Page 1

1


2


3


SUMÁRIO

28 E-COMMERCE PARA BUREAUS DE IMPRESSÃO: UM NOVO CAMINHO OU UTOPIA? O Brasil é um dos países que registra as maiores taxas de crescimento em e-commerce no mundo e, apesar de grandes nomes estarem presentes na internet com enormes portais de vendas, a grande fatia responsável por este crescimento espantoso são as pequenas e médias lojas virtuais. Estudos apontam que existe muito espaço para desenvolvimento e crescimento do e-commerce no Brasil se compararmos com a média mundial.

08

20

42

10

22

44

26

46

Cantinho da Produção Por David Mendes

Coluna Signs Nordeste by GF Nova coluna com temas enriquecedores ao seu negócio

12

GF NEWS Efi promove Webinars

ARTIGO COMO PREPARAR SUA EMPRESA PARA 2018 Por Simone Soares

DESAFIO DE MARCAS Confira a performance dos vinis avaliados

CASE DE SUCESSO – EFI

14

38

16

40

ARTIGO LUCIANA ANDRADE Quando seu concorrente pode ser o seu melhor aliado

COBERTURA SIGNS NORDESTE Confira tudo o que rolou na feira que movimentou o mercado

ARTIGO MAICOL DE SOUZA Mercado online

GIRO GF As novidades da GQM, IMPRIMAX, HP, ANTALIS, AKAD E ARCLAD

ARTIGO CHRISTIAN BARBOSA 6 dicas para fugir do estresse

NOVA SEDE GF PROFISSIONAL Novos cursos e novo espaço para o GF Profissional

ARTIGO IARA LUZ Como o investimento na sua carreira impacta positivamente no resultado das suas vendas


5


EDITORIAL

Queridos leitores

Expediente Novembro/Dezembro 2017 | Ano 11 – nº 124

Todo final de ano nos deixamos levar por um espirito de mudanças, onde prevemos realizações, incluímos ideias e motivações para que o ano seguinte seja melhor, tanto na vida pessoal quanto profissional. Prometemos a nós mesmos começar a academia, falar outro idioma, dedicar mais tempo a família, conhecer mais lugares, na empresa vamos inaugurar nova sede, fazer uma reforma parada, começar a utilizar um software que esta comprado e sem uso ainda, comprar uma nova máquina, enfim, são tantas coisas que podem ser feitas e que temos consciência de que mudariam nossa realidade. Mas precisamos de coragem para encarar a “zona de conforto” como um lugar onde não podemos mais continuar se quisermos resultados diferentes. Pensando nisto resolvemos fazer este especial sobre E-Commerce para empresas de comunicação visual. Vejo hoje muitos empresários investindo em sites com características de lojas virtuais, porém, um site de compras por si só de um mercado que não se encaixa em “commodity”, onde a personalização é a palavra-chave, portanto: torna-se um desafio! Existe esta possibilidade? Sim! Sem dúvida! Inclusive algumas empresas que trabalharam muito (eu disse muito!) em ter este foco de vendas, estão tendo muito sucesso. Para isto, transformaram a impressão em produto (por ex vinil para azulejos de decoração) e vendem para todo Brasil. Mas foi só o site que promoveu isto? Não! Foi realizado um trabalho enorme de divulgação, de investimentos em mídias sociais, tudo feito por profissionais de alto calibre virtual. Espero que gostem da matéria e possam se inspirar para entrar de cabeça no mundo on line e com sucesso! O mundo off line também traz inúmeras possibilidades! As participações em feiras, o ato de “pegar uma amostra em mãos”, o toque, o olhar para vários equipamentos imprimindo e testar. Tudo isto ainda não pode ser de feito de forma virtual. Portanto ainda temos um longo caminho a percorrer com as possibilidades que a impressão digital abre, basta estarmos antenados a TUDO! Que tal colocar na lista de mudanças para 2018 participar de todos os eventos da comunicação visual? Participar de eventos do segmento dos seus clientes? Tenho certeza de que, para sua empresa, pode ser um excelente caminho para que os resultados sejam bem diferentes!

Editora/ Diretora Luciana Cristina Andrade editora@grandesformatos.com

Jornalista Andressa Fonseca MTB 9186/PR faleconosco@grandesformatos.com

Atendimento ao Leitor +55 (41) 3023-4979

Atendimento e Cursos Antonio Escobar capacitacao@grandesformatos.com

Anúncios atendimento@grandesformatos.com editora@grandesformatos.com

Projeto e desenvolvimento gráfico Malorgio Studio paolo@malorgiostudio.com

Obrigada por todo o carinho que recebemos neste ano de cada um de vocês! Desejo, de todo coração, um Natal que traga a tona seu real sentido, e que 2018 seja próspero e repleto de novidades! Um grande abraço

Luciana Andrade Editora/Diretora editora@grandesformatos.com

Momento GF Emoção em ter a companhia dos amigos em Fortaleza! Boas noticias sempre! 6

Todos os direitos reservados. A reprodução total ou parcial deste material é permitida mediante autorização prévia expressa pela GF Editoração Ltda e desde que tenha citada a fonte. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos autores, não expressando necessariamente a opinião da revista. Os informes técnicos são de caráter informativo, não são comercializados e a revista é imparcial, não prevalecendo nenhum fabricante em detrimento de outro. Os anúncios são de total responsabilidade dos anunciantes. Visite nosso portal www.grandesformatos.com


7


CANTINHO DA PRODUÇÃO POR DAVID MENDES

Caros leitores, mais uma vez quero agradecer a todos que têm levantado dúvidas, enviando sugestões e mantendo este cantinho da revista vivo. Para mim, participar deste projeto junto com vocês, me deixa mais seguro e muito mais feliz.

Nesta edição eu levanto uma questão em que muitos de nós estamos convivendo no dia a dia mas ainda não enxergamos e ou não damos a atenção devida. Todos os dias, vendemos para o nosso cliente vários tipos de serviços como: sinalização, letreiros, banners, pdv, troféus, totens e vários outros produtos, que resumindo é a propaganda, ou um veículo de comunicação em geral. Aí está a questão: Você está fazendo uma boa propaganda do seu negócio? Muitas vezes quando estamos vendendo, usamos clichês do tipo “propaganda é a alma do negócio” ou “quem não é visto não é lembrado” e acabamos esquecendo de nós mesmos. Em momento de crise, se tratando de propaganda, não podemos usar o antigo “Casa de ferreiro, espero de pau” desta vez não... Não seria correto eu aconselhar a quem está lendo e acabou de lembrar que realmente está esquecendo de se mostrar vivo no mercado, um tipo de anúncio certo, ou p que traria o retorno mais rápido, mas eu tenho algumas dicas.

chegamos a falar que não vivemos mais sem ela. Então que tal você aparecer ali nas primeiras opções dos sites de pesquisa? Ou aqueles sites regionais que apenas expõem o nome, telefone e endereço do seu negócio? Também tem a opção de investir em seu próprio site para que fique mais atrativo, ou se torne um e-commerce, pois queremos vender até para quem não quer, ou não pode, sair para comprar. Outra dica que além de não ter custo, funciona muito, é a Fan Page. Eu diria que quase todos já tem uma, mas muitas vezes não aproveitam tudo o que ela pode oferecer, pois a rede social é visitada não só na hora do expediente dos nossos clientes, mas até 24 horas em alguns casos. Um excelente caminho são as revistas publicitárias. As de grande porte, por exemplo a própria GF, ou também aquelas revistinhas de bairro em que você consegue anunciar as vezes até mesmo fazendo uma permuta. Enfim, a ideia seria você olhar para seu negócio com a vontade de ser mais visto, analisar suas condições e pretensões, e partir para cima da crise buscando aumentar suas vendas atingindo aquele que ainda não te conhece, ou até conhece, mas naquele momento precisa lembrar de você. Se reinventar na crise é cansativo mas é muito bom, pois um dia ela passa e estaremos na frente de quem nada fez, esperando ela passar. Para esta edição é isso, espero que tenham gostado e até a próxima!

A internet está mais do que comprovada ser uma ferramenta essencial em nossas vidas, e muitas vezes 8

DAVID MENDES Sócio da Identidade Visual do Rio de Janeiro Whatsapp 2196430992


l

ig ita

Rd

il A

Vi n

9

d

ar

Bo

an

at b

Fl

am

Fo

na

Lo

lu s

Rp

do

di

an

ex p

lA

Vi ni

C

PV

us

pl

AR

l

ta

gi

di

us

pl

AR

il AR

Vi n

M

AC

s

na

Lo

AR

pl

us


COLUNA

SIGNS NORDESTE BY GF NESTA EDIÇÃO LANÇAMOS A COLUNA “SIGNS NORDESTE BY GF”, COM O OBJETIVO DE “ESTREITAR” AS RELAÇÕES ENTRE ESTE GRUPO, QUE TEM TANTAS ESTRATÉGIAS BACANAS QUE VÃO DE ENCONTRO AS NECESSIDADES DO MERCADO, COM VOCÊS, NOSSOS LEITORES GF! PARA COMEÇAR, CONVIDAMOS A FCEM (EMPRESA DETENTORA DOS EVENTOS), PARA COMPARTILHAR CONOSCO A VISÃO DA EMPRESA EM RELAÇÃO AO MUNDO ON LINE, O QUAL FAZ PARTE DO TEMA DA NOSSA CAPA, COM O UNIVERSO OFF LINE, NO QUAL VIVEM OS EVENTOS, REVISTAS, E AS EMPRESAS LEITORAS EM SUA MAIORIA! ESTA É A PRIMEIRA DE UMA SÉRIE DE ASSUNTOS QUE SERÃO DIFUNDIDOS! ESPERAMOS QUE GOSTEM!

