Page 1

ATITUDE

Nº 30 MARÇO 2010

Marketing Store

RENAULT DO BRASIL COMEMORA 800 MIL CARROS VENDIDOS

10 DICAS

PARA ELABORAR UM E-MAIL CORPORATIVO

A Renault do Brasil comemora esta semana uma marca histórica: 800 mil veículos de passeio produzidos em sua fábrica, localizada no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais no Paraná. O modelo número 800.000 foi um Sandero Stepway, motivo de grande comemoração dentro do parque i n d u s t r i a l e d e m o n s t ra ç ã o d o crescimento da empresa no mercado brasileiro. A fábrica de veículos de passeio foi a primeira unidade industrial da Renault a ser implantada no Brasil, em dezembro de 1998, mediante investimentos da ordem de 750 milhões de dólares. O primeiro automóvel fabricado na unidade foi o monovolume Renault Scénic. Com capacidade para produzir 200 mil veículos por ano e certificada com a ISO 14001, a planta

hoje é responsável pela fabricação do Logan, Sandero, Sandero Stepway, Scénic, Mégane Sedan e Mégane Grand Tour, modelos que também são exportados para países da América Latina. A unidade de passeio emprega 2 mil colaboradores e possui uma cadência de produção total de 650 unidades por dia, em dois turnos.

1. Origem da mensagem - Nunca deixe de assinar sua mensagem em um e-mail. Coloque seu nome, cargo e número de telefones. 2. Título do e-mail - Muitas mensagens são deletadas porque chegam com o título em branco ou inadequado. Títulos como "Não esqueça"; "Conto com você" etc, talvez levem o usuário a pensar que pode ser algum vírus pronto para atacar a rede. 3. Saudação - Inicie a mensagem, cumprimentando o destinatário. "Caro João! Boa tarde!", "Prezados gestores! Bom dia a todos!". A saudação também deve ser feita no final. Você pode usar expressões como: "Atenciosamente!", "Grato pela atenção". 4. Público-alvo - Ao produzir um e-mail corporativo, você precisa pensar no público-alvo que receberá a mensagem. Se o assunto for de interesse dos gerentes, por exemplo, aborde as temáticas condizentes apenas a eles. Se for o caso, as lideranças poderão disseminar a informação em reuniões presenciais e se tornarem agentes multiplicadores.

Fonte: Renault

5. Linguagem - Não caia na tentação de utilizar palavras pouco usuais para passar uma informação. Seja objetivo, pois isso facilitará a compreensão do que você deseja transmitir.

RÜDIGER NISSAN FOCA TRABALHO SEGMENTADO COM EQUIPE DE VENDAS Para auxiliar a equipe de vendas na prospecção de novos clientes, a Oca Marketing Store criou um flyer divulgado os principais veículos da Nissan. O material será entregue pelos vendedores da Rüdiger Nissan em suas visitas por municípios de toda a região.

6. Estrutura da mensagem - A estrutura da redação do email facilita a leitura e a compreensão da mensagem. Não confunda objetividade com economia de linhas digitadas. Há momentos em que se torna indispensável um e-mail mais longo, para que o receptor não fique com dúvidas. Por isso, a mensagem deve ter início, meio e fim. Ou seja, uma ordenação de ideias. 7. Grafia - Não digite seu e-mail apenas em letras maiúsculas, pois a mensagem pode passar um tom agressivo. Tampouco não recorra apenas às letras minúsculas, uma vez que a mensagem transmitirá a impressão de descaso e até de preguiça. Caso exista dúvida sobre a grafia de uma palavra, o dicionário é um ótimo amigo nesses momentos. 8. Destaque do assunto - Para enfatizar um assunto, você pode colocar palavras-chaves em itálico, negrito ou sublinhado. Por exemplo: A partir do dia 10 de setembro, o uso do crachá será obrigatório para todos os funcionários. 9. Anexos - Caso seja preciso enviar um documento anexo, não há problema algum. No entanto, só anexe se for realmente preciso. Dê preferência a textos do Word e evite envio de imagens para não deixar a mensagem "pesada". 10. Responsabilidade - Nunca esqueça de que os e-mails são documentos e tão válidos quanto. Se na organização o e-mail corporativo é usado de forma indevida, a área de Recursos Humanos pode sugerir à alta direção a criação de um Manual Interno, aprovado com a chancela do sindicato, para ser divulgado entre os colaboradores. Fonte: rh.com

Expediente Edição: Março de 2010 - Informativo interno mensal. Pauta, criação, redação e finalização:

Envie notícias, sugestões, opiniões e críticas para o atitude :

faleconosco@ocamkt.com.br

Marketing Store

Aprovação: Diretoria.

01


ATITUDE

Nº 30 MARÇO 2010

Marketing Store

CAMINHÕES AGRALE SÃO INCLUÍDOS EM PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL Os caminhões Agrale foram incluídos no Programa Mais Alimentos, criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Com isso, o agricultor integrante do projeto pode contar com linha de crédito especial para adquirir os veículos, o 6000 E-mec e o 8500 E-mec. O financiamento tem valor proporcional ao preço do produto agrícola cultivado pelo trabalhador, com limite de R$ 100.000,00, juros de 2% ao ano, até três anos de carência e prazo de pagamento do empréstimo de

TRONIC LANÇA PRODUTO INSPIRADO NA COPA DO MUNDO 2010 A chuteira Vision é o novo lançamento da Tronic, que vem motivada pela Copa do Mundo, na África do Sul. Com um visual diferenciado, a Vision apresenta solados transparentes siliconizados com cores que remetem ao país sede da Copa 2010. Além do visual inspirado no país da Copa, este solado proporciona ainda mais aderência em campo.

até dez anos.

