Issuu on Google+

Livro Digit

ARTES DIVINATĂ“RIAS

Fernando de Ogum fernandoguedes@grupoboiadeirorei.com.br Livro Digital/2013


ARTES DIVINATÓRIAS

Artes Divinatórias, a classificação mais completa das disciplinas mânticas é a de Gwen Le Scouézec, que Alberto Cousté resume mais ou menos dessa forma: 1 - PROFETISMO: - Adivinhação por intuição pura em estado de vigília. É a adivinhação mais natural, intuitiva e interna, considerada, geralmente,como resultado de possessão ou da inspiração de um Deus, ou Deus nas religiões monoteístas. 2 - VIDÊNCIA ALUCINATÓRIA: - Forma de adivinhação intuitiva que se realiza em um estado especial, alucinatório ou hipnótico, a que se pode chegar a diversas adivinhações: 2.1 - ESTADO DE TRANSE: Por meio induzido, aspiração, injeção de uma drogas alucinógena (Farmacomancia); estado hipnótico, cataléptico, agônicos (antropomancia); adivinhação pelo olhar, usando objetos como bola de cristal. 2.2 - ESTADO DE SONHO: Oniromancia espontânea. Sonhos Premonitórios. 3 - ADIVINHAÇÃO MATEMÁTICA: - A partir de uma lógica, com estruturas elaboradas, que permite movimentos mânticos, neste bloco temos astrologia, numerologia, geomancia, etc. 4 - MÂNTICA DE OBSERVAÇÃO: - Uso de técnicas de observação do objeto alvo, tais como o movimento da natureza como Aeromancia, zoomancia, etc. 5 - SISTEMAS ABOCOMÂNTICOS: - Uso de tabuleiros, oráculos, baralhos, desenhos, uso da intuição com a técnica de leitura.


ORIGEM: O conde Louis Hamon (Cheiro) nasceu novembro de 1866 na periferia de Dublin, Irlanda, e morreu em 1936, em Hollywood, EUA, para onde mudara-se na década de 30, tornando-se consultor esotérico de vários artistas. Antes, porém, viveu vários anos na Índia. Além da vidência, possuía também o dom da psicometria.

Apelidou-se Cheiro (pronuncia-se Quíro, de quiromancia - chere: mão, em grego) escreveu livros de profecias, quiromancia e numerologia mística sistema Caldeu. No século XIX, o número de pessoas que lêem o destino na palma da mão não cessa de aumentar. Um dos mais famosos leitores da mão da época foi, sem dúvida, o conde Louis Hamon, mais conhecido como Cheiro. Deve a sua reputação ao fato de acertar com uma precisão espantosa e de ter adivinhado o caso amoroso e a abdicação do rei Eduardo VIII, cinco anos antes dos acontecimentos. Muitos estudos científicos e sérios foram efetuados em França, nessa altura, por professores e acadêmicos. Estes trabalhos constituíram a base de estudos posteriores, feitos por psicologistas na Europa e na América no século XX. Muitos dos quiromantes contemporâneos encaram o seu trabalho de forma científica, segundo regras nítidas e reconhecidas, mas o aspecto misterioso da quiromancia como arte mágica de ler a sina continua a existir. AS NOTÁVEIS PREVISÕES DE CHEIRO: Cheiro teve famosos, como cliente entre eles se destacam o rei Eduardo VII, o escritor Mark Twain as atrizes Mary Pickford e Lilian Gish, espiã Mata Hari, Horatio Kitchener, ministro de guerra Britânico e Cheiro leu sua mão em 1894 e disse que seus próximos 20 anos seriam de exitos e sucessos, porém avisou-lhe sobre um acidente no mar que ocorreria em 1916, inclusive sugeriu de evitar entrar no mar naquele ano. Os fatos sucederam-se exatamente como Cheiro havia descrito, Kitchener, conquistou, venceu glorificou-se como profissional sendo inclusive Ministro da Guerra na Segunda Guerra Mundial. Em 1916, já LORD KITCHENER, foi convidado pelo Czar Nicolau II para debater o papel da Rússia na guerra, este aceitou o convite e embarcou no navio chamado Hampshire. O navio Hampshire em que estava o Lord, em 5 de junho de 1916 bateu numa mina Alemã e afundou e muitos tripulantes morreram, entre eles o Lord Kitchener.


Oscar Wilde, foi advertido por Cheiro, que após 8 anos de sucesso, teria sério problemas, e aconteceu exatamente como o previsto, Oscar Wilde foi envolvido em escândalos homossexuais. Numa visita a New York, os repórteres do Jornal New York World, para testar, mostraram-lhe uma mão recente de um médico, acusado de assassino, que estaria prestes a ser executado na cadeira elétrica. Cheiro ao ver a cópia da mão no papel, relatou, mesmo sem saber de quem se tratava: "Não me interessa saber se esse homem cometeu algum delito, sei apenas que em seu quadragésimo quarto ano (44), ele será acusado de homicídio e sentenciado a morte, mas essa pena jamais cumprida, e ele ainda viverá mais 15 anos, morrendo de morte natural". - Dr. Meyer aos 44 anos foi sentenciado a pena de morte a cumprir-se uma semana depois, porém por erros no processo, a execução foi cancelada e o médico viveu por mais 15 anos aprisionado, morrendo de morte natural no hospital da prisão. Mão Ativa: É a mão dominante, aquela em que o operante, mais usa, como escrever. Mostra o que a pessoa está fazendo com suas potencialidades. Mão Passiva: É a mão que mostra a tendência do indivíduo, mostra o passado, até o que poderia ser feito e não está sendo aproveitado. obs: Ambidestros devem ter a leitura levando em consideração as duas mãos. TIPOS DE MÃO: A Mão Elementar: Segundo os quiromantes quem possuir essa mão, são pessoas com instintos primitivos, pessoas que só buscam a satisfação básica da vida. Lutam apenas pela sobrevivência. Ser grosseiro, com desenvolvimento intelectual fraco, fraca imaginação, e vivem para comer, beber e dormir. Características: Mão rude, dedos truncados, curtos, fortes feitos para o trabalho braçal, vivem para satisfazer seus instintos básicos. Personalidade: Pessoa rápida, prática, tem muita força de vontade, enfrenta os problemas da vida, não tem medo das dificuldades e encara a dor com muita coragem.


A Mão Quadrada: O tipo quadrado é assim chamado porque a palma tem a forma de um retângulo e o aspecto geral da mão é retangular. A base do pulso forma uma linha reta assim como a base dos dedos e o lado da mão. Os dedos também tem um aspecto retangular. Entretanto, o polegar é geralmente longo, bem formado, alto sobre a palma e bem para fora. São pessoas práticas, lógicas, materialistas, pouco imaginativas, não são idealistas, confiam naquilo que veem, usam a razão pura. Contudo são trabalhadores, sérios, dão duro, não tem medo do trabalho. Porém aparentemente parecem religiosas em alguns casos, pois são tradicionais, sociais, mas seguramente são mais superticiosas. Características: Mão quadrangular, ponta dos dedos quadradas. Personalidade: Ordeiro, segue as regras, mãos realistas. Sabe enfrentar as agruras da vida. É mão de quem põe a mão da massa com organização e coerência. A Mão filosófica: Quem tem esse desenho de mão, são pessoas voltadas para a filosofia, Pessoas solidárias, inclinadas ao ascetismo, os religiosos, movimentos espiritualistas, místicos, monges, voltados a arte, ciências. Porém quando a MÃO É RETANGULAR e o dedos filosófico, temos um tipo de pessoa prática, com base na razão cientifica e ao mesmo tempo altamente espiritualistas. Características: Os dedos nodosos revelam a pessoa é minuciosa. Mão longa, dedos longos, fina, ossuda, nodosas nas articulações, revelam que essas pessoas gostam de estudar e ler. Pessoa minuciosa. Personalidade: Monges, estudiosos, tradutores, estudiosos e meticulosos, pintores, músicos, ocultistas, alquimistas, geralmente quem tem essa mão não se preocupa com as riquezas materiais. Contudo é mão de pessoas com um alto grau de inteligência.


