Issuu on Google+

REVISTA do Grêmio Literário e Recreativo Português

ANO 3 • Nº 8 • dezembrO 2013

Estação Lusíadas

Construção do novo espaço de lazer, que terá academia de ponta, entra na reta final. Prédio será uma das novidades de 2014.

FESTA EM CAMPO Conheça os campeões dos torneios de futebol


31 dezembro 22h Sede campestre Sal達o de Eventos

Elymar Santos Fruta Quente Boate Cave DJ Edu Couto Saiba tudo sobre a festa em www.gremioportugues.com.br


>> dezembrO 2013

Lusíadas

Nova academia do Grêmio, localizada na Estação Lusíadas: conheça mais sobre o espaço de lazer que vai conquistar os gremistas.

>> obras •14

3

Clicks! Show de Milton Nascimento, Festival do Chopp e festas na Boate Cave: confira quem marcou presença nos eventos gremistas.

Água na boca Campeões em campo

Sacramenta levou o Supermaster, enquanto a Acadêmica faturou o Master. Veja quem se deu bem nos torneios de futebol. >> esporte • 20

Conheça o Delícias Reunidas, prato campeão de vendas no clube. >> culinária • 12

Segurança Reforço no muro que protege o Grêmio: investimento para o bem bem-estar do associado. >> obras • 16


>> palavra do presidente

2014 promete

Alírio Gonçalves

>> dezembro 2013

PRESIDENTE

DIRETORIA // Presidente Alírio José Duarte Gonçalves // 1º Vice-Presidente Artur Valente Teixeira

4

A Copa do Mundo está chegando e será, sem sombra de dúvidas, o assunto mais comentado de 2014. Até pelos associados do Grêmio, é claro, afinal somos apaixonados por futebol e vamos fazer aquela figa por Brasil e Portugal (quem sabe até disputando uma final). Só que pelo menos para nós, gremistas, o Mundial vai dividir atenções com os grandes eventos e novidades que o clube projeta para o novo ano. Em 2014 o Grêmio continuará evoluindo. Vai concluir duas grandes obras, a da Estação Lusíadas e do muro que protege a sede campestre, que darão mais conforto, segurança e opções de lazer ao associado. Também está prevista a reforma total da fachada e portaria do clube. Sem falar nas constantes melhorias nas malocas, banheiros, piscinas e demais áreas internas. As obras são importantes, pois valorizam o clube e proporcionam mais atrativos ao sócio. OK. Só que em 2014 deveremos focar mais na questão dos recursos humanos do Grêmio. Em qualificação de pessoal e aprimoramento dos serviços. Sabemos que precisamos evoluir nesta área e atender melhor o associado. Já melhoramos bastante, mas o desafio ainda é grande. As atividades realizadas em 2013 construíram uma boa base para avançarmos ainda mais neste ano novo. Basta ver que o Grêmio organizou grandes eventos nos últimos meses, como os shows de Fábio Jr., Gal Costa e Milton Nascimento, ícones da MPB. Pode ter certeza que em 2014 teremos artistas de grande expressão se apresentando nos palcos do nosso clube, além de eventos internos adequados às expectativas do sócio. Nesta edição da revista você saberá o que já está previsto para este novo ano e o que vem acontecendo no clube. Aliás, sobre os próximos passos, você pode (e deve) ajudar na construção de um Grêmio cada vez melhor. Fale conosco se tiver alguma sugestão, crítica ou comentário. Procure a diretoria e nossa equipe de trabalho ou use um dos nossos canais de comunicação. Aproveito para desejar a todos os associados meus sinceros votos de feliz 2014, com muitas alegrias, conquistas e realizações.

//

// 2º Vice-Presidente Itamar Vieira Amaro // 1º Secretário Mário Antonio Lobato de Paiva // 2º Secretário Valmor Arede Cordova // 1º Tesoureiro Márcio Antonio Ramôa dos Santos // 2º Tesoureiro José Carlos Lima Mendes // Diretor de Compras José Antônio Pina // Diretor de Infraestrutura Antonio José Marques Cabral // Diretor de MARKETING E RELAÇÕES PÚBLICAS Fernando Alves do Nascimento Júnior // Diretor de Esportes Carlos Alberto Lopes // Diretor Bibliotecário Antonio Pinho // Diretores Sociais Antonio Maria Thomaz José Abranches de Almeida Manoel da Costa Miranda

A ESTAÇÃO GRÊMIO é uma publicação dedicada aos associados do Grêmio Literário e Recreativo Português. Responsável: Diretoria de Marketing. Editoração eletrônica: Calazans Souza. Impressão: Gráfica Delta. Tiragem: 4.000 exemplares. Fotos: Estúdio Mineiro, Carlos Alberto Lopes, Tarso Sarraf e Arquivo Grêmio. Para anunciar: (91) 8823-0855. Fale conosco: marketing@gremioportugues.com.br Grêmio Literário e Recreativo Português Sede Administrativa: Rua Senador Manoel Barata, 477 | 483. Cep: 66019000. Telefones: (91) 3241-0918 | 3222-9425 | 3223-0594 Sede Campestre: Rodovia Augusto Montenegro, Km 10, s/n. Cep: 66820000. Fone/fax: (91) 3351-2962 | 3351-2963 www.gremioportugues.com.br


>> factos Reforma da sede social A sede social do Grêmio, localizada no centro comercial de Belém, vai ganhar pintura externa nova em janeiro. Segundo o diretor social José Abranches, a fachada será revitalizada. Como a sede gremista é um prédio histórico, foi necessário obter licenças de órgãos responsáveis pelo patrimônio histórico a até a seleção de um tipo de tinta especial antes de executar o trabalho.

