Jornal Grande Porto - Edição 19

Page 5

Economia

GRANDE [ PORTO ]

Shiploader entra em operação no Pecém

logística] Equipamento será inaugurado no embarque de 100 mil ton de minério de ferro, realizado pela empresa Tecer, operadora portuária com atividades no terminal.

Shiploader vai dar eficiência às operações de embarque no porto

O

Terminal Portuário do Pecém vai colocar em funcionamento, a partir do próximo dia 7 de novembro, um dos mais modernos equipamentos utilizados no carregamento de navios - o shiploader, que fará sua operação inicial com o embarque de 100 mil toneladas de minério de ferro. A Tecer, uma das mais modernas operadoras portuárias do País, é a empresa responsável pelo embarque do produto, que tem como destino a China. Segundo o diretor comercial da Tecer, Carlos Alberto Nunes Filho, a entrada em funcionamento do shiploader abre novas perspectivas de negócios para o Porto do Pecém, que se destaca por operar com um modelo institucional exclusivo do setor privado, trazendo maior eficiência, custos operacionais competitivos e transit time diferenciado. O shiploader será usado inicialmente para o embarque de minério de ferro, mas está habilitado para outras operações de embarque de cargas como manganês, soja, milho e outros granéis sólidos. A expectativa com esse novo equipamento é alcançar uma produtividade de 15 mil toneladas de carga por dia, o que garante a conclusão do embarque de todas as 100 mil toneladas de minério de ferro em sete dias. “Isso já nos garante

uma produtividade próxima aos padrões internacionais, colocando o Porto do Pecém em uma posição de destaque em logística”, ressalta Carlos Alberto. A Tecer está presente no Porto do Pecém desde o início das operações naquele terminal, em 2002, e se destaca como uma das mais modernas operadoras portuárias do Brasil em mo-

vimentações de contêineres, cargas em geral, granéis sólidos e cargas de projeto. A empresa é resultado do investimento de outras duas grandes operadoras do setor de logística, a Termaco e a Tomé, e tem em seu quadro de pessoal 450 colaboradores. Todas as grandes empresas que atuam na área do Complexo Industrial e

Portuário do Pecém (Cipp) já utilizaram, em algum momento, os serviços da Tecer e a tendência é que esse fluxo comercial seja cada vez mais intensificado. As estruturas e os equipamentos importados para as construções dos terminais de regaseificação da Petrobrás e a Termelétrica do Pecém, por exemplo, contaram com a Tecer como um dos principais parceiros operacionais para o desembarque de seus produtos. Um dos grandes desafios citados pela empresa foi a descarga da turbina da Usina Termoelétrica do Pecém , de 266 toneladas. “Nós trabalhamos com todas as matrizes de negócios, nosso propósito é atuarmos como um canal de logística para apoiarmos as ações de importadores e exportadores e, por isso, nossas instalações portuárias têm essa característica multiuso na diversificação de cargas movimentadas l”, reitera o diretor comercial da Tecer.

Operações Portuárias realizadas pela Tecer Operação de Contêineres – Alcançou produtividade média de 45 contêineres por hora. Seus Dois guindastes, tipo MHC Liebherr e LHM 500 possuem capacidade individual de 100 toneladas. Operação de Siderúrgicos – Com uma produtividade média de 400 toneladas/hora, a Tecer já movimentou 3 milhões de ton. de produtos siderúrgicos, como bobinas de aço, fios máquinas, vergalhões, chapas, tarugos e barra chapa, dentro dos padrões de segurança exigidos pelos importadores e a Ceara Portos, empresa que administra o Terminal Portuário do Pecém. Operação de granéis sólidos – entre as cargas movimentadas, o destaque vai para as operações portuárias pioneiras para o terminal portuário do pecém no embarque eu descarga de granéis como minério de ferro, clinquer, escória e fertilizantes onde já movimentou 2,180 milhões de toneladas, com produtividade média entre 500 a 800 toneladas por hora. Operação de Eólicos – A Tecer já movimentou Blades, Towers, Nacelles e Hubs, utilizando os berços 5 e 6 do Terminal de Múltiplo Uso (TMUT), que não possuem nenhuma restrição operacional para esse tipo de carga. A produtividade média é de 10 peças por hora. Operação de cargas de projetos – Movimentação de 95 navios, com 105 mil toneladas com cargas de projeto. A produtividade alcançada foi de 60 toneladas por hora. Serviços acessórios – Movimentação de mais de 1 milhão de toneladas de mercadorias para atender às exigências dos órgãos federais e estaduais realizando os seguinte serviços: retirada de amostra, posicionamento na área de vistoria, inspeção geral, descarga no armazém, carregamento de carretas e o desenvolvimento de projetos logísticos integrados.

5

PORTO S/A Por Beto Almeida

almeidabeto85@gmail.com

Ativos de Iluminação Pública Os prefeitos estão preocupados em assumir mais uma responsabilidade no início de 2014: a gestão dos ativos de iluminação pública. Emitida em 2010, uma norma da Anatel determina que, a partir de fevereiro do ano que vem, os cuidados com manutenção e expansão da rede estejam sob a responsabilidade dos municípios e não mais de concessionárias e distribuidoras de energia, como ocorre hoje com a Coelce no Ceará. Mas os gestores alegam dificuldades para manter o serviço. Por isso, a Anatel estuda estender para 31 de dezembro de 2014 a data-limite para que municípios com menos de 50 mil habitantes assumam esses ativos da iluminação, mas a decisão ainda depende de uma série de audiências públicas. Torçamos para que isso não sirva de justificativa para aumentar a Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

Eficiência...

...e Logística

O Porto do Pecém inaugura nesta primeira semana de novembro um dos mais modernos equipamentos utilizados no carregamento de navios, um imenso guindaste conhecido no meio portuário por shiploader. Será esse gigante que fará o embarque de 100 mil toneladas de minério de ferro com destino para a China. A Tecer, uma das mais modernas operadoras portuárias do País, é a empresa responsável pelo embarque do produto.

O shiploader vai garantir uma produtividade de 15 mil toneladas de carga/ dia, melhorando ainda mais a eficiência logística e produtividade do Porto do Pecém. Outros produtos, como granéis sólidos, também serão embarcados com a ajuda desse equipamento, que precisa, inclusive, de um profissional qualificado para operá-lo, ao toque suave do joystick.

Livre Comércio O presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, Cesar Ribeiro, esteve na Costa Rica, onde participou da 17ª Conferência das Zonas de Livre Comércio das Américas.

Orgulho do Ceará O governador Cid Gomes assinou nessa quarta-feira (30),ordem de serviço para a construção do residencial Orgulho do Ceará II, que terá 2.096 unidades habitacionais em Maracanaú. Os imóveis fazem parte do programa federal Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e atenderá famílias de baixa renda inseridas nos cadastros dos governos municipal ou estadual. O contrato, assinado entre o Banco do Brasil e a construtora Direcional Engenharia em 2012, tem valor de R$ 136 milhões.

Combustíveis A presidenta da Petrobras, Graça Foster pediu, mas o ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou o reajuste do preço da gasolina. Mas o aumento será inevitável. Resta saber se a metodologia sugerida pela presidente da Petrobrás, de um agatilho automático para o reajuste de combustíveis, vai ser aceito. O formato é bom para a Petrobras e melhor ainda para o Governo, porque evitaria desgaste com anúncios oficiais. E isso em na eleitoral tem resultado imprevisível.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.