Issuu on Google+

O Grande Jornal

Imbituba, Quinta-feira, 8 de julho de 2010

Nº 04 ANO 1

J o r n a l Quinzenal

Exemplar: R$2,00

PASSADO

SOCIAL

AMIGOS

LEI NA EDUCAÇÃO

História de um­ grande empresá­ rio brasileiro /06

Achados e per­ didos do Grande Jornal /09

Grandes amigos­ ra­ dialistas estiveram na África do Sul /10

Lei sobre a dis­ criminação do en­ sino a distância /11

Um homem que entrou para a história A vida de um político pioneiro de nossa Imbituba contada por sua esposa /04

Imbituba .:

Rotula confusa provoca acidente no centro da cidade /02

Mercado .: Novos cursos de especialização para a área portuária /03

Política .: Tudo o que pode e o que não pode nas campanhas pela internet /13

O inicio da carreira do polêmico Dunga Os primeiros passos de um dos homens mais polêmicos da copa do mundo /12


JORNAL de julho de 2010 02 O8 GRANDE

POLÍTICA

“O sucesso é uma consequência e não um objetivo.” (Gustave Flaubert)

IMBITUBA>>

Rótula confusa provoca acidentes Redação GJ Um grande número de cidadãos reclamou a este jornal, sobre a nova rótula em frente à entrada do Porto de Imbituba, que já provocou alguns acidentes divulgados em nosso programa de rádio, na 89 FM.

Visão Política Por: Fernando Carvalho

E-mail: grandejornal89@hotmail.com

Jaison Cardoso: Um vereador secretário ou um secretário vereador, ele precisa definir para se preparar para a sua intenção de disputar a cadeira do executivo. Jaison está atualmente na secretaria de obras do doa atual governo, mais tem que trabalhar muito para ter fôlego de candidatura majoritária, segundo os bastidores ele é o mais cotado do governo para sucessão municipal, vamos aguardar. Zalmir Pires: o Empresário que largou a secretaria regional sul para cuidar dos seus negócios junto com sua família, é um nome de respeito no meio político e empresarial, mais dizem que ele agora está focado nas empresas, que vem trabalhando a todo vapor, tem uma boa equipe de trabalho e acredita nos seus projetos futuros, já provou que é um bom administrador.

Muitas pessoas que vem de fora, ainda se confundem e colocam em risco a paz no trânsito da cidade, já que essa é uma estrada muito movimentada de nosso município.

Uma informação: Um empresário de Imbituba está de malas prontas para Garopaba, motivo não se sabe, o que se informa é que ele tem interesse em participar do pleito municipal da bela Garopaba. Bom, vamos aguardar para ver se essa mudança acontece, caso contrário ele terá que lançar seu filho por aqui em Imbituba mesmo, isso se o rapaz quiser.

As autoridades deveriam buscar soluções urgentes para resolver este problema, afinal, quem mora em Imbituba já se acostumou, mas quem nos visita não.

TIRINHAS DE HUMOR

Rui Geraldo Rodrigues: Um amigo me informou que Rui não definiu o nome dos seus candidatos a deputados, será que ele está esperando os demais tucanos? Ele tem e goza de um grande prestígio da bancada do PMDB, mais seu coração é tucano, ainda é o suplente que mais trabalha em Imbituba, isso no PMDB e também no PSDB e agora Rui? Batista e a Vereadora Romana: Quem está com prestigio em alta é o radialista sertanejo Batista Ventania, ele que apresentou a vereadora Romana Remor aqui em Imbituba e ela caiu na graça de alguns amigos, ela esteve no GJ rádio e foi muito elogiada por sua participação. Oposição: O vereador Dorlin Nunes está em alta câmara de vereadores, ele tem se destacado por fazer alguns pedidos ao chefe do executivo e até reclamado da demora dos requerimentos, segundo ele tem requerimentos que demoram até dois anos. Ele foi aparteado por Rogberto, Thiago Machado e Claudio do Raio-X, está pintando um bloco oposicionista?

GJ Expediente

Publicação: Editora Grande Jornal LTDA - ME. CNPJ: 11.870.801/0001-24 Endereço: Av. Brasil sala 03, Cento Imbituba - SC CEP: 88780-000 Telefone: (48) 3255-1063 Diretor Geral e Jornalista Responsável: Fernando Carvalho Grandejornal89@hotmail.com Diagramação: Lucas Francisco Gonçalves lucas_iol@hotmail.com Departamento Comercial: Kaká Siqueira

kakaogj32551063@hotmail.com Editora Chefe: Anny Caroline Siqueira de Carvalho annycaroline15@hotmail.com Colaboradores: Orlando Pacheco Júnior; Rafael Pires; Nelson Wolter; Luciana Soares Alves; Renildo Pioneiro; Pastor Benívio; Lucas Francisco; Fernando Carvalho Impressão: Espaço Gráfico LTDA. Área de circulação: Imbituba, Laguna, Imaruí e Garopaba.


Espaço

empreendedor Por: Luciana Soares Alves

MARKETING PESSOAL As mudanças estão acontecendo de maneira que o ser humano tem que aprender a lidar com a arte da adaptação, ou caso contrário, pode ficar para trás e até mesmo perder seu emprego. As empresas de hoje analisam muito mais do que sua experiência profissional. A preocupação com o capital intelectual e a ética são fundamentais na definição do perfil daqueles que serão seus colaboradores. Além desses detalhes, a habilidade de se automotivar e de motivar as pessoas a sua volta, também fazem parte do Marketing Pessoal. Você tem que oferecer o seu produto, que é o seu trabalho. A sua Marca, é o que você passa para aqueles com quem convive. Não adianta apenas saber fazer, mas sim querer fazer da melhor maneira. Nos dias atuais, não é apenas o trabalho que é vendido, mas também a imagem, a personalidade, a maneira de lidar com as situações. Deve-se saber trabalhar em equipe, respeitar a opinião e a maneira dos outros pensarem. Dicas para ter o DIFERENCIAL: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

EMPREENDEDORES>>

soluções.

CEAR

Matrículas abertas para Escola de Futebol CEAR Categorias de Base do Imbituba FC

(48) 3255-4004

Rádio 89.3 FM essa é a rádio (48)32552263 (48)32553776

03

Especialização para a área portuária em Imbituba

Fernando Carvalho Os diretores da Qualiports José Amilca e Leandro estiveram no programa da 89, falando sobre o lançamento da empresa que irá iniciar alguns cursos em Imbituba. Eles destacaram a importância da empresa ser

Ser otimista e bem-humorado Transmitir confiança Saber ouvir Ter paciência Cuidar da aparência Ter habilidades de comunicação Valorizar seu trabalho Dizer a verdade

“Não encontro defeitos. Encontro Qualquer um sabe queixar-se.” Henry Ford

INICIATIVAS

O GRANDE JORNAL 8 de julho de 2010

genuinamente imbitubense, pois algumas empresas de fora não cumpriram com o prometido em relação à certificação. Os empreendedores acrescentaram que não querem distribuir certificados e sim preparam o trabalhador para a sua função. Alguns cursos apre-

sentados pela Qualiports: empliladeira de pequeno e grande porte, Guindaste MGC, Portaines, conferentes Operador de Pá carregadeira, Guindasteiros entre outros. A mesma promete uma ótima profissionalização para os interessados na área portuária.

GRANDE INICIATIVA>>

Associação Amigos do Xadrez Anny Caroline O Xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza re­ creativa e competitiva, para dois jogadores ou mais A nossa cidade, além de suas belezas naturais e esportes radicais, vem se destacado também, com um esporte intelectual como o Xadrez, que é praticado por crianças, jovens e adultos no mundo inteiro. Projetos deste tipo crescem a cada dia e fazem a diferença na sociedade. Como fazer crianças se interessarem por este tipo jogo? O Estudante de Educação Física Felipe Tavares Guimarães, 20 anos, se dedica há nove anos ao Xadrez e fala que para as crianças, é um divertimento participarem dos torneios, viajar e exercer suas habilidades no

jogo, que aparentemente é difícil, mas quando se pega o jeito, se vai longe. “A nossa Associação não tem fins lucrativos. Ela está aí para fazer parceria com as escolas e arrecadar alunos para disputarem campeonatos fora da cidade. Desde Chapecó até Joinville e Criciúma. Imbituba é destaque e traz muitos prêmios para casa.” A Aluna de Xadrez, Larissa Pacheco Manoel, 11 anos, diz que a cada dia

se aprende algo diferente no esporte. “Quando agente vai para algum torneio estadual e perdemos, aprendemos mais ainda. O que agente não entende na aula, entendemos na prática dos campeonatos.” Praticando o esporte, a criança aprende desde cedo que existe uma hierarquia na vida, mas se você for forte, não importa o quão humilde seja, pode chegar muito longe e realizar seus sonhos.


