Page 1

CARLOS FERNANDO DE CARVALHO

Edição DEZ 16, JAN/FEV 17 • www.acija.org.br

Motivação e inspiração são palavras que definem um pouco esse empresário que tem fôlego de garoto e competência de gente grande. Conheça o legado de um grande empreendedor.

Nossos Vereadores Eles falam da importância de Jacarepaguá e o trabalho para o crescimento da região.


INFORME PUBLICITÁRIO

Self Storage com coworking resolve falta de espaço e faz repensar rotina home office Solução para guardar e estocar vira tendência entre cariocas.

C

ada vez mais o home office encontra espaço no mercado de trabalho. Os profissionais liberais, autônomos e empreendedores de startups decidem trabalhar em casa, com a ideia de economizar nas despesas de um escritório e administrar seu próprio tempo. É o caso do advogado Paulo Freire, que, em vez de alugar uma sala comercial, optou por trabalhar em casa. O problema é que com a chegada de mais um integrante na família, a sua filha, ele precisou achar uma nova solução para a falta de espaço e tranquilidade para trabalhar. Foi assim que conheceu o conceito de self storage como melhor solução para o seu momento. O self storage é bastante útil quando o espaço no ambiente de trabalho ou em casa já está comprometido ou precisa ser melhor organizado, sendo necessário criar uma extensão desses ambientes. O advogado Paulo Freire conheceu as vantagens e alugou imediatamente, organizando com a sua família a nova rotina de casa. “Antes, guardava as caixas com processos e documentos no segundo quarto que funcionava como escritório em minha casa. Com o nascimento da minha filha, esse quarto tornou-se o quarto do bebê”, explica o advogado, que escolheu a Guarde Perto Self Storage para trabalhar e guardar todos os objetos profissionais. A Guarde Perto, além de oferecer tamanhos variados de boxes para locação, disponibiliza para seus clientes um espaço compartilhado de trabalho em suas unidades, o coworking. Esse diferencial traz muita comodida-

de para o cliente, que pode estocar e trabalhar no mesmo local. Freire utiliza as salas de reunião com seus clientes e já organiza todo o material utilizado ali mesmo. “Trabalhar em um coworking com espaço para guardar minhas coisas, além de prático, é muito bom, pois o ambiente promove o networking entre as pessoas que ali estão”, pontua o advogado, que mudou sua rotina, já que anteriormente trabalhava no sistema home office.

CONCEITO DO SELF STORAGE E SUAS VANTAGENS.

Atividade comum nos Estados Unidos desde os anos 50, o self storage — aluguel de boxes privativos de tamanhos variados para pessoa física ou jurídica, está se tornando moda entre os cariocas. A cada ano, o setor se depara com um aumento significativo na demanda, justificada pelas vantagens e facilidades de se guardar diversos objetos e também pela recente tendência imobiliária no país em disponibilizar apartamentos cada vez mais compactos, tornando o self storage uma extensão dos lares brasileiros. “As unidades são compostas por uma série de boxes privativos, que podem

Antes, guardava as caixas com processos e documentos no segundo quarto que funcionava como escritório em minha casa. Com o nascimento da minha filha, esse quarto tornou-se o quarto do bebê.

Paulo Freire | Advogado

ser alugados por pessoas física ou jurídica, sem fiador ou taxas – como IPTU, condomínio, incêndio e luz. A função do self storage é oferecer uma área complementar para guardar, de forma prática e rápida, qualquer tipo de objeto, pelo tempo que precisar”, explica Rodolfo Delgado, CEO da Guarde Perto. Ele enfatiza: “com apartamentos e salas comerciais cada vez menores, muita gente já descobriu que alugar um ou mais boxes, de tamanhos variados, e sem burocracia, pode ser a grande alternativa para organizar a vida nos dias atuais”. Segundo o executivo, é um conceito que surgiu para atender a uma demanda crescente por espaços nos grandes centros urbanos e que dá total autonomia para o cliente organizar seus bens e/ou objetos pessoais. A Guarde Perto Self Storage acaba de abrir uma nova unidade na Barra da Tijuca e fica aberta de segunda a sexta, das 8h às 20h, aos sábados, das 9h às 18h, e aos domingos, das 9h às 15h, exceto nos feriados.

