Issuu on Google+

GJ

O Grande Jornal

Imbituba/SC - Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014 | Acesse: www.grandejornal.com.br

Nº 223 ANO 4

J o r n a l Semanal

Exemplar: R$2,00

REDAÇÃO GJ

Verão de Imbituba é o mais quente da história IMBITUBA

Dazaranha reúne mais de quatro mil pessoas SUMMER SUL

REDAÇÃO GJ

Aprovadas moções a Padre Eduardo e Major Evaldo /07

EDUCAÇÃO Ceitec inicia com Senac e mais 30 cursos /10

/05

/03

EDUCAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Governo e PM fiscalizam transportes escolares /04

INTERNET Mapa mostra como a internet viaja pelo mundo através dos oceanos /11


02

Imbituba/SC - Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

GJ O Grande Jornal Editora LTDA - ME. CNPJ 11.870.801/0001-24

Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser- Roberto realizado. Shinyashiki >>Política Nacional Em carta aberta, Cunha chama mensalão de “farsa” e diz que vai se entregar

Endereço Rua: Elza Maria Pereira Pittigliani, 184 - Vila Nova Alvorada. Imbituba - SC CEP: 88780-000 Telefone (48) 3255-1063

Não se sabe direito se o ex prefeito vai ou não disputar uma vaga na Assembléia Legislativa Catarinense, dizem que ele prefere esse novo tempo da sua vida para cuidar dos seus negócios, vamos aguardar o que José Roberto tem a dizer.

paraiba@grandejornal.com.br

Departamento Comercial: Kaká Siqueira (48) 9978-6830 kaka@grandejornal.com.br

Enquete

Editora Chefe Anny Caroline Siqueira de Carvalho (48) 96240514 anny@grandejornal.com.br

Área de circulação: Imbituba, Laguna, Imaruí e Garo­ paba e Paulo Lopes. Gráfica Alternativa Gráfica Tiragem 2.000 exemplares Acesse o nosso site WWW.GRANDEJORNAL.COM.BR Associado a

O vereador Renato Ladiada (PSD), afirmou na Câmara de Vereadores de Imbituba que aceita o pedido do vereador Rui Geraldo Rodrigues (PSDB), para assinar um requerimento para investigar um funcionário que ganha mais que o próprio prefeito, na Câmara. O vereador Rui confirmou que vai preparar esse requerimento. Agora vamos aguardar para ver se realmente existe este funcionário que ganha mais do que todo mundo no setor público, e entender as razões disso.

Beto Martins

Diretor Geral e Jornalista Responsável Fernando Carvalho (48) 9978-6012

Colaboradores Anny Caroline Siqueira de Carvalho, Carlos Alberto Crispim, Luiz Antonio, Beth Ferreira, Almir Martins, Fabricia Nascimento Siqueira, Stephany Dutra, Larissa Jorge, TPN.

Desafio

O deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP). PEDRO LADEIRA/FOLHAPRESS

Em carta aberta publicada nas redes sociais nesta terça-feira (4), o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), prestes a ser preso, disse que o julgamento do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), no qual ele foi condenado, foi uma “farsa”. “O julgamento da ação penal 470, muito mais do que um procedimento jurídico foi um show midiático. Caracterizou-se pela exaustiva espetacularização de uma farsa chamada mensalão”, diz ele no texto. O ministro Joaquim Barbosa, do STF, assinou nesta terça-feira (4) o mandado de prisão do deputado. Na carta, João Paulo diz que vai se entregar. “Apesar do desrespeito à legislação vigente ao longo deste processo, vou seguir a lei e me entregar para cumprir a injusta e absurda pena a que fui sentenciado. Continuarei lutando, em defesa da verdade e da justiça, para que este julgamento seja revisto. Encerrada a fase de embargos, minha defesa solicitará a revisão criminal de todo o processo, de modo a garantir um novo e imparcial julgamento.” O ministro determinou o trânsito em julgado (fim do processo) com relação às condenações de Cunha por peculato e corrupção passiva, pelas quais recebeu seis anos e quatro meses de prisão.

TIRINHA DE HUMOR >>

Por ser um tempo menor do que oito anos, o de­ putado irá cumprir a pena inicialmente no regime semiaberto. Pela lei, ele pode, mediante autorização judicial, trabalhar durante o dia e só dormir na cadeia. Cunha aguarda ainda que o tribunal analise recurso da sua defesa contra a condenação de três anos de prisão por lavagem de dinheiro, o que deve ocorrer este ano. O deputado disse ainda ser inocente dos crimes pelos quais foi condenado. “Reafirmo que sou inocente e não cometi os crimes pelos quais nem sequer deveria ter sido levado a julgamento.” O texto também é recheado de críticas ao relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, e à imprensa. “A verdade, que a grande imprensa finge não existir, é que o relator não segue as normas vigentes e age como se fosse o todo poderoso que estaria acima da lei.” E conclui: “Um ministro do SFT deve obrigatoriamente guardar recato, não deve disputar a opinião pública e fazer política a partir de seu cargo. Deve ser isento e imparcial. Ter civilidade e cortesia. Atributos que estão ausentes na postura e conduta do relator da AP 470.”

O Ciranda da Cidade realizou uma enquete que perguntava. O que você acha de uma Praia de nudismo em Imbituba? Participaram mais de 58 pessoas dizendo que não, e 30 pessoas dizendo que sim, para bem da verdade, achei equilibrado, pois o tema é polêmico e cuidadoso.

Foco Livre

A próxima edição da revista foco livre promete, segundo os seus editores virão muitas novidades e textos interessantes para uma boa leitura, a primeira edição continua com uma boa aceitação na nossa região.

Alexandre da Band

O diretor responsável pela Rádio Bandeirantes de Imbituba, Alexandre Araújo Varela, foi muito criativo em mexer na grade de programação da Band local. Agora esse colunista, Manoel Martins,e Gervázio Plácido estão na mesma sequência de tempo, com isso quem ganha é o ouvinte, e é claro, a emissora que mantém sua audiência em alta. Parabéns a direção por dar tanta ênfase ao jornalismo. Alguns programas também tiveram alteração, inclusive o programa da Igreja Católica que agora se firma como de costume em rádios brasileiras, às 18:00h.