A Mão espatulada: Grandes trabalhadores, nervosos, ativos, pessoa prática, porém são levadas pelos impulsos, obsessivas e violentas em alguns casos. Características:Ativos, nervosos, pontas de dedos em forma de espátula, mãos irregulares, dedos largos e achatados, palma da mão irregular. Personalidade:Extrovertida, pessoas de ação, dinamismo, impulsivas, criativas, pés no chão, realistas, inovadoras, tenazes e autoconfiantes. A Mão Cônica ou Artística: É uma mão graciosa, com dedos afilados, sensíveis, de pessoas com vocações artísticas, amor pela arte e beleza. Características: dedos bem desenhado, bem torneados, suaves, pele fina, quando a mão é gorda, fraca, flexível, indica pessoa teórica, sem capacidade de terminar na prática seus sonhos e idealizações, porém sensual, com apetite sexual acima da média. Quando a mão é mais firme, indica pessoa que sabe explorar suas capacidades artísticas. Personalidade: Românticas, sentimentais, impulsivas, intuitivas. Preguiça para o trabalho pesado, pessoas com essas mãos, desistem de trabalhos que exigem força de trabalho manual pesado. Indolência natural, dificulta resultados imediatos que exige trabalho metódico. Pessoas com essas mãos criticam mais do que criam.


A Mão Psíquica ou Idealista: Mãos dos místicos, sensitivos, idealistas, espiritualistas. Impressionáveis em casos negativos, pessoas superticiosas e fanáticas. Características:Dedos longos e afinados, tanto a mão como os dedos, são arredondados sem nódulos. Personalidade:Não feitas para o trabalho pesado, essa pessoa ignora o lado prático da vida material. Possuem dificuldades de se adaptar na vida material.Em caso de negativismo na sua vida pessoal, desesperam-se e põem fim a própria vida suicidando-se revelando fraqueza psíquica . A Mão Mista: São mãos irregulares, pois traz várias misturas caracterizando pessoas versáteis, combina várias pessoas numa só, é uma mão bem comum. Características: Dependendo da combinação prevalece o número maior de tipos, se os dedos indicador, e o maior mais o polegar, forem espatulados, prevalece o espírito prático, se forem idealistas, prevalece o idealismo se forem quadrados, se forem cônicos, troncudos, nodosos, enfim existe uma série de interpretações neste tipo versátil de mão. Personalidade: Pessoas versáteis, se adaptam ao meio em que vivem com mais facilidade. Geralmente essas pessoas, fazem várias coisas ao mesmo tempo. TAMANHO DAS MÃOS: Verifica-se a mão em relação ao tamanho do corpo, por isso elas devem ser vistas pelo conjunto da obra, uma pessoa pequena pode ter mãos grandes que seriam pequenas num a pessoa grande, portanto o senso de observação deve ser levado em consideração, pelo leitor. MÃOS PEQUENAS: Pessoas de visão abrangente, voltadas para a globalização das coisas e situações. MÃOS GRANDES: Pessoas meticulosas, detalhistas, mãos de artistas, de técnicos como dentistas, pessoas que lidam com a precisão dos dedos. Porém se são mãos muito grandes, demonstram seres


bizarros, esquisitas, fora do contexto em que vivem, tornando-se antisociais e até agressivas. MÃOS ESTREITAS: Demonstram pessoas com pouca visão do mundo, vivem num mundo radial que tem poucos metros periféricos. Rigidez nas idéias, preconceitos, falso juízo, e essas caracteristicas se acentuam quando a mão é pouco flexível. MÃOS LARGAS: Demonstram pessoa com capacidade de integração, mente aberta, positivas, receptivas, adaptabilidade, se a mão for muito flexível, indica pessoa que muda de idéia, concorda facilmente, já as mãos rígidas, pertencem a pessoas que dificilmente mudam de opinião, teimosas. MÃO FINAS: Quando trazem uma cavidade no centro, são de pessoas sem autoconfiança, que não sabem se defender sozinha, não conseguem viver só. Pertencem a pessoas tímidas, introvertidas e em alguns casos pessimistas. FLEXIBILIDADE: MUITO FLEXÍVEL: Quando curva-se facilmente para trás, chegando a um angulo de até 90º , revela pessoas manipuláveis, impressionáveis, generosa ou perdulária. MODERADAMENTE FLEXÍVEL: Quando a curva não é tão acentuada, indica adaptabilidade, coerência, capacidade de ouvir as pessoas, tendência de fazer várias coisas ao mesmo tempo. MÃO FIRME: Curva-se muito pouco, mesmo com pressão, mostra pessoa com força vital, aceita novas idéias, mas tem dificuldade de adaptação. Tendência de esconder sentimentos, introvertida em algumas situações. MÃO RÍGIDO: Não curva-se para trás, essa pessoa tem dificuldade de adaptar-se ao vida nova, gosta das tradições, do passado, segregada, isolamento, não gosta da vida social, não divide sentimentos. Porém são pessoas obstinadas, quando põe na cabeça uma coisa geralmente conseguem. Cautelosos, responsáveis, cumpridores dos deveres, exigentes e inflexíveis em idéias e atitudes. LINHAS DA MÃO:


É fácil entender como funciona as linhas da vida, basta pensar logicamente, dentro de um padrão cientifico. As linhas da vida são como as ruas de uma cidade, ora possui avenidas largas, com fluxo fácil, ora vielas, ruelas, pontes caídas, atalhos, bloqueios, ruas estreitas, e são essas ruas que no caso das mãos demonstram o fluxo de energias que transportam as mesmas de um local para outro, de um órgão para outro, elas podem vaticinar dos acontecimentos cruciais da vida de quem as possui. Se uma rua é cheia de buracos, fendas, dificultando que os transeuntes andem assim será com a energia, demonstrando a dificuldade que passará a pessoa por aquele momento. As linhas tem que ser lidas junto com os MONTES, pois as linhas transportam e os montes armazenam as energias. Vamos estudar agora as principais LINHAS DA MÃO, que são: Linha da Vida, linha do coração, linha da cabeça e linha do destino. A linha da vida revela a vitalidade e registra os acontecimentos periódicos (dia a dia), de cada pessoa. A linha do coração reflete os sentimentos o lado emocional, relações sentimentais; a linha da cabeça demonstra a capacidade intelectual do indivíduo e a linha do Destino que demonstra os principais acontecimentos na vida da pessoa, principalmente o lado realizador e profissional da pessoa. Linhas difusas, fracas, revelam perda


de energia, ilhas, elos, fendas, buracos, revelam energias divididas, bloqueadas, enfim todos os sinais devem ser observados com coerência e raciocínio lógico, pois a quiromancia exige o SENTIDO DE OBSERVAÇÃO E BOM SENSO.


O SIGNIFICADO DAS LINHAS Linhas finas

Percepção, sutiliza

Linhas Profundas

Sentimentos fortes, simpatias antipatias marcantes

Poucas Linhas; pele grossa

A energia é mais física do que nervosa

Poucas Linhas bem marcada pele fina e delicada

energia intelectual, intuição

Muitas Linhas

energia nervosa

Muitas Linhas e as principais são bem delineadas; as outras são superficiais

energia nervosa bem canalizada

Muitas linhas, mas todas superficiais

Pessoa nervosa, impressionável.

Muitas linhas, com pele muito fina

Pessoa extremamente sensível

Todas as linhas profundamente marcadas

Pessoa que sente tudo profundamente e que tem conflitos interiores

Todas as linhas profundamente marcadas e montes bem desenvolvidos

Pessoa impetuosa

Todas as linhas profundamente marcadas e montes achatados ou inexistentes

Desejos mais intelectualizados do que emocionais

Linhas principais mal delineadas, com elos, quebras e Tensão nervosa e física, tendência a ilhas histeria quando pressionada Linhas secundárias ondulantes como cobras formando grupos confusos

Sobrecarga de estímulos nervosos, exaustão física

Linhas largas, fundas e pele grossa

Inteligência subdesenvolvida

Linhas pálidas

falta de energia

Linhas amarelas

inibição e nervosismo

Linhas vermelhas

sentimentos fortes


Linhas rosadas bem marcantes

mente e corpo sãos. LINHA DA VIDA: Linha de Vênus Circunda o dedo polegar, dedo que segura e participa de todas as atividades práticas do homem, é o dedo base. Esta linha revela a existência terrena, começa a contar a vida terrena na base do dedo e a linha vai em direção ao pulso, quanto mais longa, mais longevidade terá a pessoa. O que deve-se entender, é a dupla função dessa linha. Uma indica as doenças do indivíduo ao longo da vida, e a outra indica a data em que estas vão ocorrer. Cheiro fala sobre essa linha: - Quando fina e profunda indica força nervosa e força de vontade, as linhas finas resistem melhor as doenças. Já as linhas largas denotam força muscular, com anéis (elos) indicam má saúde, fragilidade, principalmente se a mão for macia, mãos firmes indicam resistência a doenças. Quando essa linha é bloqueada pela linha da cabeça, falta de inteligência em alguns casos cruciais da vida, quando para na linha do coração, indica que afeições sentimentais, vão interferir na vida da pessoa. Outros quiromantes falam dessa linha: Cumprida e funda: Pessoa mostra excelente vitalidade e força de vontade, sabe viver e contorna fácil os problemas.

