Page 1

EBÓS E LIMPEZAS

Edição: Fernando de Ogum Email: contato@grupoboiadeirorei.com.br

1


Qual o significado de um ebó? Dando seguimento em meu trabalho em ensinar o pouco que sei dentro do culto religioso ao Orixá (candomblé ou Umbanda), trago hoje de uma forma bem explicativa e cultural o siginificado de um Ebó, já que boa parte dos espiritas acham que ébo é a simples ação (macumba) de se retirar algum negativo (mal) de uma pessoa. O termo ebó tem pelo menos 2 significados práticos. O primeiro quando é usado para denominar um processo de limpeza, chamado também de sacudimento por muitos. O segundo quando é usado genericamente para o ato de fazer uma oferenda e as vezes para a oferenda em si, não importando se esta oferenda é uma comida ou sangue. A palavra ebó – significa sacrifício e devemos entender isso de uma forma ampla e não somente o que requer sangue. O ebó uma oferenda a ser feita para os ancestrais ou orixá (òrìṣà) em agradecimento por benção recebidas ou na intenção de resolver problemas ou obstáculos, abrir portas e oportunidades. Os itens normalmente se compõe de itens comestíveis como frutas frescas, água, bebidas destiladas, mel e azeite. Além disso o ebó (ẹbọ) pode conter outros itens como dinheiro, roupas, búzios e ervas. Alguns tipos de ebó são colocados dentro de casa e outros devem ser colocados no tempo. Ebó , é assim uma oferta ritual, um forte elemento e o motivo final do processo de consulta ao oráculo. Ele tem uma função central no processo de consulta. O ritual de oferta consiste de uma liturgia elaborada com objetivo de apresentar uma comida e bebida através dos quais o homem manipulará e usará para intermediar com as divindades em seu próprio benefício. O relacionamento entre os seres humanos e as divindades é expressado e obtido através da execução de rituais e liturgias, e isso ocorre em qualquer religião sendo essa, a ritualização, a base da necessidade e existência das religiões uma vez que a sua razão é a ligação entre o homem e o divino. A colocação ou citação do oráculo como parte do processo de um ebó é intencional, em se tratando de Candomblé ou de Ifá, não existe sentido em se estabelecer a necessidade de se fazer um ebó sem que o oráculo esteja envolvido. Estamos tratando de uma processo de transmissão, equilíbrio e reposição de axé através de orixá e com a interferência de um “operador” qualificado o sacerdote, dessa forma a necessidade disso, a composição, local, etc. tem que ter sido definido através do oráculo, é assim que as coisas funcionam, isso não é Umbanda. Os rituais e litugias conectam o mundo físico ao mundo espiritual de forma a trazer harmonia e equilíbrio para o nosso dia a dia.

2


A realização das liturgia e rituais através do ebó re-ordena e corrige o relacionamento entre a divindade e o homem tra endo o equil rio que se dese a e undo m l , todo conflito no cosmo Yorùbá pode ser eventualmente resolvido através do uso do ebó. O sacrifício é a rama que traz a solução e tranquilidade ao universo e que ordena os problemas do dia a dia. Quatro coisas são importantes para a eficácia de um ebó . - A primeira é o correto uso de cada elemento ritual que é especificado para o odù que foi revelado na consulta ao oráculo. - Segundo isto tem que ter objetivo e propósitos reais e sinceros.

- Terceiro, tem que ser espiritualmente tratado por sacerdotes. - Quarto, existe a necessidade de existir uma integração entre o sacerdote, o consulente e as forças espirituais que serão movimentadas para se obter o resultado desejado. Mais ainda, quando este relacionamento é próximo, as ervas, se forem necessárias, irão curar de fato. Algumas vezes o ebó não virá na forma de uma oferenda física, mas sim através de regras de comportamento e proibições. Por exemplo, não frequentando alguns lugares, não consumindo determinado tipo de alimento, não fazendo determinado tipo de tarefa ou comportamento, adotando uma rotina de rezas, etc.. Uma parte muito importante de um ebó (ẹbọ) é se determinar a quantidade de tempo que ele vai ficar exposto e o local onde será colocado depois. Alguns Odú podem permitir colocar seu ebó (ẹbọ) em uma lixeira, mas normalmente algum lugar da natureza poderá ser a melhor escolha. Esta definição é parte do processo do oráculo. Mas em relação a seu significado o mais importante é entender que o ebó é mais do que um conjunto de itens físicos. Ele é parte de um sistema de forças e energia que é movimentado no momento em que se inicia a consulta ao oráculo, quando olódùmarè se utilizará de Orunmilá e de seus ministros, os orixá e ancestrais, para poder mudar ou corrigir uma determinada situação, e neste processo, exu é o elemento transportador de energia, ou axé. Assim todo o conjunto espiritual que compõe os fundamentos da religião se movimentam através de uma simples consulta a Ifá, ou seja, um jogo de búzios. Não podemos entender o significado de um ebó (ẹbọ) se não compreendermos este sistema metafísico que está envolvido e suas diversas engrenagens.

