Page 1

NEWS BOLETIM INFORMATIVO

ANO XII Nº 94 | 2012 | MAI/JUN

ASTRAL RECEBE SEU 11º SELO DE EXCELÊNCIA EM FRANCHISING

u A Astral acaba de inaugurar mais

u O novo site da Astral já está

uma unidade franqueada. A nova franquia está sediada na cidade de Arapiraca, segunda mais populosa do estado de Alagoas (perdendo apenas para a capital Maceió, onde a Astral já possui franquia atuante).

no ar. Além da renovação do visual, o novo site conta com alguns recursos de grande utilidade que foram implementados para dar mais vida e interatividade ao veículo.

u A Astral Saúde Ambiental está prestando uma grande contribuição para a saúde pública do nosso país através de um projeto inovador que visa preparar os setores mais importantes da economia a enfrentar os riscos das pragas e vetores urbanos.


NEWS

EDITORIAL A Astral acaba de receber o seu 11º Selo de Excelência em Franchising. A premiação é concedida anualmente pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) como reconhecimento às empresas que mais refletem a excelência dos padrões do sistema de franquias brasileiro. O recebimento do 11º selo de excelência no coloca mais um passo à frente da maioria das empresas que atuam dentro do sistema de franquias brasileiro, já que menos de 1% dessas empresas possuem mais de dez chancelas. Conheça os detalhes da premiação na matéria de capa do Astral News.

Astral inaugura mais uma franquia Unidade sediada em Arapiraca (AL)

O novo site da Astral já está no ar, com um visual completamente renovado e trazendo diversas novidades, como as seções de vídeos e publicações Astral, além da interação com as redes sociais Twitter e Facebook. Saiba mais sobre o nosso novo site em uma matéria especial desta edição. Conheça o Projeto Astral 2012. O novo projeto da Astral visa preparar os setores mais importantes da nossa economia a enfrentar os ricos e problemas oferecidos pelas pragas e vetores urbanos diante do novo cenário econômico que estamos vivendo, com foco especial para os grandes eventos internacionais que irão ocorrer em nosso país, como a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016. Saiba mais sobre o projeto nesta edição do Astral News. Outros temas abordados nesta edição são: nova franquia da Astral em Arapiraca (AL), Seminário Astral 2012, nosso novo Departamento de Marketing, nova sede da Astral Soluções em Higiene e a nossa participação na maior feira de franquias da América Latina, a ABF Expo, além de uma matéria técnica exclusiva sobre o uso responsável de produtos químicos no controle de pragas.

Os editores

2 uu Mai/Jun

uuSegunda maior cidade do estado de Alagoas (a primeira é a capital Maceió) conta com aproximadamente 216.108 habitantes. Ficou conhecida, nos anos 70, como a “Capital do Fumo” por ser o maior produtor de tabaco do país.

A Astral acaba de inaugurar mais uma unidade franqueada. A nova franquia está sediada na cidade de Arapiraca, segunda mais populosa do estado de Alagoas (perdendo apenas para a capital Maceió, onde a Astral já possui franquia atuante). Assim como a consagrada unidade de Maceió, a inauguração de uma franquia em Arapiraca é mais um passo estratégico da Astral em sua meta de abrangência geográfica dos principais polos econômicos e populacionais do país. A localização da cidade de Arapiraca interliga diversas regiões geoeconômicas do estado e se caracteriza como um polo de abastecimento agropecuário, comercial, industrial e de serviços, tendo sido, a cidade foi registrada pelo IBGE, em 2006, como a terceira maior evolução de PIB do Nordeste.


Astral estrutura novo Departamento de Marketing Executivos de ponta são contratados pela franqueadora Com o objetivo de gerar maior competitividade, conquistar mercados, divulgar a marca, os serviços, produtos e gerar maior fidelidade e melhor relacionamento com o mercado, a Astral acaba de contratar dois executivos de ponta para estruturar o seu novo departamento de marketing.

maiores empresas do país e multinacionais, atuando como estrategista na área de comunicação e marketing. Rodrigo é bacharel em Marketing Estratégico, com grande experiência em Pesquisa, Sistema de Inteligência de Marketing, mapeamento de mercado, mapeamento de concorrências e Mídia.

