Page 1

O Grande Jornal O Grande Jornal

Imbituba, 11 de janeiro de 2012

Nº 64 ANO 2

J o r n a l Semanal

Exemplar: R$2,00

JÚRIDICO

TECNOLOGIA

ECONOMIA

LER E REFLETIR

Músicos não precisam mais de registro na OMB para e­xercer a profissão /10

A histórica Kodak pode pedir falência em fevereiro deste ano /11

Para ajustar as contas em 2012 é preciso agir diferente, aprenda algumas dicas /07

Os controladores eletrônicos autônomos de velocidade, os “Pardais” /06

ENTREVISTA

GAMES .:

PROMESSA CUMPRIDA Entrevista com Rosa Otília Miguel, Proprietária da Lanchonete do Tonico no Arroio/04

(48) 3255-0172

Primeiro final de semana do Imbituba Games atraiu centenas de pessoas /06

MUDANÇAS .:

Câmara de vereadores de Imbituba terá nova eleição para presidente /07

FUTEBOL .:

OPERADORA PORTUÁRIA 3255-3094

:. UNIASSELVI

Visita técnica dos acadêmicos de Gestão Ambiental da Uniasselvi de Imbituba para conclusão do projeto de prática sobre Resíduos Sólidos, comparados entre os municípios de Garopaba e Imbituba. /08

CONSTRÓI

Imbituba Futebol Clube a venda, mas em busca de continuidade /03


JORNAL de janeiro de 2012 02 O11GRANDE

GJ Expediente

O Grande Jornal Editora LTDA - ME. CNPJ 11.870.801/0001-24

Endereço Rua: Elza Maria Pereira Pittigliani, 184 - Vila Nova Alvorada. Imbituba - SC CEP: 88780-000

‘‘

POLÍTICA

Tudo o que você precisa é de amor, e um pouco de chocolatte. Lucy Van Pelt - Peanuts

Visão Política Por: Fernando Carvalho

ograndejornalfc@hotmail.com

[[ charge ]]

Telefone (48) 3255-1063 Diretor Geral e Jornalista Responsável Fernando Carvalho ograndejornalfc@hotmail.com

Diagramação Lucas Francisco Gonçalves lucas_iol@hotmail.com

Departamento Comercial: Kaká Siqueira

kakaogj32551063@hotmail.com

Editora Chefe Anny Caroline Siqueira de Carvalho

annycaroline15@hotmail.com

Colaboradores Carlos Alberto Crispim; Luiz Antonio; Suellen Vieira; Luiz Otávio; Beth Ferreira e UNIASSELVI. Área de circulação: Imbituba, Laguna, Imaruí e Garopaba. Gráfica Alternativa Gráfica Tiragem 1000 exemplares Acesse o nosso site WWW.GRANDEJORNAL.COM.BR

TIRINHAS DE HUMOR >>

Ababelada

A política imbitubense se encontra ababelalada, ou seja, uma torre de Babel, extremamente confusa e mutável. Não temos definição de vices por alguns par­ tidos, nem mesmo de candidatos a majoritária, o jogo político se mostra muito indeciso. Quem sabe até o fim do primeiro mês do ano teremos algumas definições im­ portantes.

Prefeito Beto

Secretário ou não do Estado? Beto Martins tem seu nome cotado para assumir uma pasta estadual. Se ocorrer, Beto Martins também poderá tentar negociações entre os partidos da tríplice aliança em nossa cidade. Como o prefeito tucano assumiria uma pasta que hoje pertence ao PSD, teria que renunciar ao mandato para tomar posse de alguma secretaria. Neste caso, a vice-pre­ feita Léa Lopes (PSD) seria a nova prefeita de Imbituba. O pré-candidato do PSD é o atual secretário regional de Laguna, Christiano Lopes de Oliveira, sobrinho de Léa. Sendo assim, Beto teria que viabilizar um acordo com o vereador Jaison de Souza (PSDB) virando companheiro de chapa de Christiano e não mais seu adversário. Não há afirmações da parte de Beto Martins, na verdade o prefeito tem falado mais em administração do que seu futuro político.

“Não aceito ser vice”

Lembrando que Jaison Cardoso afirmou no pro­ grama Ciranda da Cidade da Rádio Bandeirantes AM 1010 que não aceitaria ser vice do Christiano, que tam­ bém afirmou não estar interessado na segunda posição. Parece que ambos querem mesmo é ser prefeito.

PMDB e sua indefinição

Quando sairá a vaga de vice do PMDB? Ninguém sabe. Deste modo, o partido perde espaço na próxima eleição. Quantos nomes tem o partido? Tudo muito in­ certo, e alguns até tentam empurrar candidatos goela abaixo. E agora Peduca?

Novas Praias em Imbituba

Segundo informou o Vereador Dorlin Nunes Im­ bituba ganhará mais uma praia. Seria a Praia da Ibira­ quera. Um projeto apresentado na casa do povo dará a cidade mais uma praia. A talvez Praia do Pães Leme ou São Camilo, chama atenção. Imbituba tem oficialmente nove praias, mais poderíamos ter muito mais. Vamos torcer para esse novo mapeamento acontecer.

Em Imaruí

O prefeito de Imaruí, senhor Amarildo Matos vai a reeleição, só não sabe quem vai enfrentar. Segundo o vereador Vando, além de si mesmo, nomes como Elina Rossenq, Roberto, Ratinho estão cotados para a disputa.


