Issuu on Google+

Casa

Foto: Todeschini Gravataí

Edição nº 26 - Novembro 2011

Um ambiente inspirado no

futebol

Páginas 08 e 09


Novembro de 2011

Galeria Fotos: Elpídio Fortes Jr./Grupo CG

Casa / 02

Nova loja O Armazém dos Móveis em Cachoeirinha reinaugura nos próximos dias sua loja. Num espaço mais amplo e moderno, tudo para atender seus clientes com maior comodidade e dinamismo. Maiores informações pelos fones: 3471.5507 ou 3041.5508.

Arquitetos Davi Jaskulsk e Cristiane Cosenza

Paisagismo O paisagista Francisco Steffens, da Jardins da Aldeia Gravataí, esteve participando do ciclo de atualização em paisagismo, ministrado por Regina Moreira Rodrigues, presidente do Centro de Jardinagem e Arte Floral do Paraná. O Centro edita a revista O Regador, que aborda os mais variados temas sobre plantas e jardins. O encontro ocorreu em Nova Petrópolis, nos dias 7 e 8 de outubro.

Casa Show A Casa Show é uma exposição de ambientes decorados por arquitetos, designers e decoradores, que utilizaram em seus projetos produtos das empresas expositoras da 5ª ExpoAcabamento, que aconteceu entre os dias 27 a 29 de outubro no Centro de Eventos da Fiergs Porto Alegre.

O Escritório do Investidor foi um dos ambiente em exposição. A criação do espaço ficou a cargo da dupla de arquitetos Cristiane Cosenza e Davi Jaskulski, ambos da Lacca Estúdio de Arquitetura. O mobiliário é exclusivo da Mackey Móveis para Escritório. Outros trabalhos podem ser conferidos no site www.laccaarquitetura.com.br.


Novembro de 2011

Galeria

Casa / 03

Portobello e Portobello Shop são Top of Mind da revista Casa & Mercado Com as perguntas “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em revestimentos cerâmicos?” e “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em loja de piso de revestimento em geral?”, a Portobello e a Portobello Shop foram indicadas para receber o prêmio Top of Mind da revista Casa & Mercado. O prêmio é resultado de uma pesquisa realizada pela DataFolha, com 303 arquitetos, decoradores, designers e paisagistas de todo o Brasil. Quando o assunto da pesquisa foi Loja de pisos e revestimentos em geral, a Portobello Shop foi mencionada por 28% dos entrevistados, sendo assim consagrada como a loja mais lembrada por profissionais das áreas de arquitetura, decoração e design. Mas o resultado da pesquisa foi ainda mais impressionante quando os entrevistados foram perguntados sobre a sua preferência em Revestimentos Cerâmicos. Nada menos do que 48% dos profissionais indicaram a Portobello como a sua primeira opção em revestimentos. Em Gravataí, a loja da Portobello Shop atua desde 2006. A frente da franquia esta o dinâmico e arrojado empresário Renato Zucatti. A Portobello Shop Gravataí fica na Avenida José Loureiro da Silva, 1838, no centro da cidade, fone: 3431.3030.

Imagem: Arquivo Portobello Shop Gravataí

Lançamento - Ambiente revestido com Imbuia Clara Portobello


Casa / 04

Novembro de 2011

Mercado Foto: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

Vidros

em alta

Espaço foi projeto pelo escritório de arquitetura König e Herzog de Cachoeirinha

O estande da M&J Vidros e Esquadrias chamou a atenção de visitantes e expositores na 5ª Expoacabamento. Projetado em linhas contemporâneas pelas arquitetas Thiele König e Mariana Herzog, o espaço reuniu as tendências em vidros e esquadrias. Uma das novidades apresentadas foram as portas em vidro com fechamento simultâneo, que são uma ótima opção para residências, escritórios, casas de praia ou de campo. Esse tipo de abertura é uma grande tendência da arquitetura moderna. O painel em vidro pintado, que é inspirado na obra do pintor Mondrian, criou um grande mosaico colorido e também despertou a atenção daqueles que passaram pelo espaço. Mas, as grandes vedetes do estande foram às persianas em PVC automáticas e as janelas automatizadas, ambas com fechamento por meio de controle remoto.