>> dezembro 2013

//

Aulas de hidro 6

Cobertura para a quadra de society É isso mesmo. Em janeiro os sócios já poderão desfrutar da quadra coberta de futebol society. O clube instalou, ao redor da quadra, 20 pilares com estrutura metálica treliçada, que farão a sustentação da cobertura de telhas termoacústicas. Esta era uma demanda antiga, já que sem a cobertura era praticamente inviável jogar futebol na quadra em horários de sol ou chuva muito forte. A cobertura vai proteger a grama sintética, dando mais durabilidade ao material e proporcionando mais conforto aos atletas durante as partidas.

//

Brilho na passarela // O Grêmio ficou na terceira colocação no concurso de beleza Garota Verão 2013, promoção das Organizações Romulo Maiorana (ORM), por intermédio dos jornais O Liberal e Amazônia. A representante gremista, Paula Fernanda Andrade, desfilou muito bem, mas acabou ficando atrás de Raiane Rodrigues Quaresma (campeã, do Pará Clube) e de Kilvia Ribeiro (Marudá). Com o lugar no pódio, o Grêmio se mantém como um dos clubes sociais com melhores resultados no concurso.

Por falar nisso... // Aliás, se você é associada e tem interesse em participar da seleção para representar o Grêmio em concursos de beleza em 2014, escreva para eventos@gremioportugues.com.br. Informe a sua idade e indique qual o concurso desejado. Não esqueça de mandar uma foto.

// Para quem busca uma atividade física que queima calorias, trabalha bem a musculatura e (o melhor de tudo) não sobrecarrega o corpo, a pedida são as aulas de hidroginástica. Comandadas pela professora Regilene Alves, as aulas acontecem nas noites de 4ª e 6ª feira e nas manhãs de sábado, domingo e feriados. É uma animação só. Experimente.


// Participe das missas realizadas na capela de Santo Antônio de Lisboa, na sede campestre. A celebração ocorre sempre no terceiro domingo de cada mês, às 11h, e é realizada pelo padre Edvaldo Andrade, da paróquia Divina Misericórdia de Icoaraci.

Tudo refrigerado // Por falar em missa, a capela do Grêmio

recebeu, em dezembro, sistema próprio de refrigeração. Foram instaladas centrais de ar-condicionado para proporcionar maior conforto aos fiéis durante as missas e momentos de oração.

O seu evento no Grêmio // Já está disponível a reserva de datas do Salão de Eventos e Boate Cave para 2014. Desde novembro é grande a demanda para a utilização destes locais, que possuem uma das melhores estruturas da cidade para receber eventos. O salão e a boate são ideais para receber shows, festas de formatura, jantares, casamentos, aniversários, confraternizações e outros acontecimentos do gênero. Para checar a disponibilidade de datas e valores de aluguel, procure a secretaria: 3241-0918, 3222-9425 ou secretaria@gremioportugues.com.br.

Equipe de corrida // Se você é corredor ou pratica caminhada, junte-se à equipe de corrida do Grêmio. Nosso time está ganhando cada vez mais visibilidade. Exemplo ocorreu na Corrida do Círio, onde o atleta Márcio da Silva Gomes representou o clube e cravou o 9º melhor tempo. O Grêmio foi o clube social melhor colocado na corrida. Para se juntar à equipe, procure o professor Valdir Brandão, na academia do Grêmio, para mais informações.

>> dezembrO 2013

Domingo na capela

7


>> viagem

>> dezembro 2013

A bela do Norte

8

Se você está planejando viajar à Europa em 2014, vale dar uma esticada até a cidade do Porto, rica em cultura e entretenimento O Porto, cidade Patrimônio Mundial, é a grande porta de entrada e pode ser ponto de partida para uma viagem pela diversidade natural e cultural da região Norte de Portugal. É conhecido pelo vinho, que dali parte para todo o mundo, mas também pela Escola de Arquitetura, de onde saíram os nomes de Álvaro Siza Vieira e Souto de Moura, ambos Prêmios Pritzker, uma das principais premiações de arquitetura do mundo. E ainda por um patrimônio que sabe combinar a antiguidade de igrejas e monumentos, como a Sé ou a Igreja de São Francisco, com a contemporaneidade de edifícios marcantes, como a Casa da Música, o Museu de Serralves e outros. Nuns breves dias de visita ao Porto, há locais que não podemos deixar de conhecer. No dizer de muitos visitantes, esta cidade tem algo de místico que dificilmente se consegue descrever e que varia conforme o local, a hora e a luz do dia. O centro histórico do Porto e a margem do rio Douro do lado de Gaia, onde ficam as caves do vinho do Porto, estão classificados como Patrimônio Mundial. A Estação de São Bento, com o átrio forrado a azulejos, é ideal para iniciar um percur-

