Page 1

O Grande Jornal

Imbituba, 29 de maio de 2012 | Acesse: www.grandejornal.com.br

Nº 87 ANO 2

J o r n a l Bissemanal

Exemplar: R$2,50

ENTREVISTA COM OS PRÉ-CANDIDATOS Resumo das entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de Imbituba na Rádio Bandeirantes /03

Um jovem na Política Bate papo com Jean Ricardo, 21 anos, de Garopaba /04

Imbituba e Itália fecham acordo Imbituba e Itália fecham acordo de cooperação entre portos /10

OPERADORA PORTUÁRIA 3255-3094

Mídia e Tecnologia .: Brasileiro pode ter descoberto Planeta X, o astro teria o tamanho de Saturno e estaria situado além da órbita de Plutão /11

CONSTRÓI


JORNAL de maio de 2012 02 O29GRANDE

GJ Expediente

‘‘

A persistência é o menor caminho do êxito.

O Grande Jornal Editora LTDA - ME. CNPJ 11.870.801/0001-24

Endereço Rua: Elza Maria Pereira Pittigliani, 184 - Vila Nova Alvorada. Imbituba - SC CEP: 88780-000 Telefone (48) 3255-1063

POLÍTICA

Diretor Geral e Jornalista Responsável Fernando Carvalho ograndejornalfc@hotmail.com

Diagramação Lucas Francisco Gonçalves lucas_iol@hotmail.com

Departamento Comercial: Kaká Siqueira

kakaogj32551063@hotmail.com

Editora Chefe Anny Caroline Siqueira de Carvalho

annycaroline15@hotmail.com

Colaboradores Carlos Alberto Crispim, Luiz Antonio, Beth Ferreira e UNIASSELVI, Carla Gabriela dos Santos, Almir Martins. Área de circulação: Imbituba, Laguna, Imaruí e Garopaba.

Gráfica Alternativa Gráfica Tiragem 2000 exemplares

Acesse o nosso site WWW.GRANDEJORNAL.COM.BR

TIRINHA DE HUMOR >>

Charles Chaplin

Visão Política Por: Fernando Carvalho

ograndejornalfc@hotmail.com

Jaison Cardoso

O vereador Jaison Cardoso de Souza, esteve no programa Manhã Bandeirantes para falar da possibilidade de ser o candidato do PSDB. Ele, se referindo aos adversários, falou com muito respeito. Isso é bom de mais para o tom da próxima campanha.

Prefeito e empresários Italianos O Prefeito Beto Martins recebeu no últi­ mo sábado, na Câmara de Vereadores de Imbi­ tuba, uma comitiva de empresários da Itália que está de olho no crescimento da cidade, mos­ trando a possibilidade de investimentos. Quem organizou o encontro que durou das 08:00 às 11:00h foi a Associação Comercial e Empresa­ rial de Imbituba (Acim), através do competente Adilson Silvestre.

Na terra do milagre

Na edição passada o GJ trouxe uma en­ trevista com Cintia Soares, imbitubense que superou as sequelas de um acidente, concluiu a faculdade e já investe em novos projetos. Já a edição de hoje trás um outro jovem, só que de Garopaba, acompanhe a história dele! Que bom que estamos vendo os jovens também nas páginas de notícias de relevância para a região.

O pré Ladiada

O pré candidato Renato ladeada do PSD de Imbituba anda muito feliz, seu time está na final, e seus amigos estão trabalhando para leva -ló para a Casa do Povo. No futebol já deu cer­ to, agora é trabalhar para buscar seu espaço na política.


IMBITUBA

O GRANDE JORNAL 29 de maio de 2012

03

Entrevista com os pré-candidatos a Prefeito de Imbituba Joao Moraes Filho ZONAlismo

A eleição a Prefeito em Imbituba Christiano falou sobre a aproxima­ começa a tomar corpo. Muitas de­ ção com o PDT e que as negociações cisões já foram tomadas pelos parti­ com o partido de André Igreja estão dos e os mesmos já vem trabalhando bem adiantadas. Além do PDT, PSB e o PV também já mani­ festaram apoio à pré-can­ didatura de Chris­ tiano ao Execu­ tivo. O pré-can­ didato infor­ mou que mantém nego­ ciações com os Rosenvaldo da Silva Junior mem­ bros da de­ (dentro da legislação eleitoral) suas nominada Chapa 02 do PMDB e que pré-candidaturas. acredita ainda no acordo entre os dois A Rádio Bandeirantes de Imbituba, partidos. O Secretário da 19 SDR com mais de meio século de credi­ Laguna analisou a atual gestão de bilidade e sempre a frente, produziu Imbituba e deu nota 5 após a saída do uma série de entrevistas com os pré- PSD da base aliada do governo Beto candidatos a prefeito de Imbituba. Ancoradas pela tropa de elite do Jornalismo Ra­ diofônico de Imbituba, Fer­ nando Carvalho (Paraiba), Venadlo Farias e Manoel Martins, as entrevistas ren­ deram grandes índices de audiência muitos comen­ tários pela população. Christiano Lopes de Oliveira (PSD), Rosenvaldo Junior (PT) e Jaison Cardoso (PSDB) falaram sobre suas expectativas e como estão as tratativas com os parti­ dos que têm manifestado interesse em formar a base Christiano Lopes de Oliveira de aliados de suas respectivas candidaturas. Martins (vale lembrar que o PMDB Acompanhe um resumo das assumiu as pastas até então ocupadas entre­v istas que iniciaram no dia pelo PSD). Sobre a indicação do vice 12/05/2012: em sua chapa e se André Igreja seria 12/05/2012: Christiano Lopes de realmente o indicado, Christiano Oliveira (PSD) disse que a indicação deverá partir

do partido que for escolhido para compor com o PSD. Chris acredita que André Igreja seria uma boa opção mais que existe ainda a possibilidade do mesmo ser candidato a vereador.

uma recomendação nacional para que o PT nos municípios formalizem coligações com partidos da base do governo federal.