Casa / 05

Foto: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

Mercado

Novembro de 2011

Janelas automatizadas: conforto e versatilidade

De olho no futuro A participação da M&J na ExpoAcamento faz parte do plano de expansão da empresa. Para Mauro Fagundes, diretor comercial da empresa,

Portas em vidros com fechamento simultâneo são uma tendência na arquitetura moderna

o mais importante é a consolidação do nome junto as demais empresas do setor. Nesta edição do evento a empresa projeta um crescimento na comercialização e no fechamento de novas parcerias. Conforme a diretora Joyce Balbueno Fagundes, desde o primeiro dia foram realizados vários contatos com projeções futuras de bons negócios. “A mostra nos proporciona visibilidade e facilita na captação de novos parceiros”, diz Joyce.


Casa / 06

Novembro de 2011

Mercado

Foto: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

Rústicos Ortiz, de Viamão

Arquitetura de interiores A ExpoAcabamento chegou a sua 5ª edição, consolidada como a maior vitrine de tendências e negócios de produtos para acabamento da Região Sul. A mostra conta com um público visitante altamente qualificado, formado por arquitetos, designers, revendedores, boutiques de materiais de acabamento, construtores, decoradores e administradores de lojas. Neste ano foi acrescido por paisagistas, que tiveram sua participação através do espaço Salão do Paisagismo.

Adolar, de Gravataí

Simultaneamente ao evento aconteceu a Móvel Design, que apresentou as principais tendências em mobiliário. Diversos fabricantes de diferentes cidades do RS e de outros Estados tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos diretamente a seu público alvo. A Adolar Móveis Sob Medida, empresa com sede em Gravataí viu na feira uma oportunidade de captação de novos clientes. Em seu showroom a empresa apresentou uma cozinha e um home. Já, a fábrica de lareiras e móveis Rústicos Ortiz, de Viamão, expôs uma série de móveis e objetos da linha rústica, entre eles cadeira de balanço, mesa para churrasco, cristaleiras e bancos, tudo em madeira rústica. A ExpoAcabamento aconteceu de 27 a 29 de outubro na Fiergs Porto Alegre.


Sua Casa de Cara nova projeto Deborah Lima Decoradora Atua no setor de decoração de interiores dl_decor@hotmail.com Cidade: Gravataí Suíte do Casal

Carta do leitor

Olá Deborah, meu nome é Sandra, assim que li sobre a promoção lembrei imediatamente de um espaço sem utilização que tenho em minha casa.Como eu mesma executo os serviços domésticos, acho que este espaço poderia ser utilizado como lavanderia. O que achas? O espaço destinado para ela é bem pequeno, retangular e confesso que já tentei mas não consigo arrumá-lo. As medidas são 1m30 de largura e 2m90 de comprimento. Na foto, como podes ver, utilizo o local como deposito. Sandra Borges. PROMOÇÃO “SUA CASA DE CARA NOVA” - Para participar, mande uma foto do ambiente com a metragem. Coloque nome, endereço, fone de contato e envie para jrfortes@grupocg.com.br. A promoção é uma parceria do caderno Casa com a decoradora de interiores Deborah Lima, que é responsável pela criação dos projetos. Ao total serão 12 leitores contemplados na coluna, conforme a ordem de chegada, os quais receberão o projeto inteiramente gratuito, não incluindo os materiais, objetos e móveis propostos para a execução do mesmo. Portanto não perca mais tempo, envie logo a sua solicitação.

Novembro de 2011 Casa

/ 07

Lavanderia organizada

Olá Sandra! Ter um espaço ocioso em casa é realmente um desperdício. Mas, já achastes uma vocação para ele, a lavanderia. Priorizei o uso dos espaços aéreos a fim de não interferir na circulação. A máquina sugerida neste projeto cumpre duas funções lava e seca, otimizando o aproveitamento do ambiente. Acima dela um cabideiro giratório auxilia na hora de passar roupas, a mesa destinada à esta função torna-se um objeto decorativo revestida por tecido de Chitão. O móvel guarnecido por uma tulha, nichos para baldes e material de limpeza permite que mantenhas a lavanderia organizada. A localização das aberturas propicia boa ventilação cruzada, requisito valioso para a secagem das roupas estendidas no varal afixado no forro. Os ladrilhos hidráulicos trazem charme ao ambiente assim como, os vidros coloridos na janela. Já é sabido que indivíduos que trabalham em um ambiente agradável e bonito produzem mais e são mais felizes. Então porque não transferir este conceito para a lavanderia da residência? Espero ter atingido o objetivo de torná-la mais feliz durante suas atividades. Até a próxima edição!