Imbituba/SC - Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Energia

Verão de Imbituba é o mais quente da história

Humberto dos Santos, gerente da Celesc. REDAÇÃO GJ

Segundo o gerente da Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (Celesc) de Imbituba, Humberto dos Santos, na Capital Nacional da Baleia Franca nunca houve um calor tão elevado. Ele, que trabalha há 25 anos nesta empresa, com oito anos à frente da gerência, é perito no assunto. “O impacto na demanda de consumo de energia foi grande. Em toda a Amurel, houve uma sobrecarga de 22% no abaste­ cimento. Estamos acostumados a exceder somente 15% da capacidade”, afirma. Devido ao aumento da qualidade de vida dos nativos, mais a vinda de turistas que estão acostumados com conforto, e também, ao comércio da cidade ter adaptado às lojas para atender as exigências dos clientes, houve um aumento considerável no consumo de energia. “A vinda

da Indústria Carboquímica Catarinense (ICC) à Imbituba, não trouxe só malefícios. Esta empresa é a causa da instalação da nossa subestação de energia e a estação de tratamento de água.”, acrescentou. Humberto também alertou que o crescimento da cidade requer diversos investimentos futuros, na subestação. O gerente da Celesc de Imbi­ tuba deu dicas essenciais para diminuir a conta de luz e adequar a fiação elétrica da casa. “Hoje em dia, quase todo mundo têm ar condicionado. É bom deixá-lo ligado somente enquanto você estiver presente. Também, durante a noite, é bom programá-lo para desligar. Há casos de pessoas que ficam com o ar condicionado ligado 24h, pois as crianças estão de férias e ficam em casa muito tempo.”, explicou. “Além disso, se a fiação elétrica

não é adequada, o cabo esquenta muito, e o medidor não para de correr”, concluiu. Outra questão importante é que não se pode comparar a conta de luz com a do vizinho, mesmo que se tenham os mesmos aparelhos. “O modo como cada pessoa utiliza os eletrodomésticos, e o cumprimento das dicas que eu dei, influencia muito. Até o número de vezes que se abre a geladeira, interfere.”, exemplificou. Humberto mencionou o “bairro-cidade” de Nova Brasília, que por causa do distrito industrial, hoje é o maior consumidor de energia de Imbituba. “Não tenho dados mais específicos, falo isso pela minha experiência. Com certeza, para que mais indústrias de grande porte se instalem lá é preciso uma reestruturação na subestação de Imbituba”.

03

>>Festival

Noite social do festival ajuda quem mais precisa O 15º Festival Nacional do Camarão, uma das festas com o maior acesso de público da região sul de Santa Catarina, mais uma vez realizará a noite social em prol das famílias e entidades que precisam da colaboração dos imbitubenses e visitantes. A noite de abertura, 14 de fevereiro, com o super show do cantor Gabriel Valim, terá participação da Secretaria de Assistência Social (Seash) que espera a contribuição de dois quilos de alimentos por pessoa no acesso a festa. A contribuição é voluntária por se tratar de uma festa que desde o ano passado é gratuita, mas a equipe da Seash acredita no grande apoio que a população sempre deu para as ações sociais. “Imbituba sempre foi muito parceira nas ações sociais que realizamos em favor do nosso próximo e na maior festa do nosso município, tenho certeza que não será diferente”, acredita a secretaria Rosinete Delfino Laurindo. Para a noite de abertura, a organização acredita que mais de 5 mil pessoas devam passar pela feira, praça de alimentação e arena de shows, que traz um cantor catarinense, mas que faz grande sucesso com a música Piradinha, tema da perso­ nagem Valdirene, da novela Amor à Vida. O Festival Nacional do Camarão acontece de 14 a 16 de fevereiro e conta também com apresentações culturais em todos os dias da festa, shows locais na praça de alimentação e na abertura dos shows nacionais, que ainda tem Pixote no dia 15, e Tchê Garotos do Brasil no dia 16.


04

Imbituba/SC - Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Segurança

Governo e PM fiscalizam transportes escolares

Prefeitura e Polícia Militar realizaram uma análise detalhada de todos os veículos. ASSESSORIA IMBITUBA

O Departamento de Serviços Públicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e a Polícia Militar de Imbituba realizaram entre os dias 28, 29 e 30 de janeiro a fiscalização de transportes escolares que desejam trabalhar no ano de 2014. Ao todo compareceram 12 veículos e dois motoristas foram reprovados. De acordo com a Polícia Mili-

tar, os dois motoristas cometeram uma infração de trânsito grave no último ano, o que é vedado pelo Código Nacional de Trânsito, artigo 137, item IV: “não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses”. Todos os veículos passaram por uma análise detalhada de

documentação, equipamento e condições de trafegabilidade, para garantir condições ideais para o transporte dos estudantes, em sua grande maioria crianças. Participaram do trabalho os sargentos Aguiar e Valdeci, e os funcionários públicos Jorge Luiz Fagundes e Amilton de Mello Pires

>>Recado

Não Perca! IPTU com 20% é até dia 10 Para o contribuinte com imóvel no município de Imbituba e que deseja aproveitar um grande desconto não deve perder tempo. |Já está disponível o carnê para pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e Taxa de Coleta de Lixo com desconto de 20% e que segue somente até o dia 10 de fevereiro através do endereço eletrônico www.imbituba.sc.gov.br. Para imprimir a guia de pagamento, o contribuinte precisa ter em mãos o CPF do proprietário do imóvel cadastrado no banco de dados da prefeitura. Com isso, ao entrar no endereço e clicar no link na coluna a direita do site “Guia de IPTU/ Coleta de Lixo”, basta digitar o número do documento e clicar nas guias para fazer a impressão. As guias serão abertas em uma nova janela do navegador, portanto o internauta deve prestar atenção se o seu navegador não está bloqueando a abertura de novas janelas. A informação de bloqueio, se houver, aparece logo abaixo do endereço eletrônico do site. A oportunidade de desconto é somente para emissão via internet. Para quem não possui acesso a internet, a guia pode ser solicitada com desconto no departamento de tributação da prefeitura, entre 13 e 19 horas. Outras informações no telefone 483358100 ou no email tributos@imbituba.sc.gov. br.