Os novos executivos são o Diretor de Marketing/Consultor Claudio Colker e o gerente de Marketing/Consultor Rodrigo Schiess. Claudio é pós-graduado em Comunicação e possui mais de 20 anos de experiência atendendo algumas das

Os novos contratados assumem a gestão do Departamento de Marketing da Astral para fortalecer ainda mais a sua sólida posição de líder do mercado de controle de pragas nacional.

Novo site da Astral chega com novidades Maior interatividade com o usuário O novo site da Astral já está no ar. Além da renovação do visual de acordo com as tendências mais modernas do mercado, o novo site conta com alguns recursos de grande utilidade que foram implementados para dar mais vida e interatividade ao veículo. Conheça abaixo alguns desses principais recursos.

Publicações Astral Versões digitais dos veículos impressos disponíveis no site A nova seção de publicações permite ao usuário acessar gratuitamente, em versões digitais, nossos veículos originalmente impressos. Com esse recurso, o Astral News e a Astral em Revista passam a ser disponibilizados para acesso online e download pelo site. O acesso online é feito através de uma moderna tecnologia interativa que simula a leitura convencional na tela do usuário.

Vídeos Assista nossos vídeos online Todos os vídeos da Astral ficam disponíveis para acesso

imediato pelo novo site. Acesse a nova seção de vídeos e confira as principais novidades audiovisuais da Astral Saúde Ambiental!

Interação com Redes Sociais Twitter e Facebook O novo site também oferece interação com as redes sociais Twitter e Facebook, onde são divulgadas informações institucionais e técnicas relativas ao Grupo Astral e ao setor de controle de pragas.

Maior relevância perante os sistemas de busca Melhor posicionamento no Google Além de modernizar o visual do site, todas essas novidades visam facilitar a sua navegação pelo usuário e aumentar paulatinamente a nossa relevância perante aos sistemas de busca da internet, como Google. Estamos investindo nos melhores recursos da comunicação digital para continuar garantindo nossa posição de maior e mais completa empresa do setor de controle de pragas do país. Mai/Jun tt 3


NEWS

Projeto Astral 2012 A contribuição da Astral para a saúde pública do país

“Empresas, hospitais, hotéis e restaurantes são fiscalizados constantemente pela Vigilância Sanitária e outras Secretarias, podendo sofrer pesadas multas e muitas vezes até mesmo a paralisação das atividades, caso sejam encontrados pragas e roedores no ambiente”. A Astral Saúde Ambiental, empresa líder da América Latina em controle de pragas e vetores urbanos, está prestando uma grande contribuição para a saúde pública do nosso país através de um projeto inovador que visa preparar os setores mais importantes da economia a enfrentar os riscos das pragas e vetores urbanos. Baseadas em quase 30 anos de conhecimento e experiência da Astral, apresentaremos uma série de palestras, cursos e treinamentos nos eventos mais importantes de setores como segurança e saúde ocupacional, hospitalar, alimentício, industrial, residencial, comercial e hoteleiro. O projeto também engloba a continuidade do projeto de lei apresentado pela Astral ao senado visando estabelecer um novo modelo sanitário calcado na proteção ao meio ambiente e à vida humana, e das atividades da ONG Alto Astral através do Ecomóvel, uma carreta-escolalaboratório que circula por todo o país trazendo informações sobre o mundo das pragas e já recebeu vários prêmios de responsabilidade social.

