Page 1

O Grande Jornal O Grande Jornal

Imbituba, 28 de março de 2012

TECNOLOGIA

FERNANDO PARAÍBA ECONOMIA

Auxílio Reclusão: Benefício aos depen­ dentes do segurado recolhido à prisão. /10

Designer tem ideia inovadora de smart­ phone próprio para ­­cegos. /11

Os últimos aconte­ cimentos políticos ­destacados na visão do radialista. /02

Qual seu sonho de consumo? Planejar é essencial . /07

DESTAQUE

IGREJA.:

“DA VIDA NÃO LEVAMOS NADA” com

Osni

João

Farias,

J o r n a l Semanal

Exemplar: R$2,00

CRISPIM

Entrevista

Nº 74 ANO 2

morador

da

Ribanceira,

apaixonado

por

Imbituba./04

(48) 3255-0172

Movimento de Cursilhos de Cristandade lança Bodas de Ouro. /07

ESPETÁCULO.:

Navios da Costa Cruzeiros são a mais nova e bela “paisagem” de Imbituba. /03

OPERADORA PORTUÁRIA 3255-3094

CONSTRÓI

CDL.:

Inscrições abertas para Workshop sobre prevenção a fraudes. /09


JORNAL de março de 2012 02 O28GRANDE

GJ Expediente

O Grande Jornal Editora LTDA - ME. CNPJ 11.870.801/0001-24

Endereço Rua: Elza Maria Pereira Pittigliani, 184 - Vila Nova Alvorada. Imbituba - SC CEP: 88780-000

‘‘

POLÍTICA Sozinho você não faz nada, criar equipes, isso eu fiz muito bem. Eike Batista

[[ charge ]]

Telefone (48) 3255-1063 Diretor Geral e Jornalista Responsável Fernando Carvalho ograndejornalfc@hotmail.com

Diagramação Lucas Francisco Gonçalves lucas_iol@hotmail.com

Departamento Comercial: Kaká Siqueira

kakaogj32551063@hotmail.com

Editora Chefe Anny Caroline Siqueira de Carvalho

annycaroline15@hotmail.com

Colaboradores Carlos Alberto Crispim; Luiz Antonio; Luiz Otávio; Beth Ferreira e UNIASSELVI, Carla Gabriela dos Santos. Área de circulação: Imbituba, Laguna, Imaruí e Garopaba. Gráfica Alternativa Gráfica Tiragem 1000 exemplares Acesse o nosso site WWW.GRANDEJORNAL.COM.BR

TIRINHAS DE HUMOR >>

Visão Política Por: Fernando Carvalho

ograndejornalfc@hotmail.com

Encontro do PSDB

O vice-presidente do PSDB de Santa Cataria, Beto Martins, recebeu 7 municípios da região para discutir sobre política e as candidaturas dos pré candidatos tucanos. Na ocasião o prefeito recebeu uma mensagem do pastor evangélico que ele seria “um grande político que Santa Catarina conhecerá”, como presente o Beto pediu para ele encerrar o com uma oração, o encontro dos tucanos.

Representantes de São Thomas

O Bairro de São Thomas vai se apresentar com dois pre candidatos, Helcio Diniz e Vanderlei Carvalho, só será bem sucedido quem assim se apresentar. As comunidades tem que lutar pelo seu espaço na casa do seu povo.

Jarlex Teixeira

O futuro engenheiro Jarlex Teixeira vai assumir o espaço político deixado pelo seu tio Ademar Da Ibiraquera. Jarlex é um exemplo para comunidade, foi servente de pedreiro e agora vai se formar engenheiro, quem luta consegue. Parabéns!

O suplente Jesiel

O suplente Jesiel Antulino, anda muito empolgado com a eleição para vereador, ele vem buscando apoio para superar seu bom momento quando foi eleito o primeiro vereador do PT Do B de Santa Catarina, o melhor caminho é trabalhar e trabalhar.

André Igreja

O Ex candidato a deputado estadual André Igreja ainda não veio de Brasília. Segundo um amigo ligado ao PDT, ele vai entrar em cena na hora certa para a disputa da eleição vindoura. Vamos aguardar.


IMBITUBA

PORTO >>

Espetáculo em alto mar Navios da Costa Cruzeiros são a mais nova e bela “paisagem” de Imbituba

O GRANDE JORNAL 28 de março de 2012

NO TIC -TAC por DAAlmirVIDA Martins SIM

A palavra eleva E quando prospera Traz incenso consigo. Suave harmonia Gera alegria Este termo amigo. Que arte o eleva? Que estima o suplanta Este sinal positivo?