Email: contato@grupoboiadeirorei.com.br

3


Conheça Os tipos de Ebó

Dando continuidade ao tema cultural religioso agora trago as variedades de Ebó, caso você não saiba ainda o que é o significado de Ebó veja aqui. Abaixo os nomes relacionados e suas finalidades dos mais diversos tipos de Ebó que tem, mas esse não são todos, contudo há uma grande variedade. Ebo Etutu: sacrifício propiciatório de purificação para os falecidos ou um Orisa no período de iniciação. (carregado de elementos) Ebo Iyònu: Sacrifício para transformar a Raiva, Ódio em Afeição ou obter os favores de um Orisa ou Ancestral. Ebó-Opinodu: Sacrifício de alinhamento do Ori com o Odu pessoal. Ebori; Sacrifício para Ori e o Orisha auxiliar. Ebó-Eledá; Sacrificio de alinha mento e conexão direta com Deus (criador). Ebo Alafia: Oferecimento de tranqüilidade. Ebo Omisi: Banho de Expurgação com elementos adequados. Ebó Omi-Eró: Banho propiciatório de apaziguamento. Ebo Idamewa: Oferecimento de dízimos ou beneficência (voluntaria), também inclui comidas e banquetes. Ebo Itasile: Oferecimentos com petições e libações cerimoniais para os Orixa ou Egun Epo Ópé: Oferecimento de Ações de Graças ou Agradecimento com toques de Ilú (tambores), oferendas de dimu’s e festividade para Ori/Orisha. Email: contato@grupoboiadeirorei.com.br

4


Ebo Oresisun ou Sisun: Sacrifício ao fogo. A destruição do sacrifício por fogo constitui a separação de um estado passado para uma dimensão futura. Ebo-Fifí: Sacrifício às ondas. Situação semelhante ao prévio com o elemento Água. Ebo Ese: Sacrifício para quem cometeu um pecado, quer dizer desobediências, quebra de tabu. Ebo Eni: Sacrifício de esteira. Ebo Ate, Ebo katerun ou Ebo Atepon: Ebo realizado somente pelo Awo de orunmila. Ebo Epile: Sacrifício de fundação, na finalidade de estruturar um Ile Ifá/Orisa, uma casa residencial ou comercio. Ebo Todara; Sacrifício bem elaborado de forma bem arrumada e ornamentada, muito bonito e agradável aos olhos, para fins de abundancia e sucesso. Ebó Pajé: Sacrifício específico para neutralizar Bruxaria agressiva, Feitiços de amarração feitos por mulher feiticeira. Ebò Epepa: Sacrifício para neutralizar pragas (maldições). Ebó nifé; Sacrifício para união e harmonia no matrimonio, geralmente é executado com micro incisões no Ori de ambos interessados. Ebo Awedo; Sacrifício de purificação nas águas de um rio bem limpo. Ebo Ikuda: Sacrifício para tirar uma pessoa das mãos da Morte (Ikú). Ebo Agberepota: Sacrifício de proteção contra perversidades de Inimigos físicos ou sobrenaturais. Ebo Aségbe; Sacrifício de proteção pessoal. Ebo Itá; Sacrifício executado para Ogun e Osanyin no terceiro dia após uma iniciação de Yawo. Ebò Ìrán; Sacrifício de defesa e ataque. Ebò Èró Elegun; Sacrifício para acalmar alguém possuído por Orixas. Ebo Dìde Abiku; Sacrifício para manter um Abiku na Terra (vivo) Ebò Tabi Ajé; Sacrifício para se tornar uma Iyami. Ebò Nidosù; Sacrifício pra tornar pessoa um iniciado em Orisa. Ebò Àwúre; Sacrifício para benefícios. Ebo Ajeru; Sacrifício para conseguir melhorar as finanças. Ebo Owonini; Sacrifício para atrair dinheiro. Ebo Arimolé owo; Sacrifício enterrado para atrair dinheiro.

