Issuu on Google+

Empresa: Café Irca Razão Social: Irca industrias reunidas de café araraquarense ltda CNPJ: 43.975.010/0001-55 Funcionarios: 30 Endereço: R. Imaculada Conceição, 613 - Bairro S Jose - Araraquara,SP CEP: 14800-190 Telefone: 016 – 3322-5965 Responsável: Andrea Pesce

Histórico Na época, conta Caetano Antônio Pesce, eram centenas de torrefações no interior e impossibilitado de exercer uma forte fiscalização sobre a qualidade do café, o IBC concentrou as empresas numa espécie de associação, escolhendo cidades chaves para sua fabricação. As torrefações existentes em Taquaritinga, Matão, Ibitinga, Boa Esperança do Sul e Itápolis abandonaram suas marcas e passaram a produzir em Araraquara um único café: o IRCA, que significa Indústrias Reunidas de Café da Araraquarense. Foi desta forma que o Café Santo Antônio (Silvio Máscia), Café Nogueira (Jurandir Nogueira), Café Hortenci (Luiz Hortenci) e Café Esplanada (Antônio Roberto Taddei), fabricados na época em Araraquara, também desapareceram do mercado, pois seus proprietários passaram a fazer parte de uma sociedade, cada qual entrando com sua cota adquirida no IBC em São Paulo. A produção adquirida junto ao IBC em São Paulo era entregue em Araraquara, sendo torrado e moído num prédio na rua Armando Salles de Oliveira (São Geraldo) e embalado sob uma única marca (IRCA), evitando-se os gastos com embalagens individuais. O processo final de empacotamento se dava na Rua Imaculada Conceição, 673, onde funcionou nos anos 50, o Café Nogueira. DE PAI PARA FILHO Natural de Taquaritinga, onde nasceu em 1947, Caetano seguiu os passos do pai, também Caetano, que havia fundado o Café Ribeirãozinho, em 1960. Com as regras adotadas pelo IBC, o Café Ribeirãozinho teria que ser produzido em Araraquara a partir de 1970. Caetano, que assumira os negócios criados pelo pai, decidiu transferir sua cota no IBC para Araraquara, permanecendo com uma loja de confecções em Taquaritinga. Ao todo eram 16 sócios de 12 torrefações da região, com poderes delegados a um gerente administrativo. Quatro anos depois, já casado, Caetano e a esposa Sueli decidiram vir para a nossa cidade e com isso ele assumiu o controle do Café Irca, onde está até hoje, em companhia de dois sócios. Com a extinção do IBC e o mercado aberto para a concorrência, Caetano decidiu abrir uma empresa para fabricação de outros produtos: cereais, farináceos, tempero e condimentos, criando a Machiara, que hoje produz cerca de 80 itens com muita qualidade.

Perguntas respondidas: 1) Organograma 2) Qual a tecnologia usada para a fabricação do café? Compramos o café cru, diretamente do produtor rural, geralmente da região de Penápolis, no qual um corretor nosso escolherá o produto que atende nossas exigências de qualidade. O café chega na empresa, é retirado uma amostragem da metade da quantidade de sacos da compra. Com isso, nos certificamos que o produto atende nossas exigências de tamanho e cor.


Agora o processo é composto de 3 etapas: 1ª – o café cru é colocado no forno onde fica até que adquire seu ponto, ou seja, chegue na cor ideal. Após, ele é despejado no resfriador, onde será mexido para que resfrie e pare a torra. Ele é colocado em sacos e a 2ª etapa é efetuada após seu total resfriamento, aproximadamente 24 horas. 2ª – o café torrado é despejado no cilo, onde será moído. 3ª – o café torrado e moído é empacotado. (fotos anexas). Temos a outra área da empresa que destina-se ao empacotamento de cerais, farináceos, chocolates, especiarias e condimentos. (Ver produtos no portifolio já enviado). 3) Qual o tamanho da empresa? 2.000 metros quadrados. 4) Quantidade de funcionários 20 funcionarios 5) Fornecedores Coma Alimentos (molhos), CEW (fubá), Fecularia Beatriz (farinha de milho), Produtos de Mandioca Sueli (farinhas de mandioca), Caio Prado Alimentos (farofas), Aroma de Minas (pimentas em conservas), Pennacchi (chocolates), BSG (especiarias em geral), Sacconi (pimenta do reino), Conditen (colorifico), Granobrás (cereais), Coml Estrela (canjica branca e canjiquinha), Dipromil (flocos de milho), Adrijol (farinha de rosca), TGA (trigo para Kibe), Puratos (mistura para pão de queijo), Coml SS (alimentos para pássaro), produtores rurais (café). 6) Concorrentes diretos e indiretos Diretos: Siamar, Yoki, Kinino, Codilar. 7) Missão, visão e valores da empresa Missão:  Produzir e comercializar produtos com qualidade superior, a fim de suprir as necessidades e visar a  satisfação dos nossos consumidores. Princípios: 1­ Empresa: ser seria e confiável; 2­ Produtos: fabricar e comercializar produtos a preços justos e que sejam vistos pelos consumidores  como os melhores do mercado; 3­ Produção: manter condições seguras de trabalho, selecionar com critério nossos fornecedores e  controlar os processos industriais para assegurar a qualidade dos nossos produtos e proteger o meio   ambiente.   

8) Trabalha com algum planejamento de Marketing? Qual? 9) Qual o posicionamento da empresa no mercado? 10) Canal de distribuição


11) Zoneamento de vendas: Concentrado na região central do Estado de SP. Araraquara; Ribeirão Bonito; Bocaina; Dourado; Guarapiranga; Boa Esperança do Sul; Bariri; Ibaté; São Carlos; Taquaral; Rincão; Americo Brasiliense; Santa Lucia; Matão; Motuca; Bento Quirino; Bonfim Paulista; Descalvado; Jardinópolis; Luis Antonio, Porto Ferreira; Ribeirão Preto; Santa Ernestina; São Simão; Serrana; Agulha; Agulha; Candido Rodrigues; Fernando Prestes; Jurupema; Santa Ernestina; Taquaritinga; Vila Negri; Analandia; Leme; Piarassununga; Brotas; Dois Corregos; Guarapuã; Itirapina; Curupá; Gavião Peixoto; Itápolis; Nova Europa. 12) Força de vendas 6 Vendedores externos. 13) Tem sistema de relacionamento (CRM)? 14) Qual o público-alvo? Homens e mulheres, de todas as idades, das classes B, C e D. 15) Qual o investimento da empresa?


ahsoaouas