Redação GJ Costa Cruzeiros é reconhecido como o maior grupo Italiano no Turismo e nº 1 em cruzeiros na Europa com 64 anos de história. Sua frota tem 17 navios com capacidade total para 50.000 hóspedes atingindo 800 mil passageiros por temporada. O Costa Magica

POLÍTICA >>

oferece cruzeiros mais longos, de até 16 dias, com novo embarque e escala em Imbituba. O Diretor-Presidente Renê Hermann, junto ao Consultor de Marketing Francisco Âncora Lopez do Grupo Costa na América do Sul realizou visita ao município na sexta-feira (09), com a intenção de trazer negociações relativas ao

projeto turístico com os navios da Costa Cruzeiros o qual pretende adotar Imbituba como um porto de referência na América do Sul. Nessa nova em­ preitada do Grupo Costa na América do Sul, o nome de Imbituba será associado a um novo produto, a Viagem Premium que conforme o presidente tem duração de 16 dias e por isso

reúne um perfil de hóspedes excelente, mas para Imbituba receber uma tripulação de tu­ ristas muitos projetos deverão ser realizados. A população de Imbituba, principalmente dos bairros de Vila Nova Alvorada e Aguada não se cansa de observar a beleza deste navio que agora faz parte de nossa paisagem.

PSDB reúne diretório em Imbituba

Redação GJ Para fortalecer o partido e esquematizar metas para as eleições 2012, o vice-presidente

estadual do PSDB-SC, José Roberto Martins, promoveu neste sábado (24), uma reunião entre os membros do

diretório regional do partido em Imbituba na Pousada do Jangadeiro. A principal pauta da reunião foi a pré-

candidatura de Jaison Cardoso para prefeito de Imbituba e os précandidatos às cadeiras do Legislativo.

03

A morte faz-se vida A união é proferida É um som bem vindo. É pássaro que voa O seu canto ressoa Por isto o bendigo!


JORNAL de março de 2012 04 O28GRANDE

ENTREVISTA ENTREVISTA COM OSNI JOÃO FARIAS

Gremista, morador da Ribanceira, trabalhou de servente na fundação do Colégio Henrique Lage. Apesar de ter morado em Porto Alegre por longos anos, resolveu voltar para Imbituba e construir uma família.

Por Fernando Carvallho

“Eu tenho muita fé em Deus e Nossa Senhora. Fui bem educado pelos meus pais, não tenho vícios, alcancei meus 80 anos. Acredito que o dinheiro é válido, mas em grande quantidade tira a saúde de muita gente. Eu vivo bem com o pouco que tenho”. GJ – Quando nasceu e como foi sua infância? Nasci em 1031. Tive uma infância um pouco castigada. Desde os sete anos com a inchada na mão. Naquela época não tinha nada de trator era tudo no braço. Meu pai João Farias tinha um engenho de farinha e todos nós trabalhávamos na roça o dia inteiro e às vezes a gente pescava. Comíamos carne só duas vezes por semana. Fazíamos café e açúcar socados no pilão, nosso café da man-

hã era polenta, fome nunca passávamos, plantávamos muitas verduras. Nós morávamos próximos à Pedra Redonda na Praia D’água. Desde que eu me entendo por gente, a praia leva este nome e da fonte que existe nela, sempre brotou água. Nosso engenho era de barro tocado à boi e nossa casa era de madeira. Minha mãe se chamava Inês Inácio da Conceição e tive doze irmãos. Perdi alguns muito cedo por causa de doenças que hoje se curam mais fácil.

GJ – Quantos filhos o senhor tem? 12. São todos bem de vida. Homens: Antônio, Henrique, Leandro, Marcelo, Luciano e Francelino. Mulheres: Terezinha, Castorina, Vera, Marina, Simone e Ana.

sacos de roupas em cima de uma DKV e lá eu casei. Mas acabei voltando pra cá

GJ – O senhor é uma pessoa religiosa? Sim. Já andei 22 km a pé em Imaruí para pagar promessa. Sou um GJ – Depois de homem de fé. passar tanto tempo em Porto Alegre, GJ – O senhor o que fez quando tinha algum apevoltou para Imbi- lido engraçado? tuba? Ninguém Passei um me chamava pelo tempo aqui quando nome. Me chamasolteiro, mas acabei vam de “cabeção”. voltando para Porto Tem gente que vai Alegre com sete ler o jornal e vai