26/05/2012: Jaison Cardoso de 19/05/2012: Rosenvaldo da Silva Souza (PSDB) Junior (PT) Jaison Cardoso (PSDB) disse que Rosen­ valdo fa­ lou sobre o desejo de ser Prefeito de Im­ bituba. Analisou os inves­ timentos dos gov­ ernos Lula e Dilma em todo o país e disse que isso Jaison Cardoso reflete no crescimento dos municípios. não tem dúvidas sobre a forma­ Analisando a atual gestão de Imbi­ lização da composição entre PMDB tuba, Rosenvaldo Junior deu nota e PSDB quando da convenção do 6. O médico Partido do Movimento Democrático cardio­l ogista Brasileiro (o que deverá acontecer salientou a im­ dia 15/06/2012). Além disso, Jaison portância do destacou a importância que partidos P a r t i d o d o s como PP, DEM, PPS, PSC, PSC e Tra­b alhadores PR tem neste processo e acredita em ter repre­ que poderá formar uma base forte. sentatividade Quando perguntado sobre a CASAN, na Câmara de Jaison disse que o município deverá Vereadores e cobrar os investimentos devidos pela a c r e d i t a q u e Companhia Catarinense de Águas e o partido de­ Saneamento. verá eleger Jaison destacou o trabalho de vereadores no colhimento de subsídios para a for­ próximo pleito. matação de uma proposta de plano Uma das infor­ de governo que vem sendo feito mações mais nas comunidades e que deverá ser importantes da entregue no dia do registro da candi­ entrevista de datura (obrigarório por Lei). Jaison Rosenvaldo foi o elogiou a participação do PMDB na anúncio do pré candidato a vice. O atual gestão de Imbituba e disse que empresário Nasser (PTB) é o nome o partido tem demonstrado muita indicado para formar a composição responsabilidade em todas as ações majoritária dos partidos. Rosenvaldo e que sem dúvida o Governo Beto lembrou que o PTB faz parte da base Martins foi um divisor de águas na aliada do Governo Dilma e que existe história de imbituba.


JORNAL de maio de 2012 04 O29GRANDE

ESPECIAL

Um jovem na Política

A péssima atuação da maioria dos atuais políticos, está provocando a desilusão de mui­ tos jovens, com relação à política partidária, isto é muito ruim para a nossa sociedade, pois, serão eles os futuros mandatários da nossa na­ ção. Fica a pergunta que não quer calar: Como será a atuação dos nossos vindouros represen­ tantes, se tiveram um passado marcado pela desilusão partidário, na sua juventude? O que os jovens que fazem política têm a dizer? Nesse especial sobre o Jovem na Políti­ ca, a equipe do GJ convidou um líder de uma juventude partidária de Garopaba para abrir o jogo e dizer o que pensa da política atual. Ten­ do como experiências o conflito entre gerações e a desconfiança dos políticos mais experientes, fala sobre o verdadeiro papel do jovem den­ tro de um partido, seus anseios e perspectivas. Nosso entrevistado será o jovem Jean Ricardo, 21 anos, de Garopaba.

Participação no Movimento Estudantil

Em 2005 foi eleito presidente do Grêmio Estudantil da EEB Maria Corrêa Saad. Jean Ricardo e a diretoria formada por seus colegas organizavam dezenas de atividades culturais, sociais, esportivas e de lazer. Também apoiaram a greve dos professores. Em 2008 foi reeleito presidente do Grêmio Estudantil da EEB Maria Corrêa Saad, numa eleição com três chapas na disputa. A votação foi realizada em sistema de urna ele­

trônica. A chapa de Jean Ricardo venceu com mais de 50% dos votos. Algumas ações: jornal, site, rádio escolar, viagens, emissão da carteirinha do estu­ dante, competições esportivas, festas estudantis com DJ e sem bebida alcoólica no antigo Mistério Café, aquisição de computador, impressora, móveis e aparelho de som, sala com atendimento e apoio aos estudantes, campanha de doação de livros, comemoração do dia do estudante e dia da criança, horta escolar, gincana ecológica, concurso de redação e teatro, garota e garoto Saad, escolha das cores do novo uniforme do ensino médio. Aos 14 anos, Jean Ricardo e Juninho foram até Brasília pleitear a obra de um ginásio de esportes na comunidade. O Grêmio Estudantil que Jean Ricardo foi presi­ dente, lutou e conseguiu através da administração de Carlinhos e João Sena a construção de uma quadra de esportes. Também articulou com os proprietários do loteamento para que o ter­ reno destinado como área verde fosse próximo à esco­ la. Hoje, o terreno foi desti­ nado para obra do IFSC.

Um pouco da história do jovem Jean Ricardo

Jean Ricardo é filho de Amilton de Oliveira Antunes e Eva Anisia Ferreira Cân­ dido. Jean Ricardo despertou o interesse em participar da política aos nove anos de idade. Na 3ª série do ensino fundamental, foi eleito vereador da escola numa eleição organizada pela Profª Maria Marta, esposa do ex-prefei­ to “Vadinho”. Na 4ª série, a Profª Lourdes perguntou para cada aluno o que queriam ser quando crescer. Jean Ricardo já dizia que tinha o sonho de ser político para ajudar no desen­ volvimento do país. Nos anos eleitorais de 2000 e 2004, Jean Ricardo e seus amigos, ainda crianças, já trabalhavam em campanhas, distribuindo “santinhos” de candidatos. Na escola, Jean Ricardo sempre era eleito Representante da Turma e incomodava os colegas falando de política.

