para me libertar dos meus hábitos e assim poder avançar, ligeiro, livre desses pesos, para os Empreendimentos Espirituais. Preciso da tua ajuda, Senhor, para proceder ao sacrifício dos sentimentos e que a razão aceite esta passagem para um mundo de novos valores. Livra-me, Senhor, da tentação de deixar esta tarefa para outra geração, fazendo viver aos meus descendentes o dever que Tu me impões. Escuta a minha oração, ó Eterno, e faz que chegue até mim o RAI da Tua Suprema Lucidez.


Nº 39

REHAEL Exortação REHAEL exorta: Tu recebeste de mim, Peregrino, infinitos poderes de transmutação. Em tuas mãos está o poder de transformar o mal em Bem, desde que a tua natureza emotiva esteja disponível para o serviço da Obra. Longo, muito longo, foi o caminho que percorreste e encontras-te já na posição privilegiada do que abre os olhos e começa a ver. Desejo ardentemente que não te enganes, quer faças obra moral ou material. Se procuras compensações económicas, encontrar-te-ás face ao problema de todos os que pretendem fazer passar bexigas por lanternas e então pedirás ajuda aos teus filhos, aos teus criados, a cúmplices que esbanjarão os seus talentos em vãos e impossíveis empreendimentos. E a cólera rebentará em ti como um vulcão, perante o ruir das tuas construções. Se isso te acontecer, Peregrino, dirige o olhar para Mim e reencontrarás o Norte. Obedece à Lei, como Abraão, o Pai; procura ser o Filho da Luz no cumprimento do trabalho essencial.  De 4 a 8 de Outubro; 16 de Fevereiro; 29 de Abril; 13 de Julho; 26 de Setembro; 7 de Dezembro.  Programa Negativo: crueldade máxima; autoritarismo; instigador de crimes.


Nº 40

IEIAZEL Deus que nos alegra

«Consolação, Reconforto»

Invocação «Porquê, Senhor, rejeitas a minha alma, escondes de mim a tua face?» (Salmo 88, v. 15) IEIAZEL, acorda-me, Senhor, do sonho da razão; torna fértil o meu entendimento através de aspirações puras. Faz que eu possa oferecer a esta sociedade que me rodeia uma visão equilibrada do teu Reino. Permite-me, IEIAZEL, que eu me liberte dos inimigos interiores e exteriores e me desprenda de tudo o que me mantém prisioneiro nos níveis inferiores dos teus mundos, para, pelo canal da minha alma, poder circular, correr e espalhar-se a mensagem que proclama os teus Altos Feitos. E quando a fonte do Aleph brotar das minhas entranhas, que eu fique, Senhor, ainda mais próximo dos homens para eles não verem em mim um ser estranho; para eles me poderem escutar em plena confiança e eu me tornar, assim, um Condutor para o Eterno.


Nº 40

IEIAZEL

Exortação IEIAZEL exorta: Encontrar-me-ei sempre, Peregrino, para lá das tuas fronteiras naturais. Não me procures no que vês, no que sentes, no que a tua lógica humana pode entender. Procura-me no horizonte sem fim do que está por criar, lá onde a luz se condensa para formar evidências. E quando me vislumbrares, guarda-me nos teus devaneios, canta-me, para todas as tuas células sentirem o prazer deste encontro e o teu entusiasmo extravasar e todos os que estiverem perto de ti poderem sentir o mistério da minha presença. Preciso de cantores; preciso de rapsódias, preciso de escribas que relatem a minha Gesta. Recebeste de mim sensibilidade e razão para narrar com beleza a crónica do nosso encontro. Purifica a tua alma, Peregrino, para viveres esse dia de glória plenamente; para poderes compreender, em toda a sua grandeza, o significado da Minha Face.  De 9 a 13 de Outubro; 17 de Fevereiro; 30 de Abril; 14 de Julho; 27 de Setembro; 8 de Dezembro.  Programa Negativo: má saúde, melancolia, pessimismo; isolamento, marginalização.


Nº 41

HAHAHEL Deus em três pessoas

«Sacerdócio»

Invocação «Senhor, livra-me dos lábios mentirosos, da língua pérfida» (Salmo 120, v.2) HAHAHEL, transmite-me, Senhor, o teu sopro com a força implacável daquele que dá uma machadada, para a tua mensagem penetrar em mim violentamente e nem uma só gota do teu Amor se perder em frívolas mundanidades. Ajuda-me, para este Amor que recebo de Ti voltar às origens primordiais enriquecido com o meu próprio amor humano, tecido com a trama das minhas obras e dos meus sacrifícios. Permite, Senhor, que eu seja o grande protagonista da tua pureza e não toleres que os meus lábios exijam dos outros o que eu mesmo te devo restituir. Mantém-me, Senhor, preso à Tua Luz, para eu poder ser, em todo o momento e em todo o lugar, o teu Missionário perfeito.


Nº 41

HAHAHEL

Exortação HAHAHEL exorta: Eu sou a Primavera e o Outono, o retorno do verde, após um ciclo de experiências; o fogo juvenil que nasce da maturidade; um voltar atrás para recuperar o vigor dos verdes anos e reconquistar os cimos que já não se esperavam. Eu sou aquele Abraão que gera Isaac aos 99 anos, sou aquela energia imprevista que jorra da razão viva para iniciar novos ciclos. Sou o Amor que vai ao Amor, o Essencial que vai ao Essencial, sem se deter pelos caminhos tortuosos dos sentimentos. Desejo ardentemente que possas seguir o meu itinerário, sem sentir necessidade de te deteres na contemplação do espectáculo humano; porque descobrirás a grandeza e a magnificência do Amor sem fronteiras, sem estratégias, sem objectivos. E terás o Amor como segunda Natureza, amar por amar; amar, porque é impossível agir de outro modo. Então os teus lábios vão abrir-se, somente, para dizer Orações, para cantar, exaltar a Glória do Essencial.  De 14 a 18 de Outubro; 18 de Fevereiro; 1 de Maio; 15 de Julho; 28 de Setembro; 9 de Dezembro.  Programa Negativo: mau uso da espiritualidade; intolerância, tirania.


Nº 42

MIKAEL Semelhante a Deus

«Ordem Política»

Invocação «Que o Eterno te preserve de todo o mal, que proteja a tua vida!» (Salmo 121, vs. 71) Senhor MIKAEL, concede-me o privilégio de instituir sobre a Terra a Ordem que está em vigor no Céu. Faz que a minha inteligência compreenda a divina medida e guia-me então para as circunstâncias que me permitirão exteriorizá-la. Que a tua Luz me ilumine para eu poder difundir o que é conforme à Regra de Ouro. Não excites a minha curiosidade pelas coisas profanas, mas faz de mim uma pessoa ávida dos segredos cósmicos. Não permitas, Senhor MIKAEL, que eu seja servidor de outro Soberano além de Ti, nem ostente outro poder senão o que me vem directamente do Teu Trono. Mantém-me, Senhor, na tua Obediência, e não me afastes da esfera do teu AMOR.


Nº 42

MIKAEL

Exortação MIKAEL exorta: Tu foste chamado, Peregrino, para construir o mundo do possível. Não espero de ti construções sublimes que, sendo prematuras, seriam inoperantes e vãs. Quero que construas para a hora em que existes, e que o faças, não em pedra dura, mas por meio de Leis e de Regras. Deves oferecer aos teus irmãos um quadro no qual possam viver a sua espiritualidade, onde seja bom viver, e possam assim fixar os hábitos que lhes permitam erguer o seu próprio edifício humano. Para poderes levar a bem esta obra, sem contratempos, velarei por ti, como fiz por Caim; marcarei em ti o sinal dos eleitos e durante a noite, enquanto dormes, acolher-te-ei em Mim, para a tua alma poder respirar as minhas virtudes. Se caminhares no esteio do meu Nome, elevar-te-ás acima dos teus contemporâneos e serás semelhante a Deus.  De 19 a 23 de Outubro; 19 de Fevereiro; 2 de Maio; 16 de Julho; 29 de Setembro; 10 de Dezembro.  Programa Negativo: traição, usurpação; escândalos, erotismo, extravagância.


Nº 43

VEULIAH Deus dominador

«Prosperidade»

Invocação «Eterno, Deus da minha salvação, dia e noite eu grito e estou na tua presença. Que a minha oração suba até Ti!» (Salmo 88, vs. 1,2,3) VEULIAH, faz que a Tua Luz brilhe no meu foro interior para os meus sentimentos se acomodarem às exigências da Ordem Universal. Faz que o meu amor se compraza em tudo o que é nobre e elevado. Faz que a minha energia interior se projecte para objectivos sublimes. Que os meus sentimentos, Senhor VEULIAH, se integrem harmoniosamente no mundo mental, que sejam os felizes inspiradores da razão e, assim, sentimentos e razão se tornem geradores de consciência. Se me designaste, Senhor, para fazer a Tua Guerra, preserva-me de todo o ódio e rancor; que a minha «violência» não tenha outro objectivo senão servir a Tua Justiça; que o meu «braço armado» seja aquele através do qual são restituídas a Virtude e a Liberdade. Senhor VEULIAH, não permitas que eu possa tornar-me um tirano para os meus irmãos mas, ao contrário, o que faz um grande esforço para continuar no seio do Teu Justo Rigor.


