Issuu on Google+

MODA Caderno especial

BRUSQUE

| QUINTA-feira, 19 de maIo de 2011

Agenda fashion Eventos e lanรงamentos da moda p. 11

Inverno 2011 Aproveite dicas de estilo para renovar e aquecer o guarda-roupa p. 4-6

Nรฃo pode ser vendido separadamente.


2

MODA

Caderno especial

| BRUSQUE | QUINTA-feira, 19 de maIo de 2011

Em clima de esquenta! EDITORIAL

Estamos aqui mais uma vez batendo ponto para falar de moda, tendências e de coisa bonita que todo mundo gosta. Às vezes procuramos puxar o assunto pelo lado profissional e por outras, direto ao consumidor, ao leitor que só quer saber dicas de como renovar ou aproveitar melhor seu guarda-roupa para se sentir mais bela(o). O fato é que a moda é um assunto bom demais de falar, ver e vestir! Esta edição do Caderno de Moda se dedica mais uma vez ao inverno. Apesar de anunciarmos tendências e dicas de inverno desde o início do ano é agora que ele realmente começa a tomar corpo porque finalmente o friozinho está chegando. As tendências e o que está nas vitrines e nas prateleiras são o foco desta edição procurando explicar um pouco melhor duas grandes correntes de estilo presentes nesta estação: de um lado uma tendência mais minimalista com foco na estrutura da forma, no acabamento dos tecidos, na tecnologia e nas forma mais limpas e puras e a outra que chamamos de máximo efeito, que traz uma profusão maior de elementos num mesmo look influenciada pelos anos 70, pelos hippies e grunges. Assim, nessa tendência as sobreposições, as formas mais fluidas e a mistura de materiais está bem presente. A ideia é apresentá-las para que você se identifique com ou outro estilo (ou com os dois, tomando os devidos cuidados para não parecer uma mistura total!). Ainda nessa edição uma agenda fashion com os próximos eventos de moda que acontecem na região e no resto do Brasil apontando as novas direções. Entre as semanas de moda, teremos a primeira edição do Sul Fashion Week e o Denim Prêt-à-Porter, eventos organizados pela Catarina Coletivo Criativo que têm os olhos sempre voltados para o futuro e acreditamos que a ideia de realizar estes eventos significam bons ventos para Santa Catarina. Já num processo de (nova) experimentação, veremos, mais uma vez, estudantes e empresas catarinenses apresentando suas percepções criativas em um novo formato do SCMC que carrega duas empresas e três instituições de ensino brusquenses. Informe-se e prepare-se para este inverno!

SCMC

Confira aqui as temáticas dos trabalhos desenvolvidos por Mensageiro dos Sonhos, RVB Malhas, Assevim e Senai Brusque.

RVB Malhas + Assevim “Fanny” Toda a inspiração é baseada na personagem de Fanny, uma mulher à frente de seu tempo, fiel à sua identidade e à capacidade de adaptação e reinvenção de si mesma sem perder a essência. Tudo em sintonia com o storytelling da empresa, que se aproxima da cultura local sem se prender a regionalismos, numa instalação que apresenta de cenas de um musical em construção. Mensageiro dos Sonhos + Univali “Floresta Híbrida” A idéia é de um passeio ao mundo dos sonhos com a valorização do luxo acessível: o tempo livre, o momento de paz, conforto e bem-estar. A onda verde encontra seu lado lúdico e celebra um novo momento para a tendência orgânica, que, livre de cobranças do passado, adota uma estética leve, divertida e onírica, mas não menos consciente. Copa & Cia + Senai Brusque “Jantar na Casa do Poeta” A mesa está posta para um jantar poético com convidados especiais. Cada empresa participante do SCMC tem seu lugar. O prato principal: as palavras do poeta catarinense Lindolf Bell (1938 – 1998), autor de grande importância por seu legado cultural literário.

