Page 1

O Grande Jornal

Imbituba, 3 de agosto de 2011

Nº 42 ANO 2

J o r n a l Semanal

Exemplar: R$2,00

EDUCAÇÃO

TECNOLOGIA

MODA

ANNY CAROLINE

Tecnologia da Infor­ mação, Educação a distância e sua liga­ ção no processo /13

Cientistas criam rede molecular “inteligen­ te” e dão grande pas­ so na área de I.A /15

A volta do Scarpin, foise o tempo em que usar scarpin era considerado brega. /12

Quem são os ver­ dadeiros amigos? Uma importante pergunta /11

AMOR INCONDICIONAL

ENTREVISTA COM ABRAHÃO SILVINO DE MEDEIROS, QUE FOI CASADO COM FERMINA BERNADINA DE MEDEIROS POR 65 ANOS./04

AUMIGOS .: Entrevista com Darlene de Oliveira do projeto “Proteger é o Bicho” /06

RELIGIÃO .: Procissão de Nossa Senhora de Sant’Ana da Vila Nova anima moradores /12

EVENTO .: Inauguração da Votorantim Cimentos tem a presença de lideranças /03

(48) 3255-0172

OPERADORA PORTUÁRIA 3255-3094

CONSTRÓI


JORNAL de agosto de 2011 02 O3 GRANDE

‘‘

POLÍTICA

“A única pessoa no seu caminho é você mesma”. Cisne Negro

Visão Política Por: Fernando Carvalho

ograndejornalfc@hotmail.com

PRESIDENTE DA CÂMARA

[[ charge ]]

Rogue da Estiva falou direto da mesa da presidência que estava feliz neste dia primeiro de agosto. O motivo era a totalidade de a casa ser “situação”, pois o vereador Thiago declarou apoio à bancada governista.

DECLARAÇÃO DO VEREADOR THIAGO MACHADO

Era esperado que o vereador Thiago, no uso de suas explicações pessoais, disse na sessão da Câmara da última segunda feira, que estaria seguindo os demais companheiros do PMDB. Afirmou ainda que estava seguindo a orientação da sua deputada Ada de Luca. Ele e seu pai Pedro Machado Filho, atual presidente do PMDB de Imbituba receberem o apoio dos colegas de trabalho, vereadores: Valdir Rodrigues, Luiz Dutra, Rogueberto de Farias, Jesiel Antulino e Elísio Sgrott.

IMPRENSA CATARINENSE

TIRINHAS DE HUMOR >>

Este colunista manteve um contato com o Presidente da Associação da Imprensa Catarinense Ademir Arnon e com o Diretor da ABRAJET (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) Tairson Soares da Rosa. Conversamos sobre a situação de alguns profissionais que militam na imprensa e não tem se quer um registro profissional. Ambos ficaram de visitar a nossa cidade em breve.

VISITA POLÍTICA

Deputado José Amilton Scheffer visitou Imbituba para prestigiar Beto Pereira e outras lideranças do PP da cidade. O prefeito Beto Martins também foi visitado. Certamente, fazendo seu papel de parlamentar.

DEPUTADO JORGINHO MELLO E LUIZ VIEIRA

Durante sua visita na inauguração da Votorantim em Imbituba, o deputado Jorginho Mello lembrou diretamente ao Luiz Vieira que estava representando a UNIASSELVI, que a bolsa de estudos é muito importante, pois quando Jorginho estudava teve muitas dificuldades para concluir seus estudos. Luiz Vieira informou que a UNIASSELVI tem aproximadamente 1.200 alunos, inclusive com bolsas em Imbituba.

GJ Expediente

Publicação: Editora Grande Jornal LTDA - ME. CNPJ: 11.870.801/0001-24 Endereço: Av. Brasil sala 03, Cento Imbituba - SC CEP: 88780-000 Telefone: (48) 3255-1063 Diretor Geral e Jornalista Responsável: Fernando Carvalho ograndejornalfc@hotmail.com Diagramação: Lucas Francisco Gonçalves lucas_iol@hotmail.com

Departamento Comercial: Kaká Siqueira kakaogj32551063@hotmail.com Editora Chefe: Anny Caroline Siqueira de Carvalho annycaroline15@hotmail.com Colaboradores: Luciana Soares Alves; Luiz Antonio; Silvia Zanelatto; Suellen Vieira; Luiz Otávio; Beth Ferreira. Área de circulação: Imbituba, Laguna, Imaruí e Garopaba. Gráfica: Alternativa Gráfica Tiragem: 1000 exemplares

WWW.GRANDEJORNAL.COM.BR


EVENTO >>

IMBITUBA

Inauguração da Votorantim

O GRANDE JORNAL 3 de agosto de 2011

03

LEITURA RÁPIDA

Um fato histórico ocorreu no último dia 29 de julho. A inauguração da Votorantim consagra-se como um marco do início do desenvolvimento de Imbituba. A calçada do Hospital São Camilo já está bem adiantada. Parabéns pela iniciativa da prefeitura, sabemos que o Hospital precisa de muitos auxílios.

As TVs por assinatura se alastram pela cidade devido às facilidades dos planos adotados pelas empresas. Você também já aderiu à globalização?

Depois que aplanaram as dunas, próximo à Av. Manoel Florentino jogaram barro vermelho em cima, que com as chuvas espalhou-se pelo asfalto. Quem está por trás desta obra?

Desde os tempos mais primórdios, os moradores da Divinéia precisam conviver com a famosa calha, que serviria apenas para levar a àgua da chuva ao mar, mas em vez disso leva também o esgoto.

Professores recebem Governador Colombo (que veio à inauguração da Votorantim), com protestos por uma valorização da educação.


JORNAL de agosto de 2011 04 O3 GRANDE

ENTREVISTA

ENTREVISTA COM ABRAHÃO SILVINO DE MEDEIROS.