Nº 43

VEULIAH

Exortação VEULIAH exorta: Dentro de ti coloquei a Guerra para poderes apreciar melhor o sabor da Paz; em ti os desejos levantar-se-ão contra os desejos, as emoções opor-se-ão às emoções, e o Amor encontrará em ti mesmo o objecto do seu amor; tu serás o teu próprio Herói. Quero que este Amor, que sentes pela tua alma, te inspire proezas e sejas catapultado por actos heróicos, para assim crescer ainda mais esta grande admiração que já sentes por ti. Quero que este Amor te conduza ao Bem e seja a tua via pessoal para o Conhecimento. O teu combate, Peregrino, não pode ser outro senão a Guerra contra a aceitação do que é antiquado, degradante, corrompido. E por isso te nomeio Príncipe dos meus Exércitos. A tua espada deve servir para extirpar as raízes que te prendem aos atavismos perversos, e a tua guerra de libertação deve ser a que liberta a alma dos seus antigos prazeres.  De 23 a 28 de Outubro; 3 de Maio; 17 de Julho; 30 de Setembro; 11 de Dezembro; 20 de Fevereiro.  Programa Negativo: má estratégia, derrota, destruição; rival amoroso.


Nº44

YELAHIAH Deus eterno

«Talento Militar»

Invocação «Aceita, Senhor, eu te rogo, os votos da minha boca, e ensina-me as tuas leis.» (Salmo 119, v. 108) YELAHIAH, se Tu me escolheste a mim como instrumento da Tua Justiça mantém-me na tua Luz e não permitas que os meus sentimentos transbordem e me levem a fazer justiça eu mesmo. Guia-me, Senhor, para as Escolas do Saber onde me possa instruir sobre as tuas Leis e tomar consciência da organização do Cosmos. Faz que os empreendimentos em que tenho sucesso sejam sempre inspirados pelo teu propósito. E já que a Tua Vontade está em jogo, faz de modo que eu seja esse herói que, com o seu comportamento, leva todo o Universo a dar um magistral salto em frente.


Nº 44

YELAHIAH

Exortação YELAHIAH exorta: Necessito de homens que saibam cortar as amarras com o que está podre, que tenham a coragem de quebrar uma lei que deixou de ser útil. Dei-te sentimentos fortes e liguei-os a um passado ancestral para poderes facilmente inspirar-te nos heróis do passado e encontrar na História a motivação para pôr fim a este presente sem esperança. Quero que a tua confiança em ti te leve a desejar a glória, e, assim, te tornes o Paladino de um mundo sem piedade pelo que está corrompido. Colocarei em ti os argumentos para justificar a acção. Far-te-ei ganhar os processos e, se te empenhares nisso, se lutares, dar-te-ei a Vitória. Mas nada de excessos nas tua atribuições, Peregrino, porque nesse caso um pesado carma cairá sobre ti, e terias necessidade de várias gerações para o liquidar, para reviver um a um, e na tua própria carne, todos os horrores passados.  De 29 de Outubro a 2 de Novembro; 4 de Maio; 18 de Julho; 1 de Outubro; 12 de Dezembro; 21 de Fevereiro.  Programa Negativo: defensor do conflito; falta de piedade; vingança, ciúme.


Nº 45

SEALIAH Deus motor de todas as coisas

«Vontade Reencontrada»

Invocação «Sempre que digo “o meu pé vai vacilar” a tua graça, Eterno, vem susterme» (Salmo 94, v. 18) SEALIAH, Senhor, sinto-me maduro como um Sol que tem necessidade de espalhar a sua semente no Universo e tu deves ajudar-me para as virtudes não saírem de mim sem discernimento, mas para sair da minha esfera luminosa somente o que é útil ao percurso da Criação. Faz, Senhor SEALIAH, que através de mim possam encontrar a plenitude os que são movidos por um desejo ardente de servir, e faz também que, graças à minha acção, amadureça a boa semente. Não permitas, ó SEALIAH, que o meu temperamento se exprima com excesso. Que os meus verões não sejam demasiado tórridos, nem os meus invernos demasiado frios. Permite, Senhor, que eu actue sempre em união com o ritmo cósmico e que tudo possa encontrar, através de mim, a sua órbita perfeita, a sua perfeita linha do Universo.


Nº 45

SEALIAH

Exortação SEALIAH exorta: Cada estação produz os seus frutos, cada dia encerra a sua própria plenitude, cada ciclo acrescenta valores à colheita do ciclo precedente. Escolhi-te a ti, Peregrino, para, com a tua acção, tornares evidente o trabalho próprio de cada etapa, para toda a gente saber que o tempo cria virtudes, que o tempo não é uma dimensão morta. Dei-te como Pai o Senhor das Supremas Experiências e como a Mãe a Fonte da Vida Eterna. A tua missão deve consistir em combinar os valores extraídos das experiências vividas com a força primordial que constrói o Universo. Isto deve dar-te, Peregrino, a possibilidade de levar às consciências o frio e o calor, a flor e o fruto; o conhecimento do Bem e do mal; e de levar o todo a esse ponto essencial onde tudo se torna evidente. Dispões de vigor e de força para realizar esta Grande Obra. Tenho confiança em ti, Peregrino.  De 3 a 7 de Novembro; 22 de Fevereiro; 5 de Maio; 19 de Julho; 2 de Outubro; 13 de Dezembro.  Programa Negativo: excessos, doenças; epidemia, desequilíbrios de toda a espécie.


Nº 46

ARIEL Deus revelador

«Percepção Reveladora»

Invocação «O Eterno é bom para todos, a sua piedade estende-se a todas as criaturas» (Salmo 145, v. 9) ARIEL, Senhor, quero afastar-me dos laços da matéria para percorrer em liberdade os teus espaços infinitos; quero ultrapassar o mundo concreto para me saturar de eternidade. Quero que tu me reveles, ó Senhor ARIEL, todos os segredos encerrados na tua divina profundidade; um a um, um após outro, numa ordem perfeita, para o meu frágil intelecto poder assimilá-los e projectá-los no mundo dos homens. Ilumina, Senhor, os meus centros de percepção para me tornar útil nesta Grande Obra de revelar aos meus irmãos os tesouros “adormecidos”, algures, nas profundezas do meu ser.


Nº 46

ARIEL Exortação ARIEL exorta: O Eterno colocou-me neste ponto do espaço para que os sentimentos e a razão unam as suas forças para exprimir os mistérios do Céu. Descobrirás em mim, Peregrino, o sabor das coisas eternas, e quando tiveres provado das minhas iguarias jamais poderás viver sem elas. Quero que comuniques aos mortais a inspiração desse desejo, dessa vontade, desse apetite pela minha cozinha; que os embriagues com os meus licores, que os prendas a mim e eles se tornem meus fiéis, os meus Arielómanos. Farei de ti um candelabro aceso nesta parte dos céus geralmente obscura e a tua missão será a de iluminar o caminho, à frente, para todos os que ainda deitam olhares nostálgicos para o passado. Serás esta Luz que encoraja num ponto crítico do percurso, esta Luz que dá certezas sobre o futuro. Se tu não existisses, Peregrino, se não quisesses cooperar com os meus poderes, uma ponte se quebraria, e seriam muitos os que se veriam obrigados a fazer marcha atrás. Tu és a ligação entre a Minha Luz e as trevas deles. Não me desiludas nesta missão essencial.  De 8 a 12 de Novembro; 23 de Fevereiro; 6 de Maio; 20 de Julho; 3 de Outubro; 14 de Dezembro.  Programa Negativo: indecisão, doenças; timidez; infantilismo.


Nº 47

ASALIAH Deus que mostra a verdade

«Contemplação»

Invocação «Como as tuas obras são grandes, ó Senhor! Todas tu fizeste com sabedoria; a Terra está cheia com as tuas criações» (Salmo 104, v. 24) ASALIAH, Senhor, eu estou já na outra margem. Com a tua ajuda estou a afastar-me da zona obscura, abandono os castelos de matéria e avanço nas Tuas Terras Prometidas. Num passado longínquo Tu manipulaste-me, à tua maneira, e fui teu fiel autómato; depois fui eu que quis estruturar o Mundo de acordo com a lição que tinha aprendido da tua luta primordial. Presentemente, Senhor, quero agir contigo, unidos. A Tua mão na minha mão, o Teu sopro na minha aspiração, e quero que deixemos marcas impressas para todos os que vierem atrás de mim poderem encontrar um caminho já traçado e descobrir os gestos e as palavras de que têm necessidade para fazerem Obra de Criação.


