Page 1

RELATÓRIO DE GESTÃO 2019


A SUCESU-RS FORTALECENDO O ECOSSISTEMA DE TI DO RS O ano de 2019 foi de muito trabalho, boas conquistas e fortalecimento do ecossistema de tecnologia do Estado através de diversos encontros e seminários para a SUCESU-RS. Praticamos de maneira incansável a missão da entidade: representar, qualificar e congregar as áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Reforçamos a atuação dos GU’s (Grupos de Usuários e uma das principais forças da SUCESU-RS) através da criação dos GN’s (Grupos de Negócios), os quais têm o propósito de reunir pessoas para discutir tecnologia aplicada a uma área específica. Os Grupos de Agronegócio, Varejo, Saúde e Governo Digital têm se reunido de forma regular para discutir como a tecnologia pode potencializar o desenvolvimento desses segmentos. Com o apoio das principais universidades do Estado, criamos o encontro “Carreiras de SUCESU-RS”, que levou até os estudantes um debate franco com executivos de TI, empreendedores e fornecedores de tecnologia sobre a carreira do profissional e mercado de trabalho. Aproveito para agradecer a todos os associados e parceiros de negócios que acreditaram na SUCESU-RS. Como sabem, a entidade não é minha, eu tenho apenas a honra e a felicidade de representá-la nos últimos dois anos. A SUCESU-RS pertence à comunidade de tecnologia do Rio Grande do Sul. Não poderia deixar de agradecer também a todas as pessoas que fazem a SUCESU-RS acontecer através da dedicação e do trabalho voluntário: Vice-Presidentes, Diretores e Coordenadores de GU’s e GN’s. Veja neste relatório um pouco do que geramos de dados e informação em 2019!

E U G Ê N I O R O M A N I N I Presidente da SUCESU-RS


SUCESU-RS EM NÚMEROS 2019


TEMA DO ANO: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL – COMO AS TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS IMPACTAM NA INFRAESTRUTURA E NA SOCIEDADE

A representatividade da SUCESU-RS pode ser vista pelos números de suas ações. A atuação da entidade a cada ano reafirma seu compromisso em oferecer um calendário completo de atividades, com ações que fornecem um ambiente propício para a troca de conhecimentos, apresentação de ideias e networking. e academia estão no cerne das ações realizadas pela entidade.

65 EVENTOS (INCLUINDO TODOS OS EVENTOS DE GU’S E GN’S)

2 SEMINÁRIOS EXECUTIVOS E 1 SEMINÁRIO GESTORES

+200 HORAS DE NETWORKING

4 GRUPOS DE NEGÓCIOS

4879 PARTICIPANTES

156 CIOS NOS SEMINÁRIOS

19 GRUPOS DE USUÁRIOS ATIVOS

+70 EMPRESAS PATROCINADORAS

+300 ESTUDANTES NO CARREIRAS DE SUCESU-RS

207 ASSOCIADOS

97 GESTORES NO SEMINÁRIO


SÉRIE HISTÓRICA 5 ANOS


A representatividade da SUCESU-RS pode ser vista pelos números de suas ações. A atuação da entidade a cada ano reafirma seu compromisso em oferecer um calendário completo de atividades, com ações que fornecem um ambiente propício para a troca de conhecimentos, apresentação de ideias e networking. e academia estão no cerne das ações realizadas pela entidade.

TOTAL DE PÚBLICO ATINGIDO:

TOTAL DE EVENTOS

25.695

280

2015

2016

2017

2018

2019

58 EVENTOS

55 EVENTOS

50 EVENTOS

52 EVENTOS

65 EVENTOS

4886 PARTICIPANTES

5894 PARTICIPANTES

5820 PARTICIPANTES

4216 PARTICIPANTES

4879 PARTICIPANTES


HIGHLIGHTS DE CONTEÚDO 2019


O desenvolvimento do estado passa pela transformação digital do governo e das empresas. Nossa estratégia é colocar a transformação digital no centro dodesenvolvimento, porque a tecnologia da Informação é essencial nos negócios e não mais vista apenas como custo. Os negócios e as ações de governo devem estar embasadas em uma economia digital. L U I S L A M B Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS

Transformação digital é o processo pelo qual eu transformo átomos por bits. Porém, nem todos os átomos podem ser substituídos por bits. E é assim que os executivos de TI devem pensar. Essa substituição vai ser boa ou ruim? Algumas substituições podem exigir um retorno no futuro, o que pode ser muito doloroso. FÁ B I O

G A N D O U R Cientista


Precisamos focar no que vai fazer diferença para o desenvolvimento e transformação das pessoas. A capacidade de influenciar, programar, discutir, negociar. Num cenário de quarta revolução industrial, irá se destacar quem souber falar a língua dos homens, e tudo isso só se consegue através de habilidades de comunicação. D É B O R A B R U M Diretora da Comunicativa Fonoaudiologia Empresarial

A psicologia positiva tem o rigor científico e isso é muito importante. Ela diz que emoções positivas podem ser criadas intencionalmente para transformar sentimentos dolorosos. Sofrer faz parte da vida, mas nosso nível de felicidade pode ser amplificado se conseguirmos sentir mais emoções como amor, otimismo e curiosidade.