Imbituba/SC - Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

05

Lazer

Dazaranha reúne mais de quatro mil pessoas à beira mar Com a parceria da RIC TV Record, Inkor e Prefeitura de Imbituba, foi realizado neste último fim de semana, o Summer Sul na Praia da Vila, que encerrou com o Show do Dazaranha com mais de quatro mil pessoas. No local se encontravam muitos imbitubenses, jovens e adultos, mais alguns turistas, em plena harmonia, curtindo um show ao por do sol com o cenário do mar e as ilhas ao fundo. A atuação do empresário Luiz Gonzaga (Zaga da Inkor) foi essencial para que este evento tenha vindo para a cidade. Ações deste tipo, além de dar entretenimento e diversão aos imbitubenses e tu­ ristas, ajuda a divulgar Imbituba e seu potencial turístico pelo estado. “Tudo o que for possível fazer para ajudar Imbituba a progredir, seja no turismo, ou na área de indústrias, nós do grupo Inkor estaremos dispostos a dar nossa contribuição. Imbituba precisa estar exposta na mídia com coisas boas, que gerem bons frutos. Está mais do que na hora de nos unirmos em prol de algo maior, que é o crescimento sustentável de nossa cidade.”, afirma o empresário, cuja atividade não explora diretamente o turismo, mas que com esta atitude, mostra preocupação com Imbituba no geral. Dazaranha reúne mais de quatro mil pessoas à beira mar. SUMMER SUL


06

Imbituba/SC - Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Cinema

Há cem anos o cinema conhecia Carlitos, o herói do homem comum

>>Música Bieber entra para a lista da segurança interna dos Estados Unidos

O ator Charles Chaplin em cena do filme “O Garoto”. DIVULGAÇÃO

Quando ninguém, ou quase ninguém, achava que o cinema era uma arte, só se admitia uma exceção: Charlie Chaplin, ou Carlitos, como se tornou conhecido. Desde 1914, quando estreou no cinema, descoberto por Mack Sennett, o rei da comédia do começo de Hollywood, notou-se que havia algo de muito particular nessa figura ágil e desafiadora. Não demorou para que Carlitos aparecesse como um fenômeno --só a irrupção da Primeira Guerra Mundial retardou uma consagração mundial ainda mais completa-- e constituísse o tipo que o consagrou para sempre: o do vagabundo com ares nobres, caráter forte, contestador da ordem, inimigo do espúrio, amigo das garotas bonitas. Sempre a dar um chute no traseiro do garçom metido a besta e a acolher um órfão, Carlitos impunha uma arte que chamava a atenção pelo humor (e nesse humor havia muito de desfaçatez) com que desmontava a ordenação da sociedade e combatia suas injustiças. Mas o fazia de maneira especial. Desde que foi contratado pela Keystone, Chaplin impôs não apenas o tipo, mas logo em seguida assumiu também o controle dos filmes, da direção ao roteiro. Assim seguiriam as coisas nas outras empresas por que passou: a Essenay, a Mutual e a First National, antes de criar, com Griffith, Douglas Fairbanks e Mary Pickford, a United Artists, a companhia dos próprios artistas que haviam construído a possibilidade de não mais se submeter aos estúdios. Como Carlitos, Chaplin gostava de ser dono de seu nariz. E, se Chaplin tornou-se um milionário graças a sua arte, como Carlitos nasceu miserável

e soube compreender os pobres e suas dificuldades melhor do que qualquer outro. O fabuloso, no caso, é que podia mostrar não só sua solidariedade como o valor do homem oprimido com uma mímica única, em que as roupas serviam aos gestos, e os gestos à expressão facial. Um conjunto harmônico na desarmonia completa das situações em que se envolvia num mundo de forçabruta e das quais se saía com enérgica esperteza e inigualável imaginação. Assim nasceu o mito Carlitos. Herói mitológico de uma era, como antes fora Ullisses (para usar a comparação de André Bazin). Herói do homem comum, acossado pelo patrão, pelo senhorio inflexível, pelos seus serviçais metidos: em suma, por essa burguesia que conseguia impor-se às máquinas (não esquecer que o começo do século 20 é a era das grandes migrações, do processo de crescimento das metrópoles, de um novo entendimento do homem com a máquina). A esses ricos de verdade ou de fardamento Carlitos opunha os gestos nobres, uma nobreza de alma que se desdobrava num corpo proletário, rebelde, sublevado. Ora, Carlitos podia ser tudo isso, mas, acima de tudo, e com tudo isso, fazia a plateia se menos na aparência, pois tinha como centro sua figura. Mas à elaboração cuidadosa das gags correspondia uma filmagem trabalhosa. Para fazer os dois insuperáveis rolos de “O Imigrante”, por exemplo, uma de suas obras-primas,Chaplin precisou filmar 90 rolos. Em linhas gerais, para fazer 17 minutos filmou mais ou menos 15 horas... Sim, um gênio se faz com trabalho, com caráter. Tanto caráter que, quan-

do chegou o cinema sonoro, Chaplin nunca aceitou que seu Carlitos falasse. “Luzes da Cidade”, de 1936, a última aparição do herói, tinha música e ruídos, mas não diálogos. Esses surgirão em “O Grande Ditador”, é verdade, embora o discurso antológico em que o ditador Hynkel ameaça o mundo seja um monte de ruídos incompreensíveis. Essa era a resposta do comediante judeu ao nazista, que ficou furibundo com o filme. Mas Chaplin sabia que Hitler é que imitava o seu bigodinho, e não o inverso. E sabia reduzir Hynkel/Hitler à insignificância, fazendo do humor uma gostosa arma de guerra. É verdade que a guerra terá deixado uma marca cruel no cineasta. E “Monsieur Verdoux”, gentil assassino de mulheres, não dará muitos motivos para rir. E depois da guerra veio a Guerra Fria, a perseguição por sonegação de impostos (na verdade, perseguição ao britânico que não se dobrava às conveniências políticas do momento), o exílio: aquilo que melhor do que ninguém exprime Calvero, o triste palhaço de “Luzes da Ribalta”. É quando vai a Londres para apresentar seu filme que Chaplin decide renunciar à América, da qual se vingará em 1957 ao filmar “Um Rei em Nova York”. Depois disso, Charles Chaplin só voltaria a filmar em 1965 sua “Condessa de Hong Kong”. O filme fracassa, apesar do elenco com Sophia Loren e Marlon Brando, apesar de ser defendido pelos chaplinianos radicais: ninguém vê mais a graça do palhaço, nem o gênio do diretor. Parece que o tempo de Chaplin, nascido em 1889, havia passado. Ele morreria em 1977.

