Page 1

O Grande Jornal

Imbituba, 9 a 24 de fevereiro de 2011

FUTEBOL

Imbituba vence metropolitano por 3 x 2 /06

IMARUÍ

Festa do Senhor dos Passos em Imaruí /07

Nº 18 ANO 1

J o r n a l Quinzenal

Exemplar: R$2,00

ENSINO

POLÍTICA

Os novos desafios do Ensino a Distância no Brasil /11

PT defende uso da internet para evitar ‘judicialização’ /10

FESTIVAL DO CAMARÃO Romeu Pires Filho, um dos idealizadores da festa do camarão /04

PESCA .: Ministério da Pesca passará um “pente fino” no cadastro de pescadores /15

GAROPABA .: Prefeitura instala li­ x­­­­­e­­­i­ras coletivas em diversos pontos da cidade /15

ALINE LOPES .: Musa do Catarinense 2010 cita motivos para participar do concurso /06

CIÊNCIA .: Cientistas desen­ volvem rede de com­ putadores exclusiva para robôs /13

(48) 3255-0172

CONSTRÓI


JORNAL a 24 de fevereiro de 2011 02 O9 GRANDE

‘‘

POLÍTICA

Quem é bom, é livre, ainda que seja escravo. Quem é mau é escravo, ainda que seja livre. Santo Agostinho

[[ charge ]]

Visão Política Por: Fernando Carvalho

E-mail: ograndejornalfc@hotmail.com

NA ASSEMBLEIA

Imarui é mesmo uma surpresa na política, fui infor­ mado que a vereadora Regiane Damas iria mudar de bloco político, segundo informações ela já estaria pronta para as­ sumir uma secretaria. Na política é assim, quando menos se espera acontece. Boa sorte à vereadora.

NA ASSEMBLÉIA 2

A TV Pioneira entrevistou pela primeira vez o go­ vernador do Estado Raimundo Colombo e o Presidente da Assembleia. Um orgulho para Imbituba. Começou bem a TV Pioneira, com as maiores autoridades do estado. É mesmo uma pioneira para Imbituba e região.

NA ASSEMBLÉIA 3

Os vereadores Thiago Machado e Claudio do raio X deixaram bem claro que seus nomes estão a disposição do partido para a majoritária em Imbituba. O PMDB já tem dois nomes para o DEM escolher. Vem muita coisa por ai, só começou agora.

INAUGURAÇÃO DO VILA SOCCER

Um grande empreendimento do empresário “Galego” que comemorou numa partida de auto nível, com a partici­ pação de Miller (ex- seleção brasileira) e prefeito José Ro­ berto Martins, além de muitos amigos que prestigiaram o jogo inaugural. Muitos políticos estiveram presentes dentre eles o Deputado Manoel Motta que esteve acompanhado do empresário Maurício Rocha.

MADALENA NUNES

TIRINHAS DE HUMOR >>

GJ Expediente

Publicação: Editora Grande Jornal LTDA - ME. CNPJ: 11.870.801/0001-24 Endereço: Av. Brasil sala 03, Cento Imbituba - SC CEP: 88780-000 Telefone: (48) 3255-1063 Diretor Geral e Jornalista Responsável: Fernando Carvalho ograndejornalfc@hotmail.com Diagramação: Lucas Francisco Gonçalves lucas_iol@hotmail.com Departamento Comercial: Kaká Siqueira

Dizem por ai que Madalena Nunes foi sondada para ser candidata a vice prefeita, e que estiveram reunidos com a mesma, para uma conversa informal. Poderemos ter mais uma vez, uma mulher na chapa com os tucanos? Uma boa escolha, aguardaremos esse “muído” político.

FESTIVAL DO CAMARÃO

O Festival do Camarão começou e a todos desejamos muita paz e sorte nesses três dias de muita coisa boa. Que cada um de nós saibamos fazer desta festa algo bom para se recordar mais tarde. Aproveitem bem, porque outra só no próximo ano, boa sorte a todos.

kakaogj32551063@hotmail.com Editora Chefe: Anny Caroline Siqueira de Carvalho annycaroline15@hotmail.com Colaboradores: Orlando Pacheco Júnior; Rafael Pires; Luciana Soares Alves; Renildo Pioneiro; Pastor Benívio; Lucas Francisco; Fernando Carvalho; Batista Ventânia; Vânio de Amorim. Área de circulação: Imbituba, Laguna, Imaruí e Garopaba.

WWW.GRANDEJORNAL.COM.BR


ARTE: TARECO AUTOMテ天EIS


JORNAL a 24 de fevereiro de 2011 04 O9 GRANDE

ENTREVISTA

ENTREVISTA COM ROMEU PIRES FILHO, UM DOS IDEALIZADORES DA FESTA DO CAMARÃO.

Quando veio o É O TCHAM, a loira do grupo se apresentou primeiro aqui e foi recorde de público. Tivemos que tirar a cerca da lona e abrir tudo porque tinha gente demais, na época doze mil pagantes, todos queriam ver as “Sheilas”. GJ - COMO FOI O INÍCIO DA FESTA DO CAMARÃO? Nós conhecemos um pouco da história da festa. Nós começamos em 1990, de lá para cá a festa cresceu muito e hoje é um evento importantíssimo. Ela é um dos eventos mais respeitáveis do Sul de Santa Catarina. A ideia que tivemos no início foi de criar uma festa que divulgasse uma coisa típica do município. Em 1990, conversamos eu e o Nilson Pereira, estávamos vendo o plano de metas do prefeito da época que era o Luiz Dário, e o plano dizia que ele iria criar uma festa que divulgasse algo do município. Então pensamos em tainha, siri, mandioca e etc. O Nilson era o Secretário de Agricultura e Pesca e foi aí que relacionamos a pesca com o camarão, sendo o próprio Nilson que deu a ideia da Festa do Camarão, eu achei uma boa ideia. Levamos para o Luiz Dário, que era o prefeito da época e o prefeito achou ótimo e disse: “Vamos fazer essa

festa”, assim ela surgiu. GJ - COMO FOI TRABAL­ HAR NA PRIMEIRA FESTA? Olha meu amigo Paraíba, ela não deu tanto trabalho como é hoje, porque o que era a festa era uma lona que foi emprestada pela CIDASC, órgão do estado. Montamos uma espécie de restaurante, que não era bem um restaurante, era uma cozinha. Fornecíamos camarão ao bafo, só isso. Quem cuidava dessa tenda era o pessoal da Secretaria de a Assistência Social, liderados por Glorinha, esposa do prefeito Luiz Dário, e sua Assessora Eliete Marques, que cuidava do camarão. Fora esta tenda, montamos um palco da prefeitura em frente ao Praia Clube, para que as bandas da cidade se apresentassem. Mas o fator evidenciado mesmo, foi o camarão. Teve uma banda de um pessoal de Porto Alegre que estava na cidade, e pediu para tocar um dia e foram lá se apresentar. Depois ela foi

perdendo a sua essência de causa, esse contato de cacamarão. marão e pescador ele fazia tudo. Realmente eram essas GJ – COMO FOI REALIZAR A quatro pessoas que foram FESTA COM UMA EQUIPE AMA­ responsáveis pela festa. Nos DORA? preparativos da primeira Todo mundo é a­prendiz, festa teve muita gente enmas deu tudo certo. Quatro volvida, que hoje ainda está pessoas foram responsáveis na prefeitura. Eu lembro pela festa do camarão: O muito bem da Kátia Pires esprefeito Luiz Dário que au- posa do “Noca”, ela estava torizava todo trabalho, Nil- grávida e ficava em cima do son secretário, Romeu Pires placo pregando. Outra que e Adilson Dalponte, que era também lutava muito era a da ARCAPESC e abraçou a Madalena Nunes.