Foi casado com Fermina Bernadina de Medeiros por 65 anos. Conhecido pelo amor incondicional pela sua esposa, que faleceu em fevereiro. Pai de seis filhos. Morador da Rua Três de Outubro. Seu Abrahão e esposa já foram entrevistados pelo programa Fantástico da Rede Globo e também Ratinho do SBT para falarem de seu amor um pelo outro.

Ficamos conhecidos por dividir nossas refeições no mesmo prato durante toda vida. O único dia que não fizemos isso foi quando ela partiu.

Por Fernando Carvalho

GJ – QUANDO E ONDE O SENHOR NASCEU E O QUE ACHA DE IMBITUBA? Nasci no dia 8 de agosto de 1925 em Bananal. Já estou perto de completar meus 86 anos. Vim para Imbituba em 1956, antes eu trabalhei na construção da ponte da Cabeçuda, também na Siderúrgica. Estou em Imbituba há mais de 50 anos e sou muito feliz nesta cidade. Sou muito católico e sempre trabalhei para Igreja com todo o prazer. GJ – QUAL FOI SEU PRIMEIRO EMPREGO AQUI EM IMBITUBA? Na ferraria do Porto. Depois fui para oficina mecânica da Cia Docas. Naquele tempo tudo era mais difícil, era marreta batendo no ferro o dia inteiro. Aposentei-me em 1974. Trabalhava desde os meus 13 anos.

Depois que me aposentei só quis traba­ lhar para Igreja e para minha família, com muito prazer. Tenho muita saúde para servir a Igreja e as pessoas que eu amo. Eu que cuido do porão da Igreja. Graças a Deus por tudo.

saca. Um dia eles mandaram um navio pra lá e o meu irmão gêmeo Arão trabalhava de conferente em Laguna, inclusive é aposentado lá. O pessoal confundia muito agente. Temos muitas histórias en­ graçadas das vezes que confundiram nós dois. A única diferença hoje GJ – O SENHOR ME em dia é que o cabelo MOSTROU ANTES DA EN- dele é mais branco. TREVISTA QUE TEM UM DIÁRIO DE ANOTAÇÕES GJ – E AS NAMORADAS, SOBRE OS FATOS MAR- TAMBÉM FAZIAM CONCANTES DA SUA ÉPOCA. FUSÃO? O QUE PODERIAS DESTACAR AQUI NA ENTRE­ Todos fazem essa VISTA? pergunta, mas agente nunca fez isso, leváDa época que eu vamos as coisas bem trabalhava no Porto eu a sério com as namotenho a dizer que quan- radas. Minha esposa do chegava o navio nunca me confundiu. ficávamos muito con- Agente brincava às tentes, pois assim tín- vezes, só pra testar, hamos serviço, como mas ela foi a única que ainda acontece hoje em nunca caiu. dia. Só que antes agente ia procurar serviço também nos navios lá GJ – FALE ALGUMAS ANde Laguna, porque aqui OTAÇÕES DO SEU CA­ não tinha muita res- DERNO.

Em 1970 ocorreram 1368 comunhões na Igreja Católica, em uma quinta feira santa. Na época tínhamos o costume de contar, pois havia muito movimento e tínhamos essa curiosidade. Em 13 de setembro foi inaugurado o novo cais do Porto de Imbituba. Um evento muito bonito, pois nunca haviam feito algo parecido. Em 11 de maio de 1972 atracou o maior navio que o Porto de Imbituba viu na época. O FROTASUL com 176m. Em 9 de junho de 1974 i­nauguração do Campo do União em Nova Brasília, Figueirense e União, fecharam o placar por 4 a 0. Na mesma data ganhei um relógio dos meus fi­lhos e estou com ele no pulso, sempre funcionou, é da “Orient”. Foi inaugurado a Comarca de Imbituba em 13 de setembro de 1980. Entre tantas ou­tras a­notações. A

última data anotada foi a da i­nauguração da Votorantim em 29/07/2011. GJ – QUANTOS FILHOS O SENHOR TEM E QUAL O NOME DELES? Tenho seis filhos: Sebastião, Elias, Antônio, Alberto, Maria da Glória e Abraão­ zinho. Criei todos eles com muito sacrifício, naquela época era tudo mais difícil.

nem cavalo. Depois de 65 anos de casados eu a perdi, mas fui muito feliz. Ficamos conhecidos por dividir nossas refeições no mesmo prato durante toda vida. O único dia que não fizemos isso foi quando ela partiu (*Seu Abrahão se emociona). GJ – VEJO QUE O ­SENHOR TEM AQUI EM SUA RESIDÊNCIA UNS TROFÉUS DE CORRIDA. CONTE COMO VENCEU ESTAS DISPUTAS.

GJ – COMO O SENHOR CONHECEU SUA ESPODepois de me SA? aposentar, me convidaram para participar de Desde criança. uma corrida na praia e Ela me dizia que gos- eu fui. Me animei bastava de mim desde os tante e disputei também dez anos de idade. Fui lá em Curitiba, Mato o primeiro namorado Grosso do Sul, Porto dela e ela a minha. Alegre por três vezes, Ela era natural do mu- Rio de Janeiro por mais nicípio de Laguna tam- três vezes e pelo nosso bém. Naquela época estado. não havia estradas ligando os distritos, GJ – QUEM ERAM SEUS só caminho de trilha PARCEIROS DE CORmesmo, não passava RIDA?


ENTREVISTA

O Landinho, o Gabriel, o Danilo, o falecido Hercílio que morava aqui no Paes Leme e foi um veterano e o meu filho Tono. GJ – JÁ QUE O SENHOR É BEM CATÓLICO, QUANTAS MUDANÇAS DE PADRES O SENHOR JÁ VIU NA IGREJA DO CENTRO? Tenho tudo anotado, mas vou falar por memória. Vandelino, Sidnei, o Padre Luiz que é meu ­sobrinho, Padre Silvestre, Padre Zezinho, Padre Armando, Padre Avelino, Padre Eduardo, Padre Marcos. Todos muito bons. Tenho um ­carinho especial pelo Padre Sidnei que fez o Salão Paroquial naquele tempo e muitas outras obras pela Igreja. Não cheguei a acompanhar a construção da Igreja. Quando cheguei aqui em 1956, haviam dois anos que ela já estava pronta. GJ – OBSERVEI QUE NA SUA PAREDE TEM UM

TÍTULO DE CIDADÃO IMBITUBENSE, QUANDO O SENHOR GANHOU?