//

so. Pouco mais à frente fica a Sé, a não perder, de cujo terreiro se oferece a primeira vista sobre o rio, o casario e a outra margem. Dali é possível descer por escadinhas e ruas medievais até à Ribeira, com esplanadas e recantos pitorescos. Vale a pena ficar um pouco para sentir o ambiente e absorver o rio com a ponte Dom Luís e a margem em frente, antes de entrar num cruzeiro sob as seis pontes do Porto. Uma sugestão é subir à Torre dos Clérigos para nova vista sobre o Porto. Logo ali, a livraria Lello que inspirou histórias de Harry Potter. Continuamos a pé até os Aliados, passando por lojas e prédios arte-nova. Após conhecer esta vasta avenida, a pedida é seguir até à Rua de Santa Catarina para fazer compras à vontade. O Café Majestic é ideal para uma pausa. Ainda falta ir à margem sul do rio para visitar as caves do vinho do Porto e provar o vinho no seu ambiente peculiar. A partir da Ribeira, podemos atravessar a pé a ponte D. Luís e ver deste lado uma das mais bonitas vistas sobre o Porto. E ainda se pode passear no teleférico de Gaia, que sobe e desce deste lado do rio. Em termos gastronômicos, este lado do cais é uma boa opção, mas a Ribeira também fervilha de restaurantes e esplanadas, tal como a Foz, com belas vistas sobre o mar. Portugal conquista os turistas pela sua gastronomia, mas isso ainda é mais verdade no Porto e na região norte.


>> dezembrO 2013

9

Os lugares, nesse sentido, que merecem destaque são O Arquivo, Mal Cozinhado, Versos & Pedras e Gambamar. A comida da vizinha Espanha também tem lugar especial nos cardápios do Porto, o que fica evidente no Tapas & Papas, onde o turista pode saborear receitas do país que faz fronteira com Portugal. Em qualquer restaurante, mais requintado ou mais popular, há a certeza de uma boa refeição acompanhada pelos excelentes vinhos do Douro ou pelo fresco vinho verde, típico da região. O fascínio da Cidade do Porto vai além de suas belezas naturais e históricas. Aliando o clima bucólico a um ambiente urbano, o destino proporciona uma experiência inesquecível.

NÃO DEIXE DE...

Zenith Lounge Boa pedida para uma balada. Localizada no topo do hotel HF Ipanema Park, é eclético: tem desde noites de fado até festas com discoteca fervente.

>> EU RECOMENDO

Felipe Oscar, universitário “ Eu fui à cidade do Porto duas vezes e pretendo ir muitas outras vezes. Conheci o estádio do Dragão, casa do FC Porto, e apesar de ser benfiquista fiquei impressionado. Indico a todos que vistem a Vila Nova de Gaia, principal ponto turístico da cidade, onde há vários restaurantes à beira do rio Douro e das pontes. Além disso, lá mesmo existe um teleférico de onde se consegue ver toda a região e até mesmo os galpões dos mais famosos fabricante do vinho do Porto. E se for comer, vá ao restaurante Rabelo e peça a famosa paella: foi a melhor que ja comi (e olha que já provei em Madrid).”

>> Visitar a Casa do Infante, junto à Ribeira >> Admirar o casario antigo de Miragaia, bem perto do cais da Ribeira >> De dia ou à noite, passear pela rua Galeria de Paris e adjacentes, perto da Torre dos Clérigos >> Dar um pulo à Rua Miguel Bombarda para um “banho” de design e arte contemporânea >> Passear no Parque da Cidade, com frente marítima >> Desfrutar das boas praias e esplanadas junto à Foz >> Provar uma francesinha, uma das especialidades do Porto


>> GIRO NA ESTAÇÃO Pai modelo

>> dezembro 2013

Natural de Sanradela, distrito de Vila Real, em Portugal, o empresário aposentado Luiz Augusto (o nome dele é assim mesmo, bem autêntico, sem sobrenome) foi eleito o Pai Gremista de 2013. Ele recebeu uma homenagem do clube durante a missa comemorativa ao Dia dos Pais, realizada no Salão de Eventos. Luiz Augusto é casado com Olinda de Jesus, com quem tem quatro filhos: Francisco, Maria da Luz, Joaquim e Antônio.

10

II Noite Signus

A Boate Cave ficou lotada para a segunda edição da Noite Signus, festa de flashback que caiu no gosto dos gremistas. Confira aí quem dançou ao som das batidas tocadas pelo DJ Kleber Barros.


>> GIRO NA ESTAÇÃO Círio gremista

>> dezembrO 2013

Em mais uma edição do Círio Gremista, a tradicional passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré pela sede campestre emocionou os associados. Missa realizada no Salão de Eventos completou a manhã de fé no clube.

11


>> dezembro 2013

>> culinária

12

>> O Delícias Reunidas serve de 3 a 5 pessoas e atende a diferentes paladares: do amante do bacalhau, que aprecia um bom vinho, ao adorador do filé, que prefere um suco de laranja

Delícias reunidas

Este é o prato mais pedido hoje em dia no clube. Saiba como esta combinação de filé, bacalhau, pescada e camarão caiu no gosto e conquistou os gremistas Só de olhar o prato aí em cima já dá água na boca. O Delícias Reunidas é um prato generoso, que combina alguns dos ingredientes mais cobiçados no Grêmio. E o melhor: o custo-benefício é vantajoso, um dos motivos para este ser o campeão de vendas no restaurante do clube há mais de 1 ano. Vamos começar pelos ingredientes. O nome do prato já diz tudo. “A gente batizou de Delícias Reunidas porque o prato reúne as receitas mais pedidas do nosso cardápio, que são o Bacalhau à Garrote, Camarão à Garrote, Peixe à Paraense e Filé à Garrote”, explica Jorge Alberto Júnior, proprietário da Júnior

//

Churrascaria, operador do restaurante. A reunião de sabores (ver ingredientes no quadro abaixo) gerou um prato eclético, com variedades que atendem a diferentes paladares da família. “Se o marido não gosta de bacalhau, pode comer a carne. Já a esposa, que evita a carne, come o peixe. E por aí vai. Ou então, para quem não tem restrições, pode experimentar um pouco de cada”, complementa Alberto Júnior. O prato custa R$ 68,00, serve tranquilamente de 3 a 5 pessoas e consome de 15 a 20 minutos para ficar pronto (em dias de pico no clube, o tempo de preparo pode se estender um pouco mais).

