Issuu on Google+

No 43 Ano XIV 2012

Manufatura

Prototipagem Digital: projete com um fluxo de trabalho completo com o Autodesk Product Design Suite O Autodesk Product Design Suite 2013 é uma solução completa para Prototipagem Digital, que oferece ferramentas de projeto 3D, visualização e simulação para concluir seu processo de engenharia inteiro, facilitando a produtividade e tornando a validação do projeto uma parte do processo em andamento. Além disso, ajuda a criar uma melhor colaboração interna e externa estendendo os dados de engenharia para vendas e marketing do produto. Os recursos de Prototipagem Digital do Product Design Suite possibilitam a criação de produtos melhores, reduzindo custos de desenvolvimento e fazendo com que chegue rapidamente ao mercado. Com essa suite integrada de ferramentas para Prototipagem Digital, é possível transferir informações diretamente e atender às demandas de cada fase da engenharia, do projeto à simulação e visualização, colaborando diretamente para o desenvolvimento de projetos inovadores. Além disso, utilizando uma ampla gama de ferramentas de modelagem, os projetos ganham uma estética de desenho industrial, conferindo uma vantagem competitiva aos produtos. Com um amplo conjunto de ferramentas de projeto interoperáveis e de fácil uso, equipes de projeto de engenharia podem trabalhar de forma mais criativa e gerenciar seus processos com mais eficiência.

À medida que as ideias passam do conceito à engenharia, a necessidade de remodelar conceitos é minimizada, pois os engenheiros podem trabalhar a partir de projetos conceituais. E, com todos usando um conjunto comum de ferramentas, a colaboração melhora em todas as fases do desenvolvimento. Com o Product Design Suite, o desempenho de um produto é otimizado e validado antes que ele seja construído. Com os serviços em nuvem da Autodesk e as ferramentas de simulação integradas, o Product Design Suite ajuda a reduzir a chance de erros, validar a intenção do projeto no decorrer de todo o processo e selecionar materiais de baixo custo e baixo impacto para auxiliar na sustentabilidade.

A estreita integração 3D ajuda a tornar o uso da simulação mais econômico em todo o processo de projeto. Através de um sistema integrado de gerenciamento de dados, é possível evitar a duplicação de esforços e gerenciar todos os dados de projeto. A Autodesk oferece um software de gerenciamento de dados centralizado, que permite que grupos de trabalho armazenem e gerenciem de forma segura os dados de projetos em andamento e documentos relacionados. Isso permite um sistema de gerenciamento de alterações, simplificado listas de materiais precisas e capacidade de compartilhar modelos digitais com a equipe, clientes e fornecedores. O Autodesk Product

Design Suite oferece a capacidade de gerar e compartilhar facilmente a documentação pronta para a produção a partir de um protótipo digital validado, ajudando a reduzir erros e a entregar projetos em menos tempo. Transformando dados de projeto em renderizações fotorrealistas e animações de qualidade cinematográfica, adquire-se uma vantagem sobre a concorrência, apresentanto conceitos de projeto visualmente impressionantes para os clientes. O Product Design Suite, torna possível aprimorar a revisão de projetos de engenharia e a colaboração, através da integração de dados da cadeia de suprimentos para criar modelos digitais completos de grande escala. A suite permite que os fabricantes em geral desfrutem dos benefícios da mecatrônica, permitindolhes criar com rapidez e manter facilmente um único modelo digital. Esse modelo conecta as equipes de mecânica e elétrica, reunindo dados de projeto de todas as fases do desenvolvimento para uso em todas as disciplinas. Como o modelo digital simula o produto completo, os engenheiros podem visualizar, otimizar e gerenciar melhor seu projeto antes de produzirem um protótipo físico. Para saber mais, entre em contato com especialistas da GRAPHO Software, que oferecem experiência nas soluções e conhecimento da sua indústria.


Tutorial Revit

Procedimento para Criação de Perfis para Guarda-Corpo no Autodesk Revit Architecture Nesse tutorial você vai aprender a criar perfis para Guarda-Corpos no Autodesk Revit Architecture. Para começar, vamos criar os arquivos dos perfis que serão utilizados no guardacorpo da figura 1. Acesse através do menu de aplicação do Revit: Novo >> Família. Selecione o arquivo Perfil Métrico.rfte clique em Abrir. Se estiver utilizando a versão em inglês do Revit Architecture, selecione o arquivo MetricProfile.rft. Na Ribbon selecione a aba Início e depois clique em Linha. A Ribbon mudará automaticamente para a aba Modificar | Colocar Linhas. Em Desenhar selecione a opção Retângulo. Desenhe um retângulo de 5x5 cm com o topo alinhado na referência horizontal e centralizado em relação a referência vertical, conforme indicado na figura 2.