4042-1542


Palavra do Presidente

Balanço

ANUAL 2

016 começa a se despedir e vai deixar muitas lições para todos. A Olimpíada Rio 2016 foi um sucesso absoluto, pois mostrou a força do empresariado na construção de equipamentos para as Olimpíadas - que ficaram na cidade. Os Jogos passaram, mas as conquistas permaneceram. O tão falado legado é realidade. A cidade ganhou mobilidade, acessibilidade, salas de aula, lazer, infraestrutura e respeito dentro e fora de casa. No Parque Olímpico, a Arena 3 será uma escola de Ensino Fundamental em tempo integral, para cerca de mil alunos. A Arena 2, um centro de treinamento de alto rendimento para o judô, tênis de mesa e ginástica rítmica. Ainda de acordo com a prefeitura, o segundo centro de alto rendimento será a Arena 1, a maior das três erguidas. Já a Arena do Futuro vai ser desmontada e transformada em quatro escolas municipais.

Duas serão instaladas em Jacarepaguá e as outras duas irão para a zona norte. Pós-jogos, eleição. O Rio viveu um pleito que surpreendeu a muitos. O segundo turno foi acirrado e deu a vitória a Marcelo Crivella, que afirmou no seu discurso da vitória que está na hora de cuidar das pessoas. A ACIJA parabeniza o novo prefeito e deseja um governo forte, transparente e voltado para as causas mais emergenciais. Já a associação fechará o ano mais forte, com novos associados, mais presente na comunidade e parceira ativa de todo o empresariado. Sempre à frente das necessidades da região, é porta-voz junto ao poder público e se faz ouvir.

3

Agora é hora de agradecer o ano que finda, recarregar as baterias para 2017, que já bate à porta, e desejar a todos paz, alegrias e grandes conquistas.

Boas Festas! O desafio é o que nos guia.

Edison Parente Neto


SUMÁRIO PLEITO 2016 Vereadores eleitos confirmam que vão trabalhar pela região.

RESPONSABILIDADE SOCIAL Um Dia das Crianças de muita solidariedade.

CAPA O empreendedorismo de um empresário visionário.

05 08 12 14 15 18

MARCELO CRIVELLA Associações empresariais e comunitárias ouvem o então candidato Crivella.

ACONTECEU O que foi notícia na associação.

AMARELAS DA ACIJA Seja um associado.

EXPEDIENTE

Estrada do Gabinal, 313 - Loja 270ª RioShopping - 21 2445-4474 www.acija.org.br

Presidente

Carlos Fernando de Carvalho Avelino Antunes João da Silva Carvalho Albano dos Santos Parente Jose Nelson Carrozino Filho Aldair Gomes de Oliveira

Vice-Presidentes

Diretor Tesoureiro

Paulo Antônio C. Valente Fernando Jorge Fragata de Moraes Costa Luis Alexandre Igayara Marcio Brazil Lenz Cesar

Paulo Roberto Pellegrino

Beneméritos

Marcos Calleaux Cezar

Aldi Mafra Guilherme Cosenza Hilton Ribeiro Lou Lima Sandro Miranda

Vera Lúcia Baldner Geraldo Costa Aragão Ricardo Ceda da Silva Robert Ferreira Barboza Artur Moura Roberto Roque Z

Renato Gama

Diretor Financeiro

Reportagem

Robson Campos

Conselho Fiscal

Diretor Secretário

Edison Parente da Rocha Martins Neto

Diretor de Patrimônio

Vitor Jorge Marques Tintim

Revista ACIJA é uma publicação

Revisão Laila Silva

Direção de Arte/ Diagramação Rachel Sartori

Design Allan Percora Marcília Almeida Renato Passos

Diretor Social Marcio Monteiro

Diretor Jurídico

Comercial Editora-Chefe

Walter Eduardo T. Machado

Tereza Dalmacio | MTB 513

4

21 3471 6799 www.grupocoruja.com


ACIJA | Vereadores

Na luta

POR JACAREPAGUÁ A população de Jacarepaguá vai continuar tendo representatividade na Câmara dos Veradores a partir de 2017. Carlo Caiado, Chiquinho Brazão e professor Célio Lupparelli foram reeleitos para mais um mandato, contando com a confiança dos moradores e comerciantes da região. Entrevistamos os três, para saber quais são alguns dos seus projetos para os próximos quatro anos e reiterar o comprometimento de cada um para o desenvolvimento do bairro.

