Issuu on Google+

O Grande Jornal O Grande Jornal

Imbituba, 8 de fevereiro de 2012

Nº 68 ANO 2

J o r n a l Semanal

Exemplar: R$2,00

CRISPIM

TECNOLOGIA

FERNANDO PARAÍBA ChÁ dE SiNcErIdAdEs

Sobre Aposentadoria por Invalidez: direitos e deveres do beneficiado /14

Cientista francês inventa robô artista que só de olhar desenha retratos /15

Os últimos aconte­ cimentos políticos ­destacados na visão do radialista /02

Como você pode se destacar no mundo e manter o espírito humilde? /10

DESTAQUE

CÂMARA.:

O MAIOR FESTIVAL DE TODOS Forte visitação em nosso estande comprova o sucesso da 13ª edição do Festival do Camarão/03

(48) 3255-0172

Elísio assume presidência e Jaison volta à mesa diretora na última sessão /05

CURTI!.:

Estreia de nova coluna sobre as novidades de Imbituba nas redes sociais /07

AEUNI.:

OPERADORA PORTUÁRIA 3255-3094

:. UNIASSELVI

Polo IEP Imbituba marca presença no 13º Festival do Camarão e cede entrevista relatando mudanças /08

CONSTRÓI

Sábado é o último dia para ­inscrição dos universitários na associação /04


JORNAL de fevereiro de 2012 02 O8 GRANDE

GJ Expediente

O Grande Jornal Editora LTDA - ME. CNPJ 11.870.801/0001-24

Endereço Rua: Elza Maria Pereira Pittigliani, 184 - Vila Nova Alvorada. Imbituba - SC CEP: 88780-000

‘‘

POLÍTICA Humildade é saber exatamente o que somos e o que valemos. Autor Desconhecido

Visão Política Por: Fernando Carvalho

ograndejornalfc@hotmail.com

[[ charge ]]

Telefone (48) 3255-1063 Diretor Geral e Jornalista Responsável Fernando Carvalho ograndejornalfc@hotmail.com

Diagramação Lucas Francisco Gonçalves lucas_iol@hotmail.com

Departamento Comercial: Kaká Siqueira

kakaogj32551063@hotmail.com

Editora Chefe Anny Caroline Siqueira de Carvalho

annycaroline15@hotmail.com

Colaboradores Carlos Alberto Crispim; Luiz Antonio; Luiz Otávio; Beth Ferreira e UNIASSELVI, Carla Gabriela dos Santos. Área de circulação: Imbituba, Laguna, Imaruí e Garopaba. Gráfica Alternativa Gráfica Tiragem 1000 exemplares Acesse o nosso site WWW.GRANDEJORNAL.COM.BR

TIRINHAS DE HUMOR >>

Sessão da Câmara

Câmara de vereadores elege Elísio Sgrott presidente e Jaison vice. Elísio assume a vaga do Rogueberto de Farias, e Jaison foi eleito para o lugar antes ocupado por Elísio. Os dois já comandaram a Casa do Povo.

Casa cheia

Muitas lideranças marcaram presença na eleição do presidente e vice da Câmara de Imbituba. o ex-vice prefeito Katuta, Clésio Costa, Eliene Custódio, Secretario de Agricultura Evaldo, vereador Humberto Santos, presidente do PMDB Peduca e presidente do PV Paulo Von.

Luiz Dutra

O vereador Luiz Dutra votou em branco para o Elísio e votou a favor para o vereador Jaison Cardoso. Ele explicou que não iria contra seus princípios, ele disse a este colunista que votou só para vice porque não concorda com um ano de mandato.

Faísca e Fumaça

O Vereador Thiago Machado renunciou ao cargo de segundo secretario. Ele alegou que não foi informado do retorno do Cláudio do Raio X como líder do PMDB, isso causou mais desgaste dentro do Partido.

Festival do Camarão

O Grande Jornal esteve no Festival do Camarão com um estande, sendo o único jornal de Imbituba a apostar nisso. Um presente de Deus para nossa marca se consolidar. Muitas lideranças nos visitaram dentre elas o prefeito José Roberto Martins, Deputado Jorginho Melo, o presidente da Câmara Elísio Sgrott, vereadores Dorlim e Humberto, Cadir, Comandante Sandro e Secretario de turismo Roel Ruiz. Um Agradecimento especial a todos os investidores do GJ além do grupo Disritimia Acústica e Rafael Ruiz e Pedro que fecharam a noite com um som bacana. Obrigado a todos que acreditaram neste projeto.