JORNAL de julho de 2010 04 O8 GRANDE

ENTREVISTA

Entrevista com Maria Terezinha Pillmann Machado esposa de Osmar Florentino Machado

O ilustre senhor Osmar Florentino Machado

… No dia 3 de outubro de 1958, ocorre a primeira eleição para Prefeito e vereadores de Imbituba. Primeiro Prefeito Eleito: Nelson Souza concorrendo pela UDN, venceu por diferença mínima o seu adversário Osmar Florentino Machado, do PSD.

’’

Livro dos Pioneiros, de Renildo Ferreira.

A

É claro, Paraíba, que pro­ blemas todos nós temos, mas sabendo administrar, a cruz fica menos pesada. Quem diz que não tem problemas está mentindo, todos temos, mas, temos que saber sair deles. Sei que, se eu ficar de bom humor, as pessoas terão prazer em ficar comigo, e se eu for uma pessoa mal humorada, chata, ninguém vai querer estar comigo.

lém de seus dois filhos biológicos (Suzana e Carlos), adotou mais outros seis fi­ lhos: Dalírio Silva, Zilá de Sousa Gil, Jalmeci de Sousa, Marlete de Sousa, Odília de Sousa e Márcio de Sousa. Tem cinco netos: Suzana, Fernanda, Camila, João Osmar e André, os quais são sua alegria de viver. Dos seus genros e noras, os que moram em Imbituba são: Katia R. Raupp e Paulo Roberto S. Gil.

G.J – Quais as atividades que o Sr. Osmar Florentino Machado exercia?

GJ - Dona Maria, inicialmente gostaríamos de saber de onde a sra. é natural? Eu sou natural de Porto Alegre, filha de Alemães, de uma família de 06 filhos, onde eu fui a única mulher. Vim para Imbituba em 1952. No inicio tive dificuldades de me adaptar, pois vim de uma cidade grande, comecei a trabalhar muito cedo, na Rua da Praia, super movimentada para quem conhece. Naquela época, tive vontade de voltar para minha cidade natal e para minha família, mas, depois me apeguei muito a esse lugar e as pessoas. Hoje sou cidadã Imbitubense, pois recebi este título em 2002, do então vereador e atual Prefeito, José Roberto Martins, o que me deixou muito feliz.

Dona Maria Terezinha Pillmann Machado G.J – E o relacionamento com o povo imbitubense? O povo da cidade é muito hospitaleiro e faz desta­ cidade o que ela é, uma cidade tranquila e aco­ lhedora. Aqui, por exemplo, tenho liberdade para ir numa loja, comprar e pagar depois, sou muito conhecida pelos logistas, sendo tratada com confiança e respeito, pois tenho bons amigos no comércio. Em algumas lojas tenho até uma cadeira para descansar. G.J – O que a senho-

ra acha de morar na cidade de Imbituba? Quando eu cheguei aqui não tinha quase nada, naquela época sentia muita falta da minha família. Mas, com o tempo, acabei me acostumando com a cidade e fiz muitos amigos. Não havia um bom comércio, era muito difícil de comprar qualquer coisa na cidade naquele tempo. Tínhamos que ir sempre até Laguna ou outra cidade como Florianópolis e Tubarão. Hoje temos médicos, lojas e a liberdade de viver tranquilamente. Quanto às praias, eu não frequento muito, mas gosto da Praia

da Vila, que é muito bonita.

Osmar fundou há 60 anos, a primeira Agencia de Navegação cujo nome na época era MTP Machado em minha homenagem, mudando de nome em 1984 para Agência Marítima Imbituba. Hoje a agencia é administrada pela nossa filha Maria Zilá e neta Suzana.

G.J – A senhora GJ- Como a sra. faz para manter esta energia, acompanhou muito sobre essa alegria de viver, com a construção da cidade de Imbituba? 83 anos? Eu caminho diariamente, faço palavras cruzadas, tricot (sapatinhos para doar para criança carente), sou voluntária da Rede Femi­ nina de Combate ao Câncer, do Lanche da Amizade. Procuro ajudar as pessoas e ter bons pensamentos, pois, se a gente ficar só reclamando da vida, atrai coisas ruins. Aprendi a não ficar de mal humor com meu marido.

Sim. A construção da rua de baixo, os trabalhos da família Catão, dos Cotrin­, a construção da Igreja, do Hospital São Camilo. Acompanhei o crescimento desta Cidade. GJ - Como conheceu o senhor Osmar Florentino Machado? Levaram-me

para


ENTREVISTA

O GRANDE JORNAL 8 de julho de 2010

05

Na direita, Seu Osmar ao lado de Osny João de Souza outras lideranças

Dona Maria Terezinha com a filha Zilá e as netas Suzana, Fernanda e Camila

conhecê-lo. Primeiro eu conheci seus irmãos, depois me apresentaram o Osmar, que veio a ser meu esposo. Era um bom homem, e muito otimista. Era muito feliz, aproveitava bem a vida. A minha sogra, dona Inocência Machado, me dizia que o Osmar quando estudava, sempre estava atrasado para pegar o trem, mas nunca o perdia, pois corria muito para alcançá-lo. Era muito sortudo. Gostava de jogos e ganhava bom dinheiro no jogo, era também, um homem muito inteligente. Gostava de política, estava sempre envolvido com os políticos da região.

vereador e Prefeito. No dia da eleição para prefeito de Imbituba, ele estava deitado, descansando e esperando o resultado. Eu não sabia muito de Política, e nem estava acostumada com esse movimento todo, mas naquele dia eu olhei para ele e disse: “Osmar, vais perder esta eleição”. Percebi que disse algo muito forte, ele me olhou­de um jeito que nunca esqueci. Então, ele perdeu a eleição para Nelson Souza, por apenas dezessete votos. Ele estava muito confiante, achei que por isso, se acomodou um pouco. Ouvimos o resultado pelo rádio. Foi a primeira vez que votei numa eleição. Era um homem de grande humor, não admitia pessimismo ou mau humor.

G.J – Como foi Osmar Florentino Machado na Política? G.J - O senhor OsEle gostava muito, mar se destacou muito na tinha sempre boas e grandes política de Laguna. Como ideias. Chegou a participar foi esse período? do processo eleitoral, como

O Osmar foi prefeito substituto daquela cidade e também vereador. Naquela época, O Osmar gostava muito de fazer política e recebemos diversas autoridades e políticos em minha casa, como por exemplo, Nereu Ramos e sua comitiva, Joaquim Ramos, Epitácio Bittencourt e seus correligionários.

Seu Osmar Machado, dona Maria e Dona Eutalia

dormir com a TV ligada (risos). O meu genro Gil, é uma pessoa maravilhosa, me sinto muito bem com ele. Meu filho Jalmeci, muitas vezes me leva de carro até os médicos quando preciso. Minha nora Kátia, também é uma pessoa muito querida

GJ- D. Maria uma mensagem para o Grande Jornal. Eu gostaria de agraG.J – Para finalizar, decer a oportunidade, a fale um pouco sobre sua lembrança da Equipe do família. Grande Jornal, de nos proEu adoro todos os curar, resgatar histórias meus filhos e netos, como sobre pessoas e sobre Imbise tivessem meu sangue. A tuba. Vocês estão de parabéminha filha Zilá, foi sempre ns, pois estão contribuindo muito sapeca, e aprendeu a com a cultura Imbitubense. dirigir muito cedo. O Osmar Pois já li as outras edições e tinha um grande carinho por gostei muito, de ver pessoas ela e a protegia. Nunca man- amigas no jornal. Inclusive dei ela fazer um trabalho de mandei alguns jornais para escola, dava conta sozinha. meus cunhados em outras Minha neta Suzana costuma cidades e para amigas em dormir comigo e como gosta outros Estados. de silêncio não consegue GJ - O que você es-

pera e deseja para a nossa Imbituba? O que eu mais desejo e espero é que um dia o hospital tenha boas condições para receber e atender as pessoas com todo o conforto e preparo que elas merecem, sem a necessidade de campanhas mensais, para mantê-lo de portas abertas para população sempre. “Reaberta a sessão, o Doutor Juiz Presidente deu por finda a sua missão, passando a Presidência ao vereador Osmar Florentino Machado, Presidente da Câmara recémeleito e empossado. Laguna, 03 de janeiro de 1948.” – Câmara de Laguna. “Meu sogro, Manoel Florentino Machado, foi um pioneiro. O primeiro carro que Imbituba conheceu era dele, a primeira geladeira também.” – Maria Terezinha Pilmann Machado.


