Page 1


RECUPERAÇÃO I ARQUITECTURA I DESIGN Renovar e Inovar


GREEN TRACE ARCHITECTURE, Lda Av. Dr. Lourenรงo Peixinho, 173 sala G |3800-167 Aveiro | Tel 234 427 903 | www.greentrace.pt


RETRACE RETRACE by GREENTRACE


EQUIPA: (lido da esquerda para a direita)

Ana Filipa Figueiredo, Aveiro - arquitecta sócia Liliana Simões, Oliveira do Bairro - arquitecta colaboradora Pedro Gonçalves, Aveiro - arquitecto estagiário Odete barros, Aveiro - economista Gustavo Braga Barros, Aveiro – arquitecto sócio gerente Luciana Garcia, Aveiro - arquitecta estagiária


PERFIL Green Trace Architecture, Architecture é um grupo de profissionais, que se formou desde 2002, baseado na experiência profissional e liderança do arquitecto Gustavo Barros. Esta equipa, conduz cada projecto, local ou internacional, grande ou pequeno, com as expectativas e desejos do cliente, sempre fundamentados em princípios e éticas arquitecturais fortes, projectando desde o conceito, passando pelo projecto de execução até ao acompanhamento de obra. O nosso trabalho desenvolve-se por um campo muito diverso onde se inclui habitação, saúde e equipamento, desde o sector público ao privado, que trabalha todos os campos da arquitectura: o desenho de interiores até ao planeamento urbano, desde intervenções como a reabilitação da antiga fabrica das massas Vouga em centro tecnológico até estudos urbanísticos para a zona oeste de Coimbra. Contamos com uma consolidada rede de colaboradores habituais nos campos de gestão urbanística, de engenharia, controle e gestão de obras, renderização e desenho gráfico, e execução de obras.

RETRACE RETRACE assume-se como um complemento da empresa Green Trace Architecture, num momento em que no mercado de imóveis surgem cada vez mais casos em que a necessidade de REABILITAR, RENOVAR e REPARAR, é essencial. Deste modo oferecemos uma valência especializada, que incide ma reabilitação e reparação de espaços, sejam estes habitacionais, industriais ou serviços.. Aliámos o conhecimento estruturado de projecto a uma equipa de operacionais consolidada, o que nos permite fornecer um serviço integrado de diagnóstico, projecto e materialização, materialização resultando numa execução cuidada e célere.


PORTFÓLIO ACT. 2002/2012


INDICE DE OBRAS APRESENTADAS PELA RETRACE:

REABILITAR edifícios em estado de degradação... fachadas... coberturas... moradias... pequenas estruturas...

RENOVAR apartamentos... espaços comerciais... a cozinha... a sala... a imagem... o pavimento…

REPARAR apartamentos... a canalização... a caixilharia... a porta... a tecto falso... a iluminação...

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22.

Remodelação de Apartamento, Aveiro Remodelação de Apartamento, Aveiro Casa da Fonte, Decoração de interiores, Oliveira de Azeméis Cabeleireiro Resultimagem, Aveiro Loja Biju, Villanueva de la Serena Loja Gourmet, Mercado Firmino, Aveiro Recuperação de moradia unifamiliar, Porto Moradia Chão das Poldras, recuperação de uma moradia - Gouveia Recuperação de Interior/Cobertura de Piscina, Aradas—Aveiro Recuperação de moradia unifamiliar, Réfega - Bragança Perlimpimpim, Praia da Vagueira Contiqui Bar, Praia da Costa Nova do Prado Empreendimento de Turismo Rural, Esgueira A Nossa Casa—Jardim de Infância e Centro de Dia, Esmoriz Cliso,Clinica de Saúde Ocupacional - Aveiro Ampliação e Remodelação de Extensão de Saúde, Troviscal RST—Construtora de Máquinas e Acessórios, S.A., Eixo SoftPneus, Aveiro MRF—Materiais de Construção, Gafanha do Areão Recuperação Edifício, Praia Costa Nova Picture Portugal—Edifício de Administração, Portimão VougaPark—Parque Tecnológico e de Inovação, Sever do Vouga


10

7

14 3 13 1,2,4,6,15,18 12, 20 19,11

22 9

17

8

16

5

Localização dos Projectos de Reabilitação Apresentados

21


12

01.

REMODELAÇÃO DE APARTAMENTO Avenida Dr. Lourenço Peixinho, Aveiro Data da obra: 2010

Renovação completa de um apartamento ao nível de interiores. Através da criação de um "concept board", mapa de conceitos. Foram harmonizadas as soluções de iluminação, mobiliário, materiais e estudo da paleta de cores a aplicar em todos os compartimentos. Linhas simples e tonalidades claras, conferiram sobriedade e elegância a todas as divisões intervencionadas, Atendendo também à preocupação de eficiência energética, foi analisada a exposição solar do apartamento, por forma a aproveitar ao máximo a iluminação natural. Todos os elementos foram escolhidos para esteticamente maximizar os espaços e para proporcionarem uma maior funcionalidade.


13

02.

REMODELAÇÃO DE APARTAMENTO Glória, Aveiro Data da obra: 2011

Renovação de um apartamento, que surge motivado pela vontade de mudar demonstrada pela cliente. Tendo em presença uma decoração temporalmente ultrapassada, a ideia passou por retirar algumas peças e conjugar as remanescentes com outras de design mais contemporâneo. Desta forma foi elaborado um conceptboard, onde se montou toda a filosofia de intervenção. Além disso foi estudada uma nova organização espacial onde as funções de jantar/estar se coadunassem. De ressaltar o desenho de um armário com recuperador que permitisse em simultâneo arrumar livros e pequenas peças de colecção. O desenho das carpintarias também foi simplificado de forma a fazer sobressair as linhas orgânicas do espaço que lhe conferem um carácter único.


14

03.