Justin Bieber em foto tirada pelo departamento de polícia de Miami. EFE

Justin Bieber deve passar por uma dura rotina toda vez que entrar ou sair dos Estados Unidos. De acordo com informações do site TMZ, o cantor canadense entrou numa lista de observação da segurança interna dos Estados Unidos por causa dos dois processos criminais em que está envolvido (Ele foi detido em Miami após fazer um racha sob o efeito de maconha e antidepressivos. Bieber está também sendo acusado de vandalismo por jogar ovos na casa de um vizinho em Calabasas, na Califórnia). Ele será detido e questionado pela alfândega toda vez que entrar ou sair da América. Ao chegar por Nova Jersey, vindo do Canadá, na última sexta-feira, 31, Bieber teve seu jatinho particular detido para averiguação. Todos os passageiros, incluindo ele e seu pai, Jeremy, foram questionados e a polícia revistou a aeronave à procura de alguma substância ilícita a bordo, como maconha. De acordo com o site, é muito difícil para qualquer pessoa sair desta lista depois que entra nela. O que significa que toda vez que entrar ou sair do país, o jatinho será averiguado e ele será interrogado. E o procedimento deve ser ainda mais rigoroso caso ele seja considerado culpado nos processos. Uma pessoa ligada a equipe do cantor disse que ele não se importa com o novo precedimento na alfândega, e vai continuar levando o mesmo estilo de vida que apresenta atualmente. “Ele vai fazer o que tiver que fazer”, afirmou.


Imbituba/SC - Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

07

Câmara

Aprovadas moções a Padre Eduardo e Major Evaldo O vereador Roberto Luiz Rodrigues (PSD), indicou duas moções de congratulação que foram aprovadas por unanimidade na Câmara de Vereadores, na noite desta segunda feira, dia 03. A primeira foi ao Comandante da Guarnição Especial da Polícia Militar em Imbituba, Major José Evaldo Hoffmann Júnior, pelo excepcional trabalho realizado. “Apresento esta moção para congratular o Major Evaldo, estendendo-se a todo o batalhão da Polícia Militar de Imbituba, que também merece destaque, pelo excelente desempenho na segurança do município”, destacou o vereador. A segunda moção foi direcionada ao Padre José Eduardo Bittencourt pelo trabalho realizado como pároco da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição. “É mais do que notório o merecimento de tal honraria a este ilustre cidadão”, disse o vereador do PSD. Ambos os homenageados estão se despedindo de Imbituba, devido a promoções no trabalho. O presidente da Câmara, vereador Luís Antônio Dutra (PSDB), após ouvir os discursos de todos os vereadores, que fizeram questão de relembrar os feitos destas duas relevantes figuras, disse que ambos farão muita falta ao município. Salientou também que Imbituba não tem recebido o apoio necessário do estado na área de Segurança Pública. Breve histórico do Major Evaldo Hoffmann Júnior Assumiu o Comando da Polícia Militar em Imbituba no dia 26 de junho de 2008. Em agosto do mesmo ano, lançou o programa “Bike Patrulha”, e o “Comércio Mais Seguro” em parceria com a CDL, que reestruturou o Serviço de Inteligência da Polícia Militar. Com determinação, no primeiro semestre, já se obteve resultado ao combate às drogas, com o fechamento de vários pontos. O Programa de Combate às Drogas (PROERD) ganhou ainda mais destaque. Todas as escolas da rede municipal, estadual e particular do ensino de Imbituba foram contempladas, formando anualmente mais de 1.000 alunos. No WCT de 2008 foram implementadas novas modalidades de policiamento. A partir dessa experiência, todos os grandes eventos em Imbituba foram policiados dessa forma, a exemplo, cita-se o Festival Nacional do Camarão, o Festival Nacional da Baleia Franca, o Carnaval e o Réveillon. Até junho de 2008, a Polícia Militar contava com apenas três viaturas por dia de serviço. Atualmente nove viaturas estão em serviço diário, sendo elas, 1 na região de Itapirubá, 1 na Vila Nova, 1 em Nova Brasília, 1 no Centro, 1 na Praia do Rosa, 1 do PPT, 1 Base Operacional Móvel, 1 do Sargento Comandante do Policiamento e 1 do Serviço de Inteligência, quatro motocicletas e duas bikes-patrulha, que realizam o policiamento ostensivo. Em agosto de 2008 foi reaberta a Base Operacional de Itapirubá com efetivo de Imbituba. Antes de assumir o Comando em Imbituba, o efetivo utilizado era de Laguna e com a divergência do limite geográfico entre os dois municípios, a comunidade de Itapirubá somente contava com policiamento durante a temporada de verão. Nos demais meses do ano havia inúmeras ocorrências de furto em residência. Foi deslocado para Itapirubá 1 Sub Tenente, 4 Soldados, 1 viatura e 1 motocicleta. No dia 19 de dezembro de 2008 foi inaugurada a Base Operacional da Praia do Rosa, construída em parceria com o Grupo Gerdau, Prefeitura Municipal de Imbituba, Câmara de Vereadores de Imbituba e Associações da Praia do Rosa. Construída sob a ótica da bio-arquitetura, se preocupou em reduzir o impacto ambiental, oferecendo um projeto mais humanizado, desenvolvendo um conceito arquitetônico diferenciado e sustentável. O Comando equipou a Polícia Militar com pistolas elétricas Taser, pistolas calibre 40, carabinas calibre 30 e 40, fuzis calibre 556 e armamento não letal para controle de distúrbio civil. Em 2009 o Comandante frequentou uma pós-graduação em nível de especialização em Gestão de Segurança Pública. No mesmo ano, foi promovido ao posto de Major PM. Foi criado o Pelotão de Patrulhamento Tático – PPT para atuar em operações de combate ao tráfico de drogas, segurança de dignitários com ações anti-sequestros e em distúrbios civis com grave perturbação da ordem. Um cão de faro foi treinado e dois policiais militares foram capacitados para atuarem nas operações de combate ao tráfico de drogas. Três quadrículos foram adquiridos para realizarem o policiamento na faixa de areia das principais praias de Imbituba.