AS OPORTUNIDADES SURGEM EM TEMPOS DE MUDANÇA

N

a nossa visão, os últimos 20 anos – desde

mundo o iPhone, um celular de US$ 599 – preço sal-

que a internet se consolidou no final dos

gado para a época –, o que fez Steve Balmer, principal

anos 90 como um meio de comunicação

executivo da Nokia, empresa com 40% do mercado

digital – foram de transformações sem

mundial de celulares na época, dizer que o produto

precedentes na nossa história. É algo 20 vezes maior

não teria nenhuma chance de alcançar alguma fatia

se comparado à revolução industrial que mudou todo

de mercado. Hoje, dez anos depois, pode-se dizer que

processo produtivo entre 1820 e 1840.

a Apple reinventou o telefone. É a segunda maior fabri-

Este período que vivemos é de transição. É como uma

cante de smartphones do mundo, enquanto a Nokia

grande rodovia em que há duas vias. Em uma, seguem

praticamente inexiste neste mercado.

as empresas que continuam no mesmo modelo de negócio dos últimos 50 anos, acreditando ter um mo-

Vale lembrar também que algumas das maiores e mais

delo sem ameaças. Em outra, as empresas que estão

valiosas empresas da atualidade modificaram setores

procurando adaptar-se ao mundo digital e à presença

completamente. Destaco Airbnb, Uber, Netflix, que

online, mudando seu modelo de negócio para se inse-

com somente cinco e dez anos de idade, usaram o

rirem no novo modo de consumo. Já podemos teste-

meio digital e a tecnologia como base para ideias que

munhar diversos exemplos de empresas que seguiram

já existiam.

a segunda via. Este é o cenário em que estamos inseridos. Sempre Um exemplo recente é a Apple. Surgiu como uma

devemos nos questionar como podemos ser mais

empresa de computadores, concorrendo com gigantes

competitivos como empresa.

como IBM, Microsoft, até que um dia apresentou ao

10


DIOMAR SARTOR Gerente de Marketing e Estratégia Febratex Group

competitivos como empresa. Falando mais especificamente do nosso negócio, o mercado de feiras e

C

exposições, também devemos adotar a tecnologia como um aliado, sendo

M

ferramenta para melhorar nossos processos internos e também nossa for-

Y

ma de comunicação. Uma feira acontece geralmente entre três e quatro

CM

dias, nos quais o público visita o evento e tem contato com os produtos e

MY

serviços expostos. No entanto, o trabalho começa com muita antecedência e a presença digital é um dos pilares da nossa estratégia de divulgação e promoção. Sites, mídias sociais, e-mail marketing, mídia em canais de aquisição para geração de leads, entre outras, são ferramentas que usamos para mostrar ao público visitante o que as empresas expositoras vão apresentar durante o evento, atrações e todas as informações que forem relevantes para que, durante a feira, tudo ocorra perfeitamente. Sem dúvida é uma estratégia omnichannel: temos que estar disponíveis para nossos clientes – tanto expositores como visitantes – em todos os canais, antes, durante e após o evento. Acreditamos que a tecnologia e os meios digitais divulgam o nosso produto com antecedência, convidam, informam e criam a expectativa, mas o grande momento é durante a feira, onde o visitante pode ter contato com a experiência toda, incluindo o que acontece offline, a programação visual, a informação exclusiva, o networking e o contato com o produto ou serviço que vai fazer a diferença e impactar o negócio dele. Enfim, nestes tempos em que tudo muda o tempo todo, talvez seja melhor pensar como o escritor e cientista Alvin Toffler, que diz: “Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender.”

CY

CMY

K


GF NEWS EFI

TENDÊNCIA DE WEBINARS TRAZ CONHECIMENTO DE PONTA PARA OS USUÁRIOS DE COMUNICAÇÃO VISUAL.

e focos de mercado, como da impressão digital para

Com o avanço das plataformas de apresentações on

Visando este mercado promissor, a EFI anunciou sua

line os fornecedores do segmento utilizam a ferramenta com sucesso, apresentando novidades em tempo real e interagindo para tirar dúvidas com o público! Em outubro a EFI realizou o Webinar: Implementando soluções de impressão digital lucrativas no mercado de corrugados”. Cezar Lizano, consultor especialista em indústria de impressão e artes gráficas falou sobre o mercado de displays e embalagens no mercado nacional. “No Brasil, o mercado é offset e flexo, mas com treinamentos pode virar inkjet, como em outros países, é de responsabilidade dos fabricantes mostrar estas possibilidades”. Lizano esclareceu sobre o ciclo de

caixas de entrega personalizadas! Ele explicou que hoje a demanda de compra de produtos on line aumenta a cada dia e que todos os produtos precisam de caixas para serem entregues. Destas caixas, feitas em papelão corrugado, somente 15% são impressas atualmente, e destas, a grande maioria impressas de forma analógica, o que significa um nicho de mercado a ser explorado! Tratando-se de inovação, as próprias caixas podem virar displays em negocios B2B. No Brasil este número é cada vez mais crescente em um cenário que devido à alta concorrência a personalização das caixas é muito significativa!

mais nova aquisição: a empresa Escada, fabricante de máquinas onduladeiras, e lançou a EFI NOZOMI C180 00, com jato de tinta led para papelão ondulado, que produz embalagens de papelão e expositores em até 7 cores. Este revolucionário equipamento imprime 7.224m2/hora, com até 1,80X3.00m e resolução de 360X720dpi com branco. A NOZOMI foi apresentada pela primeira vez na Drupa e foram vendidas 60 unidades. Com o ideário de soluções de ponta a ponta a EFI possui o software Corrugated Packing Suites (para automatizar os processos) de forma especifica. Com todas as soluções EFI é possível gerenciar a aquisição

vida das embalagens e suas possibilidades.

do trabalho, a pré impressão e a produção à distância.

Na sequência, nosso amigo Ernande Ramos, diretor de

mercado, as empresas podem realizar estes trabalhos

vendas da EFI para América Latina, que trouxe tendências

12

Ernande salienta que para experimentar este nicho de nas maquinas EFI Vutek.


UM NOVO 10 a 13 ENCONTRO DE setembro BONS NEGÓCIOS Das 15h às 21h

2019

50%

CENTRO DE EVENTOS DO CEARÁ - FORTALEZA

EVENTO PARALELO:

Mais de dos espaços já renovados para

2019

Não fique de fora! Informações:

www.signsnordeste.com.br

Agência de Viagens Oficial:

Promoção:

13


ARTIGO LUCIANA ANDRADE

Bem-vindo à era do compartilhamento onde seu concorrente pode ser seu melhor aliado! “Não vou conseguir produzir todo este material no prazo! Vou imprimir em duas passadas mesmo, se o cliente reclamar eu faço novamente. Pelo menos eu entreguei.” Se você conhece este pensamento, ou ainda se ele já passou pela sua cabeça é para você esta coluna! Analisando os perigos desta decisão: 1) CLIENTE INSATISFEITO: levando em conta que era uma campanha de PDV que só fecharam com você pois apresentou amostras de sua “alta resolução” e o que receberá será muito diferente ele nunca mais comprará de sua empresa e ainda tende a espalhar para seus colegas fazerem o mesmo. Custo de perda do cliente: imensurável. 2) PREJUÍZOS: Além do custo gigante de perder o cliente, certamente terá que imprimir boa parte novamente. Coloque na ponta do lápis os custos de substrato, de mão de obra, de tinta, etc.

14


SERÁ QUE AINDA TERÁ ALGUM LUCRO? Muitos casos nos vêm à tona depois de acontecido algum problema! Muitos leitores nos ligam: “Preciso de indicação urgente de alguém de sua confiança para imprimir e adesivar uma vitrine em Recife. Já mandei 2 funcionários e eles esqueceram uma parte do material em SP e a parte que levaram eles aplicaram errado.” estas situações são uma constante em nossa redação! Fico pessoalmente extremante preocupada e normalmente eu mesma faço contatos para ajudar a solucionar a situação rapidamente. Porém vamos analisar novamente os mesmos perigos: cliente muito insatisfeito e custos acima do previsto (até porque campanhas nacionais tendem a ser fechadas com valores baixos devido à alta concorrência).

PENSANDO EM SOLUÇÕES: Se analisarmos o funcionamento das empresas de comunicação visual americanas, ou a maioria delas, são extremamente lucrativas! Isto mesmo. Após viverem cenários de concorrência desmedida a maioria destes empresários foram se aperfeiçoando e criando focos de mercado. Por exemplo: “minha expertise é mais voltada a atender feiras e eventos. Assim eu e minha equipe teremos capacitação de ponta e equipamentos e suprimentos que atendam a esta demanda especifica. Seremos experts nisto.” Para outra empresa, que atua mais em envelopamento de veículos a mesma coisa. Assim, se algum cliente da segunda empresa precisar fazer um evento, esta indicará o colega e vice-versa. Assim as duas empresas se consolidam sem precisar prostituir o mercado e minimizando os riscos de erros. No Brasil já temos algumas empresas assim. Pouquíssimas, mas percebo o quanto são organizadas e saudáveis financeiramente. São cases de sucesso, de uma nova geração de empreendedores que visa um cenário mais saudável. Infelizmente a maioria das empresas, principalmente as que já passaram algumas décadas de grande sucesso, tem dificuldades enormes nesta mudança de postura. Preferem continuar “fazendo tudo” e em guerra declarada com seus concorrentes! O medo de fazer parcerias é o pior dos problemas. Este medo de que a outra empresa “pegue seu cliente” faz com que o concorrente seja visto como uma ameaça e não como possível parceiro. E isto acarreta em danos maiores: compras de maquinas de forma desmedida, contratação de muitos funcionários de instalação, tudo sem analisar os períodos sazonais de utilização destes recursos, mas somente para ter

a sensação de conseguir fazer tudo sozinhos. O custo operacional destas empresas aumenta a cada dia e os lucros de um cenário de crise não conseguem suprir estas despesas. Vamos analisar que: Existem SIM empresas tão sérias quanto a sua. Existem pessoas tão éticas quanto você em todo Brasil, então, porque não serem parceiros? Se sua empresa fechar uma campanha nacional, estabeleça parcerias em todos estes lugares! Mesmo que diminua um pouco sua margem inicialmente certamente terá a tranquilidade de manter seu cliente satisfeito e no final das contas o custo sairá muito menor. Além que de todas estas empresas parceiras também terão a sua empresa como parceira para futuros trabalhos! É a premissa do ganha-ganha. Detalhe: ao negociar uma parceria não coloque o preço lá embaixo. Respeite a empresa do seu parceiro para que ele atenda a sua demanda com satisfação e priorize seus materiais. Assim ele fará com você quando a situação for contrária. Lembre-se: As parcerias só são saudáveis quando as DUAS empresas GANHAM, caso contrário não é parceria, mas sim trapaça. Estamos vivendo uma era de compartilhamentos, como a AirBnb (a maior rede de hospedagens do mundo que não tem sequer um quarto próprio), a Uber (maior rede de transporte pessoal que não possui um carro sequer em sua frota), enfim, uma era de abrir mão do desnecessário e de otimizar recursos o nosso mercado continua implacável em “deixar sua produção em uma bolha!”. Em outros segmentos de mercado, como em muitas da área gráfica, as empresas até se ajudam em suprimentos que estão em falta no mercado. Empresários almoçam e trocam ideias e pontos de interesse em comum! Fica a pergunta: Você emprestaria um litro de tinta, ou um rolo de lona para seu concorrente? Porque não?... Vamos pensar no cenário do nosso mercado daqui a alguns anos? Podemos mudar tudo! Nosso mercado está apenas engatinhando. Vamos fazer a diferença?

Luciana Andrade é formada em Pedagogia, pós-graduada em Marketing e Gestão e especialista em impressão digital em grandes formatos. Trabalha com comunicação visual estratégica desde 1998. Fundadora da Revista Grandes Formatos em 2006, do Prêmio Bureau Criativo em 2008 e do GF Centro de Capacitação Profissional em 2011. Desde 2006 atuou nas frentes de desenvolvimento do mercado da comunicação visual no Brasil através do Grupo GF. Atua como diretora e editora do Grupo GF.