Imagens: Arquivo pessoal Deborah Lima


Casa / 08

Novembro de 2011

projeto Carine Gonçalves de Oliveira Consultora de Projetos Todeschini espacomoveisgv@terra.com.br Cidade: Gravataí Residência Condomínio Alphaville Gravataí

Ambientes

unificados e integrados vFotos: Todeschini Gravataí

A TV fixada no painel tornou a lareira parte do home. Para integrar o espaço um móvel baixo na lateral para dar apoio aos aparelhos eletrônicos.

Decorar ambientes unificados requer dar asas à imaginação. Foi exatamente isso que a consultora de projetos da Todeschini, Carine Gonçalves de Oliveira fez nesta residência, localizada no Condomínio Alphaville Gravataí. “Na parte social, onde temos integração dos ambientes estar, jantar e cozinha, prevaleceu o estilo moderno, acompanhando as características arquitetônicas da residência”, explica Carine. Um dos destaques do projeto fica por conta do pé direito duplo no estar, que foi revestido com painéis de acabamento em Concreto. Para tornar os ambientes aconchegantes a consultora optou pela utilização dos mesmos padrões

A bancada serve de apoio e divide os ambientes.

de acabamento. No espaço do jantar foi utilizado mesa com tampo de vidro, base central com painéis em Concreto e cadeiras com revestimento floral preto. Completando o espaço, um móvel em acabamento Nero, com portas de sistema fecho toque, que dispensa a utilização de puxadores, no padrão Alto Brilho Ônix, para dar apoio à louça do jantar. Já na cozinha, a churrasqueira e bancada seguem o mesmo padrão do estar, com detalhes em Nero. “Neste ambiente projetei uma torre para os eletros embutidos. Todos os móveis foram distribuídos de uma forma que permitisse a otimização dos espaços, tornando a cozinha prática e funcional”, explica Carine.


Novembro de 2011

Casa / 09

Fotos: Todeschini Gravataí

A paixão nacional Para compor este ambiente da residência, Carine buscou inspiração na maior paixão do brasileiro, o futebol. Tapete, luminária e painel lembram a todo o momento o esporte. Na cama, para dar ênfase ao motivo, um nicho iluminado em vidro, onde ficam expostos vários tipos de bolas. Na cabeceira uma grande moldura em painéis com aplicação da imagem de um gramado com uma bola em primeiro plano. O armário foi projetado com duas portas brancas e uma com espelho para dar amplitude ao ambiente. Outro painel em acabamento Latte abriga a TV. Ao lado bancada de apoio e nichos para DVDs e brinquedos.

“Para garantir a leveza do dormitório, logo na entrada junto à lateral do armário, idealizei um nicho com prateleiras em vidro para alguns brinquedos decorativos.” Carine Gonçalves de Oliveira


Casa / 10

Casa por...

Novembro de 2011

projeto

Neste projeto de dormitório com 11m², o menino de 8 anos solicitou que houvesse lugares para expor sua coleção de miniaturas de carros. Mas, o grande desafio da designer de Interiores Rita Corrassa foi de constituir um ambiente que no momento atual demonstre a infância e no futuro expresse a jovialidade do garoto. “Na adolescência os ambientes infantis certamente passam por uma metamorfose, pois os interesses passam a serem outros”, explica Rita. Pensando na exigência do usuário, Corrassa projetou nichos na lateral e acima do painel da TV. Tanto os nichos quanto os móveis possuem as arrestas arredondadas, os tornado seguros e com designer diferenciado. As cores escolhidas foram o verde e o azul-marinho, que juntos proporcionam alegria, jovialidade e masculinidade para o quarto, atendendo a preocupação dos pais, que imaginam manter a decoração por mais anos. Completando o ambiente a designer idealizou um armário com duas portas de correr, sendo uma delas em espelho, proporcionando amplitude ao local e outra em laca branca com negativos. “Sua caixaria foi realizada em amadeirado claro, compondo com outros detalhes do móvel da TV. Criado-mudo e painel são utilizados como cabeceira da cama box”, explica Rita.

