Issuu on Google+

MODA CADERNO ESPECIAL

BRUSQUE

| QUINTA-FEIRA, 21 DE JULHO DE 2011

TENDÊNCIAS As mil e uma ideias para o verão direto das passarelas

LIQUIDAÇÕES As melhores peças para investir e manter no guarda-roupa

ESTILO

Dicas para curtir a Festa em Branco e Preto

Não pode ser vendido separadamente.


2

CADERNO ESPECIAL

MODA

| BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 21 DE JULHO DE 2011

Momento de transição EDITORIAL

Julho é mês de transição. Transição porque marca a metade do ano (todo mundo tem a sensação que eu tenho de que cada ano passa mais rápido?), porque marca um período de breve recesso nas atividades escolares e muitos conseguem dar uma fugida para viajar e, na moda, marca um período de liquidações de inverno e lançamento nas passarelas das coleções de verão. Transição é sempre o momento de fechamento de um ciclo e início de outro e julho marca sempre esse momento no ano. Esta edição do Caderno de Moda está pensando exatamente nesse período de transição e preparou um material bem bacana para você. A matéria “as mil e uma ideias para o verão” mostra um resumão de tudo o que foi mostrado nas passarelas das semanas de moda nacionais e apresenta as principais cores, formas e prints que vão tomar conta do verão. Em “Liquida Não” preparamos super dicas para atualizar o guarda-roupa - aproveitando as peças que você já tem e deve guardar para usar novamente no verão ou no próximo inverno ou ainda o que vale a pena investir numa liquidação. Nem é preciso dizer que as melhores peças são sempre as releituras dos clássicos em cores ou materiais atuais. Mas não deixe de conferir! “Em preto e branco” é a matéria especial do Caderno. Inspirada pela festa em Branco e Preto que acontece em agosto, relembramos o lançamento do pretinho básico e evidenciamos a importância de Coco Chanel como estilista e lançadora de moda. Apresentamos ainda boas opções para você entrar no clima e aproveitar o melhor da festa. No Caderno de Moda ainda contamos com muitas boas ideias de lojas e marcas brusquenses para aproveitar o restinho das férias, do inverno e se preparar para o verão. Então, vamos lá!!!

Colaboradores desta edição

Comercial

Graziela Morelli e Primo Tacca Neto

comercial@municipiodiaadia.com.br

Projeto Gráfico

Editora-Chefe Letícia Schlindwein

*GRAZIELA MORELLI

Jornal Município Dia a Dia Rua Felipe Schmidt, 31 - sl. 01 Centro - Brusque - SC Fone: (47) 3351-1980 www.municipiodiaadia.com.br

FOTO DA CAPA E PÁGINA 2

Fotografia: Primo Tacca Neto Modelo: Najla Montibeller Make/Hair: Fernanda Dresch

Formada em Moda pela Udesc com especialização, mestre em Ciências da Linguagem e doutoranda no mesmo programa. Coordenou o curso de Design de Moda da Unifebe por 4 anos e lecionou no curso de Design de Moda da Univali. Trabalha com comunicação de moda colaborando com alguns veículos como a Revista Catarina e o Jornal Município Dia a Dia de Brusque e foi editora do site Santa Moda quando fez cobertura de várias edições do São Paulo Fashion Week e eventos regionais. Desde que iniciou sua carreira, as atenções estão voltadas para a pesquisa de moda e tendências e a comunicação e produção de moda.


CADERNO ESPECIAL

| BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 19 DE MAIO DE 2011

LiquidaNão

MODA

5

CONSUMO

Q

uando começa a chegar perto do final da estação chegam as liquidações que nos dão a impressão que tudo o que temos no guarda-roupa não serve mais e logo chega a hora de renovar o guarda-roupa. Mas não é bem assim: é preciso sempre procurar fazer compras inteligentes - seja no começo da estação ou na liquidação. As liquidações oferecem quase sempre roupas da última moda literalmente, e é preciso olhar de lince para investir em peças que não serão largadas no canto do guarda-roupa. Para não cair na tentação e gastar dinheiro à toa, é bom ficar atenta. Procure nas liquidações peças que podem ser usadas por várias estações e separe, no seu closet, o que poderá ser usado no próximo verão ou no inverno do ano que vem. Confira algumas dicas:

