Issuu on Google+

NEWS BOLETIM INFORMATIVO

ANO XI Nº 92 | 2011 | SETEMBRO/OUTUBRO

COMBATENDO AS PRAGAS O ANO INTEIRO u A Astral inaugurou sua mais nova

u Será que estamos preparados para

unidade em território nacional, em Montes Claros (MG). A inauguração foi realizada na 16ª FENICS (Feira Nacional da Indústria, Comércio e de Serviços de Montes Claros), no Parque João Alencar Athayde.

receber eventos internacionais como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016? O trabalho de prevenção e controle de pragas e vetores urbanos para o sucesso de grandes eventos deve começar agora.

u A Astral participou da 7ª Conferência Internacional sobre Pragas Urbanas (ICUP2011), em Ouro Preto (MG). O evento é frequentado por entomologistas de destaque, pesquisadores e empresas especializadas em controle de pragas e vetores.


NEWS

EDITORIAL

Importância do controle de pragas O verão está se aproximando. Nessa época, a incidência de pragas urbanas aumenta. Saiba as razões e as formas de prevenção desse fenômeno nesta edição do Astral News. Ainda falando de prevenção, esta edição trata sobre a importância do controle de pragas para grandes eventos internacionais que irão ocorrer em nosso país. Saiba como podemos ter uma Copa livre de pragas, reforçando nosso potencial turístico e contribuindo para a construção de uma imagem diante da comunidade internacional. Inauguramos mais uma unidade franqueada. Localizada na cidade de Montes Claros (MG), a nova unidade foi inaugurada oficialmente na FENICS (Feira Nacional da Indústria, Comércio e de Serviços de Montes Claros), evento que contou com palestras dos representantes da Astral. A Astral esteve presente no ICUP 2011 (Conferência Internacional sobre Pragas Urbanas), realizado na cidade de Ouro Preto (MG). Saiba de todos os detalhes desse evento, com destaque para a representatividade do nosso país diante do mercado internacional de controle de pragas urbanas. O próximo evento de grande importância é o Seminário Astral, que irá ocorrer em Maceió com o tema “Evolução no combate às pragas”. Saiba tudo sobre o evento. A unidade modelo da Astral foi inaugurada recentemente e já conquistou clientes de grande importância, como o Riocentro e o HSBC Arena. Confira uma interessante matéria sobre esses grandes clientes, com destaque para a importância dos padrões técnicos e operacionais de nossa rede. Esta edição traz ainda uma matéria sobre a parceria firmada entre a Astral - Soluções em Higiene e a Cael, empresa de serviços focada em Conservação e Higiene. Os editores

2 uu Setembro / Outubro

Unidade Montes Claros é inaugurada na FENICS Evento contou com palestras da Astral

uu Aurélio Burnier Malta (Sócio Diretor da Astral Montes Claros), Emanuela Ribeiro (Diretora Técnica da Astral Montes Claros) Beto Filho (Diretor Presidente do Grupo Astral) e Cristina Pereira (Vice-Prefeita de Montes Claros)

No dia 5 de agosto a Astral inaugurou sua mais nova unidade em território nacional, localizada estrategicamente na cidade de Montes Claros (MG). A inauguração foi realizada na 16ª FENICS (Feira Nacional da Indústria, Comércio e de Serviços de Montes Claros), evento que ocorreu no Parque João Alencar Athayde, em Montes Claros, tendo como objetivo incentivar o crescimento de todos os setores produtivos. O evento contou com palestras do diretor presidente do Grupo Astral, Beto Filho, que falou sobre a importância do controle de pragas para a saúde do ambiente e do diretor técnico de franquia, engenheiro agrônomo pós-graduado em segurança do trabalho e vice-presidente da ABCVP (Associação Brasileira de Controladores de Vetores e Pragas Urbanas), Rogério Catharino Fernandez, que falou sobre a evolução das pragas urbanas. A inauguração de uma franquia em Montes Claros é mais um passo estratégico para a meta de abrangência geográfica da Astral.


Unidade modelo conquista grandes clientes Riocentro é um deles uu HSBC Arena

uu Riocentro, pavilhão 2

A unidade modelo da Astral foi inaugurada recentemente e já conquistou clientes de grande importância, como o Riocentro e a HSBC Arena, ambos administrados pela empresa francesa GL Events. O Riocentro é um dos principais espaços para eventos do Rio de Janeiro, tendo recebido, ao longo de sua história, alguns dos mais importantes eventos internacionais realizados na cidade. Entre eles os Jogos Pan-americanos Rio 2007, a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, o 9º Congresso Mundial de Psiquiatria, o 13º Congresso Mundial de Cardiologia, o 17º Congresso Mundial de Petróleo Rio - Oil & Gas, a LAAD, maior feira de defesa da América Latina e a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. O Riocentro é comparado aos principais centros de convenções do mundo, tendo sido eleito nos últimos cinco anos consecutivos como o melhor centro de convenções da América do Sul pelo World Travel Awards.