GJ - UMA LEMBRANÇA ENGRA­ ÇADA Numa apresentação da banda de Porto Alegre, teve alguém que jogou ovo e tomate nos caras de fora, porque eles estavam se apresentando. Depois que jogaram o ovo, eu subi no palco (imagina se eu iria fazer isso hoje), para dar uma bronca na turma, chamei a atenção e disse: “Parem com isso, estamos começando uma


ENTREVISTA

O GRANDE JORNAL 9 a 24 de fevereiro de 2011

05

Rainha Michela (ao centro) e as princesas Ruth e Carolina da segunda Festa do Camarão

grande festa aqui”. Eu não do prefeito de convidar a esqueço disso, mas eu não ACIM para abraçar a festa, faria isso de novo. foi excelente. Hoje, estamos vendo uma maior particiGJ – E NOS ANOS SEGUINTES? pação da sociedade imbiEm 2000 começou tubense. A ACIM representa a festa nacional, no geral um seguimento de Imbituba, essa é 18ª, um detalhe que isso dá um resultado positina primeira festa não teve vo. Vejo que o povo vive uma uma atração de peso. Agente expectativa melhor da festa não estava preocupado com esse ano. Antes, temos que isso, nossa preocupação agradecer ao Evaldo, pelo era com o camarão. Teve o que ele fez de 2000 até a rainha da festa que foi a aqui, sabemos que o poder Fernanda Pacheco, filha do público não é para organiWalter Pacheco Na segunda zar este tipo de evento. Um festa, a coisa já ficou maior detalhe que quando veio o É porque entrou na organiza- O TCHAM, a loira do grupo ção o “Jorjão”, como ele se apresentou primeiro aqui era grande só gostava que e foi recorde de público. tudo fosse grande. Foi aí Tivemos que tirar a cerca que fizemos pavilhão e já da lona e abrir tudo porque trouxemos artista grande, Zé tinha gente demais, na époRamalho, Belquior, e coisas ca doze mil pagantes, todos desse gênero. queriam ver as “Sheilas”. GJ – E SOBRE A ESTRUTURA ATUAL? Sempre digo que vi a festa do camarão nascer, crescer e estava a vendo morrer nos últimos anos. Ela estava caindo de qualidade. Agora, com esta iniciativa

GJ – E A FALTA DO DONO DA FESTA, O CAMARÃO? ANTES SE RECLAMAVA MUITO DISSO. A maior dificuldade era taxa de quem quisesse colocar o restaurante ali. O preço era alto, às vezes meio fora da realidade.

Arena de Shows do Festival do Camarão

Quem tinha restaurante era o Marcão e o Jangadeiro. Eles não viam condições de investir, só por quatro dias era mais difícil. Agora com a participação da ACIM, essa questão do camarão está sendo bem evidenciada, temos mais restaurantes e teremos mais opções para saborear muito camarão. Portanto, teremos pratos a base do camarão.

Queria citar o nome do Jorjão, que foi um dos responsáveis pelo crescimento da festa em termos de organização. Acho até que se fossemos construir um parque de eventos em Imbituba, tinha que ter o nome do Jorge Zanine. Eu tra­balhei muitos anos com ele, era realmente gigante o trabalho que ele desempenhava, do tamanho dele. Pegava junto e sabia impor a vontade dele com o GJ - PARA ENCERRAR, O QUE prefeito. Ele faz muita falta VOCÊ PODERIA ACRESCENTAR a Imbituba, era um amigo A ESSA NOSSA CONVERSA? particular meu e da minha

família ele viu meu filho crescer eu vi o dele. Ele fez muito pelo esporte, tu­rismo e politicamente, fundou o antigo PFL. É um cara que tem uma grande participação em Imbituba. O Evaldo que eu trouxe para Imbituba, ele veio na administração do Osny Souza e também deu uma outra dimensão para a festa. Agradeço também ao Grande Jornal, por esta oportunidade de expor um pouco de nossa luta em prol deste festival nacional aos imbitubenses.


JORNAL a 24 de fevereiro de 2011 06 O9 GRANDE

ALINE LOPES >>

DESTAQUE

- Fiquei meio sem jeito, mas minha família e amigos me apoiaram, e não me arrependo de ter participado. Declara. Aline sempre gostou e acompanhou futebol. No Brasileirão, é vascaína. Em Santa Catarina, o time do coração sempre foi o Imbituba. Este ano ela ainda não teve a oportunidade de ir ao estádio, mas acompanha todos os jogos pela TV, pelo rádio ou pela internet. Para participar, a candidata precisa ter entre 18 e 24 anos. As inscrições vão até o dia 6 de março, e podem ser feitas no portal de notícias do Grupo RBS, clicRBS.com.br.

Imbituba Futebol Clube foi à cidade de Blumenau neste domingo (6) para um jogo incrível, com muita emoção, muitos gols e uma grande defesa de pênalti no último minuto pelo goleiro Sérgio. Tudo isso em 90 minutos que garantiu três pontos para a Águia do Litoral no resultado final de 3 a 2, no estádio do Sesi. O Imbituba volta a campo na quinta-feira (10). Recebe a equipe do Joinville no Ninho da Águia as 19:30 horas.

Dia 10 de fevereiro abrem as ­inscrições para o concurso que vai escolher a torcedora mais bonita do Catarinense 2011. Ano passado, quem levou o título foi a representante do Imbituba, Aline Adriano Lopes. A Musa 2010 conta que, além de ficar conhecida na cidade, várias oportunidades surgiram por causa do concurso. Ela foi con­vidada para participar de vários eventos e para ser jurada de muitos concursos de beleza. Estudante da sexta fase de Administração na Unisul, Aline nunca pensou em trabalhar como modelo, mas não descarta a pos-

CLICRBS

ClicRBS

sibilidade. As janelas que se abriram em função do concurso é um dos motivos que ela usa para incentivar torcedoras a se inscreverem. - Por causa do título conheci outros lugares, pois cheguei a viajar pelo estado para fazer evento de esporte.