Liberdade de expressão e respeito

Na madrugada desta terça-feira, o jornalista André Luiz de Oliveira da Rádio Frequência Garopaba, foi agredido no exercício de sua profissão. Ele estava registrando as atividades de um caminhão de fossa no Restaurante GELOMEL a 1:00 hora da manhã. O fato prejudica o atendimento nos outros estabelecimentos. André estava registrando tudo através de fotos, quando foi agredido por Richard, parente dos proprietários do referido restaurante. André recebeu dez (10) pontos e corre o risco de perder parcialmente a vista do olho direito. A PM não realizou prisão em flagrante, pois não estava mais no local. Que fique aqui registrado que este colunista repudia qualquer ato de violência. Ainda mais deste gênero, prejudicando os olhos da sociedade, que são meus colegas de profissão.


IMBITUBA

FESTIVAL >>

Tieli – “Quem tem você, tem tudo” A equipe do Supermercado divulgou a marca no 13º Festival do Camarão 2012

O GRANDE JORNAL 8 de fevereiro de 2012

03

ABANDONO DE EMPREGO Nome: LUAN SOARES CTPS/Série: 2372083/0030-SC Esgotados nossos recursos de localização e tendo em vista se encontrar-se em local não sabido, convido vossa senhoria acima identificada, comparecer em nosso escritório, a fim de retornar ao emprego, e / ou, justificar as faltas desde 02/01/2012, dentro do prazo de 72 horas a partir desta publicação, sob pena de ficar rescindido, automaticamente, o contrato de tra­ balho, nos termos do Art. 482 da CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas. Imbituba – SC., 01 de Fevereiro de 2.012. PAULO CESAR MIRANDA – ME Av. Dr. João Rimsa, 1126 Centro – Imbituba - SC

NO TIC -TAC DA VIDA por Almir Martins

O que ele diz Nos versos deste poema O amor se faz nosso tema Com as verdades que ele diz. Quando a guerra faz inimigo É o amor que faz amigo É isto que ele nos diz. Redação GJ Com o lema, “Quem tem você tem tudo”, o supermercado oferece aos seus clientes milhares de itens de qualidade. O atendimento é garantido por uma grande equipe, treinada para tornar a tarefa das compras domésticas, um verdadeiro lazer das famílias da região. Reinaldo Custódio, gerente do Supermercado Tieli de

Imbituba, foi um dos nossos parceiros no Festival Nacional do Camarão. Reinaldo agradeceu a oportunidade de divulgar a marca Tieli nos quatro dias de festa e destacou o quanto isso foi importante para a empresa: “sempre ouvi comentários de que esta seria a melhor edição do Festival do Camarão e realmente foi. Houve muita movimentação nos estandes e os shows foram grandiosos”.

Reinaldo contounos que chegou ao Tieli no dia 18 de outubro para trabalhar no cargo de chefe de loja e virou gerente faz um mês. “O foco para o mercado atual é bom atendimento e qualidade. É melhor investir em pessoas (funcionários), do que em produto e marca. A nossa empresa se preocupa em capacitar os colaboradores”, declarou. Apesar de ser natural de Laguna,

Reinaldo está em Imbituba há dez anos. Diz que as pessoas da cidade são calorosas e acompanham os veículos de comunicação. “É importante que elas se mantenham informadas de nossos serviços para entenderem seus direitos. Nós entregamos as compras gratuitamente até em cidades próximas. Atendemos de segunda a sábado das 8:00 às 21:00 horas e aos domingos até as 18:00 horas.

Se nossa vida é vazia Não tem norte o nosso dia Perdido na força motriz. Eu sou a verdade e a vida Caminho para a tua partida É isto o que ele diz! Se o homem é lobo do homem Nas lutas eles se consomem E a vida está por um triz. Se há descrença na esquina É a fé que nos anima É isto o que ele nos diz. Se o teu pensamento é velho Não vês tua imagem no espelho Se vives no mundo infeliz Converta-te em homem novo Semeia amor entre o povo É isto o que ele nos diz.


JORNAL de fevereiro de 2012 04 O8 GRANDE

MARCANDO PRESENÇA >>

ENTREVISTA

Flávio Maurício da Comlar Móveis marca presença no Festival O empresário acredita que vale muito a pena investir em divulgação num evento como este. “Estou muito feliz com o crescimento do Festival do Camarão”, destaca Flávio que acompanhou todas as edições do evento. A Comlar tem 27 anos de trajetória e vem se mantando apesar da concorrência pesada das grandes empresas. “As lojas de Imbituba tem a grande vantagem de terem seus depósitos na cidade, podendo atender o cliente com mais rapidez. Qualquer problema que tivermos, na Comlar você fala diretamente com o proprietário. Além disso, buscamos sempre os melhores preços e as melhores promoções”. A Comlar montou mais uma loja em Imbituba, a Comlar Colchões, que também terá uma filial em Laguna.