DECORAÇÃO CASA DA FONTE Travessa da Fonte Palmas, Alviães, Oliveira de Azeméis, Aveiro Data da obra: 2009

Casas da Fonte foi um desafio para um programa de televisão "Mundo Interior" da Porto Canal. No sentido de desenvolver um projecto de decoração, mostrando como se pode intervir num espaço construído e tornar uma casa confortável e acolhedora. As “Casas da Fonte”, localizadas nos arredores de Oliveira de Azeméis, foram o espaço escolhido para trabalhar. Partindo do conceito "Home Project", onde cada detalhe confere um carácter único, onde cada elemento em harmonia com o espaço cria uma atmosfera de bem-estar, tentou-se chegar a uma solução esteticamente apelativa e funcional.


15

04.

CABELEIREIRO RESULTIMAGEM Rua Vicente Almeida, Esgueira, Aveiro Data da obra: 2006-2007

Criação de um salão de cabeleireiro e estética. A intenção foi criar um espaço actual e elegante, um local onde se respire saúde e bem-estar. Para tal, partimos de três princípios de acção: - espaços fluidos e permeáveis nas zonas comuns; - transparência e acentuação da amplitude do espaço; - utilização de tons claros e relaxantes.


16

05.

LOJA BIJU VillaNueva de la Serena, Mérida, Espanha Data da obra: 2003

Reforma do interior, com base no conceito de arquitectura e decoração que se desenvolveu, para a marca BIJU, onde sobressaem 3 aspectos essenciais: modernidade, sobriedade e elegância. Uma intervenção que busca as directrizes do desenho da preexistência, dando-lhe visibilidade. A aplicação de materiais nobres e do vidro, permite dar claridade, fluidez e elegância ao espaço fazendo ressaltar desta forma as peças expostas. (A iluminação também é um aspecto importante neste projecto, quer seja a iluminação das montras, quer seja a iluminação superior da loja. O mobiliário também é desenhado de acordo com o espaço, o mobiliário em aço inox escovado das montras, assim como os moveis do interior da loja em madeira.)


17

06.

LOJA GOURMET Mercado Manuel Firmino, Aveiro Data da obra: 2006

Este projecto tratou um espaço comercial em Aveiro que se pretendeu demarcar do comércio de massas. Com um serviço personalizado procurando chegar a um cliente mais exigente que pretende produtos de qualidade. Propõe-se vender pedacinhos de aromas e sabores genuinamente portugueses trazidos directamente da sua origem. Assim pensou-se um conceito de arquitectura que tem por base essencialmente três aspectos: tradição, regionalismo e elegância. Os materiais escolhidos para dar corpo a esta ideia foram o xisto e a madeira. Além destes materiais as paredes seriam forradas em toda a sua dimensão com fotografias de paisagens portuguesas rurais e tradições afins.


18

07.

RECUPERAÇÃO DE MORADIA UNIFAMILIAR Rua Alferes Malheiro, Porto Data da obra: 2007

Trata-se de um edifício típico do séc. XIX do centro histórico do Porto. O projecto foca-se na reabilitação da construção existente, sem alteração das actuais condições de implantação e sem alteração do número de pisos. É assim mantida a relação entre as soleiras interiores dos pisos e os vãos da fachada. A cobertura será modificada na globalidade, não deixando de ter relação com as coberturas adjacentes. A continuidade do volume para o interior do logradouro é interrompida por um vazio onde se desenvolve um pátio, para o qual vivem as várias divisões, buscando luz e proporção, uma vez que se trata de um lote estreito e comprido. A materialidade e lógica construtiva é mantida assim como os vários elementos marcantes caracterizadores da construção nesta zona.


19


20

08.

MORADIA CHÂO DAS POLDRAS Vila Franca da Serra, Gouveia Data da obra: 2007-2009

Recuperação de uma habitação em Vila Franca da Serra, Gouveia. No local existiam duas estruturas independentes, sendo elas: a habitação principal, com dois pisos em razoável estado de conservação, e outra no mesmo alinhamento, afastada desta 5 metros, em mau estado de conservação e que terá albergado em tempos funções secundárias, como a de guardar animais. Em termos programáticos o cliente pretendia um espaço habitável. O projecto adopta um desenho cuidado onde é possível identificar o que é já parte do lugar e os elementos novos que lhe são acrescentados, propondo-se seguir dois princípios: - Recuperar as estruturas existentes tais como asnas, lajes, paredes com os sistemas construtivos utilizados originalmente com a qualidade dos materiais e técnicas actuais. - Introduzir novos elementos em harmonia e dialogo com o existente.


21


22

09.

RECUPERAÇÃO INTERIORES/COBERTURA PISCINA Aradas, Aveiro Data da obra:2007

O objectivo do proprietário foi reformar o piso da cave e ligar este espaço interior com o espaço exterior onde se localiza a piscina, conferindo-lhe novas valências. Desta forma foi desenhada uma cobertura que encerrasse a zona da piscina e assim, garantisse essa continuidade, permitindo a sua utilização durante todo o ano. Em termos funcionais a cave foi repensada e foi instalado um ginásio, um balneário de apoio, um arrumo e uma sala de cinema insonorizada. Para a zona da piscina foi desenhada uma cobertura de madeira e vidro, uma floreira perimetral à piscina para a plantação de buganvílias e os pavimentos foram substituídos por deck de madeira. Ainda na zona do pátio, contiguo à piscina foi construído um volume de apoio onde se localiza a churrasqueira.


23

10.

RECUPERAÇÃO MORADIA Réfega, Bragança Data da obra: 2003 (projecto)

Este projecto trata uma recuperação e ampliação de um conjunto rural, na aldeia de Réfega, pertencente ao distrito de Bragança. O núcleo a reabilitar vocacionado para habitação, foi preparado com espaços mais públicos, como sala de jantar, sala, bar, e zonas mais privadas, os quartos. Foi preservado o sistema estrutural existente e enaltecida e traça e a materialidade do conjunto, as tradicionais paredes de xisto. Para melhor poder responder ao programa, foi feita uma ampliação do volume principal onde se distribuem os quartos. Exteriormente foram tratados os espaços de forma a proporcionar aos proprietários agradáveis momentos de fruição e comunhão com a natureza.


24

11.