Nº 47

ASALIAH

Exortação ASALIAH exorta: Peregrino, tu já percorreste os cinco caminhos que conduzem ao conhecimento dos poderes interiores. Saciaste-te de frutos materiais e abandonas as águas estagnadas onde pulula uma vida elementar, à descoberta de uma nova vida numa nova esfera da Criação. Eu estou aqui para te ajudar nessa tarefa, para emprestar a minha mão forte à tua mão hesitante, para te ajudar a efectuar o traçado do novo universo, a vir. Para progredir nesta nova Terra terás que abandonar o que constituía o teu pequeno prazer, o que te dava superioridade e segurança. No novo mundo, que deve ser o teu, serás uma criança querendo tocar em tudo, desmontar tudo, para poder penetrar o segredo da Misteriosa Engrenagem. Serei o teu instrutor e de Mim aprenderás os mecanismos da Justiça Divina. Terás a evidência de tudo o que deve ser, e compreenderás porque é assim. E então, jamais deixarás de ser uma Pessoa Justa.  De 13 a 17 de Novembro; 24 de Fevereiro, 7 de Maio; 21 de Julho; 4 de Outubro; 15 de Dezembro.  Programa Negativo: escândalos, imoralidade, corrupção.


Nº 48

MIHAEL Deus pai protector

«Gerar»

Invocação «O Eterno tornou visível o seu Socorro; aos olhos das nações manifestou a sua justiça» (Salmo 98, v. 2) MIHAEL, permite, Senhor, que eu transmita a vida; faz que tudo floresça ao meu redor, e deposita em mim a boa semente para tudo o que germinar ser digno do olhar do Eterno. Eu quero, Senhor, que da minha escuridão nasça a tua Luz; que o meu sacrifício se transforme em fonte de Vida. Quero que deposites nas minhas mãos a varinha mágica que encontra as correntes de água profunda, para fazer brotar, na terra árida dos humanos, a Água Divina, que emana do Teu Fogo Criador.


Nº 48

MIHAEL

Exortação MIHAEL exorta: A minha Luz precisa de se interiorizar na matéria para os humanos poderem existir. O poder criador masculino tem necessidade do poder criador feminino para tomar forma, e tu foste eleito, Peregrino, para viver este mistério na tua alma e no teu corpo mortal. Masculino e Feminino encontram-se em ti alterados, para poderes descobrir que o Feminino tem nele o poder criador do Espírito e que o Masculino possui no seu interior a vibração alada e suave da natureza feminina. Eu sou portador de alteridade, e a tua missão consiste em saber pôr no seu lugar as diferentes forças em presença, depois de ter compreendido a necessidade das mutações. Para poderes descobrir este segredo comuniquei-te a virtude da inspiração. Deves construir com as emoções, deves utilizar a força dos desejos para conhecer a Luz.  De 18 a 22 de Novembro; 25 de Fevereiro; 8 de Maio; 22 e 23 de Julho; 5 de Outubro; 16 de Dezembro.  Programa Negativo: esterilidade; infidelidades, sedução, ciúmes; aborto; pornografia.


Nº 49

VEHUEL Deus grande e elevado

«Elevação ou Grandeza»

Invocação «Grande é o Eterno e justamente glorificado; a sua grandeza é sem limites» (Salmo 145, v. 3) VEHUEL, Senhor, faz pender as minhas aspirações para o que é elevado, para o que é nobre, para o que é digno do Teu Santo Nome. Permite, Senhor, que eu faça elevar para as tuas Alturas todas as criaturas que se aproximem de mim; deixa-me fazer-lhes sentir, no meu hálito e respiração, o perfume e o sabor da tua transcendência. Orienta os meus passos para as montanhas e não para os vales; para os cumes inacessíveis, para lá das nuvens, para o puro éter da abóbada celeste. Faz brilhar em mim as virtudes, não para com elas ornamentar a minha vaidade, mas para dar testemunho, Senhor, da tua presença resplandecente. E não permitas que, em caso algum, eu seja aquele que, pelos seus actos, obscureça a tua irradiante divindade.


Nº 49

VEHUEL

Exortação VEHUEL exorta: Encontrar-me-ás sempre, Peregrino, em tudo o que é grande e elevado. Eu estou perto do Sol quando ele está no zénite; estou muito perto de tudo o que culmina, e o que escalar as montanhas da virtude, o que tem fome e sede de cumes elevados, encontrará a minha mão estendida para o ajudar na última etapa, em direcção aos Altos Cumes. Tu és, Peregrino, quem deve atrair para Mim todos os que se encontram nas curvas ascendentes, nas primeiras encostas, quando a dificuldade ainda não é evidente. Vai e faz sair do vale as multidões satisfeitas que se alegram na sombra. Vai falar-lhes de Mim, dá-lhes o desejo de grandeza, o desejo de deixar o que é quotidiano; pega-lhes na mão e condu-los até ao meu difícil Trono. O Eterno colocou-me neste ponto, Peregrino, para os Humanos sentirem o prazer do que é insondável.  De 23 a 27 de Novembro; 26 de Fevereiro; 9 de Maio; 24 de Julho; 6 de Outubro; 17 de Dezembro.  Programa Negativo: egoísmo, hipocrisia; maldade refinada; magia negra.


Nº 50

DANIEL Deus sinal de misericórdia

«Eloquência» Invocação «O Eterno é clemente e misericordioso, tardio na cólera e cheio de boa vontade» (Salmo 103, v. 8) DANIEL, coloca em mim a virtude de rejuvenescer com o meu espírito os seres e as coisas; faz, Senhor, que eu possa revelar aos outros o seu potencial adormecido, e que represente para todos o nascimento de novas ilusões, de novas esperanças. Que, graças a mim, se descubra a frescura, a graça e o perfume da eternidade que jaz na pedra; e ao mesmo tempo seja claramente revelado o efeito fulminante dos recursos morais para modificar situações aparentemente irremediáveis. Que eu possa, Senhor, ser o que faz sair os humanos das suas dúvidas, indeterminação e hesitações; o que lhes faz ver novas perspectivas, lhes dá confiança na Tua Justiça, depois da confissão, perante si mesmos, dos seus erros. Permite, Senhor, que encontrem em mim consolação e conforto os que saem de duras provas de adversidade e rigor.


Nº 50

DANIEL Exortação DANIEL exorta: O Eterno reservou-me este Espaço para levar socorro aos que, quando tudo parece perdido, levantam para Mim os olhares implorantes. Eu sou o Anjo das Misericórdias, que injecta a divina essência nas naturezas que esgotaram a capacidade de se valorizar. Dei-te o poder de exercer este privilégio entre os teus irmãos homens. Graças à tua acção, do seu esgotamento deverão nascer novas energias, e, da sua paz, novos desejos de combate. E quando um Peregrino parar para gozar um maravilhoso privilégio, quero que descubra em ti horizontes novos, e lhe insufles, de novo, o desejo de retomar a marcha para a frente. Em ti e por ti, todos devem descobrir as mil contradições que as coisas encerram. Mostra-lhes o Branco que há no Preto, e o Vermelho que se oculta no Amarelo, e como tudo, no Universo, muda de cor, de luz, de identidade, com o tempo que passa. Quero que eles descubram em ti a permanente Mutação de toda a Criação.  De 28 de Novembro a 2 de Dezembro; 27 de Fevereiro; 10 de Maio; 25 de Julho; 7 de Outubro; 18 de Dezembro.  Programa Negativo: intrigas, manigâncias; ilicitude.


Nº 51

HAHASIAH Deus oculto

«Pedra Filosofal»

Invocação «Que a glória do Eterno dure para sempre! Que o Senhor se alegre com as suas obras» (Salmo 104, v. 31) HAHASIAH: Ó Eterno! se tu me escolheste para ser o braço da Tua Justiça e o executor da Tua Providência, dá-me a Tua ajuda para suportar o peso dos meus erros, e inscreve na minha conta os actos de bondade, de maneira que a balança dos meus actos na Terra não faça inclinar o seu braço. Instruí-me, Senhor, sobre os teus propósitos ocultos, não faças de mim um instrumento cego; faz, ao contrário, que a minha inteligência seja iluminada pela Tua Luz.