Sobre voltar a comandar a CDL (Câmara de Dirigentes Logistas), Flávio alega que a entidade está em boas mãos, mas não descarta a possibilidade de assumir o posto. “Eu peguei a CDL com grandes dificuldades, trabalhei muito e agora, na Administração do Pacheco, chegou a um nível muito bom que é só dar sequência”. “Nós vivemos em uma cidade com quase quarenta mil habitantes e mesmo assim é difícil encontrar pessoas de caráter. Quem é do bem, quem é sério e faz um bom trabalho, só vai crescer cada vez mais”, finaliza.

AEUNI >>

Sábado é a última oportinidade para se inscrever na AEUNI (Associação de Estudantes Universitários de Imbituba) Redação GJ A AEUNI está chegando próximo dos 300 associados. “Desde janeiro a diretoria está se organizando para combater a inadimplência e deixar a documentação dos estudantes em dia”, afirma o presidente Jarléx Teixeira. Um dos assuntos polêmicos é a nova regra definida entre todos os associados de não conversar com o motorista. “Sabemos que algumas pessoas gostam de viajar na cabine

do motorista, conversando, mas tomamos essa medida em prol da segurança de todos”, declara Jarléx. Os estudantes também precisam estar atentos aos horários e aos pontos de espera do ônibus. “Deste modo conseguimosfazer os estudantes chegarem a Unisul as 19:15 em ponto, sem comprometer seus estudos”, complementa o presidente. Este sábado (11), as 14:00 horas é a ultima oportunidade para se associar a AEUNI

e assim ter direito ao transporte para a Unisul no período noturno. O local da reunião será a Câmara de Vereadores de Imbituba. Serão necessários: 2 fotos 3x4, xerox do CPF, RG e comprovante de residência + 30,00 reais para taxa de inscrição. Qualquer dúvida entrar em contato com Jarléx Teixeira Presidente da AEUNI 2011/2012, celular: 99333477, e-mail: jarlexteixeira@hotmail. com


ENTREVISTA

FESTIVAL >>

O GRANDE JORNAL 8 de fevereiro de 2012

05

Elísio assume presidência e Jaison volta à mesa diretora Redação GJ O vereador Elísio Sgrott (PP) foi eleito o novo presidente da câmara de vereadores para um mandato que vai até o final de 2012, devido à desistência do vereador Rogberto de Farias Pires (PPS). Elísio foi eleito com oito votos a favor e um em branco. Já o vereador Jaison Cardoso de Souza (PSDB) volta à mesa diretora do legislativo depois de passar por várias secretarias municipais. Como o vice presidente Elísio Sgrott (PP) tornou-se presi-

dente, uma vaga ficou em aberto e Jaison foi eleito vice por unanimidade. Jaison e Elísio foram os únicos inscritos para os respectivos cargos. Pelos próximos 30 dias, Jaison assume interinamente a função de presidente, pois o vereador Elísio assume a função de prefeito com as férias do prefeito Beto Martins e a licença da vice-prefeita Léa de Oliveira Lopes. A segunda sessão ordinária da câmara de vereadores acontece no dia 13 de fevereiro, as 19:30 horas.

ANUNCIE AQUI! 3255 1063


JORNAL de fevereiro de 2012 06 O8 GRANDE

FESTIVAL >>

GALERIA

Veja quem passou pelo stand do Grande Jornal no Festival Nacional do Camar達o 2012


CURTI!

O GRANDE JORNAL 8 de fevereiro de 2012

07

Irmãs que enxergam o mundo de maInauguração do Festival do Camarão. Acim e equipe, realeza, Governo de Imbi- neira sensível, a fotógrafa Elaine Freitas e tuba e equipe, Jorginho Mello e Joint Tow. a tatuadora Fernanda Freitas, no auditório Kamy Rucinski se emociona ao lado da Bandeirantes. (Por Andrea Aguiar) do ídolo Luan Santana.

Pedro e Rafael também tocaram em Banda Disritmia Acústica faz sucesso nosso estande. no estande do Grande Jornal.

Gabriela, filha do radialista Charles David, abrilhanta mais ainda o estande da Rádio Bandeirantes.

Siga-me os bons!

Andrea Aguiar acompanhou a realeza por todo Festival do Camarão em nome da ACIM.