PERLIMPIMPIM Avenida Claudino Santos Costa, Vagueira Data da obra: 2007-2009

Reconversão de uma moradia unifamiliar, num espaço de utilização pública, agregando serviços de ateliers de artesanato, galeria de arte e casa de chá. Respeitando o volume e o sistema estrutural existente, a atitude centrou-se na renovação do interior e também da imagem exterior. Procurou-se que a construção transmitisse uma imagem depurada na sua forma e volumetria. Tanto o logradouro como o espaço interior foram alvo de novo e cuidado desenho, de modo a receberem as novas funções. No volume principal, ficaram localizadas a galeria e os ateliers, enquanto que o anexo deu lugar à casa de chá, que vive para o logradouro. Estes espaços surgem ligados por um terceiro volume, de madeira e vidro, que serve de esplanada interior, e onde se encontra a entrada principal de todo o conjunto.


25


26

12.

CONTIQUI Praia da Costa Nova do Prado, Ilhavo Data da obra: 2010

O bar “Contiqui” localizado junto à praia mostrava já sinais de avançada degradação, daí surge este projecto que visou não só a manutenção, bem como o desenho de uma nova imagem, imagem e concepção espacial, almejando a rentabilização deste espaço para além da época balnear. Na génese da nova imagem deste equipamento está a criação de um terceiro volume, uma caixa exterior, que envolve os dois existentes, destacando-se destes pelo contraste da sua madeira escura em oposição à madeira clara dos primeiros. Para permitir a utilização do espaço durante todo o ano criou-se uma cobertura amovível, que desliza sobre dois perfis metálicos e recolhe para cima dos dois volumes existentes, e também um sistema de portadas que recolhe para dentro dos mesmos, libertando integralmente a zona de esplanada.


27


28

13.

EMPREENDIMENTO TURISMO RURAL Paço, Esgueira, Aveiro Data da obra: 2011 (em construção)

Começou por ser apenas um projecto focado na recuperação de uma moradia unifamiliar de traça antiga. Mas a vontade demonstrada pelo cliente em transformar este espaço, num empreendimento de turismo rural, levou a um estudo aprofundado, numa lógica de conjunto, onde os vários elementos programáticos se coadunassem. Aqui podemos encontrar três vertentes de intervenção: a recuperação do antigo, recuperação e ampliação do antigo+novo, e o novo. Funcionalmente temos a casa-mãe, elemento aglutinador do projecto, onde se dão as boas vindas aos visitantes, trata-se da recepção ao complexo. No nível do rés-do-chão uma zona pública com sala de estar, jantar e cozinha. No nível superior os quartos.


29


30

No limite do lote a nascente, surge outro volume onde é assumido o diálogo antigo/novo, e onde se desenvolvem mais alguns quartos, um deles posicionado a uma cota que permite uma vista privilegiada sobre a ria. A norte, e também no limite do lote, um novo volume dá lugar a um outro que se encontrava já me avançado estado de degradação. Aqui o visitante poderá usufruir de um espaço bastante flexível e acolhedor, para a realização de “tainadas” e ateliers de culinária, entre outras actividades. O espaço envolvente também é cuidadosamente tratado, primando pela versatilidade e diversidade, temos assim uma zona de pomar e de horta assim como uma piscina e respectivo volume de apoio.


31


32

14.

A NOSSA CASA— CASA—JARDIM DE INFÂNCIA E CENTRO DE DIA Avenida da Praia, Esmoriz Data da obra: 2009-2011

Uma habitação unifamiliar dá lugar a um centro de dia, apoio domiciliário e jardim de infância. Respeitando o volume e o sistema estrutural existente, a atitude centra-se por um lado, na profunda renovação do interior e, por outro, na ampliação, alteração e renovação da imagem exterior. Procurou-se que as construções novas transmitissem uma imagem depurada na sua forma e volumetria. Os volumes propostos traduzem formas geométricas puras que se desfragmentam e permitem estabelecer e resolver todos os alçados num diálogo constante entre o novo e o antigo.


33


34

15.

CLISOCLISO-CLÍNICA DE SAÚDE OCUPACIONAL Rua Dr. Ferreira Soares, Aveiro Data da obra: 2003-2004

Remodelação e adaptação de duas lojas para as instalações da Cliso LM, S.A. - clínica de saúde ocupacional onde são realizados essencialmente exames médicos e de acompanhamento das pessoas no campo da medicina de prevenção. A intervenção pretendeu dotar as instalações de uma imagem moderna e facilmente legível. A optimização do espaço de uma forma racional, permitiu chegar a uma solução que coaduna quer as zonas de trabalho mais privadas, os consultórios de observação dos pacientes, as circulações e as zonas de público. De um modo geral foi mantida a divisão pré-existente do espaço, de realçar apenas a subdivisão de uma zona ampla em dois gabinetes administrativos e sala de tratamentos. A principal intervenção no local reporta-se à introdução de infra-estruturas adequadas à sua nova função e à substituição dos revestimentos.


35

16.

EXTENSÃO DE SAÚDE Troviscal, Oliveira do Bairro Data da obra: 2011

Ampliação mpliação e remodelação da extensão de saúde existente. Prima pela adequação dos usos dos compartimentos existentes ao novo programa, de forma a minimizar o volume de obras a realizar. Este equipamento possui, assim, três unidades funcionais: unidade de acesso; Unidade de cuidados médicos; unidade de apoios gerais. Para cumprir os requisitos do programa e melhorar a eficácia energética do edifício existente, foram alteradas exteriormente as caixilharias e a zona do átrio encerrada com vidro e portas automáticas. No interior foram construídas novas paredes, renovados os revestimentos e pavimentos, assim como as carpintarias. As infra-estruturas foram realizadas através do tecto falso em esteira criada para o efeito. Foi usada cor e um grafismo simples para facilitar a leitura e circulação no espaço.


36

17.

RST— RST—CONSTRUTORA DE MÁQUINAS E ACESSÓRIOS,S.A. Local: Z.I. Taboeira, Eixo, Aveiro Data da obra: 2009

Renovação das fachadas e ampliação da zona de recepção das empresas RST, Miranda e Serra e Jomir Peças. A intervenção caracteriza-se pelo revestimento metálico das fachadas e substituição da caixilharia. Foram criadas duas caixas de entrada em betão por oposição à fachada metálica e foram restruturados os acessos e arranjos exteriores com a introdução do godo lavado branco e arbustos pontuais.


37

18.