C E L I N A J O P P E R T Especialista em Felicidade


A transformação digital não é um efeito momentâneo, é um movimento exponencial que muda a forma que interagimos com o mundo. Discutir e encarar sem medo as mudanças é obrigação de qualquer gestor, principalmente de TI. Por esse motivo, o GUCIO tem esta pauta constante entre seus membros. Compartilhar é a única forma de conseguirmos nos manter atualizados e tornar nossas empresas relevantes. É isso que o GUCIO faz há 17 anos e a SUCESU-RS nos proporciona. Temos aqui no RS o privilégio de ter esse ecossistema de colaboração muito antes de virar moda. D A N I E L S C H E R E R Presidente do GUCIO

Muitas empresas já entenderam a simplicidade da transformação digital. Em essência, significa compreender que agora o core das empresas são pessoas, tecnologia e conhecimento. Produtos e serviços são meros acessórios em suas estratégias! E essa mudança de mentalidade está sendo feita de dentro para fora, a partir de seus times. Desta forma, identificam e valorizam os ativos corretos e entregam no seu DRE faturamento (crescimento), lucro (resultado) e PROPÓSITO (valor)! A L E X A N D R E

T R E V I S A N CEO da UMOV.ME


RESULTADOS POR ÁREA Grupos de usuários | GU’S


GU’s

GRUPOS DE USUÁRIOS

Os Grupos de Usuários da SUCESU-RS realizaram mais de 55 eventos em 2019, com um público estimado de mais de 3500 participantes. Com 19 grupos ativos atualmente, os GU’s atuam de forma transversal, abrangendo diversas áreas do setor de TIC.

19

59

+3500

GU’s

EVENTOS

PARTICIPANTES


GRUPOS EM ATIVIDADE

Blockchain

GUGP Grupo de Usuários

Gerenciamento de Projeto

GUGMO Grupo de Usuários Gestão da Mudança Organizacional

GU Grupo de Usuários Infraestrutura

Grupo de Data Science

GU GRC

Grupo de Usuários Governança,Risco e Compliance

GUAN Grupo de Usuários Análise de Negócios

I

&

Grupo de Usuários

Gestão do Conhecimento e Inovação

Fron


GN’s

GRUPOS DE NEGÓCIOS

Reconhecida pelos Grupos de Usuários (GU’s), a SUCESU-RS criou em 2019 os Grupos de Negócios (GN’s), que têm como objetivo reunir profissionais por verticais de mercado. Além de gestores de TI, os GN’s contam com a participação de outros profissionais de cada área de negócio e estudantes para ampliar e qualificar o debate.

OBJETIVOS GERAIS (GN’S)

QUATRO ÁREAS (INICIALMENTE)

Aproximar profissionais de TI, das verticais de negócios, estudantes, sociedade e poder público

Grupo de Negócio de Saúde – GN Saúde

Identificar desafios/oportunidades em comum

Grupo de Negócios de Varejo – GN Varejo

Propor inovações (otimização de processos)

Grupo de Negócios de Governo Digital – GN Gov

Desenvolver projetos (gerar impacto positivo na sociedade)

Grupo de Negócios do Agronegócio – GN Agronegócio

COORD: VÍTOR HUGO HOFFMANN

COORD: LETÍCIA POLYDORO

COORD: HENRIQUE PORTELLA

COORD: LUIZ FELIPE LOPES


GUDAY

Os Grupos de Usuários e Grupos de Negócios da SUCESU-RS realizaram no dia 9 de novembro a edição 2019 do GUDay. A programação, que ocorreu na Unisinos em Porto Alegre, teve palestras em duas trilhas de conhecimento – Gestão e Técnica. O evento contou com 16 palestrantes, mais de cem participantes e patrocínio da VITA IT.


RESULTADOS POR ÁREA Ensino e inovação


CARREIRAS DE SUCESU-RS

A SUCESU-RS iniciou em 2019 o projeto Carreiras de SUCESU-RS, que promove encontros em Universidades direcionados aos alunos com o propósito de reunir profissionais com larga vivência na área de TI a fim de passar um pouco da experiência e visão sobre carreira na área, além de debater o tema anual da SUCESU-RS – “Transformação Digital: Como as tecnologias disruptivas impactam na infraestrutura e na sociedade”.