Nº 51

HAHASIAH

Exortação HAHASIAH exorta: Tu pediste responsabilidades, Peregrino, e o Eterno ouviu a tua voz: foi por isso que ele te colocou sob as minhas ordens. Não será para ti nem cómodo, nem agradável ser o executante da minha Justiça, porque os teus irmãos homens não te verão como tu és. Na tua missão de executor, Peregrino, podes perder-te facilmente; é fácil confundir os Meus poderes com os teus poderes; confundir o Meu Rigor com o teu rigor, e tornares-te, assim, num criador de desordem e caos. É pois necessário procurar, antes de tudo, o meu espírito em ti mesmo, e encontrando-o, verás que o meu Rigor comporta subjacente uma Bondade oculta e transcendente; uma Bondade, Peregrino, que permite à Vida continuar. Encontrar esta Bondade em ti deve ser e será a tua grande aventura humana. Se tu não a encontras, se não a vivificas, se não a espalhas à tua volta, perdeste a partida, e serás, somente, uma pobre raposa num mundo de lobos.  De 3 a 7 de Dezembro; 28 de Fevereiro; 11 de Maio; 26 de Julho; 8 de Outubro; 19 de Dezembro.  Programa Negativo: charlatão, ritualista; lutas religiosas; magia negra.


Nº 52

IMAMIAH Deus elevado acima de todas as coisas

«Expiação dos erros»

Invocação «Eu darei graças ao Eterno pela sua Justiça e cantarei o nome do Senhor, do Altíssimo» (Salmo 7, v. 18) IMAMIAH: Senhor, que os meus inimigos compreendam que eu não faço parte do mundo deles; diz-lhes que fui queimado pelo teu Fogo e não posso manter as promessas feitas, no passado, pela minha personalidade material. Livra-me, Senhor, dos compromissos e das responsabilidades do meu passado profano e ajuda-me a voltar às celestes moradas, para regressar depois a este mundo, carregado com os teus pesos e medidas para construir aqui o Teu Éden. Quero ser o operário, o operador consciente da construção do Teu Mundo, o construtor iluminado do Teu Santuário.


Nº 52

IMAMIAH

Exortação IMAMIAH exorta: Através de Mim as almas reintegram a sua virgindade. Eu acolho os que chegam fatigados da sua peregrinação humana, e batem à porta do Eterno. Almas que pedem alimento, roupas; porque não encontram mais sabor nas provisões dos seus alforges e encontram em mim uma nova materialidade. Eu sou, Peregrino, a porta estreita, que só os que abandonaram tudo conseguem atravessar. Se tu conseguires passar esta porta serás salvo de todo o perigo e os teus perseguidores nada poderão contra ti. Por muito afastado que estejas dos meus domínios, bastará sentires nostalgia de Mim para eu pôr à tua disposição o «veículo» que tornará propício o teu regresso. Da Eternidade, estendo-te a mão para te fazer entrar nas fileiras do Povo Eleito.  De 8 a 12 de Dezembro; 29 de Fevereiro; 12 de Maio; 27 de Julho; 9 de Outubro; 20 de Dezembro.  Programa Negativo: maldade, orgulho, blasfémia; grosseria.


Nº 53

NANAEL Deus que humilha os orgulhosos

«Comunicação Espiritual»

Invocação «Eu sei, ó Senhor, que as tuas prisões são de toda a justiça e que foi em equidade que tu me humilhaste» (Salmo 119, v. 75) NANAEL: Ensina-me, Senhor, a Tua Ordem Divina, mostra-me a engrenagem que faz mover a Tua Justiça, revela-me as particularidades das Tuas Leis, das Tuas Normas, para eu poder, nesta Terra, ser o executor do Teu sublime Mandato. Ajuda-me, NANAEL, a encontrar um local retirado, propício, para tu e eu podermos comunicar. É lá que estabelecerei o Santuário, é lá que desejo honrar o Eterno, é lá que quero construir a escada de 72 degraus para as divinas hierarquias poderem subir e descer. É lá que poderei criar as 12 Tribos Divinas que devem estabelecer no mundo o teu resplandecente Reino Messiânico. NANAEL, não permitas que a Tua Luz me ofusque e faça de mim um ser orgulhoso e insolente. A todo o momento e em todo o lugar, quero ser o humilde artesão do Teu Desígnio.


Nº 53

NANAEL

Exortação NANAEL exorta: Interiorizei-me em ti, Peregrino, tornei-me carne da tua carne, para organizar a partir do teu nível humano a vida sobre esta Terra. A tua missão consistirá em me exteriorizar. Abre em ti uma janela para eu poder sair. Empresta-me a tua garganta para todos poderem escutar a minha Voz; empresta-me os teus músculos para todos poderem ser testemunhas da harmonia dos meus gestos. Deixa-me utilizar a tua alma para exprimir com ela a Alma do Criador. Ofereço-te, Peregrino, uma aliança: tu enquanto homem, Eu enquanto «Deus», suportaremos o peso do Mundo para o conduzir depressa, muito rapidamente, à eterna vida do Espírito. Desejo ardentemente, Peregrino, que o teu corpo físico possa suportar a intensidade da Minha Luz, porque, eu te digo: muito grande será a nossa Obra.  De 12 a 17 de Dezembro; 1 de Março; 13 e 14 de Maio; 28 de Julho; 10 de Outubro; 21 de Dezembro.  Programa Negativo: tristeza, melancolia, vida precária.


Nº 54

NITHAEL Deus Rei dos Céus

«Legitimidade de Sucessão»

Invocação «O Eterno estabeleceu o seu trono nos céus e a sua realeza domina sobre todas as coisas» (Salmo 103, v. 19) NITHAEL: Instala em mim o sentimento de «Oh, como as coisas são passageiras!» Não permitas, Senhor, que eu me identifique com a glória que me vem de Ti, nem considere meus os poderes que me deste. Eu quero ser, Senhor, o Actor da tua Peça, da tua Obra; umas vezes rei, outras mendigo. Na opulência e no despojamento, na riqueza e na miséria, permite que eu permaneça fiel ao caminho que as tuas forças traçaram. Ajuda-me, NITHAEL, a conservar a sede do que é primordial.


Nº 54

NITHAEL

NITHAEL exorta: O que é estável, Peregrino, é o que não pode durar. Apesar de a inteligência se obstinar em perpetuar os sucessos, o tempo deixará a erosão fazer o seu trabalho. A fina areia da praia foi outrora uma rocha soberba, montanha gigantesca, que talvez tivesse um dia sonhado fender o céu com os seus altos píncaros; mas, areia hoje e amanhã poeira: nada. Do alto do teu poder, quero que estejas preparado, Peregrino, para te tornares: nada. Nada como entidade física, como representante das cidades e dos Povos; mas tudo, com o sopro que emana da Divindade. O Eterno colocou-me neste Trono para reduzir ao estado primordial tudo o que sobe, se eleva, se exalta. Se podes seguir-me nesta aventura, depois de teres sido «Rei» neste Mundo, eu posso fazer-te Rei no Mundo Futuro. Convido-te, pois, à conquista da Eternidade.  De 17 a 22 de Dezembro; 2 de Março; 15 de Maio; 29 de Julho; 11 de Outubro; 22 de Dezembro.  Programa Negativo: ambição, traição, conspiração, calúnia.


Nº 55

MEBAHIAH Deus eterno

«Lucidez Intelectual»

Invocação «Mas tu, ó Eterno, tu reinas desde sempre, e o teu nome passa de geração em geração» (Salmo 102, v. 13) MEBAHIAH, dá-me, Senhor, a força física de um Sansão para transportar aos ombros - sem ficar esmagado a Tua Verdade Eterna, daqui para ali, em suave peregrinação por todo o Universo. Que a minha força física seja à imagem da Tua Força Moral; que em mim possas encontrar, Senhor, uma peça útil à Tua Obra. Quero ser, MEBAHIAH, aquele que elabora as pequenas coisas que permitem à Verdade acomodar-se, ter lugar, sentir-se à vontade na matéria; que lhe permitem estabelecer-se nas moradas dos homens.


Nº 55

MEBAHIAH

Exortação MEBAHIAH exorta: Eu sou aquele que constrói o Reino de Deus sobre a Terra, pedra a pedra; aquele que ordena todos os elementos com as minhas vibrações. Eu levo aos homens a verdade permanente preenchendo com ela a sua carne mortal. Um dia, toda a matéria conterá a sua plena medida de espírito e a Terra será de novo um Paraíso. Mas, para isso, é preciso que seres como tu carreguem, desde já, o seu espírito de Luz, para sacrificarem neles tudo o que é matéria, marcando assim o caminho àqueles que seguem os seus traços. Ajudar-te-ei na tua tarefa: procura-me no quotidiano, nas pequenas coisas, no detalhe sem importância; procura-me no que é simples, humilde, posto de lado, esquecido... porque é lá que resplandece a minha Face rutilante.  De 22 a 27 de Dezembro; 3 de Março; 16 de Maio; 30 de Julho; 12 de Outubro; 23 de Dezembro.  Programa Negativo: folclore religioso; grande mentiroso; destruição dos valores.