Único espaço de padrão internacional

HSBC arena abriga mais de 18 mil pessoas

A HSBC Arena é o primeiro e único espaço multiuso de padrão internacional existente no Brasil. Sua estrutura, comparada a de grandes arenas esportivas como as usadas na NBA, o campeonato norte-americano de basquete profissional, acomoda com conforto um público de até 18 mil pessoas e já foi palco de grandes eventos como o show do cantor havaiano Jack Johnson, a seleção da Miss Rio de Janeiro 2011 e os Jogos Mundias Militares de 2011. Atendendo, em seu curto período de existência, clientes de peso como o Riocentro e a HSBC Arena, a unidade modelo da Astral evidencia todo o potencial dos padrões técnicos e operacionais da Rede Astral, visto que essa unidade atua como modelo para todos os padrões da rede, além de servir como um centro de apoio e treinamento vivencial para todos os nossos colaboradores.

Clientes de grande importância, como o Riocentro e a HSBC Arena, ambos administrados pela empresa francesa GL Events. Setembro / Outubro tt 3


NEWS

AS PRAGAS NO VERÃO Temporada de combate

Não é novidade que a chegada da estação mais quente do ano traz consigo uma maior incidência de pragas urbanas, desde baratas e mosquitos até ratos. Além de ser a estação das praias e férias, o verão é também a temporada das pragas. No caso dos insetos, isso se deve ao fato de que nessas estações seus metabolismos se aceleram naturalmente, diminuindo a duração dos seus ciclos reprodutivos e fazendo com que eles saiam pelo ambiente em busca de alimentos, enquanto nas estações frias suas atividades metabólicas são reduzidas por meio de um fenômeno semelhante à hibernação, conhecido como diapausa, que possui o efeito oposto.

Fatores determinantes

Temperatura e oferta de alimentos A incidência de pragas urbanas como os roedores também é maior no verão, pois nessa época eles tendem a migrar das redes de esgoto para as edificações urbanas, fugindo das superpopulações e das chuvas e enchentes que são características dessa estação. Isso nos traz alguns problemas sociais, pois se sabe que os ratos oferecem inúmeros ricos à saúde humana, transmitindo doenças como a leptospirose, a peste bubônica, a salmonelose e outras.

Além da temperatura, outro fator que pode interferir diretamente no ciclo reprodutivo dessas pragas é o nível de oferta de alimento. Esses animais também podem reduzir seus ciclos reprodutivos no caso de disponibilidade abundante de alimentos no ambiente. O conjunto desses dois fatores (temperatura e oferta de alimento) pode gerar condições ideais para a explosão populacional de uma determinada praga. É o que muitas vezes vemos acontecer nos ambientes urbanos durante o verão.

Época de combate

Prevenção deve ser o ano todo O verão é a época de combater as pragas com força total para conter sua explosão populacional e amenizar seus potenciais prejuízos à sociedade. Porém, conhecendo mais profundamente as características biológicas e hábitos dessas pragas, fica evidente que um controle eficaz não pode aguardar a ocorrência dessa explosão populacional no verão para começar a agir. O trabalho preventivo deve ocorrer durante o ano inteiro, sob o comando de empresas controladoras de pragas profissionais, devidamente registradas nos órgãos competentes, para que não sejamos surpreendidos por tais infestações críticas nas épocas mais quentes.

A incidência de pragas urbanas como os roedores é maior no verão

4 uu Julho Setembro / Agosto / Outubro


Copa do Mundo sem pragas O Brasil está preparado? Estamos nos aproximando da Copa do Mundo 2014 que será realizada no Brasil. Mas, será que o nosso país está realmente preparado, nos quesitos infraestrutura e organização, para receber adequadamente todos os turistas e atletas que virão prestigiar e participar desse grande evento? Além disso, sabemos que uma das questões estruturais importantes para a manutenção de uma cidade diz respeito à ocorrência e controle de pragas e vetores urbanos. Animais indesejados, como ratos, baratas e mosquitos oferecem inúmeros riscos à saúde humana, podendo disseminar uma variedade de doenças. A ocorrência desses animais nos ambientes urbanos carrega uma conotação de sujeira e desorganização, que pode ser associada à ideia de má administração e infraestrutura. Uma cidade infestada por pragas em plena Copa do Mundo seria um temor para turistas e poderia manchar a imagem do Brasil diante de toda a comunidade internacional.