Figura 09

Curta, funda mas clara: queima fácil suas energias, impaciente, vive intensamente mas de forma negligente. Curta e Fraca: Pessoa egoísta, superficial, só pensa em si mesmo. Saúde fraca, insatisfação. Terminada no monte da Lua: Pessoa que gosta de viajar, não para em lugar algum.


Curvada em direção ao monte da lua: Gosta de viajar, passear, mas sente saudade e acaba voltando a sua terra natal. Unida a linha da cabeça em seu começo: Conservador, ligado a família, enquanto estiver juntas indica a dependência e influencia familiar, quando separa-se mostra exatamente a idade da independência da pessoa. Com bifurcação antes do seu término: Indica que a pessoa se torna mais aventureira, mais espiritualizada com o passar dos anos. Cortes: (Formando uma cruz) indica bloqueio, interrupção, dificuldade momentânea se a linha continuar.

10 - Montes

Na figura 09 temos: 1) Anéis; 2) Cortando o monte de vênus; 3) formando um semicírculo na palma da mão; 4) subindo até o monte de júpiter; 5) acabando perto do monte de marte. O polegar pertence a Vênus, representa o próprio homem em suas três especificações: 1ª Falange = Razão (vontade); 2ª Falange = Sentimento (Lógica); 3ª Base (raiz do polegar) = Sentidos.

Figura 11: A esquerda uma linha da vida fraca (até a metade da vida); a direita uma linha da vida forte.


LINHA DO CORAÇÃO: Linha de Júpiter

Acima temos uma variação de linhas do coração, encontradas nas mãos das pessoas. Esta é a linha dos amores, das afeições, dos sentimentos. Segundo Cheiro se ela for excessivamente longa, revela uma pessoa ciumenta, se torna e, ciúme doentio se a linha se inclina para o monte da lua (fantasias). Quanto mais curta for a linha do coração, menos se manifestam os sentimentos de afeição. Uma linha do coração com nós, elos, indica relações inconstantes, sujeito galanteador, superficial, incapaz de afeições duradouras. Se esta linha é larga, apagada ou superficial assim será suas relações amorosas, se voltada para a linha da cabeça, indica sujeito que não se deixa envolver no amor, usa mais a razão do que o coração. Uma linha fina sem ramificações revela a frieza do individuo em relação a suas relações amorosas. Se o monte de vênus for volumoso, revela uma pessoa brutalmente sensual. Uma linha da vida cortada, revela um acontecimento trágico na vida de afeições da pessoa que será lembrada por toda sua existência, sem se conformar com a perda da pessoa amada. Opinião de outros quiromantes:


Fraca e cheia de elos: O indivíduo sofreu desilusões em sua vida amorosa. Terminada no Monte de Saturno (maior dedo): Indica pessoa idealista, que procura perfeição em suas relações emocionais, por esse motivo exige muito de si mesmo, cobrando demais da pessoa amada. Terminada no Monte de Júpiter (dedo indicador): Indivíduo que se apaixona profundamente, , é fiel, firme em suas afeições e raramente casa com alguém abaixo de seu nível social, não costuma separar-se, por ser uma pessoa apegada a familia. Terminada entre os Montes Saturno e Júpiter: Gostar de amar e ser amado, indivíduo que amadurece na mesma reencarnação em nível de relação amorosa. Tem como virtude aceitar a pessoa como ela é.É linha que equilibra o AMOR e a RAZÃO Terminadas abaixo do monte de júpiter: Na mão masculina indica feminilidade, na mão feminina indica masculinidade. Terminada bem encima do monte Júpiter: Indica amor a Deus, amor espiritualizado, linha muito rara, pessoas que a tem sofrem muito por desconhecerem suas razões reais, pois não encontram no casamento humano a complementação de seus anseios. Atravessando a palma da mão de ponta a Ponta: Pessoas profundamente humanitárias, filantrópicas, pessoas que não se deixam envolver por um único amor, cultuam o amor universal. Não aceitam a possessividade. Terminada no Meio da Palma da mão: Linha de uma mão que ama até certo ponto. Não se entrega totalmente em sua relações vivendo de uma forma que não se deixa prender. Todos os seres desejam amar e ser amados, porém cada um a seu modo.


Figura 13: A esquerda a linha do coração HUMANITÁRIA, e a direita a Linha do amor terminada entre Júpiter e Saturno LINHA DA CABEÇA: Linha de Marte


Esta linha é uma das mais importantes, junto com a linha da vida e a linha do coração, revela o nível de inteligência, hereditariedade, capacidade de concentração, de discernimento e criatividade, se ela é igual nas duas mãos é porque a pessoa está seguindo suas inclinações naturais. Ondulada revela falta de perseverança. Segundo cheiro, Fina nítida e profunda revela o bom pensador, inteligente; Larga mas superficial, revela inteligência mediana; muita espessa revela pouca concentração, pessoa vacilante; Espessa e grosseira, revela pessoa com vigor físico porém pouca inteligência. De acordo com Cheiro a Linha da cabeça pode ter três começos: 1º) No interior da Linha da Vida: são das pessoas nervosas, circunspecta, capaz de práticas insensatas, natureza hipersensível. Discutem por bobagens, se esta se inclina para o monte da luz, a pessoa pode ter momentos de insanidade, ou se tornar insana. Quando termina no meio da mão, pode ser alcoolismo, problemas com a cabeça, etc. 2º) Unida a Linha da Vida: pessoa freia sua capacidade criativa, força mental, perseverança, luta pelo dever e justiça, quando bifurcada no final demonstra indecisão, indivíduo oscila entre


o que é prático e o que é imaginativo. 3º) Separada da Linha da Vida: Neste caso quando o espaço não é muito grande revela uma pessoa, rápida, independente, indivíduo sabe enfrentar os embates da vida, porém quando a linha se curva para baixo, em direção ao monte da lua, representa ociosidade, quando sobe para o monte de marte, indica liderança, PODER ORGANIZADOR, se a linha está muito separada, indica um caráter modesto. Quando ela começa no monte de júpiter, revela o brilhantismo na vida da pessoa. Segundo outros estudiosos temos os seguintes prognósticos: Com Ilhas (elos): Revela personalidade atormentada, durante o período das ilhas, dificuldade de concentração, drogas, perturbações psicológicas, quanto maior as ilhas, mais grave a situação Cortes: Interrupção de uma tarefa, crise, dificuldade e principalmente transição, sempre provocada por acontecimentos repentinos. Linha Simiana: "Linha de Símio" - Quando a linha do coração se une a linha da cabeça formando uma só, neste caso une-se em forças, formando dessa forma uma pessoa tenaz, forte, batalhadora, porém voltadas ao fanatismo e ao crime, conforme a revelação de outras linhas com grande capacidade de realização, por outro lado, é uma pessoa que oscila entre os sentimentos do coração e a razão, gerando um conflito interno, fazendo com que essa pessoa oscile entre os extremos, caso outras linhas circundantes não ajudem essa energia fluir, essa pessoa poderá revelar tendência violenta e atitudes imprevisíveis. Quando apresentam um polegar pouco desenvolvido demonstra pessoas com debilidade mental. Curta e Reta: Mente analítica orientada numa só direção. Ambiciosa, prefere só falar de seus objetivos. Teimosa. Bifurcada com uma das Pontas para Baixo: A bifurcação apesar de levar a dúvida, é ao mesmo tempo sinal de equilíbrio, porque a pessoa consegue medir os dois lados da questão. No caso é uma pessoa mais equilibrada do que em dúvida Levemente Inclinada para o Monte da Lua: Pessoa com imaginação fértil, criativa, inventiva, mas porém racional. Fortemente inclinada para o Monte da Lua: Pessoa com extraordinária imaginação, mas suas fantasias pode levá-lo a fugir da realidade. Escritores, compositores, artistas possuem essa linha, principalmente quando ela acompanha a linha da vida paralelamente. Longa cortando a palma da mão: Pessoa com essa linha tem a capacidade de perceber o que está oculto nos outros, discernimento. Clara e Funda: Pessoa que pensa com clareza. Reta: Racionalidade nas decisões. Recurvada: Indica Criatividade.