5


Ebo Afòran; Sacrifício pra escapar de processos na justiça. Ebò Isègun Òta; Sacrifício pra vencer Inimigos. Ebò Ìféran; Sacrifício para conquistar Amizade, atrair Amor, Afeição. Ebò Irogun; Sacrifício para evitar Confusão, Guerras, Desordem. Ebò Ayekuro; Sacrifício pra acabar com Azar. Ebo Awórò; Sacrifício para chamar fregueses. Ebò Ìfa Ènìyàn; Sacrifício para atrair clientes. Ebo Ìtaja; Sacrifício para ter sucesso nas vendas em comercio. Ebo Omobi; Sacrifício para obter fertilidade e filho. Ebò Ipélaye; Sacrifício para longevidade. Ebò Ajodarà; Sacrifício para ter Boa viagem. Ebó-Gbéré; Sacrifício de Incisões para penetração do Ashé ou para proteção.

Email: contato@grupoboiadeirorei.com.br

6


Cantigas de Ebó: Descarrego e Sacudimento

As Cantigas de Ebó para descarrego e Sacudimento

veja as cantigas comuns utilizadas na hora de se fazer o ebó (limpeza) de descarrego, sacudimento, bate-folha, ebós de negatividade, limpeza do corpo (espiritual).

Você sabe o que é Ebó? Então veja significado completo O que é Cantado na hora do Ebó ioruba com tradução: Saara rè ebó kú ònòn, Sacudo-lhe com ebó, para pôr a morte no caminho (mandar embora) Saara ré ebó kú ònòn ó Sacudo-lhe com ebó, para pôr a morte no caminho (mandar embora) Cantiga Para passar a Pipoca na hora do Ebó Ó Ìyá gbálè lérí ó, ó ìyá gbálè Ó mãe varra sobre a cabeça dele, ó mãe varra. Ó Ìyá gbálè lérí ó, ó ìyá gbálè Ó mãe varra sobre a cabeça dele, ó mãe varra. Gbálè, Gbálè Kiní sórí ó, Varra, varra o que estiver sobre a cabeça dele, Ikú Gbálè lérí ó, ikú gbálè ara nlo. Varra Ikú de sobre a cabeça dele, varra Ikú para que ela vá embora do seu corpo.

7


Feitiço para Afastar Egun com Exú Sete Porteira

Esse trabalho (Ebó) é para você afastar Eguns (mals espíritos) de alguém, mas pode também ser utilizado para você. Lembrando que esse feitiço não é nada para fazer mal para uma pessoa. Então logo que você afaste o negativo (Oxogbo) poderá colher os bons frutos de Irê (sorte, positivo). Vamos ao que precisa para preparar essa limpeza de Egum com ajuda de Exú Sete Porteira.

MATERIAL Utilizado no Ebó: * Um alguidar grande. * Um frango branco. * Sete bolas de farinha de mesa. * Sete bolas de arroz. * Sete acaçás. * Sete moedas correntes. * Um kg de milho cozido. * Um saco de pano. * Um kg de amendoim torrado. * Um orobô.

Email: contato@grupoboiadeirorei.com.br

* Sete velas brancas.

8


* Uma lata de azeite doce.

COMO PREPARAR ESSE EBÓ PARA EGUN: Vá na mata e lá, passe o frango no consulente e em seguida solte-o na mata. Passe também no consulente os demais ingredientes, sendo que as sete moedas, o milho cozido e o amendoim torrado coloque-os dentro do alguidar com o orobô por cima. Os demais ingredientes usados coloque dentro do saco branco e despache-os na mata. Regue com o azeite doce as sete moedas, o milho cozido, o amendoim torrado e o Orobô que estão no alguidar e leve até uma praça de movimento. Ofereça ao Exú fazendo os pedidos desejados. O local onde deve ser feito este feitiço é em uma Mata aberta, perto de uma estrada. O horário é entorno do Meiodia (dia de sol). DIA DA SEMANA: Segunda-feira. Não esqueça por chamar Exú Sete Porteira para lhe guiar no trabalho e afastar todo mal em nome de Seu 7 Porteira.

Email: contato@grupoboiadeirorei.com.br

9


Como Conseguir ajuda do Exú Tranca Ruas das 7 Encruzilhadas

Hoje vou publicar como você pode conseguir ajuda do Exú Tranca Ruas das 7 Encruzilhadas, não importa se você trabalha na linha de Umbanda ou de Candomblé, pois serve para os dois. Esta é uma Oferenda para você conseguir coisas boas, então não adianta tentar utilizar o trabalho como feitiço, macumba, ou algo que venha fazer mal a alguém.