~ Chiquinho Brazao www.chiquinhobrazao.com.br 3814-2136/ 2138

N

ascido e criado em Jacarepaguá, o vereador Chiquinho Brazão procura ir além das fronteiras do seu gabinete e estar em contato direto com a população, ouvindo reivindicações e cuidando de problemas pontuais do dia a dia de quem vive no bairro. Regulamentação de imóveis | Hoje, como parlamentar, consegui com muita luta a aprovação de uma lei que pudesse atender a regularização de loteamentos

irregulares em Jacarepaguá. Há mais de 30 anos, as pessoas tentavam regularizar seus imóveis e não conseguiam. Houve uma grande mobilização em relação a essa demanda e eu consegui aprovar as Leis Complementares nº 160 e nº 161. Uma primeira etapa já está se cumprindo, dando entrada no processo de regulamentação dos condomínios ainda em dezembro. No próximo ano, trabalharei ainda mais em cima disso. Transporte coletivo x transporte de massa | Com os novos investimentos que o governo tem feito na área de transportes, eu tenho visto que o transporte coletivo (ônibus) tem se transformado em um transporte de massa (trens, metrô), e isso é preocupante. Eu tenho identificado que há uma lotação, mas não estamos vendo a integração desse transporte. Em Curicica, por exemplo, 5

foram retiradas várias linhas, e a população não tem acessado direito o transporte. Este será um tema muito importante no meu próximo mandato. Pedágio | A alça de acesso da Rio Grande ligando Curicica, pedageando aquele trecho, é algo que eu sou totalmente contra. Fiz uma audiência pública colocando meu ponto de vista, cobrando para que eu possa analisar o contrato e lutando para que não haja essa cobrança. E, se houver, que seja proporcional àquele trecho. Próximos anos | Problemas que vão de sinais de trânsito a asfaltamento são situações da vida como ela é, problemas que eu assisti por estar ali, como a passarela da Merck, sinal na Mananciais e na Três Rios, pardal em frente às escolas, estacionamento na Freguesia, plano inclinado na Igreja Nossa Senhora da Pena... Muitas demandas pontuais, que eu, como parlamentar,


ACIJA | Vereadores

também sirvo de síndico para a população; tanto que aprovei uma lei para que as novas passarelas, além das que já existem, tenham uma altura de 5,5 m. Voz da população | Deixo o meu gabinete à disposição de todos. Podem contar com a família Brazão. É importante conhecer os problemas do bairro e as dificuldades que os moradores e comerciantes estão passando. Quando você está próximo da população, você se envolve e busca soluções. Contem comigo! Desejo a todos um Feliz Natal e um próspero Ano-Novo.

ele também tem diversos projetos acerca de outros temas. Educação | Destaco a reforma ou construção de uma nova sede da Biblioteca de Jacarepaguá, situada hoje na Rua Dr. Bernardino, na Praça Seca. O local está em situação precária, com vazamento nas paredes e janelas emperradas. Eu entrei com uma representação no Ministério Público, e as explicações, para a minha tristeza, foram de que está tudo em ordem, mas não está. Estamos falando de uma população que precisa de uma biblioteca de grande porte e de fácil acesso. Arena Cultural e Museu | Há a ideia de transformar a Lona Cultural Jacob do Bandolim, na Praça do Barro Vermelho, em Arena Cultural, como foi feito na Ilha do Governador, trazendo um melhor tratamento acústico. Também vamos estudar a viabilidade de construir o Museu de Jacarepaguá.

Professor Celio ´ Lupparelli www.celiolupparelli.com.br 3814-2037/ 2038 / 2746

C

om quase 45 anos dedicados à sala de aula, o professor Célio Lupparelli tem um lema claro: “só se constrói uma nação forte com educação”. Além disso, em sua atuação como vereador,

Reformas em quadras | Quero promover um levantamento nas escolas para que haja a reforma das quadras, como na Escola Municipal Edgard Werneck, na Freguesia. E cobrar da prefeitura a construção de uma quadra poliesportiva na Escola Municipal Dom Armando Lombardi, na Praça Seca, que já foi solicitada há décadas. Para uma cidade que acabou de sediar uma Olimpíada, a situação é contraditória.