Figura 15: A esquerda uma Linha clara e reta a direita uma linha curvada LINHA DO DESTINO: LINHA DA FATALIDADE ou LINHA DE SATURNO -

Não aparece em todas as mãos, mas sua existência torna as outras mais estáveis, esta linha fala do destino, da família, da carreira, da profissão, do dom natural das atividades profissionais do individuo,da relação da pessoa no mundo. Sem esta linha a pessoa jamais se realiza integralmente na vida profissional. Porém quando ela é forte e definida a pessoa tem força de vontade e perseverança no caminho escolhido. Localização: Começa na base da palma da mão, entre os montes de Vênus e da Lua e sobe em direção ao monte de saturno. Forte e Profunda: Amplas possibilidades de realização das potencialidades pessoais. Sinal de


autoconfiança, determinação e satisfação no trabalho. Fina e superficial ou inexistente: indica necessidade de grande empenho e muita luta para a realização profissional. Frustrações e falta de um interesse na vida. Ondulada: Falta de perseverança quanto ao rumo profissional a seguir. Tendência a fazer vários tipos de trabalho, sem especializar-se em nenhum. Unida a linha da vida: quando seu inicio é paralelo a linha da vida, revela a dificuldade em engajar-se numa profissão. Quando começa exatamente sobre a linha da vida formando uma só, influencia paterna na escolha da profissão. Começando no monte da Lua: indica mudanças constantes no rumo da vida. Existência de muitas potencialidades, com possibilidade de realização em várias profissões. Estendendo-se até o monte de Saturno: Indica vida até idade bem avançada. Terminando no monte de Júpiter: Pessoa cuja profissão envolve liderança ou contato com o público. Terminando entre os montes de Saturno e Apolo: Indica profissão ligada às artes; possibilidade de ter muito dinheiro e glória. Com ilhas (elos): Obstáculos na realização pessoal e profissional. Com cortes: Indica períodos de transição e falta de orientação profissional. Ramos Ascendentes: Quando saem pequenos ramos revelam fortalecimento da linha a partir da idade onde se encontram. Ramos Descendentes: Indicam fracassos na carreira, na altura da idade onde se encontram. Com Início tardio: Quando a linha de Saturno começa mais elevada na palma da mão, indica demora na descoberta da vocação. Quando a linha do destino, começa na palma da mão, se encontra com a linha do coração e segue ela: presságio de um casamento feliz. Quando a linha do destino, é bloqueada pela linha da cabeça: indica que o indivíduo estragará sua carreira por falta de inteligência. Quando a linha do destino é bloqueada pela linha do coração: indica que as paixões, o amor irá atrapalhar o êxito profissional Dupla linha do destino: indica vida dupla, pessoa com dois lares. Começar dentro do monte da Lua: Indica pessoas com contato profunda com a vida psíquica e espiritual.


LINHAS SECUNDÁRIAS:


LINHA DE APOLO (SOL): Está associada a beleza, à criatividade, ao amor e à arte. Esta linha quando aparece clara, indica honras, grande realização, sucesso dinheiro. Está associada a arte, como música, poesia, pintura, amor pelo belo. Quando longa indica que a pessoa consegue o que almeja, quando começa no pulso, indica que a pessoa vai conseguir e tem talento artístico. No Monte da Lua: Imaginação, faculdade criadora. No Monte de Marte: Disposição para lutar a fim de vencer. No centro da Palma da mão: Sucesso depois de luta atribulada. Na linha do coração: Sucesso depois de muita luta, muito emoção. Esta linha termina na base do dedo anular. Uma estrela no fim da linha indica triunfo. LINHA DE MERCÚRIO (SAÚDE):hepática Esta linha é também chamada linha da saúde ou linha do estômago e está relacionada com o estômago. Parte junto ao pulso em direção ao monte de mercúrio dedo mindinho. O ideal é não ter esta linha, porque quando ela existe é para relatar problemas de saúde. Principalmente quando esses problemas forem cruciais e fatais. Porém elas também retratam a recuperação e a luta pela vida. Quando for forte e profunda indica constituição forte, saúde. Quando for com cortes, indica


problemas de saúde, estômago, esôfago, intestinos, tensão nervosa, fígado LINHA DE URANO (Linha da Intuição): É a linha dos mistérios, das ciências ocultas, linha da intuição, é a linha dos médiuns, videntes, curandeiros, magos, bruxos. É uma linha rara, em geral aparece incompleta, isso apenas indica a evolução dos poderes paranormais. VIA LASCIVA OU LINHA DE NETUNO: Surge como uma ramificação da linha da vida e se desloca para o monte de Marte inferior ou para o monte da Lua. Indica tendência as drogas (fumo,alcoolismo, etc), paixões desenfreadas, vida desregrada. Se aparecer com ilhas, aponta desregramento grave na vida da pessoa. BRACELETES OU RASCETES: Estas linhas tem pouco importância, mas são encontradas em número de três e significa para os gregos bracelete da Saúde, da fortuna e da Felicidade. Quando esses laços em volta do pulso estão arqueados revela a fragilidade da pessoa em tal questão. LINHAS DO CASAMENTO E DOS FILHOS: Estas são linhas que aparecem ao lado da mão. Como mostra na figura abaixo, essas linhas são contestadas por alguns quiromantes, mas de qualquer forma é uma forma de ver o número potencial de filhos e de relacionamentos sérios.


SINAIS E MARCAS: CRUZ: Depende do lugar onde se encontra, porém ela indica alga desagradável. No monte de Júpiter: Casamento feliz. No monte de Saturno: Misticismo melancólico; No Monte de Apolo: Obstáculos na carreira artística; No Monte de Mercúrio: Desonestidade, cleptomania; No


monte da Lua: Exagero, autodecepção; No monte de Vênus: Tragédia no Amor; No final da linha da vida: Velhice feliz; Na parte inferior do dedo de júpiter: Atitudes lascivas; Na parte inferior do dedo de mercúrio: Castidade. ESTRELA: É um sinal predominantemente favorável. Representa sempre, sucesso, vitória, conquista, coragem, empenho, muita sorte, herança. Somente no dedo de saturno que a estrela adquire um sinal negativo, como fatalismo, na ponta do dedo, significa perigo. Na ponto dos demais dedos, significa sorte, na ponta do polegar, sorte porém com muito esforço. Na base do polegar, vida atribulada com mulheres, perigo com alturas, queda em escada. GRADES: São energias concentradas, depende muito do monte onde estão situadas. No monte de vênus, a pessoa deve acautelar-se com os prazeres do amor e do sexo. No monte de Apolo, elas causam dispersão de interesses. No monte de Júpiter: Orgulho; No monte de Mercúrio: Desonestidade; No monte de marte Passivo: Irritabilidade; No monte da lua: Imaginação fértil, pessoa aluada, se aborrece fácil. No centro da Palma da Mão: Receio, temor sem motivos. QUADRADO: São marcas de proteção. Os quadrados só perduram durante o período da dificuldade. Se uma linha estiver quebrada e existir um quadrado protegendo essa quebra, significa que a pessoa será auxiliada durante desse período. TRIÂNGULO: Geralmente é uma proteção espiritual, portanto são favoráveis. Monte de Vênus: Controle sobre as Paixões; Monte de Júpiter: Liderança, diplomacia, influência com pessoas com quem convive; Monte de Saturno: Talento para estudos profundas; Monte de Apolo: Talento para artesanato; Monte da Lua: Imaginação usada com sabedoria; Monte de Saturno: Conhecimento de Magia Negra; Monte de Marte: Calma em momentos de crise; Linha da vida: dependendo do lugar, indivíduo que fala demais; Ao redor do Pulso: Bom casamento; No final da linha da cabeça: Faculdade divinatória. PONTOS: Bloqueio temporário de energia. Na linha da Cabeça: Depressão. Na linha do coração: Doença cardíaca ou amor fatal. Na linha do Destino: Problemas temporários no local de trabalho. ELOS: Mostram que as energias não estão circulando livremente. Na linha da Vida: Possíveis dificuldades de saúde; Linha do coração: Insegurança no amor, ciúmes doentio; Linha da Cabeça: individuo é dispersivo e confuso em seu raciocínio. ILHAS: São energias dispersas. Na linha da vida: Fragilidade; Linha da Cabeça: Enxaquecas, problemas no cérebro, doenças mentais, fobias, doenças psicológicas; Linha do coração: Problemas no amor, fragilidade nas relações, dor e sofrimento. No lado da saúde, significa problemas no coração; Na linha do destino: Severa perdas materiais, contrariedades, problemas na carreira; Na linha da Saúde: Problemas grave de saúde. BARRAS: São dificuldades no caminho, também sinais de advertência. Término de um amor, desemprego, doença, mas geralmente são periódicas e não fatais.