JORNAL de julho de 2010 06 O8 GRANDE

CULTURA

A Primeira Vez a Gente PASSADO>> Nunca Esquece... Renildo Pioneiro: -Autor do “Livro dos Pioneiros” -Criador do “Dia Municipal e Estadual dos Pioneiros” -Presidente da Academia de Letras de Imbituba

Alguns Pioneiros do mês de Julho - Dia 03 de julho de 1928: John Logie Baird, inventor escocês, demonstra o primeiro sistema de televisão em cores do mundo; -Dia 05 de julho de 1908: Ânderson Williams Waterman, goleiro do Fluminense, marca o primeiro gol de um goleiro da história do futebol brasileiro; - Dia 05 de julho de 1946: O estilista francês Louis Read lança o primeiro biquíni; - Dia 05 de julho de 1996: Nasce a ovelha Dolly, o primeiro animal clonado; - Dia 10 de julho de 1962: A NASA e a empresa de telecomunicação AT&T, lançam o Telstar o primeiro satélite de telecomunicação civil; - Dia 13 de julho de 1930: o francês Lucient Laurent, marca o primeiro gol da história das Copas do Mundo, na vitória de 4 a 1 da França sobre o México; - Dia 19 de julho de 1931: acontece a primeira transmissão pelo rádio de um jogo de futebol no Brasil. A idéia da transmissão completa foi de Nicolau Tuma. Realizado no extinto Campo da Floresta, em São Paulo, entre as seleções de São Paulo e do Paraná. O jogo foi vencido pelos paulistas por 6 a 4; - Dia 20 de julho de 1969: Neil Armstrong torna-se o primeiro homem a pisar na lua; - Dia 21 de julho de 1914: Acontece o primeiro jogo da Seleção Brasileira de futebol. O Brasil venceu a equipe inglesa do Exeter City por 2 a 0. - Dia 25 de julho de 1978: Nasce na Ingla­ terra Louise­Brown, o primeiro bebê de proveta; - Dia 26 de julho de 1908: A primeira corrida de carros no Brasil e na América Latina teve como palco São Paulo, sob a organização do Automóvel Club de São Paulo. A chegada aconteceu no Parque Antártica (lugar da largada, aliás, o povão pagava 2.000 réis para assistir a largada e chegada). O Circuito chamava-se “Itapecerica” - com 75 kms de extensão. O vencedor foi o paulista Sílvio­Penteado. Quer entrar para a história? Então realize um feito pioneiro. Seu nome será eternizado no “Livro dos Pioneiros” – O primeiro e único livro do gênero no Brasil e no mundo.

Assis Chateaubriand, Chatô

Importante Jornalista, empresário e político paraibano

Lucas Gonçalves

F

rancisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, mais conhecido por Assis Chateaubriand ou por Chatô (depois da biografia de Fernando Morais), foi um dos homens mais influentes do Brasil­ nas décadas de 1940 e 50. Foi dono dos Diários e Emissoras Associadas, que chegou a reunir dezenas de jornais, revistas, estações de rádio e de TV. Também foi o pioneiro da TV na América latina com a criação da TV Tupi em 1950. Chatô estudou no Ginásio Pernambucano, em Recife, e aos 15 anos começou a estudar Direito, chagando a ser tornar professor de Filosofia do Direito. Começou sua carreira no jornalismo escrevendo para a “Gazeta do Norte”, para o “Jornal Pequeno” e o “Diário de Pernambuco”. Em 1925 mudou-se para o Rio de Janeiro e se tornou colaborador do “Correio da Manhã”. Em 1924, assumiu a direção de “O Jornal”, embrião do maior conglo­ merado de mídia da America Latina, os Diários Associados: 34 jornais, 36 emissoras de rádio, 18 estações de televisão, uma agência de notícias, uma revista semanal (“O Cruzeiro”), uma mensal (“A Cigarra”), revistas infantis e uma editora. Com a Aliança Liberal, Chateaubriand apoiou o movimento revolucionário de 1930,

que levou Getúlio Vargas ao poder. Durante o Estado Novo, conseguiu de Getúlio a promulgação de um decreto que lhe deu direito à guarda de uma filha, após a separação de sua mulher. Em 1941 esteve a frente­ da Campanha Nacional de Aviação, com o lema “Dêem asas ao Brasil”. Embora fosse um dos representantes da emergente burguesia nacional, não deixou de assumir posições favoráveis ao capital estrangeiro. Publicou mais de 11870 artigos assinados nos jornais, dando oportunidades a escritores e artistas desconhecidos que depois virariam grandes nomes da literatura, do jorna­ lismo e da pintura, como:Graça Aranha, Millôr Fernandes, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Cândido Portinari e outros. Com seu espírito inquieto e empreendedor, fundou o Museu de Arte de São Paulo (MASP), em 1947, com uma coleção de obras­ de grandes artistas, adquiridas na Europa do pósguerra, graças à colaboração de Pietro Maria Bardi. Em 1952 foi eleito sena­ dor pela Paraíba e, em 1955, pelo Maranhão, tendo renunciado a este mandato para assumir a embaixada do Brasil na Inglaterra. Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1954, ocupou a cadeira deixada por Getúlio Vargas. Com o tempo Chateaubriand foi dando menos importância aos jornais

e voltando sua atenção para o rádio e a televisão, sempre investindo em novas tecnologias. Na década de 1960, porém, o maior império das telecomunicações no país estava endividado e Chatô sofreu uma trombose que o deixou paralisado e o fez comunicar-se por uma máquina de escrever adaptada. Em 10 de agosto de 1967, entregou à Fundação Universidade Regional do Nordeste (hoje UEPB), o primeiro acervo do Museu Regional de Campina Grande (PB). O acervo foi chamado de “Coleção Assis Chateaubriand” e o museu de artes recebeu o seu nome. Chateaubriand morreu em 1968 e foi velado ao lado de duas pinturas: um cardeal de Velázquez e um nu de Renoir, simbolizando, segundo Bardi, as três coisas que mais amou: o poder, a arte e a mulher. Deixou os Diários Associados para um grupo de vinte e dois funcionários, atualmente liderados por Álvaro Texeira­ da Costa. O Condomínio Acionário das Emissoras e Diários Associados é, conjuntamente, o 6.º maior grupo de comunicações do país. Tendo como carro chefe cinco jornais em grandes cidades do Brasil, líderes em suas respectivas praças (dos quinze que ainda restam). Fontes: UOL/Wiki


GERAL

O GRANDE JORNAL 8 de julho de 2010

Parabéns Joel por mais um ano de Vida!

07

Projetando por Rafael Pires

Informação

ARQUITETURA E COPA DO MUNDO Copa do Mundo, as atenções se voltam para um país, e a Arquitetura ganha um enfoque especial.

Ruiz corretor de imóveis

Classificado de Imóveis ALUGUEL CASAS VILLA NOVA – Casa de alvenaria, 3 quartos, sala, Cozinha, banheiros, garagem, área de serviço, situada Rua Manoel Lúcio Machado, 293 Vila Nova. R$ 450,00 VILLA NOVA – Casa de alvenaria, 3 quartos, 2 salas, 3 banheiros, churrasqueira, piscina, situada a Rua Orlando Bressam Martins, 267 R$ 1.000,00 CENTRO – Casa Madeira nobre, 2 quartos, sala, cozinha, WC, garagem, toda murada e mobiliada, bem no centro da cidade Av. Nicolau Bartolomeu da Rosa Matos, Granja Henrique Lage, Próx. Ao SupermercadosTieli R$ 590,00 RIBANCEIRA – Casa madeira c/ cozinha de alvenaria, 3 quartos, sala, wc, área, churrasqueira, com mobília. Rua: José Luiz Ramos Leite, 355 Ribanceira após o Siri chita. R$ 600,00 SALAS CENTRO – 2 salas comerciais Prédio D. Vita. Em Frente ao Tieli Supermercado, com WC. R$ 360,00 CENTRO – Sala Comercial aprox. 50m2 R.: Irineu Bonrhausen 288 sala 202 Prédio em frente ao Althoff Supermercados R$ 530,00 VILA NOVA – sala comercial próx. Moveis Coelho. Localizada na Avenida Renato Ramos da Silva. R$ 475,00 VENDAS / CASAS GUAIUBA – Casa madeira 63 m2 , 2 quartos, sala, cozinha, wc de material, Terreno 20x21 com recibo R$ 25.000,00 SÃO TOMAZ – Casa Alvenaria com 2 quartos, sala, cozinha, WC, casa 7x8 56 m2 + 3,75 do WC, total 59,75m2 o terreno mede 12x20. Rua 17 de Outubro S/N. Próx. ao mercado Ailson. R$ 32.000,00. CAMPO DA AVIAÇÃO – Casa alvenaria, 2 quartos, sala, cozinha, área de serviço, churrasqueira e WC. Aprox. a 4ª rua após o Basileu R$ 75.000,00. OBS. Terreno possui escritura . VILA NOVA – Casa de