JORNAL de fevereiro de 2012 08 O8 GRANDE

FESTIVAL DO CAMARテグ


FESTIVAL DO CAMARテグ

O GRANDE JORNAL 8 de fevereiro de 2012

09


10

O GRANDE JORNAL 8 de fevereiro de 2012

GERAL IR 2012: temporada de prestação de contas começa em 1 mês

“Eu no mundo” e o segredo para se destacar Procurando brilhar na multidão, tem gente que acerta no alvo e tem quem erre feio.

Não tem nada de ilícito em querer se auto afirmar, nem fazer as pessoas seguirem ou pelo menos discutirem as tuas ideias, embora tudo tenha uma medida. Uma coisa bem diferente disso é achar que se tem um rei no umbigo. Existe um monte de gente assim, infelizmente. São pessoas que não querem conversa nem discussão, querem brigar e provar que tem razão. O Facebook e o Twitter, por exemplo, não só quebraram algumas fronteiras da comunicação, mas ensinaram as pessoas a desfrutar de uma autossuficiência intelectual, que nunca vi em qualquer conversa formal. Nas redes sociais são mais inteligentes, tem mais opinião e coragem para dizer tantas coisas. Verdadeiros ativistas de sofá, rebeldes sem causa e revoltados sem um pingo de ação, se deixando levar por uma onda de um intelectualismo for-

çado.

Preste atenção nas postagens, como as pessoas enfatizam a própria personalidade e até são autoritárias na maioria das vezes... Por que não esperam os ou­ tros dizerem suas qua­ lidades? Eu estranho completamente quem expõe muita opinião (principalmente positiva) sobre si mesmo. Precisamos entender que “ser você mesmo” é a própria SIMPLICIDADE E ESSÊNCIA DE SER,

destacando-se naturalmente, livres das vai­ dades que consistem em gabar-se de uma personalidade marcante. Aprendi que quem muito fala, pouco faz. Outro grande problema é que falta humildade. Humildade vem do Latim humus que significa “filhos da terra”. Refere-se àqueles que não tentam se projetar sobre as ou­ tras pessoas. Diz-se que a humildade é uma virtude de quem é humil-

de; quem se vangloria mostra que humildade lhe falta. Jesus Cristo sempre disse que para ser mos grandes, temos que ser pequenos... E não houve ninguém até hoje, que conseguiu contrariar esta frase. Afinal, o significado de grandeza não é riqueza. E quem assim enxerga, é muito, mas muito pequeno. “Simular humildade é ser soberbo.” (Santo Agostinho )

Em um mês começa a temporada de prestação de contas com a Receita Federal. Como feve­ reiro é um mês mais curto, de volta às aulas e até preparação para o Carnaval, é importante incluir na “agenda” a preparação para o acerto de contas com o leão. Documentação O primeiro passo para evitar erros e atrasos na entrega é começar a juntar os documentos a serem apresentados na declaração. Os principais são: Comprovante de rendimentos; Comprovantes de despesas do Livro Caixa (para prestadores de serviços autônomos); Recibos e notas fiscais relativos a serviços médicos, dentistas, fisioterapeutas, dentre outros da área da saúde; Comprovantes de pagamento a instituições de ensino regular; comprovantes de pagamentos à previdência privada e oficial; comprovantes de doações para fins de incentivos fiscais (Fundos da Criança e do Adolescente, Lei Rouanet, Audiovisuais, dentre outros). A temporada de entregada da declaração do IR 2012 deve acontecer entre 1º de março e 30 de abril e somente serão considerados os valores pagos e recebidos até 31 de dezembro de 2011. As regras para a entrega da declaração deste ano ainda não foram divulgadas, mas, seguindo o reajuste de 4,5% da tabela progressiva do IR, devem estar obrigados a declarar, entre outras exigências, os contribuintes que, ao longo de 2011, tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 23.499,17. No que diz respeito às deduções, estas passam a ser de R$ 1.889,65 por dependente, R$ 2.958,22 com educação e R$ 847,07 nas contribuições de trabalho doméstico para a Previdência Social. Na última declaração estes valores eram de R$ 1.808,28; R$ 2.830,84 e de R$ 810,60, respectivamente. Estes números, no entanto, assim como as datas, ainda precisam ser confirmados pela IN da Receita. Com a proximidade da temporada de entrega da declaração, é comum a ação de fraudadores, em busca de dados pessoais, bancários e fiscais dos contribuintes. Neste caso, a Receita Federal do Brasil adverte que não envia aos contribuintes e-mails nem intimações para regularização de dados cadastrais.