IMBITUBA

FUTEBOL >>

Imbituba FC à venda, mas pela continuidade João Batista Coelho O presidente do Imbituba Futebol Clube, Robertinho Rodrigues, anunciou no final de dezem­ bro que está oficialmente deixando o projeto que con­ templou a cidade devido a traições na categoria de base e falta de apoio, mas a intenção é encontrar alguém que possa dar continuidade. “Não quero ver as escolinhas e a chance de um futuro melhor para diversos jovens morrer. Eu gostaria de passar esse projeto para uma pessoa que amasse o futebol como eu amo ou até mais para que seja dado continuidade ao que eu plantei”, espera Robertinho. Em cinco anos desde a criação do Cear (Centro Esportivo Alberto Rodrigues) até o Imbituba Futebol Clube, centenas de crianças passaram pelas escolinhas e categorias de base do clube. “Acertando ou er­ rando, procurei sempre fazer o que almejei, desen­ volver talentos com respon­

sabilidade, e acima de tudo formar cidadãos e não quero ver isso morrer”, diz o presi­ dente da Águia do Litoral. “Infelizmente, se não en­ contrar ninguém que queira continuar esse trabalho, será tudo vendido como uma área”, frisa. Desde que assumiu o Imbituba FC em 2009, Robertinho trabalhou para dar uma identidade ao clube e que garantisse um bom re­ torno para a cidade. A construção de um estádio de futebol, o hino,

escudo, material esportivo, tudo foi produzido para que o torcedor e a região se identificasse com o clube. “Procuramos valorizar o tal­ ento local e tivemos sucesso com isso, levando jogadores a outros clubes do futebol brasileiro”, lembra Rober­ tinho. O benefício para a cidade está registrado na mídia. Nomes de seleção como Zico, Jorginho, Silas, Muller, Beto e grandes joga­ dores como Marquinhos, Fernandes e William esti­

veram em Imbituba, além da cobertura nacional com o nome da cidade ainda mais reconhecida no Brasil gra­ ças ao futebol. “O futebol, assim como outros esportes, bem trabalho, com apoio e participação gera benefícios incalculáveis para muitas pessoas. Espero que seja dado continuidade”, finaliza Robertinho. A próxima com­ petição do Imbituba é no meio do ano, com a segunda divisão do campeonato ca­ tarinense de futebol.

O GRANDE JORNAL 11 de janeiro de 2012

03

PARABÉNS A ANDRÉ SGROTT

Parabéns a André Sgrott (17 anos), pelas recentes conquistas. Primeiro lugar no ranking geral da UFSC, Udesc e Acafe em Medicina e Engenharia Mecânica, que foi a escolha do estudante. Depois de estudar tanto, hora de comemorar curtindo esse verão de Imbituba com a família. “Ele sempre foi bem na escola. Esperava que ia passar, mas não imaginava que seria o primeiro de todos. Foi um feito muito grande. Me sinto muito feliz”, comentou o pai, Elísio Sgrott.

NO TIC -TAC por DAAlmirVIDA Martins

Planejar Quando o ano se inicia, vários são os planos e desejos para que tudo de melhor possa ocorrer nesses 365 dias. Muitas promessas são feitas, sonhos são ide­ alizados e planos traçados. Mas para que tudo o que você quer possa ocorrer, você deve realizar um plane­ jamento com datas pré-definidas e objetivos traçados. Planejamento é uma ferramenta para atingir no­ vos patamares de desenvolvimento pessoal e profis­ sional, onde a determinação é o caminho para que suas metas possam ser alcançadas. Coloque seus principais objetivos em um papel, separando a prioridade de cada um. Estabeleça datas e prazos definidos, e detalhe o que deverá ser feito para que você consiga chegar ao seu objetivo. Quais as pes­ soas que vão te ajudar, do que você irá precisar, o que você terá que comprar ou ainda quanto terá que econo­ mizar. A medida que você for concretizando, risque de sua lista, e no final veja quantas metas você conseguiu alcançar. “Todos nós precisamos administrar nossos sentimentos para sermos capazes de cumprir nossa missão.” Pe. José Eduardo Bittencourt

Projeto Aqui só traçamos O hoje Perdemos o umbigo. Tudo é projeto Para manhã Nada aqui é definitivo. Aqui compramos A passagem Sou só peregrino. Já, já Minha amiga, Meu amigo, Nosso encontro com o Divino. (Do livro Revelação poemeto de Almir Martins)


JORNAL de janeiro de 2012 04 O11GRANDE

ENTREVISTA ENTREVISTA COM ROSA OTÍLIA MARTINS MIGUEL

Proprietária da Lanchonete do Tonico. Casada há 46 anos. Moradora da Lagoa do Quintino, no Arroio. Há 15 anos dona Rosa realiza uma festa para crianças de vários bairros, devido a uma promessa que fez a Nossa Senhora Aparecida. Passado o tempo de cumprimento da promessa, embora tenha sentido falta, ela não conseguiu realizar a festa em 2011. Saiba por que.

Por Fernando Carvalho

GJ – Onde a senhora nasceu e quem é sua família? Aqui mesmo em Imbituba, no Paes Leme. Meus pais eram José Pedro Martins e Otília Maurícia Mar­ tins, tenho cinco ir­ mãos, Cecília, Pedro, Antônio, João e Tico. GJ – Como foi a sua infância? Eu não senti que tive infância, sempre trabalhei para ajudar meus pais. O trabalho era na roça. Meu pai criava gado. Ele era um homem muito rígido. Não permitia que gas­ tássemos tempo com brincadeiras. Ele tam­ bém “tomava” bastante. Minha mãe sofria mui­ to e nós também. Ape­ sar de tudo, minha mãe nunca desistiu dele. Ela aguentou tudo. GJ – O que a senhora tirou de lição desta infância?