TEXTO

Graziela Morelli

Antes de sair às ruas para aproveitar as liquidações de inverno, confira algumas dicas para fazer um bom investimento

FOTOS

Divulgação e Polyvore

Camisa

A camisa é um clássico. Mas vira e mexe ela aparece com força entre as tendências de moda. Nas últimas estações ela ganhou diversos formatos e comprimentos e esteve em quase todas as ocasiões - até mesmo na praia. A versão da camisa de seda e a camisa masculina são peças chave do inverno e do verão

Casaco e colete de pele

Pele sintética, certo? Foi-se o tempo em que usar pele de verdade era chique. Deixou de ser chique para ser anti ecológico. Mas as peles e pelos sintéticos estiveram com tudo neste inverno. Se você tem ou encontrar casacos ou coletes de pele, agarre-os pois serão aproveitados no ano que vem.

Maxipull Macacão

Hit da estação e ponto. O macacão chegou de mansinho no último verão e deve marcar presença no verão 2012.

Trenchcoat

Um clássico que ganhou muitas versões no último inverno e continuará a ser muito usado no próximo inverno. Afinal, um bom trenchcoat vale por mil. É chique e estiloso.

Tem peça mais gostosa que um maxipull? Eles valem todo investimento pois são gostosos, confortáveis e quentinhos. Podem ser usados com jeans, legging ou até como vestido.

Saia de renda

Calça carrot

Os modelos de calças mais curtas têm marcado as últimas estações, ao lado de outros modelos. A calça carrot continua como peça chave do verão. É um daqueles bons investimentos em liquidações se ela ainda não está no seu guarda-roupa.

Pantalona e saia longa Mais um modelo de calça que vai bombar no verão. Ao lado da saia longa, já compôs o guarda-roupa dos mais antenados. Se ainda não tem um exemplar, é bom correr. São peças cheias de estilo.

Nem é preciso dizer muito, não é? A renda, que apareceu nas passarelas e nas ruas nas últimas estações, conseguiu trazer uma imagem de moda bem versátil. A saia de renda é o exemplar perfeito de uma peça que pode ser usada com camiseta, jaqueta jeans, colar de pérolas e regata sem perder a pose.

Oxford

Peep toe

O peep toe é um calçado bem feminino, muito usado pelas pin ups nos anos 40 e 50. Nos pés das mulheres contemporâneas, ele trouxe muito estilo e elegância que tem continuidade na próxima estação.

Ele é um clássico do guarda-roupa masculino mas, como as mulheres adoram vasculhar o guarda-roupa dos maridos, namorados, irmãos, os oxfords foram emprestados às mulheres contemporâneas! Em diversas versões como couro, tecido e até plástico, o oxford transforma qualquer look em clássico atual.

OUTRA OPÇÃO

Se quiser usar para dar destaque em alguma coisa. Blusa listrada navy

O estilo navy - ou marinheiro - continua em alta no verão. As clássicas listras branco e azul marinho em blusas decote canoa são boa pedida para um final de tarde e um dis fresquinho de verão.


6

CADERNO ESPECIAL

MODA

| BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 21 DE JULHO DE 2011

Em branco e preto ESTILO

Inspirados pela Festa em Branco e Preto, homenageamos os neutros e o pretinho básico TEXTO

D

izem que são neutros, mas com certeza não passam despercebidos. O preto e o branco são duas cores que “entraram” no guarda-roupa através de momentos marcantes - o branco no vestido de noiva e o preto nas roupas de luto - mas foram absorvidos no momento contemporâneo para compor estilos de vida cheios de personalidade e elegância.