CUIDADOS NO PREPARO Para quem anda de regime e tem medo de sair da dieta, não precisa se preocupar. “O Delícias Reunidas é rico em proteínas e tem pouco carboidrato, então a pessoa pode comer sem ficar com dor na consciência”, brinca Simone Penha, da equipe de nutricionistas do restaurante. Segundo ela, uma das vantagens do preparo da refeição é que ela pode chegar à sua mesa um tanto personalizada. “A gente já conhece boa parte dos sócios, então sabe quando deve reduzir no sal ou no tempero para este ou aquele cliente”, conclui Simone.

>> INGREDIENTES ;; Posta de bacalhau do Porto grelhado em azeite português ;; Camarão, tamanho GG, à milanesa ;; Cubos de provolone à milanesa

;; Batata soutè com salsa ;; Filé alto, recheado com queijo e presunto e regado ao molho madeira ;; Champignon ;; Batata noisette ;; Arroz branco

;; Posta de pescada grelhada em berço de creme de tucupi e jambú ;; Arroz de jambú


>> giro pela estação Arrasta multidão

>> dezembrO 2013

Antes de iniciar a turnê internacional para divulgar o show “Uma travessia”, o carioca Milton Nascimento, um dos ícones da MPB, fez uma parada no Grêmio para uma apresentação histórica. Ele foi a atração principal da noite comemorativa ao aniversário de 146 do clube. O cantor se apresentou num Salão de Eventos lotado e empolgou a plateia.

13


>> OBRAS

>> dezembro 2013

Estação Lusíadas

14

Conheça um pouco mais sobre o novo espaço de lazer do Grêmio. A Estação Lusíadas está em fase final de construção e, a partir de janeiro, será mais uma opção para o entretenimento e bem-estar do associado.


>> dezembrO 2013 >> Boa parte dos novos aparelhos da academia de musculação já está montada no clube

A partir de janeiro, o associado gremista terá à disposição mais um espaço ideal para o lazer e bem-estar. É a Estação Lusíadas, aquele prédio novo que está sendo erguido ao lado das quadras cobertas de tênis, logo na entrada da sede campestre. As obras estão na reta final, restando detalhes de acabamento para a inauguração. Inicialmente, o espaço seria aberto em dezembro de 2013, mas foi necessário revisar o cronograma da obra em razão de ajustes nos prazos de entrega de materiais dos fornecedores. “Preferimos até alterar um pouco o cronograma do que fazer a obra na pressa, com risco de ter problemas no futuro”, explica o diretor de infraestrutura do Grêmio, Antônio Cabral. Agora, cá para nós: a espera vai valer a pena. A Estação Lusíadas terá três pavimentos e área total de 3.000 m². O prédio vai oferecer restaurante de massas, salão de jogos, boutique, centro de informática, academia de musculação e bar panorâmico. O detalhe //

é que o prédio já está com o seu elevador instalado. A nova academia de musculação merece um destaque à parte. O Grêmio está preparando uma estrutura de ponta. Foram adquiridos 53 equipamentos novos da fabricante Olympikus. O salão será totalmente refrigerado, com sonorização própria e terá espaços adequados para avaliação física, alimentação e recepção de alunos. “Não vamos levar para o prédio novo nenhum aparelho que usávamos na academia do Complexo do Lago. Serão todos novos”, comenta Valdir Brandão, coordenador técnico da academia de musculação do Grêmio. “Certamente isso terá impacto na melhoria de performance dos alunos, até porque teremos aparelhos que não existiam antes.” Quase todos os equipamentos da academia já se encontram no local. O clube iniciou estudos de viabilidade econômica para que, tão logo a Estação Lusíadas seja inaugurada, a academia funcione diariamente, nos três turnos.

A ORIGEM DO NOME “LUSÍADAS” O nome do prédio é uma homenagem a “Os Lusíadas”, a maior obra épica portuguesa, produzida pelo poeta Luís Vaz de Camões. A obra reúne dez cantos, que abordam principalmente a descoberta do caminho marítimo para a Índia, pelo navegador Vasco da Gama.

15


>> OBRAs

>> dezembro 2013

>> Equipe da sede campestre durante visita ao canteiro de obras do muro: construção de passarela vai expandir a trilha ecológica e permitirá a prática de cooper ao redor do clube