Eu quero seguir o exemplo de persistência da minha mãe. Nós não podemos abandonar algo que queremos por causa das dificuldades. Outra coisa muito im­ portante é a educação. Eu e meus irmãos nun­ ca dissemos palavrões, não brigávamos e não respondíamos mal nos­ sos pais. Infelizmente, eu e minhas irmãs mul­ heres não podíamos estudar. Meu pai não ­deixava. Eu, por exem­ plo, só fui estudar de­ pois de casada.

eu e o Tonico fugimos. Naquela época precisá­ vamos tomar estas me­ didas se quiséssemos ficar juntos.

GJ – De que maneira a senhora conheceu o seu esposo Tonico? Conheci o Tonico num baile de carnaval. Eu adorava dançar. Namoramos por um bom tempo e quería­ mos casar. Meu pai não aceitava, pois não tínhamos condições. Nesta semana faleceu uma pessoa. No dia que ela estava casando,

GJ – A senhora e o seu marido sempre moraram em Imbituba? No início, ele foi procurar emprego em Joinville e eu tive que ficar aqui sozinha com a minha sogra. Quando fui embora com ele, moramos em quarto de 2x3m, criei os meus dois filhos mais velhos nesta situação. Banana e chuchu eram o que

GJ – E como o seus pais reagiram quando vocês fugiram? Meu pai não aceitava de jeito ne­ nhum, sofremos de mais. O meu primeiro filho meu pai só foi visitar depois que ele completou dois anos de idade. Antes de falecer meu pai me pediu mui­ to perdão.

eu tinha para alimentar GJ – Sobre seu trabalho solidário com as eles. crianças do Arroio e GJ – E como con- de outros bairros duquistaram o que têm rante o Natal? Tudo começou hoje? Com muito sac­ quando meu filho pe­ rifício e capricho. So­ gou Leptospirose. Ele mos muito cuidadosos. ficou muito mal. Che­ Essa semana eu fiquei gou a ver umas pessoas muito feliz pelos elo­ de branco, num lugar gios que recebi pela muito bonito. Eles dis­ minha organização e seram que ainda não era a hora dele. Na limpeza. mesma época eu tinha GJ – Quanto tempo uma filha que queria de casados vocês tem? muito engravidar e não Completaremos conseguia. Todos os dois ficaram bem, um 46 anos juntos. sobreviveu e a outra GJ – De quem foi a gerou vida porque eu ideia para criação fiz um pedido a Nossa deste estabelecimen- Senhora Aparecida. Fiz a promessa de que du­ to? A ideia foi dos rante 15 anos eu faria meus filhos. Quando uma festa para as cri­ eu perdi a minha mãe anças daquilo que eu eu fiquei com uma de­ pudesse servir. Já faz pressão muito forte. Já quinze anos que eu faz seis anos que eu cumpro esta promessa. busquei esta alterna­ O primeiro ano eu fiz tiva, de ter meu próprio em Florianópolis. negócio. Eu gosto mui­ GJ – A senhora recebe to do meu trabalho.

algum auxílio para prestar este serviço? Sim, a cada ano aumentava mais. Eu só me incomodava quando distribuía brinquedos. Algumas mães vinham até minha casa trocar e gerava muito trans­ torno. Então eu acabei com isso e resolvi co­ locar brinquedos na rua para as crianças brinca­ rem. Tudo isso eu con­ seguia com ajuda dos meus amigos e também políticos. GJ – A senhora pretende continuar realizando este trabalho? Eu pretendo fazer até onde eu puder. O último ano eu não con­ segui tomar a frente por problemas de saúde. Encontrar alguém com iniciativa para coman­ dar este trabalho foi difícil. Depois de tantos anos nós não fizemos festa e para mim o ano não valeu completa­ mente. Mas mesmo as­


ENTREVISTA

sim nós distribuímos muitas coisas. Só que o pessoal está acos­ tumado a um embalo diferente e todos senti­ ram falta da festa. Eu preciso de mais auxílio neste trabalho. GJ – Sua vida religiosa? Sou católica e membro do Movimen­ to de Irmãos. Eles são a família que eu nunca tive. Graças a Deus fiz muitos amigos. Graças a eles passei a come­ morar meus aniversári­ os de casamento. Todos os anos fazemos uma celebração, um almoço, reunimos a família... Fui convidada e já aceitei um cargo muito

importante no Movi­ mento, que é visitar asilos, a APAE, ajudar necessitados... Eu me realizo com essas coi­ sas. GJ – Deixe uma mensagem final para os nossos leitores. Estou muito emo­ cionada, chorar me faz bem. Desejo que todos possam desfrutar de saúde, que é o mais im­ portante. Eu conquistei meu cantinho, que é o meu paraíso. Eu es­ cuto o meu rádio, cuido das minhas plantinhas, ouço os pássaros canta­ rem... Sou abençoada. Agradeço muito pela entrevista e por ser lembrada.

O GRANDE JORNAL 11 de janeiro de 2012

05


JORNAL de janeiro de 2012 06 O11GRANDE

IMBITUBA GAMES >>

GERAL

Primeiro final de semana do Imbituba Games atraiu centenas de pessoas

Wanessa Alves Muitos Imbi­ tubenses e turistas foram prestigiar as at­ rações do primeiro fi­ nal de semana do Im­ bituba Games 2012 na praia da Vila. As atividades aconteceram na última quinta fei­ ra com recreação na

praia para crianças e familiares e estendeu até domingo (8) com atividades esportivas como vôlei, futevôlei, futebol travão, futebol travinha, ginástica e es­ cultura na areia. A próxima etapa está marcada para os dias 12 a 15 de janeiro na praia de Itapirubá.