dizer: “o cabeção tá Senhora. Fui bem vivo ainda” (risos). educado pelos meus pais, não tenho víGJ – Observei que cios, alcancei meus o senhor tem mui- 80 anos. Acredito tas plantas, gosta que o dinheiro é váde jardinagem? lido, mas em grande Sim, trabalho quantidade tira a com isso, adoro saúde de muita cuidar das minhas gente. Eu vivo bem plantas. Se as pes- com o pouco que soas, donas dos jar- tenho. Ninguém dins que eu já cuidei leva nada desta lerem a entrevista, vida, por mais coi­ vão lembrar-se de sas boas que façacomo eu fazia meu mos e que adquiritrabalho bem feito. mos. Eu lutei muito e vai ficar tudo aí. GJ – O que é a felicidade para o sen- GJ – Deixe uma hor? mensagem ao imbitubenses. Deus, Eu tenho muita saúde e felicidade fé em Deus e Nossa pra todos nós.


ENTREVISTA

O GRANDE JORNAL 28 de marรงo de 2012

05


JORNAL de março de 2012 06 O28GRANDE

DESTAQUE

Felicidades Maria José!

Festança!

Exatamente nesta quarta feira, Maria José (dona Tezinha), estará deixando esta terra e seus familiares para voltar à Paraíba, onde existe outra parte da família. Tivemos o privilégio de comemorar os 80 anos dela no domingo (25), onde contemplamos o depoimento emocionado da lúcida senhora: “Estou muito feliz em estar aqui e sentirei muita falta de todos vocês”, disse com muita emoção. Parabéns dona Tezinha! Que os seus anos se multipliquem para alegrar a grande família que construístes.

Com grande número de familiares, amigos e algumas autoridades do município, o empresário Zalmir Pires da JJ Materiais para Construção comemorou 44 anos de vida no sábado (24). Que sua vida continue sendo próspera Zalmir!


PARABÉNS >>

GERAL

O GRANDE JORNAL 28 de março de 2012

07

Congratulações pequena Ana Júlia! A menina Ana Júlia completou 1 aninho ao lado de familiares e amigos no domingo (25). A festa realizou-se no Salão Paroquial da Divinéia e proporcionou muito divertimento aos convidados. Qual é o seu sonho de consumo? Seja A família recepcionou e serviu a todos com muito cuidado e carinho. Pequena Ana Júlia, que esta data qual for à resposta, planejar é essencial se repita por muitos anos! Um abraço especial aos pais da princesa, Janaína e Nando, da Panificadora Quem nunca se viu pensando, na hora de realizar Pâmella, estabelecimento que recebeu o nome da primeira filha do casal. algum sonho, conforme o refrão popular: “Não sei se eu

caso ou se compro uma bicicleta”? Seja lá qual for o seu objetivo, a compra de um carro, de uma casa, a realização de uma viagem ou até a tão sonhada festa de casamento, vale começar o planejamento e as reservas do orçamento para alcançá-lo. Definição de metas O primeiro passo é definir, nos mínimos detalhes, quanto custa o seu sonho. Faça orçamentos, pesquise e escolha as melhores opções. Com o valor final do que vai gastar, trace um cronograma e defina quanto tempo você tem para conseguir esse valor. No caso de uma viagem, por exemplo, muitas vezes é possível se planejar, investir uma quantia mensalmente e quitar todo o passeio de uma só vez, um mês antes de embarcar. O ideal é se informar com os agentes de viagens. Se o seu sonho for à festa de casamento, o planejamento antecipado garante mais segurança e ainda facilita o controle dos gastos. Digamos que você pretenda casar daqui a três anos. Comece a poupar desde já e estabeleça um prazo de dois anos para conseguir o dinheiro. Depois disso, no ano da cerimônia e com todo o dinheiro em mãos, é só pagar e se preocupar com detalhes mínimos da cerimônia, festa e lua-de-mel. Na ponta do lápis De acordo com os dois exemplos acima, faça as contas, diante de alguns dados ilustrativos: Viagem para a Europa: Custo Viagem R$ 8.000,00 / Previsão para a viagem Fevereiro de 2013 / Tempo para poupar de Abril de 2012 a Janeiro de 2013 (10 meses). Juros mensais do investimento 0,6%, valor poupado por mês R$ 779,00 com um total de depósitos de R$ 7.790,00 e total de juros R$ 210,00. Festa de Casamento: Custo Viagem R$ 20.000,00 / Previsão para o casamento Agosto de 2014 / Tempo para poupar de Abril de 2014 a Julho de 2014 (28 meses). Juros mensais do investimento 0,6%, valor poupado por mês R$ 659,00 com um total de depósitos de R$ 18.452,00 e total de juros R$ 1.548,00. Pela simulação fictícia acima, pode-se perceber que, quando se tem um objetivo definido, o quanto antes começar a guardar, mais você pode ganhar. No caso do casamento, por exemplo, do orçamento de R$ 20.000, quase R$ 18.500 vão partir do seu bolso e os outros cerca de R$ 1.500 serão resultados dos juros de suas aplicações.