MATERIAL NECESSÁRIO PARA O TRABALHO DE EXÚ:

* Uma travessa de barro. * Sete acaçás. * Sete bolas de farinha. * Sete doces brancos. * Sete maçãs vermelhas. 10


* Um kg de uvas verdes. * Sete moedas. * Sete imãs. * Sete gotas de azougue. * Sete bolas de arroz. * Um peixe de escama. * Farofa de dendê. * Sete velas brancas. Como preparar a Macumba de Seu Tranca Ruas:

Primeiro Arrume todos os ingredientes na travessa, enfeitando bem com o brancas e ofereça ao Exu Tranca Ruas das 7 Encruzilhadas fazendo os pedidos desejados, mas lembre-se que são coisa boas como trabalho, boas energias, sorte, negócios e tudo de bom que quiser pedir. Não esqueça de Saudar Exú na hora em que for entregar o Presente de Exú, Saudar, louvar, cante seus pontos e tenha fé que tudo pode acontecer com ajuda de Exú e Pomba Gira.

Local onde deve ser entregue o trabalho: Mata aberta, perto de uma estrada. HORÁRIO para arriar o presente na Rua: Meio-dia (dia de sol) DIA DA SEMANA: Segunda-feira.

Email: contato@grupoboiadeirorei.com.br

11


Banhos de descarrego na Umbanda - Atração - Emprego e outros fins

resolvi falar sobre algo que você pode estar fazendo para seu descarrego (Ebó/ Banhos / Limpeza), não importa se você é do Candomblé ou da Umbanda, pois a finalidade de se limpar é a mesma. O médium iniciante ao se desenvolver na Umbanda, assim, como o já desenvolvido, ambos, seguem uma norma ritualística de banhos de descarrego, sempre quando há necessidade de se comunicar com as entidades espirituais de Umbanda ou até mesmo para o equilíbrio da vida do devoto. Embora, às vezes, a entidade, muito rapidamente incorpora para transmitir uma mensagem ou praticar algum ato de caridade. E quando isso acontece não há tempo suficiente para preparar um banho de descarga. Esse fato acontece com médium extremamente sensitivo com coroade Jacutá.

A Umbanda possui um vasto receituário de banho de descarrego composto por: raízes, frutos e folhas verdes das ervas pertencente ao Orixá do médium. O banho de descarrego se compõe, ainda, por: sal grosso, água do mar, do rio e cachoeira, cujas águas devem ser apanhadas no quarto crescente da Lua. Há descarrego seco composto de folhas verdes de vários orixás as quais são passadas sobre o corpo do médium. São, também, considerados descarregos, a queima de fogo, (fundanga), e os sacudimentos. 12


Nem todo médium umbandista conhece as ervas e folhas de seu orixá-protetor. E, alguns só conhecem as ervas mais populares, muito usadas nos trabalhos de Umbanda e dos banhos de descarga, de atração, e amacis como: a arruda; guiné; aroeira; alecrim; e boldo. Para se preparar um banho de descarrego com ervas verdes, estas, devem ser colhidas no quarto crescente da lua. As ervas devem ser maceradas pelas próprias mãos domédium ou do cliente em água fresca e limpa, coada, e jogada sobre o corpo em formade cruz. E quando tiver se banhando coloca uma pedra de carvão vegetal ou mineral em baixo do pé esquerdo. O bagaço das folhas maceradas e a pedra de carvão são despachados no mato limpo, rio ou mar. Depois de descarregado pelo banho de ervas, acende-se uma vela e reza a oração do Anjo de Guarda acompanhada de um Pai e Nosso e uma Ave-Maria. Os casos mais grave, como encosto, doença e perturbações espirituais são resolvidos no terreiro pelas entidades espirituais de Umbanda, através de passes, doutrinação de obsessor e corrente de passagem. Email: contato@grupoboiadeirorei.com.br

13


Abaixo estão alguns banhos de descarrego: de atração, muito recomendado nos terreiros de Umbanda, e como deve banhar-se com água do mar, rio e cachoeira, quando se tratar de descarrego: Banho de Descarrego • erve para vencer demanda, afastar o sessor e olho rande:

Erva Abre Caminho, Arruda, e Sal grosso.

• Serve para cura e afastar doenças:

Canela de velho, Mamona, e Pinhão roxo.

• Serve para destruir feitiços, e afastar inimigos.

Erva Vence Demanda, Peregun, e Aroeira.

• Banho de Atração:

Serve para aproximar alguém ou algo que se deseja. Oriri de Oxum, Colônia, e Alecrim.

• Serve para arrumar emprego e atrair negócio comercial.

Alfazema, Para-raios, e Boldo.

• Serve para quebrar a força dos inimigos e atrair bons amigos espirituais.