GJ – QUAL O SEU TIME SEU ABRAHÃO?

Flamengo é lógiHá seis anos co (risos). Vascaíno é atrás a pedido dos só o meu filho Alberto. vereadores, é uma grande honra pra mim GJ – O SENHOR TEM O até hoje. Graças a Deus INTERESSE DE PUBLICAR sempre tive amizade ALGUM LIVRO SOBRE com todo mundo. SEU CADERNO DE ANOTAÇÕES? GJ – E ESTA CASA, O ­SENHOR SEMPRE MOROU Se alguém me AQUI QUANDO VEIO PARA ajudasse com isso seIMBITUBA? ria um grande prazer. Gostaria de comparti­ Sim, eu acom- lhar minhas recordapanhei todas as mu- ções com as pessoas e danças nesta rua. Antes ter um exemplar deste era tudo terreno da Cia trabalho comigo. Docas, mas o meu eu havia comprado. Aqui GJ – FIQUE A VONTADE a estradinha era estreita PARA SUAS CONSIDERAe havia várias cercas de ÇÕES FINAIS. galinheiros da Granja. O morro tapava toda a É um prazer recevisão, mas eram terras bê-los em minha casa da Granja. O meu guri, pela segunda vez para o Alberto, ­traba­lhou me entrevistar. Antes muito tempo ali na para o rádio e agora Granja, era tudo mui- para o jornal. Quero to organizado. Minha dizer que amo esta cifilha Glorinha também dade, sou muito feliz e trabalhou lá. Meus desejo ficar aqui até o ­filhos seguiram o meu fim, assim como minha ritmo de portuário. esposa. Deus abençoe a todos.

O GRANDE JORNAL 3 de agosto de 2011

05


JORNAL de agosto de 2011 06 O3 GRANDE

AMOR AOS ANIMAIS >>

GERAL

Entrevista com Darlene de Oliveira Ela se dedica inteiramente aos animais, através do Projeto “Proteger é o Bicho”.

O Projeto “Proteger é o Bicho” em Itapirubá não é nenhuma ONG e Darlene não recebe nenhum auxílio, a não ser com castração e vacina. Não faça igual a outros sem amor que se aproveitam da bondade dela e abandonam os cães em seu quintal. Faça melhor que essas “pessoas”, adote um “aumigo” e ganhe muito carinho em troca. GJ – DARLENE, COMO COMEÇOU SEU AMOR PELOS ANIMAIS? Creio que desde sempre, já no útero na minha mãe. Ela me conta que ia tomar sol na praia e deixava a barriga dela em contato com a areia. Fazia um buraquinho pra encaixar a barriga dentro e poder tomar sol nas costas. Ela brinca que eu ficava conversando com as tatuíras, então acredito que meu amor pelos animais começou ali. Depois que minha mãe faleceu, me mudei para Itapirubá. Meu cachorro também faleceu, eu sofri muito e falei que não queria mais. Até que apareceu a Kinha aqui em casa. Ela estava doente e nós começamos a tratar. Quando eu vi, já estava cuidando de vários. GJ – QUANTOS CÃES VOCÊ TEM? Hoje abrigados no canil eu tenho 18, mas cuido de 28. Nos outros dez eu fico fazendo manutenção pelas ruas. Eles passam aqui de manhã e a noite, se alimentam, ficam passeando pela praia. Os que estão comigo chegaram antes, então eles já estão cadastrados e também são vacinados e castrados. GJ – QUE FIQUE CLARO QUE ESTE PROJETO NÃO SE TRATA DE UMA ONG, NÃO É VERDADE? Sim, este projeto é pessoal, os gastos com os animais e tudo mais. Eu tenho o meu trabalho, dou aula de Yoga, sou consultora da natura, faço umas traduções de inglês quando alguém pede e etc. Vou juntando o dinheiro e pagando as minhas dispesas. Tenho amigos que me ajudam, mas não com verba. Eles vem aqui, dão banho neles, ajudam na manutenção do canil, temos cães em lares temporários, tenho uma amiga que está cuidando de três cães que estão esperando a adoção, tenho filhotes na casa de outra amiga e assim vamos

último grau, carrapatos, daí tem gente que sugere até a eutanásia, mas agente cuida e ele melhora. Inclusive tínhamos um cão neste estado que foi adotado. Peguei um uma vez, o Jonny Quest, que quase morreu enforcado com a própria coleira. As pessoas abandonam os fi­ lhotes com coleira e não tem noção que o cachorro cresce e não tem quem cuide. O pescoço dele estava todo ensanguentado. Mas apesar de tudo isso, com o tratamento em dois ou três meses eles ficam bons.

sobrevivendo. GJ – QUE CONSELHO VOCÊ DARIA PARA AS PESSOAS QUE ABANDONAM OS ANIMAIS? Eu diria que se essas pessoas não querem, elas devem buscar alternativas, pois sempre tem alguém que quer, principalmente se ainda for filhote. Tem sempre uma criança pedindo um cãozinho pro pai. Então, faça cartazes, espalhe pelas ruas, supermercados, no Althoff, por exemplo, há um painel para esse tipo de coisa. Agropecuárias também são uma ótima opção. Bata uma foto, coloque na internet, enfim. Hoje em dia há muitos meios, por isso nunca abandone seu cão.