EDITAL

De acordo com a Di­ retora de Esportes Mi­ chela Freitas muitas atrações serão realiza­ das também na praia de Itapitubá, inclusive show musical durante todo o período em que estarão acontecendo as atividades na praia. Já a praia do Por­ to será palco da terceira

etapa do circuito, que acontece nos dias 19 a 22 de janeiro. A quarta etapa está marcada para os dias 26 a 29 de janeiro na praia de Vila Nova e, para finalizar a quinta etapa será realizada no Portinho da Vila nos dias 11 e 12 de feve­ reiro.

EDITAL

ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIO Comarca de Imbituba / 2ª Vara Rua Ernani Cotrin, 643, Prédio, Centro - CEP 88.780-000, Imbituba-SC - E-mail: imavar2@tjsc.jus.br Juiz de Direito: Fernando Seara Hickel Chefe de Cartório: Camila Alexandre de Oliveira

ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIO Comarca de Imbituba / 2ª Vara Rua Ernani Cotrin, 643, Prédio, Centro - CEP 88.780-000, Imbituba-SC - E-mail: imavar2@tjsc.jus.br Juiz de Direito: Fernando Seara Hickel Chefe de Cartório: Camila Alexandre de Oliveira

EDITAL DE CITAÇÃO - USUCAPIÃO - RÉUS INSCRITOS EM LUGAR INCERTO E EVENTUAIS INTERESSADOS - COM PRAZO DE 20 DIAS Usucapião nº 030.10.004383-6 Autor: Rejane Gonçalves

EDITAL DE CITAÇÃO - USUCAPIÃO - RÉUS INSCRITOS EM LUGAR INCERTO E EVENTUAIS INTERESSADOS - COM PRAZO DE 20 DIAS Usucapião nº 030.11.002956-9 Autor: Eraldo Gercino dos Santos e outro

Citando(a)(s):RÉUS INSCRITOS EM LUGAR INCERTO E EVENTUAIS INTERESSADOS Descrição do(s) Bem(ns):Imóveis: Um imóvel localizado na Rua Presidente Getulio Vargas, Bairro Sollage, Imbituba-SC, com área total de 390,00m², com as seguintes confrontações: a nordeste com Jairo Espezim de Amorim; a sudeste com Rua Presidente Getulio Vargas; a sudoeste com Herielio Bittencourt Cardoso; a noroeste com Emacobras Ltda. *. Prazo Fixado para a Resposta: 15 dias. Por intermédio do presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, bem como seu(s) cônjuge(s), se casada(o)(s) for(em), confrontante(s) e aos eventuais interessados que, fica(m) ciente(s) de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA(S) para responder(em) à ação, querendo, no lapso de tempo supra mencionado, contado do transcurso do prazo deste edital. ADVERTÊNCIA: Não sendo contestada a ação no prazo marcado, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelo autor na petição inicial (art. 285, c/c art. 319 do CPC). E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es), com intervalo de 0 dias na forma da lei. Imbituba (SC), 17 de novembro de 2011.

Citando(a)(s): Réus incertos, eventuais e não sabidos. Descrição do(s) Bem(ns):Imóveis: Um imóvel localizado na rua Luiz Manoel da Silva, bairro Sagrada Família, Imbituba-SC com área total de 227,653m², com as seguintes confrontações: a nordeste com rua municipal; a sudeste com Maria da Silva Almeida; a sudoeste com Denise Bes Fontana Fernandes; a noroeste com Custodia do Nascimento Ovidio. *. Prazo Fixado para a Resposta: 15 dias. Por intermédio do presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, bem como seu(s) cônjuge(s), se casada(o)(s) for(em), confrontante(s) e aos eventuais interessados que, fica(m) ciente(s) de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA(S) para responder(em) à ação, querendo, no lapso de tempo supra mencionado, contado do transcurso do prazo deste edital. ADVERTÊNCIA: Não sendo contestada a ação no prazo marcado, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelo autor na petição inicial (art. 285, c/c art. 319 do CPC). E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es), com intervalo de 0 dias na forma da lei. Imbituba (SC), 24 de novembro de 2011.

Os controladores eletrônicos autônomos de velocidade, os “Pardais” Para ser colocado em uma via terrestre, um con­ trolador eletrônico autônomo de velocidade, necessita evidentemente, de um laudo passado por um engen­ heiro de tráfego que vai fundamentar esta necessidade, geralmente devido aos riscos que o local pode propor­ cionar aos condutores de veículos. E a legislação de­ termina que seja visivelmente colocada a sinalização regulamentar prevista, para que o condutor possa ter ciência dos perigos do trecho e proceda a diminu­ ição da velocidade evitando acidentes e proporciona­ ndo um elemento importante do Código Brasileiro de Trânsito que é a valorização da vida. É sem dúvida mais um aviso para que seja exe­ cutadas a direção defensiva e a educação para o trânsi­ to e não a indústria de multas, como vem acontecendo em vários locais de nosso País. O item 4.2.4 da portaria nº 115 de 29 de junho de 1998 do Instituto Nacional de Metrologia, Norma­ lização e Qualidade Industrial – INMETRO determina que os erros máximos admitidos para a medição em serviço desses aparelhos são mais ou menos 7 km/h para velocidades até 100 km/h e mais ou menos 7% para velocidades acima de 100Km/h. Pelo fato de neste estudo, como os sensores são de solo e não ter sido considerada a distância entre os eixos do veículo, seu peso e sua massa, as condições da pista, sua inclinação, a pressão dos pneus, as varia­ ções atmosféricas e o revestimento da via, os valores ficam prejudicados. Baseando-se nos ensaios dos criminalistas Charles O´Hara, James Orterburg, J. S. Baker, Martin e Moyler, onde cálculos sobre a velocidade veicular utiliza os fatores citados acima, o coeficiente de erro desses aparelhos ficaria com 9,2 km/h para veloci­ dades ate 100 km/h e para acima de 100 km/h seria de 9,2%. Veja como é importante para o contribuinte o calculo corretos do coeficiente de erros dos Pardais.