FESTIVAL >>

GALERIA

O GRANDE JORNAL 8 de fevereiro de 2012

11

Veja quem passou pelo stand do Grande Jornal no Festival Nacional do Camar達o 2012


12

O GRANDE JORNAL 8 de fevereiro de 2012

UNIASSELVI

INFORMATIVO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PLANALTO

Polo IEP de Imbituba prestigia o 13º Festival Nacional do Camarão Professora Maria Ieda Monteiro esteve presente no Festival do Camarão, foi entrevistada pela Rádio Bandeirantes através do repórter Carlos Perdigueiro. Na entrevista Ieda falou sobre o crescimento do polo em Imbituba, que inicia o ano com muito sucesso oferecendo novos cursos, dentre eles a Pós Graduação em Ciências Biológicas, que inicia dia 27 de janeiro com a Professora Deliane de Sousa Pereira Vieira, Pós-Graduação Presencial em Psicopedagogia Clinica e Institucional

que inicia dia 13 de fevereiro e Pós-Graduação Presencial em Licenciamento Ambiental que inicia dia 15 de fevereiro. Inscrições abertas também para MBA em Gestão e Políticas Públicas Municipais, MBA em Gestão Empresarial, Gestão de Cooperativa de Crédito, Controladoria, Saberes e Práticas da Educação Infantil, Séries Iniciais e Educação Especial dentre outras. Além disso, a Professora Maria Ieda esteve presente no estande do Grande Jornal onde ela é parceira.

ROÇA GRANDE - IMBITUBA - SC


CDL

Venha para CDL/SPC Imbituba, entre neste time! Para vender com mais segurança, consulte o SPC. Seja no crediário ou com cheque, sem dúvida nenhuma é a melhor opção. Não fique na dúvida, consulte, afaste os maus pagadores e aproveite as vantagens da CDL/SPC. Conheça os novos associados da CDL Imbituba: Vila Presentes e Variedades - Vila Nova – Fone: 3355 2034 Jointel - Vila Nova Alvorada – Fone: 3255 1572 Duda Presentes – Nova Brasília – Fone: 3255 3203 Filie-se junto ao SPC de Imbituba e aproveite nossos serviços e vantagens. Conheça algumas: Convênio da CDL+Saúde, Convênio com a Unimed, Consultas Nacionais de Crédito ou Cheques, Assessoria Jurídica. Venha, participe! Vamos fazer uma CDL cada vez mais forte em prol do comércio de Imbituba.

LIQUIDAÇÃO!

O GRANDE JORNAL 8 de fevereiro de 2012

13


14

DESTAQUE

O GRANDE JORNAL 8 de fevereiro de 2012

VERÃO 2012 >>

Diversão e saúde no mar: Tem imbitubenses no cruzeiro A professora Joelma Guimarães, da Academia Corpo e Arte, integra o time de profissionais que atuarão nos navios.

Corpo e Arte Dois dos principais cruzeiros temáticos do Brasil estão a caminho de Imbituba e, a bordo, estarão profissionais da Capital Nacional da Baleia Franca, selecionados para atuarem junto do time do grupo Costa Pacífico. Uma destas pessoas é a professora Joelma Guimarães, da Academia Corpo e Arte. Ela ministrará aulas nos cruzeiros temáticos Bem Estar (entre este e o próximo sábado) e Fitness (de 25 de feve­ reiro até 4 de março). Os cruzeiros deste tipo oferecem todas as atrações de um

passeio marítimo convencional. A diferença é que nos temáticos uma equipe que atua conforme a proposta da viagem. No caso do cruzeiro Bem Estar, a ideia é trabalhar a mente e o corpo, com atividades holísticas e exercícios

mais relaxantes. Já a proposta do Fitness é levar a pessoa para uma academia em alto mar e malhar ao lado de grandes feras da educação física nacional.

ra, deve contatar a empresa JP Turismo, de Imbituba, responsável pela venda dos pacotes. “É uma oportunidade única de realizar uma viagem incrível com a família”, valoJoelma ministrará riza Joelma. São sete aulas de bike, ginástica noites com visitas ao e dança. Quem quiser Rio de Janeiro, Salvaparticipar desta aventu- dor, Ilhéus e Ilhabela.