Participação do jovem na Associação de Bairro

Em 2009, Jean Ri­ cardo foi eleito presidente da Associação de Mora­ dores do Campo D’Una – AMOCAD. Ficou na fun­ ção até final de 2010. Uma sala foi equi­ pada para reuniões e aten­ dimento aos moradores na Rua Manoel Balbino da Silveira, Campo D’Una. A diretoria recebia e encamin­ hava ao poder público rei­

vindicações dos moradores do bairro. Os encaminhamentos eram feitios através de ofício e reuniões. Alguns pedidos da AMOCAD: Pintura da faixa de segurança em frente à escola, necessidade de ruas e servidões arrumadas com mais frequência, construção de um recuo ou trevo alemão para estabelecer uma organização no trânsito do entroncamento Rodovia SC 434 com a entrada para a Estrada Geral do Ouvidor, colocação do nome das ruas e números nas residências para que a entrega de correspondências possa ser realizada de maneira geral para a comunidade, reclamações na questão da iluminação pública.


ESPECIAL

Pastoral da Juventude Em 2010, Jean Ri­ cardo foi convidado pelo Padre Alceoni Berkenbrock para assumir a Secretaria Paroquial da Pastoral da Ju­ ventude, da igreja católica. Nos quase dois anos de missão, Jean Ricardo, padres, lideranças da igreja e coordenadores de gru­ pos de jovens de Garopaba mobilizaram a juventude promovendo encontros, tor­ neios de futebol, caravanas, missões, oficinas, palestras, acampamentos, campanhas contra o crack e violência de jo­ vens, DNJ e missas da juventude. Assim como quase todos os jovens que participaram das atividades, Jean Ricardo também aprendeu muito. Jean Ricardo por ter sonhado várias vezes com Santa Paulina chamando-o para uma missão, é devoto e leva em seu coração o pensamento: “Permanecei firmes e adiante. Nun­ ca, jamais desanimeis, embora venham ventos contrários”.

O GRANDE JORNAL 29 de maio de 2012

05

Juventude Partidária

Aos 16 anos, Jean Ricardo foi convidado para assumir a presidência da Juventude Progressista - JP de Garopaba. A Juventude Pro­ gressista é um movimento do Partido Progressista – PP. Durante a sua passagem pela juventude partidária, Jean Ricardo e os membros da JP conseguiram filiar centenas de jovens e participaram das campanhas eleitorais de 2008 e 2010. Reuniões, palestras, campanha para emissão de título de eleitor, convenções, de­ bates, coordenadorias locais da juventude nos bairros, indicação de 2 (dois) candidatos jovens à vereança são algumas das ações da juventude progressista de Garopaba. Jean Ricardo fez parte da coordenação da campanha do Vereador Jackson Sena e de Angela Amin Governadora em Garopaba. Jean Ricardo também faz parte da executiva da Juventude Progressista estadual e ocupa o cargo de 2º vice-presidente da executiva do Partido Progressista de Garopaba. Sem dúvidas que a vocação de Jean Ricardo é a política. Está no “sangue”, seu avô, “Milton da Pedreira” foi vereador na década de 90 e seu tio, o “Dico”, foi vereador e vice-prefeito em Garopaba.

Vamos a Entrevista! Grande Jornal – O que te atraí na política? Jean Ricardo – Já dizia Santo Agostinho: A política é a mais elevada forma de caridade. A política que a gente se coloca à serviço e não de que se serve. O que me atraí na política é ter a oportunidade de mudar a vida das pessoas, de fazer o bem.

prometem e não cumprem. O JR - Reforma política. Pre­ desencanto do jovem não é com cisamos de regras que dêem a política, mas com políticos. condições de disputar com igualdade o voto do eleitor. Nós GJ – Quais as principais jovens precisamos do direito dificuldades enfrentadas de participar de forma iguali­ pelos jovens engajados com a tária com as demais lideran­ política no Brasil? ças poli­ticas existentes. Faltam JR - Acredito que sejam políticas públicas voltadas para condições para disputar espaço juventude e um órgão onde o dentro do partido. São poucos jovem possa ser representado. GJ – Como você avalia o jovens exercendo cargos ele­ interesse dos jovens em geral tivos no país. Além do jovem GJ –Qual a mensagem que pela política? não ter um interesse pela políti­ a juventude transmitiria aos JR – Muita gente fala que o jo­ ca, muitas vezes é afastado dos politicos mais experientes? vem não gosta de política. Não partidos na hora das decisões. E JR - Bem, nossa juventude está acredito nisso. O jovem adora chega na eleição, não temos as enferma e precisa de cuidados política, gosta de participar mesmas condições. urgentes, somos vitimas da vi­ quando se sente atraído, porém olência, da falta de ensino, de se decepciona com o exemplo GJ – O que poderia ser feito emprego, de segurança e saúde. de muitos políticos que não para minimizar esses pro­ Precisamos de políticas públi­ honram o voto. Políticos que blemas? cas com urgência.


JORNAL de maio de 2012 06 O29GRANDE Exame da OAB termina com tumulto e tentativa de invasão em Floripa

Polícia controla tumulto durante entrada para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Florianópolis

A entrada para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Florianópolis terminou em tumulto na tarde deste domingo. Cerca de 30 candidatos chegaram atrasados em apenas um dos prédios destinados a provam, no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Houve muita reclamação e alguns candidatos mais exaltados tentaram arrebentar uma das portas do local. O caos no trânsito de Florianópolis neste domingo foi apontado como o principal motivo para os atrasos. Além do exame, concursos para a prefeitura municipal e uma prova do Iron Man fizeram com que várias ruas da cidade fossem bloqueadas. Segundo muitos dos candidatos, o sinal para a entrada na prova tocou depois que o portão foi fechado. Os atrasados gritaram e exigiram en­ trar no local. A comissão organiza­ dora precisou acionar a segurança do campus para conter a situação. Cleiton Furtado, que saiu de Imbi­ tuba para levar a filha estava descon­

tente. Ele alega ter chegado ao local antes mesmo do sinal ser tocado. “O portão já estava fechado. Isso é um absurdo”, afirmou. Dezenas de candidatos se aglo­ meraram na porta do prédio de tecno­ logia da UFSC e exigiram conversar com representantes da OAB. A in­ stituição manteve o posicionamento de excluí-los do exame. Com isso, o grupo decidiu procurar uma del­ egacia de Polícia. “Estamos saindo daqui e indo para uma delegacia de polícia. O que fizeram não existe”, disse Furtado. A prova do Iron Man fez com que as seis pistas da única ligação entre o sul da ilha e o centro da cidade fosse interrompida. O trânsito fez com que o trajeto fosse percorrido em quase duas horas. “Marcam tudo em um dia só numa cidade que não sabe o que é mobilidade”, disse Airton Fonseca, que acompanhava a irmã na prova. “Levei 1h40 para chegar aqui. Dia de semana não passa de 30 minutos”.