ção, limpar tudo, cortar a grama. Os meus cachorros estão livres de pulga, carrapatos, todos saudáveis esperando a adoção. A vigilância sanitária está bem ciente da limpeza do local. O que eles me dão em troca vale o dobro do que faço. GJ – VOCÊ SABE O NOME DE TODOS ELES? Sim, até dos que não estão aqui. Uma mãe que tem vinte filhos sabe o nome de todos, mesmo que tenha gêmeos, sabe diferenciar, a mesma coisa é comigo. GJ – A VIZINHANÇA É AMIGÁ­ VEL COM ESTA SITUAÇÃO DE TER UM CANIL AQUI AO LADO?

É só entrar em contato pelo meu e-mail: protegereobicho@hotmail.com, também temos um blog e uma página no Orkut com fotos. Fone: 88239535.

Sim, eles até me ajudam. Não se escuta nenhum latido, pois eles ficam fechadinhos em suas casinhas, não ficam vendo o movimento na rua. Principalmente com essa chuva e o frio. Eu coloco uma mantinha uma comidinha, eles ficam de barriguinha cheia e deu.

GJ – ELES TOMAM MUITO O SEU TEMPO, JÁ QUE VOCÊ É FARMACÊUTICA LÁ EM PAULO LOPES?

GJ – VOCÊ JÁ ACOLHEU ALGUM CACHORRO EM ESTADO DEPLORÁVEL, QUE NINGUÉM QUER?

Bastante, praticamente todo o meu final de semana, que é o tempo que eu tenho pra fazer a dedetiza-

Infelizmente, a maioria que vem pra cá chega neste estado. Às vezes vem pra cá com sarna em

GJ – COMO SE FAZ PARA ADQUIRIR UM CÃOZINHO PARA ADOÇÃO?

GJ – PELO QUE EU VEJO, O ME­ LHOR TRATAMENTO QUE VOCÊ OFERECE A ESSES CÃES É O AMOR. Sim e vou acrescentar que os cães de rua te devolvem mais amor do que os de raça, que você cria desde pequenos. A explicação é que são cães resgatados de uma vida muito difícil. (*Darlene se emociona). GJ – DEIXE UMA MENSAGEM PARA FINALIZAR ESTA EN­ TREVISTA. Gostaria de pedir para as pessoas que nunca abandonem um animal. Somos filhos do mesmo pai e nenhuma criatura de Deus merece ser maltratada. Quem acredita em Deus, precisa ver os animais como irmãos. Eles são nossos semelhantes, apesar de se­ rem de outra raça. Às vezes os cães são mais humanos do que certas pessoas. Por exemplo, é difícil ver uma cadela abandonar o filhote, eu nunca vi. Hoje mulheres jogam seus filhos no lixo com plena consciência do que pode lhes acontecer. Peço que as pessoas façam o possível para salvar um animal, liguem para o canil que eles resolvem ou fiquem com ele se puderem até alguém adotar. Se tiver filhotes, não jogue fora, anunciem nos meios de comunicação ou em cartazes, sempre há alguém que quer. Muito obrigada pela oportunidade.

Planejar o uso do abono antecipado pode garantir as contas do início do ano A maior parte das empresas brasileiras paga o décimo terceiro salário em duas parcelas no final do ano, ou seja, uma parte até o último dia útil de novembro e a outro até o dia 20 de dezembro. No entanto, existem aqueles que têm antecipado o pagamento da primeira parcela, seja nas férias, seja em outra época do ano, como é o caso dos beneficiários do INSS. De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social, mais de 24,6 milhões de beneficiários receberão, até o quinto dia útil de setembro, a antecipação do pagamento do chamado abono de Natal. Os depósitos serão feitos juntamente com a folha de agosto, seguindo o calendário normal. Como usar esse dinheiro extra da melhor forma possível? Planejando 2012 Quem possui parcelas de empréstimos ou dívidas no cartão de crédito ou cheque especial deve quitálas ou reduzi-las ao máximo. Agora, para os que estão em dia com as contas do lar, vale fazer uma reserva para os gastos com as festas de fim de ano e também para pagar as contas que são anunciadas no início de cada ano, como IPTU e IPVA. Na ponta do lápis Suponha um aposentado cujo benefício seja de R$ 2.000. A título de antecipação do 13º salário, será depositado, além do benefício normal, mais R$ 1.000, equivalente à metade do abono. Confira na tabela abaixo quanto seria possível guardar, caso o segurado decidisse aplicar esse dinheiro ou parte dele até o mês de janeiro, considerando rendimento mensal de 0,7%, numa aplicação conservadora: Aplicação Prazo Valor final R$ 1.000 5 meses R$ 1.035 R$ 800 5 meses R$ 828,39 R$ 500 5 meses R$ 517,75 À primeira vista, o rendimento pode não fazer uma grande diferença, mas, somando-o ao desconto que poderá conseguir com o pagamento à vista do IPTU ou do IPVA, já é um começo, para uma reserva de emergência ou para o pagamento das demais despesas de início de ano, como matrícula e material escolar, férias etc.


CDL

O GRANDE JORNAL 3 de agosto de 2011

07

CDL lança promoção Compra Feliz Imbituba

A

CDL Imbituba recebeu seus associados e convidados em um jantar na quinta-feira (28), no Restaurante O Jangadeiro, onde foi apresentada a proposta da Promoção Compra Feliz Imbituba 2011 De acordo com o secretario executivo da CDL Imbituba, Paulo Sérgio Martins, que explicou o funcionamento da promoção aos convidados, a cada R$ 40,00 em compras nas lojas participantes, o cliente receberá um cupom e concorrerá a vale-compras com valores entre R$ 500,00 e R$ 2 mil. O secretário explica ainda que os vendedores que efetuaram a venda premiada também ganharão vale compras no valor de R$ 100,00. “O objetivo é manter os atuais consumidores e atrair novos, além

de movimentar e mostrar a força e a união do comércio de Imbituba”, explica. A exemplo das promoções já realizadas em outros anos, a ação terá a autorização da Caixa Econômica Federal. A pre-

miação total será de R$ 22 mil em vale compras. Durante o evento, o presidente da CDL, Custódio Juvenal homenageou as empresas que passaram a fazer parte do quadro associativista da entidade

neste ano, com a entrega de certificados de filiação. Ele destacou ainda as principais ações e metas de sua gestão, destacando, principalmente, a promoção Compra Feliz. Ele enfatizou ainda que a promoção terá os lucros

das vendas dos cupons revertidos na Decoração Natalina deste ano da cidade. “Desta forma, pretendemos isentar os associados da contribuição anual”, destaca o presidente da CDL Imbituba, Custódio Juvenal

Pacheco. As empresas que aderiram à campanha durante o jantar concorreram a um Netbook que no encerramento da noite foi sortedo para a empresa Armarinhos 3 Meninas.