A espaçosa bancada serve para estudos e apoio de fitas de jogos, CDs e DVDs

Dormitório do menino

Imagens: Arquivo pessoal Rita Corrassa

Rita Corrassa Remião Designer de Interiores Blog: designerdeinteriores.net ritinha.remiao@gmail.com Cidade: Cachoeirinha

Dois quadros de carros clássicos foram colocados sobre a cama para manter a mesma temática no quarto

Luminárias spots deixam o ambiente agradável e acolhedor

A cama, encostada na parede, foi arrumada de forma que lembrasse um sofá, deixando o ambiente mais infantil e confortável


Casa por... Claudia Oliveira Trabalha na área de arquiteta de interiores e exteriores Fone: 3043-6464 oliveira.claudia@terra.com.br Cidade: Gravataí

Volumes simples e com traços contemporâneos, aproveitando a horizontalidade do terreno. Esta é a proposta da arquiteta Claudia Oliveira para casa em um condomínio fechado na cidade de Gravataí. O branco da fachada é quebrado apenas pelos vidros e detalhes em madeira e pedras. Os proprietários desejavam uma moradia moderna e funcional, com espaços amplos para receber. São 350 metros quadrados de área, distribuídos principalmente na área social, que contempla estar com pé direito duplo unido ao home theather e ao bar com churrasqueira, esta oferecendo ao conjunto conforto e funcionalidade, além de uma forte impressão estética. A churrasqueira possui abertura dupla, atendendo no inverno a área interna e no verão a área externa. Amplas varandas e portas envidraçadas fazem a integração com o exterior. Internamente materiais práticos de fácil manutenção, todo o térreo em porcelanato e a parte íntima tabuão.

Amplas portas envidraçadas são o elo de comunicação com a parte externa

Casa / 11

Estilo

e qualidade de vida Imagens: Arquivo pessoal Claudia Oliveira

projeto

Novembro de 2011

O terreno plano proporcionou a criação de uma casa ampla e moderna

No detalhe da lateral da residência, o destaque do pé direito alto


Casa / 12

Novembro de 2011

Dica do chef Desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weihentephaner Benjamim Schultz em homenagem a Ferdinand Schumacher (fundador da Cervejaria Schumacher de Düsseldorf e descobridor do modelo estilo Altbier). A Schumacher Alt é uma creveja originaria de Düsseldorf, produzida em alta fermentação, apresenta cor marron clara, espuma fina e consistente em corpo médio. Maltada com delicado aroma de trigo, sabores frutados leves, tem um amargo equilibrado e com final seco. Ideal para a primavera. Mateus Grapeggia

CasaGastronomia O Casa Gastronomia apresenta no mês de outubro o 3ª Edição do Guia da Cerveja. O guia é uma série de reportagens para você conhecer e experimentar novos sabores e a variedade de tipos e rótulos dessa bebida milenar.

Cerveja

Abadessa A experiência de trabalhar em alguma das mais reconhecidas cervejarias alemãs, como a Spaten Brauerei de Munique, criadora da Franziskaner Weizenbier, reforçou em Schumacher o desejo de fabricar cervejas no Brasil com o mesmo nível das melhores do mundo. Em 2005, Herbert Schumacher juntamente com os irmãos Rosenbach e um grupo de investidores da Baviera, liderados por Gunther Warter, se associam para criar a Cervejaria RSW Abadessa. O nome é uma homenagem a Abadessa

Hildegard Von Bingen, que em 1067, foi a primeira mulher na Alemanha a utilizar o lúpulo para produzir cervejas. Em meados de 2006, a Cervejaria Abadessa envasou sua primeira produção de 750 litros da Abadessa Export. Atualmente, o portifólio contém marcas consagradas, produzidas durante todo o ano, como Abadessa Helles, Slava Pilsen e Abadessa Helles, Slava Pilsen e Abadessa Export, há também as fabricadas sazonalmente como a Abadessa Hildegard Von Bingen Weizenbier (outono), Emigrator Doppelbock (inverno), e Abadessa Schumacher Alt (primavera), além de outros estilos de sabores que são desenvolvidos pela Cervejaria RSW Abadessa sob encomenda para ocasiões especiais. Nesta edição destacamos as marcas Slava, Helles e Export.