REGIÃO

Busca da boa saúde leva profissionais para o campo

Bater uma bolinha e um papo com os amigos é também um ótimo mo­ mento para ir ao médico. Em Laguna, um grupo de profissionais da unidade de saúde do bairro Mar Grosso estão frequentando o campo de futebol na busca daqueles que dificilmente vão ao médico. O projeto intitulado Galo Velho, nome do time de fute­ bol amador, atualmente atende 60 homens, com idades entre 40 e 70 anos. A ideia é acompanhar a saúde do homem. Eles se reúnem aos sábados, na lo­ calidade de Ponta da Barra para jogar uma partida, comer um churrasco, tainha assada ou um camarão ao bafo. Nesta oportunidade a equipe leva ações de saúde direcionadas à pre­ venção e a promoção como: verifi­ cação da pressão arterial, verificação da glicemia capilar, acompanhamento de peso e altura, para a construção do índice de massa corpórea, orientações sobre aquecimento e alongamento físico, pelo educador físico, orien­ tações sobre alimentação adequada para o esporte, avaliação de cavidade oral pela dentista, agendamento de consultas médicas de acordo com a necessidade, vacinação com a dupla adulto (difteria e tétano) e a tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola).

Prefeitura de Laguna Segundo a secretária de Saúde, Tanara Cidade de Souza, a experiên­ cia já recebeu premiação estadual. “Com o projeto conseguimos levar orientações para aqueles, os homens, que dificilmente procuraram um médico, ou vão até o posto de saúde no seu dia a dia”, disse ela. Os encontros são organizados entre o grupo e a equipe de Estratégia da Saúde da Família (ESF) do Mar Grosso e do Nasf (Núcleo de Apoio em Saúde da Família), num período quinzenal ou mensal. “A equipe se desloca ao “campo de futebol”, ga­ rantindo assim um enorme diferencial em qualidade e quantidade nas ativi­ dades desenvolvidas, que se esten­ dem aos familiares destes jogadores”, explica a enfermeira e coordenadora Maria Heloísa Fernandes, da Unidade de Saúde do Mar Grosso. O trabalho vem sendo realizado desde 2011. Por ter em sua área de abrangência com alto índice de di­ abéticos, hipertensos, cardíacos e outras doenças crônicos degenerati­ vas, apresentando também, elevado número de casos de depressão a inten­ ção é esta­belecer vínculo direto com às Unidades Básicas de Saúde, salvo para fins de tratamentos de doenças previamente descobertas.

ROÇA GRANDE - IMBITUBA - SC

Em pouco tempo de existência, o trabalho já conseguiu resultados surpreendentes como: descoberta de jogadores, que eram hipertensos e diabéticos, e que desconheciam até então este fato, sendo que já estão ca­ dastrados no programa de controle do Diabetes Mellitus e da Hipertensão Arterial Sistêmica. Os próprios jogadores já se referi­ ram muitas vezes, que agora apre­ nderam como lidar melhor com as dores musculares e distensões, pois aprenderam com o educador físico, como realizar exercícios de aqueci­ mento e alongamento, melhorando assim o desempenho deles antes, durante e após os jogos. O acom­ panhamento dos mesmos, é feito por nutricionista, educador físico, odontólogo e outros vários profis­ sionais. A equipe levará o Projeto Galo Velho nos entre os dias 11 e 14 de junho a Maceió, na Mostra Nacional “Aqui Tem SUS” representado pela enfermeira coordenadora da ESF do Mar Grosso e do Projeto: Maria He­ loísa Fernandes e da Agente Comuni­ tária de Saúde, Cláudia Regina Silva com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.


ESPORTE

O GRANDE JORNAL 29 de maio de 2012

07

Cigano se firma como “bonzinho” Jogo e campeão queridinho do UFC Rápido Jorge Corrêa UOL Esporte

Nos Estados Unidos, usa-se muito o termo “nice guy”, que pode ser simples­ mente traduzido como “bonzinho” e, nesse momento, provavelmente ne­ nhum termo definiria melhor o campeão dos pesados do UFC Junior Cigano. Sua campanha na edição 146 refor­ çou essa sua imagem, que foi coroada com sua primeira defesa de cinturão do evento. Desde que a luta foi anunciada, mesmo ela sendo contra Frank Mir, maior algoz de seu mestre Rodrigo Minotauro, em nenhum momento Cigano entrou em provocações, nunca colocou uma possível vingança em pauta e sempre tratou tudo apenas no âmbito esportivo. “Eu sou um cara assim, sempre posi­ tivo, sempre sei o que quero. Não vim aqui para vingar ninguém, vim aqui apenas para manter meu cinturão e foi o que eu fiz. Mir é um grande lutador, um adversário duro, mas me preparei

bem para ele”, contou Cigano, de forma sempre política. Com esse seu jeito calmo e bonzinho, ele está atraindo um número ainda maior de fãs, não só no Brasil. Dessa forma, vem abrindo espaço para o que realmente importa em sua carreira: suas grandes atuações dentro do octógono do UFC. Contra Frank Mir, o brasileiro teve uma apresentação impecável e que contagiou todo o ginásio. Em nenhum momento deu chance para o rival, saiu fácil da única tentativa de queda e golpeou como quis o norteamericano. Um verdadeiro show do campeão dos pesados. Com todos esse fatores citados acima, Junior dos Santos se firmou de vez como um dos campeões queridinhos do UFC. Não é um Jon Jones, que bateu um carro após beber, ou um Anderson Silva, que volta e meia se envolve em alguma polêmica por sua marra.