ANEL DE VÊNUS: É um bom sinal para se ter nas mãos, porém como tudo pode revelar alguns problemas, pois pode revelar teimosia, pessoas perigosas indolentes, especialmente em mãos flácidas, com um monte da lua exagerada. Já numa mão firme, dura, ele revela a praticidade, pessoa ativa. Bem formado e claro, amor e talento pela arte e pela literatura. Quando cortado por uma linha que parte lá do monte da lua, revela um amor que estraga sua vida. Com muitos cortes, revela histeria. Revela tendência ao filantropismo incondicional. ANEL DE SALOMÃO: Conhecido por anel de Saturno. Semicírculo, é um sinal dos professores, mestres, capacidade de liderança, ensinamentos, segundo a lenda todos que trabalhassem no templo de salomão teriam que ter essa marca. TRIÂNGULO MÍSTICO: Está localizado na palma da mão, entre as linhas da cabeça e do coração, indica que a pessoa tem faculdades psíquicas acentuadas e é conhecedora das ciências ocultas. Portanto existem interpretações que devem ser levadas em conta, de acordo com outras linhas. MARCA DO CURADOR: São aqueles que curam, geralmente nas pessoas vocacionadas como: enfermeiros, professores,


médicos, curandeiros. MONTES:

Os Montes são reservatórios de Energias. Existem 8 em cada mão, sendo cinco nas bases dos dedos e três distribuídos pela palma da mão. MONTE DE JÚPITER: (Liderança e Independência) Na base do dedo indicador, este monte pode ser: Normal: Aspectos positivos em destaque. Muito desenvolvido: Aspectos negativos em destaque. Achatado e fraco: irresponsabilidade, incapacidade de assumir tarefas. Qualidades: generosidade, sociabilidade, carisma, inspiração, capacidade de comando. Aspectos Positivos: Otimismo, idealismo, generosidade. Aspectos Negativos: Falta de confiança, egoísmo, vaidade, arrogância, ambição desmedida. MONTE DE SATURNO: (Cautela e Solidão) Na base do dedo médio, este monte pode ser: Normal: Aspectos positivos em destaque. Muito desenvolvido: Aspectos negativos em destaque. Achatado e fraco: irresponsabilidade, incapacidade de assumir tarefas impostas pela vida,


imaturidade emocional. Qualidades: interiorização, personalidade voltada sobre si mesma. Aspectos Positivos: autopreservação, introspecção, busca interior, prudência, equilíbrio. Aspectos Negativos: retraimento amedrontamento,personalidade rígida. MONTE DE APOLO - SOL: (Fama e Senso Artístico) Na base do dedo anular, este monte pode ser: Normal: Aspectos positivos em destaque. Muito desenvolvido: Aspectos negativos em destaque. Achatado e fraco: Pouca energia física, falta de senso pelo belo, ceticismo, falta de prazer pela realização de coisas na vida. Qualidades: Artista, prazer pela vida, gosto por artes em geral e pela beleza, educação e cultura. Aspectos Positivos: artes em geral. Aspectos Negativos: Preocupação com o prazer, gloria, fama tornando-se uma pessoa superficial. MONTE DE MERCÚRIO: (Reflexão e Equilíbrio) Na base do dedo mínimo, este monte pode ser: Normal: Aspectos positivos em destaque, como talento comercial. Muito desenvolvido: Aspectos positivos em destaque, porém com tendências negativas, como fofoqueiro, mentirosas, cleptomaníacas, e na saúde doenças do sistema nervoso, doenças nas vias áreas, bronquite, insônia, catalepsias, infecções garganta, lingua . Achatado e fraco: Falta de capacidade de expressão, de comunicação, falta de capacidade de contato. Qualidades: Talento para a comunicação, escrita oral, Atores, diplomatas, oradores, vendedores. MONTES DE MARTE:(Ambição e Persistência) Os montes de marte são em número de dois e representam as tendências dinâmicas e egoísticas da personalidade do indivíduo. MARTE SUPERIOR: Abaixo do monte de mercúrio, este monte pode ser: Normal: Aspectos positivos em destaque.


Muito desenvolvido: Aspectos negativos em destaque. Achatado e fraco: Falta de vigor. Qualidades: Determinação e resistência passiva. MARTE INFERIOR: Entre os montes vênus e Júpiter. Normal: Aspectos positivos em destaque. Coragem para enfrentar a vida e todos os seus problemas, não foge da luta Muito desenvolvido: Aspectos negativos em destaque, indica uma pessoa sangue quente, temperamento elevado, uma sexualidade intensa e apaixonada. Achatado e fraco: Pessoa tranquila, passiva, introvertida, não se mete em brigas, pacata. Qualidades: Coragem, auto-afirmação, vitalidade, representa as qualidades ATIVAS. MONTE DE VÊNUS: (Sensualidade e materialismo) Na base do polegar, este monte pode ser: Qualidades: O amor em todas as suas manifestações, sensibilidade, amabilidade, alegria, paz. Normal: Aspectos positivos em destaque, revela vitalidade de energia, capacidade de amar e ser amado. Muito desenvolvido: Aspectos negativos em destaque. Intensa paixão física, gosto pelo sexo, comida, bebida, luxúria, podendo desenvolver agressividade. Achatado e fraco: Baixa energia sexual, falta de prazer pela vida carnal, amor platônico. MONTE DA LUA : (Intuição e Psiquismo) Na palma da mão acima do pulso e ao lado do monte vênus, este monte pode ser: Normal: Aspectos positivos em destaque. Indica uma boa dose de imaginação, interesses pela religião, misticismo. Muito desenvolvido: Força subconsciente, imaginação em excesso, viver mais na imaginação do que vida real, sonhadora, romântica, forte impulso para cuidar e se preocupar com os outros Achatado e fraco: Realista, falta de imaginação, obtusa, cética, desprezo por coisas que não pode ver. Qualidades: Impressões subconscientes, . Aspectos Positivos: Artes esotéricas, ama as artes, gosta da música calmas como new age, clássicas, mistérios, viagens, videncia. Aspectos Negativos: Lunática, sonhadora em excesso, fora da realidade, pouca força mental.,


isolamento Gastrites, úlceras, depressão, palpitações cardíacas.