SOFTPNEUS Estrada São Bernardo,Aveiro Data da obra: 2009-2010

Requalificação de um pavilhão de armazenagem polivalente, num espaço plurifuncional que alia os serviços de oficina de pneus com o de loja de bicicletas, motos e acessórios. A intervenção centrou-se principalmente na remodelação das fachadas do edifício e fracionamento do espaço, promovendo uma imagem renovada, moderna, que reflecte a imagem pretendida pelo cliente. Garantimos desta forma, um espaço com condições e tecnologia actual, para acolher e reparar qualquer automóvel. O desenho do edifício, promove uma imagem apelativa, recorrendo à cor e à pala criada, para evidenciar a entrada. No interior a distinção entre os diversos espaços está vincadamente marcada, destacando-se os espaços de recepção e atendimento ao cliente, que se apresentam de forma agradável e distinta de outros estabelecimentos do género.


38

19.

MRF— MRF—MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO Gafanha do Areão,Vagos Data da obra: 2009

A intervenção consiste na renovação da imagem da empresa MRF—Mário Ribeiro e Filhos Lda, uma empresa de venda de materiais de construção, através da modernização do espaço da loja, assim como o estudo do novo alçado associado a essa nova imagem. Surge então um elemento frontal que avança e faz de pala e funciona como uma pele, que agarra toda a extensão do alçado, sendo este composto por um jogo de apainelados de naturocimento cor de tijolo e de betão. O tratamento da zona de embasamento em cinza antracite, quer das paredes quer da caixilharia confere unidade a toda fachada.


39

20.

RECUPERAÇÃO DE EDIFÍCIO Praia da Costa Nova Data da obra: 2012

Esta obra é um exemplo de como funciona o parâmetro de “diagnóstico” da RETRACE. No edificio em questão, eram bastante evidentes problemas de infiltrações e humidades, que já se reflectiam no interior das habitações. Desta forma esta intervenção visou reparar as fachadas e a cobertura degradadas deste edificio na costa nova. Foram assim substituídas integralmente as superfícies exteriores pelo sistema “cappotto”, e na cobertura foram substituídos os sistemas de impermeabilização.


40

21.

PICTURE PORTUGAL– PORTUGAL– EDIFÍCIO DE ADMINISTRAÇÃO Portimão, Algarve Data da obra: 2011

Este projecto, consiste na criação de uma infra-estrutura, que permite a realização de vários serviços em simultâneo, como sendo a de incubadora de empresas, serviços de apoio, áreas de produção e pós-produção de filmes, televisão, publicidade, multimédia e, sala de projecção de filmes. O desenho do edifício procura afirmar uma solução sóbria. Formas rectilíneas articulam-se numa composição que se impõe pelas suas superfícies de cerâmico preto, contrastando com a leveza do vidro e elementos vegetais. A disposição da volumetria que compõe o novo complexo criado surge no seguimento das exigências funcionais do programa e da realidade prépré-existente. existente O edifício é formado por dois núcleos que unidos criam um grande “think-tank”, uma área produtiva e outra social e executiva. A meio do conjunto surge a entrada, apoiada por um pátio, que ao mesmo tempo que liga fisicamente estes dois espaços, ao nível do programa, os ajuda a separar, permitindo circulações distintas e controladas.


41


42

22.

VOUGAPARK— VOUGAPARK—PARQUE TECNOLÓGICO INOVAÇÃO Paradela, Sever do Vouga Data da obra: 2007—2012

O Parque Tecnológico e de Inovação do Vouga, foi projectado tendo por base a antiga fábrica de massas de Paradela, promovendo uma ligação entre o passado e o futuro através da reabilitação e reconversão da infra-estrutura existente no território. Este desenvolve-se fundamentalmente com base na ideia de criação de uma incubadora de empresas de base tecnológica e escola profissional O corpo existente, memória da antiga fábrica, albergará as funções mais nobres do complexo onde se encontram os sectores directivo e administrativo. Toda a área operacional de investigação, formação e da incubadora de empresas ficará situada no volume novo. Inferiormente, na base destes dois elementos, com um relacionamento franco e privilegiado com a paisagem, uma das zonas de empresas e o centro de exposições.


43


PORTFÓLIO ACT. 2002/2012


Recuperação de uma moradia unifamiliar, Réfega - Bragança Loja Multimoto, Oliveira de Azeméis Cliso, Clinica de Saúde Ocupacional - Aveiro Moradia Unifamiliar, Praia da Vagueira Loja Biju, Villanueva de la Serena Loja Biju, Valongo Moradia Unifamiliar, Fundão Moradia Unifamiliar, Praia da Vagueira Loja Biju, Errenteria Loja Jeans Club, Viseu Edifício de Habitação, Praia da Vagueira Moradia Unifamiliar, Vagos SPRAL—Fábrica de galerias técnicas, Ílhavo Loja Gourmet, Aveiro Cabeleireiro Resultimagem, Aveiro M.A.N. Truck Center & Bus Service, Z.I. Oiã Moradia Chão das Poldras, Decoração de Interiores, Gouveia Remodelação do Pavilhão Gimnodesportivo,Vagos Consultório de Medicina Dentária, Aveiro Recuperação de moradia unifamiliar, Porto Edifício Central de Serviços de Parque Empresarial, Valença Cabeleireiro Joaquim Guerra, Coimbra Edifício de Habitação, Ílhavo Recuperação de Interior/Cobertura de Piscina, Aradas—Aveiro Edifício de Habitação, Ílhavo Hospital Privado de Aveiro, Aveiro Moradia Unifamiliar, Vagos Edifício de Habitação, Praia da Barra Restaurante-Bar “O Labrego”, Praia da Vagueira Empreendimento Industrial, Albergaria-a-Nova Moradia Unifamiliar Ribeiro & Costa, Aveiro Perlimpimpim, Praia da Vagueira Três Moradias Geminadas, Praia da Vagueira RST—Construtora de Máquinas e Acessórios, S.A., Eixo Loteamento de St. Isidro, Vagos VougaPark—Parque Tecnológico e de Inovação, Sever do Vouga Centro Escola de Calvão, Vagos Centro Escolar de Fonte Angeão, Vagos