16

Segurança reforçada // Um esforco silencioso, e às vezes até invisível aos olhos do associado, está em curso na sede campestre. Talvez por isso, poucos tenham dimensão de sua importância. Cerca de 30 homens, entre funcionários proprios e terceirizados, estão responsáveis por reerguer o muro que circunda a propriedade do Grêmio. Até janeiro de 2014, eles irão colocar em pé um paredao de mais de 1km de extensão, que dará mais seguranca ao associado e contribuirá sensivelmente para a preservação do patrimônio gremista. “Houve uma explosão demografica no entorno do Grêmio. Por isso, precisamos recuperar o muro para assegurar a delimitação da propriedade do Grêmio, evitar invasões e aumentar a segurançaa de quem frequenta o clube”, diz Artur Teixeira, 1° vice-presidente. Para desenvolver este trabalho, a equipe de obras, comandada pelos diretores Artur Teixeira, Antônio Cabral e Manoel Miranda, está encarando um desafio daqueles. As obras acontecem em um terreno pantanoso, localizado em uma mata densa. “É uma obra dificil de ser executada. A equipe precisa trabalhar dentro do terreno pantanoso, num mangue, que fica inundado durante 8 meses ao ano” explica Antonio Cabral, diretor de infraestrutura. “O transporte de material também é bem complicado, ja que o canteiro de obras está dentro da mata.” O muro tem início próximo à capela e contorna boa parte da sede campestre, chegando às proximidades das quadras cobertas de tênis. Colado ao muro estão sendo construídas passarelas, que permitirão o passeio ao redor do clube. Durante a obra, estão sendo construidos vários blocos de concreto, que são apoiados em estacas com profundidade de 3 metros. Os blocos são cobertos por vigas, que, por sua vez, dão sustentação ao muro e passarelas. Até o final de janeiro a obra deve ser totalmente concluída. “Temos uma equipe experiente envolvida nesta empreitada, que ja trabalhou na construcao de muros e fundações”, conclui Antônio Cabral.

Trilha ecológica e cooper A obra de reforço do muro ja está na reta final. “Já estamos com mais de 700 metros prontos. Agora é dar o gás para concluir os 1.000 metros”, comenta o diretor de infraestrutura, Antônio Cabral. O muro está sendo feito em alvenaria e tem 3 metros de altura, tendo ao lado uma passarela de 1 metro de largura, para que o pedestre possa transitar. Num segundo momento da obra serão instalados guarda-corpos nas passarelas para aumentar a segurança do pedestre. Quando a obra estiver concluída, a passarela será utilizada para a prática de cooper e para incrementar a trilha ecológica existente.

A construção do muro é estratégica para preservar o patrimônio do clube e dar mais seguranca ao socio.” >> Artur Teixeira, 1° vice presidente


>> dezembrO 2013 >> As obras estão em ritmo acelerado, restando cerca de 200 metros para conclusão da construção da passarela anexa ao muro: obra de grande dificuldade, realizada em área pantanosa

1.000

metros

É a extensão do paredão que está sendo erguido ao redor da sede campestre

17

Entenda a obra do muro

O Gremio, que é rodeado por unidades residenciais, possui muros que delimitam a sua propriedade, mas em alguns trechos eles estão desgastados e inadequados. A obra em andamento vai erguer um paredão de 3 metros de altura, ao longo de mais de 1 quilômetro de extensão, em uma região onde a pressão demográfica aumentou nos últimos anos.

Quadras cobertas

Piscina redonda

Portaria Capela

Campo B

Legenda

Delimitação da propriedade da sede campestre

Região de construção e reforço do muro


>> dezembro 2013

>> EStrutura

18 >> O casal Eric Martins e Roseane Sousa com o filho Antônio Vithor: no fraldário, localizado no Complexo do Lago, não tem aperto para trocar a fralda ou fazer a higiene do neném

Conforto para o bebê Fraldário instalado no Complexo do Lago facilita a vida de papais e mamães que precisam fazer a higiene das crianças de colo A área do Complexo do Lago, que é bem frequentada por pais de crianças de pouca idade, está mais equipada. O clube entregou, no segundo semestre de 2013, o primeiro fraldário aos associados. A sala, com estrutura adequada para a troca de fraldas e higienização de crianças de colo, está localizada no corredor que dá acesso aos banheiros. “Esta era uma demanda antiga dos sócios que possuem filhos pequenos, pois antigamente era tudo feito no improviso. Agora o sócio tem este este espaço específico para atender o seu filho”, explica José Antônio Pina, diretor de compras, que integrou a equipe responsável pela construção do fraldário. O espaço está habilitado para atender tranquilamente duas crianças simultaneamente, pois dispõe de //

duas bancadas separadas, com uma torneira extensiva. “É a primeira vez que uso e fiquei satisfeito, porque tivemos privacidade e estrutura para trocar a fralda do Vithor”, diz Eric Martins, que ilustra, ao lado da esposa Rosiane Sousa, esta página. O clube já planeja construir um novo fraldário em 2014, desta vez na área do restaurante central.

Agora não precisa mais de improviso. O clube tem um espaço próprio à higienização do bebê.” >> José Antônio Pina, diretor de compras

>> Fraldário tem estrutura adequada para atender ao associado


castilho

>> dezembrO 2013

IOB Prime. Para você que valoriza o seu tempo.

19

O IOB Prime é perfeito para você que não tem muito tempo disponível e busca um serviço diferenciado com atendimento personalizado. Você liga e marca a sua consulta oftalmológica particular no horário que for mais conveniente. E é recebido com todo o conforto e comodidade, sem fila e sem espera. Ganhe tempo. Venha para o IOB Prime. Vantagens exclusivas do cliente Prime: • Horário de atendimento personalizado. • Estacionamento privativo.

• Sem fila, sem espera. • Serviço de manobrista gratuito.

• Web Center. • Wi-fi com banda larga.

Responsável Técnico Dr. Reinaldo Leite - CRM-PA 5790. Especialista em Oftalmologia.

