Page 1

NEWS BOLETIM INFORMATIVO

ANO XI Nº 91 | 2011 | JULHO/AGOSTO

TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO AO SERVIÇO DA ASTRAL u A Astral esteve presente mais uma vez na maior feira de franquias da América Latina, a ABF Franchising Expo, mostrando os diferenciais da nossa marca diante do mercado de franchising. A edição deste ano recebeu mais de 46 mil pessoas.

u A Astral dá mais um passo importante em suas metas de abrangência nacional e inaugura uma nova unidade franqueada em território nacional. A unidade ficará sediada no município de Montes Claros, a quinta maior cidade do estado mineiro.

u Com o avanço científico e tecnológico acreditou-se no fim das epidemias e doenças infecciosas, mas certos fatores colaboraram para a proliferação de microorganismos. Veja os recursos que podem ser armas eficientes de controle dos vetores.


NEWS

EDITORIAL

Inovações tecnológicas e comunicação

Astral na ABF Franchising Expo Mais de 46 mil visitantes

A Astral está inovando em matéria de tecnologia e comunicação. Além do novo site, que está com visual totalmente renovado e agora oferece interação com as redes sociais como Twitter e Facebook, recentemente a franqueadora investiu em novas ferramentas que facilitam a integração entre toda a rede. A principal delas é a nova plataforma de e-mails, o IceWarp, que possibilita diversas formas de interação em grupo, como o compartilhamento de agendas e tarefas. Esta edição está trazendo uma matéria especial com todos os detalhes sobre essas inovações. A Astral está inaugurando mais uma unidade franqueada no Brasil. Estrategicamente localizada na cidade de Montes Claros, na Mesorregião do Norte de Minas Gerais, a nova unidade representa um importante passo para nossas metas de distribuição geográfica em abrangência nacional. Confira, nesta edição, todas as informações sobre a unidade Montes Claros. Esta edição também está trazendo informações sobre importantes contratos corporativos fechados recentemente, além de grandes eventos nos quais a Astral esteve presente, como a maior feira de franquias da América Latina, a ABF Franchising Expo, e a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Serviços, evento realizado com o objetivo de promover e incentivar o setor de serviços. Além disso, contamos com uma ótima matéria técnica sobre epidemias, na qual se analisa o atual cenário da luta contra as doenças infecciosas, tendo em vista a capacidade adaptativa dos microorganismos e características do nosso contexto social, tecnológico e ambiental. Os editores

2 uu Julho / Agosto

uu Beto Filho e Ricardo Alves no stand ASTRAL da ABF Franchising Expo 2011.

A Astral participou da maior feira de franquias da América Latina, a ABF Franchising Expo. O evento, que é promovido anualmente pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e neste ano foi organizado pela Brazil Trade Shows (BTS), tem como característica principal a geração de oportunidades de negócios em diversos setores da Economia. Este ano, a ABF Franchising Expo foi realizada do dia 8 a 11 de junho, no Expo Center Norte (Pavilhão Vermelho), em São Paulo. A vigésima edição da feira contou com um espaço de 30 mil metros quadrados e mais de 400 expositores, e recebeu mais de 46 mil pessoas. A Astral esteve presente mais uma vez nesse importante evento, mostrando os diferenciais da nossa marca diante do mercado de franchising.


Astral em Montes Claros Nova franqueada recebeu treinamento A Astral vai inaugurar mais uma unidade franqueada em território nacional. A nova unidade fica sediada no município de Montes Claros, que faz parte da mesorregião do Norte de Minas. A mesorregião do Norte de Minas é composta por 89 municípios, que formam sete microrregiões. A região é conhecida por possuir características ambientais do sertão nordestino e uma grande diversidade cultural, com

uu Treinamento da Unidade de Montes Claros.

Nova parceria Coren fecha contrato com Astral A Astral fechou mais um importante contrato corporativo para a rede. O novo cliente é o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (COREN-RJ).

aspectos sobreviventes de cultura indígena. Montes Claros é a quinta maior cidade do estado mineiro, com uma população de mais de 300 mil habitantes e se destacando nos setores industriais e comerciais, além de ser considerada um pólo universitário pela presença de instituições como a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com essa unidade estrategicamente localizada, a Astral dá mais um importante passo em suas metas de abrangência nacional. No mês de junho, os profissionais da unidade Montes Claros realizaram o treinamento padrão de rede na sede da franqueadora, no Rio de Janeiro, onde receberam todas as instruções e capacitações necessárias para a operação de uma unidade franqueada de acordo com os padrões estabelecidos pela Astral.