Roel Ruiz corretor de imóveis

Classificado de Imóveis SALA COMERCIAL P/ ALUGAR CENTRO SALAS COMERCIAIS - Centro Empresarial Baleia Franca. Av. Beira Mar. Sala 1 de esquina R$ 900,00 e Sala 2 ao lado R$ 650,00 P/ VENDER / VILA NOVA 2 SALAS COMERCIAS perfazendo um total de 264,62m2 de área construída, móveis e utensílios para o funcionamento de bar e cancha de bocha inclusos c/ cozinha equipada, fogão industrial (sem uso) balcões de granito, exaustor. Projeto aprovado para construção no 2º piso. Localizadas na Rua Rogério Tavares atrás do Mercado Reús. R$ 180.000,00 à vista. AP P/ ALUGAR / CENTRO APARTAMENTO nº 03 c/ 2 quartos, sala, cozinha, wc e lavanderia, localizado na Av.Santa Catarina, 176, próximo ao Sindicato dos Estivadores. R$ 450,00 CASAS P/ VENDER / CENTRO CASA DE ALVENARIA- c/ churrasqueira, 3 quartos, sala, cozinha, área de serviço, dispensa, 2 wcs, próxima ao Fórum. R$ 298.000,000. GUAIUBA CASA DE ALVENARIA – c/ 7 quartos, sendo 1 suíte, 3 wcs, 2 cozinhas, 1 sala, churraqueira e área de serviço. R$ 270.000,000. VILLAGE CASA MISTA ANTIGA- terreno c/ 561m2, c/ uma construção de 6 x 8 localizada na Rua 21 de Junho, próxima a quadra de tênis. R$ 120.000,00. CASA DE ALVENARIA- 2 pisos, 3 quartos, sendo 1 suíte, banheiro social, garagem coberta p/ dois carros, sala de estar, sala de jantar e sala de TV, terreno com aprox. 600m2, casa c/ 200 m2, área de serviço e mesanino. Obs. Cozinha com armários embutidos ficam na casa. Obs. Localizada depois da quadra de tênis. R$ 240.000,00 NOVA BRASÍLIA CASA DE ALVENARIA – c/ 3 quartos, sala, cozinha e banheiro c/ aprox. 112m2.

Terreno medindo aprox. 14x26= 364m2. Rua Cônego Itamar Luiz da Costa nº 550, próxima ao Mercado Imperatriz. Obs. Recibo de Compra e Venda. R$ 350.000,00. CASA DE ALVENARIA - c/ 3 quartos, sala, cozinha, wc, churrasqueira e garagem p/ 2 carros medindo 35x7. Mais 2 peças sendo 1 wc e 1 quarto medindo: 7x14. Terreno medindo 12 x 30 = 375m2, localizada na Rua: Manoel José Espíndola, s/nº, próxima ao Mercado São Jorge. R$ 80.000,00 VILA NOVA CASA DE ALVENARIA – c/ 3 quartos, sendo 1 suíte, c/ banheira de hidromassagem, sala, cozinha, wc, piscina, área de churrasqueira, lavanderia e tem uma edícula. Rua Amazonas, quatro ruas aprox. p/ frente do Campo do Robertinho R$ 170.000,000. CASA DE ALVENARIA - Área de Serviço, banheiro, cercada com muro, cozinha, edícula, garagem, lavanderia, 2 andares, 3 quartos, 1 suíte, sala de estar, sala de jantar. Rua do Sindicato nº 133, atrás do Bit Gás, próxima a Padaria Aurora. Escritura Pública. Área do Imóvel: 150m2. Área do terreno: 360m2. R$ 165.000,00 CASA DE ALVENARIA – c/ 3 quartos, sala, cozinha wc e área de serviço. Próxima a Igreja Católica, Praça da Vila. Ao lado do Vila Nova Atlético Clube. Terreno medindo 8x36=288m2. R$ 100.000,000. CASA MISTA – c/ 3 quartos, 2 banheiros, cozinha em alvenaria. Localizada na Rua Expedicionário, nº 340, próxima ao ex depósito do Candemil, em frente ao salão de beleza Érika. R$ 85.000,00 Escriturada e Averbada. CASA DE ALVENARIA – área construída 63m2 sendo 7x9m, c/ 3 quartos, 1 banheiro, sala, cozinha, garagem e 1 canil. Terreno medindo 12x25m= 300m2. Rua Rui Barbosa, 80. Atrás da Garagem do Amarelinho. Tem Escritura Pública. R$ 70.000,00. ITAPIRUBÁ CASA DE ALVENARIA - 3 quartos, sala, cozinha, banheiro, garagem. 80m2. Mar Lado Norte. R$ 300.000,00.