CARTOMANCIA e TAROLOGIA <voltar> 210.2.1 - CARTOMANCIA CARTAS COMUNS Poucos sabem mas as cartas normais que são usadas nos jogos populares, como a “sueca”, também são usadas para práticas divinatórias. 0 descobrimento da gravação em madeira propagou por toda a Europa os jogos de cartas. Existem métodos inumeráveis para se lerem as cartas, mas citaremos apenas os mais comuns; para este jogo adivinhatório utilizam-se 32 cartas que são: ás, rei, valete, dama, dez, nove, oito e sete nos naipes de ouros, copas, espadas e paus. NAIPE DE OUROS: Ás: gozo, dinheiro, êxito e boas notícias, quando na posição certa; ao revés, gozo de curta duração. Rei: homem leal e potente; ao revês, homem de boa vontade, mas cheio de contrariedades. Dama: mulher honrada, amorosa e suscetível; ao revés, mulher zelosa e muito cortesã. Valete: enamorado e galanteador; ao revés, embusteiro. Dez: fortuna, êxito e honras; ao revés, debilidade. Nove: dinheiro inesperado e triunfo amoroso; ao revés, presente de pouca importância. Oito: solução vantajosa; ao revés, dificuldades nos empreendimentos. Sete: amores contrariados, cobrança de uma conta esquecida; ao revés, pequeno débito coberto. NAIPE DE COPAS: Ás: carta amorosa e notícia satisfatória; ao revés, visita de amigo. Rei: homem franco e leal; ao revés, homem avarento e obstáculo imprevisto. Dama: mulher amorosa; ao revés, mulher que oferece obstáculos a um casamento. Valete: militar, ou jovem alegre e simpático; ao revés, militar zeloso ou rejeitado. Dez: gozo, triunfo, surpresa; ao revés, ligeira inquietação. Nove: êxito e satisfação; ao revés,


temor pássaro. Oito: triunfo no amor; ao revés, indiferença. Sete: matrimônio e paz no coração; ao revés, angústias. NAIPE DE ESPADAS: Ás: carta ou notícia próxima; ao revés, notícia desagradável. Rei: militar ou camponês perigoso; ao revés, perigo iminente, discussão com amigo. Dama: camponesa maledicente; ao revés, danos produzidos por calúnia. Valete: notícias mal interpretadas por um mau servidor ou militar de má conduta; ao revés, más notícias. Dez: viagem; ao revés, má viagem. Nove: atraso e contrariedade; ao revés, distúrbios amorosos ou de família. Oito: proteção, êxito nos amores; ao revés, intentona inútil. Sete: boa notícia; ao revés, tagarelice de criança. NAIPE DE PAUS: Ás: triunfo e prazer; ao revés, tristeza e má notícia. Rei: homem perverso ou magistrado venal; ao revés, impotência do malvado, processo perdido. Dama: viúva ou mulher abandonada; ao revés, mulher perigosa e equívoca que deseja casar-se novamente. Valete: jovem de má conduta; ao revés, jovem que medita uma traição. Dez: empresa fracassada, prisão ou desgraça; ao revés, prisão passageira ou de pouca duração. Nove: atraso, obstáculo, morte; ao revés, perda de um parente. Oito: doença próxima, má notícia; ao revés, matrimônio fracassado. Sete: penas de pouca duração; ao revés, intriga sem importância. Alguns estudiosos do tema consideram que os quatro naipes também podem ser associados aos períodos de um dia ou de uma vida, sendo atribuída a cada um deles a regência de ¼ dessas extensões do tempo. O ás de cada naipe rege a primeira semana da estação do ano a ela relacionada. O rei tem a segunda semana sob sua influência, seguida pela dama, que rege a terceira. As regências se sucedem na ordem decrescente, até o dois, que domina a última semana da estação.


Elementos - Os naipes representam os quatro elementos da natureza e os signos zodiacais a eles relacionados. Ouros, por exemplo, estão ligados ao ar (signos de Gêmeos, Libra e Aquário); Paus, ao fogo (Áries, Leão e Sagitário); Copas, à água (Câncer, Escorpião e Peixes); Espadas, à terra (Touro, Virgem e Capricórnio). Também estão associados à classificação estabelecida por filósofos a Antiguidade quanto à natureza humana: colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico (hoje em dia, respectivamente, inteligência, intuição, compaixão e depressão). Dualidade - cartas vermelhas e pretas - As cartas vermelhas são geralmente associadas às características femininas, passivas, yin; as pretas relacionam-se, em geral, às características, masculinas, ativas, yang.

210.2.2 - TARÔ (TAROT) Tão antigo quanto a própria humanidade o Tarô é considerado o mais complexo de todos os inúmeros sistemas de adivinhações de que se tem conhecimento. Representa, sem dúvida, um inigualável exercício de imaginação, suscetível de infinitas aplicações, e torna possível não apenas a previsão de fatos, mas também a resolução de qualquer problema. No seu livro O tarô ou a Máquina de Imaginar, Alberto Cousté considera que, de maneira geral, as disciplinas mânticas (do grego mantéia, oráculo, adivinhação) podem ser divididas entre as que utilizam um intermediário e as que não o utilizam. As MANCIAS sem intermediário são as mais remotas e compreendem todos os tipos de videntes e médiuns. As que incluem um intermediário subdividem-se em dois tipos: aquelas cujos intermediário não escapa ao âmbito do próprio corpo humano e as que recorrem a um objeto alheio ou referencial. Quiromancia Estudo das linhas das mãos, partenomancia - Estudo da nuca das mulheres, para saber se ela ainda é virgem ou não. No uso de intermediários, podemos ter como exemplo a


Cartomancia, cristalomancia, etc. ORIGEM DO TARÔ: Tarô de Mantegna, de Bolonha e de Marselha. O de Mantegna data do século XV, e compreende 50 cartas com fortes influencias da Mitologia Grega. Dividido em 5 séries que corresponde a supostas ordens universais. Tarô de Bolonha, composto de 62 cartas, possui a características de não possuir nome nas cartas. Mas o mais famoso de todos, é o TARÔ DE MARSELHA que possui 78 cartas, dividido em 22 arcanos Maiores e 56 arcanos Menores. O baralho apareceu pela Europa nos meados de 1370 e 1380, suas origens se perdem. Uma das possibilidades, é de ter surgido na Itália, ao norte, no vale de Taro, daí seu nome, porém ganhou força na França, primeiro como Tarô Veneziano, e modernizou-se como Tarô de Marselha. Chave Universal do Inconsciente Coletivo: Eliphas Levi, ocultista de renome, disse que o Tarô é uma obra monumental, extraordinariamente forte, simples e resistente como as pirâmides. O tarô sobreviveu pela sua força, foi explorado pelo cabalistas, rosacrucianos, maçons, teósoficos. A psicóloga Ana Matilde Pacheco, estudou profundamente o Tarô de Marselha e diz que existem 3 maneiras de ver o Tarô: 1ª) Atribuir significados fixos a cada uma das cartas, tornando exotericamente popular, para facilitar a leitura, como fazem os charlatões, cartomantes, etc. 2ª) Atribuir combinações simples nas tiragens apenas usando os arcanos maiores (22 cartas). 3ª) A terceira, existe uma interpretação mais complexa, usando a combinação de vários ângulos, somente dos arcanos maiores, sendo uma análise mais profunda devida a influência das cartas vizinhas aquela interpretada, formando um elo com interpretações variaveis, mas sendo dessa forma, uma comunicação com o inconsciente do consulente. O tarô segundo Ana, pode revelar tendências futuras, principalmente com o inconsciente coletivo apregoado por Jung. Para Ana existe duas maneiras básicas de prever o futuro. Uma é o resultado das nossas estruturas psíquicas, e a outra corresponde a raríssimos momentos de transcendência das barreiras do espaço-tempo. Uma cartomante séria, tem facilidade de ler o passado, é precisa quando diz: Você é assim e assado, trabalha em tal lugar, gosta disso, tem x filhos, tem uma pessoa y que não gosta de você, mas o futuro, já é complicado, e as vezes até dá certo, mas pela prática, sabe-se que uma cartomante, pela sua sensibilidade, capta do próprio consulente essas informações, que são demonstradas nas cartas. Essas energias inconscientes, acompanham o consulente, quem interpreta, é a cartomante, usando a ferramenta que no caso é as cartas. As imagens do Tarô são arquetipais, são tipos humanos, vivem no inconsciente coletivo e estão dentro de todas as pessoas.


Descrição Simbólica: Representa o poder criador do homem.Com a mão direita segura o bastão o eixo do mundo, a mão esquerda aponta para a terra, sobre a mesa o ouro, a espada, a copa, no trajar as cores vermelho, significa ação, dominio. Outros nomes: o Prestidigitador, saltimbanco, conjurador, trovador. Significados abstrados, daquele que com as mãos modifica as coisas diante do mundo visível.

O MAGO Arcano I - Concentração, Impulso Criador Significados simbólicos: Arcano da relação entre o esforço pessoal e a realidade espiritual. Domínio, poder, autorealização, capacidade, impulso criador, atenção, concentração sem esforço, espontaneidade. O ser, o espírito, o homem ou Deus; o espírito que se pode compreender; a unidade geradora dos números, a substância primordial. Ponto de partida. Causa primeira. Influência mercuriana. Interpretações usuais na cartomancia: Destreza, habilidade, finura, diplomacia, eloqüência, capacidade para convencer, espírito alerta, inteligência rápida, homem inquieto nas suas atividades e negócios.