O COPOM (local onde se gerencia as ligações telefônicas do 190) foi remodelado e reequipado com servidores adequados para potencializar o atendimento das emergências, visando diminuir o tempo resposta da chegada das viaturas nos locais de crime. Em Março de 2010, por Decreto do Governador do Estado, a Polícia Militar de Imbituba foi guindada à condição de Guarnição Especial. A nova estrutura diminuiu um degrau na cadeia de comando entre o município e o Comando Regional e agregou outros três municípios. Imbituba passou a disseminar as estratégias operacionais para o enfrentamento da criminalidade em quatro municípios. Em setembro de 2010 foi inaugurado o Quartel da Polícia Militar na Avenida Manoel Florentino Machado. Mais próximo do Centro Administrativo do município, a comunidade passou a ter um acesso mais fácil aos serviços ofertados pela Polícia Militar. Atualmente sete câmeras estão instaladas na Praia do Rosa e quatro em fase de implantação, sendo uma no bairro Vila Alvorada, uma no bairro Vila Nova Alvorada e duas no bairro de Vila Nova. Ao todo, Imbituba contará com vinte câmeras, tornandose o município da região da AMUREL com o maior número de câmeras de monitoramento. Em Junho de 2010 foi formalizado o Convênio de Gestão Compartilhada 030/2010 entre a Prefeitura Municipal e a Polícia Militar. Esse instrumento permitiu que a Polícia Militar realizasse a fiscalização dos Alvarás expedidos pela Prefeitura. A ação fez com que incidência das contravenções penais de perturbação do sossego alheio diminuísse em todo o município. O modelo de parceria foi inédito em Santa Catarina e está sendo adotado em outros municípios. Foi implantado pelo Governo do Estado o Monitoramento da Frota da Polícia Militar por satélite. Atualmente o COPOM pode saber em tempo real a localização exata de cada veículo da Polícia Militar. Duas Bases Comunitárias Móveis (BCM) estão disponíveis para realizar o policiamento de proximidade com as comunidades mais distantes do centro administrativo de Imbituba. As BCM funcionam como quartéis sobre rodas e estão dotadas de equipamento de informática e demais utensílios para atender a comunidade. Atualmente 47 policiais militares estão cursando ensino superior em Gestão em Processos Gerenciais. Finalizado o curso superior a Guarnição Especial de Imbituba contará com aproximadamente 70% do seu efetivo com ensino superior. 8 Tablets estão sendo preparados para serem utilizados nas viaturas da Polícia Militar. Esses equipamentos servirão para dar celeridade no atendimento das ocorrências uma vez que o próprio policial militar fará as consultas no sistema para saber a situação das pessoas e veículos envolvidos. Diversos veículos foram adquiridos após Major Evaldo assumir o Comando em Imbituba, sendo eles: Viaturas adquiridas pelo Estado: 1 GM Blazer, 1 VW Parati, 4 Renault Logan, 1 Nissan X-Terra, 3 Ford Fiesta, 1 Fiat Ducatto, 1 Ford Transit, 2 Mercedes Benz Sprinter, 1 Nissan Frontier, 1 Re-

nault Dustter, 2 Honda CB 500, 8 Honda XRE 300 e 4 Quadrículos. Viaturas adquiridas pela Prefeitura: 2 Fiat Pálio Weekend, 1 Fiat Pálio, 1 GM Blazer, 1 GM Montana Baú, 1 Trailer, 4 Honda XRE 300 e 1 Honda CG 150. Viaturas destinadas pelo Poder Judiciário (perdimento de bem): 1 Fiat Pálio, 1 VW Saveiro e 1 Honda CB 300. Viaturas doadas pela iniciativa privada: 1 Hiunday Tucson e Renault Dustter. Breve histórico do Padre José Eduardo Bitencourt Natural da cidade de Tubarão, chegou a Imbituba no ano de 2005. Exerceu sua missão, na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, de forma singular e exemplar. A maneira que conduzia às missas sempre foi capaz de renovar a todos que estavam presentes. O incentivo aos jovens na igreja, a preservação da família, o real significado e importância dos verdadeiros valores, foram temas colocados de maneira impecável e objetiva, tornando-se momentos inesquecíveis aos católicos de Imbituba. Inúmeras obras foram realizadas durante os anos em que esteve à frente desta Paróquia, dentre elas estão: 1.Sistematização completa do sistema de som; 2.Celebração das Bodas de Ouro de fundação da paróquia (16/11/1956); 3.Restauração do Órgão Tubular; 4.Restauração dos bancos da igreja; 5.Criação do Memorial dedicado ao Padre Itamar Luis da Costa resgatando a história de Imbituba; 6.Missão com os Freis Capuchinhos, momento forte de fé e renovação espiritual; 7.Pintura do Presbitério, dando mais beleza a nossa Igreja Matriz; 8.Reforma geral na casa paroquial, em especial, na Secretaria Paroquial; 9.Reforma geral no Centro Social; 10.Melhoria na acessibilidade à Igreja com rampas exclusivas para idosos e deficientes; 11.Cuidado com a parte financeira das comunidades, exigindo sempre lisura e transparência através de balancetes mensais enviados a casa paroquial; 12.Reestruturação da Associação Santa Paulina, criação do Memorial dedicado a Santa Paulina e os projetos sociais que em 2013 atenderam mais de 200 jovens, através de aulas de violão, escola de teatro e coral infanto-juvenil; 13.Participação na criação do Conselho Prisional de Imbituba (COPI), sendo ele, o seu primeiro presidente; 14.Intercâmbio permanente com a Guiné-Bissau (África Ocidental) visando a solidariedade e troca de experiências; 15.Realização das primeiras missões marianas com os Arautos do Evangelho e a consequente criação do Terço dos Homens (todas as quintas-feiras às 20:00) e o Oratório das Famílias.


08

Imbituba/SC - Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

ROEL RUIZ CORRETOR DE IMÓVEIS Classificado de Imóveis IMÓVEIS P/ VENDA AGUADA CASA MISTA – c/ 4 quartos, sendo 3 quartos de casais e 1 quarto de solteiro, 2 wcs, 2 cozinhas, lavanderia, sala, churrasqueira e vagas para 3 carros. Localizada na Rua: Alvin Agostinho de Souza, 64, próxima a Palhoça do Taxi. R$ 185.000,00. Recibo de Compra e Venda. CAMPO DA AVIAÇÃO SALA COMERCIAL C/ APARTAMENTO cada um medindo aprox. 140m2. R$ 350.000,00. Apartamento c/ 3 quartos, sala, cozinha, 3 wcs e garagem para 03 carros. Localizada na Rua: Margarida Alves Damázio, 96. CENTRO APARTAMANETOS NO POUSADA DO PAULO FRENTE 201 – c/ 2 quartos, sala e cozinha conjugadas, wc, área de serviço e não tem garagem. Escriturado e pronto para financiamento. R$ 160.000,00. De FUNDOS 203 - c/ 2 quartos, sala e cozinha conjugadas, wc, área de serviço e não tem garagem. Escriturado e pronto para financiamento. Rua: Victor Konder, nº 440. R$ 150.000,00 APARTAMENTO COBERTURA– c/ 3 quartos sendo 1 suíte, sala de estar, sala de jantar, cozinha, wc, lavabo, área de serviço, churrasqueira, piscina, elevador, salão de festas, 2 vagas de garagem e portão eletrônico.Localizado na Av. Presidente Vargas, 863, apto. 301, Residencial Praia da Vila, Loteamento Sollage. R$ 750.000,00 APARTAMENTOS RESIDENCIAL BELAS ARTES – c/ 3 quartos, sendo 1 suíte, e c/ 2 quartos sendo 1 suíte, churrasqueira, piscina coletiva, academia, espaço kids. Localizado na Rua: Nereu Ramos, Centro, Imbituba – SC, ao lado da Sanaval, valor aproximado de R$ 285.000,00 á R$ 350.000,00 medindo 114m² de área privativa, e Coberturas com 3 quartos, sendo 2 suítes no valor aproximado de R$ 700.000,00, medindo 235m² de área privativa e 271m2 de área total. Possibilidade para Financiamento. EM CONSTRUÇÃO APARTAMENTO RESIDENCIAL IMBÉ 103 c/ 3 quartos, sendo 1 suíte, sala de estar, sala de jan-

