Issuu on Google+

GRAPHO participa da Conferência Autodesk em Las Vegas A GRAPHO esteve presente no Autodesk One Team Conference (OTC) que aconteceu de 9 a 12 de março, em Las Vegas, EUA. O OTC é um evento mundial da Autodesk que reúne todos os revendedores da empresa. Segundo Cátia Wittler, Relações Públicas da GRAPHO, “este evento é uma oportunidade única para alinhar nossas ações com as estratégicas da Autodesk, capacitar nossa equipe e fazer networking com revendedores do mundo inteiro”. Durante o evento, a equipe da GRAPHO participou de reuniões estratégicas junto à Presidência e Vice-Presidência da Autodesk e também de workshops para capacitação das equipes comercial e técnica.

Software Funcionalidade iLogic do Inventor agora disponível aos clientes com subscription A Autodesk acaba de anunciar que a funcionalidade do iLogc para o Autodesk Inventor está disponível para os clientes com subscription. A tecnologia iLogic do Autodesk Inventor faz o projeto baseado em regras, acessível a cada usuário do Inventor sem algumas das barreiras complicadas. Com esta tecnologia, as regras gráficas são criadas nos parâmetros nativos do inventor e encaixadas diretamente no modelo de dados do software. Com isso, obtém-se simplicidade e mobilidade no projeto.

A Autodesk disponibilizou um novo plug-in para o software Autodesk Inventor, o Advanced Simulation Preview. Este plug-in aumenta a capacidade de simulação do Autodesk Inventor Professional 2009 e Autodesk Inventor Simulation Suite 2009. O Advanced Simulation tem como principais características: - Simulação de elementos finitos de peças e montagens: os usuários podem utilizar tanto peças como montagens no Inventor e executar análises de stress e modal no mesmo contexto. - Simulação paramétrica: o novo plugin permite mudança de parâmetros, materiais diferentes entre peças em conjuntos, possibilitando mais de vinte tipos de resultados. - Otimização com múltiplos critérios: é possível otimizar os valores de projeto para alcançar os objetivos de simulação.

Da esquerda para a direita Cátia Wittler, GRAPHO Acir Marteleto, Autodesk Saul Stelmar Netto, Virtual Alvaro Lopez, Autodesk Jeferson Stutz, Autodesk

- Ferramentas automáticas para configuração de simulação: refinamento de mala automático e detecção de contatos permitem aos usuários configurações rápidas e a disponibilidade de reports de resultados.

FEIRAS Venha visitar a GRAPHO FEICON - Feira Internacional da Indústria da Construção De 24 a 28 de março de 2009 Anhembi, São Paulo Construsul - Feira da Indústria da Construção De 5 a 8 de agosto de 2009 FIERGS, Porto Alegre Mercopar - Feira de Sub-Contratação e Inovação Industrial De 20 a 23 de outubro de 2009 Caxias do Sul, Rio Grande do Sul

Empresa: End.: Bairro: Cidade: Fax: Nome:

GRAPHO/RS Rua Dom Pedro II, 1240 / 201 90550-141 Porto Alegre - RS - Brasil Tel.: 51 3337.1622 - Fax: 51 3337.1214 Home page: www.grapho.com.br

GRAPHO - VIRTUAL / SC Av. Getúlio Vargas, 830 - 1º andar 89202-002 - Joinville - SC - Brasil Tel.: 47 3455-0928 - Fax: 47 3455-4249

Cadastre-se para receber o GRAPHO NEWS On-Line.