15


FEIRA

FORTALEZA É PALCO DE UM GRAND ROS DE PÚBLICO E DE NEGÓCIOS AL Foi isto mesmo! A GF esteve presente como

pessoas em todos os processos. Este ponto foi

imprensa e também com estande na feira

o que mais me chamou a atenção: a preocupa-

Signs Nordeste – Maquintex, do grupo Fcem

ção em fazer o melhor possível para todos os

nos dias 03 a 06 de outubro em Fortaleza. Logo

envolvidos.

no início, tivemos a oportunidade de conversar

Ter a oportunidade de presenciar esta forma

com os membros da diretoria da organiza-

“carinhosa” de business de alto nível, com a

ção, os quais falaram sobre expectativas e, de

linda paisagem da Praia de Iracema ao fundo

forma muito peculiar, sobre a importância das

foi realmente fantástica.

16


DE EVENTO DO SETOR COM NÚMELÉM DAS EXPECTATIVAS!

Por Luciana Andrade

Mesmo na montagem do pavilhão já conseguí-

A empresa de assessoria de comunicação:

amos ver a seriedade do evento que acontece-

Persona, fez um trabalho incrível, que foi

ria no Centro de Eventos de Fortaleza. O lugar

além das minhas expectativas como imprensa

é fantástico. Tudo extremamente bem orga-

segmentada. TUDO foi organizado de forma

nizado, mesmo com 487 marcas presentes

impecável, tanto para os jornalistas, quanto

em um evento regional, tudo fluía com muita

para os expositores e principalmente para o

eficiência e gentileza.

público.

17


No primeiro dia de evento, uma terça feira, eu mesma não imaginava que fosse possível tanto movimento. Mas ao contrário do que pensávamos o pavilhão foi se enchendo de pessoas, por volta das 17h estava completamente lotado! E assim aconteceram os 4 dias de feira sucessivamente! Mesmo atendendo a mais segmentos, não somente da comunicação visual, pudemos ter uma percepção clara do público. A maioria era empresas de comunicação visual ou da área têxtil. Ficou clara a aceitação do evento por todos os estados do Nordeste e muitos do Norte. Caravanas de pessoas vindas das regiões mais distantes marcaram presença para ficar por dentro das novidades do seu setor! Ao final totalizaram 12.848 visitantes. Um recorde! As duas áreas de palestras, que funcionaram durante todo o período da feira, estavam sempre lotadas! Foi gratificante presenciar um movimento voltado a levar

1818

informações de qualidade e mais ainda, um público tão receptivo a aprender! Eu palestrei no último dia do evento! Fiquei contente com o público, com a receptividade das informações que levamos, foi um momento indescritível! Em meio a corredores lotados e sempre tendo a alegria de encontrar nossos “amigos da GF” por todos os lados era possível ver a satisfação das empresas presentes! Temos a certeza de que a Fcem já está com a Signs Nordeste consolidada para o público de grandes formatos e de comunicação visual como um todo. Parabéns aos organizadores, em especial a Helvio Roberto Pompeo Madeira; Helvio Pompeo Madeira Jr ; Fabio Madeira; Herton Pompeo Madeira; Suzana Elias Azar; Ana Cristina de Souza; Valeria Luna e toda equipe! E que esta grande empreitada tenha cada vez mais sucesso! Contem sempre com a GF!


19


ARTIGO

O QUE VOCÊ FEZ EM

Hoje trago duas respostas que você pode ter encontrado ao

2017?

fazer esses questionamentos. A primeira é que eles estão no mundo digital, atualmente isso não é mais uma escolha, é uma ferramenta de relacionamento com clientes, com o seu público alvo, um canal de vendas. O mundo está o tempo todo se transformando e a era digital é uma ferramenta de crescimento e desenvolvimento. A segunda é que essas empresas estão investindo em pessoas,

Simone Soares

no desenvolvimento humano, quando observamos pessoas logo percebemos o quanto elas são diferentes! Atualmente temos ferramentas para proporcionar o autoconhecimento, para mapear empresas e setores. Sim, é

CHEGAMOS AO FINAL DE 2017 E QUERO TE CONVIDAR A REFLETIR SOBRE O QUE FOI FEITO DURANTE ESSE ANO.

possível verificar como a pessoa se comunica, o seu estilo de liderança, assim como ela reage diante de várias situações. Uma delas é o CIS Assessment, que é uma análise sem julgamento que através de dados fornecidos pelo pesquisado,

Você está satisfeito com o resultado que a sua empresa

retrata padrões e tendências comportamentais reconhecidos

alcançou? Foi um resultado positivo ou negativo? Se foi

cientificamente. Essa análise ajuda na gestão de conflitos,

negativo pode ser que você esteja falando da crise para

em uma comunicação eficaz, no recrutamento e seleção, no

justificar esse resultado. Eu sei, a crise é uma realidade,

desenvolvimento de líderes, na identificação de talentos, no

artigo para alguns e outros não? Acredite, mas porque ela chegou

treinamento e desenvolvimento. O grande diferencial dessa

mesmo na crise muitos cresceram, prosperaram e estão

ferramenta é a análise 360° que é a percepção e a exigência do

celebrando 2017.

meio a respeito do avaliado, como o ambiente o enxerga. Pode

Mas o que faz pessoas e empresas a terem resultados tão

indicar a maneira como o pesquisado se adapta ao ambiente

diferentes? É necessário se perguntar. O que essas pessoas

onde está inserido.

estão fazendo de diferente? Como essas pessoas pensam?

O PODER DA AÇÃO

Como essas pessoas agem? Quais foram os comportamentos? Quais foram os conhecimentos colocados em prática? No

Coaching Integral Sistêmico isso é chamado de modelagem de alta performance, nós podemos modelar profissionais e empresas, mas o que é modelar? Modelar é pegar uns três

modelos de empresas ou pessoas que estão tendo resultados Por Simone Soares

onde ninguém chegou!

Como você se sente após fazer essa positivos e estudar, não é copiar é entender o que eles estão Você já pensou em conquistar seus autoavaliação?

sonhos em pouco tempo? estamos Sim, existe um caminho a trilhar, foco fazendo e que está dando fazem? Quais no segundo semestrecerto. do ano, e O que eles e disciplina fazem parte do preçoos a você tem a oportunidade de tirar a

ser pago, não estou me referindo a

realizá-la hoje mesmo, mas antes de

fez ou está disposto a fazer. Quais as mudanças necessárias que precisam ser feitas hoje na sua empresa? Tenho certeza que você obteve respostas e agora está pronto para agir, esse é o primeiro passo para a conquista de suas metas e objetivos. No livro “O Poder da Ação”, Paulo Vieira nos traz que a única coisa que nos separa de nossos objetivos é a nossa capacidade de agir. Os fatores que determinam o tempo para realização de uma meta é a quantidade e a qualidade das ações estabelecidas. Você poderá seguir um plano de ação muito conhecido no meio empresarial chamado plano de ação modelo “5W 2H”. O que agir/fazer (What) Por que agir/fazer (Why) Onde agir/fazer (Where) Quando agir/fazer (When) Quem agirá/fará (Who) Como agirá/fará (How) Quanto custará (How much) Lembre-se que para sair da zona de conforto suas ações precisam estar bem direcionadas, pequenos ajustes geram grandes resultados, esses por sua vez geram mudanças e trazem

conceitos que eles O eque esses modelos fazendo sua vidausam? ideal do papel começar a dinheiro e sim estão a fazer o que ninguém diferente de mim? qualquer coisa, quero trazer alguns

questionamentos sobre seu estado atual. Com sinceridade você sabe como está sua vida hoje? Qual é a verdadeira situação do seu negócio hoje? Como dar o próximo passo se você não souber onde está? Que montanha almeja subir? Qual é o seu Everest? Quais são suas metas, seus objetivos, seu estado desejado? Qual é o seu propósito de vida? Qual é a visão, a missão e os valores da sua empresa? Atualmente é comum encontrar pessoas sem sonhos, metas e objetivos, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional, mas como agir sem ter tudo detalhado no papel para o próximo mês, semestre e ano? Se eu pedisse para você fechar os olhos, me contar detalhes do que você vê na sua empresa daqui 1 ano, 5 ou 10 anos, você saberia me dizer? Você tem sido ousado nas suas metas? A visão deve ser constante, clara e intensa. Segundo Jorge Paulo Lemann, sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho. Olhe para o seu futuro e pense que você pode chegar

40

20

Setembro | Outubro 2017

r e V i S ta g F

De acordo com o psicanalista Deibson Silva, dentro do contexto organizacional contrata-se por experiêqncia acadêmica ou profissional e em pouco tempo demite-se essas mesmas pessoas por falhas comportamentais, ou por não se adequarem ao cargo ou função, para o qual foram contratados. Lembre-se de que você pode contratar serviços que levem sua empresa à excelência, e em 2018, independente das

muito aprendizado. Por falar em aprendizado, você tem buscado novos conhecimentos no seu setor? Você sabia que 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro (Pesquisa Retratos da Leitura, de 2015). Pense nisso e não esqueça que não há fracassos na vida, apenas resultados. Mude suas ações e seus resultados mudarão! Até nosso próximo encontro.

circunstâncias, o crescimento vai fazer parte da nova história do seu negócio.

Até nosso próximo encontro. SOU SIMONE SOARES, MASTER COACH INTEGRAL SISTÊMICO PELA FEBRACIS COM CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL PELA FLORIDA CHRISTIAN UNIVERSITY. ANALISTA DE

PERFIL COMPORTAMENTAL CIS ASSESSMENT, simoNe soares, Master Coach

Integral Sistêmico pela Febracis com COACHING INDIVIDUAL, PALESTRANTE, MINISTRANTE Certificação Internacional pela Florida Christian University. Practitioner SOAR,

Coaching individual, Palestrante, CREDENCIADA PARA O TREINAMENTO O PODER DA Ministrante Credenciada para o

treinamento O Poder da Ação, baseado AÇÃO, BASEADO NO BEST SELLER DE MESMO NOME DO no best seller de mesmo nome do PhD Paulo Vieira e do treinamento O Poder da

Autorresponsabilidade autor. E DO TREINAMENTO O PODER DA PHD PAULOdo mesmo VIEIRA

AUTORRESPONSABILIDADE DO MESMO AUTOR.


21


DESAFIO DE MARCAS

DESAFIO DE MARCAS AVALIAÇÃO DO DESAFIO DE MARCAS DE VINIL! 180 DIAS!