Cursilho lança Bodas de Ouro em Imbituba

EDITAL ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIO Comarca de Imbituba / 2ª Vara Rua Ernani Cotrin, 643, Prédio, Centro - CEP 88.780-000, Imbituba-SC E-mail: imavar2@tjsc.jus.br Juíza de Direito: Naiara Brancher Chefe de Cartório: Camila Alexandre de Oliveira EDITAL DE CITAÇÃO - USUCAPIÃO - RÉUS INSCRITOS EM LUGAR INCERTO E EVENTUAIS INTERESSADOS - COM PRAZO DE 20 DIAS Usucapião nº 030.11.003306-0 Autor: André Cristiano Liberato e outro

O MCC - Movimento de Cursilhos de Cristandade, está completando 50 anos de existência no Brasil. Considerado um dos maiores Movimentos de Igreja no mundo, e existente em mais de 150 países, o MCC surgiu na década de 40 na Espanha com a JACE - Juventude Católica Espanhola , que fazia a peregrinação no famoso “Caminho de Compostela”. Em 1962 veio para o Brasil e o primeiro Cursilho aconteceu em Valinhos-SP. Nesta semana, em Araçatuba, o Casal coordenador do GED - Diocesano Margarete e Almir Martins (foto) lançaram em Ultréia do Setor Comarcal de Imbituba, o Banner comemorativo, dando abertura ao ano jubilar.

Citando(a)(s): Réus eventuais, incertos e não sabidos. Descrição do(s) Bem(ns):Imóveis: Um imóvel situado na Rua Izidoro João Manoel da Silva, bairro Nova Brasília, Imbituba-SC, com as seguintes medidas e confrontações: a nordeste com Área de nº 5141 onde mede 28,00m; a sudoeste com Geraldina de Souza Marques onde mede 28,88; a sudeste com Rua Izidoro João Manoel da Silva em 17,00m; a noroeste com Milton de Souza em 16,80m *. Prazo Fixado para a Resposta: 15 dias. Por intermédio do presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, bem como seu(s) cônjuge(s), se casada(o)(s) for(em), confrontante(s) e aos eventuais interessados que, fica(m) ciente(s) de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA(S) para responder(em) à ação, querendo, no lapso de tempo supra mencionado, contado do transcurso do prazo deste edital. ADVERTÊNCIA: Não sendo contestada a ação no prazo marcado, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelo autor na petição inicial (art. 285, c/c art. 319 do CPC). E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es), com intervalo de 0 dias na forma da lei. Imbituba (SC), 10 de outubro de 2011.


JORNAL de março de 2012 08 O28GRANDE

UNIASSELVI

INFORMATIVO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PLANALTO

Aberta as inscrições para cursos de Graduação a distância – 2º Semestre

O polo Iep informa que estão abertas as inscrições para os cursos de graduação a distância da Uniasselvi. São mais de 20 opções de cursos com mensalidades a partir de R$ 203,00. Não perca essa oportunidade, FAÇA FACULDADE EM IMBITUBA!!! Dia da semana: a ser definido pelo Polo. Início das aulas: 18 a 23 de junho de 2012. Bacharelado DURAÇÃO 48 meses Administração Ciências Contábeis Graduação Tecnológica Dia da semana: a ser definido pelo Polo.

Início das aulas: 18 a 23 de junho de 2012. DURAÇÃO 30 meses Gestão Comercial Negócios Imobiliários Gestão Ambiental Logística Processos Gerenciais Segurança no Trabalho Recursos Humanos Comércio Exterior Gestão Financeira Gestão Pública Marketing Turismo Gestão de Tecnologia da Informação Licenciatura Dia da semana: a ser definido pelo Polo. Início das aulas: 18 a 23 de junho de 2012. Artes Visuais Ciências Biológicas

Geografia História Informática Letras - Português Matemática Filosofia Sociologia

DOCUMENTOS PARA A MATRÍCULA:

DURAÇÃO 48 meses Pedagogia

- Cédula de Identidade; - CPF; - Uma foto 3X4 recente; - Diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente; - Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente; - Comprovante do pagamento da taxa de inscrição

INSCRIÇÕES: As inscrições deverão ser feitas somente on-line, diretamente no site www.nead.com.br - Ensino a Distância - Seleção e Matrículas até a data de 24 de maio de 2012. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 e o boleto poderá ser pago em qualquer agência bancária até o dia de 24 de maio de 2012.