Alfavaca, Manjericão, e Poejo. 14


• Banho de Descarrego com água do mar, rio e cachoeira.

Serve para expulsar obsessor, tirar olho-grande e mau-olhado.

Eu Ebomi aconselho você a seguir também os preceitos de sua casa (barracão) ou Terreiro (Umbanda), se você realmente tem que ir para roça de santo, vá! Deixe para viajar depois das suas obrigações espirituais com sua casa e com seu anjo de guarda (Santo ou Orixá).

Email: contato@grupoboiadeirorei.com.br

15


Oferenda para Pomba Gira Rosa Caveira: Umbanda Veja o que oferecer de presente com essa oferenda para Pomba Gira Rosa Caveira para abrir os seus caminhos trazendo sorte, dinheiro, emprego, paz, prosperidade e tudo mais que você quiser pedir para este Pomba gira que é mulher de Exú João Caveira entidade típica da religião espírita da Umbanda, mas também muito cultuado e prestigiado dentro da Nação do Candomblé.

OFERENDA PARA POMBOGIRA ROSA CAVEIRA Lembrando que aconselho que não faça este trabalho (macumba) com a inteção de prejudicar alguém (feitiço para o mal) ou algo do tipo, pois como foi explicado a cima o Ebó de Oferenda é para Irê (sorte/positivo) devendo ser utilizado para o seu bem ou de outrem.

Email: contato@grupoboiadeirorei.com.br

16


MATERIAL NECESSÁRIO PARA OFERENDA DA POMBA GIRA: * Um alguidar (oberó) * Oito qualidades de frutas * Mel de abelha * Fubá de milho * Sete velas vermelhas * Sete velas rosas * Sete velas amarelas * Sete rosas amarelas * Um vinho moscatel * Treze folhas de chicória

COMO FAZER A OFERENDA DE ROSA CAVEIRA : Untar o alguidar (oberó) com mel de abelha, forrar com as folhas de chicória, cortar as frutas com casca, fazer uma farofa (padê) com o fubá de milho e o mel de abelha, misturar com as frutas cortadas e colocar no alguidar (oberó). Colocar o nome da pessoa por cima, regar com o vinho moscatel, enfeitar com as rosas amarelas, acender as velas em forma de caminho e fazer os pedidos a Exu. Qual local ofereço isso para essa Pomba Gira? Resposta: Na Estrada de subida Em que horário para dar esse presente para Rosa Caveria? Resposta: Pela manhã, em dia de sol Em que Dia da Semana o Ebó deve ser entregue? Resposta: Em uma Segunda-feira da Lua Crescente. O que devo falar para Pomba Gira na hora do trabalho? Resposta: Faça a saudação de Exú, e cante pontos para Pomba Gira e não esqueça de pedir licença na encruzilhada, pois lá existe um dono e morador!

17


Email: contato@grupoboiadeirorei.com.br Como acabar com Alcoolismo com Ajuda de Exu Tiriri: Feitiço

Esse Feitiço é para curar o vício de bebidas (alcoolismo) com a ajuda de Exú Tiriri de Umbanda. Separei este Ebó ou até mesmo uma simpatia mais ligada a macumba, mas não importando de qual religião você seja tanto do candomblé, Umbanda ou simplesmente um devoto, pois muito irmãos da religião vem até o site pedindo para ajudar um parente que está com esse problema. Eu Autor Ebomi tenho fé que você conseguirar vencer esta batalha. Matérias Necessários para Oferenda de Curar o Vício de Bebida

* Um oberó (alguidar) * Treze bifes de fígado frescos (bovino) * Folhas de bananeiras (também bem saudáveis) * Três garrafas de cachaça (de 600 ml) * Sete velas comuns branca (é a fina mesmo) * Azeite de dendê (1 litro) * Sete charutos (não há necessidade de ser um charuto muito caro) * Sete cópias com o nome da pessoa (escreva em um papel virgem à lápis) Como preparar o feitiço para curar alcoolismo 18


Lavar o (oberó) alguidar com cachaça, forrar o (oberó) alguidar, com as folhas de mamonas, chamuscar os bifes com azeite dendê; colocar as cópias dos nomes no (oberó) alguidar, colocar por cima os bifes, regar os mesmos com o azeite de dendê e cachaça, acender as velas e os charutos. Entregar a exu, pedir que ele leve a bebida daquela pessoa. Local onde deve ser feita a oferenda : Dentro da Casa de Exú, ou até mesmo em uma Encruzilhada aberta (com 4 pontas). Horário que deve fazer este Feitiço : Às doze horas (meio dia) Dia da semana : Segunda-feira seria o melhor dia, pois este é reservado aos Exús e entidades de Umbanda tais como o Povo de Rua, Caboclo, preto Velho e também as Pomba Giras. - Não se esqueça de louvar os Exús com pontos, saudações, etc. Obs: Essa Magia tem efeito sim no lado espiritual onde o Negativo faz com que a pessoa não resista ao álcool, mas recomendo que o alcoólatra deve ter um acompanhamento médico e um grande suporte de seus familiares mais próximos, não devendo simplesmente só se apegar ao trabalho de cura espiritual relacionado a cima com Exú Tiriri.