ROÇA GRANDE - IMBITUBA - SC

Avenida Beira Mar, 310 loteamento solage, Centro De segunda a sexta, das 7h às 11:00h e das 15:30 às 21:00h - Telefone: (48) 3255-0381


JORNAL de agosto de 2011 08 O3 GRANDE

PUBLICIDADE


GERAL

Parabéns ao aniversariante Marcus Vinícius de Souza Crispim (ao centro), filho de Marilúcia e Carlos Alberto e irmão de Carlos Eduardo e Luiz Augusto (bebê) que completou 07 anos de idade no último sábado.

Parabéns ao aniversariante Rafael (Rafinha), filho de Roel Ruiz e Claudinha, que fez 14 anos dia primeiro deste mês.

O GRANDE JORNAL 3 de agosto de 2011

09


10

ESPORTE

O GRANDE JORNAL 3 de agosto de 2011

FLA E A LIDERANÇA

O

Flamengo sobe, a cada rodada, um degrau rumo ao topo da classificação do Brasileiro. O aproveitamento de 69,2% é superior ao alcançado por sete dos oito campeões da era dos pontos corridos. O time rubronegro só perde para o Cruzeiro de 2003, treinado também por Vanderlei Luxemburgo, que chegou ao título com 72,5 % dos pontos disputados. Ainda líder do Brasileiro, o Corinthians, sem Liedson, perdeu sua segunda partida seguida. A liderança pode chegar esta quarta. A um ponto do Corinthians, o Flamengo enfrenta o Cruzeiro, na Arena do Jacaré. Ao entrar em campo, a equipe já saberá do resultado do time alvinegro, que, mais uma vez sem Liedson, pega o América-MG, às 19h30 (de Brasília), no Pacaembu. E basta um empate dos paulistas para a equipe rubro-negra ter chance de assumir a ponta. Em 22 de julho, Liedson foi submetido a uma cirurgia no joelho esquerdo, por causa de uma lesão no menisco. Com o tempo de recuperação estimado em um mês, o atacante só deve voltar ao time no clássico contra o Palmeiras, dia 28 de julho.

Aprovação em Concurso Público Direito a nomeação

F

Fonte: Terra

Ruiz corretor de imóveis

Classificado de Imóveis ALUGUEL CASAS CENTRO – Casa de Alvena­ ria, 3 quartos c/ suíte, sala, cozi­nha, banheiro, garagem. Rua Visconde de Barbacena R$ 1.000,00

VILA NOVA – Casa de alvenaria, 3 quartos sendo um suite com ba­nheira de hidromassagem, sala, coz., WC, área de churrasqueira com lavanderia, piscina e escritório. Rua: Amazonas, 227 R$ 170.000,00

RIBANCEIRA – Casa madeira c/ cozinha de alvenaria, 3 quartos, sala, wc, área, churrasqueira, com mobília. Rua: José Luiz Ramos Leite, 355 Riban­ceira após o Siri chita. R$ 600,00

PAES LEME – Casa de madeira com WC em alvenaria, com 2 quartos, sala e cozinha, terreno c/ aprox. 780m2 . R. Alameda Sta Paulina. Próx. A Gruta. R$ 65.000,00 (aceita propostas)

SALAS

PAES LEME – Casa de alvenaria, com 3 quartos, sala, Cozinha, Banheiro, Área de Serviço. R$ 60.000,00

CENTRO – 2 salas co­ merciais Prédio D. Vita. Em Frente ao Tieli Supermercado, com WC. R$ 400,00 VENDAS CASAS SÃO TOMAZ – Casa Alvenaria com 2 quartos, sala, cozinha, WC, casa 7x8 56 m2 + 3,75 do WC, total 59,75m2 o terreno mede 12x20. Rua 17 de Outubro S/N. Próx. ao mercado Ailson. R$ 32.000,00. VILA NOVA – Casa de alvena­ ria, 3 quartos, sala, cozinha, área de serviço, WC. Terreno 288m2. Rua Santa Ana, 522, ao lado Clube da Vila R$ 100.000,00

CENTRO – Casa de alvenaria com 3 quartos, sendo uma suíte, sala de jantar e estar, cozinha, área de serviço, lavanderia e garagem. Localizada a Rua Otacílio de Carvalho, 710. Possui nos fundos casa de alvenaria com 2 quartos, sala, cozinha e uma sala comercial. R$ 260.000,00 CENTRO- Casa de alvenaria c/ churrasqueira, 3 quartos, sala, cozinha, área de serviço, dispensa, 2WC. Próx. ao Fórum. Com Escritura R$ 298.000,00 NOVA BRASÍLIA – Sítio, casa de Alvenaria 9,5 x 6,5