6

Mais vagas em creches e escolas | Vamos promover estudos para implementar o aumento de vagas em creches, pré-escolas e escolas do Ensino Fundamental, nas áreas de maior carência. Com a recessão do país, muitas pessoas vão migrar da escola particular para a pública. Nós queremos fazer um estudo, pois a demanda será grande. Ambulantes legais | É importante haver um cadastramento e ordenamento dos trabalhadores ambulantes, de modo a garantir-lhes o seu trabalho, o deslocamento livre das pessoas nas calçadas e o respeito ao comerciante estabelecido, tudo sem uso de força abusiva, mas usando o diálogo e o bom senso. Meio ambiente | Queremos estimular políticas de reflorestamento em nosso bairro, principalmente nas encostas. Disciplinar e controlar a ocupação da terra, evitando a criação de moradias de risco, além de promover a manutenção das áreas verdes, áreas de lazer que contam com equipamentos públicos, como o Bosque da Freguesia e o Parque Urbano Pinto Telles. Passarela e urbanização | Vamos lutar para a construção de uma passarela em frente ao Hospital Cardoso Fontes, na Grajaú-Jacarepaguá. E promover a urbanização de diversas ruas de Jacarepaguá, no que tange ao


ACIJA | Vereadores

calçamento, iluminação, poda de árvores, sistema de águas pluviais e tratamento das calçadas.

Carlo Caiado www.carlocaiado.com.br 3814-2082

E

leito pela primeira vez em 2004, com 23 anos, o vereador Carlo Caiado vai para o quarto mandato. Entre as suas principais bandeiras estão as questões do saneamento básico, segurança e mobilidade urbana, entre outros pontos. “Em primeiro lugar, quero agradecer aos meus eleitores por terem votado tão expressivamente na região. Os desafios continuam sendo aqueles mesmos que a gente vem defendendo, debatendo, lutando e cobrando, afinal, esse é o papel principal do parlamentar. E que o Poder Executivo exerça a sua função com mais agilidade e seja um interlocutor da sociedade local”, explica. Segurança | É uma questão fundamental. Nós tivemos inúme-

ras reuniões com o governador, pedindo aumento de efetivo, e que possa ser feito como na Lagoa, Lapa, centro e Méier. Poderia haver uma articulação com os empresários e a rede hoteleira, uma parceria com a iniciativa privada para cuidar da segurança nas ruas, calçadões, orla etc. Saneamento básico | É uma luta nossa, com a Comissão Especial de Saneamento da Zona Oeste, que se faz necessária com urgência e continuidade. Nesse mandato recente, por exemplo, houve um processo de urbanização e saneamento na comunidade do Quitite, no Anil. Quando a gente fala de saneamento, não é apenas em relação ao meio ambiente, mas também com a infraestrutura em geral. Mobilidade urbana | A prefeitura resolveu muito bem a entrada e saída da região, com a Transolímpica e a Transcarioca, e ainda com a Avenida Ayrton Senna sem sinais. Mas a circulação interna precisa de um estudo drástico, como levar o BRT até a Freguesia, que é uma demanda que se faz necessária. As linhas alimentadoras são pouquíssimas, precisam ser aumentadas de forma urgente, bem como algumas linhas que foram cortadas, prejudicando muito a população. Transporte lagunar e metrô | Há uma lei, da qual eu sou um dos autores, que a gente está cobrando da prefeitura para que

7

haja uma licitação e concorrência na questão do transporte lagunar, o que acredito que trará uma melhoria muito grande para a região. Assim como um antigo sonho nosso, que é o metrô chegar não só até a Alvorada, mas também até Jacarepaguá. Legado olímpico | Após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, esperamos que possa haver uma agenda positiva de eventos, não apenas para atrair mais turistas, como também na administração dos equipamentos adquiridos para o esporte de alto rendimento, possibilitando que os atletas continuem aqui, na nossa cidade. Clínicas da Família | Lutamos de forma permanente para que a gente possa aumentar a quantidade de Clínicas da Família na região. E a Câmara dos Vereadores contribuiu com R$ 180 milhões, ajudando a prefeitura a sair de 3 a 5% de atendimento básico, para 68%. Iniciativa privada | O poder público precisa reduzir as regalias e enxugar cada vez mais a máquina de cargos comissionados. Lembrando que a iniciativa privada é uma parceria fundamental. A ACIJA está sendo uma grande parceira, não só do Estado e da prefeitura, mas ajudando várias instituições carentes da região. Tenho acompanhado muito esse trabalho importante.