Projectos Apresentados

Moradia Unifamiliar, Ílhavo Moradia Unifamiliar, Vagos Sónia Pinto—Estética e Imagem, Aveiro Requalificação Urbanística, Vagos Contiqui Bar, Praia da Costa Nova do Prado Edificio de Habitação, Linha D´Água, Praia da Vagueira Casa da Fonte, Oliveira de Azeméis Edificio de Habitaçã, Ílhavo Aldeia Desportiva de São Bernardo, Aveiro Loteamento Verdemilho, Aveiro Stand Teka, Tektónica Lisboa Edificio de Habitação e comércio, Aveiro Loteamento da Colina de Vale Meão, Coimbra Hotel Low-Cost, Viseu Picture Portugal Media Park, Portimão MRF—Materiais de Construção, Gafanha do Areão SoftPneus, Aveiro Ampliação e remodelação da Extensão de Saúde—Troviscal A Nossa Casa—Jardim de Infância e Centro de Dia, Esmoriz Moradia Unifamiliar Filipe Simões, Albergaria-a-Velha Moradia Unifamiliar Pedro Tavares, Aveiro NH Hotel, Aveiro OPTIC—Eye Fashion Store, Franchising Remodelaão de Apartamento, Aveiro Remodelação de Loja de artigos de bebé e criança, Aveiro Edificio de habitação, Praia da Barra Edifício de Habitação, Aveiro Moradias da Ladeira, Vagos Empreendimento Turismo de Natureza/Agro-Turismo, Aveiro Fábrica de Calçado, Cucujães (Versão 1) Fábrica de Calçado, Cucujães (Versão 2) Picture Portugal—Edifício de Administração, Portimão Equipamento Turístico, Praia da Vagueira Empreendimento de Turismo Rural, Esgueira Edificio de Habitação, Green Box , Anadia Remodelação de Apartamento, Aveiro Moradia unifamiliar Areão, Praia da Vagueira, Vagos Moradia Sérgio, Ilhavo

Outros Projectos


48

RECUPERAÇÃO DE MORADIA RÉFEGA CLIENTE: Particular

R

Local: Réfega Bragança Data da obra: 2003

LOJA MULTIMOTO

CLIENTE: Multimoto - veículos e acessórios, Lda

G

Local: Oliveira de Azeméis Data da obra: 2003

CLISOCLISO-CLÍNICA DE SAÚDE OCUPACIONAL CLIENTE: Cliso LM, SA

R

Local: Rua Dr. Ferreira Soares Aveiro Data da obra: 2003-2004

MORADIA UNIFAMILIAR CLIENTE: Alípio José Rodrigues

G

Local: Praia da Vagueira Gafanha da Boa Hora—Vagos Data da obra: 2003-2005


49

LOJA BIJU CLIENTE: Biju

Local: VillaNueva de la Serena Mérida Espanha Área: 43m2 Data da obra: 2004

R

LOJA BIJU

CLIENTE: Centro Comercial E. Lecrerc

Local: Valongo Porto Área: 55m2 Data da obra: 2004

G

MORADIA UNIFIMILIAR FUNDÃO

CLIENTE: Carlos Manuel Moura Lopes

Local: Travessa das Lamas 6A Valverde—Fundão, Portugal Área de construção: 363m2 Data da obra: 2004-2006

G

MORADIA UNIFAMILIAR QUINTA DA BOA HORA CLIENTE: Sérgio V. Santiago

Local: Quinta da Boa Hora, Lote 211 Praia da Vagueira - Vagos Área de construção: 466m2 Data da obra: 2004-2006

G


50

LOJA BIJU

CLIENTE: Centro Comercial Niessen

G

Local: Errenteria San Sebastian, Espanha Área: 48m2 Data da obra: 2005

LOJA JEANS CLUB

CLIENTE: Jeans Club - Sociedade de Modas da Beira

G

Local: Forúm Viseu Área de construção: 125m2 Data da obra: 2005

HABITAÇÃO COLECTIVA

CLIENTE: Arménio das Neves Abreu

G

Local: Avenida Principal Vagueira Área de construção: 2070m2 Data da obra: 2005-2009

CASA MÓVEL

CLIENTE: Maria Ascensão da silva

G

Local: Rua Padre Joaquim da Rocha Lombomeão, Vagos Área de construção: 110m2 Data da obra: 2006


51

SPRALSPRAL-FABRICA DE GALERIAS TÉCNICAS

CLIENTE: SPRAL - Sociedade de Préesforçados de Aveiro, Lda Local: Z:.I. Moitinhos, Ilhavo Área de construção:1230m2 Data da obra: 2006

G

LOJA GOURMET

CLIENTE: Maria Manuela Oliveira

Local: Mercado Firmino Aveiro Área de construção: 30m2 Data da obra: 2006 (projecto)

R

RESULTIMAGEM, Lda CLIENTE: Resultimagem, Lda

Local: Rua Vicente Almeida Esgueira, Aveiro Área Construção: 148 m2 Data da obra: 2006– 2007

R

MANMAN-TRUCK CENTER BUS SERVICE CLIENTE: Sociedade de Préesforçados de Aveiro,Lda

LocalZ.i. De Oiã Oliveira do Bairro Àrea de construção: 1740m2 Data da obra: 2006-2007

G


52

MORADIA CHÃO DAS POLDRAS

CLIENTE: Marques Seabra e Filhos, Lda

R

Local: Vila Franca da Serra Gouveia Área de construção: 295m2 Data da obra: 2006-2009

PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO DE VAGOS

CLIENTE: Câmara Municipal de Vagos

R

Local: Rua Seara Mirim Cidade Irmã Vagos Área de Intervenção: 8360m2 Data da obra: 2006 - 2011

CONSULTÓRIO DE MEDICINA DENTÁRIA

CLIENTE: Dr. Márcia Rocha da Silva

R

Local: Escritório I - Avenida Dr.Lourenço Peixinho, Aveiro Área de construção: 55m2 Data da obra: 2007

EDIFÍCIO CEDOFEITA

CLIENTE: Braulio Portugal Teles Castro

R

Local: Rua Alferes Malheiro Porto Área de construção: 340m2 Data da obra: 2007 (projecto)