Foi uma experiência bem boa. Se as meni­nas são torcedoras e tem vontade de participar, devem. A oportunidade é única, e o retorno é muito legal. Ela se inscreveu no último dia, pois tinha dúvidas quanto a participar do evento.

JOÃO BATISTA COELHO JR

Musa do Catarinense 2010 cita motivos para participar do concurso

FUTEBOL >> Imbituba vence metropolitano por 3 x 2 com defesa de pênalti no final

O

OPINIÃO >>

Parceria entre pais e escolas é fundamental para o aprendizado Ana Cássia Maturano

Nos dias de hoje, as crianças têm surpreendido com sua sagacidade, percebendo rapidamente o que se passa ao redor delas. Opinam sobre tudo e têm argumentos para defenderem o que querem. Não está fácil lidar com essa nova geração. Elas sabem tudo. Às vezes, o adulto fica conhecendo algo através delas. Demonstram seu jeito próprio de ser muito cedo. E muitos se perguntam de quem é a culpa: Dos pais? Da escola? Do mundo? Das próprias crianças? Ora, culpa de ninguém. Talvez seja o modo como as idéias sobre as coisas vêm se transformando, em que a própria visão sobre as crianças se modificou: antes, alguém inferior ao adulto e sem muito espaço; hoje, um cidadão como outro qualquer, com atenção especial devido a sua frágil condição perante o adulto. Excesso de mudan-

ças interfere no aprendizado dos alunos. Alguns conflitos têm surgido para os pais. Vindos de outra época (e não podemos esquecer que estão exercendo a paternidade um pouco mais velhos), em que a relação entre pais e filhos era algo mais distante e com certa reserva, muitos acham que não estão sabendo lidar com os filhos. Ficam em dúvida, por exemplo, se uma criança de dois anos, ao jogar um objeto no chão com força, em um momento de raiva, é um futuro adulto violento ou se é apenas algo que fazem. Não sabem bem como agir. Angustiam-se achando que o filho não é normal: ora, temendo o pior, exacerbam na repressão ao comportamento do pequeno; ora, sentindo-se culpados, afrouxam além do possível os limites. A quem recorrer? A escola é uma boa opção, já que ela também vem sendo obrigada a transformar o seu papel. Ela veio de um

tempo em que sua função era o de transmitir conhecimento para um indivíduo que nada sabia, além de reprimir qualquer atitude própria dele. Hoje, é preciso que seja desafiadora deste pequeno cidadão que pouco tem aceitado as coisas impostas (são questionadores...), ajudando-o a se organizar em seus conhecimentos e criando estratégias de modo a propiciar que se desenvolva naquilo que realmente é (e não no que pais e escola gostariam que fosse). Nem sempre a instituição educacional está apta para isso. Ela precisa de um tempo para se adequar a essa nova realidade. A necessidade atual é de que a escola tenha conhecimento sobre desenvolvimento infantil, em seus aspectos físicos e psíquicos, para que possa lidar de maneira adequada com seus pequenos clientes – eles não são mais meros repetidores dos

conteúdos escolares. Assim, por ser um lugar (ao menos deveria ser) de excelência de conhecimento sobre crianças (e adolescentes também), é um espaço para os pais trocarem idéias sobre seus filhos e terem orientações adequadas de como lidar com eles nas várias fases da vida. Desta forma, podem distinguir aquilo que é esperado e até adequado que façam daquilo que possa estar fora de lugar e de época. Talvez a escola seja o que de mais próximo as famílias têm para receberem algum tipo de auxílio nesse sentido. Elas têm que se complementar, têm que andar juntos. Uma dando força para a outra, com uma troca rica e constante. A escola também tem muito o que aprender com os pais. Para isso, algo inte­ ressante que pode ser feito é, além de receberem os pais e orientá-los no que é possível (nem tudo a escola

vai dar conta), promover a aproximação dos mesmos no espaço escolar. Eles costumam partilhar das mesmas dúvidas e incertezas. Aqueles que já superaram determinados conflitos podem ajudar os outros. Às vezes, isso ocorre informalmente em rápidos momentos de levar e buscar as cri-

anças na escola. Até porque, poucas escolas fazem as reuniões coletivas de pais. Algo que poderia voltar como uma possibilidade de troca entre escola e famílias, para que ambas possam se construir juntas para criarem com mais tranquilidade os pequenos da nova geração.


REGIÃO

IMARUÍ >>

O GRANDE JORNAL 9 a 24 de fevereiro de 2011

O senhor dos passos te aguarda mações do CoordeImprensa Imaruí nador da Paróquia e tradicional Fes- organizador da festa, ta do Senhor Henrique José JeremiBom Jesus dos as, várias excursões Passos será rea­lizada vindas de vários estano dia 10 de abril de dos do Brasil já estão sendo confirmadas. 2011. A festa é proSegundo infor-

A

movida pelo CAEP, CPC, CPP, Irmandade do Senhor dos Passos e Irmandade Senhora das Dores. Pároco Padre Realdo Antônio Sartor. Conta com o apoio da AWE Jeans, Sacolas Promocionais,

Prefeitura Municipal de Imaruí e Governo do Estado de Santa Catarina. Maiores informações podem ser obtidas na Casa Paroquial, através do telefone: (48) 3643 0108.

07

Projetando

Informação Plano Diretor

por Rafael Pires

Plano Diretor é o instrumento básico da O política de desenvolvimento do Município. Pode ser definido como um conjunto de

princípios e regras orientadoras da ação dos agentes que constroem e utilizam o espaço urbano. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população. Todo profissional antes de começar qualquer projeto, precisa consultar o plano diretor para que o mesmo esteja dentro das normas e respeitando os recuos necessários, e assim haver uma harmonia e uma organização na cidade. Porém infelizmente em nossa cidade vemos muitas obras irregulares sendo construídas e nada é feito, logo vem o ques­ tionamento, como determinada obra conseguiu alvará para construção? Se não foi cedido o alvará, então como esta sendo construída? E a fiscalização? Enfim, como muitos fecham os olhos para esse tipo de problema, nós profissionais temos que ter consciência e fazer a nossa parte. rare.arquitetura@gmail.com