Nº 56

POYEL Deus que sustém o Universo

«Protecção, Fortuna, Talento, Modéstia»

Invocação «O Eterno sustém todos os que caiem e levanta os que estão curvados» (Salmo 145, v. 4) POYEL: Quero que os meus lábios exprimam, Senhor, somente o que é digno; quero que o meu verbo mostre, aos que me escutam, a profundeza da Tua Obra; quero que, como em relação a Ti, todos os que recorrem a mim, encontrem um apoio. Vivifica, Senhor, a minha palavra; faz que, com ela, eu possa abrir largas perspectivas; que, com ela, possa iluminar os abismos insondáveis. Faz que, por meu intermédio, se exprimam as tuas Virtudes mais elevadas. Faz de mim, Senhor POYEL, o construtor, nesta Terra, daquela Cidade Eterna, daquela Jerusalém que tu já construíste no Céu.


Nº 56

POYEL

Exortação POYEL exorta: Dei-te, Peregrino, a faculdade de te exprimires de maneira convincente. Quero que tu estrutures, com Vontade firme, as normas da minha Lei, das Dez Palavras do Meu Livro. Tu porás o Branco nos espaços reservados ao Branco, e o Negro nos espaços reservados ao Negro. Colocarás a Luz onde a Luz se deve encontrar e as trevas no quadro que lhe é reservado. Separarás, igualmente, os sentimentos da razão, de modo que uns não invadam o domínio da outra. No fim da tua vida, Peregrino, tudo deve estar no seu lugar, numa ordem perfeita, numa perfeita harmonia. E tudo isso obterás pelo mágico poder da palavra, e quando voltares para mim, dar-me-ás conta das palavras vazias, vaidosas, vãs que terás pronunciado. Se não podes estar unido a Mim, então cala-te, procura-me no silêncio, e, como Job, encontrar-me-ás quando os teus lábios se fecharem.  De 27 a 31 de Dezembro; 4 de Março; 17 de Maio; 31 de Julho; 13 de Outubro; 24 de Dezembro.  Programa Negativo: ambição, orgulho; falso mestre.


Nº 57

NEMAMIAH Deus louvável

«Discernimento»

Invocação «Vós, adoradores do Eterno, confiai nele! Ele é a vossa ajuda e o vosso escudo» (Salmo 115, v. 11) NEMAMIAH: Se devo dirigir a estratégia das batalhas, que o Amor e a Beleza sejam o meu objectivo, Senhor. Ajuda-me, NEMAMIAH, para não haver outro propósito em mim senão o de construir nesta Terra o arquétipo que já existe no Céu. Dá-me coragem para enfrentar as minhas responsabilidades, e lucidez para fazer as coisas em devido tempo, sem precipitação, sem queimar etapas. Quero lutar pela Terra Prometida, mas livra-me, Senhor, da tentação de entrar nela por antecipação.


Nº 57

NEMAMIAH

Exortação NEMAMIAH exorta: O Eterno colocou-me nesta morada do Zodíaco para ajudar os homens a construir o Mundo. Armarei o teu braço, Peregrino, na luta que travarás por um Éden terrestre, por um paraíso passageiro, no qual os homens poderão descansar e entrever as maravilhas do outro Paraíso, o que é Eterno, o que existe nas esferas mais elevadas e que pode ser entrevisto nos sonhos. O teu lugar é no campo de batalha, não no próprio Paraíso; mantém-te à entrada, Peregrino, com a espada na mão, pois o discernimento é essencial no teu combate. Deves ser aquele que transporta as matérias preciosas, o que faz cortar os cedros do Líbano, para os outros construírem o Jardim. Depois das batalhas, uma grande Paz surgirá: não pretendas nunca instalar-te nela. O teu papel é somente o de tornar possível essa Paz.  De 1 a 5 de Janeiro; 5 de Março; 18 de Maio; 1 de Agosto; 14 de Outubro; 25 de Dezembro.  Programa Negativo: traição; visão estreita das coisas, medroso; satânico.


Nº 58

YEYALEL Deus que exalta as gerações

«Força Mental»

Invocação «Tem piedade de mim, Senhor, pois estou abatido; cura-me, Eterno, que os meus membros estão em desalinho... a minha alma está bem confusa; e tu, ó Eterno, até quando?» (Salmo 6, v. 3) YEYALEL: Arma o meu braço, Senhor, para eu construir com o olhar fixo na Eternidade. Que as minhas edificações sirvam para abrigar a felicidade dos humanos. Coloca a minha inteligência ao serviço de reais necessidades e não permitas que eu a utilize para provar o bem-fundado dos meus preconceitos. Que o meu combate comporte, a todo o momento, um objectivo útil à comunidade a que pertenço. Livra-me, Senhor, da violência e faz que, em todo o momento, eu seja mais capaz de ceder do que de destruir. Desde a tua Alta Morada, guarda a lembrança de mim!


Nº 58

YEYALEL

Exortação YEYALEL exorta: Em Mim encontrarás unidas, Peregrino, a inteligência activa e passiva; a que se projecta no futuro e a que contém a sabedoria do passado. Eu sou o braço direito e o braço esquerdo; eles trabalham unidos para as construções materiais terem um sentido, um fim, um objectivo. Para a inteligência estar presente nelas. Aprende a minha Arte, Peregrino, e em tudo o que fizeres colocarás uma ideia, um propósito, que vá além da realidade material. Esta ideia fará que tudo se erga, tudo se eleve com força e, depois, por si mesmo, possa destruir-se, quando o fim da construção estiver já ultrapassado. Sob o meu comando, as coisas são como devem ser, e assim Eu quero que elas saiam de ti, simples e perfeitas, como são as Flores.  De 6 a 10 de Janeiro; 6 de Março; 19 de Maio; 2 de Agosto; 15 de Outubro; 26 de Dezembro.  Programa Negativo: colérico, homicida; língua viperina; traficante de armas.


Nº 59

HARAHEL Deus que conhece todas as coisas

«Riqueza Intelectual»

Invocação «Do nascer ao pôr do sol, que o nome do Eterno seja celebrado!» (Salmo 113, v. 3) HARAHEL, eu quero, Senhor, que, se por actos meritórios do meu passado, fizeres cair do Céu ouro para mim, me dês igualmente um desejo ardente de tudo investir na promoção do Teu Reino. Dá-me, HARAHEL, um nível de sabedoria que me permita utilizar esse Ouro para a vida sobre a Terra ser cada vez mais fácil. Dá-me o gosto e o impulso de servir, dá-me o desejo de dar, dá-me a vontade firma e decidida de ser aquele que transmite. Administrador, simples agente entre a Tua Bondade e as necessidades dos Homens.


Nº 59

HARAHEL

Exortação HARAHEL exorta: Graças ao meu impulso, Peregrino, o leite corre do seio da mãe. Eu sou aquele que fecunda, o que dá com largueza os meios para tudo poder reproduzir-se: as ideias, os sentimentos, os conselhos e decisões da vontade, o germe pelo qual o homem transmite a vida. Faz apelo a Mim, invoca-me, e terás em abundância tudo o que desejas, se no passado fizeste tudo o que era preciso fazer para o fruto dos teus desejos poder cair do Céu. Quero encontrar em ti os quatro rios do Paraíso para as minhas riquezas poderem circular da tua alma para esta Terra estéril onde vivem os humanos. Quero-te leito para os meus cursos de água, e não lago que guarda no seu fundo tesouros inúteis. Realiza, sem te perderes, a experiência da riqueza, sendo uma peça útil à engrenagem cósmica, e não um batente onde se quebraria - onde seria feito em pedaços o Desígnio Divino.  De 11 a 15 de Janeiro; 7 de Março; 20 de Maio; 3 de Agosto; 16 de Outubro; 27 de Dezembro.  Programa Negativo: ruína, falsário, agente da destruição.


Nº 60

MITZRAEL Deus que consola os oprimidos

«Reparação»

Invocação «O Eterno é justo em todos os seus caminhos e generoso em todos os seus actos» (Salmo 145, v. 17) MITZRAEL: Limpa, Senhor, os canais dos meus corpos para as tuas sublimes energias poderem circular neles sem encontrar nenhum obstáculo. Faz, Senhor, que eu viva no meu nível mais elevado, para poder criar à minha volta a harmonia divina que me chega de Ti. Não permitas que o meu talento seja superior à minha virtude, para assim, em todo o momento, eu poder servir de exemplo. Torna-me fiel ao mundo do Alto para todos os meus gestos, todas as minhas palavras serem o fiel reflexo da Vida no Universo.