53

EDIFÍCIO DE CENTRAL SERVIÇOS DO PARQUE EMPRESARIAL CLIENTE: Interminho

Local: Gandra Valença Área de construção: 2898m2 Data da obra: 2007 (projecto)

G

CABELEIREIRO

CLIENTE: Joaquim Guerra Cabeleireiros

Local: Dolce Vita Coimbra, Portugal Área de Construção: 138m2 Data da obra: 2007

G

EDIFÌCIO DE HABITAÇÃO

CLIENTE: Varandas da Ria - Imóveis, Lda

Local: Rua de Casqueirita Gafanha da Nazaré, Ilhavo Área de construção: 1813m2 Data da obra: 2007 (projecto)

G

RECUPERAÇÃO INTERIORES/COBERTURA DE PISCINA CLIENTE: Sr. Seabra

Local: Praia da Vagueira Vagos Data da obra: 2007

R


54

EDIFÍCIO DE HABITAÇÃO CLIENTE: Jogravo, Lda

G

Local: Ílhavo Data da obra: 2007 (projecto)

PROJECTO HOSPITAL

CLIENTE: Zenzém, sociedade de investimentos imobiliários, Lda

G

Local: Olho D’Água, Esgueira Aveiro Área de construção: 17 995m2 Data da obra: 2007 (projecto)

MORADIAS GEMINADAS

CLIENTE: Alvaro Ferreira Martinez

G

Local: Praia da Vagueira Gafanha da Boa Hora - Vagos Área de construção: 355m2 Data da obra: 2007-2010

EDIFÍCIO DE HABITAÇÃO CLIENTE: Matias e Carvalhais, Lda

G

Local: Avenida Fernão de Magalhães Praia da Barra, Ilhavo Área de construção: 777m2 Data da obra: 2007-2009


55

RESTAURANTERESTAURANTE-BAR “O LABREGO”

CLIENTE: Costasitur Empreendimentos Turísticos, Lda

Local: Praia da Vagueira Vagos Área de construção: 470m2 Data da obra: 2007 (projecto)

G

EMPREENDIMENTO INDUSTRIAL

CLIENTE: Manuel Jesus Nunes Antão

Local: E.N.1, Albergaria-a-Nova Área de construção: 10 090m2 Data da obra: 2007

G

MORADIA UNIFAMILIAR RIBEIRO&COSTA CLIENTE: Sandra Santos Costa

Local: Rua das Leirinhas Aradas, Aveiro Área de construção: 564m2 Data da obra: 2007-2008 (projecto)

G

PERLIMPIMPIM

CLIENTE: Aldina de Jesus Ribeiro

Local: Avenida Claudino Santos Costa, Vagos Área de construção: 316m2 Data da obra: 2007-2009

R


56

3 MORADIAS GEMINADAS VAGUEIRA CLIENTE: Prediaque, Sociedade de construção

G

Local: Rua terra do poço Praia da Vagueira , Vagos Área de construção: 371m2 Data da obra: 2007-2010

RST— RST—CONSTRUTORA DE MÁQUINAS E ACESSÓRIOS, S.A. CLIENTE:RST, Lda

R

Local: Z.I. Taboeira, Eixo Aveiro Área de construção: 5853m2 Data da obra: 2007—2010

LOTEAMENTO DE Sto ISIDRO

CLIENTE: Civilmix, sociedade de construção, Lda

G

Local: Travessa de Sto Ísidro Lotes 1,2,3,4,5,6,7 - Vagos Área de construção: 250m2 Data da obra: 2007-2011

VOUGAPARK— VOUGAPARK—PARQUE TECNOLÓGICO E DE INOVAÇÃO, EM CLIENTE: Vougapark

R

Local: Paradela Sever do Vouga Área de construção: 9700m2 Data da obra: 2007—(em construção)


57

CENTRO ESCOLAR DE CALVÃO

CLIENTE: Camara Municipal de Vagos (concurso)

Local: Rua das Escolas Calvão, Vagos Área de construção: 3805m2 Data da obra: 2008

G

CENTRO ESCOLAR DE FONTE ANGEÃO

CLIENTE: Câmara Municipal de Vagos (concurso)

Local: Rua do Ancião Fonte Angeão, Vagos Área de Construção: 3060m2 Data da obra: 2008

G

SCOOTER MANIA

CLIENTE: DigaLisboa, S.A.

Local: Rua do Crucifixo Lisboa Área de construção: 114m2 Data da obra: 2008

G

LOTEAMENTO SÃO ROQUE

CLIENTE: Solidurbo - Sociedade de Construções e Turismo, S.A.

Local: Canal de S. Roque Aveiro Data da obra: 2008 (projecto)

G


58

MORADIA UNIFAMILIAR

CLIENTE: Alda Gandarinho Caçoilo

G

Local: Rua São Francisco Xavier Gafanha da Nazaré, Ílhavo Área de construção: 246m2 Data da obra: 2008

MORADIA UNIFAMILIAR

CLIENTE: Nuno Alexandre Almeida

G

Local: Praia da Vagueira, Lote 430 Vagos Área de construção: 450m2 Data da obra: 2008-2009 (projecto)

SÓNIA PINTO— PINTO—ESTÉTICA E IMAGEM CLIENTE: Sónia Maria Rafeiro Pinto

R

Local: Rua Dr. Luís Regala, Aveiro Área de construção: 90m2 Data da obra: 2008-2010

REQUALIFICAÇÃO URBANISTICA

CLIENTE: Câmara Municipal de Vagos

R

Local: Pavilhão e Piscinas Municipais de Vagos Área de intervenção: 17 000m2 Data da obra: 2008-2010


59

CONTIQUI BAR

CLIENTE: António José Oliveira Pinto

Local: Praia da Costa Nova do Praia Ílhavo Área de construção: 167m2 Data da obra: 2008 - 2010

R

EDIFÍCIO LINHA D’ÁGUA CLIENTE: Aveiria,SA

Local: Estrada Municipal 592 Praia Vagueira, Vagos Área de construção: 1905m2 Data da obra: 2008-2010

G

CASA DA FONTE

CLIENTE: Programa “Mundo Interior” Porto Canal

Local: Travessa da Fonte Palmas, Alviães, Oliveira de Azeméis Data da obra: 2009

R

EDIFÍCIO DE HABITAÇÃO CLIENTE: Varandas da Ria, Lda

Local: Av. José Estevão Gafanha da Nazaré, Ílhavo Área de construção: 1710m2 Data da obra: 2009 (projecto)

G


60

ALDEIA DESPORTIVA DE S. BERNARDO

CLIENTE: Câmara Municipal de Aveiro e outros

G

Local: Rua Centro Desportivo de São Bernardo, Aveiro Área de construção: 10 042m2 Data da obra: 2009 (projecto)

LOTEAMENTO VERDEMILHO

CLIENTE: Rocha Vicente, Lda

G

Local: Rua Manuel Ramos Verdemilho, Aradas, Aveiro Data da obra: em construção

STAND TEKA TEKTÓNICA CLIENTE: Teka Portugal, S.A.