Prevenção é essencial Trabalho deve começar já

Torna-se evidente a importância de um trabalho preventivo de controle de pragas e vetores urbanos para o sucesso de grandes eventos como esse. Visando a Copa de 2014, esse tipo de trabalho deve ser estrategicamente pensado e iniciado desde já, pois a manutenção das populações dessas pragas em ambientes urbanos ou o seu tratamento inadequado podem levar ao surgimento de pragas cada vez mais resistentes e aumentos populacionais difíceis de serem controladas com medidas emergenciais. Os donos e administradores de estabelecimentos comerciais, principalmente aqueles que receberão grande quantidade de turistas, como hotéis, restaurantes, shoppings e

mercados, devem estar atentos a esses riscos, que podem interferir diretamente na imagem e lucratividade do seu negócio durante a Copa. Um ambiente devidamente cuidado por uma empresa controladora de pragas profissional é garantia de segurança contra as infestações desses indesejados animais urbanos.

Por uma imagem segura

Astral desenvolve programas especiais A Astral Saúde Ambiental desenvolve programas preventivos, baseados em conhecimentos científicos e tecnologias de ponta, para controle de pragas e vetores nos diversos tipos de ambientes urbanos, contando com uma equipe técnica especializada em áreas como biologia, agronomia, segurança do trabalho e outras. Além de ser mais seguro e melhor para a imagem internacional do nosso país, a prevenção contra as pragas é mais barata do que a correção emergencial de infestações já estabelecidas. Conheça o trabalho da Astral e faça sua parte para uma Copa livre de pragas. Visite o nosso site: http:// www.grupoastral.com.br

Setembro / Outubro tt 5


NEWS

Astral participa do ICUP Conferência internacional sobre pragas Foi realizada, entre os dias 07 e 10 de agosto, em Ouro Preto (MG), a 7ª Conferência Internacional sobre Pragas Urbanas (ICUP2011). A conferência ocorre a cada três anos e oferece um excelente fórum para troca de ideias e informações sobre a biologia e controle de pragas em ambientes urbanos.

Profissionais renomados

Associações brasileiras se destacam A experiência dos anos anteriores mostrou que esse evento é frequentado por entomologistas de destaque, pesquisadores de áreas afins, empresas especializadas em controle de pragas e vetores em ambientes urbanos, fabricantes e distribuidores de produtos e equipamentos, além de autoridades de todo o mundo, com forte participação das associações de controle de pragas no Brasil, evidenciando sua representatividade e dando sequência em um canal de comunicação com a agência reguladora (ANVISA). As conferências anteriores foram em Cambridge, Inglaterra (1993), Edimburgo, Escócia (1996) Praga, República

6 uu Julho Setembro / Agosto / Outubro

Checa (1999), Charleston, EUA (2002), Singapura (2005) e Budapeste (2008).

Orgulho brasileiro

Diretor técnico representou Astral Neste ano, a Astral esteve presente através do diretor técnico da unidade franqueadora, o engenheiro agrônomo pós-graduado em segurança do trabalho e vice-presidente da ABCVP (Associação Brasileira de Controladores de Pragas e Vetores Urbanos), Rogério Catharino Fernandez, e da diretora técnica da unidade franqueada Astral de Belo Horizonte (MG), Ana Glaucia Callegari. Rogério ressaltou a representatividade do nosso país no mercado internacional de controle de pragas. “Foi com muito orgulho que prestigiamos a escolha do Brasil, dentro de um grupo seleto de cidades que já acolheram tal evento, como sede do 7º ICUP, confirmando o quanto nossa imagem é bem quista no mundo, bem como uma das referências mundiais em incremento de tecnologia em nosso segmento.” – afirma.


Seminário Astral 2011 Evolução no combate às pragas

Estamos nos aproximando da 23ª edição do Seminário Astral. Neste ano, o evento será realizado no Jatiúca Hotéis & Resorts, em Maceió, entre 9 e 12 de outubro. Durante esse período, a equipe da franqueadora e os franqueados da Rede Astral se reunirão nessa bela cidade, conhecida pelo seu clima tropical e natureza exuberante, para trocar experiências, informações e estreitar os laços entre toda a rede. Será uma oportunidade única.

Palestras e cursos

acompanhar as tendências científicas e tecnológicas que atualmente norteiam o setor de controle de pragas e vetores urbanos, o tema do Seminário deste ano é a Evolução no combate às pragas. O Seminário Astral é realizado anualmente, em localidades que se alternam entre a cidade sede da franqueadora (Rio de Janeiro) e demais cidades do Brasil nas quais a Astral possui unidades. A realização em Maceió segue o cronograma pactuado pela rede no último seminário, ocorrido no Rio de Janeiro.