Após 180 dias, estamos quase na metade do Desafio de Marcas de Vinil que estão no carro da GF! Relembrando, o carro foi envelopado no evento Wrapping Day, da GF, no dia 05 de maio, no Senai Barueri em SP. Desde então levamos até vocês as informações importantes de performance dos adesivos Arclad (VinylCar – supercalandrado), Imprimax (Digi Gold alta performance 0,065 branco semi brilho) e Arlon (Vinil Cast DPF 6000XRP), impressos em equipamento UV led da Ampla (New Targa XT led UV 3208). Estão sendo avaliados minunciosamente pelos olhos de quem utiliza destes materiais em suas empresas!

OS AVALIADORES FORAM: Diomedes Souza: Instrutor GF Capacitação; Rodrigo Nogueira da Silva - RNogueira Plotagens; Paulo Cezar Camargo - PRP Envelopamentos; James Garcia - GRC Adesivação; Maicon André Pires - Best Signs.

2222

Nesta etapa a avaliação foi feita por “feras” nas espátulas! 5 avaliadores de alto nível verificaram o comportamento de cada um dos materiais!


Nesta etapa a avaliação foi feita por “feras” nas espátulas! 5 avaliadores de alto nível verificaram o comportamento de cada um dos materiais! Na lateral Arclad: Eles analisaram muito a questão do “corte em quinas” do carro e que normalmente ocorrem retrações. Porém não existe nenhum ponto de retração. Outro fator importante foi a análise da superfície côncava abaixo da maçaneta do carro. Pois segundo eles um vinil calandrado tende a voltar quando aplicado nesta região. Os avaliadores ficaram impressionados por não ter voltado nada! Segundo eles “Vinil Arclad aprovado! Pois em um carro cheio de curvas, e com este tempo de utilização diária do carro, o vinil já teria apresentado problemas”. Na traseira do carro, no teto e na frente, com vinil Arlon: Apareceram alguns pontos de retração na porta traseira do carro, mas somente em 2 pontos. Os especialistas chegaram a conclusão de que estas retrações foram ocasionadas pela aplicação, que não foi feita de forma correta nestes locais. “Em locais com muitas curvas e de difícil aplicação o vinil se encontra de forma perfeita! E nestes dois pontos, que não são superfícies complexas, ele retraiu um pouco. Isto caracteriza problemas na aplicação, se fosse refilado de forma diferente não haveriam estes pontos de retração” Explica o professor Diomedes. Ressaltamos a importância de a aplicação ser feita sempre da melhor forma possível! Aprender novas técnicas e aperfeiçoamentos é de extrema importância! Áreas do carro bem complicadas foram adesivadas com o Arlon. O vinil está impecável! Super aprovado! Na lateral Imprimax: Eles observaram principalmente as portas, onde foram feitos refiles “comerciais” e que normalmente comprometem a estabilidade do vinil. Para surpresa de todos, não houve nenhum ponto de retração nem levantamento! Nos frisos e nas borrachas (que exercem pressão sobre os adesivos ao abrir e fechar portas, e pode promover o deslocamento da cola) o vinil permanece intacto! Segundo eles: “vários materiais com nomes bem conhecidos no mercado formam uma “bolha” nesta região do carro. O vinil está acima das expectativas segundo o professor e os especialistas! Eles aguardam ansiosos a retirada dos adesivos! Querem saber se as colas ficarão no veículo, nós também! A retirada será em maio de 2018! E você? Quer saber mais? Assista o vídeo da avaliação através dos canais GF! 23


Febratex – Feira Brasileira para a Indústria Têxtil chega a sua 16ª edição Maior feira para a indústria têxtil das Américas acontece em agosto de 2018 reforçando a importância da inovação tecnológica para o setor A 16ª edição da Febratex – Feira Brasileira para a Indústria Têxtil, considerada a maior feira para o segmento das Américas, será realizada entre os dias 21 e 24 de agosto de 2018, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC). Com apenas 4% de área ainda disponíveis para comercialização, a feira apresentará as principais novidades nos segmentos de máquinas de, apresentará as principais novidades nos segmentos de máquinas de corte e costura, estamparia, teares, matérias-primas, fiação primária e secundária, máquinas e equipamentos para tinturaria e setor de lavanderia, equipamentos para enfesto e corte automático, entre outras. Organizada e promovida pelo FCEM | Febratex Group, a Febratex reúne expositores nacionais e internacionais que apresentarão aos visitantes e compradores seus lançamentos, além de informações sobre moda, tecnologia e tendências. Na edição de 2016, a feira contou com as principais indústrias nacionais e expositores de cerca de 60 países, totalizando 2,4 mil marcas. Para conferir a relação completa das empresas já confirmadas para a Febratex 2018, basta acessar o link: http:// febratex.fcem.com.br/expositores/2018 Hélvio Roberto Pompeo Madeira, diretor-presidente do FCEM | Febratex Group, declara: “A Febratex, além de ser a feira mais tradicional do setor, é sempre um divisor de águas para a indústria têxtil nacional, pelo volume de lançamentos e pela inovação que proporciona para a cadeia produtiva têxtil. Mesmo em momentos difíceis, o evento surpreende positivamente com muitos negócios fechados durante a feira e negociações em andamento para o pós-feira”. “O crescente fortalecimento da confiança do empresariado certamente irá se refletir em bons negócios na Febratex 2018”, conclui Pompeo Madeira.

Hélvio Roberto Pompeo Madeira, presidente do FCEM|FEBRATEX GROUP - Foto Giselle Seibel 24

Febratex, edição 2016

Atrações paralelas Além de toda a tecnologia e soluções apresentadas pelos expositores, a feira vai apresentar uma programação completa, através de duas ações paralelas: o Fórum Febratex de Informação e a Febratex Week Tour. O Fórum Febratex de Informação foi planejado e estruturado especialmente para receber as ações dos expositores da Febratex 2018. O ambiente é ideal para realizar palestras comerciais, workshops e/ou atividades similares, com o objetivo de ampliar a presença da empresa no evento, proporcionar suporte para muitas soluções que os clientes buscam e vivenciam diariamente, gerando maior visibilidade para o expositor e a possibilidade de impactar mais pessoas de uma só vez. A Febratex Week Tour é um evento paralelo e institucional do FCEM|Febratex Group realizado durante todas as feiras de negócios do grupo, com o objetivo de ser mais uma plataforma de atualização profissional para expositores, compradores e visitantes dos eventos. Durante a Febratex 2018, o espaço contará com uma grade de atrações que serão direcionadas pelas principais entidades do setor, universidades e conceituados profissionais de moda e informação. Uma das atrações já confirmadas na programação da Febratex Week Tour é o Seminário Tecnológico que será organizado pela ABTT – Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda, no dia 22 de agosto de 2018.

Sobre o FCEM|Febratex Group O FCEM|Febratex Group é uma empresa 100% brasileira que está no mercado há 25 anos, especializada na promoção e organização de feiras de negócios, principalmente nos segmentos de máquinas e insumos para o setor têxtil, de impressão digital e coureiro-calçadista. O portfólio da empresa reúne as seguintes feiras de negócios: Digital Tex - Feira de Tecnologia Digital Têxtil; Febratex – Feira Brasileira para a Indústria Têxtil; FebraTêxtil – Feira Brasil Têxtil; FEMICC – Feira de Máquinas para a indústria CoureiroCalçadista; Maquintex - Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil; Quintex – Feira de Química para a Industria Têxtil; Signs Nordeste - Feira de Equipamentos e Serviços para a Indústria de Impressão Digital, Gráfica, Sinalização e Serigrafia; Tecnotêxtil Brasil - Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil; e Agreste Tex – Feira de Máquinas, Serviços e Tecnologia para a Indústria Têxtil. www.febratex.com.br


Mais do que simples envelopamentos.

Crie obras de arte.

C

hegou Stargloss Concept 3008G, o vinil que valoriza o trabalho dos aplicadores. Trata-se de um vinil polimérico de alta performance, com propriedades diferenciadas, que facilitam o manuseio e a aplicação. Com ele, o envelopamento automotivo vai alcançar o status de obra de arte. E você vai virar o Michelangelo dos aplicadores.

CARACTERÍSTICAS: • Tipo de filme: Polimérico; • Espessura: 0,08mm; • Liner: 140g/m2 Bubble Free; • Cola: Cinza, Reposicionável; • Tack: Controle Inicial de Aderência; • Durabilidade: mínima 3 anos; • Dimensões Rolo: 1,37m x 50m

Revendedores Autorizados Curitiba (PR) CH Suprimentos ...................(41) 3010-9701

São Paulo (SP) Agabê Tecnologia ................. (11) 2813-2333 Anariê Brasil Prods. Serig. . (11) 3804-1004 Sesart Adesivos ....................(11) 2215-0744

Franca (SP) Kromadecka Com. Suprim. (16) 3723-6030

Uberlândia (MG) Tintas e Adesivos União .....(34) 3257-5653

Goiânia (GO) Leed Adesivos ......................(62) 3088-6678

(Mato Grosso) Novo Tempo Digital ............(65) 4052-9910

Salvador (BA) Cia. do Silk ............................(71) 3617-9999

comercial@stargloss.com.br www.stargloss.com.br 25


CASE DE SUCESSO

EFI Digital StoreFront A Universidade Trevecca Nazarene voltou a fazer os trabalhos de impressão internamente para obter grandes resultados A Trevecca Nazarene é uma universidade de artes liberais em Nashville, Tennessee, com aproximadamente 3.000 alunos, muito conhecida pelos cursos de música e ensino. A universidade tem uma gráfica digital responsável pela produção de provas, planos de ensino, livros, convites e programas para eventos de gala para angariar fundos e campanhas de marketing completas para atrair novos alunos. A gráfica da universidade, a Trevecca Print Services, é administrada por Kelly Huebscher, um supervisor noturno e uma equipe de alunos que adquirem experiência e pagam parte de seus empréstimos estudantis através do programa “iwork” da universidade. A operação interna nem sempre foi o sucesso que é hoje em dia. Em 2013, a gráfica estava cheia de copiadoras antigas, tão ultrapassadas que a universidade considerava fechá-la. A administração pediu para Huebscher fazer um estudo de impressão em todo o campus. Por fim, foi decidido não fechar a gráfica. A universidade usou as conclusões do estudo para transformar a gráfica em uma operação totalmente digital, que também gerencia toda a impressão no campus, e colocou Huebscher no comando. Agora, 99% dos trabalhos internos entram através do site e os volumes continuam crescendo. O primeiro desafio da gráfica foi selecionar as tecnologias adequadas para migrar das copiadoras para as impressoras digitais. No entanto, transformar uma gráfica ultrapassada em uma operação de impressão digital vibrante é muito mais desafiador do que adquirir impressoras digitais e software. Huebscher também precisou obter apoio da alta gestão; alterar os métodos e hábitos de pedidos dos clientes; modificar a percepção da universidade em relação à gráfica; e determinar como promover e usar os novos recursos. Por fim, precisou aprender sobre impressão, pois ela nunca tinha administrado uma gráfica. Economias para a universidade e margens de lucro maiores para a gráfica A Trevecca Print Services começou investindo em uma impressora digital Xerox® Color 1000i com um