CRECI 7795 SC

(48)3255-0171 / 9982-7326

com 2 quartos, sala, cozinha, WC, área de serviço, córrego, edícula e garagem. Entrada em frente a ZPE na casan. Terreno 18.000 m2 R$ 55.000,00. NOVA BRASÍLIA – Casa alvena­ria, 2 quartos, sala, coz. WC, garagem, Varanda, área de serviço, 1 quarto está inacabado. Aprox. 90 m2. Terreno 15x30 = 450m2 . Pró­ximo padaria Izabel. R$ 75.000,00 NOVA BRASÍLIA – Casa alvenaria, 2 quartos, sendo 1 suite com banheira Hidromassagem e closed. Sala, coz. Com armários de Angelim e mesa de granito, área, churrasqueira, WC, área de serviço co lavabo rebaixamento em gesso, garagem, garagem com portão eletrônico e alarme na casa.Terreno 15x35 = 525 m2 . Pró­ximo padaria Izabel. R$ 160.000,00 NOVA BRASÍLIA – Casa Alvenaria 6,80x12 = 81,60m2, terreno 1,45 de frente e 17,30 de fundos, lateral 32,50 = 516,75m2. Ao lado Igreja Evangélica, em frente padaria Izabel quem vai pro Sambaqui. R$ 70.000,00 NOVA BRASÍLIA – Casa Alvenaria no tijolo 7x7, 2 quartos, sala, co­zinha, WC., parte de

baixo garagem, WC para acabar s/ reboco. Lote nº 12 Rua projetada 12,50 x 30 = 375 m2 R$ 30.000,00 (PROMOÇÃO) APTOS E SALAS CENTRO – Aptº ao lado Fórum com 2 quartos, sala, cozinha, wc, área de serviço, garagem todo documentado e pode ser financiado pela caixa. R$ 150.000,00. TERRENOS PARA VENDA GUAIUBA – Próximo a AFICC de frente a BR 101. Terreno com aprox. 2.440m2 . R$ 33.000,00 LAGOA DO QUINTINO – terrenos na Lagoa do Quintino com escritura, pró­ximo ao arvoredo.337m R$ 30.000,00 LAGOA DO QUINTINO – 6 LOTES 12X25 m2 cada. Total R$ 150.000,00 ITAPIRUBÁ – Terreno em Itapi­rubá no Lote 15 Quadra 23/A Setor A. Loteamento Balneário Itapirubá, com área 375 m2, sendo 15m de fren­te por 25m de fundos. R$65.000,00

oi apresentado em 11 de abril de 2011, no Senado Federal, Projeto de Lei que esta­ belece a obrigatoriedade de nomeação pela Administração Pública Federal dos candidatos aprovados em concurso público, respeitado o número de vagas estabelecido no edital do certame, vedando ainda, a realização de concurso exclusivamente para formação de cadastro de reserva de vagas. Segundo o site JusBrasil, o objetivo deste projeto é assegurar os direitos dos aprovados, obrigando a administração pública a preencher, durante o período de validade do concurso, pelo menos todas as vagas previstas no edital. Enquanto o tema não é regulamentado por lei, o judiciário constantemente é acionado para resolver questões desta natureza. No julgamento do Agravo Regimental n. 29.973, que reconheceu o direito de ser nomeado e empossado a um professor do ensino médio do Estado da Bahia que foi aprovado em concurso público, o Ministro do STJ, Napoleão Nunes Maia Filho expôs que é entendimento doutrinário e jurisprudencial de que a aprovação em concurso público gera mera expectativa de direito à nomeação, competindo à Administração, dentro de seu poder discricionário, nomear os candidatos aprovados de acordo com a sua conveniência e oportunidade. Entretanto, a mera expectativa se convola em direito líquido e certo a partir do momento em que, dentro do prazo de validade do concurso, há a contratação de pessoal, de forma precária, para o preenchimento das vagas existentes, em manifesta preterição àqueles que, aprovados em concurso ainda válido, estariam aptos a ocupar o mesmo cargo ou função. FAÇA VALER SEU DIREITO!


COLUNAS

O GRANDE JORNAL 3 de agosto de 2011

11

OGRANDEJORNAL-SILVIAZANELATTO@HOTMAIL.COM

Comprovado:Cochilar após o almoço, faz um bem danado.

Quem são os verdadeiros amigos?

T

odo mundo, uma vez na vida, já deu valor a quem definitivamente não merecia. E por que não merecia? Porque não soube retribuir ou valorizar a sua ­amizade, com peso semelhante ao das suas ações. Às vezes fazemos tanto por alguém, mas em troca não recebemos nem uma singela consideração. Pelo contrário, muitas vezes levamos até pedradas e pelas costas. Não é questão de fazer as coisas por interesse. Mas quem dá amor, gosta de receber amor também. Quem é leal, gosta de lealdade e por aí vai. Existem muitas pessoas que não ­acreditam mais em ­amizade e nem em amor. De primeiro, podemos até pensar que são pessoas frias, maquiavélicas e até hipócritas. Mas os corações mais duros, um dia foram os mais sensíveis, pode ter certeza. Quando sofremos muitas frustrações,

a tendência é desistirmos. É o que alguns já fizeram. Desistiram de procurar a sinceridade nas pessoas. Desacreditaram na capacidade que o próximo tem de amar. É um tipo de renúncia muito triste, pois já dizia a Bíblia que inspirou Renato Russo em I Coríntios 13:1: - “Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, sem amor eu nada seria.” A Bíblia também diz em Provérbios 17:17 que “O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce

o irmão.” Outro versículo sobre amizade que é bem inspirador, fica também em Provérbios 18:24 - “Algumas ­amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão.” Por estas palavras que navegaram por séculos, já dá para sentir o peso de uma amizade verdadeira. Não podemos confundir amizade com coleguismo. Por isso muitos se machucam, por acharem que tem um milhão de amigos e se apegarem de mais

a qualquer um. Amigo não é aquele que sorri com você, é aquele que chora com e por você. Afinal, sorrir é tão fácil. Eu por exemplo, rio muito com piada de pontinhos. Precisa ser um amigo pra me contar uma piada de pontinhos e me fazer sorrir? Não. Agora quem é que chora comigo (não precisa ser por fora, o coração também chora), ou fica triste quando eu estou triste? Pra finalizar... O que é um pontinho marrom no Brasil em 1500? R: Pedro Álvares Cabrown.