ASTRAL fecha contrato corporativo com VALE A Astral fechou contrato corporativo com o terceiro maior terminal para embarque de minério de ferro no Brasil, o Terminal da Ilha Guaíba. Localizado em Mangaratiba, na região da Costa Verde (sul do estado do Rio de Janeiro), o Terminal da Ilha de Guaíba é o único Terminal da Vale localizado em uma ilha. O minério é transportado por uma ponte ferroviária de 1,7 km de extensão. Em média, os trens transportam 13 mil toneladas de minério.

Os serviços contratados incluem desinsetização e desratização nas dependências do edifício sede do Conselho no Centro do Rio e nas subseções de Campo Grande (na zona oeste da cidade), Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Volta Redonda e Petrópolis.

Para atuar em área de mineração, a empresa controladora de pragas deve planejar e executar os trabalhos com recursos humanos e técnicos qualificados, obedecendo rigorosamente normas técnicas, administrativas, de segurança e meio ambiente. É necessário ter um programa de SSO (Segurança e Saúde Ocupacional) para o serviço de controle de pragas e atender as necessidades do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da contratante, além de ter em seu quadro um técnico de segurança ou uma pessoa qualificada, tendo treinamento de Prevenção de Segurança do Trabalho conforme legislação.

Além do COREN-RJ, muitos contratos corporativos estão sendo fechados recentemente. Esses contratos são mais um reflexo das estratégias da Rede Astral em suas metas de distribuição geográfica nacional.

O diretor da unidade Astral RJ Norte, Horácio Ferreira, ressalta a responsabilidade envolvida nesse tipo de trabalho: “Os riscos de acidentes são grandes, pois circulamos em áreas de movimento de cargas, trens, equipamentos pesados, entre outros, que também são infestadas por pragas como baratas, ratos, mosquitos e escorpiões.” – afirma.

Julho / Agosto tt 3


NEWS

NOVO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO IceWarp chega para facilitar

Sempre antenada com as novas tendências tecnológicas, a Astral está inovando os seus sistemas de comunicação. Recentemente foram feitos investimentos importantes em novas ferramentas e serviços que facilitam todos os processos de comunicação e integração da rede, agregando valor e qualidade às operações da empresa. A franqueadora contratou um novo sistema de gerenciamento de e-mails, o IceWarp, que conta com ferramentas de colaboração e integração para uso coletivo. Entre essas ferramentas estão modernos sistemas de proteção antivírus e anti-spam, a possibilidade de se criar agendas coletivas, nas quais o usuário pode designar e monitorar a execução de tarefas. Além de um sistema inovador de compartilhamento online de arquivos, onde os franqueados poderão acessar todos os documentos e arquivos do Padrão Astral a partir de qualquer computador com acesso à internet.

Novo site no ar

Contato com as redes sociais O site da Astral também foi completamente renovado, acompanhando as últimas tendências em webdesign e ferramentas da web. O novo site oferece interação direta com as redes sociais Twitter e Facebook, e está configurado de acordo com os mais modernos sistemas de SEO (Search Engine Optimization), que facilitam sua localização por meio dos diversos sistemas de busca da internet, como o Google. O site conta com uma ferramenta onde os clientes podem solicitar seus orçamentos através de formulários online. Esses formulários são enviados do site para as caixas de e-mail das unidades específicas que atendem nas regiões solicitadas.

Suporte em publicidade e comunicação Aprimoramento tecnológico

Além das novas tecnologias e ferramentas de comunicação, a franqueadora investiu em uma parceria com a agência Multi, especializada em publicidade e Marketing, que está prestando suporte a todos os projetos de comunicação e campanhas publicitárias da Astral. As novas ferramentas e serviços de comunicação e marketing são um reflexo do processo constante de aprimoramento tecnológico das operações da rede que a Astral tem como uma de suas premissas. São fatores como esse que garantem a posição privilegiada da Astral como a maior empresa de controle pragas da América Latina e a marca extraordinária do recebimento de dez Selos de Excelência em Franchising, premiação oferecida pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) para o reconhecimento das empresas com melhor atuação como franqueadoras.