tar, área de serviço, wc, sacada c/ churrasqueira, garagem e elevador. o. Localizado na Rua: Álvaro Catão, 660. Próximo ao Colégio Henrique Lage. Medindo aprox. 98m2. Escritura Pública, pronto para financiamento.R$ 300.000,00. APARTAMENTO RESIDENCIAL VILA BELLA c/ 3 quartos, sendo 1 suíte e com 2 quartos sendo 1 suíte, sala de jantar, sala de estar, cozinha, área de serviço, sacada com churrasqueira, wc, garagem, salão de festas com espaço gourmet, piscina aquecida com spa, academia, espaço kids, playground, sala de jogos e sala de cinema. Localizado na Rua: Irineu Bornhausen, em frente ao Colégio Henrique Lage, medindo de área privativa aprox. 77m2 à 131m2 e de área total aprox. 120m2 à 183m2 Valor aproximado de R$ 311.000,00 à R$ 550.000,00. EM CONSTRUÇÃO APARTAMENTO RESIDENCIAL LAS FLORES – Com 3 dormitórios (sendo 1 suíte), sala de jantar, sala de estar, cozinha, banheiro, área de serviço, sacada com churrasqueira, 1 vaga de garagem, elevador. Pronto para financiamento. Situado na: Av. Santa Catarina, n º1134, Apto 101 medindo 111m² de área interna + 60m² de terraço R$ 370.000,00. Apto 102 medindo 111m² de área interna + 60m² de terraço R$ 350.00,00. Apartamentos medindo 111m2, 201 R$ 370.000,00 202 R$ 350.000,00. CASA DE ALVENARIA – c/ 2 quartos, sendo os dois suítes, sala, cozinha, garagem e churrasqueira. Terreno mede aprox. 10 x 40 = 400m2. Localizada na Rua: Otacílio de Carvalho, 337, em frente ao Atlético Clube. Escriturada. R$ 550.000,00 GUAIÚBA CASA DE ALVENARIA – c/ 3 quartos, sala, cozinha, churrasqueira, wc, lavanderia e no fundo do terreno tem uma meia água medindo aprox. 81m2 e Terreno medindo aprox. 450m2 30 x 15. Localizada na Rua: Cláudio Fermino, s/nº, última casa da rua a direita, próxima ao Campo do Cruzeiro. Recibo de Compra e Venda. R$ 70.000,00 VILLAGE CASA DE ALVENARIA 2 PISOS - c/ 1 Suite c/ banheira de Hidromassagem, 2 quartos, 1 Sala estar,

1 Sala Jantar, 4 vagas Garagens, 2 BWC, 1 Àrea de serviço, 1 Churrasqueira, 1 Salão de festas, 1Sala TV, 1 Sala de Jogos, 1 Cozinha, 1 Piscina, 1Dependência de empregada, 1 Mirante, 3 Sacadas. Localizada na Rua: Gina Cirelly, 97, esquina com a Ernani Cotrin, em frente ao Mercado Village. Área do Imóvel aprox. 350m2, área do Terreno 18 x 30 = 532,17. Escritura Pública e Averbada. R$ 630.000,00. CASA DE ALVENARIA – c/ 5 quartos, sendo 1 suíte, sala de estar, sala de jantar, 3 wcs, cozinha, área de serviço e garagem. Localizada na Rua: 21 de Junho, nº 22, atrás da Manuchar, próxima a Quadra de Tênis. Área do Imóvel aprox. 336m2. Lote aprox. 24 x 27 = 648m2. Recibo de Compra e Venda. R$ 350.000,00. VILA NOVA APARTAMENTOS – c/ 2 e 3 quartos, sendo 1 suíte, sala, cozinha, wc, área de serviço e garagem. Localizado na Rua: Pires da Silveira, próximo ao Loteamento do Rinsa. A partir de R$ 175.000,00 até 220.000,00. Pronto para financiamento. Vários apartamentos com vista para o mar. TERRENOS P/ VENDER ITAPIRUBÁ TERRENO no Lote 16 Quadra 23/A Setor A. Loteamento Balneário Itapirubá, com área 375 m2, sendo 15m de frente por 25m de fundos. R$ 65.000,00. Com Escritura Pública. TERRENO próximo a Associação da Caixa Econômica - Loteamento Balneário Itapirubá, com área 375 m2, sendo 15m de frente por 25m de fundos. R$ 65.000,00. Com Escritura Pública. IMARUÍ CANGUIRI – TERRENO – aprox. 12 hectares de terra, medindo 14.520,00m2. R$ 300.000,00 LOTEAMENTO VILLAGE Lote nº 16 da quadra n-01, medindo 350m2, 14 x 25. Localizado 2 ruas antes do Jeferson e Alba Corretores de Imóveis a esquerda. R$ 120.000,00. Aceita carro até R$ 25.000,00.

CRECI 7795 SC (48)3255-0171 / 9982-7326


Imbituba/SC - Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

09

Conhecendo o curso: Pedagogia

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIASSELVI é regido pela Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia. O curso prevê a integralização curricular num período mínimo de quatro anos e no máximo de oito anos, totalizando 3.400 horas, distribuídas em diferentes atividades de efetivo trabalho acadêmico. A forma de ingresso acontece mediante exame seletivo ou através de análise de histórico escolar. Os acadêmicos poderão solicitar bolsas de estudo através do ProUni - Programa Universidade para Todos do MEC, que concede bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação matriculados em instituições privadas de educação superior. O curso tem a duração de oito módulos e é ofertado na modalidade Ensino a Distância.

