Inovar Saúde Ed. 7 (DASA)

Page 15

gionais podem ocorrer em até 25%, e dependendo da localização do tumor primário, são consideradas como metástase à distância (M1a) (Figura 1). Ainda que apresente sensibilidade superior à TC, o PET apresenta performance modesta para este fim, com sensibilidade estimada em 43-71%3. Em especial, linfonodos próximos à lesão primária podem ser mascarados pela alta captação do tumor primário (Figura 2). Cerca de 20-30% dos pacientes com carcinoma de esôfago já têm doença metastática à distância no momento da apresentação. Este é o cenário onde, em geral, o PET faz a grande diferença por ser muito mais sensível do que a TC (71% vs 52%), revelando sítios metastáticos à distância em 20% dos casos3 (Figura 1).

A

C

B

D

Após cirurgia com intenção curativa, dois terços dos pacientes recidivam no primeiro ano, seja localmente ou à distância. Estudos de imagem convencionais não conseguem diferenciar acuradamente alterações pós-cirúrgicas de tumor viável. Nestas situações, o PET é extremamente útil, com sensibilidade de 94%, especificidade de 82% e acurácia de 87% (contra 81%, 82% e 81% para a imagem convencional)6. 1.2 CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

O câncer de cabeça e pescoço é a sexta causa de câncer mais comum do mundo, além de agregar uma significativa morbidade ao paciente, principalmente como consequência do seu tratamento. É também um dos mais antigos que a humanidade tem conhecimento. Foi descoberto na África há mais de 500.000 anos um crânio com evidências de uma neoplasia de nasofaringe.

Figura 1. Paciente masculino, 75 anos, com diagnóstico recente de adenocarcinoma da junção esôfago-gástrica. Estudo de PET-CT com FDG no plano coronal da TC, do PET e da fusão das imagens (A,B,C), e reconstrução Maxium Intensity Projection (MIP) (D) mostrando a lesão primária muito ávida pelo FDG. Cortes axiais da TC, PET e fusão PET-CT identifica linfonodo pericelíaco metastático que não foi identificado em exames convencionais, gerando um upstage deste paciente à M1a (linha 1). Ainda que esse paciente tivesse performance e status para ser submetido a um tratamento tri-modalidade que apresenta alta morbidade, o PET-CT identificou também, metástase na adrenal esquerda (linha 2), não identificada em estudos convencionais, tornando este paciente M1b, com indicação apenas de tratamento paliativo.

DASA

15


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.