26

front-end digital (DFE) EFI™ Fiery® e um software de web-to- print EFI Digital StoreFront® e comércio eletrônico. Esse investimento proporcionou recursos de impressão digital de ponta, a capacidade de fazer pedidos on-line e a possibilidade de imprimir em dourado, prateado e transparente, além de fornecer meios de produzir internamente vários trabalhos em cores de alta qualidade, proporcionando economias consideráveis nesse trabalho de alta margem de lucro. Huebscher identificou o departamento de marketing da universidade como o principal usuário desses tipos de materiais que logo se tornou o seu cliente número 1. De fato, este departamento começou a depender tanto da gráfica que ela saiu do departamento financeiro e fez sua nova morada nele.Mudar a percepção de que a gráfica seria cara e de baixa qualidade, e fazer com que os alunos e funcionários usassem o portal de pedidos on-line do Digital StoreFront exigiu um planejamento cuidadoso. A gráfica lançou o novo site no verão de 2016, enquanto a maioria dos alunos e professores estavam ausentes. Durante três semanas, Huebscher e sua equipe treinaram os principais administradores. Eles aprenderam a fazer login, pedidos e até criar folhetos usando o sistema. Também adaptaram essas sessões para cada departamento e nomearam administradores para cada área, que deram sugestões para melhorar o sistema e concordaram em apresentálo após o retorno dos professores. Huebscher usou a mesma estratégia com os alunos. Primeiro, ela treinou os diretores e assistentes residentes do campus. Foram feitas mesas redondas para debater ideias sobre produtos e até mesmo sobre os preços que seriam praticados. Esses consultores se tornaram os especialistas que apresentaram o sistema para seus colegas quando voltaram às aulas. Ela também usou o portal de aprendizagem on-line da EFI para treinar de forma rápida e eficiente os alunos que trabalhariam na gráfica. A plataforma permite que Huebscher disponibilize gratuitamente pacotes de treinamento, como módulos práticos e testes para garantir que os alunos realmente compreendam o material. O Storefront fez com que os clientes da gráfica fizessem pedidos de materiais com mais facilidade e rapidez, além de ajudá-los a mudar de ideia. Agora os clientes podem ver a ampla variedade de produtos


e serviços que a Printing Services oferece e, com atualizações de preço em tempo real, eles perceberam que os preços são extremamente competitivos. No entanto, o maior desafio de Kelly foi a necessidade de aprender como administrar uma gráfica e promover alguns de seus novos recursos. Contando com a disponibilidade de gráficas locais em ajudar, entrou em contato para pedir conselhos e continua usando muitas delas para fazer acabamento e outros trabalhos que ela não consegue fazer internamente. Também aprendeu que as impressoras têm pontos fracos e fortes, e que eles trabalham juntos para lidar com o trabalho do cliente. De fato, seu primeiro trabalho de impressão em prata e dourado veio de fora da universidade. Uma loja de impressão comercial local pediu auxílio à Trevecca Print Services, pois ela é a única em Nashville com esse tipo de recurso. Crescimento de 50% no volume As margens de lucro da Trevecca Print Services foram extraordinárias. “O StoreFront nos ajudou a aumentar nosso volume em pelo menos 50%”, diz Huebscher. “As pessoas achavam

que os serviços da gráfica seriam caros, mas agora elas vêm aqui e adicionam o que desejam e o Digital StoreFront calcula o preço real imediatamente.” O maior impacto da gráfica também é claro: ela alterou a forma como o departamento de marketing trabalha. “Trabalho tanto para o departamento de marketing que me envolvo em todo o projeto, da concepção à entrega do produto”, explica Huebscher. “Os clientes dizem nas reuniões, ‘Quero fazer essa campanha de marketing’, conversamos sobre o design e dou sugestões sobre qual tipo de papel ficaria bom e quanto tempo demoraria para imprimir após projeto. Parece que somos uma equipe coesa. A universidade sofreu um grande impacto financeiro com isso. “Economizamos milhares de dólares quando trouxemos a gráfica para o campus com a nova impressora digital Xerox, nosso novo EFI Digital StoreFront e a mudança para o departamento de marketing. Foi uma grande vantagem para a universidade.”

27


MATÉRIA DE CAPA

E-COMMERCE. UM NOVO CAMINHO PARA A EXPANSÃO DO SEU NEGÓCIO. Por Andressa Fonseca Ao receber esta pauta da nossa editora, que parece ter um radar no lugar do cérebro, parei imediatamente para pensar em quantas coisas eu já havia comprado pela internet. E ao notar o quanto me transformei em uma consumidora online sem mesmo perceber, recordei como antes tudo parecia inseguro e confuso para mim, e hoje já é normal e parte da minha rotina. Obviamente, não é sobre meu histórico de consumo na Internet esta matéria. É sobre como o E-commerce se tornou um caminho incrível para o sucesso de qualquer negócio, e como ele já ganhou espaço no mercado brasileiro. Fui atrás de números, de casos de sucessos, de formas de como começar, e também atrás de um novo mouse em um site de compras. Enfim, tudo sobre esse universo online e tão presente em nossas vidas, e como ele pode ser seu aliado na expansão do seu negócio. Te convido a viajar comigo. Vamos?

28


29


MATÉRIA DE CAPA

E-COMMERCE NO BRASIL O Brasil é um dos países que registra as maiores taxas de crescimento em e-commerce no mundo e, apesar de grandes nomes estarem presentes na internet com enormes portais de vendas, a grande fatia responsável por este crescimento espantoso são as pequenas e médias lojas virtuais. Estudos apontam que existe muito espaço para desenvolvimento e crescimento do e-commerce no Brasil se compararmos com a média mundial. O e-commerce faturou R$21 bilhões no primeiro semestre de 2017, crescimento nominal de 7,5% ante o mesmo período de 2016, quando foram registrados R$19,6 bilhões. O número de pedidos aumentou 3,9%, de 48,5 milhões para 50,3 milhões, e o tíquete médio

30

registrou expansão de 3,5%, passando de R$403 para R$418. O aumento das vendas online, mesmo em um período de recessão, se deve a popularização dos smartphones e também a proliferação dos tablets na sociedade brasileira que trouxe uma enorme gama de novos e-consumidores. Desse modo, mais de 21% das transações on-line foram realizadas por meio de dispositivos móveis em 2016. As vendas online oferecem uma praticidade e rapidez que as pessoas procuram. Por isso, essa tendência do E-Commerce deve se consolidar pelos próximos anos.


CASE DE SUCESSO CASE DE SUCESSO Fundada a partir de conceitos adquiridos em 25 anos de experiência na indústria gráfica, a experiência na indústria gráfica, a Printi é um modelo Printi é um modelo inovador de gráfica online inovador de gráfica online no mercado brasileiro, e é claro, no mercado brasileiro, e é claro, nós fomos atrás nós fomos atrás de saber tudo sobre a empresa que de de saber tudo sobre a empresa que de maneira maneira simples e eficaz facilitou a vida dos seus clientes, simples e eficaz facilitou a vida dos seus oferecendo soluções práticas através do e-commerce. clientes, oferecendo soluções práticas através Confira a entrevista na íntegra, com o Co-Fundador da do e-commerce. Print, Mate Pencz Confira a entrevista na íntegra, com o Coda Print, Mate Pencz GF -Fundador O e-commerce vem tendo altas taxas de crescimento, Fundada a partir de conceitos adquiridos em 25 anos de

a cada ano são introduzidos milhões de novos

Foto Mate Pencz consumidores online e há uma grande variedade de lojas e serviços disponíveis na web.vem Como você avalia atual GF - O e-commerce tendo altaso taxas estágio e-commerce brasileiro? de do crescimento, a cada ano

são introduzidos milhões de novos consumidores online e há Mateuma Pencz - O mercado de e-commerce está grande variedade de lojasbrasileiro e serviços amadurecendo aos poucos. Algumas categorias estão disponíveis na web. Como você avalia o atual crescendo, mas aindabrasileiro? é baixíssima, mesmo estágio doa penetração e-commerce em mercados maduros, como o de livros ou calçados,

Mate Pencz, Co-Fundador da Print

por exemplo. No caso da Printi, embora estejamos

Mate Pencz - O mercado de e-commerce brasileiro está amadurecendo aos poucos. ainda enfrentamos barreiras relacionadas à confiabilidade Algumas categorias estão crescendo, mas do consumidor. Isso acontece porque as pessoas ainda a penetração ainda é baixíssima, mesmo não têm o hábito de utilizar o modelo de gráfica online. em mercados maduros, como o de livros por exemplo. caso da muitas GF -ou Porcalçados, conta do grande sucesso doNo e-commerce, Printi, embora estejamos amadurecendo e pessoas estão buscando empreender na internet? Conte consolidando nossa atuação no País, nós um pouco sobre sua experiência. Quando percebeu que enfrentamos barreiras relacionadas à seriaainda uma boa alternativa realizar serviços gráficos online. confiabilidade do consumidor. Isso acontece ainda têm amigo o hábito de Mateporque Pencz - as Eu pessoas co-fundei a Printi não com meu Florian Hagenbuch em 2012. No ano de 2010, estávamos utilizar o modelo de gráfica online. amadurecendo e consolidando nossa atuação no País, nós

formados e trabalhávamos em grandes empresas do mercado dedo Londres. Naquele momento, GF - financeiro Por conta grande sucesso do saber

exatamente quais eram os próximos passos nas nossas e-commerce, muitas pessoas estão buscando carreiras era desconfortável para a gente. Foi um nessa época empreender na internet? Conte pouco que sobre começamos a experimentar a ideia de empreender. sua experiência.