Mental: Facilidade para combinar as coisas, apropriação inteligente dos elementos e dos temas que se apresentam ao espírito. Emocional: Psicologia materialista; tende para a busca das sensações, do vigor, da qualidade criativa. Generosidade unida a cortesia. Fecundidade em todos os sentidos. Físico: Muita vitalidade e poder sobre as enfermidades de ordem mental ou nervosa, neuroses e obsessões. Esta Carta indica uma tendência favorável para questões de saúde, mas não assegura a cura. Para conhecer o diagnóstico é necessário considerar outras cartas. SIGNIFICADO POSITIVO: CRIATIVIDADE, ASTÚCIA, ENERGIA. Sentido negativo (Carta Invertida): INABILIDADE, DISSIMULAÇÃO, MALEVOLÊNCIA. Charlatão persuasivo, sugestivo, ilusionista, intrigante, politiqueiro, impostor, mentiroso, explorador de inocentes. Agitação vã, ausência de escrúpulos. Discussões, brigas que podem


se tornar violentas, dado o vigor do personagem. Mau uso do poder, orientação defeituosa na ação, operações inoportunas. Tendência à dispersão nas ações, falta de unidade nos processos e atividades. Duvida. Indecisão. Incerteza frente aos acontecimentos. Descrição da Simbologia: Representada por uma mulher princípio passivo e feminino, é a ISIS da mitologia egípcia, ligada a Osíris. É a GrãSacerdotisa, uma alusão a uma mulher que teria ocupado na idade média a cadeira do Papa. Significando a intuição, fecundidade - O livro em suas mãos significa o universo. Mãe, esposa celeste, senhora do saber esotérico, a Papisa ou Sacerdotisa ocupa na estrutura do Tarô o lugar da porta.

A PAPISA Arcano II - Sabedoria o Princípio Receptivo Significados simbólicos: A Sabedoria, a Gnose, a Casa de Deus e do homem, o santuário, a lei, a Cabala, a igreja oculta, a reflexão. Fala também do binário, do princípio feminino, receptivo, materno. Mistério. Intuição. Piedade. Paciência, influência saturnina passiva. Interpretações usuais na cartomancia: Reserva, discrição, silêncio, meditação, fé, confiança atenta. Paciência, sentimento religioso, resignação. Favorável às coisas ocultas.

Mental: Grande riqueza de idéias. Responde a problemas concretos melhor do que a questões vagas. Emocional: É amistosa, recebe bem. Mas não é afetuosa. Físico: Situação garantida, poder sobre os acontecimentos, revelação de coisas ocultas, segurança de triunfo sobre o mal. Boa saúde, mas com um ritmo físico lento. SIGNIFICADO POSITIVO: BOM SENSO, DISCERNIMENTO, SABEDORIA. Sentido negativo (Carta Invertida):


IGNORÂNCIA, EGOÍSMO, PRESUNÇÃO. Dissimulação, hipocrisia, intenções secretas. Mesquinharia, inação, preguiça. Beatice. Rancor, disposição hostil ou indiferença. Misticismo absorvente, fanático. Peso, passividade, carga. As intuições que traz invertem seu sentido e se tornam falsas. Atraso, lentidão nas realizações. Descrição da Simbologia: Simboliza a produtividade material: a natureza geradora de uma nova vida em constante atividade - União dos dois principios anteriores: ativo com passivo, consciente com inconsciente. A águia sobre o escudo é o símbolo da alma sublimada no seio da espiritualidade. A coroa com 12 estrelas representa o poder sobre o ciclo anual e zodiacal. O colar de ouro é formado por um triângulo, uma alusão da união do ativo com o passivo. O cetro na mão esquerda, revela o comando com o coração. Mãe

A IMPERATRIZ Arcano III -Força Mediadora da Mãe Significados simbólicos: O verbo, o ternário, a plenitude, a natureza, a fecundidade, a geração nos três mundos. Sabedoria. Discernimento. Idealismo. Influência solar intelectual. É o arcano da Magia Sagrada, instrumento do poder divino. Interpretações usuais na cartomancia: Gravidez, criatividade, sucesso. Compreensão, inteligência, instrução, encanto, amabilidade. Elegância, distinção, cortesia. Domínio do espírito, abundância, riqueza.


Mental: Penetração na matéria por meio do conhecimento das coisas práticas. Os problemas vêem à tona e podem ser reconhecidos. Emocional: Capacidade para penetrar na alma dos seres. Pensamento fecundo e criador. Físico: Esperança, equilíbrio. Soluciona os problemas. Renova e melhora as situações. Poder continuo e irresistível nas ações. SIGNIFICADO POSITIVO: FERTILIDADE, INTUIÇÃO, HABILIDADE. Sentido negativo (Carta Invertida): IMATURIDADE, INDECISÃO, FUTILIDADE. Desavenças, discussões em todos os planos. As coisas se embaralham e ficam confusas. Atraso na realização de um acontecimento que, no entanto, ocorrerá. Afetação, pose, coqueteria. Vaidade, presunção, desdém. Futilidade, luxo, prodigalidade. Deixa-se levar pelas adulações, falta de refinamento, modos Descrição da Simbologia: Organização, autoridade e poder - aparece sentado no trono no qual se destaca uma águia. Principio construtivo e material - a obra realizada. Na mão direita um cetro (mundo), comando com a razão, a perna cruzada representa uma cruz, os pontos cardeais, expansão do poder humano em todas direções. A coroa é símbolo da conquista e do poder. Princípio ativo (I), o

O IMPERADOR Arcano IV - Autoridade da Paternidade Significados simbólicos: O poder, o portal, o governo, a iniciação, o tetragrama, o quaternário, a pedra cúbica ou sua base. Proteção paternal. Firmeza. Afirmação. Consistência. Poder executivo. Influência saturnina-marciana. Concretização, habilidades práticas, ordem, estabilidade, prestígio. Interpretações usuais na cartomancia: Direito, rigor, certeza, firmeza, realização. Energia perseverante, vontade inquebrantável, execução do que está resolvido. Protetor poderoso. Mental: Inteligência equilibrada, que não despreza o plano utilitário. Emocional: Acordo, paz, conciliação dos sentimentos.


princípio passivo (II) e o princípio do equilíbrio ou neutralizador (III), a quarta letra ou carta é considerada o resultado e, também, o princípio da energia latente.

Físico: Os bens, o poder passageiro. Contrato firmado, fusão de sociedades, situação do acordo. Saúde equilibrada, mas com tendência à exuberância excessiva. SIGNIFICADO POSITIVO: PODER, ORGANIZAÇÃO, ESTABILIDADE

Sentido negativo (Carta Invertida): INFIDELIDADE, VACILAÇÃO, ESTERILIDADE Resultados contrários ao pretendido, ruptura do equilíbrio. Queda. Perda dos bens, da saúde ou do domínio sobre coisas e seres. Oposição tenaz, hostilidade preconcebida. Teimosia, adversário obstinado; assunto contrário aos interesses. Autodestruição, grande risco de ser enganado. Autoritarismo, tirania, absolutismo. Descrição da Simbologia: Quinto Arcano, mestre supremo da ciência e dos mistérios sagrados.Simboliz a o ensino. Manto Vermelho e o branco simboliza boas intenções. A cruz de três barras significa a penetração de Deus nos 3 mundos: físico, anímico e mental.

O PAPA Arcano V - Transcendência, da Iluminação, da Pobreza Significados simbólicos É o arcano do ato da bênção, da iniciação, da demonstração, do ensino. Lei, simbolismo, filosofia, religião. Dever. Moral. Consciência. O Santo. Interpretações usuais na cartomancia: Autoridade moral, sacerdócio. Proteção, lealdade. Observância das convenções, respeitabilidade. Ensino, conselhos equilibrados. Benevolência, generosidade indulgente, perdão. Mansidão. Busca de sentido, revelação, hora da verdade, confiança, indicações do caminho da salvação.