Após parar Neymar, jovem argentino é festejado na chegada UOL São Paulo

Duelos entre Santos e Corinthians serão nas quartas 13 e 20 de junho

Cigano é, para o presidente Dana White, o funcionário que todo chefe gostaria de ter. “Ele é exatamente esse cara que todo mundo vê aqui, tranquilo, educado. Nunca tive um único pro­

blema com ele, mesmo os problemas normais, que qualquer pessoa tem. Se todos fossem como Junior, minha vida seria bem mais tranquila”, brincou o chefão do UFC.

Metrô acerta com Leonardo Sidnei Batista Futebol SC

A Conmebol divulgou nesta se­ gunda-feira as datas dos confrontos semifinais da Copa Libertadores. Como era esperado, Santos e Cor­ inthians se enfrentarão nas quartasfeiras 13 e 20 de junho. Os jogos entre Boca Juniors e Universidad do Chile estão marcados para os dias 14 e 21. A primeira partida entre os clubes brasileiros deverá ser realizada na Vila Belmiro. O Santos manifestou o desejo de disputar os dois jogos no estádio do Morumbi, mas o Corin­ thians descartou o acordo. Apesar do local ainda não ter sido anunciado oficialmente, é esperado que o se­ gundo duelo seja no Pacaembu. Fica agora a expectativa para que a CBF divulgue a tabela das semifinais da Copa do Brasil, que terá jogos nos mesmos dias da Lib­ ertadores, principalmente no que diz respeito a partidas na capital paulista. Santos e Corinthians não disputam uma semifinal há 11 anos, desde o Paulistão-2001, quando o time do Parque São Jorge eliminou o rival com um gol de Ricardinho aos 48 minutos do segundo tempo.

Adriano cobra quatro meses de direitos de imagem atrasados do Corinthians na Justiça

Se Neymar não conseguiu ser o jogador decisivo que se espe­ rava na eliminatória contra o Vélez Sarzfield, muito foi por conta de Peruzzi, seu jovem marcador. Na chegada à Argentina, a equipe toda foi festejada pela torcida, mas o lat­ eral recebeu uma atenção especial, segundo o diário Olé. “Sei que minha atuação pessoal foi algo positivo, mas aqui o que importa é o grupo. Estamos mui­ tos tristes por termos saído fora”, disse Gino Peruzzi à publicação argentina. Segundo o Olé, cerca de 40 torcedores esperaram o Vélez no aeroporto e festejaram todo o time, mesmo após a eliminação nos pê­ naltis nas quartas da Copa Liberta­ dores. Quando foi reconhecido, no entanto, Peruzzi recebeu atenção

especial, sendo parabenizado e alvo de diversos pedidos de autógrafos. O jogador foi uma surpresa do técnico Ricardo Gareca. Peruzzi tem apenas 19 anos e mostrou muita personalidade em todo o confronto com o Santos. Ciente de que jogaria improvisado na lateral, ele tratou de provocar o rival antes do jogo de ida na Argentina. Em campo, teve uma atuação im­ pecável e foi um dos destaques do time que venceu o Santos por 1 a 0. Na ocasião, o próprio Neymar admitiu que tinha jogado mal. Na volta, na Vila Belmiro, ele repetiu o bom jogo e deu trabalho para o craque santista, que chamou o jogo e tentou abrir espaços, mas só foi protagonista quando recebeu um belo lançamento de Elano e provo­ cou a expulsão do goleiro Barovero.

Leonardo já atuou no Metropolitano na última temporada Foto: Divulgação Metropolitano O Metropolitano confirmou mais impossibilitado de atuar na com­ um reforço para o Brasileiro da petição, acabou não se confirmando Série D. a negociação naquele momento. Trata-se do atacante Leonardo Revelado no Imbituba em 2010, Farias, de 24 anos, que estava Leonardo já havia atuado pelo no Brasil de Farroupilha, do Rio Metropolitano na última tempo­ Grande do Sul. rada. Porém, o atacante acabou se O atacante já tinha acerto verbal destacando e se transferindo para desde o Campeonato Catarinense, o Corinthians-AL no decorrer do mas como estava punido pela FCF, estadual.

Na ação que move contra o Co­ rinthians na Justiça do Trabalho, Adriano cobra quatro meses de direitos de imagem atrasados. Alega que não recebeu de dezembro de 2011 a março a março de 2012. Procurada pelo blog, a assessoria de imprensa do clube afirmou que os direitos de imagem são pagos mediante a apresentação de nota fiscal por parte dos jogadores. E que o Imperador não apresentou as suas nesse período. Irá receber assim que apresentar as notas. O atacante não fala publicamente sobre o assunto, mas cobra na Justiça R$ 800 mil. Ele recebia R$ 300 mil de salário e R$ 200 mil de imagem por mês. Adriano acionou o Corinthians após o clube anunciar que ele foi demitido por justa causa, apesar de inicialmente os corintianos alega­ rem uma rescisão amigável. Um acordo chegou a ser alinhava­ do para que o jogador recebesse uma indenização em quatro parcelas, mas acabou não sendo levado adiante. Na Justiça, os direitos de imagem podem ser considerados como salário. Isso provocaria um novo cálculo de valores pagos ao atleta, como férias proporcionais e 13º salário.