Nós dois concordamos que queríamos concretizar nossa ideia em algum país emergente, porque acreditávamos

Quando percebeu que seria uma boa alternativa realizar serviços gráficos online. muitas oportunidades para novos negócios. O Brasil foi Mate Pencz - Eu co-fundei a Printi com meu ideia do Florian, já que ele passou alguns anos de sua amigo Florian Hagenbuch em 2012. No ano de infância aqui. 2010, estávamos formados e trabalhávamos em grandes empresas do mercado financeiro que países com economias em desenvolvimento criavam

31


MATÉRIA DE CAPA

Ao mesmo tempo, nós começamos a falar com o pai do Florian, Kai, que conhece muito a indústria gráfica no Brasil e identificou que esse mercado ainda tinha muito para avançar, em comparação com outros países como os Estados Unidos. Quando fizemos nossa pesquisa de mercado, descobrimos que, ainda que as grandes gráficas dessem conta de atender empresas do mesmo tamanho, o atendimento a pequenas e médias demandas não era muito bom. Foi exatamente nessa lacuna que resolvemos empreender, combinando inovação tecnológica a produtos de alta qualidade. GF - Podemos observar que um grande número de lojas virtuais e sites de compras coletivas não conseguiram se estabelecer no mercado e acabaram encerrando seus serviços. Como evitar o insucesso no comércio online? Mate Pencz - Você tem que se posicionar bem no Google – organicamente - e em mídias sociais. Tendo um bom alcance, você reverte o jogo. Se você pensa em uma blogueira, ela consegue monetizar porque tem os seus seguidores. Para a pessoa que já está offline, pode ser um complemento e uma ajuda para equilibrar a receita. É o caso da Magazine Luiza, que tem uma parte significativa do faturamento por meio do e-commerce mas também atua no varejo físico. GF - O e-commerce precisa estar alinhado às estratégias de marketing digital, marketing em mídias sociais, técnicas de SEO, web analytics, entre outras? Como fazer essas ferramentas funcionarem juntas de forma eficaz? Mate Pencz - Sim, precisa estar totalmente alinhado: mesmo público e mesma mensagem. Isso porque quanto maior a sinergia entre todas essas plataformas, você consegue melhorar os resultados de performance. Por exemplo, aqui na Printi nós fizemos dois Bumper Ads no Youtube: um com a mensagem da campanha de TV que nós desenvolvemos e outro com uma mensagem diferente para o nosso site. O Bumper Ad relacionado com a mensagem da campanha performou drasticamente melhor que o outro. Quanto mais você se dedica a criar estratégias 360º, melhor elas vão performar. Então, para fazer essas ferramentas funcionarem de forma eficaz, você tem

32


que estabelecer um movimento de identificação do público-alvo e da direção pretendida e criar ações que destinadas para isso. O grande desafio está sempre no trust e awareness da marca. GF - A Printi se destaca pela possibilidade de venda da personalização através do e-commerce (tarefa exclusiva Printi no Brasil!) e vai além, oferecendo aos clientes modelos pré elaborados em que qualquer pessoa sem conhecimento de criação consiga criar seu próprio material e imprimir sem que seja preciso falar com ninguém! Tudo on line! Como conseguiram isto? Vocês pretendem expandir para impressão de grandes formatos? (como tecidos e vinis) Através de muito investimento em tecnologia e integrando nossas máquinas do parque gráfico nesse sistema tecnológico. Todo o nosso maquinário é conectado à Internet, por meio de um computador dedicado para cada máquina. Por causa desse sistema interno integrado, conseguimos fazer todo o processo internamente com alta qualidade e por um prazo e custo inferiores à média do mercado. O pedido realizado no site é enviado diretamente para a equipe de produção no parque gráfico. O nosso sistema também calcula tudo: a fila de pedidos, previsão de entrega, etc, de tal forma que o site também é atualizado automaticamente.

“O nosso sistema também calcula tudo: a fila de pedidos, previsão de entrega, etc, de tal forma que o site também é atualizado automaticamente.” Quanto à impressão de grandes formatos, nós já estamos investindo nesse nicho e, inclusive, já temos há algum tempo produtos como banners, placas de PVC e vinis em nosso portfólio. Nos últimos quatro 33


MATÉRIA DE CAPA

“Através desse recurso, a mesma arte poderá ser aplicada em produtos diferentes, seja em pequenos ou grandes formatos (por exemplo, a mesma arte poderá ser aplicada em um cartão de visita e em um banner)” meses, a Printi criou 10 modelos diferentes de Totem em grandes formatos. Estamos sempre procurando produtos diferenciados que não são encontrados facilmente no mercado. E o pedido dos grandes formatos segue os mesmos processos de todos os nossos produtos: sem precisar da assistência de ninguém, o cliente pode montar ele próprio seu banner ou faixa, por exemplo, pelo site. Caso ele ainda não tenha a arte gráfica ou não souber fazer, ele pode contratar designers da nossa equipe. Já estamos implementando uma ferramenta que vai permitir a compra de modelos pré-estabelecidos, como se fossem “famílias” de artes gráficas para demandas e mercados específicos. Através desse recurso, a mesma arte poderá ser aplicada em produtos diferentes, seja em pequenos ou grandes formatos (por exemplo, a mesma arte poderá ser aplicada em um cartão de visita e em um banner).

GF - Quais são as orientações que você pode dar para quem quer empreender ou já tem um negócio na Internet? Mate Pencz - Não entrar com tudo. Em geral, o e-commerce é um setor muito difícil de entrar, você tem que criar um marketing muito direcionado. 34

Dessa forma, você consegue diminuir o seu custo de aquisição. É como trabalhar com influenciadores do seu segmento ao invés de fazer anúncios do Facebook. Existe uma ilusão de que vender na internet é fácil e barato, mas se você coloca na ponta do lápis a questão Marketing+Logística, você vai penar muito se não tiver uma boa margem. Se coloca o custo de aquisição, marketing, logística e fluxo de caixa dentro do e-commerce de compra, fica difícil de fechar a conta.

“Há uma pressão muito grande para ser mais barato que a loja física, porque o brasileiro vê muito risco no online. Por isso, só a comodidade não vende.”


POR ONDE COMEÇAR?

???

COM NÚMEROS EXPRESSIVOS DE CRESCIMENTO, E COM VÁRIAS HISTÓRIAS DE SUCESSO ESPALHADAS PELO BRASIL, A VONTADE DE INICIAR NESTE CAMINHO É ENORME NÃO É MESMO? MAS É NECESSÁRIO CAUTELA, E COMO INÍCIO DE TODO EMPREENDIMENTO, MUITO PLANEJAMENTO. FIZEMOS UM APANHADO DE INFORMAÇÕES SOBRE COMEÇAR UM PROJETO DE ECOMMERCE, E RESUMIMOS AQUI EM 7 PASSOS.

1)PLANEJAMENTO: FAÇA UM DOCUMENTO QUE CONSTE INFORMAÇÕES SOBRE LOGÍSTICA, ESTOQUE, MERCADO POTENCIAL, TIPOS DE PRODUTO QUE IRÃO À VENDA, ÁREA DE ATUAÇÃO E VALORES DE INVESTIMENTO. 2)TECNOLOGIAS: BUSQUE CONHECER AS PLATAFORMAS E TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS PARA ATUAR NO MEIO DIGITAL E VERIFIQUE QUAL SERVE PARA O SEU MODELO DE NEGÓCIO. O EMPREENDEDOR PODE OPTAR POR UMA PLATAFORMA PRÓPRIA, OU ALUGAR UMA PRÉ-EXISTENTE, MAS DEVE CONHECER COMO FUNCIONAM AS FUNÇÕES DE CADA UMA DELAS ANTES DE INVESTIR. 3) INTEGRAÇÃO: É CRUCIAL ESCOLHER UMA PLATAFORMA COM UMA TECNOLOGIA QUE SEJA CAPAZ DE INTEGRAR OUTROS SISTEMAS, COMO O DE GESTÃO DO ESTOQUE E DE EMISSÕES DE NOTAS FISCAIS. CASO NÃO HAJA UM SERVIÇO ADEQUADO PARA A SUA IDEIA, AVALIE CONTRATAR UMA EMPRESA ESPECIALIZADA. 4) DEFINA PADRÕES: O EMPREENDEDOR PRECISA DEFINIR BEM OS PONTOS DE COMUNICAÇÃO VISUAL DO SITE: QUAIS PÁGINAS TERÁ, COMO SERÁ A ARQUITETURA DE NAVEGAÇÃO, O ESTILO DO LAYOUT, O PADRÃO VISUAL E DE CORES E A TIPOGRAFIA E COMO SERÃO COLOCADAS AS FOTOS. 5) PRODUÇÃO DE CONTEÚDO: INVISTA EM CRIAÇÃO DE CONTEÚDO PARA O SITE. VALE A PENA APOSTAR EM FOTOS, BANNERS E DIVULGAÇÃO EM REDES SOCIAIS PARA ATRAIR OS CONSUMIDORES. 6) OPERAÇÃO E LOGÍSTICA: PARA A LOJA FUNCIONAR É PRECISO SABER COMO SERÁ A OPERAÇÃO DO NEGÓCIO NO DIA A DIA. CONSIDERE QUESTÕES COMO O ATENDIMENTO A DISTÂNCIA, QUE PODERÁ SER FEITO PELO TELEFONE, E-MAIL OU ATÉ MESMO POR WHATSAPP. NÃO SE DEVE ESQUECER DAS QUESTÕES RELACIONADAS AO TRANSPORTE, FRETE E EMBALAGEM. O DONO DO E-COMMERCE PRECISA ESTABELECER SE HAVERÁ PROMOÇÕES COM FRETE GRÁTIS, POR EXEMPLO. OU SE HAVERÁ PARCERIA COM OS CORREIOS E SE OS PACOTES TERÃO ALGUM TIPO DE PADRÃO. TODAS ESSAS QUESTÕES PRECISAM SER LEVANTADAS. 7) MARKETING DIGITAL: UM BOM MARKETING DIGITAL E A DIVULGAÇÃO DO SEU SITE AJUDAM A TRAZER RETORNO. DELIMITE COMO SERÁ A DIVULGAÇÃO E QUAIS CANAIS DE COMUNICAÇÃO SERÃO USADOS.

35


MATÉRIA DE CAPA

E-AGORA? Nesta matéria conhecemos mais um nicho que podemos explorar para expandir nossos negócios. Aliás, desde o surgimento da Revista GF, é esta nossa missão. Trazer aos nossos leitores novas possibilidades e dicas de crescimento. Esperamos mais uma vez ter contribuído para o mercado que sempre fomos tão apaixonados. Vimos que a criação de um e-commerce, não se pode dizer que é fácil, e que sua estrutura muitas vezes pode ser até mais complexa que um negócio físico. Mas é uma opção que pode sim ser viabilizada e trazer muito retorno financeiro à sua empresa. E gostaria de encerrar esta matéria, com uma parábola que li na Internet de autor desconhecido, e que cabe muito bem ao nosso dia a dia. TUDO NA VIDA TEM SEU PREÇO “Era uma vez um rei, que vivia bastante inquieto e constantemente se questionando onde residia o verdadeiro sentido da vida. Convocou os sábios e súditos do seu reino e deu-lhes a seguinte missão: – Pesquisem, estudem, leiam, escrevam, sintetizem, no tempo que lhes for necessário, e tragam pra mim qual o verdadeiro sentido da vida de um ser humano. Sentindo o peso da responsabilidade que o rei lhes

36

havia incumbido, isolaram-se, durante vários anos e, finalmente, retornaram, levando-lhe vários livros. O rei sequer pegou nos livros e disse: – Certamente, o sentido da vida não pode ser assim, tão complexo. Voltem e tragam algo mais simples, mais objetivo. Desolados, eles saíram da presença do rei e, poucos meses depois, retornaram. Desta feita, trazendo apenas um livro. Mais uma vez, o rei disse que queria algo mais objetivo, direto. Decepcionados, mais uma vez foram tentar cumprir a missão que o rei lhes havia designado. Uma semana depois, retornaram, todos felizes e entusiasmados, trazendo apenas um pedaço de papel, que estava escrito o seguinte: NÃO EXISTEM ALMOÇOS GRÁTIS! O rei disse: – Finalmente, vocês acertaram! Nada na nossa vida é de graça; tudo tem um preço, um investimento, uma parcela de dedicação e sacrifício. O sentido da vida de um homem, portanto, reside nele buscar e conquistar as suas realizações, os seus objetivos e, com isso, ser motivado, produtivo e feliz.” Quando decidimos empreender, encontramos muitos obstáculos que precisamos superar porque nossa motivação para a realização é muito maior.