MUDANÇAS >>

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara terá nova eleição para presidente

Redação GJ Na sessão ex­ traordinária desta terçafeira (03) da Câmara de Imbituba, o ofício da presidência nº 021, de 28 de dezembro de 2011, confirmou o que o vereador Rogberto de Farias Pires, o Rogue da Estiva (PPS) já havia dito na última sessão de 2011, a renúncia ao

cargo de presidente da câmara de vereadores. Com isso, na primeira sessão or­ dinária da câmara de vereadores, prevista para o dia 06 de feve­ reiro, acontece a eleição para o cargo de presi­ dente da câmara. As inscrições podem ser feitas até as 17 horas do dia 06. Na sessão ex­

traordinária, o presi­ dente interino, vereador Elísio Sgrott (PP), co­ mandou os trabalhos. O suplente de vereador, Humberto Carlos dos Santos (PMDB), assu­ miu a vaga do vereador Valdir Rodrigues (PMDB), que entrou de licença. Na pauta da ses­ são, o Projeto de Lei Complementar nº

251/2011 que autoriza o município, através da secretaria munici­ pal de Educação, Cul­ tura e Esporte, a firmar termo de convênio com a Cooperativa Edu­ cacional de Imbituba (Coopeimb) e dá ­outras providências, de ori­ gem do E­xecutivo, foi retirado a pedido da comissão de finanças e orçamento.

O GRANDE JORNAL 11 de janeiro de 2012

07

Para ajustar as contas em 2012 é preciso agir diferente Começar o ano com as finanças em dia, sem dívidas e com uma reserva financeira adequada é o objetivo da maioria das pes­ soas. Conseguir manter este ritmo ao longo do ano e ainda reali­ zar os sonhos de consumo, então, é uma das principais metas, mas quase sempre algo difícil de se conseguir. Para que 2012 seja um ano mais saudável financeiramente, é preciso agir de maneira dife­ rente. Confira as dicas para ajustar as finanças neste ano que se inicia: Em primeiro lugar, reúna a família, inclusive as crianças, e converse sobre sonhos e desejos que queira realizar neste novo ano; É preciso pelo menos ter três sonhos (curto prazo - até um ano; médio prazo - até dez anos; longo prazo - acima de dez anos), e não se esquecer do quanto pretende guardar para cada sonho; O din­ heiro para realizar os sonhos quase sempre está dentro da própria casa. Uma família gasta em média de 20% a 30% do dinheiro em desperdícios e excessos - isso desde as despesas essenciais, como energia elétrica, até as despesas supérfluas; É preciso saber onde é gasto cada centavo do dinheiro. Para isso, precisa fazer um diagnóstico financeiro, registrando tudo que se gasta durante 30 dias, incluindo todos os tipos de despesas – até pequenos gastos como cafezinho, gorjetas, etc; Outra dica é começar a registrar em uma agenda todos os eventos que irão acontecer no ano, como aniversários, datas comemorativas - como Dia das Mães, dos Pais, etc; Também é preciso registrar na agenda as prestações que foram contraídas mensalmente. Se tiver dez prestações no cartão de credito, por exemplo, você deve registrar nos dez meses da agenda cada prestação. Isso também deve ser feito com os carnês e crediários para pagamento em 2012; Após registrar todos os compromissos e dívidas na agenda, é hora de registrar o valor que precisa ser economizado mensal­ mente para a realização dos sonhos. O orçamento financeiro que constará na agenda mensal­ mente será calculado com base no valor da renda mensal líquida, menos os valores dos sonhos e as dívidas já contraídas. O que so­ brar deve ser usado para estabelecer o padrão de vida ao qual a família deve se adequar. Caso o padrão de vida não seja adequado, é preciso conver­ sar com os familiares e tomar decisões de reduções nas despesas do dia a dia; Priorizar os sonhos é o segredo para que uma família seja mais próspera e feliz. “Recomendo que primeiro se guarde din­ heiro para os desejos e sonhos da família, para depois adequar os gastos à verdadeira realidade, evitando o desperdício”. É preciso ter consciência de que algumas facilidades de créditos não ajudam no orçamento: cada vez que se usa, se endi­ vida. Reduza o limite do cartão de crédito; é preciso que seja no máximo metade de seu ganho; O cheque especial trata-se de uma linha de crédito com ju­ ros muito altos. “Se possível, não tenha em sua conta”. Se já estiver utilizando, procure o gerente de conta e troque por outra linha de crédito com juros baixos e cancele o limite.


JORNAL de janeiro de 2012 08 O11GRANDE

INFORMATIVO

Inscrições Prorrogadas O Polo IEP informa que as in­ crições para os cur­ sos de graduação a distância do Grupo Uniasselvi foram prorrogadas até 28 de fevereiro. As in­ scrições podem ser feitas na secretaria do Polo IEP Imbitu­ ba localizado na rua Ernani Cotri, Edifí­ cio Laudelino Verís­ simo Senna (antigo correio). Cursos vagas:

UNIASSELVI

Bacharelados: Administração, Ciências Contábeis. Licenciaturas: Artes Visuais, Ciên­ cias Biológicas, , História, Informáti­ ca, Pedagogia, Cursos Supe­ riores de Gradu­ ação Tecnológica: Gestão Ambiental, Gestão de Tecnolo­ gia da Informação, Logística, Proces­ sos Gerenciais, Segurança no Tra­ com balho, Gestão de Recursos Humanos.

