Page 1

Novidades AutoCAD 2010 A Autodesk traz ao mercado o AutoCAD 2010, uma das principais plataformas de projeto e documentação em todo o mundo.O último lançamento do AutoCAD traz recursos inovadores para auxiliar os usuários a enfrentar problemas desafiadores, incluindo ferramentas para desenho de formas livres, desenhos paramétricos e suporte avançado para PDF. O AutoCAD 2010 proporciona ainda mais capacidade e inovação para auxiliar os usuários a documentar, comunicar, explorar e personalizar ideias em projetos. Confira algumas das novidades da nova versão. Reduza o prazo de projeto com o desenho paramétrico Reduza de forma drástica o prazo de revisão do projeto com o desenho paramétrico. A definição de relações constantes entre os objetos faz com que linhas paralelas permaneçam paralelas e círculos concêntricos permaneçam concêntricos – automaticamente.

Nº 34 Ano XI 2009

Ferramentas de projeto de formas livres oferecem liberdade de criação Agora você tem a capacidade de projetar idéias em praticamente qualquer forma que imaginar. Basta puxar/empurrar faces, arestas e vértices para modelar formas complexas, superfícies suaves e muito mais. Envie um modelo AutoCAD para uma impressora 3D Faça mais do que apenas uma exibição de projetos – faça realidade. Qualquer projeto agora pode ser transformado em um protótipo físico por meio de uma impressora 3D – a sua própria ou aquela de um prestador de serviços. Suporte avançado para PDF Ficou ainda mais fácil reutilizar e compartilhar projetos graças ao suporte avançado para PDF no AutoCAD. Os melhoramentos na publicação de arquivos trazem arquivos menores e suporte para fontes True Type. Novos recursos de suporte e importação significam que é possível inserir arquivos PDF diretamente nos desenhos do AutoCAD.

Facilidade na criação e edição de Blocos Dinâmicos Os diversos avanços facilitaram a criação e a edição de Blocos Dinâmicos. A exibição avançada de objetos de ação e o destaque para objetos associados a ações nas ferramentas de Blocos Dinâmicos permitem poupar um tempo considerável na documentação dos projetos.

Para mais informações visite o site: http://www.autodesk.com.br/autocad. FEIRAS Venha visitar a GRAPHO

Lançamento: Autodesk Inventor 2010 Ao longo dos anos, a Autodesk tem se focado no desenvolvimento de tecnologias aplicadas às engenharias industriais. Preocupada em aperfeiçoamento contínuo e aplicações completas para a indústria mecânica, este ano a empresa apresenta sua nova linha de produtos com versões atualizadas e soluções para novos mercados. O Autodesk Inventor 2010 une a engenharia de aplicação de metodologias com novas features específicas para diversos segmentos. Confira o que há de novo no Autodesk Inventor 2010 Digital Prototyping para Produtos de Consumo Integração com Alias Studio a integração com Alias Studio, software completo de ferramentas para desenvolver e comunicar projetos de produtos usando esboços, ilustrações, renderizações fotorrealísticas e animações , possibilita um workflow direto entre equipes de Designers e Engenheiros. É possível importar arquivos diretos do Alias na extensão .wire com opções associativas e não associativas e permite reparos nas superfícies do modelo.

Construsul - Feira da Indústria da Construção De 5 a 8 de agosto de 2009 FIERGS, Porto Alegre GRAPHO/RS

Mercopar - Feira de Sub-Contratação e Inovação Industrial De 20 a 23 de outubro de 2009 Caxias do Sul, Rio Grande do Sul

tar sólidos com derivações e interagir com mesmos. Além das opções “Split Face” e “Trim Solid”, agora é possível separar um sólido em duas partes, utilizando a nova opção “Split Solid”.

Técnicas para peças plásticas - O Autodesk Inventor 2010 permite a simplificação do processo de projeto para peças plásticas utilizando técnicas específicas. A criação de grades em elementos diferenciados por sktech facilita a criação destes tipos de elementos em peças plásticas. Criação automática de ressaltos para fixação por roscas (Boss), Rests, também auxiliam nestes projetos específicos.

tras opções que conferem a suavização de arestas mais facilitade.

Inventor Tooling ( Mold ) - O Autodesk Inventor 2010 potencializa a criação de moldes para injeção de plásticos. O Inventor Tooling permite o fechamento automático de furos, criação eficiente de linhas de fechamento, desenho automático dos canais de alimentação e distribuição, posicionamento de pinos extratores e criação de gavetas. Além de compor uma vasta biblioteca de porta moldes padronizada, inclusive POLIMOLD, conferem ao projetista agilidade e confiabilidade ao projeto de moldes. Permite ainda realizar simulação com o Moldflow que já vem no Inventor Tooling.