37


ARTIGO

O QUE É PRECISO PARA ALCANÇAR SEU OBJETIVO? COMPREENDER SEUS NÚMEROS, SUAS VIRTUDES E SUAS FRAQUEZAS É O PRIMEIRO PASSO.

MAICOL SOUZA É DIRETOR COMERCIAL DA VIVASYS QUE TRAVALHA HÁ 18 ANOS NO SEGMENTO COM FORTE EXPERIENCIA NA ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO VISUAL

38

crescimento frequente de compras on-line reflete que a cada vez mais brasileiros perdem o medo e buscam no mercado digital produtos para o seu dia a dia. Expandir seu mercado para os clientes virtuais pode ser uma boa saída para melhorar as vendas e a rentabilidade do seu negócio, mas essa decisão e esse investimento devem ser bem pensados, é preciso um bom planejamento para não cometer erros comuns que impedem várias empresas de atingir seu objetivo. O número de lojas do nosso setor explorando esse mercado ainda é considerado baixo, à característica de vender produtos personalizados nos afasta um pouco dessa realidade, a grande maioria dos trabalhos ainda exigem um contato com o cliente para discutir layouts, materiais, acabamentos, prazos e valores. Hoje a Vivasys comprova que a grande maioria das empresas de comunicação visual tem seu lucro em cima da impressão, e os outros setores que envolvem mão de obra normalmente geram prejuízo para a empresa. Isso é um dos reflexos da cultura de venda por m², onde essa métrica corresponde apenas por impressão e material, e os setores que envolvem serviço como criação, acabamento, instalação acabam não sendo cobrados corretamente, ou seja, o valor cobrado não corresponde ao custo, assim parte desses serviços geram prejuízo e tiram o lucro gerado na venda da impressão, essa falta de critério para cobrar pelos serviços muitas vezes compromete a saúde financeira da empresa. Nesse cenário, birôs de impressão que apenas imprimem e entregam materiais conseguem ter um custo operacional melhor, podendo praticar


melhores preços de venda. Como não possuem um setor de criação por exemplo essas empresas tem seu mercado reduzido, pois somente vão prestar seus serviços terceirizando produção para outras empresas do ramo, agências de propaganda, escritórios de design ou designers freelancers. Nesses casos a internet deve agregar soluções de interatividade para aproximar o cliente e tornar mais ágil seu processo, como temos os exemplos de algumas gráficas on-line que cresceram muito nos últimos tempos e inclusive já estão atacando parte do mercado de comunicação visual com produção de banners e adesivos. Outra solução é explorar a produção em série, produtos prontos são mais facilmente comercializados na web, como temos o exemplo dos adesivos de decoração. Mais que um simples produto, essas empresas apresentam soluções modernas e criativas, simulados em ambientes que encantam o internauta criando uma necessidade e um desejo de compra. Nessa linha temos mercados como adesivos promocionais para vitrine, ou placas de sinalização para prédios que acredito ainda ser um campo pouco explorado, quais outros produtos podem ser vendidos dessa maneira? Embora o mercado online esteja em ascensão, a abordagem comercial no caso da comunicação visual é bem diferente do que estamos habituados a fazer, atualmente atende-se clientes e cria-se soluções para seus problemas. No comercio on-line deve-se adiantar esse processo, adiantar a necessidade do mercado para oferecer uma solução pronta.

Tanto nos casos dos birôs de impressão, como nas empresas que vendem produtos fabricados em série temos exemplos claros de “foco”, empresas que deixam de fazer tudo, compreendem sua realidade, investem e se especializam em determinado segmento. A grande maioria das empresas do nosso setor ainda “atiram pra todo lado”, abraçando todo o tipo de serviço possível com o intuito de honrar suas responsabilidades. Já estive do outro lado e sei bem que os problemas e o volume de contas diárias muitas vezes não deixa o empresário pensar estrategicamente, mas acredito que mais do que nunca é hora de repensar, se tudo continuar como está, como você vai estar no final do ano que vem? Como você gostaria de estar? E como gostaria de ver sua empresa daqui 5 anos? O que é preciso para alcançar seu objetivo? Compreender seus números, suas virtudes e suas fraquezas é o primeiro passo. O segundo é estar atento as mudanças, definir um objetivo e o que é preciso para alcança-lo, isso é estratégia. Assim todos os dias você estará dando um passo a mais na direção de onde quer chegar, isso chama-se foco. Defina o seu e faça 2018 ser inesquecível. Boa sorte!!!

“NO COMERCIO ON - LINE DEVE - SE ADIANTAR ESSE PROCESSO, ADIANTAR A NECESSIDADE DO MERCADO PARA OFERECER UMA SOLUÇÃO PRONTA.”

39


GIRO GF

SEMANA BALACLAVA TRAZ TECNOLOGIA EM IMPRESSÃO DIGITAL ATRAVÉS DE PARCERIA COM A GLOBAL QUÍMICA & MODA (GQM)

visual interior e exterior, além de fornecer uma solução completa para produzir etiquetas, decalques, adesivos, roupas personalizáveis, materiais visuais para janelas e outras aplicações. A solução, composta por dois dispositivos, oferece impressão e corte simultâneos e contínuos, em um único fluxo de trabalho integrado. Utiliza cartuchos de 400ml adequados para os novos iniciantes nesse mercados. Para aqueles que tem necessidade de volume maiores, a HP oferece as soluções de Impressão e Recorte HP Látex 315 e 335 lançadas em julho deste ano.

De 6 a 12 de novembro, evento promove em Florianópolis (SC) palestras e discussões que visam fomentar o mercado de design e economia criativa. Patrocinadora da edição, a GQM apresenta as impressoras digitais da Epson e realiza ação para que participantes possam estampar seus próprios desenhos Coleções, processos criativos, representatividade, ilustração autoral, universo feminino e diversos outros assuntos relacionados estarão em pauta durante a Semana Balaclava 2017. O evento, que acontece de 6 a 12 de novembro em Florianópolis (SC), conta com patrocínio da Global Química & Moda (GQM) e traz para o estado nomes como João Gordo, Hermes e Renato, Clara Caldeira (Hypeness) e Vice Brasil. Além de painéis, o encontro promove exposição de marcas consagradas do segmento criativo e traz novidades para o setor. Um exemplo são as impressoras digitais da Epson, distribuídas pela GQM. Quem passar pela Semana, entre os dias 11 e 12, e desenvolver estampas próprias nos workshops poderá ver seu trabalho impresso em camisetas através do equipamento Epson SureColor F2000, desenvolvido pela multinacional para impressão direta com tinta pigmento. As imagens produzidas serão postadas na fan page do Facebook da Global Química & Moda e para ganhar uma peça exclusiva o autor só precisa curtir a página e compartilhar a foto da sua produção.

A ANTALIS LANÇA O ANTALIS INTERIOR DESIGN AWARD CONCURSO INTERNACIONAL DEDICADO À DECORAÇÃO DE INTERIORES

IMPRIMAX REALIZA WORKSHOP EM CURITIBA COM SUCESSO DE PUBLICO!

Com mais de 120 pessoas presentes no dia 09 de novembro, no hotel Lancaster em Curitba, a Imprimax deu um show de demonstrações e explicações sobre os lançamentos da marca que reúne a maior gama de modelos no Brasil! Os lançamentos incluem a área automotiva, de decoração e moveleira. No evento, Fernando Bifulco expos aos participantes novas formas de conduzir suas vendas para cada novo material apresentado. Muitas bobinas foram sorteadas! No final do evento a parte pratica de aplicação dos materiais foi realizada junto com a equipe Imprimax!

HP APRESENTA NOVA SOLUÇÃO LÁTEX DE IMPRESSÃO E RECORTE PARA SINALIZAÇÕES DE GRANDES FORMATOS EM BAIXOS VOLUMES

A HP Inc. anuncia a nova impressora HP Látex 115, oferecendo os serviços mais econômicos de nível de entrada para impressão de sinalizações e materiais visuais, usando a tecnologia de alta qualidade HP Látex à base de água. No Brasil, o modelo está disponível somente na opção Impressão e Recorte, fornecendo uma solução HP completa para impressão e corte. A nova solução de impressão e recorte HP Látex 115, de 1,37m (54 pol.) oferece resultados impressionantes com alta qualidade de imagem em uma ampla gama de aplicações para comunicação

40

01 de setembro a 31 de dezembro de 2017. A Antalis, líder europeia na distribuição de papel e soluções de comunicação visual, lança o Antalis Interior Design Award, um concurso que abre múltiplas possibilidades para criar espaços únicos e personalizados. Até 31 de Dezembro de 2017, os designers de interiores, arquitetos, impressores, proprietários de marcas e estudantes de design estão convidados a apresentar os seus melhores trabalhos utilizando pelo menos um produto da gama Coala da Antalis, a prestigiada marca de suportes de comunicação visual. Um júri internacional, que irá incluir as principais personalidades do mundo de design* e será presidido por François Confino, cenógrafo de renome mundial. Com o slogan “Just print Your Imagination” que em português quer dizer “Apenas imprima sua imaginação” o concurso é uma verdadeira vitrine para a criatividade e talento.