- Cada ponta da cruz em número de 7, são para 7 virtudes, que vencerão os 7 pecados capitais. Pontífice representaria o conteúdo da forma, a quintessência concebível (se bem que imperceptível), o domínio da quarta dimensão.

Mental: O Pontífice representa a forma ativa da inteligência humana, que traz principalmente as soluções lógicas. Significa também os pensamentos inspirados por um nível mais alto de consciência.

Emocional: Sentimentos poderosos, afetos sólidos, solicitude, sem cair em sentimentalismos. O Pontífice indica os sentimentos normais, tal como devem ser manifestados na vida, de acordo com as circunstâncias. Físico: Equilíbrio, segurança na situação e na saúde. Segredo revelado. Vocação religiosa ou cientifica. SIGNIFICADO POSITIVO: AUTORIDADE, CONVENCIONALISMO, JUSTIÇA. Sentido negativo (Carta Invertida): FRAGILIDADE, REVOLTA, VULNERABILIDADE. Indica um ser desprovido de sua razão e seus instintos, na obscuridade, carente de apoio espiritual. Projeto retardado. Chefe sentencioso, moralista estreito, rígido, prisioneiro das formalidades, metafísico dogmático, professor autoritário, teórico limitado, pregador da “boca pra fora”. Conselheiro desprovido de sentido prático. Problemas com saúde, indecisão, negligência.


Descrição da Simbologia: Um homem de pé entre duas mulheres, indicando uma escolha a ser feita. A lenda de Hércules que teve que escolher entre duas mulheres: A virtude e o vício. Nas analogias geométricas, o Enamorado se identifica a estrela de Salomão, ou seja, tem claro vínculo com os triângulos entrelaçados: caminho que sobe é o caminho que desce, por Ken Wilber. Os movimentos de ascensão e de queda, personificados por Eros e Tanatos

O NAMORADO Arcano VI - Livre-Arbítrio Significados simbólicos: Sentimento. Livre arbítrio. Maioridade. Prova. Escolha. Encadeamento, enredo, abraço, luta, antagonismo, combinação, equilíbrio. Matrimônio, ligação, união. Integração de ambos os sexos ao poder gerador do universo. Interpretações usuais na cartomancia: Decisão voluntária, eleição. Votos, aspirações, desejos. Exame, deliberações, responsabilidades. Afetos. Mental: Amor pelas belas formas e pelas artes plásticas. Emocional: Dedicação e sacrifícios.

É a carta da união e do matrimônio. Representa para os consulentes de ambos os sexos, também, a infidelidade; em certos casos, a iminência de uma escolha a ser realizada. SIGNIFICADO POSITIVO: LIVRE-ARBÍTRIO, LIBERDADE, CAUTELA.

Sentido negativo (Carta Invertida): DISPERSÃO, IMPRUDÊNCIA, INSATISFAÇÃO. Ruptura, separação, corte, desordem. Divórcio. Prova a ser suportada. Dúvida, falta de resolução. Tentação perigosa, risco de ser seduzido. Má conduta, libertinagem. Debilidade, falta de heroísmo.


Infidelidade, maus relacionamentos, indecisão e impotência. Descrição da Simbologia: A figura de um jovem que comanda uma carruagem com um cetro, indica a dominação, a vitória. Cavalos significa, a força antogônica, harmonizada e dominada. O jovem é protegido, pela armadura. Na abstração, temos a luta humano pela escolha de um caminho. Pode também lembrar um conto do ciclo mítico de Alexandre, o Grande, amplamente reproduzido desde a Antiguidade até o Renascimento. Há autores que relacionam as rodas do Carro aos torvelinhos de fogo da visão de Ezequiel.

O CARRO Arcano VII - Domínio, Repouso Significados simbólicos Contemplação ativa, repouso. Vitória, triunfo. O setenário sagrado, a realeza, o sacerdócio. Magistério. Superioridade. Realização. Interpretações usuais na cartomancias: Êxito legítimo, avanço merecido. Talento, dons, capacidade, aptidões postas em marcha. Tato para governar, diplomacia, direção competente. Conciliação dos antagonismos, condução de forças divergentes. Progresso, mobilidade, viagens por terra. Mental: As coisas se realizam, mas falta ainda montar as peças de conjunto. Emocional: Afeto manifestado; protetor, serviçal.

Físico: Grande atividade, rapidez nas ações. Boa saúde, força, atividade intensa. Do ponto de vista do dinheiro: gastos ou ganhos, movimento de fundos. Significa também notícia inesperada, conquista. Pode ser interpretado também como difusão da obra ou atividades do consulente através de palavras e, segundo sua localização na tiragem, significa elogios ou calúnias.


SIGNIFICADO POSITIVO: EQUILÍBRIO, DISCERNIMENTO, SEGURANÇA. Sentido negativo (Carta Invertida): FRAQUEZA, DESCONTROLE, BRUTALIDADE. Ambições injustificadas, vanglória, megalomania. Falta de talento e de consideração. Governo ilegítimo, situação usurpada, ditadura. Oportunismo perigoso. Preocupações, cansaço, atividade febril e sem repouso. Perda de controle. Descrição da Simbologia: Simboliza a imparcialidade, a espada simboliza a decisão, e a balança para medir essa. Associado ao signo zodiacal Libra. Durante a primeira parte da Idade Média, espada e balança passaram a ser atributos do Arcanjo Miguel. Na mitologia grega, Zeus gera em Têmis (a fraternal divindade justiceira do Olimpo grego), entre outras filhas, as Horas ou Quatro Estações. (Minerva da Mitologia Romana).

A JUSTIÇA Arcano VIII - Equilíbrio, a Imparcialidade Significados simbólicos Justiça, equilíbrio, ordem. Capacidade de julgamento. Conciliação entre o ideal e o possível. Harmonia. Objetividade, regularidade, método. Balança, avaliação, atração e repulsão, vida e temor, promessa e ameaça. Interpretações usuais na cartomancia: Estabilidade, ordem, persistência, normalidade. Lei, disciplina, lógica, coordenação. Flexibilidade, adaptação às necessidades. Opiniões moderadas. Razão, sentido prático. Administração, economia. Obediência. Soluções boas e justas; equilíbrio, correção, abandono de velhos hábitos. Mental: Clareza de juízo. Conselhos que permitem avaliar com justeza. Autoridade para apreciar cada coisa no momento oportuno. Emocional: Aridez, secura, consideração estrita do que se diz, possibilidade de cortar os vínculos afetivos, divórcio, separação. Este arcano representa um princípio de rigor.

Físico: Processo, reabilitação, prestação de contas. Equilíbrio de saúde, mas com tendência a problemas decorrentes de excessos (obesidade, apoplexia), devido à imobilidade da carta. SIGNIFICADO POSITIVO: AUSTERIDADE, DISCIPLINA, INTEGRIDADE.


Sentido negativo (Carta Invertida): INTELERÂNCIA, PREJUÍZO, ABUSO Perda. Injustiça. Condenação injusta, processo com castigo. Grande desordem, perigo de ser vítima de vigaristas. Aburguesamento. Descrição da Simbologia: O EREMITA, arcano da consciência, do iniciado. Um velho com um bastão, e uma lanterna, a luz, busca do conhecimento, o bastão representa a prudência.por ela imagina-se que seja uma ilustração da conhecida história de Diógenes em busca de um homem. Ermitão liga-se aos princípios fundamentais desse filósofo cínico: desprezo pelas convenções e vaidades, isolamento, renúncia à transmissão pública do conhecimento.

O ERMITÃO Arcano IX - Consciência, do Iniciado Significados simbólicos: O Iniciado, o buscador incansável. Sabedoria, iluminação, estudo, autoconhecimento. Meditação, recolhimento, saber desligar-se. Reavaliação da vida e dos objetivos. Concentração, silêncio. Profundidade. Prudência. Reserva. Limites. Influência saturnina. Interpretações usuais na cartomancia: Austeridade, moderação, sobriedade, discrição. Médico experiente, sábio que cala seus segredos. Celibato. Castidade. Mental: Contribuição luminosa à resolução de qualquer problema. Esclarecimento que chegará de modo espontâneo.

Emocional: Alcançar as soluções. Coordenação, encontro de afinidades. Significa também prudência, não por temor, mas para melhor construir. Físico: Segredo descoberto, luz que se fará sobre projetos até agora ocultos. Na saúde:



Artes divinatórias