Rua João Balbi, nº 514 Tel.: 3352-5494 / 8929-1220

Instituto de Olhos de Belém


>> dezembro 2013

>> ESPORTES

>> Jogadores do Sacramenta comemoram o título inédito do 15º Supercampeonato após detonarem o Sporting na decisão: time entrou desacreditado, mas se reconstruiu e venceu na raça

20

Sacramenta, o bam-bam-bam do Supermaster // Comandado pelo falastrão Álvaro, o Sacramenta deu um drible nos críticos, espantou a pecha de zebra e ficou com a taça de campeão da 15ª edição do campeonato de futebol da categoria Supermaster. Na decisão, o time alviverde, que faturou o 1º turno, encarou o Sporting, vencedor do 2º turno. Partida digna de final, com direito a vitória nas cobranças de pênaltis. O Sacramenta chegou a abrir 2 a 0 no marcador, mas permitiu a reação do adversário e cedeu o empate em 2 a 2, placar do tempo regulamentar, que levou a definição do campeão para a disputa nas penalidades máximas. Nos pênaltis, Tom converteu para o Sacramenta. Caranguejo fez para o Sporting. Isaias marcou para o Sacramenta. Quando foi a vez de Napoleão, considerado o homem do jogo e autor do gol de empate do Sporting no tempo normal, tensão: ele bateu firme, mas o goleiro Roberto defendeu. Na sequência, Gaspar anotou o gol e garantiu a vitória do Sacramenta, que não comemorava título há mais de dez anos. A festa da vitória contou com baita churrasco na Casa de Eventos, com direito a música ao vivo da banda Baioras. Em janeiro a turma retorna.

>> Fabinho posa ao lado do troféu (maior do que ele, diga-se de passagem) que conquistou com a ajuda de Gaspar: Sacramenta, enfim, ficou com a taça após mais de 10 anos só batendo na trave


Master se rende à Acadêmica Quem apostasse, no início do semestre, na Acadêmica como candidata ao título do campeonato de futebol da categoria Master seria chamado, no mínimo, de sem-noção. Afinal de contas, o time começou muito mal, sendo saco de pancadas e ficando um bom tempo na rabeira da classificação. Para completar, o Benfica e o Sporting apareciam como os grandes favoritos em razão dos elencos montados. Mas os alvinegros deram a volta por cima. O time comandado por Zé do Carmo se recuperou durante o torneio, chegou à decisão e ficou com a taça de campeão. Na final do campeonato, a Acadêmica fez um duelo apertadíssimo contra o Sporting. Os times criaram poucas chances de gol e ficaram no 0 a 0 no tempo regulamentar. Restou decidir o campeonato na cobrança de pênaltis. E os alvinegros levaram a melhor, vencendo por 3 a 2. Além da Acadêmica, quem também terminou o campeonato com troféu foi Wellington, do Benfica, como artilheiro; Fábio (Sporting) e Paulo (Acadêmica), como goleiros destaque; e Geraldo Magela (Sporting), premiado como melhor dirigente. Em fevereiro a turma do Master já deve voltar ao gramado para o torneio de inverno, que é tradicionalmente disputado na quadra de futebol society até o mês de abril.

>> dezembrO 2013

//

21 >> Galera da Acadêmica faz a festa após o título (alto), enquanto atletas exibem os seus troféus individuais


>> dezembro 2013

>> ESPORTES

>> Dionísio, do Naval, vai na marcação de Luiz Otávio Júnior, do Sporting: o campeonato da categoria Novos revelou talentos e mostrou que o equilíbrio predomina no torneio de campo

Só o Turnão para decidir o Novos Depois de vários anos deixado para escanteio, foi necessário realizar o Turnão para apontar o campeão do campeonato de futebol de campo da categoria Novos. Os campeões de turno (Nacional, Benfica e Sporting) e o melhor colocado por índice técnico (o Naval) entraram em campo para decidir quem ficaria com a taça. Até o fechamento desta edição, o dono do título não estava definido. Ainda assim, dá para dizer, sem sombras de dúvidas, que o campeão roeu um osso para

//

22

ficar com a taça. O torneio deste ano foi diferenciado. Os seis times participantes mostraram um equilibro que não era visto há algum tempo. Basta ver o caso do Sporting, que retornou ao campeonato após um período sabático. O time comandado por Kiko foi lanterna durante boa parte do torneio, mas reagiu e foi ao Turnão. O equilíbrio visto no torneio já deixa os atletas ansiosos para o que vem pela frente em 2014.

>> Jogadores de Naval e Sporting perfilados para a execução dos hinos do Brasil e do Grêmio antes da partida final do 3º turno: momento cívico foi uma das novidades da competição em 2013

Para ficar por dentro das notícias, tabelas de jogos, regulamentos, artilharia e tudo o mais que rola nos campeonatos e no esporte gremista, não perca tempo. Visite o blog de esportes do clube. Basta acessar

http://mandoubemgremio.blogspot.com Além de conhecer as atualidades, você ainda pode fazer comentários e tirar a maior onda com a galera.