Nº 60

MITZRAEL

Exortação MITZRAEL exorta: O Eterno deu-me este Espaço para os humanos descobrirem através dele as normas da construção do Mundo. Não poderás construir nada de sólido, Peregrino, se tu mesmo não fores sólido. Não poderás unir qualquer matéria se os materiais não se encontrarem previamente em ti. Se na tua alma há cimento, é cimento que encontrarás fora dela; se há água, encontrarás água; se é fogo cristalizador que há, encontrarás fogo. Mas eu estou aqui para te fornecer aquilo de que precisas. Pede-me os materiais necessários para harmonizar o Mundo. Eu falo sempre em termos de Eternidade, e espero que te possas exprimir numa linguagem semelhante. Espero que construas vastos edifícios, visto que nada é possível sem poder, primeiro, contar com uma Morada onde concentrar os Materiais da Obra.  De 16 a 20 de Janeiro; 8 de Março; 21 de Maio; 4 de Agosto; 17 de Outubro; 27 de Dezembro.  Programa Negativo: insubordinação; más qualidades morais.


Nº 61

UMABEL Deus acima de todas as coisas

«Afinidade, Amizade, Analogia»

Invocação «Que o nome do Senhor seja bendito agora e para sempre» (Salmo 113, v. 2) UMABEL: Que as minhas paixões sejam, Senhor, as de te amar e bendizer. Que o meu desejo ardente de construir seja o de construir a tua Morada. Que a minha busca, mesmo nas minhas próprias entranhas, não tenha outro objectivo senão o de Te encontrar em mim. Tu és, Senhor, o meu passado e o meu futuro, e a única coisa que me pode fazer sofrer é a perda do Teu Amor. Não te afastes de mim, ama-me, para todos os que se aproximam à procura de um Amigo poderem encontrar-te a Ti, através de mim. Que toda a minha libertinagem se resuma, Senhor, neste desejo ardente, imoderado, de Ti.


Nº 61

UMABEL

Exortação UMABEL exorta: O Eterno situou-me nesta parte do Céu para filtrar as paixões e para tudo marchar bem, de acordo com a lei moral. Para o pensamento divino poder reinar no Mundo é necessário que tudo funcione, dentro de ti, segundo a ordem universal. E para isso eu centrei o teu motor e apontei-o para o interior, para poderes fazer a ordem nos teus órgãos, nas tuas vísceras, na tua organização celular. O teu objectivo deve ser: caminhar em uníssono com a respiração divina. Ausculta-te, interioriza-te, porque encontrarás escritas em ti mesmo todas as ciências que se encontram nos livros. Aprende a ler no teu próprio corpo, com os olhos fixos na matéria sombria, e aí descobrirás a Fonte da Luz Eterna. A partir de hoje, e para sempre, adquirirás o direito ao título sublime de Filho da Luz.  De 20 a 25 de Janeiro; 9 de Março; 22 de Maio; 5 de Agosto; 18 de Outubro; 28 de Dezembro.  Programa Negativo: libertino, homossexual.


Nº 62

IAH-HEL Deus ser supremo

«Desejo de Saber»

Invocação «Vê como amo as tuas prescrições, Senhor; faz-me viver segundo a tua bondade» (Salmo 119, v. 159) IAH-HEL: Vivifica-me, Senhor. Faz que a corrente do Teu Pensamento circule no meu cérebro e o regenere. Faz que o bater do Teu Coração se faça em uníssono com o meu coração. Que o meu gesto seja o Teu Gesto, a minha palavra seja a Tua Palavra. Faz que em mim o masculino e o feminino ocupem os seus lugares respectivos e não permitas que a imaginação exaltada me leve a ambicionar outro luxo senão o de compreender a Maravilhosa Máquina do Mundo que o Eterno criou. Encontra-me, Senhor, um lugar onde possa exaltar-te, celebrar-te e onde me seja possível manter a permanente conexão contigo.


Nº 62

IAH-HEL

Exortação IAH-HEL exorta: Sou portador de ideias muito simples e de um coração sensível à batida dos doze elementos fundamentais. Se és virtuoso e modesto, compreenderás a minha linguagem, e encontrarás em Mim a ordem natural de tudo o que existe. Deves saber, Peregrino, que tudo nasceu da ideia e tudo encontrou a sua fecundidade no sentimento; uma e o outro, unidos, constituem o centro de toda a criação. Na tua masculinidade encontra-se a semente de tudo o que existe, e na tua feminilidade está a Terra, onde tudo pode crescer e germinar. Não procures verdade para além de ti mesmo. Toda a verdade está contida em ti e é pois em ti mesmo que deves encontrá-la. Procura no calendário onde deves plantar as diversas sementes, pois tudo está sujeito a uma ordem e nada pode florir antes do seu tempo. Descobre esta Ordem e de ti nascerá todo um Universo.  De 25 a 30 de Janeiro; 10 de Março; 23 de Maio; 6 de Agosto; 19 de Outubro; 29 de Dezembro.  Programa Negativo: luxo, escândalo, depravação; perversidade.


Nº 63

ANAUEL Deus infinitamente bom

«Percepção da Unidade»

Invocação «Adorai o Eterno com temor e alegrai-vos em Deus com tremor» (Salmo 2, v. 11) ANAUEL: Permite-me, Senhor, cumprir os meus objectivos morais. Faz que eu ponha os meus meios ao serviço de uma sociedade humana e fraterna. Que tudo em mim funcione como no Céu, para que a harmonia em mim suscite nos outros um desejo de emulação. Dá-me bom senso, torna-me sensato para nem uma gota do meu poder económico se perder em empresas vãs. Quero ser o financiador da perfeição que tu representas e quero que me envies, Senhor, projectos onde efectuar os meus investimentos, a fim de o meu ouro se transformar em Luz.


Nº 63

ANAUEL

Exortação ANAUEL exorta: Eu recebi a incumbência de transformar o Ouro em Luz e escolhi-te a ti para financiares o grande empreendimento da espiritualidade. Os valores morais não podem exprimir-se sem um quadro adequado. O Amor de Deus é um sentimento estéril se for impossível comunicá-lo, transmiti-lo a todos, e em ti eu coloquei os meios para esta obra poder realizar-se. Sobretudo, Peregrino, não te tomes por proprietário das tuas riquezas. Tu és um simples depositário deste Ouro, que deves pôr à disposição dos que to pedirão em nome de Deus. Graças à tua acção, os povos poderão abrir os olhos e ver. Numerosos serão os que poderão contemplar, graças a ti, o esplendor da sua própria entidade humana.  De 30 de Janeiro a 4 de Fevereiro; 11 de Março; 24 de Maio; 7 de Agosto; 20 de Outubro; 30 de Dezembro.  Programa Negativo: divisão entre o Bem e o mal, prodigalidade, ruína; loucura.


Nº 64

MEHIEL Deus que vivifica todas as coisas

«Vivificação»

Invocação «Eis que os olhos do Senhor estão postos nos seus adoradores, naqueles que têm fé na sua bondade» (Salmo 33, v. 18) MEHIEL, espero de Ti, Senhor, que utilizes os meus talentos para instruir os homens sobre as verdades eternas. As faculdades que adquiri na vida ponho-as à tua disposição, Senhor, para vivificar com elas todos os que dormem. Não abrigo outra ambição senão a de transmitir aos meus irmãos a beleza do Teu Universo. Não é uma tarefa fácil, e só poderei levá-la a bem se Tu, Senhor, me dás a Tua ajuda e inspiração. Abro o meu coração e entendimento ao Teu Espírito, ocupa-me, penetra-me e coloca neles a Tua Semente Divina.


Nº 64

MEHIEL

Exortação MEHIEL exorta: O Eterno situou-me nesta parte dos céus para te inspirar, Peregrino, novas formas de vida. A matéria usa-se servindo-nos dela e são constantemente necessárias novas formas que desçam do mundo do Pensamento. Em ti eu uni o pensamento às emoções; o «braço esquerdo» ao «braço direito», para as obras que saem de ti não serem destinadas a uns ou a outros, mas a todos. Não se deve trair nem uma nem outra parte da minha mensagem, tornando-se ou um frio intelectual ou um líder exaltado. Através de ti, todos deverão ver a Harmonia do Universo; todos deverão sentir os contrates, perceber os matizes. O teu talento não serviria de nada se o teu objectivo fosse somente o de te tornares Célebre.  De 4 a 9 de Fevereiro; 12 de Março; 25 de Maio; 8 de Agosto; 21 de Outubro; 31 de Dezembro.  Programa Negativo: falso sábio; controvérsia, crítica literária.