Tanto o preto como o branco são duas cores que não saem de moda mas, mesmo assim, ganham momentos de glória nas passarelas e nas ruas. Neste inverno, por exemplo, o branco foi destaque em looks totais - situação nova já que o branco sempre foi deixado para detalhes no inverno e foi sempre o verão que tomou conta dele. E o preto, nem é preciso dizer, que continua reinando para looks de dia e da noite. Inspirada pela Festa em Branco e Preto que acontece no próximo dia 20 de agosto, resolvemos “homenagear” estas duas cores, que sempre ficam nos extremos das cartelas, são chamadas de

básicos ou neutros muitas vezes, mas que não faltam no guarda-roupa de ninguém e compõem looks de muito estilo e personalidade em qualquer lugar. Coco Chanel é palavra chave quando se fala nessas cores. Foi ela que, à frente do padrão da época, lançou o pretinho básico ou “the litlle black dress” em 1926. O pretinho básico era um vestido, assim como hoje ainda é, simples, sem muitos frufrus, mas que se transforma num coringa por ser versátil e ser adequado a muitas ocasiões. Usado por muitas celebridades e anônimos, foi imortalizado por Audrey Hepburn em 1961 no filme Bonequinha de Luxo, um clássico de Truman Capote e era peça certa no guarda-roupa de Jackie Kennedy.

Graziela Morelli FOTOS

Agência Fotosite e Divulgação

A poderosa estilista Coco Chanel em uma de suas mais famosas criações: o vestido preto

Foi Coco Chanel ainda que soube usar muito bem a dupla preto e branco juntos nos seus famosos tailleurs. Lançado em 1954, o clássico tailleur Chanel em tweed se completa com um colar de pérolas, a famosa bolsa de matelassé com correntes douradas e o sapato bicolor com ponteira preta. Uma combinação maravilhosa que está na moda há quase 60 anos!

Audrey Hepburn trouxe fama ao pretinho básico ao imortalizá-lo em Bonequinha de Luxo (1961)

Prepare-se para festa em Branco e Preto e inspire-se nesses looks:

Simples e elegante, o vestido branco com detalhes geoméricos em preto arrasa numa festa composto com acessórios de impacto

Branco total: um dos hits do inverno 2012

Uma versão mais descolada e personalizada. Transparência e renda desenhada a partir de círculos

Com brilhos discretos e modelagem bem feminino, o vestido preto é uma opção inteligente para uma boa festa

Um look moderníssimo: macacão com calça e modelagem carrot e franjas. Perfeito para um estilo contemporâneo

Quer um look mais classudo? Invista num longo chiquérrimo em cetim


10

CADERNO ESPECIAL

MODA

AS MIL E UMA IDEIAS PARA O VERAO Ã TENDÊNCIAS

| BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 21 DE JULHO DE 2011

O

verão é sempre uma estação do bem e um tempo bastante esperado: é no verão que se concentram as férias, o calor, as temporadas na praia e as viagens, as festas de final de ano, os sorvetes, os banhos de piscina e os tempos de ócio e preguiça. Por mais que estejamos ainda em pleno inverno, as temporadas de desfiles já nos mostram as novidades que nos esperam para o verão e aqui vamos mostrar um pouco do que vem por aí.

No verão 2012 algumas modas do inverno têm continuidade, mostrando que não são tão curtas como se fala. Elas são atualizadas a cada estação. A cada dia mais vemos que as tendências apontam opções que servem aos mais diversos estilos de vida e buscam inspiração em temas diversos. Uma das novidades deste verão é o retorno a brasilidade e aos elementos tropicais em estampas e em formas: as aves, flores e folhas além de algumas estampas étnicas estão em alta e combinações de curto-longo, justo-largo.

The shapes São as formas que dirigem as modas e percebe-se que as modelagens estão, ao longo dos últimos anos, tornando-se mais elaboradas nos seus volumes e na sua concepção, mas com uma aparência mais limpa e simples. Se há de um lado comprimentos super curtos e justos, há também uma volta de peças mais soltas e longas, prezando a liberdade de movimentos e o conforto.