4 uu Julho / Agosto


ABCVP Recebe Homenagem no Rio Ação ambiental em destaque No dia 3 de junho, a ABCVP (Associação Brasileira de Controladores de Vetores e Pragas) recebeu uma homenagem da CRBio (Conselho Regional de Biologia), em evento de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. A homenagem ocorreu no Salão Nobre da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.

Em defesa do setor de serviços

Antiga associada da ABCVP, a Astral participou do evento por meio do seu gerente técnico de franquia, o engenheiro agrônomo pós-graduado em segurança do trabalho, Rogério Catharino Fernandez. Rogério é atualmente vice-presidente da Associação, e esteve presente para receber a importante honraria, que também foi prestada a outras 14 instituições tidas como exemplos de conduta no quesito ambiental

Astral participa de evento em Brasília No dia 26 de maio, o diretor comercial da Astral - Soluções em Higiene, Ricardo Alves, esteve presente na Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Serviços. O evento foi realizado em um café da manhã no Restaurante-Escola do SENAC, em Brasília (DF), tendo como principais objetivos promover o debate sobre leis e proposições que afetam o setor de serviços, propor e defender leis que fortaleçam a atividade de prestação de serviços no Brasil e realizar a interlocução entre o setor e o Congresso Nacional. Participando desse evento, a Astral expressa mais uma vez o seu apoio ao setor de prestação de serviços, visto que esse setor possui grande importância no Brasil, representando 65% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. uu Da esquerda para a direita: Ricardo Alves, Laercio Oliveira (Deputado Federal), Ricardo Garcia (Presidente da Febrac e Seac - RJ) e Luciano Galea (Presidente da Abralimp).

uu Da esquerda para a direita: Claudio Salem (Presidente da ABCVP), Rogério Catharino Fernandez e Lucy Figueiredo (Diretora da ABCVP).

Julho / Agosto tt 5


NEWS

É possível acabar com as epidemias? Evolução humana ajuda

6 uu Julho / Agosto


A explosão populacional é um dos facilitadores do desenvolvimento e proliferação de diversos microorganismos que atingem o homem. Com a explosão do desenvolvimento científico e tecnológico que se iniciou com a Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX, chegouse sonhar com o fim das doenças infecciosas e epidemias. No século XX, essa suposição foi reforçada pelo advento dos antibióticos, que foram capazes de evitar mortes que, em contextos históricos anteriores, seriam inevitáveis. Porém, com o passar do tempo essa suposição se mostrou ingênua, visto que não levou em conta a extrema capacidade de adaptação e resistência dos microorganismos como vírus e bactérias, que foram as primeiras formas de vida a surgirem na Terra há bilhões de anos atrás. Também ignorou-se que o próprio desenvolvimento científico e tecnológico acabaria por favorecer a proliferação desses microorganismos. Isso porque a população humana quadriplicou no último século, enquanto a evolução dos meios de transporte diluiu gradualmente as fronteiras que dificultavam a disseminação dos vírus e bactérias pelos diversos cantos do planeta. Somados, esses dois fatores – a explosão populacional e a crescente facilidade de locomoção pela superfície da terra – construíram um terreno fértil para o desenvolvimento e proliferação de diversos microorganismos que atingem o homem.

Alteração do ecossistema

Desmatamento e aquecimento global O intenso processo de alteração das condições do ecossistema do planeta, como o desmatamento desordenado, o aquecimen-

to global e as diversas formas de poluição provocadas pelo homem, produzem um cenário cada vez mais incerto sobre o surgimento de novas doenças; assunto que atualmente vem sendo debatido por diversos especialistas. A recente epidemia global de uma nova forma genética do vírus influenza, o H1N1 ou “gripe suína”, é um dos indicativos desse novo cenário.