Conscientização sobre o problema das pragas Riscos para todos os setores em crescimento Sabe-se que as pragas e vetores urbanos interferem negativamente no turismo, exportação, são responsáveis por contaminações hospitalares e alimentares, depreciação de patrimônios históricos, entre 4 uu Mai/Jun

outros importantes prejuízos econômicos. Cerca de um terço do SUS é gasto com problemas gastrointestinais, alérgicos, dermatológicos, infecções, endemias e epidemias, muitos deles causados pela presença de pragas e vetores urbanos, sobrecarregando hospitais e o custo Brasil. Estima-se que a agricultura perde cerca de 30% da sua produção por conta da ação de pragas. Outro grande problema a ser discutido é a biopirataria; estima-se que o Brasil já perdeu mais de 3 trilhões de dólares em patentes e princípios ativos extraídos da nossa biodiversidade e patenteados por outros países. Outro fator importante é que empresas, hospitais, hotéis e restaurantes são fiscalizados constantemente pela Vigilância Sanitária e outras Secretarias, podendo sofrer pesadas multas e muitas vezes até mesmo a paralisação das atividades, caso sejam encontrados pragas e roedores no ambiente. Com a conscientização geral da população de que presença de pragas e vetores em ambientes, alimentos e produtos em geral conota falta de qualidade, risco de saúde e falta de higiene, trazendo graves consequências, não é mais possível desprezar o importante tema, pois uma marca que levou anos para conquistar o seu mercado pode, de uma hora para outra, ficar exposta e totalmente depreciada perante a mídia, fiscalização e opinião pública, trazendo danos financeiros e institucionais irreparáveis.


O Projeto Foco nos principais eventos nacionais Tendo em vista esse cenário, em 2012 e 2013 realizaremos uma série de ações sem fins lucrativos visando à preparação dos diversos setores que movimentam a nossa economia (tais como Segurança e Saúde Ocupacional, Hospitalar, alimentício (indústria e manipulação), industrial, residencial, comercial, hoteleiro, entre outros) a enfrentar os riscos e problemas representados pela presença de pragas e vetores urbanos em suas instalações e/ou ambientes. Esses problemas influenciam direta e indiretamente todos os setores da economia, gerando um custo para o Brasil que se traduz na imagem de um país subdesenvolvido, na fobia dos turistas e da própria população em relação às doenças como a dengue, por exemplo, e no próprio risco que nós, brasileiros, corremos quando aceitamos conviver com essas indesejáveis pragas. O projeto 2012 da Astral consiste em contribuir com o nosso país nesse momento único que estamos vivendo, de conquistar a posição de 6ª economia mundial com perspectivas muito positivas para próxima década em virtude dos bons resultados da economia, da Copa do Mundo e Olimpíadas que serão realizadas em nosso país, além de diversos outros eventos que estão colocando o Brasil em posição de destaque no cenário mundial.

Para conquistar a posição de primeiro mundo, o Brasil depende de se emancipar e se estruturar em alguns setores que ainda depreciam o país no cenário internacional. Alguns dos mais importantes desses setores são ligados às áreas de saúde pública e saneamento básico. A Astral visa prestar sua contribuição nesse momento oferecendo um maravilhoso projeto que assume a responsabilidade de contribuir em todo esse movimento evolutivo, participando de grandes eventos, palestras, feiras, congressos, seminários dos mais variados setores da economia (indústrias, hotéis, alimentação, agronegócios, petróleo, comércio, hospitais, 3º setor, condomínios, serviços, universidades, comunidades e etc.) e apresentando, através de palestras esclarecedoras e informativas, as melhores práticas e o padrão de qualidade Astral, refletindo o que há de mais moderno e inovador para se obter os melhores resultados, entre outras ações que fazem parte do nosso projeto, como o novo projeto lei para o nosso setor, o ecomóvel (uma carreta-escola que objetiva levar informações para a população, sobretudo às crianças e adolescentes, sobre os riscos da convivência da praga com o homem) e outras importantes ações. O Projeto pode ser conhecido em maiores detalhes na matéria de capa da Astral em Revista 2012. Para solicitar seu exemplar, entre em contato conosco. Mai/Jun tt 5


NEWS

Astral recebe seu 11º Selo de Excelência em Franchising Premiação é concedida pela ABF (Associação Brasileira de Franchising)

O Selo é a principal avaliação de desempenho e qualidade disputada pelas 1800 marcas de franquia que estão atuando no mercado brasileiro. Apenas 5% dessas marcas possuem tal conquista certificada, e menos de 1% das marcas franqueadoras possuem o certificado por onze vezes na sua trajetória.