Email: contato@grupoboiadeirorei.com.br

19


PROTEÇÃO DE EXÚ E POMBA GIRA – PARA O CARNAVAL

Vamos nos cuidar para o carnaval, pois como sabemos na religião os Exús e Pomba Giras (Povo de rua da Umbanda) ficam soltos nesse feriado festivo. Então estarei ensinado algo simples, mas bem eficiente de Como ter a proteção de Exú e Pomba Gira para o Carnaval. Essa oferenda serve para qualquer fim e poderá estar utilizando-o de diversas maneiras, e também poderá estar presenteando para Bara Exú Orixá.

Email: contato@grupoboiadeirorei.com.br

20


ITENS PARA A PROTEÇÃO DE EXÚ – TRABALHO - 1 kg de farinha de mandioca crua – FARINHA DE MESA - 1 ovo – cachaça – carvão – dendê – mel –açúcar (pode ser cristal) – vinho - 7 velas brancas (não precisa ser de 7 dias)

Como preparar o Agrado para Exús e Pomba Giras para obter proteção e permissão para curtir o carnaval sem problemas com brigas, mortes, acidentes, etc ao povo de rua. Você irá dividir esse 1 kg de farinha em 7 partes para fazer 7 padês com cada elemento citado a cima, sendo que a quantidade de cada 1 deles é bem pouca, não havendo necessidade de exagerar na quantidade. Misture bem os elementos com suas porções e ponha cada padê (comida típica de Exús) em um pedaço de papel de presente (pode ser 20 x 20) e embrulhe cada 1 separadamente. Importante: o padê de ovo de ser só com a clara do ovo e você deverá tirar o embrião do mesmo, pois é Ewó (quisila) de Exú.

Não deixe que o padê (a mistura) empelote (faça bolinhas).

ONDE ENTREGAR OS PRESENTES DE EXÚ E POMBA GIRA

Vá até 1 encrizilhada, chegando lá você deve abrir o primeiro embrulho (presente) e acender 1 vela branca e pedir a Exú Rei das 7 Encruzilhadas, Tranca Rua das Almas, Maria Padilha, Pomba Gira Maria Mulambo que está dando um presente para que Exú traga também um presente

21


para você em forma de proteção, dinheiro, sorte, saúde, amor, casamento, namoro, caminhos abertos e tudo aquilo que você quiser pedir.

Obs: você pode estar citando o nome do seu protetor (um Exú que você carrega).

Agora faça a mesma coisa com os outros padê e tenha fé, respeito, limites e cuidado, pois o carnaval é uma fase bem crítica espiritual.

Um Bom Carnaval a todos e a proteção dos Orixás e Exús para todos nós!

Email: contato@grupoboiadeirorei.com.br

22


Oferendas de Obara: Ebó e Presente deste Odu Para o nosso povo de santo que temente ao Orixá e as oferendas que trazem boa sorte, hoje eu trago uma lista de encantamentos (Ebó) para poder Agradar Obará (senhor dono da riqueza) que é cultuado aqui no Brasil no Dia 06 de janeiro e devotos fazem comidas e agrados ao Orixá Oxossi que caminha com este Odu. Na nossa cultura o Dia 06 desse Odu vem na contagem de Exú em que o Odu Obará é representado pelo número 6, mas na contagem de IFá (origem do culto aos ODU) sua ordem de chegada em Aiyê (Terra) é o sétimo (nº 7) e o Orixá regente é Oxossi, então não estranhe a contagem dos elementos utilizados nessa macumba, oferenda, banho para agradar o Odu e trazer boa sorte, prosperidade, Ascenção e tudo de bom que você irmão de fé do Candomblé ou da Umbanda deseja. Meu conselho é que antes de fazer os rituais de Obará tome um banho de manjericão e use roupas claras.