Cori

Entre as novidades para o verão estão as pantalonas, os vestidos e as saias longas. Se, em outras estações as minissaias e os vestidos curtíssimos estavam em alta, nesta estação a elegância é marcada pelos comprimentos longos e pelas cinturas mais altas. Não, isso não significa que a ideia é cobrir todo o corpo. Uma das silhuetas que apareceram marcando as passarelas foi a volta da barriga de fora, composta por top curto e saia longa ou pantalona de cintura alta. Confira as peças importantes da estação:

Fashion Espaço

• A SAIA LONGA em tecidos estampados, leves ou transparentes é uma das apostas para o grande hit do verão • O MACACÃO vem na mesma onda das saias longas, priorizando o conforto mas sem deixar de lado a elegância e sofisticação. • Um dos clássicos do guarda-roupa, a CAMISA aparece em versões com tecidos bem leves, em seda para usar o tempo todo - da praia à balada. • A CALÇA TIPO CARROT sobrevive para este verão e fica ótima com sandálias de plataforma, paletós, camisas e tops curtos.

Lenny

• O PALETÓ é mais um dos clássicos do guarda-roupa e aparece neste verão como peça chave para muitas ocasiões: numa versão descontraída com mangas dobradas ou em versões mais elaboradas e tons claros para momentos especiais. • SHORTS: continua em alta, em versões com modelagem soltinha ou tipo hot pants.

Depois da temporada de lançamentos para o verão, é hora de começar a preparar o guarda-roupa para curtir a nova estação!

•A calça do verão é a PANTALONA, que segue a mesma linha da saia longa. Mas não se empolgue: a pantalona é ideal para ser usada por mulheres com pernas longas e finas. • TOPS: os tops curtos, aqueles que deixam a barriga de fora, estão de volta numa versão ultra sofisticada. Usada com pantalonas e saias longas, o top está longe da versão popozuda. Exige barriga sarada e muita classe.

a Bela

Bárbar

Carlos

Miele

Chloet Maria

TEXTO

Graziela Morelli FOTOS

Agência Fotosite e Divulgação

Filó


CADERNO ESPECIAL

| BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 21 DE JULHO DE 2011

MODA

11

The colors

A

cartela de cores está bem variada. De um lado uma gama de tons neutros onde o branco reina absoluto e os tons nude continuam em alta; uma gama de alguns tons cítricos mas com aspecto lavado, ou seja, um cítrico mais claro acompanhado de alguns tons bem pasteis para aqueles looks mais femininos; e finalmente uma cartela chamada de color block - super intensa e de cores muito vivas. Nessa cartela, o destaque está para o laranja que deve bombar neste verão e outros tons como azul royal, vermelho e amarelo que completam o círculo explosivo.

Cori

la Coca Co

Chloet

Afghan

e Gaia Filhas d Colony British

ac Mara M Sacada

Textures and prints

V

erão tem que ter estampa! E para 2012, as referências para as estampas são variadas e ricas. Três temas vieram com força: o tropical, o geométrico e o floral. 1. TROPICAL: as folhas, flores e aves brasileiras aparecem em estampas bem alegres e muito expressivas - desde versões em seda e cetim até tecidos transparentes ou algodão. As raízes do Brasil estampam a moda do verão. vitch Herchco

Lenny

la Coca Co or 2nd Flo

vitch Herchco

2. GEOMÉTRICO: no geométrico 2012 aparecem as listras - tanto na horizontal como na vertical, multicoloridas ou bicolores e os desenhos que parecem inspirados em outras culturas produzindo efeitos sofisticados. 3. FLORAL: as estampas florais aparecem para compor com outros elementos o clima romântico e feminino da estação. Em tons pasteis misturados a poás ou listras, os florais do verão são delicados e, apesar de não serem uma novidade, têm garantido sua clientela. Entre as texturas uma avalanche de opções que só agregam valor aos looks: o brilho continua em alta, proporcionado na maioria das vezes pela presença do paetê no mesmo tom da peça, resultando num efeito de fosco e brilho nas roupas e o jeans sai do papel de básico para criar efeitos interessantes em peças como vestidos, blusas, tops e até biquínis. O tom artesanal aparece no crochê que volta em pontos e fios diferenciados e nas franjas - bem longas, diga-se de passagem - que trazem um clima novo às coleções, bem descontraído e cheio de estilo.

Sacada Cholet

Sacada


Caderno de Moda_ Edição 04/11