Rua Dom Pedro II, 1240 / 201 90550-141 Porto Alegre - RS - Brasil Tel.: 51 3337.1622 - Fax: 51 3337.1214 Home page: www.grapho.com.br

GRAPHO - VIRTUAL / SC Av. Getúlio Vargas, 830 - 1º andar 89202-002 - Joinville - SC - Brasil Tel.: 47 3455-0928 - Fax: 47 3455-4249

Cadastre-se para receber o GRAPHO NEWS On-Line. Empresa: End.: Bairro: Cidade: Fax: Nome:

GRAPHO/PR Av. Sete de Setembro, 4698 / 1506 80.240-000 Curitiba - PR - Brasil Tel.: 41 3343.1187 - Fax: 41 3342.0498

GRAPHO/SP

CEP: Estado: E-mail: Cargo:

Tel.:

Cadastre-se também pela Internet. Acesse www.grapho.com.br/gnews Tel.: 51 3337.1622 - Fax.: 51 3337.1214 – Rua Dom Pedro II, 1240/201 – CEP 90550-141 - Porto Alegre - RS

Rua Pequetita, 179 / 86 04552-060 Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil Tel.: 11 3045.2745 - Fax: 11 3044.0348 GRAPHO NEWS é uma publicação trimestral da GRAPHO Design Software. Coordenação: Cátia Wittler - CONRERP 2318. Colaboraram nesta edição: Cátia Wittler, Daiana Souza, Juliano Coimbra e Leonardo Clavell. Projeto gráfico e editoração: César Vieira Design 51 3024.2772. Tiragem desta edição: 12.000 exemplares. Autorizada a reprodução de artigos, desde que citadas as fontes. Os nomes de produtos e empresas citados são marcas registradas de suas respectivas empresas.

Workflows para Multi Corpos – permite desenvolver completamente projetos de componentes plásticos reutilizando informações 3D. O recurso Multi Body Parts permite criar Múltiplos Sólidos em um único arquivo Part. A metodologia “Top Down” está mais fácil. É possível criar várias entidades no mesmo arquivo Part como contexto de um produto completo, ou impor-

Fillets baseado em regras - Os Fillets baseado em regras minimizam tempos de criação e atualização no designer do componente. É possível criar regras de face com features por características existentes e arestas incidentes, criar regras de feature com arestas por características existentes, arestas tangenciais, entre ou... continuação página 3.


... continuação capa Autodesk Inventor 2010

Simulação de Desenho de Layouts Desenho de Layouts - O projeto dos conjuntos mecânicos conta agora com a possibilidade de aperfeiçoar os modelos de detalhá-los. Através de ferramentas como sketch blocks, animação dos estudos por constraint, criar componentes a partir dos blocos, importar blocos do AutoCAD permitem a criação de um estudo de projeto ainda no 2D. Análise de Stress de Componentes & Conjuntos Com o Inventor 2010 é possível estudar o funcionamento dos projetos aplicando situações reais de trabalho. Agora a solução conta com ambiente para Análise de Conjuntos, Solver de Alta Performance e suporte a múltiplas simulações, gerando relatórios das análises.

Interoperabilidade & Troca de dados Shrinkwrap em Montagens - A feature Shrinkwrap permite criar modelos simplificados geometricamente exatos para melhorar o desempenho e proteger a propriedade intelectual do projeto. É possível

remover furos, manipular como sólido ou superfície, simplificar features. É suportado pelo LOD substitute.

Tarefas Baseadas na Interface do Usuário - A nova interface do Autodesk Inventor permite acesso à comandos em “abas” de menu e em barras de painéis em estilo Ribbon(“abas”) permite uma localização compacta para operações que são as mais relevantes a cada atividade. Isso melhora a produtividade e diminuI o tempo de aprendizagem em novos trabalhos.

Sheet Metal O Inventor 2010 vem aperfeiçoar tarefas essenciais ao desenvolvimento de chapas. Com a nova feature Contour Rolls é possível definir seções complexas incluindo contornos circulares. A Criação de canalizações, dutos, funis de manipulação, sistemas de exaustão,

etc; está facilitada com o recurso Lofted Flanges and Rip, utilizados nos processos de conformação de chapas. É suportada as transições com perfis fechados ou abertos passiveis de planificação.

Métodos de Dobra e Desdobramento - A simplificação do método de desenho de chapas, definindo seu contexto por método de desdobramento, conta com recursos Unfold and Refold, permitindo cópias de Sketchs, Redobrar cópias e punções em regiões de dobras.

A Autodesk, Inc. é líder mundial em software de projeto 2D e 3D para os mercados de manufatura, arquitetura & construção, infra-estrutura e mídia & entretenimento. Desde o lançamento do AutoCAD em 1982, a Autodesk tem desenvolvido o mais amplo portfólio de última geração de soluções de Prototipagem Digital, ajudando clientes a experimentar idéias antes que se tornem reais, lançando neste ano muitas melhorias e novidades ao AutoCAD Inventor 2010.