alvenaria, 3 quartos, sala, cozinha, área de serviço, WC. Terreno 288m2. Rua Santa Ana, 522, ao lado Clube da Vila R$ 130.000,00 VILA NOVA – Casa de madeira, 2 quartos, WC, Garagem, casa medindo 5x8 + 3,5x6 de garagem e terreno 12x26. R$ 30.000,00 PAES LEME – Casa de madeira com WC em alvenaria, com 2 quartos, sala e cozinha, terreno c/ aprox. 780m2 . R. Alameda Sta Paulina. Próx. A Gruta. R$ 65.000,00 (aceita propostas) PAES LEME – Casa de alvenaria, com 3 quartos, sala, Cozinha, Banheiro, Área de Serviço. R$ 60.000,00 Nova CENTRO – Casa de alvenaria com 3 quartos, sendo uma suíte, sala de jantar e estar, cozinha, área de serviço, lavanderia e garagem. Localizada a Rua Otacílio de Carvalho, 710 . Possui nos fundos casa de alvenaria com 2 quartos, sala, cozinha e uma sala comercial. R$ 260.000000 CENTROCasa de alvenaria c/ churrasqueira, 3 quartos, sala, cozinha, área de serviço, dispensa, 2WC. Próx. ao Fórum. Com Escritura R$ 298.000,00 NOVA BRASÍLIA – Sítio, casa de Alvenaria 9,5 x 6,5 com 2 quartos, sala, cozinha, WC, área de serviço, córrego, edícula e garagem. Entrada em frente a ZPE na casan. Terreno 18.000 m2 R$ 55.000,00. NOVA BRASÍLIA – Casa alvenaria, 2 quartos, sala, coz. WC, garagem, Varanda, área de serviço, 1 quarto está inacabado. Aprox. 90 m2. Terreno 15x30 = 450m2 . Próximo padaria Izabel. R$ 90.000,00 NOVA BRASÍLIA – Casa alvenaria, 2 quartos, sendo 1 suite com banheira Hidromassagem e closed. Sala, coz. com armários de Angelim e mesa de granito, área, churrasqueira, WC, área de serviço co lavabo rebaixamento em gesso, garagem, garagem com portão eletrônico e alarme na casa.Terreno 15x35 = 525 m2 . Próximo padaria Izabel. R$ 160.000,00 (Nova) NOVA BRASÍLIA – Casa Alvenaria 6,80x12 = 81,60m2, terreno 1,45 de frente e 17,30 de fundos, lateral 32,50 = 516,75m2. Ao lado Igreja Evangélica, em frente padaria Izabel

CRECI 7795 SC

(48)3255-0171 / 9982-7326 quem vai pro Sambaqui. R$ 70.000,00 NOVA BRASÍLIA – Casa Alvenaria no tijolo 7x7, 2 quartos, sala, cozinha, WC., parte de baixo garagem, WC para acabar s/ reboco. Lote nº 12 Rua projetada 12,50 x 30 = 375 m2 R$ 30.000,00 (PROMOÇÃO) BAIXOU NOVA BRASÍLIA quem vai para Imaruí – Casa mista com cozinha, Sala, Quarto, 2 banheiros, área c/ churrasqueira, área de serviço, toda murada. medindo: 16 metros de frente por 8 metros fundos mais garagem. Fundação toda de piso. Terreno 22x22. R.: Cônego Itamar Luiz da Costa. R$ 80.000,00 NOVA BRASÍLIA quem vai para Imaruí – Sítio medindo 27 x 100 = 2.700 m2 casa 4x9=36 m2 , possui 1 quarto, sala e coz. conjugada, WC e um rancho. R$ 50.000,00 APTOS CENTRO – Aptº ao lado Fórum com 2 quartos, sala, cozinha, wc, área de serviço, garagem todo documentado e pode ser financiado pela caixa. R$ 150.000,00. TERRENOS PARA VENDA GUAIUBA – Próximo a AFICC de frente a BR 101. Terreno com aprox. 2.440m2 . R$ 33.000,00 BAIRRO SÃO TOMAZ – 1 Terreno medindo 15x30 m2 = 450 m2 . R$ 11.000,00 LAGOA DO QUINTINO – 2 terrenos na Lagoa do Quintino com escritura, próximo ao bar arvoredo. Terreno com 337,5m2 e 337m2 . Um ao lado do outro a 60 m da lagoa. R$ 30.000,00 cada terreno. LAGOA DO QUINTINO – terrenos na Lagoa do Quintino com escritura, próximo ao arvoredo.337m R$ 30.000,00 LAGOA DO QUINTINO – 6 LOTES 12X25 m2 cada . Total R$ 150.000,00 ITAPIRUBÁ – Terreno em Itapirubá no Lote 15 Quadra 23/A Setor A. Loteamento Balneário Itapirubá, com área 375 m2, sendo 15m de frente por 25m de fundos. R$65.000,00

O país que irá sediar a Copa precisa se adaptar para receber milhares de pessoas, que durante todo o período de competição, estarão por todos os lugares. E assim, iniciam-se as diversas obras nas cidades, para construção de novos estádios ou reforma dos que já existem. Para a realização de uma obra deste porte são necessárias inúmeras exigências de extrema complexidade. O projeto deve atender rigorosos requisitos, tais como: estar de acordo com o padrão da FIFA, funcionalidade, estudos de insolação, eficiência acústica, projetos complementares, entre outros. Há ainda uma grande preocupação com a questão dos materiais a serem utilizados, bem como toda a tecnologia que será empregada para o bom funcionamento de tudo. Outro fator de extrema importância é a estética. É ela que causa a primeira impressão aos olhos de quem contempla a obra. É a parte mais visível da obra, o que irá transformá-la em um belo cartão postal. Em tempos de Copa do Mundo há um aque­ cimento nas atividades ligadas à arquitetura, visto que, este evento acaba sendo um incentivo e grande estimulador à realização de novas obras. Sendo assim, podem ser transmitidos à população em geral conceitos do belo e do funcional, proporcionando que a arquitetura cumpra suas principais funções de abrigar seus usuários com conforto, praticidade e provocar suspiros por sua beleza. Além de ser de extrema importância para a economia do país, pois através da arquitetura torna-se possível alterar diversas características nas cidades, criando também novos pontos turísticos.


JORNAL de julho de 2010 08 O8 GRANDE

CULTURA

Mídia e Tecnologia Por: Lucas F. Gonçalves

Novo Walkman pode ser usado debaixo d’água

LISTAS DAS NOVIDADES Este texto é um material referenciado no portal MSN e editado por mim.

As novidades da ultima versão do Windows Live Messeger, mais conhecido com MSN 1. NAVEGAÇÃO POR ABAS A antiga reivindicação dos usuários que ficam com dezenas de janelas abertas finalmente foi atendida e agora as conversações estão todas organizadas em abas, como a maioria dos mensageiros instantâneos já tem. 2. INTEGRAÇÃO COM O BING Agora ficará muito mais fácil fazer uma busca por fotos, textos e vídeos na web sem sair da janela de conversação com seu interlocutor.

Para quem gosta de praticar atividades esportivas ouvindo música e tem receio de molhar o aparelho de MP3 player com suor ou garoa, a Sony traz ao Brasil o novo modelo NWZ-W252 que, além de ser à prova de suor e garoa, também pode ser lavado para eliminar as sujeiras que aparecem com o uso constante. Integrante da série W, o NWZ-W252 tem capacidade de 2 GB de memória e estará disponí­ vel nas cores preto, branco, rosa e verde limão. É possível ouvir até 11 horas de música ininterrupta com ele e ainda encontrar os arquivos que quer escutar de forma muito mais fácil e intuitiva, por meio da função Zappin. Com esse recurso ativo, o aparelho vai tocar trechos de 4, 10 ou 15 segundos

de cada música para localizar o que o usuário deseja escutar. Ao término desse tempo, o aparelho passa automaticamente para o próximo arquivo. O equipamento começa a executar o trecho depois de 40 segundos da gravação, período em que geralmente já se inicia o refrão de uma música, o que ajuda o consumidor a identificar se é o conteúdo que quer ouvir. Os comandos do aparelho ficam conectados aos próprios fones de ouvido, como um headset, o que facilita a utilização durante a prática de atividades físicas, já que não é preciso carregar o produto em outro local. Preço médio: R$ 299,00 Fote: MSN

DIVULGAÇÃO

Quem está do outro lado da conexão? Dicas para descobrir

Todas as pessoas estão em algum lugar no mundo. No caso da internet, é possível saber a localização de um internauta por meio do endereço IP (do inglês, internet protocol), uma série de números que indicam a onde está determinado computador. Funciona de forma similar ao CEP, mas enquanto este indica a rua, o IP aponta a região em que a máquina está.