Ruiz corretor de imóveis

Classificado de Imóveis ALUGUEL CASAS CENTRO – Casa de Alvena­ ria, 3 quartos c/ suíte, sala, cozi­nha, banheiro, garagem. Rua Visconde de Barbacena R$ 1.000,00 RIBANCEIRA – Casa madeira c/ cozinha de alvenaria, 3 quartos, sala, wc, área, churrasqueira, com mobília. Rua: José Luiz Ramos Leite, 355 Riban­ceira após o Siri chita. R$ 600,00 SALAS CENTRO – 2 salas comerciais Prédio D. Vita. Em Frente ao Tieli Supermercado, com WC. R$ 400,00 VENDAS CASAS SÃO TOMAZ – Casa Alvenaria com 2 quartos, sala, cozinha, WC, casa 7x8 56 m2 + 3,75 do WC, total 59,75m2 o terreno mede 12x20. Rua 17 de Outubro S/N. Próx. ao mercado Ailson. R$ 32.000,00. VILA NOVA – Casa de alvenaria, 3 quartos, sala, cozinha, área de serviço, WC. Terreno 288m2. Rua Santa Ana, 522, ao lado

Clube da Vila R$ 100.000,00 VILA NOVA – Casa de alvenaria, 3 quartos sendo um suite com ba­nheira de hidromassagem, sala, coz., WC, área de churrasqueira com lavanderia, piscina e escritório. Rua: Amazonas, 227 R$ 170.000,00 PAES LEME – Casa de madeira com WC em alvenaria, com 2 quartos, sala e cozinha, terreno c/ aprox. 780m2 . R. Alameda Sta Paulina. Próx. A Gruta. R$ 65.000,00 (aceita propostas) PAES LEME – Casa de alvenaria, com 3 quartos, sala, Cozinha, Banheiro, Área de Serviço. R$ 60.000,00 CENTRO – Casa de alvenaria com 3 quartos, sendo uma suíte, sala de jantar e estar, cozinha, área de serviço, lavanderia e garagem. Localizada a Rua Otacílio de Carvalho, 710. Possui nos fundos casa de alvenaria com 2 quartos, sala, cozinha e uma sala comercial. R$ 260.000,00 CENTRO- Casa de alvenaria c/ churrasqueira, 3 quartos, sala, cozinha, área de serviço, dispensa, 2WC. Próx. ao Fórum. Com Escritura R$ 298.000,00

CRECI 7795 SC

(48)3255-0171 / 9982-7326

NOVA BRASÍLIA – Sítio, casa de Alvenaria 9,5 x 6,5 com 2 quartos, sala, cozinha, WC, área de serviço, córrego, edícula e garagem. Entrada em frente a ZPE na casan. Terreno 18.000 m2 R$ 55.000,00. NOVA BRASÍLIA – Casa alvena­ria, 2 quartos, sala, coz. WC, garagem, Varanda, área de serviço, 1 quarto está inacabado. Aprox. 90 m2. Terreno 15x30 = 450m2 . Pró­ximo padaria Izabel. R$ 75.000,00 NOVA BRASÍLIA – Casa alvenaria, 2 quartos, sendo 1 suite com banheira Hidromassagem e closed. Sala, coz. Com armários de Angelim e mesa de granito, área, churrasqueira, WC, área de serviço co lavabo rebaixamento em gesso, garagem, garagem com portão eletrônico e alarme na casa.Terreno 15x35 = 525 m2 . Pró­ximo padaria Izabel. R$ 160.000,00 NOVA BRASÍLIA – Casa Alvenaria 6,80x12 = 81,60m2, terreno 1,45 de frente e 17,30 de fundos, lateral 32,50 = 516,75m2. Ao lado Igreja Evangélica, em frente padaria Izabel quem vai pro Sambaqui. R$ 70.000,00 NOVA BRASÍLIA – Casa Al-

venaria no tijolo 7x7, 2 quartos, sala, co­zinha, WC., parte de baixo garagem, WC para acabar s/ reboco. Lote nº 12 Rua projetada 12,50 x 30 = 375 m2 R$ 30.000,00 (PROMOÇÃO) APTOS E SALAS CENTRO – Aptº ao lado Fórum com 2 quartos, sala, cozinha, wc, área de serviço, garagem todo documentado e pode ser financiado pela caixa. R$ 150.000,00. TERRENOS PARA VENDA GUAIUBA – Próximo a AFICC de frente a BR 101. Terreno com aprox. 2.440m2 . R$ 33.000,00 LAGOA DO QUINTINO – terrenos na Lagoa do Quintino com escritura, pró­ximo ao arvoredo.337m R$ 30.000,00 LAGOA DO QUINTINO – 6 LOTES 12X25 m2 cada. Total R$ 150.000,00 ITAPIRUBÁ – Terreno em Itapi­rubá no Lote 15 Quadra 23/A Setor A. Loteamento Balneário Itapirubá, com área 375 m2, sendo 15m de fren­te por 25m de fundos. R$65.000,00

ESPAÇO EMPREENDEDOR por Luciana Soares Alves

Festival Nacional do Camarão 2011 um novo empreendimento O Festival Nacional do Camarão é uma realização da ACIM – Associação Empresarial de Imbituba e Joytown produção. O formato inovador e a nova organização estão trazendo uma boa expectativa sobre a festa, além de um maior apoio de empresários locais. O novo conceito da festa, busca enfatizar o tema principal, que é o camarão. Será um ano com destaques na gastronomia, com uma estrutura nova, bem organizada, com restaurantes tradicionais da cidade. Além disso, uma feira multisetorial irá representar a indústria, comércio e turismo, com a exposição de idéias e produtos da região, com o intuito de fortalecer o comércio local e abrir portas para novas oportunidades de negócios. Ao todo serão 32 stands para a Feira Multisetorial, e 10 restaurantes para compor a Praça de Alimentação. A participação da ACIM na organização permitiu que o evento deste ano tivesse mais transparência e participação local, além de que mostra a força desta associação na cidade, que em conjunto com a Prefeitura Municipal vem realizando projetos e ações para o benefício da cidade de Imbituba. “Estar decidido, acima de qualquer coisa, é o segredo do êxito.” Henry Ford