Entrevista

Eleição 2016: CRIVELLA, PREFEITO M

arcelo Crivella (PRB) conquistou, no dia 30 de outubro, o cargo de prefeito da cidade do Rio de Janeiro. O político de 59 anos obteve 1.700.030 votos e 59,36% dos votos válidos. Carioca, Crivella deu início a sua trajetória em 2002 como senador federal, cargo que ocupou até este ano. Recentemente, pediu licença do senado para concorrer à prefeitura. Essa foi a 3ª vez que entrou na disputa, sendo que

para o governo do Estado foram duas candidaturas. Junto com outras 15 associações empresariais e comunitárias, a ACIJA o recebeu, dias antes das eleições, no restaurante Baby Beef Premium, localizado no Américas Shopping. No encontro, que contou com a presença de mais de 300 convidados, o então candidato reafirmou seu compromisso de trabalhar em prol do desenvolvimento de toda a região.

Em aproximadamente uma hora e meia, Crivella, juntamente com seus ex-adversários e atuais aliados, o deputado estadual Carlos Osório e o deputado estadual Índio da Costa, falou de suas propostas. A diretoria da ACIJA esteve presente em massa, entre eles, os ex-presidentes e atuais vices Paulo Valente e Alexandre Igayara, que levou seu filho, Xandinho, de 15 anos, para o familiarizar com o ambiente.


Empreendedorismo


SAIA DO ALUGUEL QUANDO A ÁGUA ENCONTRA O VERDE DA NATUREZA VOCÊ DESCOBRE UM PARAÍSO: A SUA CASA.

• Exclusividade de poucas unidades em um único edifício • Duplo controle de acesso de pedestre e segurança 24h • Piscina com raia de 25m com Bangalôs em um lazer completo para todas as idades • Apartamentos entregues com Porcelanato (quarto, sala e cozinha) • Rua tranquila e residencial


2 E 3 QUARTOS NA BARRA

E com uma entrada imponente, sofisticada e tendo a natureza como parte da decoração, o Fontano vai impressionar você e as suas visitas.

3180-0205 br.brookfield.com/fontano

Endereços: Rua Leonardo Vilas Boas, 385 Estande de vendas: Av. Abelardo Bueno, 3.400


Responsabilidade Social

O papel SOCIAL DA ACIJA A

ACIJA mostrou que o social é sim uma preocupação e também uma ação da associação. No Dia das Crianças foi realizada não só uma festa, mas um serviço voltado à comunidade de Jacarepaguá. O presidente do Comitê de Responsabilidade Social da ACIJA, Sandro Capadócia, reuniu, na quadra da Escola de Samba Renascer de Jacarepaguá, inúmeras empresas parceiras da associação para que pudessem prestar serviços para a comunidade. “A ACIJA também é voltada para a área social. A responsabilidade social tem que estar inserida dentro da gestão empresarial. Dessa maneira, foi criado o Comitê de Responsabilidade Social, do qual eu sou o presidente, e esse é o segundo ano que fazemos essa ação social, no dia 12 outubro”, contou Sandro, que explicou que a data escolhida é por conta da necessidade de haver jovens e crianças envolvidos no projeto, além de comemorar junto o aniversário de Jacarepaguá e da ACIJA. Sandro explicou que o dia foi um sucesso e que ele pôde contemplar um número alto de moradores da região que utilizaram os diversos serviços: “hoje, tenho uma sensação de dever cumprido, mas temos muitos

12


Responsabilidade Social

outros eventos ainda para serem realizados, esse é um trabalho que não pode parar nunca”. O evento contou com a participação da Lions Clube, Walter’s Coiffeur, Mary Kay, Capadócia Produções, o setor jurídico da Faculdade Cândido Mendes, Rica alimentos, Farmanguinhos, exame de mama, dermatologista, aferição de pressão, entre inúmeros outros serviços totalmente sem custos. Os presentes ainda puderam se deliciar com cachorro-quente, churro, Guaravita e bolo. Para as crianças, muitas brincadeiras, cama elástica e piscina de bolinhas. Os passistas da Renascer de Jacarepaguá colocaram os presentes para sambar.

Para encerrar o dia de muita alegria e solidariedade, houve ainda a apresentação da bateria, com a participação da rainha Elaine Caetano, além da ala das baianas e as passistas. Prestigiando o evento, o presidente da ACIJA, Edison Parente Neto comentou: “a nossa ideia é devolver para a comunidade um pouco do que nós, empresários, conseguimos conquistar com muita luta e dedicação com a ajuda de nossos colaboradores. Os empresários de Jacarepaguá são muito engajados socialmente e o objetivo é mostrar que não somos um ‘bicho-papão’, gostamos de ajudar, e é isso que está sendo feito hoje aqui”.