Para efetuar a matrícula você deverá apresentar, obrigatoriamente, os seguintes documentos :

SELEÇÃO E MATRÍCULAS: As matrículas deverão ser feitas diretamente nos Polos

de Apoio Presencial no dia 25 de maio de 2012, das 8h às 22h, e no dia 26 de maio de 2012, das 8h às 12h. ´ A Matrícula é a primeira mensalidade e deve ser paga integral até o dia 11 de junho de 2012. VALOR DAS MENSALIDADES: O valor das mensalidades para os cursos de Licenciatura e Tecnologias é de R$ 203,00 e para os cursos de Bacharelado (exceto Bacharelado em Engenharia da Produção) é de R$243,00.

Pós graduação é no IEP - Imbituba:

Inicia dia 02 de abril mais uma turma de pós graduação no IEP Imbituba, o curso ofertado é Especialização em Saberes e Práticas da Educação Infantil, Series Iniciais e Educação Especial. Lembrando que ja esta em andamento os cursos de Licenciamento Ambiental. Psicopedagogia Clinica e Institucional, Metodologia em Ciências Biológicas e Operações Logística. Abertas inscrições para os seguintes cursos: Gestão Pública Segurança Pública Controladoria Sociedade Conteporânea: História, Geografia e Sociologia

ROÇA GRANDE - IMBITUBA - SC


CDL

Inscrições abertas para Workshop sobre prevenção a fraudes A CDL Imbituba irá oferecer no dia 17 de abril, às 19h30min, na sede da OAB Imbituba, um workshop sobre Prevenção a Fraudes e Segurança Patrimonial. A atividade será conduzida pelo consultor, pós-graduado em se-

gurança bancária e patrimonial, advogado e perito criminal Arnaldo Ferreira dos Santos. Segundo o presidente da CDL, Custódio Juvenal Pacheco, o objetivo é capacitar lojistas e colaboradores com informações ne-

cessárias para a segura identificação de ações de estelionatários, tais como fraudes, golpes, roubos, extorsões e falsificações. “O comércio é sempre alvo de golpes e recentemente tivemos conhecimento de vários casos em nossa cidade,

por isso é importante a participação de todos”, explica. As inscrições são gratuitas para associados e poderão ser feitas na CDL, ou pelo telefone (48) 32550756. Vagas limitadas.

HORÁRIO DO COMÉRCIO ESPECIAL DE PÁSCOA 05/04 – Quinta-feira - Normal – Das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18 horas 06/04 – Sexta-feira - Feriado – Fechado 07/04 – Sábado Especial - Das 9 às 17 horas 08/04 – Domingo - Páscoa - Fechado

O GRANDE JORNAL 28 de março de 2012

09

NOVOS ASSOCIADOS FILIE-SE À CDL SPC IMBITUBA Jointel Teleinformática Vila Nova Alvorada

Duda Presentes Nova Brasília

ERRG Comércio e Serviços Vila Nova

Centhauro Segurança Eletrônica Centro

Loja da Pamela Vila Nova

Loja Arco-Íris Itapirubá

Solicite uma visita pelo telefone: 3255 0756.


10

GERAL

O GRANDE JORNAL 28 de março de 2012

Parabéns Dorilda!

Comemorou mais um ano de vida na sexta feira (23), Dorilda esposa de Estevão da Vila Nova. Esta data especial foi compartilhada ao lado de amigos, alguns parentes e muitos netos. Que Deus continue abençoando esta família.

Um brinde aos noivos!

O jovem casal Joane Gabrielle e Guilherme Enrique deu um grande passo no domingo (25), ficaram noivos na presença da família e com a benção dos pastores da Igreja Quadrangular da Vila Nova Alvorada Edson e Elaine. Felicidades!