Ebó de Obará para prosperidade financeira e comercial

23


Material do trabalho 1 alguidar pequeno 7 romãs maduras 7 folhas de louro verdes 7 moedas corrente, lavadas e secas 7 quiabos crus, lavados e secos 1 noz moscada ralada Como Fazer o Ebó Passe as romãs simbolicamente pelo corpo, de baixo para cima e coloque-as no alguidar, pedindo ao Odú de Obará que lhe traga prosperidade, amore saúde. Faça o mesmo com as moedas e espete-as nas romãs, coloque em volta as folhas de louro e os quiabos com as pontinhas viradas para fora, jogue a noz moscada por cima de tudo, caminhe com a oferenda pela casa ou comércio, chamando por Obará, pedindo que você tenha sorte,progresso, amor e saúde, coloque num local alto por três dias e após despache em cima de uma árvore sem espinhos. Oferenda a Obará ( prosperidade) Material 7 marias-mole branca 7 suspiros brancos 7 cocadas branca 7 tipos de frutas docês ( lavadas e secas) 7 moedas corrente ( lavadas e secas)açúcar cristal branco 1 alguidar médio Como Fazer a Oferenda Passe todos os doces e frutas simbolicamente pelo corpo, de baixo para cima, coloque-os no alguidar, passe da mesma forma as moedas e as folhas de louro, colocando por cima da oferenda, jogue o açúcar por cima,chamando por Obará, ande por toda casa ou comércio, chamando por Obará, pedindo que ele traga muita prosperidade, sorte e alegria em suavida, muitos cliente para seu comércio. 24


Você deve colocar em um local bem alto,deixando por três dias, após despache em cima de uma árvore sem espinhos. Simpatia para curar dores de Coluna: Ebó

Essa é uma ótima Simpatia para quem tem dores de coluna e alguns problemas ligados a esta parte do corpo como, desvio, espinhala caída, torta, etc. É um feitiço muito simples que qualquer pessoa pode estar fazendo e só tomando cuidado para o modo correto, elementos do ebó, e as fazes de lua que também são importantíssima. Não comece o seu ano de 2014 com a saúde ruim, pois o Orixá Yansã e Xangô querem lhe ajudar com essa magia.

Você deve fazer prestar atenção no dia em que a lua esteja nova ou na lua crescente, então pegue um pedaço de bambu verde do tamanho da sua coluna, coloque embaixo do seu colchão até que ele seque; depois, tire do colchão, passe bastante mel, amarre uma fita vermelha no começo e outra no fim. Onde ele envergar, está o seu problema; ponha ali bastante mel, amarre outra fita vermelha no referido ponto, leve a um bambuzal e peça que volte seu equilíbrio, dizendo aos donos dos ventos que faça sua coluna tão forte como eles e que jamais algo o derrube. Você deve fazer prestar atenção no dia em que a lua esteja nova ou na lua crescente, então pegue um pedaço de bambu verde do tamanho da sua coluna, coloque embaixo do seu colchão até que ele seque; depois, tire do colchão, passe bastante mel, amarre uma fita vermelha no começo e outra no fim.

25


Onde ele envergar, está o seu problema; ponha ali bastante mel, amarre outra fita vermelha no referido ponto, leve a um bambuzal e peça que volte seu equilíbrio, dizendo aos donos dos ventos que faça sua coluna tão forte como eles e que jamais algo o derrube. Chame pelos Orixás Yansã, Xangô e peça sua saúde de volta, enfim, os reis dos ventos e das tempestades. Veja também esse poderoso e ótimo feitiço para deixar de beber Você poderá repetir tantas vezes quantas necessárias e verá que o ponto vai sumindo ou mudando de lugar, mas diminuindo. Também poderá fazer essa Simapatia para seu marido, filho, familiar que esteja com esse problema de saúde.

Email: contato@grupoboiadeirorei.com.br

26


Ebó com Exú para atrair vendas e Clientes no seu negocio

Esse Ebó é melhor o lado financeiro nos seus caminhos espirituais com ajuda de Exú Lonan ou Onan. Muito aconselhado para atrair vendas e clientes no seu negocio por exemplo se você tem um estabelecimento comercial ou trabalha com comissões. Não tem nenhum problema em fazer essa oferenda para trazer o IRÊ (sorte) para o seu lado. Então se você quiser progredir na vida, sucesso no trabalho, almeja um cargo superior ao seu, esse é uma boa Macumba (Magia) com a ajuda de Exú Orixá. O trabalho não tem restrições de religião, podendo ser do candomblé, umbanda, kardecismo, etc.