D

epois do almoço dá uma preguiça, um sono, né? Ótimo, aproveite este momento para dormir, é claro.. Se você puder fazer isso, não vai faltar serviço e depois colocar a culpa em mim. rs...Afinal, os espanhóis, tem o hábito de fecharem diariamente as portas de seus estabelecimentos comerciais por volta da 1 hora da tarde para as reabrir somente lá pelas 3h, quando retornam revigorados do sagrado período da “siesta”. O costume, que para nós brasileiros se traduz em tirar uma soneca depois de almoçar, essa soneca se tornou alvo da ciência. Um time de psicólogos e neurocientistas dos Estados Unidos, avaliou os benefícios do sono diurno na recuperação cardiovascular após uma situação tensa. Para isso, separaram 85 pessoas em dois grupos. Um deles deveria dormir por 45 minutos durante o dia enquanto o outro permanecia acordado. O grau de estresse era maior em quem permanecia acordado. A curta duração de um cochilo não desmerece suas qualidades. “Em 45 minutos, é possível atingir a fase três do sono”, diz o neurocientista. Ou seja, dá tempo suficiente de ele se aprofundar a ponto de proporcionar vantagens ao corpo. Vale reforçar, porém, que é na escuridão da noite que o cérebro secreta um hormônio fundamental para que se adormeça bem pra valer: a melatonina. “Uma venda nos olhos ou um quarto escuro ajudam a simular o descanso noturno, potencializando a ação positiva da “siesta””, ensina o psicólogo. E, para quem quer mais um argumento para se render à moleza vespertina, aí vai: A tentação de mergulhar no sofá logo que acaba a refeição atende a uma necessidade natural do organismo. “Durante a digestão, a circulação sanguínea se concentra na região visceral”. Daí que, carentes de abastecimento, o cérebro e o coração trabalham em marcha lenta e a sonolência acontece. Assim, quando surgir a lombeira após o almoço , aquela vontade incontrolável de dormir, ninguém deve acusá-lo de preguiçoso! Afinal, há um bom motivo fisiológico para isso. Mas lembre-se nada de se “entupir de comida” e depois tirar um cochilo, isso pode causar uma sensação de enjoo, tire sua soneca, porém antes faça uma refeição leve, assim terá um descanso tranquilo. Bons sonhos para você.


12

O GRANDE JORNAL 3 de agosto de 2011

RELIGIÃO >>

GERAL

Procissão de Nossa Senhora de Sant’Ana

No último sábado dia 30 de julho, aconteceu por volta das 20:00 no bairro de Vila Nova, uma procissão em homenagem à Nossa Senhora de Sant’Ana. A tradição acontece desde os primórdios da história de nossa cidade, mas havia cessado. Há cerca de dois anos, os moradores decidiram que tal costume deveria continuar.

A volta do Scarpin

Foi-se o tempo em que usar scarpin era considerado brega! Valentino quebrou paradigmas e preconceitos ao lançar seu modelo tachado e trouxe de volta toda a elegância e feminilidade que os bicos finos dão aos pés femininos, hoje usar e abusar dos scarpins é sinônimo de charme e modernidade. Celebridades, modelos e ícones fashions já aderiram e nos ensinam que o modelo é o queridinho e veio para ficar, ele vai com tudo e serve bem a todos os tipos de mulher. Fazia algum tempo que não ouvíamos falar tanto do scarpin, tantos outros modelos apareceram e ficaram, que estava até difícil encontrar esse modelo que é tão básico e prático, que vai do trabalho à festa. Vou confessar que eu particularmente não sou muito chegada, acho bonito nos outros, mas em mim não curto muito . Mas agora apareceu o scarpin com o bico menos fino, mas arrendondado e meia pata. Esses sim, esses eu tô in love *---* querooooooo ... Vai bem com calça flare, skinny, saia, vestido.. indiferente da combinação o importante é usar!! O scarpin soma estilo, elegância, charme, requinte e de quebra ainda é moderno e da uma leve alongada na silhueta, ele entra como o fechamento no look para dar aquela caprichada na composição. Então acho que chegou a hora de tirar os bicudinhos do armário ... Vou resgatar o meu bicudinho pra já! E vocês aprovam a volta do scarpin? Kisses ;*

Os absurdos da telefonia

Itapirubá é um balneário que está dividido por uma linha imaginária, ainda discutida em juízo e que o divide em dois municípios, Laguna e Imbituba. Porisso existem moradores no lado de Laguna, como também do lado de Imbituba. Mas o mais interessante é que os que moram em Itapirubá, mas no Município de Laguna, para telefonarem para o centro do seu município são obrigados a usar o DDD. Situação esta que está além do absurdo. Como o morador que legalmente mora em Laguna, para telefonar para uma casa comercial situada no centro é obrigado a ter que utilizar a discagem à distância. A ANATEL consultada a respeito não soube informar corretamente a situação e diz que é uma questão de distâncias. Porém o que nos deixa arrepiados é que no Rio Grande do Sul, você pode telefonar de Porto Alegre para as cidades de Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, que estão situadas a uma distância bem maior sem ter que usar o sistema DDD. Será, dois pesos e duas medidas? Ou uma simples situação provocada pela doutrina das privatizações. Mas a verdade é que a circunstância está um tanto engraçada e, evidentemente, pode estar prejudicando o comércio de Laguna, pois o morador para não pagar DDD irá telefonar para as casas comerciais de Imbituba, cuja comunicação será mais em conta para u usuário. Durma-se com uma situação dessa. Já está na hora da autoridade constituída responsável pela área, de resolver esta conjuntura, melhorando a sistemática de telefonia definindo sem dúvida a posição. Vamos trabalhar para resolver o problema melhorando as condições de comunicação desse povo que está igualado aos outros pelos termos da nossa Constituição.