Visita técnica turma GAM4161

Visita técnica dos acadêmicos de Gestão Ambiental (Turma GAM 4161) da Uniasselvi - Iep - Pólo Imbituba, dos alunos: Lucas, Ed Carlos, Handerson e João Tomé sob orientação da Professora Tutora Externa Luana Piemontez para conclusão do projeto de prática sobre Resíduos Sólidos comparados entre os municípios de Garopaba e Imbituba.

ROÇA GRANDE - IMBITUBA - SC


CDL

Calculadora Lojista

Sabendo das ne­ cessidades de controle e agilidade no aten­ dimento aos clientes, o departamento do SPC Santa Catarina desenvolveu e coloca à disposição do as­ sociado da CDL, uma ferramenta prática de­ nominada Calculadora

Lojista, de fácil enten­ dimento e utilização. Também, diante das necessidades de cumprimento à legis­ lação que regulamenta a exposição de preços e condições de paga­ mentos, está agregada a essa ferramenta, a pos­ sibilidade de confecção

de etiquetas para ane­ xação e/ou exposição das mercadorias. Os associados interessados em utili­ zar devem solicitar um código e senha à CDL Imbituba, para acesso no site:www.calculado­ radolojista.cdl-sc.org. br

O GRANDE JORNAL 11 de janeiro de 2012

09

Compra Feliz

O último sorteio da Promoção Compra Feliz Imbituba será neste sábado. Serão sorteados três vales com valores de R$500, R$ 1 mil e R$ 2 mil. Ainda dá tempo de concorrer. Faça suas compras acima de R$ 40 nas lojas credenciadas, ganhe seu cupom e participe!


10

DESTAQUE

O GRANDE JORNAL 11 de janeiro de 2012

CORPO E ARTE

Músicos não precisam mais de registro na OMB para e­xercer a profissão

O

A Academia Corpo e Arte deseja a todos os seus alunos, amigos e sim­ patizantes um ano novo cheio de saúde, amor, paz e realizações!!!

Ruiz corretor de imóveis

Classificado de Imóveis

SALA COMERCIAL P/ ALUGAR CENTRO SALA COMERCIAL – em frente a Rodoviária no Prédio do Sindicato da Cerâmica próxima ao Fórum R$ 1.100,000 as 3 salas térreo. aprox. 80m2. Sala em todo 2º piso R$ 1.500,00 aprox. 120m2. SALAS COMERCIAIS - Centro Empresarial Baleia Franca. Av. Beira Mar. Sala 1 de esquina R$ 900,00 e Sala 2 ao lado R$ 650,00 P/ VENDER / VILA NOVA 2 SALAS COMERCIAS perfazendo um total de 264,62m2 de área construída, móveis e utensílios para o funcionamento de bar e cancha de bocha inclusos c/ cozinha equipada, fogão industrial (sem uso) balcões de granito, exaustor. Projeto aprovado para construção no 2º piso. Localizadas na Rua Rogério Tavares atrás do Mercado Reús. R$ 180.000,00 à vista. AP P/ ALUGAR / CENTRO APARTAMENTO nº 03 c/ 2 quartos, sala, cozinha, wc e lavanderia, localizado na Av.Santa Catarina, 176, próximo ao Sindicato dos Estivadores. R$ 450,00 CASAS P/ VENDER / CENTRO CASA DE ALVENARIA- c/ churrasqueira, 3 quartos, sala, cozinha, área de serviço, dispensa, 2 wcs, próxima ao Fórum. R$ 298.000,000. GUAIUBA CASA DE ALVENARIA – c/ 7 quartos, sendo 1 suíte, 3 wcs, 2 cozinhas, 1 sala, churraqueira e área de serviço. R$ 270.000,000. VILLAGE CASA MISTA ANTIGA- terreno c/ 561m2, c/ uma construção de 6 x 8 localizada na Rua 21 de Junho, próxima a quadra de tênis. R$ 55.000,000. CASA DE ALVENARIA- 2 pisos, 3 quartos, sendo 1 suíte, banheiro social, garagem coberta p/ dois carros, sala de estar, sala de jantar e sala de TV, terreno com aprox. 600m2, casa c/ 200 m2, área de serviço e mesanino. Obs. Cozinha com armários embutidos ficam na casa. Obs. Localizada depois da quadra de tênis. R$ 240.000,00 NOVA BRASÍLIA CASA DE ALVENARIA – c/ 3 quartos, sala, cozinha e banheiro c/ aprox. 112m2.