AKAD LANÇA NOVACUT LASER F3015 MÁQUINA DE CORTE A LASER DE METAIS COM TECNOLOGIA DE FIBRA ÓPTICA. Após o sucesso das vendas das máquinas Novacut de corte com tecnologia laser do tipo CO2, a AKAD está lançando no mercado novo modelo com tecnologia de fibra óptica.Com estrutura robusta de aço, a F3015 possui sistemas reforçados de suporte de piso que amortizam eventuais vibrações que possam prejudicar na precisão. A tecnologia de laser de fibra óptica, oferece economia de 20% a 30% de consumo de energia, se comparado a tecnologia laser do tipo CO2, e 2 a 3 vezes maior velocidade de corte,o que representa maior produtividade do que a tecnologia de laser do tipo YAG. ARCLAD PROMOVE WORKSHOP EM CURITIBA EM PARCERIA COM CH SUPRIMENTOS

No dia ,27 de outubro, a Arclad, que está cada dia mais inserida na comunicação visual no Brasil, promoveu em Curitiba um workshop em parceria com a Revenda CH Suprimentos. A apresentação, realizada por Mauricio Marques (renomado em nosso mercado) foi baseada em “Técnicas Avançadas de Aplicação e Acabamento”, além de demonstração do portfolio da Arclad. O público presente aprovou os lançamentos e teve a oportunidade de testar e tirar muitas duvidas!


paolomalorgio.com

41


ARTIGO

6 DICAS PARA FUGIR DO ESTRESSE POR CHRISTIAN BARBOSA

Estresse todo mundo tem, é uma reação natural do corpo a alguma ameaça externa. Desde o tempo das cavernas, ele atua em benefício do ser humano, já que, quando o homem precisava caçar, o estresse preparava o seu corpo para que tivesse mais foco e mais reflexos. É isso mesmo: nos momentos certos, o estresse é positivo. O grande problema é que, atualmente, ocorre com tamanha frequência que acaba sobrecarregando o organismo e prejudicando a saúde.

42


Os fatores que geram o estresse já são bem conhecidos por muitos. Os mais comuns são as preocupações, a falta de tempo e os problemas familiares. Já os efeitos são bem variados: dor de cabeça, tensão ou dor muscular, fadiga, distúrbios de sono, raiva, ansiedade, falta de motivação, falta de foco, irritabilidade etc.

melhor ao investir o seu tempo. Pode ser um hobby, um esporte, uma prática religiosa, meditação ou qualquer outra coisa que o deixe mais concentrado. Só você pode descobrir o que fazer, portanto não espere isso cair do céu. Saia do lugar e tente encontrar o melhor “remédio natural” para você;

Sempre digo que o estresse pode ser bem leve, mas que, se acumulado e não receber nenhuma intervenção, ele acaba com a nossa saúde. É uma preocupação aqui, outra ali, dificuldades na carreira, problemas financeiros ou de relacionamentos que fazem com que o problema se agrave. Não espere chegar ao mais elevado nível de estresse para começar a pensar em qualidade de vida. Crie um plano de ação na sua agenda e estipule tarefas para melhorar o seu dia a dia.

4 - Faça diferente - De nada adianta saber que está estressado e continuar insistindo naquilo que está minando sua resistência. É necessário fazer alguma mudança, pode ser na alimentação, no seu estilo de vida ou no trabalho. A regra é

Para ajudá-lo a colocar isso em prática, selecionei algumas ações: 1 - Aceite o problema - Ter estresse não é o fim do mundo, qualquer pessoa está sujeita a momentos de estresse na vida. Portanto, é fundamental que você aceite isso e previna-se. Deixar para mudar só depois que está doente pode ser tarde demais. Admitir o problema ajuda a tomar a atitude de mudar. Negar só vai te prejudicar; 2 - Seja mais produtivo - Quanto mais tempo você tiver para aquilo que você realmente gosta de fazer, menos estresse você terá. Com tempo disponível, consegue ir ao médico, praticar esportes, sair com os amigos, se dedicar mais a família e aos sonhos. É outra vida!;

óbvia, se você fizer as coisas do mesmo jeito, seu estresse permanecerá. Defina as suas áreas de mudança e comece algo novo; 5 - Procure ajuda - Não tente enfrentar estresse sozinho. Cercado de pessoas que gostam de você, fica mais fácil resolver o problema. Converse com o seu chefe, familiares ou amigos. Peça ajuda para marcar médicos, para acompanhá-lo nos exames, para fazer algo diferente, para ir com você à academia ou simplesmente para aproveitar mais a vida; 6 - Nem tudo é tão grave quanto parece - Que muita gente faz tempestade em copo de água é inegável. Quantas tarefas urgentes não são tão urgentes assim? Quantas situações que até então eram pouco complicadas tomaram proporções gigantes de repente? A próxima vez que surgir um problema, analise com objetividade em vez de alimentá-lo. Um pouco de leveza ajuda muito a reduzir o estresse e a focar os pensamentos em atitudes mais relaxantes.

3 - Invista nos seus hobbies ou na sua fé - Você precisa ter uma válvula de escape, algo que te ajude a se sentir

CHRISTIAN BARBOSA É o maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade. É fundador da Triad Consulting, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo. Dá treinamento e palestras para as maiores empresas do país e da Fortune 100. É Facilitador do programa de empreendedores do Sebrae/ONU-Empretec e autor dos livros A Tríade do Tempo e Você, Dona do Seu Tempo, Estou em reunião e Mais tempo mais dinheiro.  www.triadps.com e www.maistempo.com.br

43


GF NEWS

GF INAUGURA NOVA SEDE EM CURITIBA

A GF, reconhecida no mercado nacional e internacional pela inovação constante para os usuários da comunicação visual está em nova sede! Com o objetivo de expandir cada vez mais o GF Profissional, líder no segmento de treinamentos para este mercado, o novo espaço, em Curitiba, agrega diferenciais para os cursos que já eram oferecidos e promete grandes novidades para 2018! Ainda em 2017 será possível uma “imersão” de conhecimento com os treinamentos: Operacional em impressoras digitais (27 e 28 de novembro) e Técnico em impressoras digitais (29/11 à 02/12) com o Mestre Vinicius Timi e o Curso atualizado de Gerenciamento Avançado de Cores (11/12) com o melhor profissional da América Latina: Marcelo Chagas! Para 2018 teremos novos cursos, como o de Sublimação, fruto de uma parceria com a Epson que disponibilizou um equipamento para os cursos. Também teremos um novo equipamento Roland SP-540V para os treinamentos operacionais, técnicos e de colorimetria. O novo espaço é maior, com mais conforto e comodidade aos alunos, ao lado da rodoviária de Curitiba, com várias opções de hotéis próximos, além de ficar a poucos passos do cartão postal de Curitiba, o Jardim Botânico.

44


Acesse o nosso site, confira as grades curriculares, e consulte a agenda de cursos através dos emails: capacitacao@grandesformatos. com, atendimento@ grandesformatos.com ou fone (41) 3023-4979 O novo endereço da GF Profissional é: Av. Prefeito Omar Sabbag, 947 – Jardim Botânico, Curitiba – PR, 80210-000

A EMPESOL

através de sua atuação focada na região nordeste, tem se consolidado como a principal fornecedora de equipamentos e suprimentos para os mercados de comunicação visual e sublimação. Nossos principais produtos Lona, vinil, impressoras, routers, lasers, chapas de ACM, PS, PVC, XPS e acrílicos, plotters de recorte, tintas Mimaki e Jetbest, dentre muitos outros.

Fornecedor Autorizado: Productos Autoadhesivos

NOSSAS LOJAS Salvador - BA 071 3252-3257 / 071 98124-7095 salvador@empesol.com.br

Feira de Santana - BA 075 3023-7200 / 075 99712-5644 feira@empesol.com.br

Maceió - AL 082 3313-1680 / 082 98887-0172 maceio@empesol.com.br

Recife - PE 081 3090-6187 / 081 99562-1222 recife@empesol.com.br

Caruaru - PE 081 3046-2051 / 081 99520-8768 caruaru@empesol.com.br

Fortaleza - CE 085 3013-9978 / 085 99635-2718 fortaleza@empesol.com.br


$$$

ARTIGO

COMO O INVESTIMENTO NA SUA CARREIRA IMPACTA POSITIVAMENTE NO RESULTADO DAS SUAS VENDAS. A profissão de vendedor é uma das mais antigas do mundo. Partindo do pressuposto de que vender é a troca de um produto ou serviço por um determinado valor, podemos concluir que essa prática é feita desde a Grécia Antiga e ganhou mais força durante a Revolução Industrial.

Diante desse novo cenário, o profissional de vendas que antes precisava apenas ser um profissional que se expressava bem e sabia as características de um determinado produto, está sendo obrigado a abraçar essa mudança para continuar percorrendo na área de vendas.

Por outro lado, por mais que as táticas de vendas sejam milenares, é importante ter em mente que o modelo de vendas que é usado para criar confiança e efetivar vendas está mudando rapidamente diante de nossos olhos.

E a partir desse momento que o mercado passou a exigir uma nova postura do profissional de vendas. Afinal, existem muitos produtos bons no mercado e ter um produto de ótima qualidade ajuda, mas não é suficiente. O profissional de vendas hoje, entende que uma pergunta bem feita e saber ouvir é o mais importante, que entender do comportamento das pessoas é essencial para ter bons resultados.

Você já deve ter percebido que os compradores atuais têm muito mais poderes do que em qualquer outro momento da história, basta lembrar que os métodos de comunicação mudaram, bem como o círculo de influência, disponibilidade de informação, cenário competitivo e principalmente o comportamento de compra.

Diante dessas transformações, fica uma reflexão: você tem trabalhado algum método de vendas moderno ou tem usado os mesmos esforços que sempre usou para garantir suas

vendas? Qual foi a última vez que você investiu na sua carreira? Essas são apenas duas de muitas questões que fizeram com que a profissional Iara Luz desenvolvesse o curso “Por que alguns vendedores batem a meta e outros não?” direcionado à pessoas que buscam se atualizar, aprendendo uma nova abordagem de vendas, com base na neurovendas e PNL. Assuntos como “mudanças que impactam a rotina de vendas” e “como fazer com que os esforços acompanhem o resultado” serão abordados no curso que será no dia 11/11, das 9h às 12h, no Jau Coworking. Basta acessar o link abaixo para mais informações. Vagas Limitadas. https://www.eventbrite.com.br/e/ curso-por-que-alguns-vendedoresbatem-a-meta-e-outros-nao-tickets-38645895915

SOBRE A PALESTRANTE Iara Luz, Master Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, e atua há mais de 20 anos na área de vendas. Convidamos a todos para uma manhã repleta de reflexões e apresentação das táticas mais utilizadas no mundo pelos renomados profissionais de vendas.

46

Será uma ótima oportunidade para analisar como as vendas andam evoluindo e a como maioria das organizações dependem 100% de um processo moderno para de fato terem sucesso no mercado. Aprenda a praticar novas ações e veja como isso impactará positivamente no aumento dos resultados.


Sublimação Digital

BRASIL – ITÁLIA

J-NEXT

J-CUBE


Digital StoreFront

®

Software de eCommerce Web-to-Print

A solução flexível, poderosa e líder da indústria para impressão web-to-print www.efi.com 48

+ 55 11 2199-0000

© 2017 ELECTRONICS FOR IMAGING, INC. ALL RIGHTS RESERVED. | WWW.EFI.COM

Profile for Revista Grandes Formatos

Edição nº 124 | e-Commerce para Bureaus de Impressão!  

Edição nº 124 | e-Commerce para Bureaus de Impressão!  

Advertisement