- Secretaria Local de atendimento acadêmico organizado com a estrutura física necessária para solucionar as necessidades relativas à vida acadêmica e ao curso. Possui computadores conectados ao sistema Acadêmico da UNIASSELVI.

Infraestrutura para atendimento: - Coordenação Polo EAD Local da Direção e Coordenação do Polo de Apoio Presencial com área de Atendimento para Articuladores, Tutores e Alunos.

- Biblioteca Espaço reservado à pesquisa do acervo bibliográfico do curso provida de estantes, cadeiras, carteiras, computadores para pesquisa, cabine de estudo em grupo e individualizado. A Biblioteca

- Sala de Tutoria Espaço para atendimento individualizado para os acadêmicos, tutores e Articuladores, bem como, para a realização de reuniões e formações. Possui mesas e computadores. - Sala de aula Espaço destinado para a realização da dinâmica dos encontros presenciais. Provida de mesas e carteiras, bem como TV, DVD e projetor.

possui um sistema de controle informatizado que gera um relatório por área de classificação e adota uma política de atualização de acervo. O acadêmico possui acesso virtual e físico podendo efetuar empréstimo na biblioteca de acordo com o Manual de Usuário. - Laboratório de Informática Espaço reservado para pesquisa on-line contendo computadores conectados à internet banda larga com acesso ao sistema acadêmico da UNIASSELVI. - Internet Banda Larga Infraestrutura de rede que permite conexão banda larga com a internet através dos computadores nos laboratórios de informática podendo ter disponibilidade de conexão sem fio. - Brinquedoteca É um espaço que se destina a ludicidade contendo um kit pe­ dagógico para as atividades do curso. Essas práticas são descritas no manual da brinquedoteca e aplicadas em disciplinas específicas.

CDL reafirma importância de cursos para o desenvolvimento do comércio A CDL Imbituba, através da Diretora de Aperfeiçoamento Profissional Rosane de Souza, já está planejando o calendário de cursos e treinamentos para este ano. O foco, segundo a diretora, serão os vendedores. Para Rosane, empresário que almeja o crescimento da sua empresa tem que buscar novos conhecimentos e aperfeiçoamento de seu serviço,

para sempre estar à frente do mercado consumidor. “Isto reflete diretamente em sua equipe. Se nossos ven­ dedores não estiverem aptos a atender, nossas perspectivas não serão alcançadas”, explica. O calendário de cursos e treinamentos deve iniciar em fevereiro, com uma palestra motivacional gratuita. Após, outros temas serão oferecidos como vendas, atendi-

mento, apresentação pessoal e cobrança. “Traremos instrutores que oferecem temas totalmente voltados para a prática dentro do tra­ balho. Esperamos que os empresários imbitubenses incentivem seus funcionários a participar, pois a capacitação é o melhor caminho para o crescimento pessoal e o desenvolvimento das empresas”, explica Rosane. Diretora de Aperfeiçoamento Profissional da CDL, Rosane de Souza.


10

Imbituba/SC - Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Educação

Ceitec inicia com Senac e mais 30 cursos

Divulgação PMI

O prefeito Jaison Cardoso e o vice Elísio Sgrott receberam na tarde desta quarta-feira, dia 29, a diretora do Senac Tubarão, Marisa Martins, para assinar o primeiro convênio do Ceitec (Centro Integrado de Tecnologia e Qualificação Técnica). Junto a isso a Secretaria de Assistência Social também já confirmou outros 30 cursos para Imbituba em 2014. Os cursos serão de formação iniciada e continuada neste primeiro momento, com carga de até 360 horas, até que o espaço do Centro, o local conhecido como Portal da Vila, em Vila Nova, esteja adequado, pois abrigará nesse primeiro semestre os alunos da escola Padre Itamar, do bairro Guaiúba, que está em reformas. “Já estamos fechando um importante convênio logo

no início desse novo trabalho que vem atender a condição de Imbituba, que vem melhorando a condição de emprego e temos que buscar a qualificação profissional para preencher essas vagas disponíveis”, ressalta Jaison. Nesse primeiro semestre o local do Centro será a escola Joaquim Ramos, no bairro Paes Leme e mediante os subsídios da pesquisa realizada com 1500 alunos do município, o Senac já ofertará os primeiros cursos. “Já recebemos a pesquisa que tem muito subsídios para que possamos trabalhar e trazer os cursos necessários”, adiante a diretora do Senac. “Agradecemos também a Imbituba pela confiança no nosso trabalho e esperamos permanecer aqui por muito tempo”, espera Marisa que no

segundo semestre deve iniciar os cursos técnicos com o espaço definitivo. As secretarias de Educação e Assistência Social são as principais envolvidas no Ceitec e esta última já confirmou outros 30 cursos de formação continuada como inglês básico e avançado, espanhol, recepcionista de eventos, auxiliar administrativo, mecânico de automóveis leves e motocicletas, panificação, confeiteiro e outros. As inscrições devem iniciar na próxima semana, no Cras (Centro de Referência de Assistência Social), em Nova Brasília, ou no Sine (anexo a secretaria de Assistência Social) no Centro. Outras informações no telefone 48-36477774-32550608.