Com os perfis prontos, vamos criar um arquivo novo de projeto para aplicálos em um guarda-corpo. Acesse através do menu de aplicação do Revit: Novo >> Projeto.

totalizando 4, conforme a figura abaixo.

Agora é necessário importar os arquivos RFAs dos perfis para o projeto. Para isso, na Ribbon selecione a aba Inserir e depois clique em Carregar Família. Navegue até o diretório onde foram salvos os arquivos RFAs dos perfis, selecione o arquivo Perfil 3x3cm.rfa e clique em Abrir. Repita o procedimento acima e abra os arquivos Perfil 5x5cm.rfa e Perfil Vidro 2x64cm.rfa. Agora vamos criar um novo tipo de guarda-corpo para utilizarmos os perfis criados. Para isso, acesse na Ribbon: Início >> Guarda-corpo. Selecione a opção Guarda-corpo 1100 mm e clique em Editar Tipo.

Altere as propriedades: Nome, Altura, Deslocamento, Perfil e Material dos corrimãos, conforme indicado na figura abaixo. Clique em Aplicar e, em seguida, OK.

2

Verifique se o tipo 1100 mm está selecionado e clique em Duplicar.

Acesse através do menu de aplicação do Revit: Salvar >> Família. Salve este arquivo com o nome Perfil 5x5cm.rfa. Redimensione o retângulo para 3x3cm, com o topo alinhado na referência horizontal e centralizado em relação a referência vertical. No menu de aplicação do Revit, acesse novamente Salvar >> Família e salve este arquivo com o nome Perfil 3x3cm.rfa. Redimensione o retângulo para 2x64cm com o topo alinhado na referência horizontal e centralizado em relação a referência vertical. Salve novamente, dessa vez com o nome Perfil Vidro 2x64cm.rfa.

Altere o nome para 100 cm e clique em OK. Clique em Editar ao lado de Estrutura do Corrimão, para editarmos os corrimãos.

Clique no botão inserir 3 vezes para adicionar mais três corrimãos, totali-

Clique em Editar, ao lado de Colocação dos Balaútres, para editarmos os balaústres (suportes). Altere o valor da propriedade Distância do Anterior do Balaústre para 60. Clique em Aplicar e depois em OK. Na caixa de diálogo Propriedades de Tipoclique, clique em Aplicar e OK. Desenhe o trajeto para o guarda-corpo (no exemplo foi utilizado 400cm). Finalizado o trajeto, clique no botão Concluir Modo de Edição. Na figura 3, abaixo representada, abaixo temos o Guarda-corpo finalizado. 3

Acesse www.grapho.com.br e veja mais tutoriais.


CAD/CAM

Aplicação do Autodesk BIM 360 ao Plant Design Suite Anteriormente, times de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) podiam colaborar e gerenciar o acesso às informações através de redes remotas utilizando diversos meios, como padrões de nomenclaturas de arquivos, VPNs, FTPs, etc. Nos projetos atuais, com o aumento da complexidade e da magnitude dos projetos, os negócios de AEC estão encontrando soluções para esses problemas que são caros e difíceis de implementar e administrar – resultando constantemente em um tempo estendido de implementação e resultados insatisfatórios. Ao mesmo tempo, diversas disciplinas da engenharia e fornecedores distintos colaboram em um mesmo modelo 3D, muitas vezes a qualidade dos dados acaba comprometida e a ordem dos arquivos é perdida em versões novas ou salva em máquinas locais.

Assim, uma nova visão é necessária – utilizando a tecnologia correta para o problema. Uma visão completa, precisa e digital do projeto, com acesso à informação através de todo o ciclo de vida do mesmo, quando quer que seja preciso - no escritório, na rede ou em campo. O Autodesk BIM 360 é a visão da Autodesk para colaboração e gerenciamento da informação em AEC, que é exatamente a nova visão descrita

acima: prover aos times de projeto de AEC uma visão completa, precisa e digital do projeto e com acesso fácil. O Autodesk BIM 360 pode ser aplicado ao Plant Design Suite nos seguintes aspectos: - Características tradicionais do Autodesk BIM 360 para projetos de edificios e estruturas civis; - Melhorar a colaboração e mais facilmente gerenciar os dados de projeto através de times e parceiros externos; - Simular múltiplas alternativas de design com mais rapidez e precisão; - Manter a documentação precisa, independente de quantas vezes as características de projeto mudem; - Reduzir o custo e o tempo para identificação de interferências e conflitos virtualmente, antes da construção, entre outros. Para saber mais, entre em contato com a GRAPHO Software e consulte nossos especialistas.