6 uu Mai/Jun

A Astral acaba de receber pela décima primeira vez o Selo de Excelência em Franchising. A premiação é feita anualmente pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), tendo como objetivo promover e incentivar o sistema de franchising nacional através do reconhecimento das empresas que atuam com maior grau de excelência como franqueadoras. O Selo de Excelência em Franchising é a principal avaliação de desempenho e qualidade disputada pelas 1800 marcas de franquia que estão atuando no mercado brasileiro. Apenas 5% dessas marcas possuem tal conquista certificada, e menos de 1% das marcas franqueadoras possuem o certificado por onze vezes na sua trajetória. Dentro desse seleto grupo, a Astral se caracteriza como um case no sistema de franquias, principalmente por se tratar de uma franqueadora de serviços técnicos diferenciados para cada área geográfica e/ou ambiente em que atua. A Astral comemora o recebimento de mais uma chancela no ano de 2012, refletindo a excelência dos seus padrões técnicos e operacionais dentro do sistema de franquias brasileiro. Outro reflexo desse alto nível de excelência é o crescimento da empresa de 2010 para 2011, que foi de 10,63%.


Responsabilidade na aplicação de produtos Menos química, mais inteligência

A Astral Saúde Ambiental prioriza a utilização de uma quantidade mínima de produtos químicos para o controle de pragas em geral. Dessa forma contribuímos tanto com o meio ambiente quanto para a saúde humana, pois tais produtos, quando utilizados de forma incorreta ou excessiva, além de contaminar o solo e posteriormente a água, podem também causar intoxicação. Por isso, a Astral utiliza em ambiente domissanitário somente produtos testados e aprovados pelo seu Departamento Técnico, todos com registro no Ministério da Saúde. Além disso, a Astral adota o M.I.P (Manejo Integrado de Pragas), que é um conjunto de medidas preventivas e corretivas visando transformar todos os ambientes em locais inóspitos a todos os animais nocivos ao homem antes de quaisquer intervenções químicas no ambiente. Este tipo de tratamento é o que há de mais novo com relação ao controle de pragas no mundo. Acompanhando a evolução das pragas ao longo dos anos, nós, profissionais, observamos que medidas químicas eram bastante eficazes, mas não resolviam o problema em longo prazo, pois as pragas frequentemente retornavam à medida que tais químicos se degradavam no ambiente. Procuramos sempre a manter a parceria com empresas fabricantes de defensivos que fazem isto com extrema responsabilidade e preocupação, desde a produção até a utilização do produto no meio em que vivemos. Esses fabricantes se preocupam em orientar as empresas sobre a utilização correta dos produtos, mas a aplicação, seguindo ou não tais recomendações, é inteiramente de responsabilidade da empresa controladora de pragas que utiliza os produtos. A Astral, com sua bagagem técnica de

“Procuramos sempre a manter a parceria com empresas fabricantes de defensivos que fazem isto com extrema responsabilidade e preocupação, desde a produção até a utilização do produto no meio em que vivemos”. quase três décadas de pesquisa e experiência prática, não apenas segue todas as recomendações dos fabricantes como também desenvolve novas metodologias de controle de pragas, visando sempre a maior eficiência e proteção da vida humana, animais domésticos e ecossistemas. Além disso, a Astral está presente em todos os eventos de controle de pragas, tais como congressos, feiras, treinamentos, com o objetivo de sempre estar um passo a frente da concorrência no que há de mais novo no mercado, tanto com produtos mais modernos como técnicas cada vez mais seguras e eficientes, visando sempre o bem estar dos seus clientes e o bem estar do meio em que vivem. Mai/Jun tt 7


NEWS

Astral na ABF Expo 2012

Seminário Astral 2012

A Astral estará presente na edição 2012 da ABF Franchising Expo, a maior feira internacional de franquias da América Latina e segunda maior do mundo.