Você pode estar se perguntando qual a importância dessa informação. Mas a verdade é que o número IP permite saber se outras pessoas estão­ acessando sua conta de e-mail ou seu perfil em determinadas redes de relacionamento. Isso porque é possível descobrir o último IP de onde seu Gmail ou Hotmail foi acessado. No Brasil, há um projeto chamado IPGEO (http://www.ipgeo.com.br) que informa a região de onde veio o acesso do IP. Em alguns casos, ele consegue inclusive apresentar um CEP. Então você pode acessar o site dos Correios e obter o nome da rua, por exemplo. Claro que para conseguir informações precisas, seria necessária uma estrutura que muitas vezes nem a polícia brasileira possui. Mas, para os curiosos essa pode ser uma boa brincadeira. Faça um teste com o seu próprio IP e veja o que consegue descobrir!

3. VIDEO-CHAT EM ALTA DEFINIÇÃO A funcionalidade permite ver e ouvir amigos com vídeos de alta defini��ão através da webcam (que capturem imagens nessa resolução, é claro). 4. MENSAGENS EM VÍDEO Quando seus amigos estiverem offline, você pode deixar uma mensagem em vídeo para que eles vejam quando se conectarem novamente. 5. BADGES Mostra quais organizações e entidades de causas sociais você é afiliado. O ícone ficará ao lado de seu nome, na lista dos amigos. 6. GAMES Agora o Messenger oferece mais jogos para você se distrair e jogar com seus amigos online e até fazer um ranking de vitórias. 7. CONEXÃO COM CELULARES O novo Windows Live Messenger traz funcionalidades que permitem que você permaneça conectado, estando no PC ou em um celular/ smartphone. 8. WEB MESSENGER Se você não está na frente de seu computador, mas precisa usar o Messenger, pode fazê-lo através de uma versão web do mensageiro instantâneo. Dessa forma, garante sua segurança em computadores que não sejam seus. 9. INTEGRAÇÃO COM HOTMAIL Se você é uma das 200 milhões de pessoas que usam o Hotmail, vai poder trabalhar integrado com ele em uma janela à direita de seu novo Messenger. 10. COMPANION Esse é um add-on para Internet Explorer que detecta quando você está em um site que alguém de sua lista de amigos também está visitando. Você pode inserir comentários instantaneamente via IE.


ACHADOS E PERDIDOS>>

Documentos Perdidos DISPONÍVEIS NA RADIO 89.3 PARA RESGATÁ-LOS LIGUE PARA 3255-2263 &3255-3776

Alcelina Pacheco Américo César Guimarães Dulce Benoni da Costa Fernando Alves da Silva Julio Cesar Martins Machado Karla Malmann Marcelo de Souza Fagundes Rosângela Mattana Valdeli Nascimento Volnei de Souza Adailton de Jesus Dantas Ana Caroline Ricardo da Rosa Anderson Oliveira do Nascimento Argeu Quadros Pedroso Daniel Feliciano da Rosa Diego Costa Andre Domingos Veloso

Elipidio da silva Elizabeth Andreatta Rodrigues Ezequiel Oliveira de Ávila Junior Henrique Rafael de Lima Isaura machado da silva Jair Felipe Meira Jeferson da Silva Alves João Vitor Pires Paes Juliana Alves Juliana Defillipi Audra Juliano Eusébio de Lima Julio Cesar Martins Machado Lindomar Rosa Alves Manoel de Souza Maria Antonia Lepre Lemos Lançoni Maria Favorino Pereira Maureci Teixeira Nicolas Aguiar da Costa Olindomar do Rosário Victal Rinaldo da Silva Sabrina Gomes Benfica Volnei Jesus de Sousa

IMBITUBA

METE BRONCA >>

U

ma senhora do bairro de Ibiraquera, reclamou que os pescadores estão sendo prejudicados por alguns esportes náuticos, especificamente o “Kate Surf” que é um surf avoado. Por causa da diversão de alguns, os pescadores de nossa cidade deixam de lucrar na temporada da Tainha. P e r e g r i n o s reclamam do acesso para gruta de Santa Paulina. O radialista Almir Martins pediu providências em seu programa de rádio. Na Divinéia, você não escapa no seu próprio terreno. Uma moça do

bairro entrou em contato com o nosso jornal e reclamou que sua bicicleta foi roubada. A bike estava dentro de seu quintal, enquanto o ladrão pedala, a menina lembra que trabalhou 3 meses para pagar o veículo. A maior torcida do Brasil está chocada com os últimos acontecimentos envolvendo seus atletas. O mais recente, foi o caso do goleiro Bruno, que assumiu o assassinato de sua ex amante Eliza. Parece que nossos filhos precisam ter cuidado ao se espelharem nesse tipo de profissional. Será possível ouvir uma criança dizer que queria ser como ele?

O GRANDE JORNAL 8 de julho de 2010

09

Não mais. Por causa de uma pequena pensão, o milionário comandou este crime bárbaro e jogou fora toda a sua carreira e todo o luxo que tinha pra desfrutar a vida inteira. Mães voltaram a pedir no Grande Jornal 89 FM, passe escolar para os seus filhos irem. A mãe que ligou para o programa reclamou que seu filho ficou em casa e cogitou ir a pé até para Escola. Onde estão os responsáveis por isto? Creio que isso entristece muito estes pais. Imagina, você querer ver seu filho estudar e ter que passar por esta situação. CADÊ O INCENTIVO!


10

GERAL

O GRANDE JORNAL 8 de julho de 2010

CIDADANIA >>

Palavras de Fé com

Benívio Gomes

Por Orlando G. Pacheco Junior. orlando17164@terra.com.br Um

caminho para ­democracia.

a

Nas semanas vindouras iremos conversar muito sobre o papel do cidadão no exercício da democracia. Obviamente, pelas proximidades das eleições, este assunto é de extrema relevância. Contudo, esta semana abro um “parenteses” para conversar com a juventude. É quando estamos em torno dos dezoito anos que os sentimentos de ação/indignação afloram com mais veemência. É maravilhoso como os jovens se sensibilizam com os problemas que envolvem a sociedade. Certamente com o pas-

sar dos anos a consciência da atitude vai se aperfeiçoando, entretanto os afazeres da vida cotidiana, muitas vezes, escrava do tempo, não nos permite ações contundentes acerca dos problemas alheios. Tem-se muito a “perder”, e com isso a acomodação e a preocupação com seus próprios problemas centralizam as atenções. Neste contexto, intimo a juventude a agir! Vivemos um momento da história em que não se faz mais necessário revoltas armadas, pois nos anos 60 nossos pais já o fizeram para nós, e conquistaram tudo o que hoje usufruímos. Nossa ação deve ser outra. Primeiramente, convoco-os ao estudo, pois so-

Salmo 81

mente uma pessoa bem formada, que aproveita as oportunidades, tem condições de indignar-se/agir. Movimentem-se! Não se acomodem com a condição que a sociedade lhes impõem: pobrezas, misérias, discriminações, preconceitos e violências. Lutem por causas justas, sensibilizem-se com o sofrimento, ajudem, vistam a camisa do que realmente é correto. Destinem seu tempo a melhorar a sociedade que está aí. Aproveitem esta linda fase de suas vidas para perseguirem aquilo que realmente tem valor. A sociedade precisa de vocês! Filme Sugerido: Leões e Cordeiros (Lions for Lambs).

Para obter a vitória sobre os inimigos, restabelecer a paz entre as pessoas e fortalecer os justos.

PROFISSIONAIS>>

DIVULGAÇÃO

Grandes amigos radialistas na África do Sul Fernando Carvalho Pela primeira vez, a Paraíba foi representada num país da Copa do Mundo. Os profissionais Edinaldo Silva e Rony Vieira da Rádio Rural AM e Rafael San da Rádio Cultura AM, amigos e ex colegas de trabalho do radialista Fernando Carvalho da 89.3 FM de Imbituba, marcaram presença na África do Sul, no maior evento esportivo do planeta. Parabéns aos amigos que com bravura e competência estiveram no país da copa para realizar um trabalho de uma grande envergadura radiofônica. Eu, Fernando Carvalho, felicitome em saber que esse fato aconteceu. Sei da grandeza desse pessoal das rádios Cultura e Rural da minha inesquecível Guarabira, que tem uma imprensa regional muito evoluída em todos os setores. É necessária muita ousadia e trabalho para conseguirem tal proeza.