JORNAL a 24 de fevereiro de 2011 08 O9 GRANDE

GALERIA

Inauguração do Vila Soccer


GALERIA

O GRANDE JORNAL 9 a 24 de fevereiro de 2011

Inauguração do Vila Soccer

09

ANUNCIE AQUI! 3255-1063


10

O GRANDE JORNAL 9 a 24 de fevereiro de 2011

POLÍTICA >>

GERAL

PT defende uso da internet para evitar ‘judicialização’ IG

Partido defende a adoção do sistema de assinatura eletrônica para viabilizar projetos de lei de iniciativa popular no candidato. O segundo diz respeito ao financiamento das campanhas, um dos principais fatores de corrupção. O PT é favorável ao financiamento público das campanhas eleitorais. “Isso garante que o processo não fique tão vulnerável ao po­ der econômico”, disse Teixeira. O terceiro ponto é a governabilidade. Para reduzir a vulnerabilidade dos go­ O deputado Paulo Teixeira, líder da bancada petista na Câmara vernantes no sistema presidencialista, o PT Ricardo Galhardo, iG to não decide muitas eleitorais, a exemplo questões polêmicas do que ocorreu nas é favorável ao fim das O PT quer for- hoje. Para estes casos eleições do ano pas- coligações nas eleições talecer o uso dos in- podemos incentivar o sado, quando candida- proporcionais ou então strumentos de consulta uso de mecanismos de tos barrados pela Ficha obrigar os partidos coe participação popular consulta popular, como Limpa (um exemplo de ligados a agir em bloco como forma de reduzir referendos e plebisci- lei de iniciativa popu- no Parlamento. O quara interferência do Ju- tos. Além disso, para lar), acabaram ganhan- to e último ponto da diciário em questões incentivar os projetos do o direito de tomar proposta petista é refe­ eleitorais. A ideia faz de iniciativa popular, posse nos tribunais. rente à interferência do parte da proposta de defendemos um meDe acordo com Judiciário no processo reforma política do par- canismo que garanta o líder petista, a pro- eleitoral. O que seria tido. Entre os mecanis- que as assinaturas pos- posta de reforma minimizado com o inmos propostos pelo PT sam ser colhidas pela política elaborada pelo centivo à consulta e está a permissão do uso internet e não só a as- partido é dividida em participação popular. da assinatura eletrôni- sinatura física, como é quatro pontos básicos. A bancada do ca, via internet, para hoje”, disse o líder do O primeiro é o forta- PT na Câmara deve apresentação de proje- PT na Câmara, Paulo lecimento dos partidos. traçar a estratégia de tos de lei de iniciativa Teixeira. da O PT defende o voto encaminhamento popular, hoje dificultareforma política em Segundo ele, isso em lista fechada para das pela necessidade da evitaria as constantes cargos proporcionais. um seminário marcaassinatura física. intervenções do poder Neste caso o eleitor vo- do para ocorrer hoje e “O Parlamen- Judiciário em questões taria no partido e não amanhã, em Brasília.

BRASILEIRO É MAIS EXIGENTE NA HORA DE ADOTAR CRIANÇA Os brasileiros põem mais obstáculos à adoção de crianças que os estrangeiros que vêm ao País interessados em aumentar a família. Segundo dados do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), quase 100% dos casais brasileiros recusam crianças negras, pardas

e indígenas, enquanto 77% dos estrangeiros são indiferentes à cor da pele. Filhos de pais portadores do vírus HIV são rejeitados por 48,9% dos casais brasileiros, contra 27,4% dos estrangeiros. Já as crianças geradas por incesto são recusadas por 55% dos

brasileiros e 48,5% dos estrangeiros. Ainda no caso dos estrangeiros, embora haja mais rejeição a vítimas de estupro (85% ante 61% dos brasileiros), os maiores porcentuais de recusa se resumem a questões de saúde, como problemas físicos e mentais. Hoje, o cadastro de interessados em

uma adoção é nacional e contabiliza 31 mil casais para 8.014 crianças. “A desproporção se deve ao fato de que a preferência inicial dos casais ainda é adotar menina, recémnascida e branca”, resume o desembargador Antônio Carlos Malheiros, do TJ-SP. Jornal da Tarde.

Palavras de Fé com

Benívio Gomes Jesus Único e Verdadeiro Caminho... sem confusão. “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Romanos 5.1-5). Este texto é de profundidade imensa e insondável revelação. Cada um de nós, ao menos em algum momento de nossas vidas, padecemos determinada situação que nos levou a um sentimento de busca por justiça. Neste plano terreno, nossa justiça depende de nossas leis terrenas que são aprovadas e sancionadas por homens (tementes a Deus ou não); no Reino de Deus somos justificados sem a obras da Lei de Deus. “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.” (Romanos 3.28) Nossa justiça diante de Deus é mediante a Fé que opera dentro de nós, sabendo que quem nos julga é o Senhor e na sua balança não há diferença entre os mesmos pesos. (Ef 3.20 – 1 Co 4.4 – Pv 16.11) A esperança, por sua vez, neutraliza a confusão mental. A confusão é um dos sentimentos mais perniciosos para a mente humana, pois faz com que tomemos decisões equivocadas, isto porque nosso poder de raciocínio está desordenado, ou seja, aquilo que era errado, já não parece mais tão errado assim; e o que é certo, já não tem tanto poder e autoridade sobre nossas decisões. A confusão (ato de confundir) sugere encaminhar ao destino indesejado. Imagine-se procurando um local em um lugar desconhecido... você procurará uma placa indicativa que lhe leve ao destino, mas ao encontrá-la, nela estão setas para todos os lados... e agora?! Que caminho seguir para não errar? A Palavra de Deus tem uma seta só! “Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.” (1 Coríntios 14:33)

GRUPO DE HACKERS PRÓWIKILEAKS ATACA EMPRESA DE SEGURANÇA NOS EUA

O

grupo hacker Anonymous atacou uma empresa de segurança norte-americana, a HBGary, que supostamente pretendia vender informações com a identidade de seus membros. Recentemente, investigações no mundo contra o grupo de hackers pró-Wikileaks levaram o FBI a executar 40 mandados de busca nos Estados Unidos e a polícia britânica a prender cinco jovens acusados de envolvimento com o Anonymous. As informações são do “Guar­ dian”. O jornal “Financial Times” publicou recentemente uma reportagem na qual Barr afirmava ter invadido o grupo Anonymous, identificado seus membros principais e descoberto suas identidades. O grupo, em sua página na internet, acusou Barr de ter a intenção de vender essas informações para autoridades norte-americanas. A conta do Twitter do Aaron Barr, chefeexecutivo da HBGary, foi invadida e mensagens divulgaram o número de seguridade social, endereço e telefone celular de Barr. Os hackers atacaram também o site da HBGary, substituindo a página principal por uma imagem que dizia “vocês não são nada comparados ao Anonymous”. Fonte: UOL


EDUCAÇÃO

INFORMATIVO

A

demanda pela Educação a Distância cresce a cada dia para atender às exigências de um mundo em mudanças aceleradas e com menor disponibilidade de tempo e espaços formais para a educação. Hoje várias instituições de ensino desenvolvem estudos e experiências para aperfeiçoar o processo de transposição da educação para além de seus muros. O processo de