Active3D na Construção Civil Tecnologia CAD é utilizada pela Construtora Quadrante A Quadrante é uma empresa de construção civil de edifícios com 23 anos de atuação no mercado. Com sede em São Paulo, a empresa teve início com a elaboração de projetos arquitetônicos para o Grupo Sol Meliá Hotéis, tendo feito diversos projetos de hotéis para o grupo e posteriormente para multinacionais como Alfa Laval, LKM, etc. Passou a atuar no ramo de construção civil, tendo feito diversas obras para municípios no estado de SP e MS, CESP, OAB/SP, CDT/SP, etc. O diferencial da empresa tem sido justamente a união entre a concepção do projeto arquitetônico ao gerenciamento e execução das obras até sua entrega. A Construtora e Incorporadora Quadrante também atua em empreendimentos próprios na área residencial. O contato com tecnologia CAD para arquitetura começou anos atrás com o software Arqui_3D da GRAPHO. “Procurávamos uma solução para desenvolver maquetes eletrônicas conceituais (apenas volumétricas) para nos auxiliar no desenvolvimento de nossos projetos. Sempre tive grande preocupação volumétrica e, um belo dia, quando vi o Arqui_3D funcionando, resolvi que precisávamos de uma ferramenta para o desenvolvimento conceptivo do projeto e não meramente para produ-

um edifício comercial em Guarulhos e algumas residências no interior do estado. “O resultado foi muito além do esperado e o software nada mais é do que todo arquiteto sempre sonhou em termos de desenvolvimento conceitual de projeto. Une a característica de projeto volumétrico desde a concepção, aliando rapidez de

Equipamentos para reciclagem são projetados no Inventor Instalada em Cascavel, interior do Paraná, a KUBITZ Soluções Sociais e Ambientais desenvolve, fabrica e comercializa equipamentos para reciclagem como prensas, esteiras transportadores, trituradoras, mesas de triagem, além de desenvolver projetos especiais. Os equipamentos fabricados pela KUBITZ, além de contribuir com o meio ambiente, geram emprego e viabilizam a inclusão social, melhorando a renda e as condições de trabalho das pessoas que atuam em atividades de reciclagem. A KUBITZ também desenvolve projetos de usinas de reciclagem. Para desenvolver seus projetos KUBITZ adotou o Autodesk Inventor como solução. Segundo Eder Luiz da Silva, projetista mecânico da KUBITZ “O Autodesk Inventor possibilitou trabalharmos com protótipos digitais, eliminando a necessi-

dade de fabricar protótipos físicos; podemos conferir interferências entre componentes e o funcionamento do equipamento durante o próprio projeto”. Aliando inovação à consciência ambiental e social, e utilizando tecnologia de ponta, como o Autodesk Inventor, a

KUBITZ tem conquistado uma posição de destaque no mercado do desenvolvimento sustentável. “O Inventor tem nos permitido acelerar o processo de desenvolvimento de novos produtos, reduzindo custos e aumentando a produtividade” complementa Eder.

A empresa, sempre buscando aperfeiçoamento e tecnologias de ponta, investiu também no Active3D, moderno software para projetos arquitetônicos desenvolvido pela GRAPHO. Com o Active3D, a empresa já desenvolveu vários projetos, dentre eles um estudo preliminar para concorrência de um shopping em São Bernardo do Campo,

zir a volumetria pronta. Percebi que aquela ferramenta era muito mais poderosa da que estávamos utilizando principalmente por causa de sua confiabilidade na documentação 2D. É muito trabalhoso conferir desenhos feitos por terceiros e muitos detalhes podem escapar. Como somos uma Construtora também, percebíamos o prejuízo diretamente no canteiro, no prazo e no bolso”., declara o arquiteto José Luis Fairbanks, diretor da empresa.

trabalho, inexistência de incompatibilidades de documentação em 2D e facilidade de revisão e mudanças no meio do caminho. Portanto vai muito além de uma prancheta eletrônica. Antes do Active3D tínhamos uma maior dificuldade de detalhamentos e documentação em 2D em geral, impossibilidade de apresentação de um modelo eletrônico a leigos a custos baixos (tínhamos que contratar maquetistas eletrônicos caros e que muitas vezes, não reproduziam corretamente o que tínhamos em conceito). Com a implantação do software, os projetos já nascem em 3D, facilitando mudanças conceituais e permitindo maior exercício da criatividade estética uma vez que se torna fácil manipular a maquete eletrônica. Ganhamos em qualidade – projetos mais bem elaborados, produtividade – projetos mais rápidos e confiabilidade – documentação 2D confiável, finaliza o arquiteto.

gnews34  

GRAPHO/PR GRAPHO/RS FEIRAS GRAPHO/SP Para mais informações visite o site: http://www.autodesk.com.br/autocad. Facilidade na criação e edição...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you