Nº 65

DAMABIAH Deus fonte de sabedoria

«Fonte de Sabedoria»

Invocação «Volta, ó Eterno! Até quando... Tem piedade os teus servidores» (Salmo 90, v. 13) DAMABIAH: Eu quero conhecer, Senhor, o teu segredo sobre a feliz aliança do Fogo com a Água. E quero que me ensines a construir com a Água e o Fogo, com as regras do Mestre Hiram de Tiro, e com o saber imenso do Rei Salomão. Eu quero, Senhor, que estes conhecimentos preencham os meus espaços internos para aí construírem um mar calmo e sereno, gerador de força espiritual. Senhor, coloca-me ao abrigo das tempestades passionais e faz-me cidadão a parte inteira do Teu Universo de Harmonia.


Nº65

DAMABIAH

Exortação DAMABIAH exorta: O Eterno colocou-me nesta parte dos céus para que os pescadores não retirem as suas linhas sem uma boa pesca. Se a tua alma está pronta para deitar as redes, eu porei nelas algo de tangível e substancial que te fará pensar que, quando chegamos ao fundo das coisas, há sempre um tesouro para pescar. A luz que brilha LÁ EM CIMA, nas alturas, reflecte-se no mais profundo da água; e é indiferente pescar esta Luz em Cima ou captá-la em Baixo; porque é a mesma Luz: ela ou o seu reflexo. Esta Luz é a que te indica que deverias partir para longínquos horizontes; que deves viajar para Cima ou para Baixo; para o Norte ou para o Sul; pois a verdade encontra-se nos seis pontos cardeais. Perseguindo a minha verdade, encontrarás uma imensa fortuna que permitirá tornares-te um vivo rochedo do meu edifício, insigne testemunha, modelo vivo, da Majestade do eterno. De 9 a 14 de Fevereiro; 13 de Março; 26 de Maio; 9 de Agosto; 22 de Outubro; 1 de Janeiro.  Programa Negativo: tempestuoso, colérico; atrai o mal.


Nº 66

MANAKEL Deus que mantém todas as coisas

«Conhecimento do Bem e do mal»

Invocação «Não me abandones, ó Eterno! Meu Deus não te afastes de mim!» (Salmo 38, v. 22) MANAKEL: Senhor, que possuis a força que transmuta as trevas em Luz Pura, ajuda-me a sair da obscuridade. Permite que eu possa evadir-me das situações estacionárias e livra-me das prisões materiais. Ajuda-me a descobrir, ó Senhor!, o que há de transcendente na minha alma. Que Deus se mostre benévolo para com o seu servidor e lhe cure os seus males. Ajuda-me a ser amável e gentil, acorda a minha intuição para compreender as mensagens que me envias em sonhos, e permite que eu possa desembaraçar-me das minhas más qualidades, tanto físicas como morais.


Nº 66

MANAKEL Exortação MANAKEL exorta: Deves saber, Peregrino, que a matéria é um disfarce com a qual a energia se mascara. No interior de não importa qual receptáculo material reside uma outra Vida, secreta, oculta, que contém o grão do Mundo Futuro. A minha função, Peregrino, é acordar, e pôr sob tensão, os órgãos do teu corpo, para essa semente geradora poder sair de ti, e tu poderes com ela criar novos mundos. Através de Mim, realizarás a experiência da Terra e do Céu; conhecerás os prazeres contidos nos frutos tenros, e os que acompanham os frutos da Árvore da Vida. Saberás decifrar os sonhos e compreenderás as limitações dos estados da matéria. O teu pensamento será largo e conterá os conhecimentos encerrados na Coluna da Esquerda e a inspiração que contém a Coluna da Direita. E tu saberás, Peregrino, o que é o Bem e o mal.  De 14 a 19 de Fevereiro; 2 de Janeiro; 14 de Março; 27 de Maio; 10 de Agosto; 23 de Outubro.  Programa Negativo: doenças, moral duvidosa; inspirações satânicas.


Nº 67

AYAEL Deus delícia das crianças e dos homens

«Trans-substanciação» Invocação «Procura as tuas delícias no Eterno e ele te concederá os pedidos do teu coração» (Salmo 37, v. 4) AYAEL, Espírito de Verdade, ajuda-me a exteriorizar os valores espirituais que Deus me conferiu. Faz que eu saiba discernir o verdadeiro do falso e permite que no trabalho de cada dia possa dar testemunho da Verdade, da Beleza, da Sabedoria. Torna-me forte na adversidade, ó AYAEL!, e não permitas que os meus lábios pronunciem palavras falsas para escapar a situações embaraçosas. Mostra-me, AYAEL, o caminho da Alta Ciência; pega-me na mão e conduz-me ao Trono de Deus; liberta-me das servidões materiais para poder encontrar, na solidão, o espaço de que tenho necessidade para realizar a Obra que Tu me inspirares. Aumenta, AYAEL, o meu Amor por Deus. Faz que as minhas obras sejam agradáveis a Deus. Faz que eu seja portador de Bem e de Harmonia. Instruí-me, AYAEL, instruí-me sem cessar, derrama sobre mim o conhecimento das Leis Eternas, pois quero ser um instrumento eficaz desta Criação Permanente que é o nosso Mundo.


Nº 67

AYAEL Exortação AYAEL exorta: Deus diminui a intensidade da sua Luz em Mim para tu, Peregrino, poderes compreendê-lo. Foi Ele que me chamou para eu colocar as Suas Ideias no teu cérebro; para te fazer conceber como se organiza a Vida nos outros níveis. Tu, pelo teu lado, deves trazer a renúncia a certos prazeres materiais, para o teu cérebro poder atingir o necessário nível de elevação. Quando as minhas e as tuas forças entrarem em contacto, conhecerás a verdade e aparecerão tão claras perante ti as evidências que poderás transmiti-las à sociedade que te rodeia; conhecerás os segredos da criação e disporás de poder para os administrar. Organiza a tua vida de modo a poderes dispor de solidão, pois é na solidão que te reunirás comigo. O teu caminho leva-te, Peregrino, à realização de um Alto Desígnio. Desejo-te que estejas à altura das forças presentes em ti.  De 19 a 24 de Fevereiro; 3 de Janeiro; 15 de Março; 28 de Maio; 11 de Agosto; 24 de Outubro.  Programa Negativo: preconceitos, erros, charlatanismo.


Nº 68

HABUHIAH Deus que dá com liberalidade

«Cura»

Invocação «Aleluia! Homenageai o Eterno, pois a sua graça é para sempre» (Salmo 106, v. 1) HABUHIAH, faz que a minha fé seja fecunda. Faz que a Tua Luz acumulada no meu interior, seja tão intensa que com ela eu possa restabelecer a saúde nos doentes. Faz que as tensões que a minha vida apresenta sirvam para me firmar cada vez mais na Fé e me ajudem a adquirir uma Mais Alta Consciência. Senhor HABUHIAH, dá-me a força de ousar, dá-me coragem para enfrentar o perigo; dá-me a Tua Luz para vencer a minha obscuridade. Conduz-me com mão firme aos domínios da Verdade e da Transcendência. E faz de mim cidadão do Teu Mundo, onde a dúvida já não existe mais. Permite, ó Senhor HABUHIAH, que eu seja para os outros, e para mim uma Fonte de Saúde e Alegria.


Nº 68

HABUHIAH

Exortação HABUHIAH exorta: A Verdade não pode manifestar-se num organismo doente. Deus reservou-me este Espaço para eu trazer saúde e plenitude aos corpos. Em Mim, Peregrino, aprenderás os valores da interiorização. Uma virtude, para existir, deve ser uma acumulação de forças guardadas num fundo humano durante anos, décadas. Tu não poderás ser um Bem para os outros se anteriormente não te tornares um Bem para ti mesmo; não pretendas curar os outros se estás doente. Mas se souberes condensar a virtude que se liberta de mim, então tudo será fecundo à tua volta e a tua vida será um jardim, no qual crescem e exalam as mais belas flores. Em Mim encontrarás os materiais para construir esse Jardim no qual será bom viver. Fazer de modo que a vida do teu próximo seja Bela, eis a tua Missão. Mas antes, essa beleza deve florir no teu foro interior, e deves amar-te a ti mesmo antes de poderes projectar o teu Amor no Mundo, nos Homens e no Eterno.  De 24 de Fevereiro a 1 de Março; 4 de Janeiro; 16 de Março; 29 de Maio; 12 de Agosto; 25 de Outubro.  Programa Negativo: esterilidade, epidemias, erros, contaminação.