Slava: cerveja de cor dourada clara, não filtrada, de espuma fina, compacta e persistente. No aroma, rica em notas florais e frutadas, de intenso frescor e elegancia. Ao degustar, temos uma cerveja leve, gostosa e com um toque refrescante da lupulatura. Cerveja tipo lager, pilsen, com uma graduação açcoolica de 4,1% Helles: cerveja de cor dourada, não filtrada, aveludada e intensa. De espuma abundante e aderente nas paredes do copo. No aroma, presença discreta de lúpulo floral e predominancia de notas de malte. No paladar, é surpreendentemente harmônica com leve frescor. Cerveja de alta drinkability, onde o malte emerge de modo progressivo, mantendo um final equilibrado e breve. Cerveja lager, tipo helles, graduação 4,6%. Export: Cerveja de cor cobre avermelhada e opaca, não filtrada, bom espuma de boa concepção. Aroma bem equilibrado, com notas de caramelo e suave nuance de mel. Apresenta um paladar de boa estrutura e elegante complexidade. Impressiona pela harmonização entre os 3 maltes utilizados. De final seco e curto. Cerveja lager, tipo export de graduação alcoólica 5,0%.


Decoração

Novembro de 2011

Casa / 13

Boas ideias para sua Peças produzidas em vidro, cerâmica, lata e madeira ajudam a decorar sua cozinha de uma maneira prática e elegante. Confira algumas dicas. Uma bela fruteira em vidro pode ser utilizada tanto na mesa da cozinha como no móvel de apoio. Aproveitando a estação das flores, utilize objetos que transmitam o clima da estação, como porta temperos e vasos com motivos florais. Outra dica é a utilização desses produtos mesclados com madeira. O velho porta mantimentos em vidro voltou com tudo. Os conjuntos trazem tamanhos diferentes e tampas com designer arrojado, que dão um toque especial a cada pote. As estampas também estão em alta e ilustram as latas e xícaras de café. As opções são muitas, mas vale lembrar que uma cozinha prática, requer recipientes e objetos de fácil utilização.

Fotos: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

cozinha


Casa Serviços

Novembro de 2011

Soluções em revestimentos Colunas e pilares são moldadas em isopor e revestidos com massa cimentícia

Fotos: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

Com o mercado da construção aquecido é cada vez maior o número de lançamentos em pisos e revestimentos. As empresas investem em tecnologia e designer, na busca constante de satisfazer cada vez mais as necessidades de seus clientes. Durante a 5ª ExpoAcabamento alguns pisos e revestimentos se descaram. A empresa Sawaya Revestimentos de Novo Hamburgo, aposta na versatilidade, praticidade e na estética ecológica de suas peças. Já A Flexite, sediada em São Paulo, é uma empresa direcionada única e exclusivamente para o fornecimento de molduras em EPS (isopor) para aplicações em fachadas externas e também sancas em EPS para aplicação em ambientes internos. As peças são confeccionadas em EPS e recobertas com massa cimentícea e acabamento em textura projetada.

Pisos de concreto imitam a madeira


Novembro de 2011

Paisagismo Dicas Francisco Steffens Paisagista Atua em projetos de paisagismo residencial e comercial www.jardinsdaaldeia.com.br francisco@jardinsdaaldeia.com.br Cidade: Gravataí

Uma grama bonita faz toda a diferença no ambiente, quando bem cuidada valoriza muito o seu jardim. Mas como escolher a grama certa? Talvez você não saiba, mas existem vários tipos de gramas para jardim, por isso, a dica desta edição do paisagista Francisco Steffens é sobre elas. Para Francisco primeiramente é preciso verificar o local que vai ser plantada a grama, o grau de luminosidade, umidade e tipo de solo, depois realizar uma limpeza removendo ervas daninhas e pedras. Também é necessário afofar, fertilizar e irrigar a terra para garantir uma boa adubação do solo. “Observar esses pontos são fundamentais para obter uma grama bonita”, finaliza Francisco. Confira os tipos mais comuns de grama e sua aplicação:

Casa / 15

Acerte na

grama Grama Santo Agostinho Ou grama inglesa, como é também conhecida, tem folhas de largura e comprimento médio, lisa e sem pelos. De cor verde escura, ela tem pouca resistência a pisoteio e prefere áreas a sol pleno e clima quente. Sua alta tolerância à salinidade a torna perfeita para o cultivo no litoral. É indicada especialmente para casas de praia.