HyperMILL: programação automatizada e fabricação eficiente Reduza os tempos de programação e usinagem O hyperMILL é um software CAM completo: uma gama ampla de estratégias de usinagem e de funcionalidades otimizadas permitem que as peças sejam programadas de modo flexível e eficiente. O rastreamento de material remanescente, a verificação e prevenção de colisões, e o banco de dados da ferramenta podem ser usados em todas as estratégias, garantindo métodos de trabalho eficientes e confiáveis. Usinagem 2D: tarefas típicas 2D são programadas usando estratégias de usinagem como faceamento, usinagem de cavidade, fresamento de contorno, usinagem residual, furação e furação em cinco eixos. Graças ao reconhecimento de características do modelo, cavidades e furos podem ser programados com muita eficiência. Usinagem 3D: peças simples e complexas podem ser usinadas

desde um desbaste baseado no bruto até um acabamento por camadas em Z ou por perfil. A usinagem residual e estratégias especiais, como acabamento completo ou equidistante. A prevenção de colisão ativa durante o desbaste ajuda, automaticamente, a prevenir colisões com a ferramenta ou suporte. Se uma colisão for detectada, o hyperMILL compensa o caminho da ferramenta lateralmente, e então

continua até a profundidade possível. O hyperMAXX, uma nova função em desbaste de peça em bruto para usinagem de alto desempenho, promove uma redução considerável em tempos de usinagem. Usinagem em cinco eixos: o hyperMILL 5AXIS é conhecido em todo o mundo pela sua tecnologia inovadora, facilidade de uso e confiabilidade. Dependendo da tarefa de usinagem e da cinemática da máquina, os usuários podem escolher o melhor tipo de usinagem de cinco eixos, dentre uma variedade de estratégias de inclinação. Desde fresagem 2D, 3D, HSC e de cinco eixos até o torneamento e aplicações especiais, o hyperMILL integra todas as estratégias e aplicações disponíveis em uma única interface de usuário simples orientada para Windows. Fale com a GRAPHO e saiba mais sobre o hyperMILL.


Notícias

A GRAPHO Software, um dos maiores casos de parceria mundial da Autodesk ao longo dos últimos 26 anos, comemora crescimento de 23,6% no primeiro semestre de 2012, baseado principalmente em vendas dos softwares Inventor, Revit e AutoCAD, carros chefe da Autodesk.

Para aqueles clientes que não renovaram o Subscription (vencido até 26/10/11), mas querem preservar seu investimento e manter suas tecnologias sempre atualizadas, a Autodesk está oferecendo uma oportunidade de renovar a assinatura com o abono do Late Fee até dia 26 de outubro de 2012. Aproveite essa oportunidade! Entre em contato com a GRAPHO Software e saiba mais.

GRAPHO firma parceria com SAERGS

Layout Industrial com o Factory Design Suite

A GRAPHO Software firmou uma parceria com o SAERGS (Sindicato dos Arquitetos do Estado do Rio Grande do Sul) e está oferecendo descontos especiais aos associados, tanto em treinamentos, quanto em aquisição de softwares. Acesse www.grapho.com.br e saiba mais.

A Autodesk, líder em desenvolvimento de soluções para projeto 2D e 3D, lançou recentemente uma tecnologia voltada para Layouts Industriais com foco em Prototipagem Digital. Esta solução chama-se Autodesk Factory Design Suite. O Autodesk Factory Design Suite é uma solução para layout industrial 2D/3D que ajuda a acelerar o processo do layout, criando um protótipo digital da fábrica e instalações. Esta tecnologia permite visualizar, analisar e corrigir as etapas do processo antes de finalizá-lo. Os softwares do Factory permitem integrar as informações do layout em 2D e customizá-los com o modelo em 3D, criando um protótipo digital da fábrica. Com o Factory é possível ganhar mais oportunidades e melhorar a rentabilidade de licitações, colaborar mais efetivamente com seus fornecedores e parceiros, bem como melhorar os seus layouts do AutoCAD já existentes, além do seu fluxo de trabalho. Para saber mais sobre o Factory, entre em contato com os especialistas da GRAPHO Software.