CRECI 7795 SC (48)3255-0171 / 9982-7326

ALTO ARROIO CASA DE ALVENARIA - aprox. 170m2, c/ 3 quartos, sala e cozinha conjugada, área de serviço, 2 wcs, churrasqueira, garagem p/ dois carros, varanda em volta da casa e dependência com aprox. 30m2. Terreno mede 19x41,70m=792m2. Recibo de Compra e Venda. R$ 150.000,00. Condições a combinar. Aceita carro no valor até R$ 25.000,00, apartamento no RS. VILA SANTO ANTONIO CASA DE ALVENARIA COM LAGE 2 pisos - 4 quartos sendo, 1 suíte, sala de estar, sala de jantar, sala de tv, cozinha pré moldada, área de serviço medindo + ou - 200m2, churrasqueira e garagem. Terreno mede aprox. 12 x 40= 480m2. Com Escritura Pública. R$ 300.000,00 TERRENOS P/ VENDER ITAPIRUBÁ TERRENO no Lote 16 Quadra 23/A Setor A. Loteamento Balneário Itapirubá, com área 375 m2, sendo 15m de frente por 25m de fundos. R$ 65.000,00. Com Escritura Pública. TERRENO no Lote 15 esquina depois da Quadra 23/A Setor A. Loteamento Balneário Itapirubá, com área 375 m2, sendo 15m de frente por 25m de fundos. R$ 70.000,00. Com Escritura Pública. TERRENO próximo a Associação da Caixa Econômica - Loteamento Balneário Itapirubá, com área 375 m2, sendo 15m de frente por 25m de fundos. R$ 65.000,00. Com Escritura Pública. PAES LEME TERRENO 20 x 80 1600m2 – Av. Renato Ramos da Silva, próximo ao Posto Tigô. Com Escritura Pública. R$ 160.000,00. VILA STO. ANTÔNIO TERRENO localizado na Rua Amênico Tavares, s/nº. Área: 558m2. Com Escritura Pública. R$ 35.000,00. NOVA BRASÍLIA TERRENO localizado próximo ao Ginásio de Esportes quem vai para o Rodeio, medindo 20 x 25 = 500m2. R$ 20.000,00. Recibo de Compra e Venda.

MIRRIM TERRENO MORRO DO MIRIM c/ aprox. 140.000m2. R$ 170.000,00. APS P/ VENDER CENTRO APARTAMENTO - Cobertura – 3 quartos sendo 1 suíte, salas de jantar, estar, cozinha, wc, lavabo, área de serviço, churrasqueira, piscina, elevador, salão de festa, 2 vagas de garagem c/ portão eletrônico e sacadas. Próximo ao Silvestre Hotel. R$ 450.000,00. CASAS P/ ALUGAR CASA MISTA – c/ 3 quartos, sala, cozinha, banheiro e garagem. Localizada na Av. Santa Catarina, Centro, próxima ao Koerich. R$ 450,00. CASA DE MADEIRA NOS FUNDOS DO MESMO TERRENO - c/ 2 quartos, sala, cozinha e wc. R$ 370,00. Localizada na Rua 3 de Outubro, Centro, quase em frente ao Tieli. OBS. NÃO ACEITA CACHORRO. CASA DE ALVENARIA - c/ 3 quartos, 1 suíte, 2 salas, cozinha, wc e área de serviço. Localizada na Rua Ernani Cotrin, encima da Empresa Santo Anjo. R$ 1.200,00 VILA NOVA CASA DE ALVENARIA - c/ 1 quarto, sala, cozinha e wc. Toda mobiliada. Localizada na Rua Paraná, nº 414, próxima ao Mercado Econômico. R$ 450,00 VILLAGE CASA DE ALVENARIA- c/ 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Localizada na Rua Astrogildo Duarte Ferreira, 3357, depois da Auto Escola, 1ª rua à esquerda. R$ 550,00. PAES LEME CASA DE ALVENARIA - c/ 4 quartos, 1 suíte, 2 wcs sociais, 2 salas, 1 cozinha, área de serviço c/ churrasqueira e garagem p/ 2 carros. Localizada na Rua Itaquera, 28. R$ 1.200,00.