GRAPHO/PR Av. Sete de Setembro, 4698 / 1506 80.240-000 Curitiba - PR - Brasil Tel.: 41 3343.1187 - Fax: 41 3342.0498

GRAPHO/SP

CEP: Estado: E-mail: Cargo:

Tel.:

Cadastre-se também pela Internet. Acesse www.grapho.com.br/gnews Tel.: 51 3337.1622 - Fax.: 51 3337.1214 – Rua Dom Pedro II, 1240/201 – CEP 90550-141 - Porto Alegre - RS

Nº 33 Ano XI 2009

Novo plug-in para o Autodesk Inventor: Advanced Simulation Preview

Rua Pequetita, 179 / 86 04552-060 Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil Tel.: 11 3045.2745 - Fax: 11 3044.0348 GRAPHO NEWS é uma publicação trimestral da GRAPHO Design Software. Coordenação: Cátia Wittler - CONRERP 2318. Colaboraram nesta edição: Cátia Wittler, Claudia Dias, Claudia Lima, Eduardo Kulik, Mauricio Gomes. Projeto gráfico e editoração: César Vieira Design 51 3024.2772. Tiragem desta edição: 12.000 exemplares. Autorizada a reprodução de artigos, desde que citadas as fontes. Os nomes de produtos e empresas citados são marcas registradas de suas respectivas empresas.

ACTIVE3D traz realidade, agilidade e produtividade na Construir Arquitetura Quando foi fundada em 2003, na cidade de Votorantin, São Paulo, a Construir Arquitetura trabalhava com projetos de arquitetura e topografia. Com o crescimento da empresa e qualificação dos profissionais, a partir de 2006 passaram a atuar na área de administração e construção de obras de médio porte. Atualmente, a empresa trabalha com desenvolvimento de projetos de arquitetura, projetos de interiores, cronogramas e orçamentos de obras. A área de arquitetura está em constante renovação. Os profissionais que atuam neste campo precisam estar em continuo aprimoramento, por isso, a Construir Arquitetura procura o desenvolvimento de seus profissionais para atender novas necessidades do mercado, como por exemplo, estudos para desenvolver projetos ecologicamente correto. Além disso, utilizam ferramentas e softwares conceituados no

mercado, assim contam com mão de obra altamente qualificada. Os clientes que recorrem aos serviços prestados pela Construir, normalmente buscam o desenvolvimento ou aprimoramento de seus sonhos. “Há uma necessidade muito grande em passar para o cliente exatamente o que ele está imaginando, quanto mais perto de sua idealização mais satisfeito o cliente irá ficar”, declara Pedro Ivo Mariz, sócio/proprietário da Construir Arquitetura. Para garantir chegar mais próximo ao sonho dos seus clientes, a Construir investiu em tecnologias GRAPHO e Autodesk para o desenvolvimento de seus projetos. “O Active3D é um software excelente no detalhamento e agilidade no desenho, sem contar que temos toda a integração entre 3D e 2D, que é perfeita. Usamos em nosso escritório o Active3D integrado ao 3ds Max para renderização dos projetos e o resultado é excelente. Outra grande vantagem do Active3D em relação a outros softwares é que ele torna o projeto muito próximo da realidade”, revela Pedro Ivo Mariz. Desde o momento em que a empresa passou a utilizar o Active 3D em seus projetos, há aproximadamente 3 meses, já foi possível mensurar a riqueza de detalhes e a diferença em tempo de apresentação ao cliente e de entrega do projeto que caiu consideravelmente, proporcionando um resultado muito satisfatório para a Construir, e consequentemente, para os clientes que ganham em qualidade, tempo e apresentação de resultados.


O sucesso do Active3D já pode ser comprovado “Ao longo dos 7 anos que trabalhamos com softwares Active3D e Arqui_3D, economizamos cerca de 6.300 horas de trabalho, principalmente pelo desenvolvimento quase que automático e alto nível de detalhamento que os programas proporcionam com seus comandos avançados”