Grama Batatais Forquilha e Mato Grosso são os outros nomes populares dessa espécie, bastante comum e rústica. Suas folhas verde-claras são duras, pilosas e muito resistentes ao pisoteio, pragas e doenças. Indica para parques, campos de futebol e espaços públicos.

Grama São Carlos Também conhecida como grama Curitibana, tapete ou grama Folha Larga, é uma planta rasteira, de origem brasileira e que alcança entre 10 a 20 centímetros de altura. Suas folhas são lisas, perenes e lineares. Com formação muito densa, alta resistência ao pisoteio e um belo tom de verde vivo, ela é uma das mais utilizadas em jardins. A espécie se adapta aos locais de meia sombra ou sol a pleno e tolera muito bem os locais úmidos e frios. É indicada para jardins, residências e casas de campo.

Grama Esmerald Suas folhas macias de cor verde-esmeralda formam um verdadeiro tapete de grama. Seu cultivo deve ser a pleno sol e em solo fértil. A irrigação deve ser periódica. Sua resistência a pisadas é menor que a da grama batatais, porém sua manutenção é mais simples, já que seu crescimento é mais lento e exige menos podas. É indicada para jardins residenciais.

Grama Preta Apesar do nome, a espécie não é da família das gramíneas. Suas folhas são escuras e finas, tem formação sem caule, o que a torna uma excelente forração, especialmente em áreas sombreadas. Além da variedade de folhas alta, existe a variedade anã, de folhas bem curtas, e a variedade com folhas verde-amarelas. Seu cultivo deve ser sob sombra, em solo fértil e bem drenado, se possível enriquecido com matéria orgânica. Não suporta pisoteio, dispensa podas o que a torna muito prática. Indicada para jardins orientais.

Grama Japonesa Também conhecida como grama Coreana, tem folhas muito macias, finas e compactas, que se desenvolvem muito bem a pleno sol, mas são pouco resistentes ao pisoteio. Seu crescimento lento elimina a necessidade de podas constantes. Seu maior inconveniente aparece exatamente após a poda: é que como a ramagem inferior, desprovida de folhas, fica muito exposta, ela ganha a aparência de seca. É indicada para jardins orientais.

Grama Bermudas De cor verde intenso, com folhas estreitas e de crescimento rápido, é uma das espécies mais resistentes. Apesar de ser extremamente macia, ela tem uma rápida capacidade de regeneração quando submetidas a maus tratos, como falta de irrigação e é uma das mais tolerantes ao pisoteio. É indicada para playgrounds e campos de pólo, tênis, futebol e golfe.


Foto: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

5

Casa

Novembro de 2011

Casa / 16

perguntas para Inês Weschenfelder Schmidt Natural de Humaitá, formada em designer de interiores, casada com o representante comercial Luiz Carlos Schmidt e mãe de Matheus e Thiago, Inês se considera uma pessoa perfeccionista. Tem Deus como principal fonte de inspiração e gosta das obras do escritor Içami Tiba. Com espírito empreendedor viu no setor de iluminação uma oportunidade de crescimento. Assim, em 2003 inaugurou a loja Luzes da Aldeia, especializada em luminárias e projetos de iluminação. 1) No seu dia-a-dia de trabalho o que é indispensável? Planejamento e organização. 2) Como surgiu a ideia de fundar a Luzes da Aldeia? Quando fiz minha casa, não encontrei os produtos em Gravataí. 3) Qual o maior desafio para empreender o negócio? Atualizar e acompanhar diariamente as necessidades de nossos clientes. 4) Como você defini a cidade de Gravataí? Acho que é uma cidade maravilhosa, acolhedora, com grandes perspectivas, só é preciso melhorar na beleza física, visto o seu grande crescimento. 5) A Lar aGosto, com apenas duas edições já é um evento consolidado. O que você atribui como fator principal neste processo de consolidação? E por quê? Ao planejamento, a dedicação e união do grupo.

]

“Quando mais de um sonha a mesma coisa, é porque ele pode se tornar realidade. É só querer”


Casa - Novembro 2011