EDUCAÇÃO

INFORMATIVO

O GRANDE JORNAL 3 de agosto de 2011

13

Tecnologia da Informação x Educação a distância

A

modalidade do Ensino a Distância se caracteriza pela flexibilidade de horários proporciona ao acadêmico organizar seu período de auto estudo conforme sua necessidade, sem diminuir a qualidade de ensino. Isso não caracteriza um estudo para aqueles que não possuem tempo para estudar, mas sim para aqueles que precisam de uma flexibilidade para organizar melhor em dias e horários distintos dos programados em cursos na modalidade presencial.

Isso significa que o aluno de EAD desenvolverá habilidades já que não estará todos os dias em sala de aula. Com a inclusão da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC´s) a EAD tem um novo impulso na educação. Sendo assim as TIC´s está presente a todo instante na EAD, possibilitando uma interação e diversas atividades. Os alunos dos cursos de EAD da Uniasselvi tem acesso a vários materiais de apoio, possibilitando um aprendizado

dinâmico e interativo. Através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) os alunos podem conferir as notas das Avaliações; participar dos Cursos de Nivelamento; Fórum; visualizar os Objetos de Aprendizagem; manterse atualizado com o Fique Ligado e estudar através do Caderno de Estudo Virtual. Também é possível acessar o DVD da disciplina, o Material de Apoio, informações sobre o Estágio Curri­ cular Obrigatório ou esclarecer as dúvidas por

meio do Atendimento On-line diretamente com os professores tutores internos. Uma novidade disponibilizada no AVA da Uniasselvi são os Cursos de Nivelamento, Estes cursos são gratuitos e on-line, desenvolvidos através de uma trilha de aprendizagem dividida em etapas, contendo apostila, objeto de aprendizagem, exercícios e fórum de discussão sobre o tema abordado, ao término do curso será dades complementares. de comunicação com gerado um certificado Estas são fer- o Núcleo de Educação de 30 horas podendo ramentas importantes a Distância da Uniasser utilizados nas ativi- que ampliam o canal selvi.


14

O GRANDE JORNAL 3 de agosto de 2011

PUBLICIDADE

WWW.BANDEIRANTES1010.COM.BR


TECNOLOGIA

Mídia e Tecnologia

Por: Lucas F. Gonçalves (Acadêmico de Ciência da Computação) lucas_iol@hotmail.com

Cientistas criam rede molecular “inteligente”

O GRANDE JORNAL 3 de agosto de 2011

15

LISTA 10 - GRANDE JORNAL

As listas mais interessantes e esquisitas da internet você encontra aqui.

OS 10 PAÍSES QUE MAIS GANHAM DINHEIRO COM TURISMO

De acordo com a Organização Mundial do Turismo, da sigla em inglês UNWTO, mesmo a França sendo o país mais visitado do mundo, é o Estados Unidos que arrecada a maior parte dos gastos dos turistas no exterior. Confira o Top 10 dos países que mais ganharam dinheiro com turismo em 2010: 1º. Estados Unidos: US$ 103,5 bilhões 2º. Espanha: US$ 53,2 bilhões 3º. França: US$ 46,3 bilhões 4º. China: US$ 45,8 bilhões 5º. Itália: US$ 38,8 bilhões 6º. Alemanha: US$ 34,7 bilhões 7º. Reino Unido: US$ 30,4 bilhões 8º. Austrália: US$ 30,1 bilhões 9º. Hong Kong: US$ 23 bilhões 10º. Turquia: US$ 20,8 bilhões - Brasil: US$ 5,9 bilhões Fonte: UNWTO

Um importante passo em direção à Inteligência Artificial e ao apocalipse tecnológico foi dado por cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech). Uma equipe liderada pelo bioengenheiro Lulu Quian conseguiu criar uma rede neural artificial usando moléculas de DNA, e essa rede conseguiu responder satisfatoriamente a uma brincadeira de perguntas e respostas. Antes da evolução dos cérebros e das redes de neurônios, organismos unicelulares já eram capazes de desenvolver uma forma limitada de inteligência: moléculas interagiam entre elas e levavam esses organismos a

buscar comida e evitar toxinas. Isso levou os cientistas a usar as moléculas de DNA como base para os testes. O experimento pode parecer um pouco complicado, mas o site do Discovery Channel traduz: “A eqiupe criou quatro neurônios extremamente simplificados em tubos de teste compostos de 112 cadeias de DNA, com cada cadeia programada com uma sequência específica para interagir com as outras cadeias. A interações resultaram em dados de saída, imitando as ações dos neurônios disparando infor-

mações. Para conseguir enxergar o DNA disparando, os cientistas usaram um marcador molecular fluorescente, que acendia quando ativado”. O jogo consistia em uma série de perguntas cujas respostas permitiam identificar um dos quatro cientistas envolvidos no estudo. Foram usadas 27 combinações possíveis de respostas para as perguntas; a rede artificial acertou todas elas. O resultado do experimento foi publicado na revista Nature, no dia 21 de julho. Fonte: DiscoveryNews, Caltech

OS 10 PAÍSES QUE MAIS UTILIZAM O GOOGLE+

Novo produto do maior buscador do mundo, o Google+, lançado com grande alarde há algumas semanas, e desde então muito têm se especulado sobre a rapidez com que o site tem crescido. Confira, segundo os dados da ComScore, os dez países que mais utilizaram a rede social nos primeiros 21 dias de sua existência: 1 º. Estados Unidos: 5 mi de visitas únicas 2 º. Índia: 2 milhões 3 º. Reino Unido: 800 mil 4 º. Canadá: 800 mil 5 º. Alemanha: 700 mil 6 º. Brasil: 600 mil 7 º. Taiwan: 500 mil 8 º. França: 400 mil 9 º. Turquia: 300 mil 10º. Espanha: 300 mil Fonte: ComScore


CONTRA CAPA

O Grande jornal Nº42  

O Grande jornal Nº42