RESULTADOS POR Ă REA Marketing e eventos


SEMINÁRIOS SUCESU-RS

A área de Marketing e Eventos reúne um dos grandes valores da SUCESU-RS como entidade. Sua capacidade de proporcionar momentos para o mercado que reúnem compradores e fornecedores de TIC em ambientes preparados para negócios, networking e conhecimento. Os Seminários SUCESU-RS são direcionados a gestores e executivos de TIC convidados pela entidade e para empresas que querem se aproximar desses profissionais. Em 2019, o tema central foi “Transformação Digital: Como as tecnologias disruptivas impactam na infraestrutura e na sociedade”.


I SEMINÁRIO EXECUTIVO

Maio/Viamão

Mais de 60 CIOs de empresas gaúchas estiveram reunidos no Hotel Vila Ventura, no dia 9 de maio, para o I Seminário Executivo SUCESU-RS 2019. A palestra de abertura foi do Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luís Lamb, seguida de palestras de dezenas de empresas fornecedoras de TIC.

63 CIOS

152 PARTICIPANTES

23 EMPRESAS PATROCINADORAS


I SEMINÁRIO GESTORES

Julho/Porto Alegre

A SUCESU-RS realizou, no dia 27 de junho, mais uma edição do Seminário Gestores de TIC. A programação ocorreu na uMov.Me Arena.

97 CIOS

157 PARTICIPANTES

26 EMPRESAS PATROCINADORAS


II SEMINÁRIO EXECUTIVO

Setembro/Gramado

Muito além dos debates sobre as novidades em Inteligência Artificial, Edge Computing ou novas API’s, o II Seminário Executivo SUCESU-RS, realizado em Gramado, abordou como a tecnologia transforma comportamentos e como cada vez mais os executivos de TI precisam olhar para as pessoas e não apenas para as máquinas.

93 CIOS

370 PARTICIPANTES

51 EMPRESAS PATROCINADORAS


QUAIS SรƒO AS PRIORIDADES DOS EXECUTIVOS DE TIC EM 2019?

Em pesquisa interativa feita no Painel CIO do II Seminรกrio Executivo SUCESU-RS, em Gramado, os executivos responderam perguntas sobre quatro temas:


QUAL DOS ITENS ABAIXO VOCÊ ENTENDE COMO MAIS PRIORITÁRIO PARA QUE SUA ORGANIZAÇÃO MELHORE A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE FINAL?

Investimento em canais de venda/Atendimentos integrados e digitais (Omnichannel)

37%

Empoderamento do time de atendimento a fim de que a resolução da necessidade seja no primeiro contato com o cliente Implantação de mais canais de atendimento com ferramentas digitais como chatbot e atendimento eletrônico

20,5% 31,5%

11%

Gestão de indicadores da CSI (Customer Satisfaction Index) para monitoramento da satisfação do cliente e resolução de conflitos com atendimento humano


VOCÊ VISUALIZA UMA OPORTUNIDADE DE TRANSFORMAR UM DOS PROCESSOS COMERCIAIS DA SUA CORPORAÇÃO, COM ISSO, SURGIRIA UMA NOVA MANEIRA DE FAZER NEGÓCIOS. COM ESSA INICIATIVA, VOCÊ?

Inicia uma conversa formal com a área de negócios tentando explicar sua ideia e então conquistar um parceiro para a iniciativa

52,2% 7,4% 11,9%

28,36%

Apresenta diretamente o projeto à cúpula da corporação para que então, de maneira top-down, o projeto seja implementado nas áreas Cria um comitê multidisciplinar dentro da TI para discutir o assunto e, em seguida, apresenta para a área de negócios Apresenta diretamente o projeto à cúpula da corporação para que então, de maneira top-down, o projeto seja implementado nas áreas


QUAL DOS ITENS ABAIXO VOCÊ ENTENDE COMO PRINCIPAL MEIO DE ALAVANCAR A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SEU NEGÓCIO?

Mudança de cultura interna Tecnologias disruptivas de mercado

63,4% 7,7% 28,9%

Concorrência migrando para o digital


QUAL DAS TECNOLOGIAS ABAIXO VOCÊ IRÁ PRIORIZAR EM 2020 A FIM DE OTIMIZAR OS PROCESSOS DE SUA COMPANHIA PARA DEIXÁ-LA MAIS COMPETITIVA?