13


Aconteceu

Reunião

DO COMITÊ DE RH 16/11

F

oi realizado mais um encontro do comitê da ACIJA, em que participam dezenas de empresas associadas. O grupo vem crescendo e gerando oportunidades, como tirar dúvidas sobre processos, relocation, benefícios, folha de pagamento, enfim, assuntos relacionados a DP e RH em geral. A reunião é mensal, com o objetivo de estreitar o relacionamento, trocar experiências e boas práticas. Estavam presentes representantes das seguin-

tes empresas: Ribeiro e Brito, Administradora de Imóveis Renascença, Mane do Brasil e TV Globo. O grupo contou com a apresentação da Paróquia Solidária, que apresentou um projeto de interesse ao grupo.

3o Fórum Nacional DA CACB E 9O CONGRESSO Facerj

A

(Associação Comercial do Rio de Janeiro), Maria Silvia Bastos Marques; o presidente da ACRJ, Paulo Manoel Lenz Cesar Protasio; e o presidente da Facerj, Jesus Mendes Costa.

O evento contou com a presença de todas as 27 Federações Comerciais do Brasil e outras tantas associações comerciais e empresariais.

“Ficamos impressionados com a abertura jamais vista e pela disposição da presidente em ouvir os empresários, abrindo para perguntas que foram respondidas, todas com muito interesse de sua parte. Foi um grande momento”, comentou Ronaldo Ferreira, associado e vice-presidente do comitê jurídico da ACIJA.

ACIJA marca presença no 3º Fórum Nacional da CACB (Confederação das Associações Comerciais do Brasil) e 9º Congresso Facerj (Federação das Associações Comerciais do Estado do Rio de Janeiro) com a participação dos seus associados, diretores e presidente.

Entre elas, a presidente do BNDES, ex-presidente da Icatu Seguros e ex-vice-presidente da ACRJ

EVENTO RIO ART (12/11)

“O

Rio ART, criado com intuito de trazer entretenimento, gastronomia, novidades nos ramos de moda, artes, decoração e música de bom gosto para Jacarepaguá, foi um sucesso. Realizado no Clube Olímpico, coração da Freguesia, a primeira edição contou com marcas de roupas feminina, masculina, infantil, acessórios, semijoias, artesanatos e muitas novidades trazi-

das de todos os bairros da cidade, além de gastronomia nos food trucks. Esse é o primeiro de muitos. Aguardem mais novidades em breve”, comentou Márcio Monteiro, diretor social da ACIJA. Próxima edição: 10 de dezembro, a partir das 12h.

14

O evento ainda contou com vários workshops, muito networking, troca de experiências e uma bela banda para animar a noite de sábado.


Empreendedorismo

O legado de

UM EMPREENDEDOR Longevidade, produtividade e comprometimento. Pode-se dizer que esse tripé sustenta uma vida de realizações, transparência e empreendedorismo. Não há como deixar de destacar também a visão: ampla, aberta e diferenciada. Visionário? Sim, e em grande escala. Basta olhar para trás e perceber a grandiosidade de suas obras. Com 92 anos, o engenheiro Carlos Fernando de Carvalho mantém um ritmo de trabalho que daria inveja a muito profissional bem mais jovem. Chega à empresa diariamente, às 10h da manhã, e geralmente é um dos últimos a sair. Agenda cheia, compromissos importantes para o crescimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida de muitos cariocas. Nos fins de semana, mais trabalho, com visitas aos estandes de vendas e terrenos para novos empreendimentos, sempre acompanhado dos seus diretores. Motivação e inspiração são palavras que definem um pouco esse empresário, com fôlego de garoto e competência de gente grande. A Carvalho Hosken tem 65 anos e avança com obras que ficarão marcadas na história do país, como a Vila dos Atletas, que hospedou 18 mil esportistas durante o Rio 2016. Vamos conhecer um pouco mais desse empresário, de sua história e de seu legado.