O GRANDE JORNAL 9 a 24 de fevereiro de 2011

11

Os Desafios da Educação a Distância por Anna Maria Lima Sales

uso da Internet na instrução é um fenômeno espantoso, sobretudo no ensino superior, ­frente ao processo de democratização do saber, à valorização da informação e ao uso das novas tecnologias de informação e comunicação na sociedade do conhecimento. Para Baudrillard (1997), a Internet a­penas simula espaço de liberdade e de descoberta. O operador interage com elementos conhecidos, sites esta-

belecidos e códigos instituídos. No entanto, Pierre Lévy ( 1999) proclama: “fluida, virtual, ao mesmo tempo reunida e dispersa, essa biblioteca de babel não pode ser queimada (...) As águas deste dilúvio não apagarão os signos gravados: são inundações de signos”. O fato de não haver consenso acerca do uso da Internet não diminui a sua importância no contexto escolar. As novas tecnologias

têm um grande potencial para trazer importantes mudanças à Educação. As novas práticas de docência em Sistemas de EAD nos remetem à reflexão acerca da necessidade de uma proposta metodológica mais ampla em todos os contextos dos ambientes de aprendizagem da nova era. É preciso criar novas abordagens no campo da Tecnologia Educacional e procurar superar as limitações referentes às perspectivas teóricometodológicas. O planejador de cursos em EAD precisa estar atento aos novos paradigmas para o tratamento do planejamento, desenvolvimento e avaliação em cursos on line. E quanto aos as-

pectos afetivo-emocionais? Por ser o domínio afetivo considerado uma subcategoria de aprendizagem, comumente o virtual está associado ao tecnológico, desprovido de huma­ nização. Para se ensinar eficazmente on line, as manifestações afetivas precisam ser compreendidas em sua essência. É chegada a hora de desmitificar o ciberespaço. Diante desse cenário desafiador de novas maneiras de ensinar e aprender, nada melhor do que finalizar com as palavras do teórico otimista do ciberespaço, Pierre Lévy: Seres humanos, pessoas daqui e de toda parte, vocês que são arrastados no grande movimento da desterritorialização, vocês que são enxertados

no hi­percorpo da humanidade e cuja pulsação ecoa as gigan­ tescas pulsações deste hipercorpo, vocês que pensam reunidos e dispersos entre o hipercórtex das nações, vocês que vivem capturados, esquartejados, nesse imenso acontecimento do mundo, que não cessa de voltar a si e de recriar-se, vocês que são jogados vivos no virtual, vocês que são pegos nesse enorme salto que nossa espécie efetua em direção à ­nascente do fluxo do ser, sim, no núcleo mesmo desse estranho turbilhão, vocês que estão em sua casa. Bem-vindos à nova morada do gênero humano. Bem-vindos aos caminhos do virtual! (O que é o Virtual, 1996,pag.150)

ARQUEÓLOGO ENCONTRA MAIS DE MIL TUMBAS PELO GOOGLE EARTH O Professor australiano David Kennedy, da Universidade Western Australia, vasculhou 1,2 mil km quadrados da Arábia Saudita e encontrou quase 2 mil potenciais sítios arqueológicos, sendo que, destes, 1.082 podem ser túmulos, segundo o site do TG Daily. O pesquisador conseguiu verificar um dos sítios com a ajuda de um colega que estava no país árabe, que foi até o local e confirmou a suspeita. Segundo Kennedy, a Arábia Saudita é um país de acesso muito difícil para realizar este tipo de varredura, mas o Google Earth torna isso não só possível como relativamente fácil. Fonte: Terra

ROÇA GRANDE - IMBITUBA - SC


12

O GRANDE JORNAL 9 a 24 de fevereiro de 2011

TOLKIEN >>

POP

Filmagem de ‘O hobbit’ começará em março na Nova Zelândia EFE

CIDADE DO ROCK >>

Venda de ingressos para Rock in Rio é antecipada para maio

A

s gravações do filme “O hobbit” foram adiadas de novo e começarão em março, anunciou nesta segunda-feira (7) o diretor neozelandês Peter Jackson, que se recupera de uma recente operação de uma úlcera estomacal. Jackson afirmou em comunicado emi­ tido de seu país natal que “apesar de alguns atrasos, finalmente voltamos ao trabalho e temos muita vontade de começar o projeto”. O diretor declarou que começará a filmar o primeiro livro da saga de “O senhor dos anéis” no dia 21 de março nos estúdios Stone Street em Wel-

TV >>

P lington e gravará as cenas externas em diversas paisagens da Nova Zelândia. Jackson ­deixou o hospital na semana passada onde foi internado às pressas. A operação atrasou de novo as gravações dos dois filmes que vão contar a história do livro “O hobbit”, que inicialmente estavam

marcadas para começarem em janeiro após diversos atrasos. Em outubro de 2010, a produtora Metro Goldwyn Mayer (MGM) cogitou levar a produção para outro país após desavenças salariais com os sindicatos de atores locais, mas o governo neo­ zelandês intermediou e

aceitou modificar a lei para salvar o projeto. A história de “O hobbit” transcorre cronologicamente antes da trilogia de “O Senhor dos Anéis” no mundo de ficção criado pelo escritor britânico J.R.R. Tolkien, e a estreia nos cinemas do primeiro filme está prevista para 2012.

rogramada para começar em junho, a venda de ingressos para o Rock in Rio foi antecipada para o dia 7 de maio, segundo o site oficial do evento, em nota publicada neste sábado (5). A entrada para cada dia do evento custará R$ 190 (inteira) e R$ 95 (meia-entrada). Elas podem ser compradas pela internet e por postos de venda que serão divulgados em breve. O festival acontece entre 23 de setembro e 2 de outubro, com 108 atrações. Em dezembro do ano passado, o primeiro lote de ingressos para o Rock in Rio se esgotou em pouco menos de um mês. Foram vendidos 100 mil Rock in Rio Cards. Katy Perry, Rihanna, Elton John, Coldplay, Metallica e Red Hot Chili Peppers são alguns dos artistas confirmados para o festival. G1.

Datas de estreia de novas séries e temporadas de fevereiro

O período de estreias de novas série e temporadas na TV por assinatura no país começou. Neste mês, produções que fizeram sucesso em seus lançamentos nos Estados

Unidos, e outras que se consagraram nas novas temporadas, vão ao ar por aqui. Nesta segundafeira (7) a Warner estreia o sucesso “$#*! My Dad Says”, exibida em

setembro de 2010 nos Estados Unidos. Vista por mais de 20 milhões de espectadores, o programa já tem a segunda temporada garantida. O sucesso “Glee” volta na Fox para sua segunda

temporada na quartafeira (9) e “The Cape” na sexta-feira (11), no Universal Channel. “Blue Bloods” estreia sua primeira temporada no Liv, na segunda-feira, às 22h.