Roel Ruiz corretor de imóveis

Classificado de Imóveis SALA COMERCIAL P/ ALUGAR CENTRO SALAS COMERCIAIS - Centro Empresarial Baleia Franca. Av. Beira Mar. Sala 1 de esquina R$ 900,00 e Sala 2 ao lado R$ 650,00 P/ VENDER / VILA NOVA 2 SALAS COMERCIAS perfazendo um total de 264,62m2 de área construída, móveis e utensílios para o funcionamento de bar e cancha de bocha inclusos c/ cozinha equipada, fogão industrial (sem uso) balcões de granito, exaustor. Projeto aprovado para construção no 2º piso. Localizadas na Rua Rogério Tavares atrás do Mercado Reús. R$ 180.000,00 à vista. P/ ALUGAR / CENTRO APARTAMENTO nº 03 c/ 2 quartos, sala, cozinha, wc e lavanderia, localizado na Av.Santa Catarina, 176, próximo ao Sindicato dos Estivadores. R$ 450,00 APARTAMENTO - c/ 2 quartos, sala de estar, sala de jantar, cozinha, wc, área de serviço, salão de festa c/ churrasqueira e garagem. Localizado na Av. Presidente Vargas, 863, Res. Praia da Vila, aptoº 202, Lot. Sollage, próximo ao Silvestre Hotel. R$ 800,00. CASA DE ALVENARIA - c/ 2 quartos, 1 suíte, 2 salas, cozinha, wc, área de serviço e garagem. Localizada na Rua: Visconde de Barbacena, 349, Lot Sollage. R$ 1.000,00. CASAS P/ VENDER PORTO DA VILA CASA DE ALVENARIA - c/ 2 quartos, sala, cozinha, wc, área de serviço e garagem. Terreno aprox. 15 x 34 = 510m2. Escriturada. Localizada na Rua: Alfredo Antonio Feliciano, 105, próxima ao Posto de Molas, quem vai para o Posto Recanto, a 2ª rua a esquerda. R$ 130.000,00. GUAIUBA CASA DE ALVENARIA – c/ 7 quartos, sendo 1 suíte, 3 wcs, 2 cozinhas, 1 sala, churraqueira e área de serviço. R$ 270.000,000. VILLAGE CASA MISTA ANTIGA- terreno c/

561m2, c/ uma construção de 6 x 8 localizada na Rua 21 de Junho, próxima a quadra de tênis. R$ 120.000,00. CASA DE ALVENARIA- 2 pisos, 3 quartos, sendo 1 suíte, banheiro social, garagem coberta p/ dois carros, sala de estar, sala de jantar e sala de TV, terreno com aprox. 600m2, casa c/ 200 m2, área de serviço e mesanino. Obs. Cozinha com armários embutidos ficam na casa. Obs. Localizada depois da quadra de tênis. R$ 240.000,00 NOVA BRASÍLIA CASA DE ALVENARIA – c/ 3 quartos, sala, cozinha e banheiro c/ aprox. 112m2. Terreno medindo aprox. 14x26= 364m2. Rua Cônego Itamar Luiz da Costa nº 550, próxima ao Mercado Imperatriz. Obs. Recibo de Compra e Venda. R$ 350.000,00. CASA DE ALVENARIA - c/ 3 quartos, sala, cozinha, wc, churrasqueira e garagem p/ 2 carros medindo 35x7. Mais 2 peças sendo 1 wc e 1 quarto medindo: 7x14. Terreno medindo 12 x 30 = 375m2, localizada na Rua: Manoel José Espíndola, s/nº, próxima ao Mercado São Jorge. R$ 80.000,00 VILA NOVA CASA DE ALVENARIA – c/ 3 quartos, sala, cozinha wc e área de serviço. Próxima a Igreja Católica, Praça da Vila. Ao lado do Vila Nova Atlético Clube. Terreno medindo 8x36=288m2. R$ 100.000,000. CASA MISTA – c/ 3 quartos, 2 banheiros, cozinha em alvenaria. Localizada na Rua Expedicionário, nº 340, próxima ao ex depósito do Candemil, em frente ao salão de beleza Érika. R$ 85.000,00 Escriturada e Averbada. CASA DE ALVENARIA – área construída 63m2 sendo 7x9m, c/ 3 quartos, 1 banheiro, sala, cozinha, garagem e 1 canil. Terreno medindo 12x25m= 300m2. Rua Rui Barbosa, 80. Atrás da Garagem do Amarelinho. Tem Escritura Pública. R$ 70.000,00. CASA DE ALVENARIA - Área de Serviço, banheiro, cercada com muro, cozinha, edícula, garagem, lavanderia, 2 andares, 3 quartos, 1 suíte, sala de estar, sala de jantar.