“Falar Active 3D é muito fácil! Logo no inicio, quando adquiri o software, havia uma certa preocupação quanto ao seu uso. Mas com um pouco de vontade em aprender e a ajuda do suporte técnico e do fórum, ambas ferramentas que auxiliam os clientes da GRAPHO, consigo resolver todas as dúvidas que surgem. Desde o início do uso do Active 3D, apenas esboço o ante-projeto em papel milimetrado e já passo para o Active até a apresentação final em 2D e 3D. Com a otimização e recursos que ele oferece, tenho apresentado um trabalho diferenciado aos meus clientes, não apenas vistas externas e internas isoladas, mas sim muitas imagens de todos os ângulos e de todas as etapas do processo construtivo, atingindo mutuamente a visualização e compreensão do projeto/obra como um todo. O resultado não poderia ser outro, senão, a plena satisfação dos meus clientes e a valorização e qualidade do meu trabalho. Hoje não consigo imaginar o meu escritório trabalhando sem o Active 3D. Recomendo à todos o uso deste software incrível!” Nivaldo Santon Arquiteto e Urbanista atuando há 30 anos na área de projetos Diretor cultural do IAB - Núcleo Americana

Marylu Guedes M+M Arquitetura e Design São Paulo/SP

“Ainda há arquitetos que mantêm contato com o projeto em apenas dois momentos distintos. Primeiro no estudo preliminar, desenvolvendo o esboço e passando para o desenhista digitalizar no CAD 2D. Retomando o contanto apenas na verificação das plantas prontas. Desenvolvendo o projeto no Active 3D, é possível ter um domínio sobre as diversas etapas do processo projetual. Desde a concepção até o detalhamento. O software proporciona que o modelo tridimensional e a representação bidimensional coexistam e estejam vinculados. Esse recurso, diminuiu consideravelmente erros de projeto por deficiência ou descuido dos arquitetos na visualização de detalhes e interferências. Custo, prazo e qualidade são fatores importantes em um projeto. É preciso utilizar as ferramentas que o mercado disponibiliza para atender a esses quesitos, cada vez de forma mais competitiva.”

Exercício de Arranjo de furos 1. Desenhar a parede com 7.5m 2. Fazer arranjo com perfil circular conforme os parâmetros abaixo:

1. Desenhar uma parede de 0.25 com 8 metros. 2. Conectar uma viga na parte superior com as dimensões 0.25x0.40m, mudar a cota de base para 2.80m. 3. Fazer arranjo selecionando a viga como base, preencher as informações conforme a figura ao lado:

Arranjo com cadeiras 1. Desenhar o um piso com a opção Todo o Pavimento com as dimensões de 7x5metros. 2. Digitar IA e selecionar no menu uma cadeira em 3D, inserir fora do piso. 3. Digite MA e clique em Selecionar Objeto, faça a seleção da cadeira e preencha conforme os parâmetros abaixo:

Arranjo com pilares 1. Desenhar o um piso com a opção Todo o Pavimento com as dimensões de 30x20metros. 2. Criar um pilar retangular fora do piso com 0.40x0.40m. 3. Digite MA e clique em Selecionar Objeto, faça a seleção do Pilar e preencha conforme os parâmetros abaixo:

Exercício de Arranjo – Laje Nervurada 1. Faça o desenho de uma Laje através da opção Retângulo com 2 Cantos, digite @3.7,3.7. 2. Selecione a Laje e modifique sua espessura para 0.60m. 3. Entre no menu Active > Modificar Objetos > Modelador > Criar Arranjos e selecione a Laje. 4. Configure o Arranjo de acordo com a tela abaixo e pressione Ok.

Ubirani Júnior Virtuale Design Salvador/BA Exercício – Muro (Círculo em baixo relevo) 1. Desenhar a parede com 7.5m 2. Fazer arranjo com perfil circular conforme os parâmetros abaixo

Projeto de Manoel Coelho – Salvador/BA

Tutoriais Active3D Nesta edição apresentamos alguns tutoriais e exercícios sobre Arranjos no Active3D Pergolado com Arranjo

Arranjo com Janelas 1. Desenhar uma parede com 12 metros. 2. Digite JA e insira uma janela (Larg.: 1.60, Alt.: 1.50, Cota de Base: 0.70) com a opção de informar pontos, esta deve ser posicionada fora da parede. 3. Clique na opção de Selecionar Objeto, e selecione a janela configure as opções do Arranjo de acordo com a tela abaixo:

Parede reta.

Parede curva modificada com grip do meio usando o CTRL.


gnews33