Aposentadoria por invalidez Na última edição, descrevemos sobre a aposentadoria por idade, onde informamos a idade mínima para requerer o benefício e o tempo de carência. Nesta edição, comentaremos sobre a aposentadoria por invalidez, que é um benefício concedido aos trabalhadores que, por doença ou acidente, forem considerados pela perícia médica da Previdência Social incapacitados para exercer suas atividades ou outro tipo de serviço que lhes garanta o sustento. Quem recebe aposentadoria por invalidez tem que passar por perícia médica de dois em dois anos, se não, o benefício é suspenso. A aposentadoria deixa de ser paga quando o segurado recupera a capacidade e volta ao trabalho. Para ter direito ao benefício, o trabalhador tem que contribuir para a Previdência Social por no mínimo 12 meses, no caso de doença. Se for acidente, esse prazo de carência não é exigido, mas é preciso estar inscrito na Previdência Social. É bom salientar que não tem direito à aposentadoria por invalidez quem, ao se filiar à Previdência Social, já tiver doença ou lesão que geraria o benefício, a não ser quando a incapacidade resultar no agravamento da enfermidade. Quanto ao valor do benefício, a aposentadoria por invalidez corresponde a 100% do salário de benefício, caso o trabalhador não esteja em auxílio-doença, que para os trabalhadores inscritos até 28 de novembro de 1999 corresponderá à média dos 80% maiores salários de contribuição, corrigidos monetariamente, desde julho de 1994; e para os inscritos a partir de 29 de novembro de 1999, o salário de benefício será a média dos 80% maiores salários de contribuição de todo o período contributivo. Quanto ao trabalhador rural, este terá direito a um salário mínimo, se não contribuiu facultativamente. O valor da aposentadoria por invalidez será aumentado em 25%, caso o trabalhador necessite de assistência permanente de outra pessoa, atestada pela perícia médica. (FAÇA VALER SEU DIREITO!) Aproveito este espaço para mandar um abraço ao amigo José Afonso de Carvalho (Zé Tatá) e aos demais leitores desta coluna!


TECNOLOGIA

Mídia e Tecnologia

Por: Lucas F. Gonçalves (Acadêmico de Ciência da Computação) lucas_iol@hotmail.com

Cientista inventa robô artista que desenha retratos

O GRANDE JORNAL 8 de fevereiro de 2012

15

LISTA 10 - GRANDE JORNAL

As listas mais interessantes e esquisitas da internet você encontra aqui.

As 10 franquias que dão retorno mais rápido A Associação Brasileira de Franchising (ABF) elaborou um ranking inédito com as dez franquias que possuem retorno financeiro mais rápido. Segue o Top 10: 1. Unepx Mil: 2 meses prazo de retorno 2. Auto Spa Express: 2,5 meses 3. Light Depil: 4 meses 4. Disk Manicure: 4,5 meses 5. RH Franquia Online: 4,5 meses 6. Tutores: 4,5 meses 7. Emagrecentro: 5 meses 8. Mr. Kids: 5 meses 9. Briotrat: 5,5 meses 10.Elephant House: 6,5 meses Fonte: Associação Brasileira de Franchising

As 10 cidades mais caras do mundo para se hospedar 2012 O cientista francês Patrick Tresset, que foi pintor e desenhista por 15 anos, desenvolveu um robô capaz de olhar para as pessoas e, em seguida, desenhar um retrato delas. A máquina, batizada de Paul, é um braço mecânico com vários eixos de deslocamento para reproduzir diversos movimentos humanos. A mão robótica faz os desenhos usando uma caneta esferográfica, baseando-se no contraste entre luz e sombra captados por uma câmera.

Os retratos levam, em média, 25 minutos para ficarem prontos e são assinados pelo robô. No entanto, as figuras são “projeções” dos traços de Tresset e não passam de imitações do estilo do inventor. O próximo passo será criar um artista cibernético que tenha seu próprio estilo. “Acredito que mostrando ao robô uma série de pinturas, desenhos e imagens,

ele poderia desenvolver um estilo único. E isso não está muito longe. Com o apoio financeiro necessário, acho que seria possível criar isso em três à cinco anos”, afirma Tresset. O cientista inventou o robô artista a partir do doutorado dele na Universidade de Goldsmiths, em Londres, e em parceria com o professor e pesquisador Frederic Fol Leymarie. Fonte: BBC Brasil

Uma pesquisa feita pelo site Hotel.info, um serviço de reservas on-line gratuito, que atende mais de 210.000 hotéis no mundo, revelou quais as cidades com as diárias de hotéis mais caras do mundo. Os valores são relativos a novembro de 2011. Seguem os dez mais:

1. Nova Iorque (Estados Unidos): 208,96 euros (média de uma diária) 2. Moscou (Rússia): 183,78 euros 3. Oslo (Noruega): 170,89 euros 4. Tóquio (Japão): 168,85 euros 5. Londres (Inglaterra): 159,83 euros 6. Rio de Janeiro (Brasil): 158,78 euros 7. Singapura (Singapura): 151,76 euros 8. Hong Kong (Hong Kong): 151,09 euros 9. Zurique (Suíça): 150,58 euros 10.Estocolmo (Suécia): 144,10 euros Fonte: Hotel.info



/GJ68