CRECI 7795 SC (48)3255-0171 / 9982-7326

Rua do Sindicato nº 133, atrás do Bit Gás, próxima a Padaria Aurora. Escritura Pública. Área do Imóvel: 150m2. Área do terreno: 360m2. R$ 165.000,00 ITAPIRUBÁ CASA DE ALVENARIA - 3 quartos, sala, cozinha, banheiro, garagem. 80m2. Mar Lado Norte. R$ 300.000,00. ALTO ARROIO CASA DE ALVENARIA - aprox. 170m2, c/ 3 quartos, sala e cozinha conjugada, área de serviço, 2 wcs, churrasqueira, garagem p/ dois carros, varanda em volta da casa e dependência com aprox. 30m2. Terreno mede 19x41,70m=792m2. Recibo de Compra e Venda. R$ 150.000,00. Condições a combinar. Aceita carro no valor até R$ 25.000,00, apartamento no RS. VILA SANTO ANTONIO CASA DE ALVENARIA COM LAGE 2 pisos - 4 quartos sendo, 1 suíte, sala de estar, sala de jantar, sala de tv, cozinha pré moldada, área de serviço medindo + ou - 200m2, churrasqueira e garagem. Terreno mede aprox. 12 x 40= 480m2. Com Escritura Pública. R$ 300.000,00 TERRENOS P/ VENDER ITAPIRUBÁ TERRENO no Lote 16 Quadra 23/A Setor A. Loteamento Balneário Itapirubá, com área 375 m2, sendo 15m de frente por 25m de fundos. R$ 65.000,00. Com Escritura Pública. TERRENO no Lote 15 esquina depois da Quadra 23/A Setor A. Loteamento Balneário Itapirubá, com área 375 m2, sendo 15m de frente por 25m de fundos. R$ 70.000,00. Com Escritura Pública. TERRENO próximo a Associação da Caixa Econômica - Loteamento Balneário Itapirubá, com área 375 m2, sendo 15m de frente por 25m de fundos. R$ 65.000,00. Com Escritura Pública. VILA STO. ANTÔNIO TERRENO localizado na Rua Amênico Tavares, s/nº. Área: 558m2. Com Escritura Pública. R$ 35.000,00.

NOVA BRASÍLIA TERRENO localizado próximo ao Ginásio de Esportes quem vai para o Rodeio, medindo 20 x 25 = 500m2. R$ 20.000,00. Recibo de Compra e Venda. MIRRIM TERRENO MORRO DO MIRIM c/ aprox. 140.000m2. R$ 170.000,00. APS P/ VENDER CENTRO APARTAMENTO - Cobertura – 3 quartos sendo 1 suíte, salas de jantar, estar, cozinha, wc, lavabo, área de serviço, churrasqueira, piscina, elevador, salão de festa, 2 vagas de garagem c/ portão eletrônico e sacadas. Próximo ao Silvestre Hotel. R$ 450.000,00. CASAS P/ ALUGAR CASA DE ALVENARIA - c/ 4 quartos sendo 2 suítes, 2 salas, cozinha, área de serviço, wc e garagem. Localizada na Rua: Nereu Ramos, próxima a Biblioteca Municipal e ao Pan. R$ 1.200,00. VILA NOVA CASA DE ALVENARIA - c/ 1 quarto, sala, cozinha e wc. Toda mobiliada. Localizada na Rua Paraná, nº 414, próxima ao Mercado Econômico. R$ 450,00 VILLAGE CASA DE ALVENARIA- c/ 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Localizada na Rua Astrogildo Duarte Ferreira, 3357, depois da Auto Escola, 1ª rua à esquerda. R$ 550,00. PAES LEME CASA DE ALVENARIA - c/ 4 quartos, 1 suíte, 2 wcs sociais, 2 salas, 1 cozinha, área de serviço c/ churrasqueira e garagem p/ 2 carros. Localizada na Rua Itaquera, 28. R$ 1.200,00. DIVINÉIA CASA MISTA – c/ 2 quartos, 1 suíte, sala, cozinha e banheiro. Localizada na Quadra 24, Lote 458, uma rua antes do Clube Náutico à direita, passa uma transversal, na 2ª quadra R$ 550,00.

Auxílio-reclusão Entende-se por auxílio-reclusão o benefício devido aos dependentes do segurado recolhido à prisão, durante o período em que estiver preso sob regime fechado ou semi-aberto. Há de se ressaltar que não cabe concessão de auxílio-reclusão aos dependentes do segurado que estiver em livramento condicional ou cumprindo pena em regime aberto. Para a concessão do benefício, é necessário o cumprimento dos seguintes requisitos: a) o segurado que tiver sido preso não poderá estar recebendo salário da empresa na qual trabalhava, nem estar em gozo de auxílio-doença, aposentadoria ou abono de permanência em serviço; b) a reclusão deverá ter ocorrido no prazo de manutenção da qualidade de segurado; c) o último salário-de-contribuição do segurado (vigente na data do recolhimento à prisão ou na data do afastamento do trabalho ou cessação das contribuições), tomado em seu valor mensal, deverá ser igual a R$ 915,05. Importante salientar que o valor do auxílioreclusão corresponde a 100% do salário de benefício Equipara-se à condição de recolhido à prisão a situação do segurado com idade entre 16 e 18 anos que tenha sido internado em estabelecimento educacional ou congênere, sob custódia do Juizado de Infância e da Juventude. Após a concessão do benefício, os dependentes devem apresentar à Previdência Social, de três em três meses, munidos de atestado de que o trabalhador continua preso, emitido por autoridade competente, sob pena de suspensão do benefício. Esse documento será o atestado de recolhimento do segurado à prisão. O auxílio reclusão deixará de ser pago, dentre outros motivos: a) com a morte do segurado e, nesse caso, o auxílio-reclusão será convertido em pensão por morte; b) em caso de fuga, liberdade condicional, transfe­ rência para prisão albergue ou cumprimento da pena em regime aberto. (Fonte: Site da Previdência Social) FAÇA VALER SEU DIREITO!