Terreno medindo aprox. 14x26= 364m2. Rua Cônego Itamar Luiz da Costa nº 550, próxima ao Mercado Imperatriz. Obs. Recibo de Compra e Venda. R$ 350.000,00. CASA DE ALVENARIA - c/ 3 quartos, sala, cozinha, wc, churrasqueira e garagem p/ 2 carros medindo 35x7. Mais 2 peças sendo 1 wc e 1 quarto medindo: 7x14. Terreno medindo 12 x 30 = 375m2, localizada na Rua: Manoel José Espíndola, s/nº, próxima ao Mercado São Jorge. R$ 80.000,00 VILA NOVA CASA DE ALVENARIA – c/ 3 quartos, sendo 1 suíte, c/ banheira de hidromassagem, sala, cozinha, wc, piscina, área de churrasqueira, lavanderia e tem uma edícula. Rua Amazonas, quatro ruas aprox. p/ frente do Campo do Robertinho R$ 170.000,000. CASA DE ALVENARIA - Área de Serviço, banheiro, cercada com muro, cozinha, edícula, garagem, lavanderia, 2 andares, 3 quartos, 1 suíte, sala de estar, sala de jantar. Rua do Sindicato nº 133, atrás do Bit Gás, próxima a Padaria Aurora. Escritura Pública. Área do Imóvel: 150m2. Área do terreno: 360m2. R$ 165.000,00 CASA DE ALVENARIA – c/ 3 quartos, sala, cozinha wc e área de serviço. Próxima a Igreja Católica, Praça da Vila. Ao lado do Vila Nova Atlético Clube. Terreno medindo 8x36=288m2. R$ 100.000,000. CASA MISTA – c/ 3 quartos, 2 banheiros, cozinha em alvenaria. Localizada na Rua Expedicionário, nº 340, próxima ao ex depósito do Candemil, em frente ao salão de beleza Érika. R$ 85.000,00 Escriturada e Averbada. CASA DE ALVENARIA – área construída 63m2 sendo 7x9m, c/ 3 quartos, 1 banheiro, sala, cozinha, garagem e 1 canil. Terreno medindo 12x25m= 300m2. Rua Rui Barbosa, 80. Atrás da Garagem do Amarelinho. Tem Escritura Pública. R$ 70.000,00. PAES LEME CASA DE ALVENARIA – c/ 3 quartos, sala, cozinha, wc, área de serviço localizada na Rua Gregório de Souza, próxima a Igreja Católica. R$ 65.000,000. ITAPIRUBÁ CASA DE ALVENARIA - 3 quartos, sala, cozinha, banheiro, garagem. 80m2. Mar Lado Norte. R$ 300.000,00.

CRECI 7795 SC (48)3255-0171 / 9982-7326

ALTO ARROIO CASA DE ALVENARIA - aprox. 170m2, c/ 3 quartos, sala e cozinha conjugada, área de serviço, 2 wcs, churrasqueira, garagem p/ dois carros, varanda em volta da casa e dependência com aprox. 30m2. Terreno mede 19x41,70m=792m2. Recibo de Compra e Venda. R$ 150.000,00. Condições a combinar. Aceita carro no valor até R$ 25.000,00, apartamento no RS. TERRENOS P/ VENDER ITAPIRUBÁ TERRENO no Lote 16 Quadra 23/A Setor A. Loteamento Balneário Itapirubá, com área 375 m2, sendo 15m de frente por 25m de fundos. R$ 65.000,00. Com Escritura Pública. TERRENO no Lote 15 esquina depois da Quadra 23/A Setor A. Loteamento Balneário Itapirubá, com área 375 m2, sendo 15m de frente por 25m de fundos. R$ 70.000,00. Com Escritura Pública. TERRENO próximo a Associação da Caixa Econômica - Loteamento Balneário Itapirubá, com área 375 m2, sendo 15m de frente por 25m de fundos. R$ 65.000,00. Com Escritura Pública. PAES LEME TERRENO 20 x 80 1600m2 – Av. Renato Ramos da Silva, próximo ao Posto Tigô. Com Escritura Pública. R$ 160.000,00. VILA STO. ANTÔNIO TERRENO localizado na Rua Amênico Tavares, s/nº. Área: 558m2. Com Escritura Pública. R$ 35.000,00. NOVA BRASÍLIA TERRENO localizado próximo ao Ginásio de Esportes quem vai para o Rodeio, medindo 20 x 25 = 500m2. R$ 20.000,00. Recibo de Compra e Venda. MIRRIM TERRENO MORRO DO MIRIM c/ aprox. 140.000m2. R$ 170.000,00. APS P/ VENDER CENTRO APARTAMENTO - Cobertura – 3 quartos sendo 1 suíte, salas de jantar, estar, cozinha, wc, lavabo, área de serviço, churrasqueira, piscina, elevador, salão de festa, 2 vagas de garagem c/ portão eletrônico e sacadas. Próximo ao Silvestre

Hotel. R$ 450.000,00. LOTEAMENTO GRANJA HL APARTAMENTO: com c/ 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, garagem, área de serviço, localizado na Av. Nicolau Bartolomeu da Rosa Matos, 820, aptº 302, Centro, próximo ao Fórum. R$ 170.000,00 (cento e setenta mil reais) DOCUMENTAÇÃO EM ORDEM PARA FINANCIAMENTO. CASAS P/ ALUGAR CASA MISTA – c/ 3 quartos, sala, cozinha, banheiro e garagem. Localizada na Av. Santa Catarina, Centro, próxima ao Koerich. R$ 450,00. CASA DE MADEIRA NOS FUNDOS DO MESMO TERRENO - c/ 2 quartos, sala, cozinha e wc. R$ 370,00. Localizada na Rua 3 de Outubro, Centro, quase em frente ao Tieli. OBS. NÃO ACEITA CACHORRO. CASA DE ALVENARIA - c/ 3 quartos, 1 suíte, 2 salas, cozinha, wc e área de serviço. Localizada na Rua Ernani Cotrin, encima da Empresa Santo Anjo. R$ 1.200,00 VILA NOVA CASA DE ALVENARIA – c/ 3 quartos, sala, cozinha, banheiro, garagem e área de serviço. Rua Manoel Lúcio Machado, 293, próxima ao final da Rua Amazonas 4 ruas depois do Campo do Robertinho. R$ 550,00. CASA DE ALVENARIA - c/ 3 quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e garagem. Localizada na Rua Olavo Bilac, próxima ao Loteamento do Rinsa. R$ 600,00. CASA DE ALVENARIA - c/ 1 quarto, sala, cozinha e wc. Toda mobiliada. Localizada na Rua Paraná, nº 414, próxima ao Mercado Econômico. R$ 450,00 VILLAGE CASA DE ALVENARIA- c/ 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Localizada na Rua Astrogildo Duarte Ferreira, 3357, depois da Auto Escola, 1ª rua à esquerda. R$ 550,00. PAES LEME CASA DE ALVENARIA - c/ 4 quartos, 1 suíte, 2 wcs sociais, 2 salas, 1 cozinha, área de serviço c/ churrasqueira e garagem p/ 2 carros. Localizada na Rua Itaquera, 28. R$ 1.200,00.