JORNAL de maio de 2012 08 O29GRANDE

PUBLICIDADE


GERAL

Garopaba é destaque no cenário da dança

O GRANDE JORNAL 29 de maio de 2012

09

No Tic -Tac da Vida por Almir Martins

SILÊNCIO O silêncio grita alto! Quem traduzirá a voz de cada silêncio? Silêncio é direito de não dizer Calar, pensar, silenciar Falar enquanto calar. O silêncio diz calado Caminha nas estrelas Pára no sinal, morre no as­ falto. Silêncio público diz alto! Com ele não implico Segredos de mundo outro.

PMG

com informações de Agna

A Cia de Dança de Garopaba Atitude esteve neste último final de semana de 18 à 20 de maio, em Santa Cruz do Sul RS, onde aconteceu o Open Extreme Brasil Hip Hop Dance. O evento de nível internacional com a participação de representantes de vários estados brasileiros como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, e de países como Peru, França e Estados Unidos.

Muller

A Cia de Dança de Garopaba Atitude foi convidado especial na noite de sexta, por ter participado da segunda edição do programa “Se ela Dança, eu Danço” do SBT , onde esteve entre os 20 melhores grupos do programa. Foi destaque na mostra e na competição entre os grupos, recebeu o troféu de “Melhor Crew” do evento, recebendo muitos elogios de grandes nomes da dança nacional e internacional. Estiveram julgando e minist­

rando cursos personalidades como coreógrafo e diretor do Programa da Xuxa, Fly; a apresentadora e repórter do Faustão, Carol Naka­ mura; o coreógrafo do Domingão do Faustão e do Dança dos Famo­ sos, Sylvio Lemgruber; a bailarina e repórter do Faustão, Fernanda D’avila; o campeão mundial, B.Boy Neguin; os coreógrafos e bailarinos, Bobby Mileage e Amy Secada, am­ bos dos Estados Unidos entre outros grandes nomes.

Publicação Legal

Publicação Legal

ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIO Comarca de Imbituba / 2ª Vara Rua Ernani Cotrin, 643, Prédio, Centro - CEP 88.780-000, Imbituba-SC - E-mail: imavar2@tjsc.jus.br Juíza de Direito: Naiara Brancher Chefe de Cartório: Camila Alexandre de Oliveira

ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIO Comarca de Imbituba / 2ª Vara Rua Ernani Cotrin, 643, Prédio, Centro - CEP 88.780-000, Imbituba-SC - E-mail: imbituba.vara2@tjsc.jus.br Juíza de Direito: Janiara Maldaner Corbetta Chefe de Cartório: Camila Alexandre de Oliveira

EDITAL DE CITAÇÃO - USUCAPIÃO - RÉUS INSCRITOS EM LUGAR INCERTO E EVENTUAIS INTERESSADOS - COM PRAZO DE 20 DIAS Usucapião nº 030.11.003163-6 Autor: Severiano Nascimento e outro

EDITAL DE CITAÇÃO - USUCAPIÃO - RÉUS INSCRITOS EM LUGAR INCERTO E EVENTUAIS INTERESSADOS - COM PRAZO DE 30 DIAS Usucapião nº 030.10.004911-7 Autor: Rosa Cardoso Matias

Citando(a)(s): Réus eventuais, incertos e não sabidos. Descrição do(s) Bem(ns):Imóveis: Uma área urbana localizada na Rua São Judas Tadeu esquina com Rua Rosa Martins Rosa, Imbituba-SC, com área total de 1.686,200m², com as seguintes medidas e confronta­ ções: a nordeste com Adelir Pereira dos Santos onde mede 60,62m; a sud­ este com Rua São Judas Tadeu onde mede 27,72m; a sudoeste com Rua Rosa Martins Rosa em 23,25m; a noroeste com Geni dos Santos da Rosa em 28,65m. *. Prazo Fixado para a Resposta: 15 dias. Por intermédio do presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incer­ to ou não sabido, bem como seu(s) cônjuge(s), se casada(o)(s) for(em), confrontante(s) e aos eventuais interessados que, fica(m) ciente(s) de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA(S) para responder(em) à ação, querendo, no lapso de tempo supra mencionado, contado do transcurso do prazo deste edi­ tal. ADVERTÊNCIA: Não sendo contestada a ação no prazo marcado, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelo autor na petição inicial (art. 285, c/c art. 319 do CPC). E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es), com inter­ valo de 0 dias na forma da lei. Imbituba (SC), 11 de outubro de 2011.

Citando(a)(s):RÉUS INSCRITOS EM LUGAR INCERTO E EVEN­ TUAIS INTERESSADOS Descrição do(s) Bem(ns):Imóveis: Um imóvel medindo 418,00m²., com as seguintes confrontações: nordeste, com Ronaldo da Silva; sudeste, com Rua Izidoro João da Silva; sudoeste, com Clodoaldo Patricio Matos e noroeste, com Claudio Prates”., Rua Izidoro João da Silva,, bairro Vila Santo Antonio, CEP 88780000, Imbituba, avaliado em 10/09/2010, por R$ 12.500,00 . Prazo Fixado para a Resposta: 15 dias. Por intermédio do presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incer­ to ou não sabido, bem como seu(s) cônjuge(s), se casada(o)(s) for(em), confrontante(s) e aos eventuais interessados que, fica(m) ciente(s) de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA(S) para responder(em) à ação, querendo, no lapso de tempo supra mencionado, contado do transcurso do prazo deste edi­ tal. ADVERTÊNCIA: Não sendo contestada a ação no prazo marcado, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelo autor na petição inicial (art. 285, c/c art. 319 do CPC). E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es), com inter­ valo de 0 dias na forma da lei. Imbituba (SC), 23 de maio de 2012.

O silêncio revela morte e vida! Arma de muitas facetas O que diz a voz do silênco?