O canal FX apresenta as novas temporadas de “Burn Notice” e “The Good Guys”. “Brothers and Sisters” volta em sua quinta temporada, na quinta-feira (16), às 23h no Universal

Channel. E para fechar as principais estreias do mês, a HBO apresenta a terceira temporada da série “In Treatment”, na segunda-feira (21), às 23h. Fonte: UOL


TECNOLOGIA

Mídia e Tecnologia

Por: Lucas F. Gonçalves (Acadêmico de Ciência da Computação) lucas_iol@hotmail.com

Cientistas europeus desenvolvem rede de computadores exclusiva para robôs PORTAL MSN

Robôs conectados à rede podem aprender, sem intervenção humana, a desenvolver tarefas para as quais não haviam sido programados

E

m um movimento que lembra os eventos iniciais do apocalipse robótico retratado na série de filmes O Exterminador do Futuro, cientistas europeus desenvolveram a primeira rede global destinada exclusivamente aos robôs. Na série, militares desenvolvem a SkyNet, uma intrincada rede de máquinas que usam inteligência artificial para se comunicar e se desenvolver sem a necessidade de intervenção humana. O

resultado é que as máquinas acabam decidindo que, já que os humanos são inúteis, devem ser destruídos. Claro que tudo isso vai continuar no campo da ficção, mas a iniciativa dos europeus, batizada de RoboEarth, não se distancia muito do SkyNet. A rede, que ganhou o carinhoso apelido de “Rede Mundial de Computadores para robôs”, foi desenhada para permitir que os nossos amigos

artificiais aprendam com as experiências um dos outros, permitindo que eles realizem tarefas para as quais eles não tinham sido programados inicialmente. Uma vez ligado à rede, o robô a alimenta com informações coletadas por ele envolvendo reconhecimento de objetos, navegação e tarefas. Essas informações podem ser acessadas a qualquer momento por outros robôs conectados à rede. O resultado é que os robôs passam a aprender novos truques sem nenhuma intervenção humana. A rede já ensinou pelo menos um robô, o AMIGO, da empresa TechUnited, a entregar suco de frutas para um cientista, tarefa que está anosluz distante de possibilitar o controle de armamentos nucleares. Mas eles aprendem rápido... Fonte: Engadget

Casamento do Príncipe William poderá ser transmitido em 3D

C

asamentos reais são sempre eventos memoráveis e não será diferente com o casamento do Príncipe William e Kate Middleton que já é considerado um dos eventos da década na GrãBretanha. Para se ter uma ideia da dimensão que os ingleses dão ao casamento, as emissoras de TV que farão a cobertura já estão em negociações para dar mais um toque de exclusividade na cerimônia: a BBC e a BSkyB pretendem transmitir o evento, que acontece no próximo dia 29 de abril, em 3D. Fontes das duas empresas confirmara que estão em conversações com representantes da realeza para fazer a transmissão do evento usando câmeras 3D. O problema é que as ditas câmeras são muito maiores e pesadas do que as tradicionais câmeras 2D. Isso seria contornado através de uma parceria – também sendo negociada – entre as duas emissoras, que fariam a transmissão em um pool, evitando a necessidade de existir uma câmera para cada emissora. A realeza parece animada com a possibilidade. Um assessor real afirmou que “todos estão muito abertos com a ideia de uma cobertura em 3D, desde que isso não interfira na cerimônia (...) queremos garantir que o casal não se sinta em um estúdio de TV. Se tudo der certo, os britânicos que quiserem assistir ao casamento real em três dimensões vão precisar de óculos especiais e, logicamente, de um aparelho compatível com a tecnologia. Por lá, televisores 3D custam cerca de 700 libras (algo em torno de R$ 1800). Fonte: The Telegraph

O GRANDE JORNAL 9 a 24 de fevereiro de 2011

13

LISTA 10 - GRANDE JORNAL

As listas mais interessantes e esquisitas da internet você encontra aqui.

OS 10 PAÍSES COM A MAIOR VALORI­ ZAÇÃO IMOBILIÁRIA 1º. Brasil: 33,5% 2º. Letônia: 24,6% 3º. Cingapura: 22,9% 4º. Hong Kong: 20,6% 5º. Israel: 16,4% 6º. Austrália: 11,5% 7º. Taiwan: 7,4% 8º. Finlândia: 7,3% 9º. Noruega: 6,7% 10º. África do Sul: 5,1%

FONTE: GLOBAL PROPERTY GUIDE

OS 10 TIPOS DE SITES MAIS UTILIZADAS PARA ROUBAR DADOS DE USUÁRIOS 1º. Bancos: 65% 2º. Lojas Online: 26,81% 3º. Fundos de Investimentoss: 2,30% 4º. Org. Governamentais: 1,92% 5º. Plataformas de Pagamento: 1,80% 6º. Provedores: 1,31% 7º. ONGs: 0,45% 8º. Empresas de Telefonia: 0,25% 9º. Logísticas: 0,24% 10º. Jogos & Softwares: 0,10% cada Fonte: Panda Security

OS 10 JORNAIS MAIS VENDIDOS EM 2010 1º. Super Notícia (MG): 295.701* 2º. Folha de S. Paulo – SP: 294.498 3º. O Globo – RJ: 262.435 4º. Extra – RJ: 238.236 5º. O Estado de S. Paulo – SP: 236.369 6º. Zero Hora – RS: 184.663 7º. Meia Hora – RJ: 157.654 8º. Correio do Povo – RS: 157.409 9º. Diário Gaúcho – RS: 150.744 10º. Aqui – MG: 125.676 * exemplares de circulação média diária FONTE: IVC


14

O GRANDE JORNAL 9 a 24 de fevereiro de 2011

PUBLICIDADE

Avenida Beira Mar, 310 loteamento solage, Centro De segunda a sexta, das 7h às 11:00h e das 15:30 às 21:00h - Telefone: (48) 3255-0381