G

Local: FIL—Feira International de Lisboa, Lisboa Área de construção: 180m2 Data da obra: 2009

EDIFÍCIO DE COMÉRCIO E HABITAÇÃO CLIENTE: Carlos da Silva

G

Local: Av. Dr. Lourenço Peixinho Aveiro Área de construção: 2031m2 Data da obra: 2009 (projecto)


61

LOTEAMENTO DA COLINA DE VALE MEÃO CLIENTE: Estia SGPS, S.A.

Local: Vale Meão, Coimbra Data da obra: 2009 (concurso)

G

HOTEL LOWCOST VISEU CLIENTE: Luís Barros

Local: Nelas, Viseu Área de construção: 2273m2 Data da obra: 2009 (projecto)

G

PICTURE PORTUGAL MEDIA PARK (versão1)

CLIENTE: Portimão urbis SGRU Sociedade de Gestão e Reabilitação

Local: Portimão Área de construção: 21 870m2 Data da obra: 2009 (projecto)

G

MRFMRF-MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

CLIENTE: Mário Ribeiro e Filhos, Lda

Local: Gafanha do Areão Vagos Área de construção: 2055m2 Data da obra: 2009

R


62

SOFTPNEUS, UNIPESSOAL,Lda

CLIENTE: Humberto Martinho e João Maia

R

Local: Estrada São Bernardo Aveiro Área de construção: 1155m2 Data da obra: 2009-2010

AMPLIAÇÃO E REMODELAÇÃO DA EXTENSÃO DE SAÚDE

CLIENTE: Admin. Reg. de Saúde do Centro

R

Local: Troviscal, Oliveira do Bairro Área de intervenção: 246m2 Data da obra: 2009-2011

A NOSSA CASACASA-ARDIM DE INFÂNCIA E CENTRO DE DIA CLIENTE: Marta Raquel Pereira

R

Local: Avenida da Praia Esmoriz Área de construção: 846m2 Data da obra: 2009—2011

MORADIA UNIFAMILIAR CLIENTE: João Filipe Simões

G

Local: Estrada da Sra. do Socorro Albergaria-a-Velha Área de construção: 440m2 Data da obra: 2009-2012


63

MORADIA UNIFAMILIAR CLIENTE: Pedro Tavares

Local: Lote 1, Urbanização das Mélias Alagoas, Sta Joana, Aveiro Área de construção: 185m2 Data da obra: 2009-2012

G

NH HOTEL

CLIENTE: Humberto Martinho

Local: Rua Carlos Aleluia Aveiro Área de construção: 6830m2 Data da obra: 2010 (projecto)

G

OPTICOOPTICO-EYE FASHION STORE

CLIENTE: Grupo Optico Ergovisão

Local: Indefinido—modelo para franchasing Área de construção: 72m2 Data da obra: 2010

G

REMODELAÇÃO APARTAMENTO CLIENTE: Célia Baldrico

Local: Avenida Dr.Lourenço Peixinho Aveiro Área de construção: 150m2 Data da obra: 2010

R


64

REMODELAÇÃO DE LOJA DE ARTIGOS BEBÉ E CRIANÇA CLIENTE: GDS, Lda

R

Local: Avenida Lourenço Peixinho Aveiro Área de construção: 160m2 Data da obra: 2011

EDIFÍCIO DE HABITAÇÃO CLIENTE: Vicente Construções, Lda

G

Local:Rua da Praia da Barra Praia da Barra, Ílhavo Área de construção: 883,5m2 Data da obra: em construção

EDIFÍCIO DE HABITAÇÃO AVEIRO

CLIENTE: Habinandis Construções, Lda

G

Local: Rua Comandante Rocha e Cunha, Aveiro Área de construção: 2897m2 Data da obra: 2011 (em construção)

MORADIAS DA LADEIRA CLIENTE: Henrique Vicente

G

Local: Estrada Nacional 33 Lugar do Prado, Vagos Área de construção: 290m2 Data da obra: 2011


65

EMPREENDIMENTO TURISMO DE NATUREZA/AGRO -TURISMO CLIENTE:José Albertino Marques

Local: Rua do Crasto, Verdemilho Aveiro Área de construção: 3265m2 Data da obra: 2011

G

FÁBRICA DE CALÇADO EM CUCUJÃES CLIENTE: João Filipe Santos

Local: Z.I. Cucujães Cucujães Área de construção: 2060m2 Data da obra: 2011

R

FÁBRICA DE CALÇADO EM CUCUJÃES CLIENTE: João Filipe Santos

Local: Z.I. Cucujães Cucujães Área de construção: 2060m2 Data da obra: 2011

R

PICTURE PORTUGAL MEDIA PARK (versão 2)

CLIENTE: Portimão urbis SGRU Sociedade de Gestão e Reabilitação

Local: Portimão Área de construção: 5950m2 Data da obra: 2011

R


66

EQUIPAMENTO TURÍSTICO CLIENTE: Aveiria—Empreendimentos Imobiliários, S.A.