>> dezembrO 2013

>> Time do Sporting, que faturou o torneio de Miúdos da 10ª edição da Copa Miúdos e Miudinhos de Futebol Infanto-Juvenil: competição reuniu mais de 200 meninos e meninas

Show da garotada Já estabelecida como a principal competição infanto-juvenil de futebol de clubes sociais de Belém, a Copa Miúdos e Miudinhos chegou à sua 10ª edição em 2013 reunindo meninos e meninas de 5 a 12 anos de idade. Ao todo, mais de 200 associados jovens participaram da competição, realizada na quadra society. Jogando que nem gente grande, Sporting e Porto decidiram a categoria Miúdos (9 a 12 anos). A garotada do Porto abriu o placar com gol de Arthur Villarroel. Gabriel Silva empatou para o Sporting e Vinícius Andrade garantiu o gol da vitória, por 2 a 1, que rendeu o título ao time alviverde. Os destaques da categoria dos Miúdos foram o artilheiro Mário de

//

Oliveira (Benfica), com 10 gols, o melhor goleiro David Cintra (Porto) e o craque Lucas Gabriel dos Santos (Porto). Na categoria Miudinhos (meninos e meninas de 5 a 8 anos de idade), o Braga ficou com o título inédito de campeão ao derrotar a Tuna pelo placar de 6 a 3, com seis gols do atacante Henrique Salomoni, de 8 anos. Henrique foi autor de 17 gols e terminou como o artilheiro dos miudinhos. Além de estimular os pequenos sócios a praticar esportes, a Copa Miúdos e Miudinhos tem função social, pois arrecada alimentos para doação a crianças carentes que residem em comunidades do entorno do Grêmio. Em 2014 tem mais.

>> Yago Pikachu, atleta do Paysandu, prestigiou o encerramento da competição e foi assediado pela garotada

23

Dá-lhe, Belenenses O Belenenses (foto acima) foi o grande campeão da 5ª edição da Copa da Juventude, torneio disputado por garotos de até 16 anos. O time goleou o Porto na decisão por 10 a 3. O detalhe é que o campeão começou levando um susto, já que o Porto chegou a abrir dois gols de vantagem no placar. Só que o Belenenses manteve a calma e conseguiu virar o jogo, com direito a goleada. O artilheiro da competição foi Matheus Farias, do Porto, que atingiu 19 gols no torneio. Já Marcos Matheus Centelhas, do Belenenses, foi eleito o jogador destaque. O prêmio de melhor goleiro foi para Antônio Pedro Pessoa.


>> dezembro 2013

>> esportes

>> João Pedro Alves em ação: o atleta revelação do tênis gremista ficou com o vice na categoria master

Troféu histórico em jogo Renan Fernandes, Wadison Menezes e Jessica Furtado têm troféus históricos em casa. É que eles se sagraram campeões da 1ª Copa Grêmio de Tênis, competição exclusiva para associados, realizada em novembro. O torneio reuniu mais de 60 tenistas para jogos na categoria simples, uma forte evidência do crescimento da modalidade no clube. Como já é comum no cenário internacional, a partida que atraiu mais olhares do público foi a final masculina na categoria Master. Renan Fernandes superou o precoce João Pedro Alves, que vem disputando sucessivos torneios infanto-juvenis Brasil afora, num jogo apertado. Os demais jogos tiveram boa plateia e agradaram aos torcedores.

//

24

O coordenador Helber Lobo e a equipe dos torneios de tênis já estão preparando novidades para 2014, incluindo a 2ª edição da Copa com jogos na categoria duplas. >> OS CAMPEÕES DA 1ª COPA GRÊMIO DE TÊNIS Categoria Master ;; Campeão: Renan Fernandes ;; Vice-campeão: João Pedro Alves Categoria Iniciante (masculino) ;; Campeão: Wadison Menezes ;; Vice-campeão: Antônio Moita Categoria Iniciante (feminino) ;; Campeão: Jessica Furtado ;; Vice-campeão: Michelle Correa >> Renan Fernandes (direita), campeão na categoria master

CLIPPING JORNALÍSTICO DIÁRIO

CLIPP

ING JO

Feras internacionais Pelo terceiro ano consecutivo, o Grêmio recebeu uma etapa Future do calendário oficial da ITF (Federação Internacional de Tênis). O torneio distribuiu US$ 15 mil em prêmios e reuniu jovens talentos do tênis internacional. A competição ocorreu em setembro e teve ampla cobertura da imprensa. Na categoria simples, Bruno Sant’Anna foi o campeão. O tenista de 20 anos, natural de São José dos Campos (SP), venceu o carioca Fernando Romboli por 6/4 e 7/5 e conquistou o título. Vale a pena ficar de olho em Bruno, já que ele chegou a integrar o time que disputou a Copa Davis em algumas convocações. Na disputa em duplas, José Pereira e Alexandre Tsuchiya ficaram com a taça ao bater na final Fernando Romboli e Rafael Camilo por duplo 7/6.

RNALÍ

STICO

DIÁR

//

20/Set

CLIPPING

JORNALÍSTI

CO DIÁRIO

21/Se

t O Lib

eral Espo

rte

O Liberal

Esporte 26/Set

IO


>> GIRO NA ESTAÇÃO Benção aos 146 anos

>> dezembrO 2013

O Grêmio comemorou 146 anos de fundação no dia29 de setembro com uma missa, realizada na capela de Santo Antônio de Lisboa, e com distribuição de bolo na área da piscina. Os momentos de fé e de guloseima foram amplamente prestigiados pelos associados.

25


>> GIRO NA ESTAÇÃO Festival do Chopp

>> dezembro 2013

Thiago Costa e Banda Baladeros deram o tom da festa que marcou o retorno do Festival do Chopp ao calendário de eventos do Grêmio. Neste ano, o festival aconteu na manhã de domingo, em setembro, e teve um saboroso chopp da Cerpa.