1 Cantai alegremente a Deus, nossa fortaleza; erguei alegres vozes ao Deus de Jacó. 2 Entoai um salmo, e fazei soar o adufe, a suave harpa e o saltério. 3 Tocai a trombeta pela lua nova, pela lua cheia, no dia da nossa festa. 4 Pois isso é um estatuto para Israel, e uma ordenança do Deus de Jacó. 5 Ordenou-o por decreto em José, quando saiu contra a terra do Egito. Ouvi uma voz que não conhecia, dizendo: 6 Livrei da carga o seu ombro; as suas mãos ficaram livres dos cestos. 7 Na angústia clamaste e te livrei; respondi-te no lugar oculto dos trovões; provei-te junto às águas de Meribá. 8 Ouve-me, povo meu, e eu te admoestarei; ó Israel, se me escutasses! 9 não haverá em ti deus estranho, nem te prostrarás ante um deus estrangeiro. 10 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e eu a encherei. 11 Mas o meu povo não ouviu a minha voz, e Israel não me quis. 12 Pelo que eu os entreguei à obstinação dos seus corações, para que andassem segundo os seus próprios conselhos. 13 Oxalá me escutasse o meu povo! oxalá Israel andasse nos meus caminhos! 14 Em breve eu abateria os seus inimigos, e voltaria a minha mão contra os seus adversários. 15 Os que odeiam ao Senhor o adulariam, e a sorte deles seria eterna. 16 E eu te sustentaria com o trigo mais fino; e com o mel saído da rocha eu te saciaria.

Equipe da rádio Rural e Cultura de Guarabira

Candemil Casa e Construção Rafael San entrevistando um torcedor

(48) 3255-4811


INFORMATIVO

SOCIAL

O GRANDE JORNAL 8 de julho de 2010

11

Lei sobre a discriminação do ensino a distância

LEI Nº 14.963, de 03 de disponham de Diploma, dezembro de 2009 Certificado ou comprovante de conclusão emitido por Procedência: Dep. Instituição de Ensino SupeProfessor Grando rior autorizada pelo MEC Natureza: PL 122/09 para o mesmo, ou em caso de DO: 18.744 de 03/12/09 estudante, apresente atestado Fonte - ALESC/Coord. de frequência ou comprovDocumentação ante de matrícula da Instituição de Ensino Superior. une toda e qualquer § 2º Entende-se por discrimforma de discrimi- inação qualquer ação que nação para cidadãos caracterize tratamento que disponham de formação diferenciado, cobrança de superior ou tenham vida valores adicionais, proibição acadêmica regular em cursos de participação em concursos autorizados pelo Ministério que exijam diploma de nível da Educação nas modali- superior, inscrição em assodades de ensino à distância ciações ou entidades de ou semipresencial e adota classe que exijam formação outras providências. superior ou, ainda, preterição no atendimento. O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA Art. 2º Compete ao Poder CATARINA, Público Estadual, o receFaço saber a todos os habi- bimento de reclamações e tantes deste Estado que a outros atos previstos nesta Assembleia Legislativa Lei. decreta e eu sanciono a § 1º Para os fins do atendiseguinte Lei: mento previsto no caput, a reclamação poderá ser apreArt. 1º Será punida toda e sentada por qualquer pessoa, qualquer forma de discrimi- física ou jurídica, direta ou nação ou manifestação que indiretamente prejudicada. caracterize tratamento dife- § 2º A reclamação poderá renciado entre formados e ser apresentada ao Poder acadêmicos matriculados em Público Estadual, nos locais cursos nas modalidades de previstos, por carta, fax, ensino à distância ou semi- e-mail, telefone, verbalpresencial em relação aos mente ou qualquer outra cursos prese­nciais. forma de comunicação, § 1º Para fins do disposto juntando-se dados suficina presente Lei, entende-se entes ao preenchimento de por regularmente formados ficha de atendimento para em ensino à distância ou posterior encaminhamento e semipresencial, alunos que apuração dos fatos apresentados.

P

Art.

Compete ao Poder Público Estadual, a análise dos fatos narrados na reclamação e, se constatada infração à presente Lei, o encaminhamento aos órgãos competentes, visando à adoção das medidas cabíveis.

Art. 4º Sujeitam-se a esta

Lei todas as pessoas, físicas ou jurídicas, que mantém relação com a Administração Pública Estadual, direta ou indireta, abrangendo situações tais como relação jurídica funcional, convênios, acordos, parcerias, empresas e pessoas contratadas pela Administração e o exercício de atividade econômica ou profissional sujeita à fiscalização estadual.

Art. 5º

Órgãos públicos, estabelecimentos comerciais e associações civis que cometerem infrações à presente Lei, estarão sujeitos às seguintes sanções, que serão aplicadas progressivamente, da seguinte forma: I - advertência; II - multa de R$ 3.000,00 (três mil reais); III - multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais); IV - multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais) e proibição de contratar com a Administração Pública Estadual por 1(um) ano. § 1º Os valores constantes dos incisos II, III e IV serão corrigidos anualmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE. § 2º Fica a autoridade fiscalizadora autorizada a elevar em até 10 (dez) vezes o valor da multa cominada quando se verificar que, em face da capacidade econômica do estabelecimento, a pena de multa resultará inócua. § 3º A aplicação de qualquer das sanções previstas no inciso III acarretará a rescisão do contrato, convênio, acordo ou qualquer modalidade de compromisso celeb-

rado com a Administração Pública Estadual direta ou indireta, e implicará na inabilitação do infrator para: I - firmar contratos com a Administração Pública Estadual, direta, indireta, ou autárquica; e II - isenções, remissões, anistias ou quaisquer benefícios de natureza tributária.

Art. 6º

no prazo de 90 (noventa) dias, contados da data de sua publicação, devendo observar, obrigatoriamente, os seguintes aspectos: I - mecanismos de denúncia; II - formas de apuração das denúncias; III - garantias para ampla defesa dos infratores.

Art.

As despesas decorrentes da execução da presente Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

A infração ao disposto nesta Lei praticada por servidor público estadual será considerada falta grave e sua reincidência, prática de ato de incontinência pública, sujeitando o infrator, respec- Art. 10. Esta Lei entra em tivamente, às penas previstas vigor na data de sua publinos Estatutos da respectiva cação. categoria.

Art. 7º

O conteúdo da presente Lei deverá ser Florianópolis, 03 de divulgado junto às repar- dezembro de 2009 tições públicas estaduais, para conscientização dos servidores e dos catarinenses. LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA Art. 8º O Poder Executivo Governador do Estado regulamentará a presente Lei


12

COPA DO MUNDO

O GRANDE JORNAL 8 de julho de 2010

Os primeiros passos de um dos homens mais polêmicos da copa do mundo na África do Sul

Emídio Perondi, o ‘criador’ Um pouco sobre a infância de Dunga e como ele entrou no mundo do futebol. de Dunga Nome e idade: Emídio Perondi, 72 anos Naturalidade: Nasceu em Ijuí (RS), mesma cidade de Dunga. Hoje mora em Porto Alegre Emídio Perondi, 72 anos, é o criador de Dunga. Foi ele quem deu o apelido a Carlos Caetano Bledorn Verri, batizou o garoto na igreja, o levou para o Internacional para ser jogador nos anos 80 e colocou na cabeça de Ricardo Teixeira que o ex-volante merecia comandar a Seleção. – Na hora fui chamado de louco. Mas eu disse: “Peraí um pouquinho. O Dunga está com 41 anos (em 2006), trabalhou com os melhores técni­ cos do mundo, passou por seis grandes clubes, foi campeão do mundo, levan-

tou a taça. Como o Dunga não pode dirigir um time de futebol?” – recorda o gaúcho, ex-prefeito de Ijuí. Na época, Perondi era vice-presidente da CBF para a região Sul. Estava no cargo a convite do seu “amigão Ricardo”, pessoa tão importante para ele que merece um enorme quadro na antessala de seu escritório, em Porto Alegre. Jura, no entanto, que “a decisão foi do Ricardo”. Além de padrinho de batismo e de casamento, Perondi é o conselheiro de Dunga. Os dois moram a cerca de cinco quilômetros na capital do Rio Grande do Sul e se visitam semanalmente, ou para um churrasco ou para uma rápida conversa. Fonte: LanceNet