RPA (Robotic Process Automation) Analytics

42,3%

32,6%

Big Data IOT

11,5% 1,9%

11,5%

Blockchain


NOITE DE PRÊMIOS SUCESU-RS 2019


NOITE DE PRÊMIOS SUCESU-RS 2019 RECONHECEU DESTAQUES DA TIC DO RIO GRANDE DO SUL

CIO DE SUCESU-RS

PERSONALIDADE TIC DE SUCESU-RS

Roberto Nascimento

Alexandre Trevisan

EMPRESA DE INFRAESTRUTURA DE TIC DE SUCESU-RS

J O R N A L I S TA O U V E Í C U LO D E IMPRENSA DE TIC DE SUCESU-RS

Algar Telecom

Julia Merker (Baguete)

EMPRESA INOVADORA EM TIC DE SUCESU-RS

EMPRESA EM SERVIÇOS DE TIC DE SUCESU-RS

Umov.Me

Sensedia

PRÊMIO GU DE SUCESU-RS

PRÊMIO GU INOVAÇÃO

Grupo de Usuários de Teste de Software

Grupo de Usuários de Java do RS

PRÊMIO G U D E S TA Q U E

PRÊMIO ARTIGO DE SUCESU-RS

Grupo de Usuários de User Experience

Godo Rodolfo Goemann Jr

com o artigo “Disrupções ou sinergia?”


AÇÕES SOCIAIS Sucesu/RS


AÇÕES SOCIAIS A SUCESU-RS buscou, em 2019, ampliar os limites de atuação da entidade, demonstrando preocupação não apenas com o mercado de TIC para o qual trabalha, mas também com ações de desenvolvimento social de comunidades. Três ações sociais foram feitas pela iniciativa do GUGMO, com doações para entidades

CASA MENINO JESUS DE

ONG TINGA RECICLAGEM DIGITAL

carentes de Porto Alegre:

ASILO PADRE CACIQUE


PROJETO PAIS DE CORAÇÃO A SUCESU-RS é uma das apoiadoras do Projeto “Pais de Coração”, que tem como finalidade inspirar corações para o Movimento de Adoção no Brasil. O Movimento Pais de Coração não tem fins lucrativos e tem como propósito evidenciar como a Adoção e a Paternidade podem transformar vidas.

PAIS DE CORAÇÃO

PAIS DE CORAÇÃO


PATROCINADORES 2019


D I R E T O R I A

S U C E S U / R S

B I Ê N I O

2 0 1 8 / 2 0 1 9

PRESIDENTE – Eugênio Romanini

VP – MKT e Eventos – Maria Luiza Malvezzi

CONSELHO CONSULTIVO

VP – Grupo de Usuários – Rafael Kuhn

Diretor Adjunto – Roberto Fonseca

Presidente – Eugênio Romanini

Diretor Adjunto – Marcelo Zardo

Diretor de Comunicação – Ricardo Sahlberg

Conselheiro – Daniel Scherer

Diretor de Interiorização – Luiz Felipe Moraes Lopes

Conselheiro – Eduardo Arruda

Diretor de Alianças e Parcerias – Jorge Krug

Conselheiro – Antônio Ramos Gomes

VP – Administrativo Financeiro – Marco Spadoni Diretor Adjunto – Carlos Cesar Carneiro Almeida Diretora de Governança e Qualidade – Deborah Pilla Villela

Conselheiro – José Guido Kirst

CONSELHO FISCAL

CONSELHO DELIBERATIVO

VP – Ensino e Inovação – Nilson Ayala

Presidente – Roberto Petry

Presidente – Daniel Scherer

Diretor Adjunto – Luiz da Cunha Lamb

Titular – Ricardo de Rose

Vice-Presidente – Eduardo Hahn

Diretor de Transformação Digital – Marcos Knewitz

Titular – Luiz Henrique Leite Portella

Vice-Presidente – Cristian Mairesse Cavalheiro

Diretor de Ensino e Inovação – Afonso Sales

Titular – Carlos Ernesto Dottori

Vice-Presidente – Antônio Ramos Gomes Vice-Presidente – Eduardo Arruda


A C O M P A N H E

N O S S O S

C A N A I S :

sucesurs.org.br /SucesuTIC /in/sucesurs sucesurs@sucesurs.org.br +55 51 3331 7244 +55 51 99972-3560


E X P E D I E N T E

Publicação Especial da SUCESU-RS Rua Faria Santos, 47/207 Porto Alegre/RS (51) 3331.7244 www.sucesurs.org.br Coordenação-Geral: Reverso Comunicação Integrada (CONRERP-RS 2920) Redação: Camila Costa; Grazieli Gotardo. Edição: Grazieli Gotardo (Mtb 10.593) Fotografia: Claiton Santos / Photoninho Projeto Gráfico e Diagramação: Taline Velasques Revisão: Press Revisão

Profile for Grazieli Gotardo

RELATÓRIO DE GESTÃO SUCESU-RS 2019  

RELATÓRIO DE GESTÃO SUCESU-RS 2019  

Advertisement