15


Empreendedorismo

A

CIJA: Dr. Carlos, aos 92 anos, com tanta vitalidade e produtividade, que são de dar inveja (permita-me) a qualquer um, o que o senhor ainda não construiu e deseja fazê-lo? DR. CARLOS FERNANDO DE CARVALHO: Olhando em retrospectiva, tenho a felicidade de ver que fomos bem longe. Em parceria com a sociedade civil organizada, ajudamos a desenvolver um novo estilo de vida na Barra da Tijuca, que, hoje, é copiado no Rio de Janeiro e conhecido no mundo todo. Mas ainda há muito o que fazer. ACIJA: Qual é o combustível que o move e o inspira? DR. CARLOS FERNANDO DE CARVALHO: A determinação de ver a Barra da Tijuca cada vez mais desenvolvida e com qualidade de vida para seus moradores. ACIJA: Hoje, o senhor colhe os frutos que plantou há muito tempo. Na década de 70, quando todos investiam na zona sul, o jovem engenheiro olhou para a zona oeste da cidade e viu que o futuro estava aqui. Uma área com dez milhões de metros quadrados, que se expande, ganha ares de cidade, cresce e se valoriza. Um progresso de 30 anos em cinco, se for considerado todo o investimento feito em infraestrutura, transportes, serviços e moradias. A região é referência de crescimento planejado. Como o engenheiro Carlos previu tudo isso? O que apontava

para esse caminho, que apenas o senhor percebeu? DR. CARLOS FERNANDO DE CARVALHO: O plano de Lucio Costa era muito claro em relação ao futuro do Rio. Na época pareceu futurista. Hoje sabemos que o urbanista estava certo. A zona sul não tinha mais para onde crescer. E a Barra da Tijuca era uma região privilegiada, com amplos espaços, áreas verdes, praias e lagoas. Para mim, era muito fácil concluir que a Barra era o lugar para onde a cidade iria se expandir. ACIJA: O senhor foi criado no bairro de Jacarepaguá e estudou em escolas públicas. Conte para o leitor um pouco de sua história, de sua formação e do caminho percorrido até chegar aqui com tanta qualidade e empreendedorismo. DR. CARLOS FERNANDO DE CARVALHO: Fiz o básico na Escola Municipal Honduras e o secundário no Internato Pedro II. Depois, cursei engenharia na antiga Escola Politécnica do Largo de São Francisco, que hoje é a Faculdade de Engenharia da UFRJ. Minha vida profissional começou na Estrada de Ferro Central do Brasil. Eu trabalhava como desenhista industrial. Durante a faculdade, trabalhei numa fábrica de locomotivas, a IRFA (Indústrias Reunidas de Ferro e Aço). Ao concluir o Ensino Superior, fundei a Carvalho Hosken Engenharia e Construção, inicialmente para prestar serviços para a própria IRFA.

16

Com a posse de Juscelino Kubitschek na Presidência da República, o Brasil escolheu o caminho da rodovia, incentivando a indústria automobilística. As ferrovias ficaram paradas, então, passei a atuar como empreiteiro em todo o Brasil, inclusive no desafio de construir Brasília. No fim dos anos 1960, já de volta ao Rio, a Carvalho Hosken passou a atuar como imobiliária. Nessa época, o governador da Guanabara, Negrão de Lima, convocou o urbanista Lucio Costa para fazer um plano de desenvolvimento da Baixada de Jacarepaguá. Era a deixa para que a cidade caminhasse rumo ao oeste. Comecei a procurar oportunidades na Barra da Tijuca, pensando em desenvolver um novo modelo de cidade, mais planejado e sustentável, com ênfase na qualidade de vida. E é nisso que trabalho desde então, sempre contando com a parceria da sociedade civil organizada e colaborando com os governos no sentido de criar uma infraestrutura completa de serviços para a população. ACIJA: Os Jogos Rio 2016 tiveram como sede principal a Barra da Tijuca, região em que o senhor apostou, há tantos anos, desenvolvendo empreendimentos diferenciados, como RIO2, Península, Cidade Jardim, Centro Metropolitano (com o Hilton Barra e o Shopping Metropolitano) e Ilha Pura. Os Jogos foram um sucesso. Os mais pessimistas se


Empreendedorismo

renderam e a emoção tomou conta da cidade, do país e do mundo. A Carvalho Hosken acreditou no sonho, investiu, foi parceira do poder público e entregou a Vila dos Atletas mais moderna de todas as Olimpíadas já realizadas. Qual é o seu sentimento hoje?

a cultura e sobre como funciona o seu negócio, é preciso estar atento para aprender com os erros que

comete. E isso funciona melhor quando você está em atividade por mais tempo.