O

s primeiros chutes e os carrinhos foram nas cate­gorias de base do Esporte Clube São Luiz, o maior de Ijuí, que alterna períodos entre o profissiona­ lismo e o amadorismo. “Ele chegava aqui descalço, sem camisa, só de calção, jogava o dia inteiro, no campinho ao lado do gramado do time de cima”, conta o zelador Alberi de Amorim, 62, funcionário do São Luiz há quase 30 anos. Ali, Dunga foi “descoberto” pelo técnico Valdir Aguirre, que o levou para o Ouro Verde, um clube amador. Com 15 anos, Dunga jogava entre adultos. Foi ali, diz quem con-

viveu com ele, que Dunga forjou sua personalidade futebolística. “Quando levava bronca, resignava-se, fechava a cara e brigava mais”, conta Jair Bombardi­ eri, 52, ex-lateral-direito.

ficou bravo, passou o jogo arrumando as meias, que caíam a toda hora, mas foi um leão”, lembra Bertolo. Em 15 de março de 1980, Dunga, 16, disputou sua última partida pelo Ouro Verde. Foi a final do CampeAri Bertolo, 62, funda- onato Municipal de Ijuí. dor e ex-presidente do Ouro Dias depois da vit��ria por 3 Verde, conta que Dunga se a 0 sobre o São José, despeadaptou bem ao estilo quase diu-se da cidade. militar do clube. “Era um time amador, mas organizaA bordo do Passat do.” As semelhanças com cinza de Emídio Perondi, a seleção atual não são co- cruzou os 400 quilômetros incidência: “Um tinha que de Ijuí a Porto Alegre e dejogar por si e pelo grupo”. sembarcou no Internacional, clube que terminaria de forDunga um dia ousou má-lo como jogador. reclamar dos uniformes, que estavam ficando velhos. O adolescente se apre“Valdir Aguirre deu o pior sentou ao clube acompanhapar de meias para ele e disse: do de outro garoto ijuiense, “Para ti tá bom demais”. Ele este pouco mais velho.


ELEIÇÕES 2010

O GRANDE JORNAL 8 de julho de 2010

13

O que pode e o que não pode nas eleições 2010 Saiba tudo o que pode e o que não pode na campanha pela internet

P

ropaganda na im­ prensa escrita e reprodução na internet do jornal impresso: Permitida até a antevéspera das eleições a divulgação paga, na imprensa escrita e a reprodução na internet do jornal impresso. Deverá constar do anúncio, de forma visível, o valor pago pela inserção

Ficha Limpa já muda quadro de candidaturas

N

Multa: sujeita os res­ ponsáveis pelos veículos de divulgação e os partidos, coligações ou candidatos beneficiados à multa no valor de 1 mil reais a 10 mil reais ou o equivalente ao da divulgação da propaganda paga, se este for maior. provado seu prévio conhecimento, o beneficiário à multa Formas autorizadas no valor de 5 mil reais a 30 de propaganda eleitoral na mil reais. internet: Em site de candidato, partido ou coligação, Cadastro eletrônico: hospedado, direta ou indire- Proibida a venda de cadastamente, em provedor de ser- tro de endereços eletrônicos. viço de internet estabelecido Proibida a utilização, doação no País. Necessária comuni- ou cessão de cadastro elecação do endereço eletrônico trônico de seus clientes, em à Justiça Eleitoral; Por meio favor de candidatos, partidos de mensagem eletrônica para ou coligações pelas seguintes endereços cadastrados gratu- pessoas: (entidade ou go­ itamente pelo candidato, par- verno estrangeiro; órgão da tido ou coligação. Por meio administração pública dide blogs, redes sociais, sítios reta e indireta ou fundação de mensagens instantâneas mantida com recursos proe assemelhados, cujo con- venientes do Poder Público; teúdo seja gerado ou editado concessionário ou permispor candidatos, partidos ou sionário de serviço público; coligações ou de iniciativa entidade de direito privado de qualquer pessoa natural que receba, na condição de Proibida a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga na internet: Proibida – ainda que gratuitamente – a veiculação de propaganda eleitoral na internet, em sítes de pessoas jurídicas (com ou sem fins lucrativos) e oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Sujeita o responsável pela divulgação da propaganda e, quando com-

beneficiária, contribuição compulsória em virtude de disposição legal; entidade de utilidade pública; entidade de classe ou sindical; pessoa jurídica sem fins lucrativos que receba recursos do exterior; entidades beneficentes e religiosas; entidades esportivas; organizações não governa­mentais que recebam recursos públicos; organizações da sociedade civil de interesse público). Sujeita o responsável pela divulgação da propaganda e, quando comprovado seu prévio conhecimento, o ben-

a quarta-feira (7), fez um mês da publicação da lei da Ficha Limpa no Diário Oficial da União. Durante esse tempo, algumas liminares pedindo a suspensão de inelegibilidades foram analisadas e julgadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em dois casos, as inelegibilidades foram suspensas. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) entende que, de acordo com o que está previsto na nova legislação, é de responsabilidade de um colegiado decidir se o candidato ficará inelegível ou não.

eficiário à multa no valor de 5 mil a 30 mil reais Envio de mensagem eletrônica: Obrigatório dispor de mecanismo que permita o descadastramento pelo destinatário, obrigado o remetente a providenciálo no prazo de 48 horas. Se enviadas após o término do prazo previsto na Lei sujeitam os responsáveis ao pagamento de multa no valor de 100 reais por mensagem. Atribuição indevida de autoria: Aquele que realizar propaganda eleitoral na internet atribuindo indevidamente sua autoria a terceiro será punido com multa de 5 mil reais, além das demais sanções legais cabíveis. Site retirado do ar: A Justiça Eleitoral pode determinar a suspensão, por 24 horas, do acesso a todo conteúdo informativo dos sites da internet que deixarem de cumprir as disposições da Lei. Em caso de reiteração de conduta é duplicado o período de suspensão. Aviso legal: deve ser informado no site que este se encontra temporariamente inoperante por desobediência à legislação eleitoral. Fonte: adilsonrneves. blogspot.com

Membro do MCCE e presidente da Abramppe, Márlon Reis, lembra ainda que até mesmo os casos das inele­ gibilidades suspensas pressupõem que os recursos sejam julgados com prioridade. Devido o recesso dos tribunais, a expectativa é que os casos sejam julgados por colegiados em agosto. Para a diretoria executiva do MCCE, a interpretação do ministro do STF, Ayres Britto, é a mais coerente com a proposta da lei e expressão de que o quadro de candidatos em 2010 já será diferenciado. O ministro Ayres Britto negou o pedido de suspensão do deputado federal João Pizzolatti (PP-SC). Ele queria suspender os efeitos da decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina que o condenou com base na Lei de Improbidade. O ministro também arquivou a ação apresentada por Juarez Firmino de Souza Oliveira, que contestava decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TERPR). Ele teve suas contas de campanha para vereador do ano de 2008 rejeitadas pelo Juízo Eleitoral da 66ª Zona de Maringá (PR). O último caso, também negado por Ayres Britto, foi a liminar proposta pelo ex-prefeito de Montes Claros (MG), Athos Avelino Pereira, e pelo ex-vice-prefeito do município, Sued Kennedy Parrela Botelho, para que fosse suspendido os efeitos de condenação do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Além do ministro Ayres Britto, os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli também julgaram pedidos e limi­ nares com interpretações divergentes. Toffoli concedeu liminar à deputada estadual Maria Isaura Lemos (PDTGO) e Mendes aplicou efeito suspensivo à lei para o caso do senador Heráclito Fortes (DEM-PI). Ficha Limpa é um projeto de lei de iniciativa popular que reuniu milhões de assinaturas. O projeto tenta impedir que políticos com condenação na Justiça possam concorrer às eleições. O Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 05 de maio de 2010 e também foi aprovado no Senado Federal no dia 19 de maio de 2010 por votação unânime. Fonte: SE-MCCE/Wiki


14

FUTEBOL

O GRANDE JORNAL 8 de julho de 2010

A pessoa por traz do nosso querido CFZ Imbituba CEAR/CFZIMBITUBA

Presidente do CFZ Imbituba fala sobre seus planos para com o Clube

Um pouco sobre o CFZ Imbituba O IMBITUBA FUTEBOL CLUBE foi fundado em 1/02/07, no ano de 2009 o clube passara por uma reformulação total em sua estrutura e gestão, tendo a frente desse novo projeto o Sr. ROBERTO RODRIGUES que em parceria com o CENTRO DE FUTEBOL ZICO constituem um clube empresa denominado de CFZ IMBITUBA FC, tendo a missão de promover o esporte como meio de integração social e de atingir a excelência e o alto rendimento nos mais diversos campeonatos disputados sempre com o objetivo de desenvolver talentos com responsabilidade.