G

Local: Rua Arménio Abreu, Vagueira Área de construção: 892 m2 Data da obra: 2011

EMPREENDIMENTO DE TURISMO RURAL CLIENTE: Rogério Santos

R

Local: Paço, Esgueira, Aveiro Área de construção: 965m2 Data da obra: 2011

GREENBOX

CLIENTE: Peclar Imobiliária, Lda

G

Local: Tamengos, Anadia Área Construção: 4840m2 Data da obra: 2011 (projecto)

REMODELAÇÃO APARTAMENTO CLIENTE: Cândida Oliveira

R

Local: Glória, Aveiro Área de construção: 72m2 Data da obra: 2011


67

MORADIA UNIFAMILIAR AREÃO CLIENTE: Maria e João Ribeiro Pereirinha

Local: Gafanha do Areão, Vagos Área de construção: 385m2 Data da obra: 2011—(em construção)

G

MORADIA UNIFAMILIAR CLIENTE: Sérgio Filipe Carvalho

Local: Rua do Bocage, Gafanha da Nazaré, Ílhavo Área de construção: 185m2 Data da obra: 2011—(em construção)

G

SIBELCO PORTUGUESA, Lda CLIENTE: Sibelco Portuguesa, Lda

Local: Palôia, Eixo, Aveiro Área de construção: 6120m2 Data da obra: 2011

G

REABILITAÇÃO FACHADA EDIFÍCIO COSTA NOVA CLIENTE: Condomínio Lote 59

Local: Rua Nossa Sra da Saúde Costa Nova Data da obra: 2011-2012

R


CURRICULUM VITAE


69

PERCURSO — Nasceu a 6 de Setembro de 1976 na freguesia da Vera-Cruz, Aveiro. Realizou o seu percurso académico até ao 12º ano na mesma cidade. A sua paixão pelos mundos da arquitectura começou bem cedo, aos 6 anos eram as casas e os guindastes os temas favoritos dos seus desenhos. A partir dos 13 anos nos períodos de férias começou a trabalhar em obras e a fazer pequenos arranjos e pinturas em casas de amigos. O último ano do ensino secundário foi já realizado em regime pós-laboral, ainda em Aveiro, enquanto durante o dia trabalhava com o Arquitecto Francisco Simões no seu atelier. Realizou a Licenciatura em arquitectura na Universidade Lusíada do Porto, tendo concluído com 14 valores em 2000. Actualmente encontra-se a realizar o doutoramento na Universidade da Beira Interior.

Gustavo Barros

EXPERIENCIA PROFISSIONAL — De Setembro de 1993 a Julho de 1994 colaborou na empresa D’Arqui – Arquitectura e Engenharia, Lda., sob orientação do Sr. Arquitecto Francisco Simões, em vários trabalhos como desenhador projectista. De 15 de Julho de 1998 a Julho de 2000 desempenhou várias tarefas no Serviço de Instalações da Divisão de Apoio Técnico da Sub-Região de Saúde de Aveiro da Administração Regional de Saúde do Centro do Ministério da Saúde, das quais se destacam a Fiscalização de Obras, Assessoria técnica de projecto, Elaboração dos projectos das instalações de Raio-x, Apreciação dos projectos de arquitectura, Elaboração e emissão de pareceres sobre projectos e o Projecto de reabilitação do serviço de urgência do hospital de São Paio de Oleiros. Em Setembro do ano 2000 retomou a profissão liberal, sendo que em setembro de 2003 criou a empresa Gustavo Barros Arquitectos. Lda. Em Janeiro de 2009 criou a empresa Green Trace Architecture, Lda com a colega arq.ª Ana Filipa Figueiredo. A partir de 2003 tem vindo a desenvolver diversos projectos na área de urbanismo, arquitectura e decoração de interiores. URBANISMO/PARTICIPAÇÃO PÚBLICA — Pertenceu à Assembleia Municipal de Aveiro no mandato 20022005 tendo durante este período participado em várias comissões de urbanismo e elaborado diversos artigos sobre a matéria: Secretário da comissão de acompanhamento da revisão do Plano de Pormenor de Sá Barrocas - 2002 Secretário da comissão de acompanhamento do Plano de Pormenor Mário Duarte - 2003 Membro da comissão local de acompanhamento do Plano de Urbanização Polis de Aveiro - 2004 Presidente da comissão de acompanhamento da revisão do PDM de Aveiro - 2005 CURSOS E SEMINÁRIOS NO ÂMBITO DA RECUPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DO EDIFICADO Curso LIDER A – “Certificação Ambiental da Construção Sustentável” - 2008 Curso “Gestão e Requalificação do Património Urbano” – 2007 Seminário “Cuidar das Casas. A Manutenção do Património Corrente” – 2011 Curso de Revisão de projecto: “Auditoria e Verificação de Qualidade de Projecto” - 2011

PERCURSO — Nasceu em 10 de Junho de 1981, na freguesia de Sever do Vouga, tendo desde cedo residido na cidade de Aveiro, e ai realizado o seu percurso académico. Desde criança sempre teve apetência para as construções com legos e casas de bonecas. Em setembro de 1999 entra na Universidade do Minho, concluindo o curso de licenciatura em Arquitectura. Em 2007 pela mesmo Universidade realiza também o curso de Pós-graduação em Engenharia Municipal vertente de Planeamento Urbano. EXPERIENCIA PROFISSIONAL — Realizou o estagio profissional desde Janeiro de 2006 a Julho de 2007, no gabinete Espaço Objecto Arquitectura e Design, sob orientação do arq.º António Figueiredo. De Setembro de 2007 a Janeiro de 2009, colabou como arquitecta na empresa Gustavo Barros Arquitectos, onde desenvolveu diversos projectos de estudos prévios, licenciamentos e execução. Em Janeiro de 2009 associou-se ao arq.º Gustavo Barros e fundaram a empresa Green Trace Architecture.

Ana Figueiredo


FEVEREIRO 2012


GREEN TRACE ARCHITECTURE, Lda Av. Dr. Lourenรงo Peixinho, 173 sala G |3800-167 Aveiro | Tel 234 427 903 | www.greentrace.pt

Portofólio RETRACE  

Green Trace Architecture, é um grupo de profissionais, que se formou desde 2002. Esta equipa, conduz cada projecto, local ou internacional,...

Portofólio RETRACE  

Green Trace Architecture, é um grupo de profissionais, que se formou desde 2002. Esta equipa, conduz cada projecto, local ou internacional,...

Advertisement