Fonte: Agrale

ALIANÇA RENAULT NISSAN REGISTRA VENDAS DE 6,085 MILHÕES DE UNIDADES EM 2009

SAIBA QUEM SÃO OS COLABORADORES DO COMERCIAL DA TRONIC: Em um mercado global que sofreu retração de 4,5%, a Aliança Renault Nissan incluindo pela primeira vez as vendas da marca AvtoVaz Lada -, registrou uma participação da ordem de 9,8% no mercado mundial de automóveis em 2009. Em 2008, a Aliança, sem computar a marca Lada, atingiu uma participação de mercado de 9,4%.

GERENTE DE VENDAS Pedro Pinto

SUPERVISÃO DE VENDAS (SP, MG, ES e BA) Renato Lourenço

Fonte: Renault

SUPERVISÃO DE VENDAS (N, CO e MA) Pedro Pinto

EVANDRO É O NOVO PAPAI DO GRUPO

SUPERVISÃO DE VENDAS (SE, AL, PE, PB, RN, CE e PI) João Batista

SUPERVISÃO DE VENDAS (RS, SC, PR e CLUBES) José Arthur Borgmann

Evandro, colaborador da Hertz, é o mais novo pai do Grupo Rüdiger. Ficam os nossos parabéns e os votos de muita saúde e muitas alegrias para toda a família.

ASS. COMERCIAL E VENDAS CORPORATIVAS Daniel, Giceli, Tatiane e Jefferson

02


ATITUDE

Nº 30 MARÇO 2010

Marketing Store

ANIVERSÁRIO DE MÁRCIO RÜDIGER No último dia 4, Márcio Rüdiger, Diretor Comercial e Financeiro do Grupo, comemorou o seu aniversário em uma confraternização que aconteceu na loja da Rüdiger Renault.

MARÇO

CATÁLOGO TRONIC 2010 A Oca Marketing Store está desenvolvendo o novo catálogo de produtos da Tronic. O catálogo tem o objetivo de auxiliar os representantes comerciais da Tronic em suas vendas, facilitando a apresentação dos produtos junto aos lojistas. São mais de 30 linhas de tênis e chuteiras, incluindo os lançamentos Vision e Replay, além da linha Clubes, com vinte clubes do futebol brasileiro licenciados.

NOVOS COLABORADORES Na Tronic foram admitidos: Zeli Terezinha Remus Pazini, Luiz Carlos Marques Junior, Angelina de Fátima Machado Teixeira, Cíntia Mara Bueno, Geciane Carla Norbak, Siloe Beatriz Lunardi, Claumir Everton Dias, Ronan Carlos Gomes da Silva, Ricardo Edson Barcellos, Ricardo Merlini, Taimara Policeno, Willian Kuczkowski Machado e Mateus Wagner Mattei. Na Rüdiger foram admitidos: Anna Paula Biazussi Machado, Maurício Ansolin, Marcos Evilasio da Rocha, Juliano Zanoni, Vagner Fávero, Jacson Floss, Jonas dos Santos, Fabia Junior Venâncio, Jefferson Covatti e Douglas Dal Bosco da Rocha.

03

01/03 - Volmar de Oliveira Debastiani (Rüdiger) 02/03 - Marcia Zorzetto (Tronic) 03/03 - Noemi Reinhold Pavoski (Tronic) 04/03 - Daniele Wilmsen (Tronic) 04/03 - Márcio Rüdiger (Diretoria) 06/03 - Ampelia Provinelli Vieira (Tronic) 06/03 - Vilma Sundstron (Tronic) 07/03 - Claudir Zanella (Tronic) 07/03 - Marcia Pavan (Tronic) 08/03 - Siloe Beatriz Lunardi (Tronic) 08/03 - Claumir Everton Dias (Tronic) 08/03 - Jose Antunes Maciel (Renault) 10/03 - Sandro Olemar Coitinho (Tronic) 10/03 - Debora Cristina Martins (Tronic) 11/03 - Marcia Zilli (Tronic) 11/03 - Eliane Bedin de Almeida (Tronic) 12/03 - Luciano Bortolanza (Tronic) 14/03 - Beracy Colferari (Tronic) 14/03 - Edina Peccini Mezetti (Tronic) 14/03 - Cidiane Arruda (Tronic) 14/03 - Jean Fernando Fronza de Lara (Rüdiger Caminhões e Ônibus) 14/03 - Guilherme Mendes Senger (Rumar) 15/03 - Marli Salete Paula (Tronic) 16/03 - Eva Fatima Prado dos Santos (Tronic) 16/03 - Jose Arthur Borgmann (Tronic) 18/03 - Luciane Sundstron (Tronic) 18/03 - Alencar Miguel Corradi (Tronic) 19/03 - Marina Dal Moro (Tronic) 20/03 - Bruna Salvagni (Tronic) 21/03 - Tania Aparecida Dalla Corte (Tronic) 22/03 - Karin Cristine Sobieray (Rüdiger) 23/03 - Willian Henrique Alves da Silva (Rumar) 24/03 - Noeli Catarina Sordi (Tronic) 24/03 - Diana Marcela Wenzel (Tronic) 24/03 - Ana Paula Pinheiro (Tronic) 26/03 - Eva Elisangela Pich (Tronic) 29/03 - Lidia Manssardo Pegoraro (Tronic) 30/03 - Adriano Rigo (Rüdiger) 30/03 - Hamilton Bertaso de Azevedo (Rüdiger) 31/03 - Joceli Stasiak (Rüdiger)

DATAS COMEMORATIVAS 08/03 - Dia Internacional da Mulher

Atitude - Março  

Informativo do Grupo Rüdiger

Advertisement