Issuu on Google+

Dep贸sitos em A莽o


Composição Paredes Chapa de aço galvanizada a quente, ondulada em perfil 18/76-R18 de desenho especial que lhe confere grande resistência e capacidade forte da chapa. Isto deve-se essencialmente à pequena longitude de onda e grande profundidade.

Cobertura Chapa de aço galvanizado ou pré-lacada com estrutura metálica completamente instalada no interior do depósito, permite um fecho completamente hermético excepto por ventilação indirecta, estando apto para água potável. Além de proteger a água da luz solar e da entrada de animais, objectos, etc, evita a proliferação de algas, mantendo a água limpa.

Parafusos De aço de elevada resistência e de desenho especial que os torna perfeitos para o seu uso nos depósitos em chapa da AmbiÀfrica.

Fundo De lâmina impermeabilizante com selo de qualidade AENOR. As soldaduras no fundo da tela fazem-se através da utilização de ar quente, e a união ao depósito é aparafusada. A utilização deste fundo pressupõe a possibilidade de não ser necessário a construção de uma base em betão completa, permitindo assim uma total estanqueidade superior ao fundo só com betão.

Betonagem da base Pode reduzir-se apenas a uma cinta em betão armado de pequenas dimensões em todo o perímetro do depósito como suporte deste.

Juntas A estanquidade consegue-se através de uma massa de formação especial, que permanece sempre elástica, permitindo dilatações e garantindo estanquidade sobre qualquer condição.


Revestimento Sistema duplex (galvanizado + epoxi) Tendo em consideração os estudos desenvolvidos no processo de revestimento e de protecção do aço, a galvanização é um processo fundamental e essencial para a sua protecção, uma vez que as pinturas possuem grande porosidade, o óxido de ferro provoca a rápida corrosão, mas quando a chapa de aço está galvanizada, forma-se o óxido de zinco, que tampona o poro evitando que o aço oxide.

Aço Pintura

Sem galvanização

Água Galvanizado Óxido de ferro

Com galvanização

Óxido de zinco

Esquema de revestimento

Pintura final com 2 demãos de Ilurcromo, com 48 horas de secagem no mínimo. Galvanizado a quente Z - 275.

Pintura final com 2 demãos de Ilurpoxi, com 48 horas de secagem no mínimo.

Chapa de aço ST - 02

Vantagens O sistema de depósitos em aço é o resultado de anos de investigação e de desenvolvimento de produtos específicos. O seu desenho final corresponde a um estudo exaustivo e optimizado dos requisitos que deve cumprir um depósito de água. Desta forma, os depósitos apresentam as seguintes vantagens: • Obra civil reduzida podendo ser executada apenas uma cinta de suporte do reservatório; • Materiais optimizados para a construção de um reservatório com características elásticas, que permite a sua instalação em qualquer tipo de terreno;

• Pintura interior pode ser adaptada ao uso que seja necessário dar ao depósito (água potável, águas residuais, rega, etc), com elevada resistência a produtos químicos e variações de temperaturas extremas; • Pintura exterior têm bastante resistência á corrosão e uma elevada durabilidade; • Custo de manutenção muito baixo e de longa durabilidade; • Depósitos totalmente modulares, podendo ser ampliados, desmontados, transladados, substituir as coberturas ou qualquer acessório sem desmontar todo o reservatório; • De carácter pré-fabricado o que os torna práticos de instalação e versáteis.


Utilizações Água Potável Os depósitos possuem um certificado de uso alimentar de todos os seus componentes em contacto com a água, além de cumprirem todas as Normas e Leis Vigentes dos materiais e formas construtivas. A sua pintura interior e o seu fundo de lâmina de P.V.C, asseguram uma fácil limpeza e higiene, pois as suas superfícies são não porosas, evitando assim a acumulação de sujidade. O sistema de ventilação indirecta evita a construção de janelas e ventilações que permitiriam a de entrada de resíduos, animais ou objectos para o interior, que contaminariam a água.

Rega Os depósitos em aço para rega são a melhor opção a nível da relação qualidade - preço do mercado, pelas seguintes razões: • Ocupam menos espaço; • A água conserva-se limpa; • Versatilidade para ampliações e modificações; • Económicos; • Podem ser camuflados com pintura de acordo com as redondezas, como por exemplo de branco para zonas montanhosas, de amarelo dourado em zonas áridas, etc. • A pintura interior é em aço galvanizado com uma dupla protecção com tinta epoxi, que asseguram a durabilidade dos reservatórios e a sua fácil limpeza.

Contra-Incêndios Cumprem a norma CEPREVEN e UNE EN ISSO 23.500. Todos os acessórios destes depósitos foram desenhados tendo em conta o cumprimento estrito destas normas. Todos eles unidos a uma economia de execução realmente excepcional, que os torna ideais para sistemas contra-incêndios.

Tratamento De Águas Residuais Tem sido desenvolvido um conjunto de acessórios específicos para os depósitos de tratamento de águas residuais e novas pinturas resistentes a produtos químicos e bactérias que podem atacar o aço nos depósitos de depuração. De novo a economia, a rapidez de execução e a facilidade de manutenção são os factores decisivos na hora de decidir a instalação de depósitos em aço para sistemas de tratamento de águas residuais, para os mais variados usos, espessamento de lamas, lagoa aeróbia ou anaeróbia, reactor, decantador, com agitação, etc.


Instalação Movimento de terras O movimento de terras consiste em fazer o nivelamento e compactação do terreno, que servirá como suporte do depósito e abertura de valas para a betonagem da estrutura de suporte do depósito e dos tubos de saída de fundo. E também se efectua a escavação para a criação de pilares de suporte da cobertura.

Betonagem A betonagem consiste na criação de uma cinta em betão armado em todo o perímetro do depósito de pequenas dimensões e rápida execução. Serve de suporte das paredes do depósito, podendo ser efectuada ou não a base interior do reservatório de acordo com a sensibilidade do dono de obra, podendo ser aplicado o reservatório sem a necessidade de execução da base interior em betão. As medidas da cinta são normalmente de 40 cm x 40 cm de secção com varas de ferro com uma secção de 10 a 16 mm em função do diâmetro do depósito e do terreno de sustentação.

Montagem do Depósito A montagem do depósito em si é rápida, e as operações in situ são mínimas, uma vez que todos os componentes do depósito estão pré-fabricados, sendo necessário apenas execução o aperto de parafusos em obra. Inicialmente executa-se o primeiro anel sobre a cinta de betão armado, em seguida montam-se os anéis até à altura definida para o reservatório. Por fim é instalada a cobertura e a tela impermeabilizante de PVC.


Reservat贸rios apoiados


Reservat贸rios elevados


AMBIÁFRICA – SOLUÇÕES AMBIENTAIS, S.A. Estaleiro AngolACA – km 27 Rua da Taka, Damba Maria, Benguela - ANGOLA

Tel.: (00244) 934 739 662 E-mail: ambiafrica@googlemail.com


depositos_ambiafrica