Nº 69

ROCHEL RAHAEL Deus que vê tudo

«Restituição»

Invocação «O Eterno é a porção da minha sorte; és tu, Senhor, que consolidas o meu lote» (Salmo 16, v. 5) ROCHEL, Senhor, Tu que vês tudo na sublime memória das existências, dá-me a força necessária para pagar o mal que eu fiz, e transmutar o ódio antigo em amor desinteressado. Esvazia a minha alma de tudo o que não é correcto, de tudo o que é miserável, para a Tua Luz poder penetrar nas minhas trevas. E quando eu tiver bebido até à última gota o cálice da amargura, permite, então, ROCHEL, que eu dê testemunho da tua Sabedoria Divina; permite que eu seja um exemplo vivo para os outros, e me torne o Canal dos Grandes Desígnios do Santo. Bendito seja!


Nº 69

ROCHEL

Exortação ROCHEL exorta: À força de viver, de ser e de representar diversos papéis o que é primordial ressuscita no coração dos homens. O Eterno situou-me neste ponto do Espaço para ser o patrono dessa Ressurreição. Eu erguerei em ti, Peregrino, as forças que sempre lá estiveram, mas que tu ignoravas. Descobrirás assim a existência desse Irmão Mais Velho que julgavas morto; esse Irmão com quem, desde sempre, não te entendes, e que possui a faculdade de fazer milagres. Far-te-ei descobrir, em ti mesmo, um novo ser que te abrirá as portas de uma nova dimensão. Encher-te-ei de Luz e essa Luz tomará em ti uma intensidade tal, uma tal vitalidade, que nada poderá extingui-la: nem a Água das tuas emoções. Eu porei o Fogo nos teus desejos exaltados e assim descobrirás a Lei do Rei do Mundo. A Vontade Divina exprimir-se-à através de ti e tu serás a fonte da pureza reencontrada.  De 1 a 6 de Março; 5 de Janeiro; 17 de Março; 30 de Maio; 13 de Agosto; 26 de Outubro.  Programa Negativo: legislador perverso, advogado desonesto, falsário; imaginação perniciosa; delapidação de bens.


Nº 70

YABAMIAH Deus Verbo que produz todas as coisas

«Alquimia»

Invocação «No começo Deus criou o Céu e a Terra» (Génese I, v.1) YABAMIAH, Senhor produtor de todas as coisas, faz de mim o receptáculo vivo e consciente do Teu Verbo. Que eu seja preenchido, YABAMIAH, com a Tua Presença, de modo que quando o mundo me chamar à acção seja a Tua Força que age, seja a Tua Voz que ordena, seja o Teu Génio divino que constrói. Regenera em mim, Senhor YABAMIAH, tudo o que não é conforme à Lei Divina. E livra-me, Senhor, da vaidade de pensar que as minhas obras são minhas, pois na verdade elas pertencem-te. Permite, YABAMIAH, que as circunstâncias sejam propícias à expressão do Teu Verbo, e coloca perante mim as pessoas adequadas, que convêm, para eu fazer frutificar nelas a Tua Semente. E se o meu trabalho for agradável aos teus olhos, conduz-me, Senhor, até ao Trono de Deus.


Nº 70

YABAMIAH Exortação YABAMIAH exorta: Deus reservou-me este Espaço para que antes de terminar a dura jornada, todos os que o desejarem ardentemente possam reencontrar a sua dignidade perdida. Em Mim encontrarás, Peregrino, um banho de Pureza. As minhas águas deixam de ser amargas para todos os que decidem bebê-las, e eu quero que tu sejas na Terra o cantor que proclama as maravilhas que eu represento. Quero que sejas o exemplo vivo dos meus poderes; que sejas esta matéria corrompida que, sob os olhos de todos, se limpou; e te tornes, depois, o Construtor do Templo Externo da Verdade. Quero que deixes, na pedra viva, Sinais de Mim, que ergas monumentos para os homens poderem encontrar-me facilmente, e quero também ser introduzido por ti na Sociedade. Que todos saibam, através de ti, que, mesmo que os membros do corpo estejam partidos e as funções alteradas, basta invocar a Minha Força para o corpo recuperar a sua primitiva integridade e a alma se tornar pura, limpa de larvas. Se deres testemunho de Mim, Peregrino, o teu nome será inscrito na Coluna da Direita do Livro da Vida.  De 6 a 11 de Março; 6 de Janeiro; 18 de Março; 31 de Maio; 14 de Agosto; 27 de Outubro.  Programa Negativo: especulação, ateísmo, controvérsia.


Nº 71

HAIIAEL Deus Senhor do Universo

«Armas para o Combate»

Invocação «A minha boca será abundante em garças ao eterno; no meio das multidões, proclamarei os seus louvores» (Salmo 109, v. 30) HAIIAEL: Faz que a minha natureza emotiva se integre harmoniosamente no Grande Corpo do Pensamento. Não deixes incrustar-se, no mínimo recanto do meu ser, algo que pertença ao passado. E se o sangue inocente de Abel gritar vingança em mim, permite, Senhor HAIIAEL, que o meu coração compreenda as razões da minha cabeça de modo que eu nunca levante a mão nem contra os seres nem contra as coisas. E quando os poderes do Aleph me forem dados, ajuda-me, Senhor HAIIAEL, a exprimir a dupla Verdade de Desejos e de Entendimento de maneira equilibrada e útil para os outros, enquanto perfeito intermediário entre os Senhores do Céu e os homens da Terra.


Nº 71

HAIIAEL

Exortação HAIIAEL exorta: As minhas raízes encontraram-se na Água, mas o meu tronco e os meus frutos estão no Ar; a minha seiva projecta-se do passado para o futuro, como uma cascata. Há em mim um forte desejo de queimar Etapas; a Divina Impaciência exprime-se através de Mim e é contagioso para ti, Peregrino, porque eu te armo Oficial deste Exército da Impaciência que luta desde há séculos para viver em níveis superiores. Se combateres com a espada de Gedeão, farei de modo que essa impaciência te conduza a resultados felizes. Farei que o teu combate seja iluminado pela visão das esferas divinas, e as tuas exigências de Rigor sejam acompanhadas do delicado perfume da Justiça. Unirei em ti Binah, Hésed e Gueburah para, desta tripla plataforma, poderes voar para os domínios jamais percorridos de Hochmah, e tornares-te, assim, o Pedestal da Eternidade.  De 11 a 16 de Março; 7 de Janeiro; 19 de Março; 1 de Junho; 15 de Agosto; 28 de Outubro.  Programa Negativo: controvérsia, discórdia, crueldade; traições, crimes.


Nº 72

MUMIAH Deus fim de todas as coisas

«Renascer»

Invocação «Volta, ó minha alma, à quietude, pois o Eterno te enche dos seus favores.» (Salmo 116, v. 7) MUMIAH, sublime Senhor dos renascimentos e das mudanças, faz que na minha natureza banalizada, irrompa a Divina Quimera do Ouro; faz que a minha fome de Luz e de Pureza se condense na minha estrutura psíquica e se torne, assim, a mãe fecunda de uma Verdade mais elevada que o meu Ser. Faz renascer em mim todos os princípios que levaram o Mundo à sua plenitude, e que o teu humilde servidor possa ser para os outros o portador da tua renovação, nos átomos, nas células, nas gerações; portador de saúde e de vida longa, mensageiro das tuas misteriosas Virtudes.


Nº 72

MUMIAH Exortação MUMIAH exorta: No teu passado encontra-se, Peregrino, a chave do teu futuro. No teu passado ancestral encontrarás o caminho que conduz ao Mundo de Amanhã. As tuas raízes parecem sólidas, mas não são, porque sou Eu que estou encarregado de as fazer mexer, de as sacudir. Uma nova vida deverá sair das tuas velhas roupas físicas e de ti depende que dessa fermentação saia o bom vinho ou os dejectos. Escondi em ti o sonho de um dia voar, mas na tua natureza arcaica encontra-se igualmente vivo o impulso de chafurdar na perversidade. Qual das duas Forças apoiará a tua Vontade? Entre o que está corrompido e o que é sublime deves escolher, porque é impossível ficar como estás. Desejo ardentemente, Peregrino, dar-te asas. Desejo ardentemente que possas ver-me, face a face, nessa outra Esfera onde tenho o meu Lugar. Porque então já não é mais possível naufragar.  De 16 a 21 de Março; 8 de Janeiro; 20 de Março; 2 de Junho; 16 e 17 de Agosto; 29 de Outubro.  Programa Negativo: degradação, desespero; vaidade; esterilidade; má

saúde; pessimismo.

Livro de invocacoes e exortacoes dos anjos cabalisticos  

Este Livro serve para ajudar todo aquele que quiser interagir com os deuses internos, os 72 anjos cabalísticos, para a libertação da sua ign...

Livro de invocacoes e exortacoes dos anjos cabalisticos  

Este Livro serve para ajudar todo aquele que quiser interagir com os deuses internos, os 72 anjos cabalísticos, para a libertação da sua ign...

Advertisement