Franqueadora está nos preparativos A franqueadora já está preparando todos os detalhes para o Seminário Astral 2011. Levando em conta a maior disponibilidade de palestrantes, cursos e atualidades nos grandes pólos como Rio e São Paulo, os seminários realizados nos grandes centros se caracterizam por um teor mais técnico e informativo, enquanto os demais contemplam temas de maior importância interna para a Rede Astral. O Seminário será focado no tema da evolução da rede, com destaque para os orçamentos corporativos (planilhas de orçamentação, orçamento corporativo e ações comerciais, atendimento ao cliente, fechamento, padrão de rede com fluxogramas, cronogramas e avaliação de desempenho) e para o desenvolvimento da marca Astral em relação aos processos internacionais de padronização (ISO), além do Sistema Astral, cujo comitê realiza reuniões online semanais buscando aprimorar constantemente os recursos do sistema de acordo com as necessidades e expectativas de nossa rede.

Seguindo o cronograma

Acompanhando novas tendências Visando explorar as inovações técnicas e operacionais dos procedimentos internos da Astral, bem como

Setembro / Outubro tt 7


NEWS

Evento consolida parceria entre Astral e Cael Soluções em Higiene avança

No final de agosto foi realizado um encontro entre a Astral Soluções em Higiene e os dirigentes e funcionários da empresa Cael, especializada em serviços de conservação e higiene. O evento ocorreu na sede da Astral Franqueadora e teve o objetivo de avaliar os pontos positivos e negativos das operações nos dois primeiros meses de parceria entre as empresas. Além de consolidar a parceria, o encontro foi uma oportunidade de confraternização entre os dirigentes e colaboradores das empresas, selada com um churrasco de comemoração. Com essa parceria, a Astral inicia o fornecimento de produtos para lojas de departamentos de grande importância no mercado, como a Casa e Vídeo, Lojas Marisa, Cinemas Kinoplex, Fast Shop e outras, incluindo empresas, indústrias e condomínios residenciais.

que renovem de forma contínua seus serviços. Como a mão-de-obra, em geral, é a mesma, temos que investir em produtos de fornecedores que além da qualidade associada ao custo benefício, tenham em mente a preocupação com nosso planeta. Buscamos a parceria da Astral, que nos atende com produtos biodegradáveis de qualidade indiscutível e nos proporcionam mais rapidez na execução das tarefas e menos esforço físico. A diluição dos produtos é um ponto forte e gera economia. Os produtos da Astral são multiuso, em alguns casos um produto substitui até cinco, com isso, diminuímos a quantidade de vasilhames nos setores” – afirma. Amarildo destacou a excelência do suporte operacional oferecido pela Astral, através do qual se desenvolve um trabalho contínuo de treinamentos de capacitação, desenvolvimento de processos e procedimentos, acompanhamento das equipes de limpeza e constante reciclagem. “Nada disso adiantaria se os bastidores dos processos não fossem bem administrados. O atendimento técnico e comercial são pontos fortes do Grupo Astral. Os treinamentos são ministrados na fonte, com nossos colaboradores nas frentes de serviços em tempo real, proporcionando um entendimento dos funcionários, são eles que vão fazer propaganda positiva ou negativa dos produtos.” – conclui.

Produtos exclusivos fazem diferença Um produto que vale por cinco

O Gerente Operacional da Cael, Amarildo Martoni, ressaltou os diferenciais exclusivos dos produtos e o ideal de sustentabilidade da Astral. “As palavras do momento são sustentabilidade, meio ambiente, onda verde. Sabemos que o mercado de serviços precisa de fornecedores

Conselho Editorial: Diretor-presidente Beto Filho (Jornalista/Marketing) JP29043RJ betofilho@grupoastral.com.br Diretora Executiva Celene Q. Gehrke (Nutricionista) celenegehrke@grupoastral.com.br Diretor Técnico de Franquia Rogério Catharino Fernandez (Engenheiro Agrônomo) rogeriofernandez@grupoastral.com.br Diretor Comercial Ricardo Alves (Economista/Marketing) ricardoalves@grupoastral.com.br

8 uu Setembro / Outubro

uu Da esquerda para a direita: Thompson Júnior (Diretor da Cael), Ricardo Alves (Astral), Amarildo Martoni (Gerente de Operações da Cael), Beto Filho, Breno Valente e Sandro Fontes (Astral)

Departamento de Comunicação: Estagiário Rafael Castro - rafaelcastro@grupoastral.com.br Planejamento gráfico e diagramação Agência Multi - afonso@agenciamulti.com.br

astral@grupoastral.com.br Distribuição interna e gratuita. Conceitos e opiniões em artigos assinados são de inteira responsabilidade do autor. Os textos podem ser reproduzidos, desde que citadas as fontes.

Atendimento ao leitor: Telefone: 21 2442 3443 comunicacao@grupoastral.com.br Correspondência: Estrada dos Bandeirantes, 8598 Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ CEP: 22783-110

Conheça mais a Astral no site: www.grupoastral.com.br


Astral News nº 92