DR. CARLOS FERNANDO DE CARVALHO: Sem a nossa região, provavelmente a Olimpíada Rio 2016 não teria acontecido. O Rio já havia se candidatado em outras ocasiões, sem sucesso. Naturalmente, o fato de a cidade – e a nossa região, em particular - ter sediado as Olimpíadas trouxe um grande investimento em infraestrutura, mobilidade e serviços. Para mim, mais do que um prêmio, tudo que foi feito na Barra para os Jogos é um desafio. Temos que desenvolver esse patrimônio e consagrá-lo como a nova centralidade do Rio, a região para onde a cidade se expande com qualidade de vida. É preciso compreender a dimensão do trabalho que nos espera, de construir esse futuro a partir de agora. De qualquer forma, como carioca, vibrei muito com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. E como um dos participantes de todo esse processo, meu sentimento é de dever cumprido. ACIJA: Para fechar a nossa entrevista, qual mensagem o senhor deixa para o empresário que briga para se manter no mercado e busca crescimento? DR. CARLOS FERNANDO DE CARVALHO: Por mais que você esteja bem informado sobre

“Sem a nossa região, provavelmente a Olimpíada Rio 2016 não teria acontecido.”

17


10 motivos para

SE ASSOCIAR à ACIJA

01 CREDIBILIDADE E CONFIANÇA PARA

03 REPRESENTATIVIDADE JUNTO AOS ÓR-

SUA EMPRESA

GÃOS PÚBLICOS

Reunindo personalidades de diversos setores, a ACIJA permite maior visibilidade da sua empresa e a atualização contínua para o desenvolvimento do seu negócio.

A ACIJA defende os interesses dos empresários junto às entidades governamentais (municipal, estadual e federal), identificando as melhores oportunidades para Jacarepaguá.

02 O MELHOR LUGAR PARA FAZER NEGÓCIOS

04 CAPACITAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO

Há mais de 55 anos, a ACIJA cumpre a missão de ser fonte geradora de empreendedorismo de Jacarepaguá, incentivando ações que promovam o crescimento econômico, a criação de empregos e a cidadania da região.

EMPRESARIAL Reuniões, almoços, cafés da manhã, seminários, e debates com autoridades e especialistas são alguns exemplos de ações direcionadas ao empresário.

Novos

ASSOCIADOS

www.guardeperto.com.br Tel.: 4042-1542

Cel.: 99957-4667

www.bpoinnova.com Tel.: 3031-5700

www.dominiassessoria.com.br Tel.: 2290-5248

Tel.: 2532-6317

Tel.: 2443-8577

www.graficainteragir.com.br Tel.: 2445-2010

www.protaque.com.br Tel.: 3976-4228

www.guaravita.com.br Tel.: 2448-9400

www.isbet.org.br Tel.: 3514-5750

www.rodantech.com.br Tel.: 3030-5407

18


Amarelas da ACIJA

05 EVENTOS E ENCONTROS

08 LOCAÇÃO DE ESPAÇO

A ACIJA promove reuniões permanentes com autoridades comprometidas com a proteção e com o desenvolvimento do bairro: Prefeitura do Rio, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Cedae e Rioluz.

Sala de reunião com TV e quadro branco. Auditório com capacidade para até 40 pessoas, equipado com data show, wi-fi e ar-condicionado. Conforto e praticidade para o sucesso do seu negócio.

06 SERVIÇOS SEGMENTADOS

09 CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Por meio de comitês, liderados por empresários renomados, a ACIJA identifica demandas para mobilizar entidades em busca de soluções para o dia a dia das empresas.

Para estar cada vez mais próxima dos associados e permitir que todos possam trocar experiências e informações, a ACIJA conta com revista impressa (bimestral), portal, ACIJA Indica, newsletter semanal, e-mail marketing e mala direta.

07 COMITÊS EXECUTIVOS

10 DESCONTOS E BENEFÍCIOS

Trabalhando em sintonia, os comitês são subdivididos em: RH, Jurídico, Negócios e Empreendedorismo, Comunicação, Micros e Pequenas Empresas, Arquitetura e Urbanismo, Sustentabilidade, TI e Responsabilidade Social.

Além de todas estas vantagens, a ACIJA oferece um clube de descontos e benefícios extensivos às famílias e aos colaboradores. O associado pode divulgar ofertas de produtos e serviços aos parceiros com condições diferenciadas.

Não perca tempo!

(21) 2445-4474

Junte-se à associação que mais cresce no Rio de Janeiro.

www.acija.org.br

19


Revista ACIJA  

Edição 3

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you