Medidas sociais inteligentes Além da simples aplicação

A ciência e a tecnologia dificilmente conseguirão acabar com as doenças infecciosas e epidemias que, desde os tempos mais remotos, assolam nossa história. Quando usados com inteligência e associados a medidas sociais educativas de prevenção, esses recursos podem ser armas muito eficientes de controle dos vetores que nos transmitem os microorganismos infectantes. É nesse sentido que atuam as empresas especializadas no controle de pragas e vetores urbanos, como a Astral. Diante do contexto atual, a mentalidade dessas empresas deve ir além da simples aplicação de produtos para a eliminação das pragas e vetores locais; ela deve incluir medidas educativas de prevenção e formas integradas de estratégias que levam em conta desde aspectos históricos e evolutivos dos organismos combatidos até análises técnicas das relações desses organismos com os ecossistemas nos quais se proliferam de forma desequilibrada.

Julho / Agosto tt 7


NEWS

Parcerias importantes Soluções em Higiene cresce A Astral – Soluções em Higiene fechou importantes parcerias recentemente. Uma delas foi com a renomada empresa Cael, especializada em serviços de conservação e higiene, apoio administrativo, manutenção predial, manutenção de áreas verdes e construção civil. A parceria foi fechada através do Presidente da empresa, Helio Thompson Júnior, e do Gerente de Operações, Amarildo Martoni, com apoio de todos os supervisores da empresa. Além disso, a Astral – Soluções em Higiene firmou uma parceria promissora com o Grupo GPS Predial em um contrato com a Central Globo de Produção (CGP/Projac) para o fornecimento de produtos e administração de treinamentos. Apesar de já fornecer produtos para o Projac

uu Da esquerda para a direita: Ricardo Alves, William Salgado Diretor Regional da Predial e Breno Valente.

há três meses, os treinamentos de capacitação oferecidos pela Astral levaram ao fechamento de um contrato anual. O contrato foi fechado por intermédio do gerente de Operações do Projac, Marcelo Portela, e do Diretor regional da GPS Predial, William Salgado. Contratos de peso como esses evidenciam a qualidade e comprometimento que são as principais premissas da Astral - Soluções em Higiene.

Novos projetos Mais uma união de peso Em maio, a Astral recebeu uma visita de representantes da BASF, empresa líder mundial em químicos, para tratar de novos projetos em parceria. No encontro, estiveram presentes o Chefe da divisão de Soluções Globais de controle de pragas, Robert Racz; o Chefe de Marketing Global de Controle de Pragas, David Poling; e o Chefe de Marketing de Controle de Pragas da América Latina, Rodrigo Barreto.

uu Da esquerda para a direita: David Poling, Robert Racz, Rodrigo Barreto.

Conselho Editorial: Diretor-presidente Beto Filho (Jornalista/Marketing) JP29043RJ betofilho@grupoastral.com.br Diretora Executiva Celene Q. Gehrke (Nutricionista) celenegehrke@grupoastral.com.br Diretor Técnico de Franquia Rogério Catharino Fernandez(Engenheiro Agrônomo) rogeriofernandez@grupoastral.com.br Diretor Comercial Ricardo Alves (Economista/Marketing) ricardoalves@grupoastral.com.br

8 uu Julho / Agosto

Essa é mais uma união de peso entre duas grandes empresas que possuem diversas afinidades. Parceiras há mais de duas décadas, a Astral e a BASF possuem vários projetos em desenvolvimento para a realização de novas ações conjuntas. Aguarde e Confira!

Departamento de Comunicação: Analista de Comunicação Rafael Ofemann (Jornalista) – JP 25086 RJ rafaelofemann@grupoastral.com.br Estagiário Rafael Castro - rafaelcastro@grupoastral.com.br Planejamento gráfico e diagramação Agência Multi - afonso@agenciamulti.com.br Atendimento ao leitor: Telefone: 21 2442 3443 comunicacao@grupoastral.com.br

Correspondência: Estrada dos Bandeirantes, 8598 Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ CEP: 22783-110 astral@grupoastral.com.br Distribuição interna e gratuita. Conceitos e opiniões em artigos assinados são de inteira responsabilidade do autor. Os textos podem ser reproduzidos, desde que citadas as fontes. Conheça mais a Astral no site: www.grupoastral.com.br


Astral News nº 91  

Informativo impresso focado em informações técnicas sobre entomologia, pragas urbanas e divulgação das principais notícias sobre trabalho da...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you