26


>> EVENTOS RAINHA DAS RAINHAS

dezembro >>> ABRIL 2013 2013

Rainha das Rainhas Criançada a mil

O Dia dasNascimento Crianças foifez comemorado de forma diferente neste ano: Fabyana a ao invÊs de realizar atividades apenas no dia 12 de outubro, o clube sua parte: a representante do promoveu um mês de diversão. Foram domingos consecutivos com Grêmio o concurso Rainha das brincadeiras e animação da Tia Docinho, Tia Lilika e Tio Ivan no Salão Rainhas 2013 desfilou bem, de Eventos. Diversão à beça para a criançada. foi fiel à coreografia e animou a torcida que compareceu ao Hangar Centro de Convençþes, em fevereiro. Apesar disso, não foi desta que o clube conquistou o seu terceiro título do concurso. Fabyana terminou na 6ª posição e viu Samara Costa, da Tuna Luso, ser coroada Rainha. Em 2014 o clube retorna em busca do tri.

28 10

Noite de Halloween

O famoso Dia das Bruxas não passou em branco no clube. A turma da academia de musculação e da hidroginåstica organizou uma festa animada, na Boate Cave, para aproveitar o Halloween. A decoração foi feita a caråter, assim como as fantasias (aliås, só entrou na festa quem estava fantasiado). A festa deu tão certo que entrarå no calendårio de eventos.

  

    

  



       


> ESPORTES Noite do Vídeo Mix

> Clube deve receber

Clube se habilita para o atletismo O Grêmio vai de habilitar para ser, em 2013, sede de uma competição oficial organizada pela FPAT (Federação Paranese de Atletismo). O anúncio foi feito em março por Ronaldo Lobato, presidente da FPAT, após reunião com Cabeto, diretor Grêmio. de esportes do G fevereiro, o presidente da FPAT, Ronaldo “Em fevereiro Lobato, o Pelé do atletismo, visitou o Estevam Lobato elogios rasgados à pista de atletismo, clube e fez elogi demarcada por técnicos da própria a qual será dem

competição oficial ainda em 2013, após reforma na pista

Federação”, explica Cabeto. “Já foi agendada uma competição oficial em setembro, por ocasião do aniversário do Grêmio”, completa. Já está prevista uma reforma na pista de atletismo para adequá-la a competições oficiais. O Grêmio está estreitando laços com a FPAT. Tanto é que se fez presente, no dia 19 de fevereiro, à solenidade que empossou a nova diretoria da FPAT. Para quem não sabe, o Grêmio é uma das agremiações filiadas à FPAT.

Sua carga é o bem mais valioso para nós!

de atletismo

>> ABRIL dezembrO 2013 2013

O DJ Kleber Barros botou todo mundo para dançar durante a Noite do Vídeo Mix, que encheu a Boate Cave. Ele tocou hits dos anos 70 e 80 (de Bee Gees a Duran Duran, passando por Boy Jorge e Cindi Lauper).

29 27

(91) 3268-1536 / 8895-6257

Aéreo Rodoviário Fluvial ARMAZENAGEM. ENTREGA PORTA A PORTA. DISTRIBUIÇÃO. LOGÍSTICA. AÇÕES DE MARKETING. EM TODO O ESTADO DO PARÁ E NORTE DO BRASIL.

Matriz: Belém-PA Filiais: Macapá-AP y Manaus-AM y Santarém-PA y Marabá-PA y Parauapebas-PA

www.lcvcargoexpress.com.br


>> dezembro 2013

>> EVENTOS

>> Jantar de lançamento do hino oficial do Grêmio, realizado na Boate Cave, teve a presença de membros do Conselho Deliberativo e do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira

30

Salve o Grêmio Durante jantar para integrantes do Conselheiro Deliberativo e do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, na Boate Cave, foi apresentado oficialmente o hino do Grêmio. De autoria do compositor Vicente Malheiros, o cântico fortalece a marca Grêmio e se configura como mais um ícone do clube. O hino foi apresentado pelo próprio Vicente Malheiros, que é um renomado desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região e compositor de outras obras do gênero, e por integrantes da banda Andaluz. O cântico foi gravado em CD pelo coro e membros da Orquestra da Fundação Carlos Gomes, sob a regência do maestro Amílcar Gomes. Pela contribuição à elaboração do hino, Vicente Malheiros recebeu o título de sócio honorário do Grêmio, além de outras honrarias, como a medalha dos 50 anos do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Pará e uma placa alusiva ao lançamento do hino. O jantar teve ainda a apresentação, pelo grupo Andaluz, de fados e sucessos da MPB. //

Confira a letra Nossa história lusitana Construímos o ideal Salve o Grêmio Literário e Recreativo Português! Neste hino de amor e de fé Que traduz nosso sonho, afinal, A cultura centenária Dois países irmãos: O Brasil e Portugal. A saudade transmarina Que aportou neste país Guarda mais que o sentimento Pois revela, no Grêmio, nosso povo feliz. De Camões a Fernando Pessoa As lições transmitidas aqui Vou levar para sempre na vida Todo o acervo que muito aprendi. >> Vicente Malheiros recebe honrarias pela composição do hino

Nosso lema é a fraternidade Desafios a vencer com labor Congregar nesta terra querida Lusitanos que somos, brasileiros no amor. Grêmio Literário e Recreativo Nossa Casa de honradez Grêmio Literário e Recreativo Nosso Grêmio Português.

Para ouvir o hino

Acesse www.gremioportugues.com.br para ouvir o hino gremista


>> dezembrO 2013

31

Curta Comente Compartilhe facebook.com/gremioliterarioportugues



Revista do Grêmio 8