Ingredientes para o Ebó de Irê Óleo de amêndoas doces, dandá-da-Costa ralado, fava de Aridan ralada, fava de aiô e folhas da fortuna socadas. Como fazer Ebó para obter clientes - Você deve misturar tudo e pedindo coisas boas e bons pensamentos na hora em que estiver empenhado no ritual dessa ma ia “concentração no que alme a na hora do tra alho é a dica de um om feiticeiro” - Misture tudo, faça uma pasta e passe nos pés falando tudo o que deseja (lembre-se que é para o positivo, não devendo pedir nada de mau nesse trabalho) - Deixe por 3 horas aproximadamente, não brigue, não pratique sexo (resguarde-se nesse periodo) - Depois, limpe cada pé com um pedaço de morim branco, um pedaço para cada pé. Coloque em um alguidar 21 moedas, 7 acaçás, 21 búzios e 7 cocadas. Email: contato@grupoboiadeirorei.com.br

27


Cubra tudo com dendê e coloque em uma encruzilhada, oferecendo para Exu Onan, pedindo que ele lhe traga vendas, clientes, dinheiro, sorte e tudo que é bom para você. Que ele encaminhe seus pés sempre para a fartura e para o bem. Acenda também uma vela para ele. Os panos, com os quais você limpou os pés, deverão forrar o alguidar, mas um ao lado do outro. Esta magia deve ser feita na lua cheia. Você pode também lavar o rosto com água de côco, uma dose de licor de aniz e mel, deixe secar e depois lave com água filtrada. Pode fazer isto para ajudar a magia, ou independente dela. É muito bom usar folhas de louro no sapato, na carteira ou no bolso. Defumador Para atrair boas Energias Defumador: folhas de louro secas, trigo de kibe, cravos-da-Índia e milho picado. Faça este defumador da porta para dentro e peça prosperidade.

Email: contato@grupoboiadeirorei.com.br

28


Ebó de Egun: para retirar coisas ruins

O EBÓ EGÚN para negatividades e carrego de Egun O Ebó de Egun é para todos os tipos de negatividades, sendo que em específico é para retirar encostos, espíritos obsessores, afastar assombração, carrego e tudo mais ligado a Egum. Este trabalho não é feitiço, pode até se chamado de macumba, pois é muito comum dentro da religião do candomblé e Umbanda utilizarmos este termo, mas o nome específico mesmo é EBÓ.

Material Necessário para o trabalho:

1 K de farinha de mandioca crua – Padê de Água, Mel, Pinga e Dendê. ½ K de Feijão Fradinho - Torrado ½ K de feijão Preto - Torrado ½ K de Milho de Galinha – Cozido 4 Àkàsàs – Enrolados em folhas de bananeira. Abertos ao passar na pessoa. 4 Velas Brancas 4 Moedas de menor valor corrente 4 Ovos Brancos

29


4 Bolas de Farinha 4 Bolas de Arroz ½ K de Canjica – cozida ½ K de Pipoca – Estourada em areia 4 Folhas de Pelegun Modo de Fazer o Ebó: - Você deve passar tudo no corpo da pessoa seguindo a ordem acima. - A canjica deve ser passada sempre começando no alto da cabeça e pedindo para levar tudo de ruim que a pessoa tenha ou que possa ter. - As folhas devem ser batidas no corpo da pessoa e posta também no chão junto ao Ebó. • Você deve Cantar a Canti a do E

na hora de todo o procedimento reali ado

Email: contato@grupoboiadeirorei.com.br

30


Cantigas de Ebó: Descarrego e Sacudimento Veja as cantigas comuns utilizadas na hora de se fazer o ebó (limpeza) de descarrego, sacudimento, bate-folha, ebós de negatividade, limpeza do corpo (espiritual).

O que é Cantado na hora do Ebó ioruba com tradução: Saara rè ebó kú ònòn, Sacudo-lhe com ebó, para pôr a morte no caminho (mandar embora) Saara ré ebó kú ònòn ó Sacudo-lhe com ebó, para pôr a morte no caminho (mandar embora) cantiga Para passar a Pipoca na hora do Ebó Ó Ìyá gbálè lérí ó, ó ìyá gbálè Ó mãe varra sobre a cabeça dele, ó mãe varra. Ó Ìyá gbálè lérí ó, ó ìyá gbálè Ó mãe varra sobre a cabeça dele, ó mãe varra. Gbálè, Gbálè Kiní sórí ó, Varra, varra o que estiver sobre a cabeça dele, Ikú Gbálè lérí ó, ikú gbálè ara nlo. Varra Ikú de sobre a cabeça dele, varra Ikú para que ela vá embora do seu corpo.

Edição: Fernando de Ogum Email: contato@grupoboiadeirorei.com.br 31


32

Ebós e limpezas Fernando de Ogum  
Ebós e limpezas Fernando de Ogum  
Advertisement