Robertinho com seu amigo Zico Redação GJ

R

obertinho falou ao Caderno de Esportes da Rádio 89 FM, sobre vários assuntos, incluindo sua vida pessoal, na presença dos radialistas Júlio Carvalho e Rafael Souza Martins. Quando o presidente do CFZ foi questionado sobre o que ele acha do time do Imbituba, respondeu que o time ainda busca se destacar com seus talentos: “O Imbituba continua fazendo muito barulho no cenário esportivo com Natan, Ortigossa, Vitor Hugo, Rodrigo, Éderson e tantos outros.” Robertinho considera que entre os cerca de 40 mil habitantes da cidade de Imbituba, a maioria gosta de futebol, e agradeceu pelos muitos que dão força ao time em todos os momentos, agora mais do que nunca, as pessoas precisam colocar fé em seu trabalho “Agente fez o Estádio do Imbituba com o carinho de quem acredita que o sonho é possível. No momento, estamos em dificuldade com a empresa fornecedora da ilu-

minação e está difícil honrar nossos compromissos.” Sobre os investimentos que Robertinho tem feito no Estádio do Imbituba, pensando no futuro, ele afirma: “Continuamos com obras de um alojamento para 20 meninos, para não ser igual aquelas vezes que iam à Porto Alegre, já chegam tremendo, ficam nervosos e logo eram dispensados. Não quero isso, quero criar um alojamento descente.” Robertinho fez um pedido aos empresários de Imbituba: “É primordial que o empresário da cidade atenda este apelo. Todos podem ajudar. Cada um fazendo a sua parte Se não houver essa parceria a tendência é voltar para a segunda divisão.” Os meninos do programa radiofônico Caderno de Esportes questionaram sobre como Robertinho se sente planejando tudo isso e contemplando algumas coisas. Robertinho afirmou estar cansado, disse fazer muitas viagens, mas que está feliz. Os meninos “Juniores” estão mostrando que são capazes: “Matheus Ortigossa jogou contra o Guarani na divisão de Juniores do Cor-

inthians e teve uma participação convincente. Éderson também, com apenas 16 anos, mostra um grande trabalho no Corinthians. Estou feliz da vida. Agente verá neste campeonato, três meninos de Imbituba.” Assistindo a uma partida do CFZ contra o Figueirense, o presidente do Imbituba Futebol Clube não se conforma. “Fomos garfados na nossa estréia pelo bandeirinha e pelo árbitro.” Robertinho agradeceu a todos os seus parceiros que o incentivam a tocar o projeto e falou suas ambições para com o time do Imbituba: “Quero um time compatível com o Campeonato Catarinense. O time tem que ter potencial. Talvez, Imbituba seja a menor cidade, e o menor Clube também, mas isso não me desanima.” Concluiu, expondo seus planos de viajar. “Ainda com todas as lutas estou confiante no projeto de ir a Minas Gerais. Temos as portas abertas no Corinthians, estou confiante. Vou buscar recursos de todas as maneiras que estiverem ao meu alcance para manter acesa a chama da base.”

Mascote Como mascote, o CFZ IMBITUBA tem a águia. A idéia da águia é expressar força, sabedoria e grandeza. E é com essas qualidades que todos que estamos imbuídos nesse projeto que pensa em elevar o nome do nosso clube.

CFZ O Centro de Futebol Zico nasceu de um grande desejo de perpetuar os trabalhos das escolinhas de futebol em todo Brasil, estimulando novos talentos e colocando em prática, indiretamente, políticas sociais. Fundado em 12 de julho de 1996 no Rio de Janeiro, atualmente o CFZ possui inúmeras escolinhas de futebol espalhadas por todo Brasil e três centros de treinamento, o nosso em Imbituba, a matriz no Rio de Janeiro e mais uma filial em Brasília.

Clube empresa O modelo clube empresa é referência mundial de excelência na administração de entidades desportivas que garante ótimas oportunidades de investimentos, possibilitando a entrada de capital através de fundos de investimentos, clubes internacionais e investidores privados.

Objetivo Motivar e envolver a família do atleta como cogestora e co-participante no processo de crescimento pessoal e profissional deste, orientando-o e acompanhando de forma que possam transferir para o atleta o sentimento de tranqüilidade para um melhor desempenho profissional. Fonte:CFZImbituba/Site


Festa no Sertão

GAROPABA>>

15

Motoristas do Transporte Escolar recebem Certificado de participação de curso para condutores de veículos PREFEITURA/GAROPABA

Por: Batista Ventânia

GERAL

O GRANDE JORNAL 8 de julho de 2010

Nesta edição vamos relembrar nossos festivais sertanejos. Eram realizados em todas as comunidades do município, desde a Penha até Itapiruba, em todas as festas religiosas lá estávamos com nossa caravana levando alegria a todos. Muitos festivais chegamos a reunir mais de vinte cantores. Foi a partir de 1989, quando era prefeito Luiz Dario Rocha, que tivemos grandes festivais, com ótimas premiações, e depois com o prefeito Osny Souza continuou com grande sucesso, voltando a todas as comunidades, e sempre com bons prêmios aos vencedores. A participação das duplas era impressionante, vindas de varias cidades, como Laguna, Tubarão, Gravatal, Jaguaruna, Imaruí, Garopaba, Paulo Lopes, e muitas vezes recebemos até cantores de Florianópolis. Hoje não apresentamos mais nossos grandes festivais, vários são os motivos que nos fizeram parar, principalmente a política. A nossa Associação Amigos do Sertão estará completando cinco anos no mês de setembro, e que talvez teremos um forte patrocinador, provavelmente teremos um grande festival sertanejo, vamos aguardar, na próxima edição e através da programação da radio 89fm, estaremos confirmando. Na foto,em um dos nossos festivais, nosso jurado, Antonio Ribeiro Joaquim,(dirtor da Difusora) Carlos Alberto da Silva(diretor da difusora), Nilso Martins, (diretor da difusora) , Maneca da Gota Modas, e Dr. Odimar Pires Pacheco, então Prefeito de Imaruí.

Entrega de certificados aos motoristas Prefeitura Garopaba

Os motoristas do transporte escolar de Garopaba, receberam neste Sábado dia (03) de Julho no auditório da Escola municipal do Pinguirito, o certificado de participação do curso para condutores de veículos de transporte escolar. O curso foi feito por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Garopaba juntamente com a empresa SEST/SENAT, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, e EXPRESSO E TRANSPORTE GAROPABA. O curso teve como objetivo a capacitação dos servidores para o melhor desempenho de suas atividades, além da conscientização da sua atuação como motorista do serviço público municipal. Com carga horária de 50 horas, foram 10 horas

para legislação de trânsito, quinze horas para direção defensiva, dez para noções de primeiros socorros, convívio social e meio ambiente e quinze horas para relacionamento interpessoal.

e garantiu que é necessário estarem interagidos com a administração, pais e clientela em geral, que são os alunos, ás vezes o condutor faz a função de pedagogo, pai, irmão, enfim, indiretamente faz parte da família De acordo com instru- do aluno pelo fato de ficar tor do curso, a avaliação do muito tempo diretamente curso por parte dos partici- com a criança ou adolescenpantes foi muito positiva. te, futuramente esse aluno “Alguns dos profissionais irá se espelhar no condutor e que participaram da capaci- seguir seus exemplos. tação disseram que o curso possibilitou a reflexão sobre A Secretaria Municipal suas atividades, além de pos- de Educação cumpre o seu sibilitar a troca de experiên- compromisso em capacitar a cias entre eles”, explicou Ro- todos os motoristas da Eduberto Rodrigues de Menezes cação, no sentido de oferecer Junior. a todos os profissionais uma melhor prestação de serviço O prefeito Luiz Nestor aos nossos alunos, primando concordou que a atualidade assim pelas leis do trânsito e exige uma interação entre serem um exemplo no exermáquina, serviço e homem cício de suas atividades, pois e garantiu que o condu- além de capacitá-los, o curso tor que não se enquadra no proporciona um Transporte perfil atual, praticamente já escolar mais seguro e com está fora do mercado. “O maior qualidade. convívio social é extremamente importante”, frisou,


CONTRA CAPA

Estudantes visitaram os estúdios da rádio 89

Os alunos do terceiro anos da Escola Terezinha Pinho de Souza estiveram na rádio com as professora Maria Aparecida e a coordenadora Nirze Elena Pereira

Crianças no estúdio com o presentador Osny Silva

As crianças com suas professoras e o repórter André Luiz


Grande Jornal - Nº4