Adversidades

Disse Jesus: No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo... Quem nunca passou um revés em sua vida? Uma hora tudo vai bem, mas de repente surge um problema uma adversidade, e num piscar de olhos estamos em guerra em ansiedades. Adversidade é desgraça, infelicidade, infortúnio, atribulação, tormento, contrariedade, desgosto, aborrecimento, etc... Não parece, mas se analisarmos melhor as adversidades ­constroem pontes para o sucesso. No nosso dia a dia verificamos muitos exemplos positivos. Uma moça que perdeu o emprego, nessa adversidade parecia que era o fim, contas a pagar, sem perspectiva de aparecer outro emprego, mas por fim bateu a porta outro pagando melhor e significativa chances de crescimento profissional, neste caso a adversidade colaborou para um vôo mais alto e o que parecia impossível aconteceu. Outro exemplo: Um negociante que abriu com sacrifício seu empreendimento, de repente alguém tem a mesma idéia e abre um mesmo ramo de negócio, numa cidade que não comporta concorrência, complicado. Neste caso a adversidade o leva a objetivos e alvos bem definidos e melhorar a qualidade do produto do atendimento, etc. Quanto ao segundo se os princípios não foram estabelecidos sobre o ciúme e a inveja deve focar em algo que o difere dos demais sem passar por cima de ninguém, porque “o sol nasceu para todos”. Ficar focando no concorrente não é o ideal, mas sim focar na sua superação pessoal, melhorias de dentro pra fora. Relacionamentos rompidos também colaboram muito para a baixa estima, mas abrem portas para uma mudança interna, rever conceitos e pré-conceitos. Diz o ditado popular “depois da tempestade vem a bonança.” Tudo depende da forma de como se encara a adversidade. Eu prefiro ver como um trampolim para grandes conquistas. As palavras de Cristo para que sejamos animados é justamente para essa hora terrível que todos os mortais já enfrentaram ou ainda enfrentarão a adversidade. Cristo disse também aos seus discípulos: “Não vos deixarei órfãos”, “eis que estarei convosco todos os dias”, “vos mandarei o consolador que vos ajudará”. Então, no estado de adversidade é bom lembrar que não estamos sós nessa guerra particular, mas que temos alguém, e é nele que devemos confiar e chamar na hora da angústia e da dificuldade. O espírito consolador que Cristo disse que enviaria. Ele nos ajudará naquilo que não conseguimos. Ele ajudará dandolhe domínio próprio para enfrentar a situação, a fé para pular os obstáculos, a bondade e mansidão para com todos, a alegria que nos fortalece, a paz que excede todo o entendimento a sobriedade. Confie e anime-se, e o tempo lhe mostrará que a adversidade é um formão que lapida nossas imperfeições. Deus abençoe sucesso sempre! Pra. M. Aparecida Oração para a hora da adversidade: Jesus Cristo, eu abro a porta do meu coração (Apc.3.20) e te recebo como Senhor e Salvador da minha vida, eu sei que me aceitas como eu sou portanto perdoa meus pecados (confesse-os). O Senhor disse que enviaria o espírito consolador para me ajudar e que eu não estaria só, baseado na tua palavra me ajuda a enfrentar o problema (fale o seu problema). Agora agradeça por fé (agradecer por fé é ter a certeza que já recebeu sem o ter). Desde já te agradeço por ter me ouvido e ter me animado em meio a minha adversidade. Amém!


11

Imbituba/SC - Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Internet

Mapa mostra como a internet viaja pelo mundo através dos oceanos Por mais que você acesse a internet usando 3G ou Wi-Fi, todos esses dados atravessam o oceano da mesma forma que as tradicionais conexões telefônicas: através de cabos submarinos. Os mestres da TeleGeography traçaram o caminho que a internet leva para cruzar os mares em 2014, e o resultado é fascinante e complexo. No mapa, dá para notar que a Austrália e o Alasca – por serem tão remotos – têm poucos cabos submarinos que os ligam à internet. Enquanto isso, a Europa é um emaranhado complexo desses tubos. De todos os cabos, 263 estão atualmente ativos, e mais 22 devem entrar em funcionamento até 2015. No Brasil, temos seis cabos submarinos: quatro deles ligam o país aos EUA; o Unisur vai até Argentina e Uruguai; enquanto o Atlantis II nos conecta à Europa – mas ele é antigo, tem capacidade limitada e é usado basicamente para telefonia. No futuro, teremos mais três cabos submarinos. O America Movil 1 – da empresa responsável pela Claro, Embratel e Net – recebeu investimento de R$ 1 bilhão, e terá “rota que sai da América do Norte, atravessa a América Central e chega ao Brasil”. O Cable of the Americas vai ligar Nova York a São Paulo. E a Telebras estuda a instalação do Sistema Atlântico Sul

Lista 10 do Grande Jornal

As 10 marcas que mais receberam atenção do público no Brasil A consultoria BrandIndex fez a seguinte pergunta aos brasileiros entre abril e dezembro de 2013: “Você ouviu alguma coisa sobre a marca nas últimas duas semanas, através da publicidade, notícias ou boca a boca, foi positivo ou negativo?” através das respostas a consultoria montou o ranking com as marcas mais faladas. 1º. O Boticário 2º. Natura 3º. Oral B 4º. Nestlé 5º. Colgate 6º. Facebook 7º. Samsung 8º. Google 9º. Anov 10º.Dove Fonte: BrandIndex

Os 10 estados onde as pessoas ganham mais e menos dinheiro no Brasil Segundo dados do Ipea divulgados em janeiro de 2014, estas são as médias por pessoa ocupada, dos rendimentos mensais brutos em dinheiro recebidos no trabalho principal no mês de referência daPesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/IBGE). Mais:

Cabo (SACS), que ligará Fortaleza a Luanda, na Angola. O mapa acima não inclui outro futuro cabo submarino, anunciado há alguns dias: ele ligará o Brasil à Europa, e custará cerca de R$ 430 milhões. É mais uma medida para proteger o Brasil da espionagem americana. As obras devem começar em julho, para que ele

fique pronto até 2016. Abastecer o mundo com internet envolve uma infraestrutura nada virtual em alguns lugares de difícil acesso. Isso faz você apreciar o milagre moderno de receber um email vindo do outro lado do mundo com o clique de um mouse – ou o toque de um dedo.

1. Distrito Federal: R$ 2.691,99 de renda média por trabalhador 2. São Paulo: R$ 1.805,38 3. Rio de Janeiro: R$ 1.664,83 4. Santa Catarina: R$ 1.628,78 5. Mato Grosso: R$ 1.610,59 6. Paraná: R$ 1.587,21 7. Mato Grosso do Sul: R$ 1.574,95 8. Amapá: R$ 1.553,36 9. Rio Grande do Sul: R$ 1.440,90 10. Goiás: R$ 1.440,51 Menos: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

Piauí: R$ 736,41 Ceará: R$ 869,07 Alagoas: R$ 904,52 Paraíba: R$ 916,35 Bahia: R$ 954,88 Pernambuco: R$ 1.010,49 Rio Grande do Norte: R$ 1.035,34 Maranhão: R$ 1.036,68 Sergipe: R$ 1.055,27 Pará: R$ 1.116,29

Fonte: IBGE


IMBITUBA/SC - QUARTA-FEIRA, 5 DE FEVEREIRO DE 2014

CONSTRテ的

(48) 3255-5854

ANUNCIE AQUI!


O Grande Jornal Nº223