STF, no julgamento do Recurso Ex­ traordinário 414426, dispensou os músi­ cos do registro na Ordem dos Músicos do Brasil como pré-requisito para o exercício da profissão. A decisão foi tomada no julgamento de uma ação proposta pelo Conselho Regional da Ordem dos Músicos de Santa Catarina contra um músico que não tinha a carteira da instituição. O recurso questionava acórdão do TRF da 4ª Região que, com base no art. 5º, incisos IX e XIII, da Constituição Federal, entendeu que a atividade de músico não depende de registro ou licença e que a sua livre expressão não pode ser impedida por interesses do órgão de classe. No julgamento do recurso, os ministros res­ saltaram que uma forma de arte não necessita de registro profissional para ser manifestada. Eles enquadraram a situação no direito constitucional da liberdade de expressão, comparando o caso ao diploma de jornalista, que teve sua exigência banida pela Corte em 2009, pelo mesmo motivo. Segundo o STF, é livre a expressão da ativi­ dade intelectual, artística, científica e de comuni­ cação, independentemente de censura ou licença e livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer. Assim, acabou a exigência de que os músicos, para se apresentarem em esta­ belecimentos, devam portar o registro da Ordem dos Músicos do Brasil.


TECNOLOGIA

O GRANDE JORNAL 11 de janeiro de 2012

Mídia e Tecnologia

11

LISTA 10 - GRANDE JORNAL

As listas mais interessantes e esquisitas da internet você encontra aqui.

Por: Lucas F. Gonçalves (Acadêmico de Ciência da Computação) lucas_iol@hotmail.com

Kodak pode pedir falência em fevereiro Tradicional empresa do segmento fotográfico estaria perdendo US$ 70 milhões por mês, segundo o Wall Street Journal

As 10 profissões mais e menos estressantes de 2012

O site CareerCast.com divulgou a versão 2012 do seu relatório anual das profissões mais tensas do mundo. A pesquisa abrange 200 profissões diferentes e são medidos aspectos como: ambiente de tra­balho, competitividade do emprego, risco de morte para si mesmo e para outros e contato com o público. Mais estressantes: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

Soldado alistado Bombeiro Piloto de avião comercial General (militar) Oficial de polícia Coordenador de eventos Relações públicas Executivo sênior Fotojornalista Motorista de táxi

Menos estressantes:

A Kodak, empresa do segmento fotográfico fundada em Nova York há 131 anos, está se preparando para apresentar pedido de proteção contra falência, segun­ do informações do Wall Street Journal. Fontes familiares com o assunto contaram ao jornal que o pedido de concor­ data deve ocorrer nas próximas semanas, mais precisamente em fevereiro Estima-se que a empresa esteja per­ dendo cerca de US$ 70 milhões por mês enquanto negocia com bancos para receber

financiamento de US$ 1 bilhão para se sustentar durante o processo de recuperação judicial. O jornal atribui a quebra da empresa a erros estratégicos que acabaram minando o negócio de fotografia. “A companhia, por ex­ emplo, inventou a câmera digital, em 1975, mas nunca conseguiu capitalizar com a nova tecnologia”, afirma o Wall Street. A falência da outrora líder

do segmento fotográfico, entretanto, ainda pode ser evitada caso a Kodak consiga vender parte de suas 1.100 patentes em um leilão com supervisão judicial. Atualmente, a empresa se con­ centra no mercado de impressoras e emprega 19 mil pessoas em vários países. Fonte: WSJ

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

Técnico de arquivos médicos Joalheiro Cabeleireiro Costureiro/alfaiate Técnico de laboratório médico Audiologista Montador de precisão Nutricionista Tapeceiro Técnico em elétrica Fonte: CareerCast

As 10 maiores bilheterias do cinema em 2011

O site especializado em números do cinema, Box Office Mojo divulgou a lista dos filmes que mais ganharam em bilheteria em 2011. Confira o Top 10: 1. Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2: US$ 1,3 bilhão 2. Transformers: O Lado oculto da Lua: US$ 1,1 bilhão 3. Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas: US$ 1 bilhão 4. Kung Fu Panda 2: US$ 665 millhões 5. Crepúsculo: Amanhecer – P 1: US$ 657 mi 6. Velozes e Furiosos 5: Rio: US$ 626 mi 7. Se Beber, Não Case – 2: US$ 581 millhões 8. Os Smurfs: US$ 562 millhões 9. Carros 2: US$ 559 millhões 10.Rio: US$ 484 millhões Fonte: Box Office Mojo


CONTRA CAPA PARABÉNS A ADRIELLY

Parabéns a Adrielly pelos seus 6 aninhos! A filha do radialista Are­ nilton Carvalho e Cláudia Moura comemorou este dia especial no último domingo (08) ao lado das amiguinhas e da vovó Marli que veio do estado da Paraíba visitá-la. Felicidades bonequinha!

PARABÉNS CLAUDINHA

Cláudia Costa, esposa do Secretário de Turismo de Imbituba Roel Ruiz, completou mais um ano de vida e comemorou no sábado (07) ao lado de familiares e amigos. Felicidade, saúde e prosperidade!

O Grande Jornal Nº64  

O Grande Jornal Nº64