GRAPHO Software cresce 23,6% no primeiro semestre

GRAPHO participa como palestrante no Autodesk University Brasil A GRAPHO Software estará presente no Autodesk University Brasil, que acontecerá no dia 09 de outubro, em São Paulo/SP. O tema Manufatura - Fluxo de trabalho reforçando o conceito das Suites será apresentado pelo Consultor Técnico da GRAPHO, Andersson Beccari. O consultor mostrará um fluxo de trabalho utilizando diversas tecnologias Autodesk, partindo de um conceito inicial no Sketchbook, passando pela modelagem no Alias e pela criação de uma peça plástica no Inventor, para em seguida fazer uma apresentação no Showcase. Para inscrever-se no Autodesk University Brasil, acesse o site oficial do evento: www.aubrasil.com.

Renove seu Autodesk Subscription e continue usufruindo dos benefícios Com o Autodesk Subscription, o usuário tem acesso à atualização automática dos softwares; suporte técnico direto com a Autodesk (via Web); pacotes exclusivos de melhorias (plugins); habilitação de licença adicional para uso doméstico; uso de versões anteriores, possibilidade de usar até 3 versões prévias à atual.

Treinamentos de Qualificação na GRAPHO Software A GRAPHO promove treinamentos regulares em tecnologias CAD, como AutoCAD, Alias, Inventor, Revit, AutoCAD Map 3D, AutoCAD Civil 3D, dentres outros. Soluções para aplicação em projetos de arquitetura, engenharia, construção, design de produto, layout de fábrica, produtos para bens de consumo, máquinas e equipamentos, etc. Encontre a solução para melhorar a produtividade na sua engenharia. Consulte as turmas abertas em www.grapho.com.br e matricule-se agora mesmo.

Pense Verde: BIM e Projeto Sustentável O mundo está mudando, a economia está mudando e sua prática está mudando. A GRAPHO e a Autodesk, estão presentes nesse cenário para ajudar a lidar com esses desafios e aproveitar as oportunidades crescentes nos projetos de construção ecológica e nas reformas e retroajustes de edificações com eficiência energética. Muitas empresas estão procurando a melhor forma de integrar a tecnologia de Modelagem de Informações da Construção (BIM) com projetos sustentáveis e ferramentas de análise para novas construções e projetos de reforma. Tomar decisões no início do processo do projeto pode ajudar a produzir resultados significativos no uso eficiente de energia, água, materiais e terreno em uma realização do projeto final. As soluções Autodesk foram desenvolvidas levando em conta a sustentabilidade. Com isso, o usuário poderá compreender melhor as decisões críticas e as etapas realizadas para cumprir as metas para eficiência energética e de água, obter economias de custos e minimizar o impacto global no meio ambiente. Explore as oportunidades de cada fase do projeto para criar e fornecer projetos mais sustentáveis. Entre em contato com os especialistas da GRAPHO Software e saiba mais sobre projetos sustentáveis.

GRAPHO Porto Alegre/RS Rua Dom Pedro II, 1240/201 Porto Alegre - RS - Brasil CEP 90550-141 Tel +55 51 3337-1622 Fax +55 51 3337-1214

GRAPHO Caxias do Sul/RS Av. Itália, 192/303 Caxias do Sul - RS - Brasil CEP 95010-040 Tel +55 54 3214-1622`

GRAPHO Joinville/SC Av. Getúlio Vargas, 830 Joinville - SC - Brasil CEP 89202-002 Tel +55 47 3205-0928 Fax +55 47 3205-0929

GRAPHO Curitiba/PR Av. 7 de Setembro, 4698/1506 Curitiba - PR - Brasil Tel +55 41 3343-1187 Fax +55 41 3342-0498

GRAPHO São Paulo/SP Rua Pequetita, 179/86 São Paulo - SP - Brasil CEP 04552-060 Tel +55 11 3045-2745 Fax +55 11 3044-0348

GRAPHO News é uma publicação trimestral da GRAPHO Software. Coordenação: Cátia Wittler Relações Públicas, CONRERP 2318. Colaboraram nessa edição: Cátia Wittler, Juliano Coimbra e Marieli Machado. Tiragem desta edição: 12.000 exemplares. Autorizada a reprodução de artigos, desde que citadas as fontes. Os nomes de produtos e empresas citados são marcas registradas de suas respectivas empresas.


GNEWS 43