PESCA >> O sorriso saudável precisa ser um sorriso feliz Qual a razão de nossa existência? Você já se percebeu respirando? Você já admirou a imensidão azul do céu? Você já notou as rugas em seu rosto? O que você tem feito com sua vida? Já chorou hoje?Bem, através da escrita pudemos desabafar, acordar, repensar, e acima de tudo enaltecer o poder transformador que a palavra tem em nossas vidas. Eu lhe digo: o lugar nesta cidade, ou em qualquer outra, onde estão guardados os sonhos mais bonitos é o cemitério. Lá estão guardados os sonhos daqueles que já partiram. Acordaram num belo dia, sem saber que seria o último de suas vidas, nesta vida. Talvez tenham tomado um café ido pro trabalho, mas dele não voltaram. Somos humanos, mas às vezes agimos como se fôssemos Super. Você ainda consegue chorar ao ouvir o som de uma bela canção? Você já percebeu o quão importante é esta mulher que Deus colocou ao teu lado. Você a escolheu através de uma mágica chamada sentimento. Sabe, quando assisto a Tv e as pessoas falam de crise, índice da bolsa de valores, INPC, dólar, etc; percebo o quanto somos condicionados pelo que vemos, gostaria é que pudéssemos nos perceber como gente, e sentir mais. Nossa sociedade é pobre de caráter porque nós somos pobres. E a pobreza revela-se na avareza, ganância, mentira, roubo, vingança. Não nos damos à mão. Mandamos a esmola para o mendigo através da empregada, do portão pra fora. Somos desiguais: apartamento de 3 quartos com suíte X casa de meia água na favela. Mas por que tem que ser assim? O fato é que estamos anestesiados com os deleites desta “nossa” vida e não mais ouvimos a dor do outro. Afinal a dor é do outro, não é minha. Não vivemos a verdadeira fé cristã, nós fingimos ser fiéis, mas não somos. Somos hipócritas e miseráveis, afinal dividir o pão não é só dar esmolas, é dar abrigo, salário digno, educação, lazer e acima de tudo dar o que não se acha mais com tanta facilidade: dividir o pão é ser honesto. Mas isso ainda acontece porque que na verdade não somos um país de corruptos, somos de fato é uma nação de corruptores, pois quem se vende sempre recebe mais do que vale. Somos uma sociedade que cultua as grifes, você é a marca de carro que dirige, o perfume que usa, a bolsa que carrega, o sapato que calça. Você não é mais você. Você é uma marca fantasia, num mundo projetado pelo departamento de marketing das empresas. O dinheiro na verdade traz conforto, e isso não é algo ruim em si. Mas a felicidade está no valor subjetivo que se dá àquilo que se tem. Dessa forma devemos tentar sermos felizes com aquilo que somos, para depois sermos felizes com aquilo que temos. Mas nem tudo está perdido, a escrita tem o poder de exteriorizar o inconsciente, e interagir com o mundo, na busca de pessoas que ainda pensam, e não apenas subsistem numa sociedade que não pára para perguntar o porquê. Resumo minha fala em uma frase: não perca a capacidade de indignar-se, pois quando isto acontecer, mesmo que ainda respires, você já estará morto.

EDITAL DE CITAÇÃO

ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIO Comarca de Imbituba / 2ª Vara Rua Ernani Cotrin, 643, Prédio, Centro - CEP 88.780-000, Imbituba-SC - E-mail: imavar2@tjsc.jus.br Juiz de Direito: Fernando Seara Hickel Chefe de Cartório: Camila Alexandre de Oliveira EDITAL DE CITAÇÃO - USUCAPIÃO - RÉUS INSCRITOS EM LUGAR INCERTO E EVENTUAIS INTERESSADOS COM PRAZO DE 30 DIAS Usucapião nº 030.10.003520-5 Autor: Osvaldo Martins :

Citando(a)(s):Interessados ausentes, incertos e desconhecidos Descrição do(s) Bem(ns):Imóveis: Um imóvel situado na Rua Vital s/nº, Ibiraquera, Imbituba-SC, com área total de 284,20m², com as seguintes medidas e confrontações: a nordeste com terras de Tiago Sanchi Maciel onde mede 12,20m; a sudeste com estrada geral da Praia do Rosa onde mede 19,80m; a sudoeste com Rua Vital onde mede 16,70m; a noroeste com área de Eliete de Carvalho Martins onde mede 19,95m. . Prazo Fixado para a Resposta: 15 dias. Por intermédio do presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, bem como seu(s) cônjuge(s), se casada(o) (s) for(em), confrontante(s) e aos eventuais interessados que, fica(m) ciente(s) de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA(S) para responder(em) à ação, querendo, no lapso de tempo supra mencionado, contado do transcurso do prazo deste edital. ADVERTÊNCIA: Não sendo contestada a ação no prazo marcado, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelo autor na petição inicial (art. 285, c/c art. 319 do CPC). E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es), com intervalo de 0 dias na forma da lei. Imbituba (SC), 30 de novembro de 2010.

GERAL

O GRANDE JORNAL 9 a 24 de fevereiro de 2011

15

Ministério da Pesca passará um “pente fino” no cadastro de pescadores Redação GJ A

ministra da Pesca e Agricultura, Ideli Salvati, anunciou as novas regras para o cadastramento de pescadores artesanais no Registro Geral da Pesca (RGP) e para a concessão de carteiras de pescador profissional. “É uma operação de saneamento efetivo, um pente fino no re­ gistro e pagamento de benefícios”, disse Ideli. “Já descobrimos, por

exemplo, na cidade de Salvaterra, no Pará, que tem cerca de 18 mil habitantes, há 11 mil carteirinhas de pescador. É impossível, a não ser que a população já nascesse pescando”. Para corrigir a situação, o Ministério da Pesca e Agricultura suspendeu a emissão de novas carteiras de pescador até 31 de dezembro de 2011. A renovação do documento, que era feita a cada três anos, terá de ser feita

GAROPABA >>

a cada dois anos, e tem como pré-requisito a apresentação da nota fiscal, recibo de vendas ou comprovante de contribuição previdenciária. Para ter direito ao seguro defeso, o pescador também deve declarar que vive exclusivamente da pesca. Além disso, a ministra anunciou o cancelamento de 13 mil carteiras expedidas há mais de seis meses e que não foram retira-

das.

O presidente da Federação de Pesca do Estado de Santa Catarina, Ivo da Silva, disse que concorda com as medidas, mas espera que os representantes da categoria participem das discussões. “Há muita burocracia e, além disso, o governo não fez divulgação nas federações e nas vilas de pescadores sobre quem tinha carteirinha para buscar”, disse Ivo da Silva.

Prefeitura instala lixeiras coletivas em diversos pontos da cidade Redação GJ A Prefeitura de Garopaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou hoje (03) a instalação de lixeiras públicas pelas principais vias da cidade. Ao todo são 10 lixeiras coletivas e mais 20 lixeiras duplas de matérias recicláveis. Os novos equi-

pamentos estão sendo colocados em locais de grande concentração de pessoas e agrupamentos turísticos­. “Há muitas li­­­­­­­­x­­e­i­ ­ras antigas e já deterioradas com o tempo. Em muitos casos os moradores acabam depositando os resíduos no chão, o que atrai animais e insetos que rasgam as embalagens

em busca de alimentos, espalhando pela via restos de comida e outros detritos”, explica Luiz Bernardo, Sec. de Infraestrutura. De acordo com Rui Carlos Barcelos, Diretor de Meio Ambiente, quando acumulado ou disposto ina­dequadamente, o lixo orgânico pode tornar-se altamente

poluente do solo, das águas e do ar. As novas lixeiras foram instaladas no Siriú, centro de Garopaba, Campo Duna e na estrada que dá acesso a praia da Silveira. Na sexta-feira, outras lixeiras serão instaladas em pontos estratégicos para manter a cidade limpa.


CONTRA CAPA

TABELA DO CAMPEONATO CATARINENSE

Grande Jornal Nº18  

grande jornal

Advertisement