Independentes - Seguidores de Set

Page 43

O Clã da Fé Uma característica, mais que qualquer outra, põe os Seguidores de Set à parte de todas as outras linhagens de vampiros. Eles acreditam que são descendentes de um deus - não apenas de um antediluviano, mas de um deus. Como adoradores de seu ancestral, os Seguidores de Set são tanto um culto como um clã. Nem todos os Setitas tomam a mesma posição em relação ao seu ancestral divino, assim como nem todos os católicos, judeus, budistas e neopagãos tomam a mesma atitude em relação à suas fés. Alguns Setitas passam toda sua não-vida exercendo a religião, zelosamente tentando seguir Set e convertendo outras pessoas para sua adoração. Outros Setitas tomam um rumo mais casual (ou pragmática). Sim, eles oram para o Deus sombrio de vez em quando e vão aos templos aos feriados, mas afazeres mais mundanos dominam suas noites. Ainda outros, descendentes de judeus decadentes que pouco se consideram judeus, considerando o rótulo “Seguidor de Set” nada mais do que uma estranha (e embaraçosa) relíquia da hereditariedade vampírica. Em casos extremos, uma poucas Serpentes se rebelam contra seu clã e sua fé. Como muitos ateístas fervorosos, seus rebeliões sucessivas e deliberadas mostram o quanto de fé ainda resta neles. Como qualquer grande religião, os Seguidores de Set contem vários sub-cultos e desavenças... até mesmos algumas heresias. Mais drasticamente, os Serpentes da Luz rejeitaram a adoração à Set se aliaram ao Sabá. A parte principal do clã também condena uma minoria que se voltou para a adoração aos demônios. Outros sub-cultos coexistem, às vezes de má vontade. Estes enfatizam alguns aspectos de Set, ou o identificam com um deus ou deuses de alguma outra tradição cultural. Tais diferenças poderiam resultar em guerra santa em larga escala, se não fosse por pressões constantes exercidas nos Seguidores de Set por outros vampiros e outras religiões. A fé Setita anda ao contrário da tradição Abraãmica do judaísmo, cristianismo e islamismo. Até mesmo entre vampiros que se consideram Condenados, as crenças dos Setitas inspiram medo e ódio. De forma nenhuma alguém poderia considerar as Serpentes como uma só mente disciplinada- mas a maioria dos Setitas entende que eles não podem se dar ao luxo de guerrear entre si.

Fundamentos Todas as práticas religiosas possuem três aspectos importantes: Doutrina, Rituais e Experiência. Doutrina consiste no que a religião diz sobre os mundos natural e sobrenatural, relações da humanidade para com eles, ordem social, ética e coisas do tipo.

Adoradores realizam rituais para se conectarem ao divino e afirmarem sua coesão com a comunidade. Qual a utilidade de suas crenças e ritos, contudo, se os adoradores não possuem experiência para se juntar a algo maior- algo divino? Muitos cultos Setitas enfatizam a experiência mais que a doutrina. O Abraço, uma despedaçante transformação pessoal do corpo e alma, define muita da sua existência como descendente de um deus. Setitas buscam outra intensa e terrível experiência espiritual e concedem a outras pessoas tal epifania. A fé Setita também exige o cumprimento de rituais. Um devoto Seguidor de Set mostra total obediência ao Deus sombrio através de orações, salmos e sacrifícios. Ele gasta alguns minutos toda noite orando diante da imagem de Set, oferecendo um pouco de bebida e umas gotas de sua própria vitae para o deus. Em contraste a tal devoção e cerimônias simples, os cultos que acontecem em grandes feriados marcam com ritos que duram quase a noite toda. A doutrina possui um papel menor na religião Setita. Isto pode ser estranho, pois os Seguidores de Set possuem um enorme cânon de escrituras: crônicas da história do clã, tratamentos devocionais, liturgias, grimórios, especulações metafísicas e até mesmo um evangelho que alegado ser escrito pelo próprio Set. A atitude dos Setitas aos seus livros sagrados, contudo, diferem altamente do cristianismo, judaísmo e islamismo. Todas as escrituras e evangelhos (exceto a do próprio Set) são apenas registros de uma interpretação pessoal de Setitas de suas experiências místicas. Embora os Setitas dêem grande valor ao ato da escrita, eles acreditam que palavras não podem capturar a verdade espiritual. Os adoradores não podem encontrar Deus em um simples conjunto de determinações e dogmas. Ele deve senti-la, compreendê-la, sê-la. Por causa dessa ênfase à experiência pessoal, cultos Setitas raramente sofrem disputas traiçoeiras de doutrinas. A salvação de um Setita não depende da iniciação da doutrina. O Deus Sombrio não faz seus seguidores passarem por um teste escrito, os testes de Set são de longe mais... Mortais.

Doutrina Os Seguidores de Set concordam em algumas doutrinas fundamentais. Eles permitem ampla variedade de detalhes; o perfil geral, contudo, permanece o mesmo em muitos aspectos. Essas crenças determinam a ortodoxia Setita.

O Mundo Teólogos Setitas começaram com os mitos do antigo Egito, mas os desenvolveram do seu próprio jeito. A doutrina Teofidiana sustenta que o mundo é uma bolha de luz e vida com um mar negro sem fim chamado Nun. Este “Oceano Primitivo” contém nele mesmo todo o potencial incompreendido de toda existência.

Capítulo Dois: Dep ois de tal Conhec imento 43


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.