10

GERAL

O GRANDE JORNAL 29 de maio de 2012

Imbituba e Itália fecham acordo de cooperação João Batista Coelho Júnior Informativo PMI

O prefeito José Roberto Martins, o presidente da câ­ mara de vereadores, Elísio Sgrott e o presidente da Acim (Associação Empresarial de Imbituba), Adilson Silves­ tre, receberam na manhã de sábado, dia 26, uma comi­ tiva de 15 empresários ital­ ianos que estão conhecendo a analisando a região para futuros investimentos. O re­ sultado desse encontro já foi positivo, uma proposta de cooperação entre portos. Na recepção ao grupo or­ ganizada pela Acim, na câ­ mara de vereadores, junta­ mente com empresários de Imbituba, o Governo rea­ lizou uma apresentação das belezas e potencialidades do município, em termos de

infraestrutura e desenvolvi­ mento e entregou um por­ tfólio sobre a cidade. O vice-prefeito de Ravena, Jean Min­ gvvi, mostrou grande interesse em uma troca de experiências e con­ tato entre os portos das duas cidades. “Con­ hecemos uma região muito bonita de Santa Catarina e com boas possibilidades para cooperações futuras”, disse. Para o prefeito Beto Martins, o contato entre as duas cidades contribui para a vinda de po­ tenciais investidores. “Man­ ter o contato é uma forma de manter a cidade em evidên­

cia e de que estamos dispos­ destaca. tos a contribuir com o que Já o presidente da Acim,

trabalho que levou tempo, foi árduo, mas acredito que agora podemos colher um benefício colocan­ do Imbituba na rota das comitivas internaciona­ is, todos temos muito a ganhar”, salienta Adil­ son. Agora o próximo deve ser uma visita formada por uma comitiva de Imbituba e região a cidade italiana, para conhecer também o porto local. Da Itália estiveram presentes representantes do ramo de tubos e conexões, pudermos para trazer novas está otimista por colocar vinicultura, engenharia e empresas e investimentos Imbituba no roteiro das co­ consultoria, energia susten­ para a região, e o porto pode mitivas internacionais que tável, operador logístico in­ ser a nossa porta de entrada”, visitam o estado. “Esse é um tegral e divisão de energia.

Horóscopo

A Lua crescente em Virgem vai mexer com suas emoções mais profundas e mostrar um caminho para algumas mudanças necessárias em sua vida. Se puder, comece uma boa terapia. Amor em fase de revisões.

A Lua crescente em Virgem traz movimento à sua vida financeira e uma dívida antiga pode ser sau­ dada. É hora de fazer uma revisão em seus gastos e manter controle sobre ele. Um novo negócio pode surgir.

A Lua entra em sua fase crescente no signo de Virgem e mexe com seus relacionamentos, tanto os pessoais, como os profissionais. A ideia de uma par­ ceria de negócios pode crescer neste período.

A Lua entra em sua fase crescente em seu signo e mobiliza alguns setores de sua vida, especialmente a carreira e os relacionamentos. Cuidado apenas com a energia desprendida, pois em excesso pode se trans­ formar em instabilidade.

A Lua crescente em Virgem coloca em movimento questões relacionadas ao seu trabalho e saúde. Algo que começou a ser desenvolvido há alguns dias atrás começa a ganhar movimento. Cuide de sua saúde.

A Lua crescente em Virgem pede um maior cuidado com sua saúde. É hora de cuidar da alimentação e começar um programa de exercícios voltados para o equilíbrio de suas emoções. Finanças em fase de espera.

A Lua crescente em Virgem mexe com seu coração e coloca movimento um relacionamento ou paixão que começou ou sofreu transformações há alguns dias. Criatividade em alta deve ser direcionada para criação de novos projetos de trabalho.

A Lua crescente em Virgem vai movimentar sua vida social e as amizades. Um novo contrato pode ser fir­ mado neste período e caso seja obrigado a assinar algum documento, avalie muito bem cada cláusula.

A Lua crescente em Virgem mexe com questões do­ mésticas e de relacionamentos familiares. É possível que um de seus pais esteja precisando mais de sua ajuda ou companhia. Emoções se aprofundam.

A Lua entra e sua fase crescente e movimenta sua carreira e vida profissional. O momento é ótimo para dar andamento a projetos que começaram há alguns dias atrás. Uma nova proposta de trabalho pode sur­ gir.

A Lua crescente em Virgem traz movimento ao seu dia a dia e promete uma vida social diferente. A co­ municação e as reuniões de negócios são beneficia­ das neste período. Amizades e viagens em alta.

A Lua entra em sua fase crescente e movimenta projetos e planos de negócios que começaram há al­ guns dias atrás. Fé e esperança são renovadas neste período. Viagens e contato com pessoas e negócios em outros países estarão em alta.

Azul e Trip oficializam fusão e se consolidam como 3ª maior aérea do país As companhias aéreas Azul e Trip anunciaram, na tarde de­ sta segunda-feira (28), a fusão das duas empresas. Segundo comunicado, será criada uma nova holding, que terá David Neeleman, fundador da Azul, como presidente do Conselho de Administração. As duas empresas estimam uma receita anual combinada superior a R$ 4 bilhões e uma frota de até 120 aviões ao final de 2012. A nova companhia será a terceira no mercado de aviação doméstica. A liderança segue sendo disputada entre TAM (TAMM4) e o grupo Gol (GOLL4), que tenta ver aprovada a compra da Webjet. A quarta posição fica com a Avianca, que em abril teve 4,98% do mercado doméstico. Nesta manhã, o mercado já especulava sobre uma possível fusão entre as duas empresas, que teria cerca de 15% do mercado brasileiro. A Azul terminou o mês de abril com uma participação de mercado no Brasil de 9,94%, enquanto a Trip registrou fa­ tia de 4,29% no mesmo período, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil. Os sócios da Azul --que incluem o empresário David Neelemann, fundador da empresa, e os fundos de investi­ mento Gávea e TPG-- terão dois terços da nova companhia, segundo o presidente do Conselho da Trip. A união das empresas, que possuem frotas de jatos Em­ braer (EMBR3) e turboélices da ATR, ocorre depois que a TAM assinou, em março do ano passado, uma carta de in­ tenções para comprar 31% de participação na Trip --acordo que não se concretizou. A Trip, fundada em 1998, tem entre seus acionistas a com­ panhia aérea norte-americana SkyWest (com 20% da aérea brasileira), e os grupos rodoviários Caprioli e Águia Branca.