Esse ano, o tradicional seminário Astral ocorre de 5 a 8 de setembro. Nesse período, a franqueadora e franqueados de toda a rede se reunirão para tratar dos principais temas relativos à Rede Astral e ao atual mercado do controle de pragas no Brasil, debatendo desde técnicas, metodologias e documentações até as principais inovações do mercado nacional e internacional. Além disso, a Astral irá premiar a unidade de maior performance da rede com um carro 0km. A franquia que obtiver a segunda melhor colocação será premiada com uma moto. Essas premiações visam estimular as nossas franquias a se manterem sempre no padrão de excelência que é a marca registrada da Astral Saúde Ambiental no setor de controle de pragas e vetores urbanos. Confira nossos próximos informativos para saber o local do evento.

Maior feira internacional de franquias da América Latina

O evento tem como objetivos divulgar o sistema de franchising como um todo e sua importância para o cenário e desenvolvimento econômico do país, além de oferecer ao público oportunidades de investimentos em praticamente todos os segmentos da economia nacional (de alimentação a locação de veículos) e traçar um panorama do franchising através da ótica dos principais consultores do setor. A feira ocorre de 13 a 16 de junho, das 13h às 21h (sábado, das 12h às 18h) no Expo Center Norte, em São Paulo.

Evento irá premiar as franquias de maior performance

Astral Soluções em Higiene em nova sede Reflexo do sucesso consolidado

Após a consolidação do sucesso da Astral Soluções em Higiene no mercado profissional de limpeza e conservação, a empresa está em fase de mudança para sua nova sede no Rio de Janeiro. A nova sede fica localizada no bairro do Camorim, a poucos minutos da Barra da Tijuca e próximo à sede

Conselho Editorial: Diretor-presidente Beto Filho (Jornalista/Marketing) JP29043RJ betofilho@grupoastral.com.br Departamento Administrativo/Financeiro Eduardo Passos (Economista, Bacharel em Direito) admfin@grupoastral.com.br Diretor Técnico de Franquia Rogério Catharino Fernandez (Engenheiro Agrônomo) rogeriofernandez@grupoastral.com.br Diretor Comercial Sandro Fontes (Administrador de Empresas) sandrofontes@grupoastral.com.br

8 uu Mai/Jun

principal do Grupo Astral. A nova sede da Astral Soluções em Higiene é mais um reflexo do sólido amadurecimento profissional da empresa em seu curto período de atuação no mercado. Com seu ritmo acelerado de crescimento, as perspectivas para o futuro são cada vez melhores.

Departamento de Comunicação: Analista de Comunicação Rafael Castro (Jornalista) JP33084RJ rafaelcastro@grupoastral.com.br Estagiário Bruno Rodrigues - brunorodrigues@grupoastral.com.br Planejamento gráfico e diagramação Agência Multi - daniel@agenciamulti.com.br Atendimento ao leitor: Telefone: 21 2442 3443 comunicacao@grupoastral.com.br

Correspondência: Estrada dos Bandeirantes, 8598 Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ CEP: 22783-110 astral@grupoastral.com.br Distribuição interna e gratuita. Conceitos e opiniões em artigos assinados são de inteira responsabilidade do autor. Os textos podem ser reproduzidos, desde que citadas as fontes. Conheça mais a Astral no site: www.grupoastral.com.br


Astral News nº 94  

Informativo originalmente impresso focado em informações técnicas sobre entomologia, pragas urbanas e divulgação das principais notícias sob...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you