TECNOLOGIA

Mídia e Tecnologia

Por: Lucas F. Gonçalves (Acadêmico de Ciência da Computação) lucas_iol@hotmail.com

Designer tem ideia de smartphone para cego Aparelho teria botões em braile e tela com superfície em relevo A popularização dos smartphones, tablets e outros dispositivos móveis está mudando a forma como acessamos a internet, cada vez mais em qualquer lugar e a qualquer hora. Mas como essas maravilhas tecnologias funcionam para pessoas com deficiências visuais graves? “Não funcionam”, pode pensar o leitor. Na verdade, não é bem assim. No caso do iPhone, da Apple, o aparelho conta com o VoiceOver, que descreve, em voz alta, o que aparece na tela. Assim, o usuário pode utilizar o aparelho sem precisar vê-lo. Contudo, o recurso tem muitas limitações e, com isso em mente, um estudante de Desenho Industrial da Universidade de Sheffield Hallam, na Inglaterra, resolveu criar algo mais prático: um aparelho com todas as funções normais de um telefone, mas com indicações em braile. Batizado de DrawBraille Mobile Phone, o dispositivo tem duas peças principais: a primeira é constituída por 35 botões em braile,

O GRANDE JORNAL 28 de março de 2012

11

LISTA 10 - GRANDE JORNAL

As listas mais interessantes e esquisitas da internet você encontra aqui.

Os 10 setores com mais bilionários Segundo a lista anual dos mais ricos do mundo da Forbes, estes são os setores onde mais concentram os bilionários do ranking. Então está aí uma boa dica se você ainda tem dúvida quanto a carreira à seguir. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

Investimentos: 143 bilionários Moda e varejo: 123 Imobiliário: 102 Diversos: 97 Tecnologia: 90 Manufatura: 85 Energia: 78 Finanças: 77 Alimentos e bebidas: 69 Mídia: 64 Fonte: Forbes

distribuídos em cinco colunas. Já a segunda é semelhante ao monitor de toque de muitos telefones inteligentes, mas com superfície em relevo. A bateria do aparelho também pode ser medida através de cinco pontos em relevo, cada um representando 20% da energia disponível. E o smartphone conta ainda com outros recursos específicos como mensagens de texto, e-

mail, leitor de livros e até um tocador de músicas. Infelizmente, o projeto ainda não passa de um esboço sem qualquer previsão para ser comercializado. Mas se os desenvolvedores de smartphones começarem a ter um pouco mais de consciência quanto a democracia digital, quem sabe o aparelho não vire realidade. Tomará. Fonte: Yanko Design

Os 10 estados onde as pessoas mais procuram sexo no Google De acordo com informações do Google Insights, fizemos uma consulta de acordo com os estados que mais buscam pela palavra sexo no Google. Confira o Top 10: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

Pernambuco São Paulo Bahia Minas Gerais Mato Grosso do Sul Ceará Paraná Rio Grande do Norte Mato Grosso Rio Grande do Sul Fonte: Google Insights

Os 10 melhores filmes nacionais 1- Assalto ao Trem Pagador (1962) 2- Vidas Secas (1963) 3- Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) 4- São Paulo S.A (1965) 5- Terra em Transe (1967) 6- O Bandido da Luz Vermelha (1968) 7- Cabra Marcado para Morrer (1984) 8- Central do Brasil (1998) 9- Cidade de Deus (2002) 10- Tropa de Elite 1 e 2 (2007 e 2010) Fonte: Vivian Fiorio


Comprando na loja verânea você pode parcelar suas compras com o valor de á vista No cartão em 5x ou no preço de crediário no cartão em até 10x , no cheque com o preço de á vista em 5x ou cheque para 100 dias e ainda no crediário em até 8x.

O Grande jornal Nº74  

O Grande jornal Nº74