Mídia

TECNOLOGIA

e

Tecnologia

Por: Lucas F. Gonçalves (Acadêmico de Ciência da Computação) lucas_iol@hotmail.com

Brasileiro pode ter descoberto Planeta X

O GRANDE JORNAL 29 de maio de 2012

11

Lista 10 - GJ

As listas mais interessantes e esquisitas da internet você encontra aqui.

Livros mais vendidos no Brasil Ficção

Astro teria o tamanho de Saturno e estaria situado além da órbita de Plutão

Há muito tempo astrônomos e curio­ sos especulam sobre a suposta existên­ cia de um planeta escondido além da órbita de Netuno. Agora, um astrôno­ mo brasileiro diz ter encontrado evi­ dencias que sustentam a teoria de um novo planeta no nosso sistema solar. Conhecido como “Planeta X” ou “Ni­ biru” segundo crenças populares, o suposto corpo celeste identificado pelo astrônomo seria cerca de quatro vezes maior que a Terra, do tamanho de Ne­ tuno, e orbitaria o Sol há uma distância de aproximadamente 225 bilhões de quilômetros. A essa distância, o planeta em poten­ cial seria praticamente invisível, mas segundo o brasileiro Rodney Gomes, astrônomo do Observatório Nacional do Brasil, o mundo desconhecido es­ taria se fazendo notar ao perturbar as órbitas dos chamados objetos do cin­ turão de Kuiper. “Cerca de meia dúzia dos objetos do cinturão de Kuiper estão em órbitas estranhas em relação a onde deveriam estar, com base nos atuais modelos de sistemas solares”, disse Gomes em uma reunião da Sociedade Astronômi­ ca Americana, realizada em Oregon, no inicio de maio. O cinturão de Kuiper é um vasto ter­ ritório além da órbita de Saturno con­ stituído por pequenos corpos de gelo e rocha, incluindo alguns planetas anões, como Plutão, Éris e Ceres, além

Planeta X seria responsável por órbitas alongadas de seis objetos do cinturão de Kuiper

de milhões de corpos ainda menores, como asteroides e cometas. Para realizar o trabalho, Gomes anali­ sou as órbitas de 92 objetos do cinturão de Kuiper e, depois, comparou os re­ sultados com os modelos computacio­ nais de como os corpos deveriam estar distribuídos - com e sem um planeta adicional. Os resultados indicaram que somente um objeto de forte atração gravitacio­ nal além da órbita de Plutão poderia explicar as órbitas altamente alonga­ das de seis objetos, incluindo o corpo remoto conhecido como Sedna. No en­ tanto, há um monte de possibilidades além da de um mundo distante. “Mas acho que o mais fácil é que seja um planeta desconhecido do sistema solar. Um mundo que orbita o Sol há uma distância muito longe, mas que é

enorme o suficiente para gerar efeitos gravitacionais sobre os objetos do cin­ turão de Kuiper”, acredita Gomes. O astrônomo brasileiro também espe­ cula que o objeto possa ser um planeta errante expulso do seu próprio sistema e capturado pela gravidade do Sol. Ou poderia ter se formado no nosso sistema e sido lançado para fora após encontros gravitacionais com outros planetas. De todo modo, as simulações de Gomes não dão aos astrônomos qualquer indicio de onde apontar os telescópios para encontrar o tal planeta e não trazem nenhuma evidencia con­ clusiva para provar a existência do que seria o nono planeta do nossos sistema solar. Fonte: Space, National Geographic

1. O Filho de Netuno - Rick Riordan 2. A Escolha - Nicholas Sparks 3. Um Homem de Sorte - Nicholas Sparks 4. A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin 5. Jogos Vorazes - Suzanne Collins 6. O Festim dos Corvos - George R. R. Martin 7. O Melhor de Mim - Nicholas Sparks 8. Em Chamas - Suzanne Collins 9. A Tormenta de Espadas - George R. R. Martin 10. A Esperança - Suzanne Collins

Não-Ficção

1. Guia Politicamente Incorreto da Filosofia - Luiz Felipe Pondé 2. Para Sempre - Kim e Krickitt Carpenter 3. Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil Leandro Narloch 4. Uma Breve História do Cristianismo - G Blainey 5. 30 Minutos e Pronto - Jamie Oliver 6. Mentes Ansiosas - Ana Beatriz Barbosa Silva 7. Steve Jobs - Walter Isaacson 8. 1808 - Laurentino Gomes 9. A Carne e o Sangue - Mary Del Priore 10.O Livro da Filosofia - Vários

Autoajuda e Esoterismo

1. Ágape para Crianças - Padre Marcelo Rossi 2. Ágape - Padre Marcelo Rossi 3. Desperte O Milionário Que Há Em Você - Carlos Wizard Martins 4. Nietzsche para Estressados - Allan Percy 5. É Tudo Tão Simples - Danuza Leão 6. O Poder dos Quietos - Susan Cain 7. O X da Questão - Eike Batista 8. A Parisiense - Ines de la Fressange 9. Nunca Desista de Seus Sonhos - Augusto Cury 10. O Monge e o Executivo - James Hunter


GJ87  

Mídia e Tecnologia .: CONSTRÓI Imbituba, 29 de maio de 2012 | Acesse: www.grandejornal.com.br Exemplar: R$2,50 Nº 87 ANO 2 Jornal Bissemanal...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you