Graziela Morelli*

Colaboradores desta edição

Comercial

Graziela Morelli

comercial@municipiodiaadia.com.br

Projeto Gráfico

Jornal Município Dia a Dia

Editora-Chefe Letícia Schlindwein

Rua Felipe Schmidt, 31 - sl. 01 Centro - Brusque - SC Fone: (47) 3351-1980 www.municipiodiaadia.com.br

*GRAZIELA MORELLI

Formada em Moda pela Udesc com especialização, mestre em Ciências da Linguagem e doutoranda no mesmo programa. Coordenou o curso de Design de Moda da Unifebe por 4 anos e lecionou no curso de Design de Moda da Univali. Trabalha com comunicação de moda colaborando com alguns veículos como a Revista Catarina e o Jornal Município Dia a Dia de Brusque e foi editora do site Santa Moda quando fez cobertura de várias edições do São Paulo Fashion Week e eventos regionais. Desde que iniciou sua carreira, as atenções estão voltadas para a pesquisa de moda e tendências e a comunicação e produção de moda.


4

Caderno especial

MODA

| BRUSQUE | QUINTA-feira, 19 de maIo de 2011

O mínimo e o máximo do inverno 2011 TEXTO

Graziela Morelli FOTOS

Inverno 2011

Agência Fotosite

Os dois rumos da estação: o mínimo de detalhes e o máximo de efeitos.

inverno está aí e as vitrines estão cheias de peças e novas ideias para o inverno. Elegância, descontração e estilo são palavras chave desta estação. Mas como absorver isso para o seu guarda-roupa? Organizamos aqui um especial com os hits do inverno e sugestões para aproveitar as melhores peças sem perder seu estilo.

Mínimo minimalismo

Nesta estação nos deparamos com dois rumos interessantes para a moda, pronto para agradar gregos e troianos e a todos os estilos. Numa corrente minimalista, muitas marcas e estilistas apostaram em peças com acabamento perfeito e tecnológico, sem abrir mão da sofisticação. As inspirações vieram de linhas e traçados puros, tanto da arquitetura como da arte. Os acessórios e as roupas são pautados pela estética clean e pela simetria, super valorizando a simplicidade. Quem usa? Se você é daquelas que gosta de tons mais neutros, sem muitos detalhes, brilhos e estampas e prefere um ar mais futurista, mas cheio de personalidade, abuse desta tendência. Entre as peças desta linha estão calças retas e carrots, alfaiataria e camisas, vestidos tubos e com poucos detalhes, tecidos tecnológicos e acessórios.

Peças chave Vestidos: os vestidos dessa tendência são em formato tubo ou levemente abertos em A. Os tecidos são sofisticados e, muitas vezes, com acabamento tecnológico. Para um look de vestido, procure usar poucos e bons acessórios como um cinto marcando levemente a cintura ou um acessório - colar ou pulseira - em metais foscos ou escovados. Uma proposta atual? Procure usar com um par de ankle boots.


| BRUSQUE | QUINTA-feira, 19 de maIo de 2011

Acessórios: eles têm poucos mas marcantes detalhes. Lembram esculturas e têm forte presença. Muitas vezes mais parecem obras de arte. As bolsas minimalistas podem ser rígidas - nos seus tamanhos menores - para serem levadas na mãe ou bem molengas - em couro ou materiais de acabamento tecnológico - para carregarem tudo o que uma mulher moderna precisa. Algumas propostas sugerem looks monocromáticos e as bolsas podem seguir a cartela de cores da roupa. Em outras propostas, são os acessórios que dão cor ao look mais neutro. Calçados: os calçados minimalistas apresentam saltos e estruturas confortáveis. Meia pata e saltos mais largos aparecem em versões de camurça, pelica ou couro. Botas sem salto ou de cano curto são ótimas alternativas. Para um look bem atual, os sapatos oxford são a dica mais certa. Na escolha dos calçados procure sempre selecionar o tipo que alonga a silhueta. Considere o comprimento e a largura das peças escolhidas, a cor e a textura para selecionar os calçados. Calçados em tons de pele alongam a silhueta; saltos Alfaiataria: peças clássicas com boas modelagens sempre foram sinônimo de longevidade e boas aquisições. As peças de alfaiataria estão entre elas. Neste inverno, camisas (as versões com laço em tecidos como cetim e seda são hit), coletes, calças retas e casaquetos com decote redondo, sem gola espelham bem a tendência minimalista. Procure peças “masculinas” com tecidos bem leves e femininos ou aposte em pequenos detalhes em couro, por exemplo. Cores: principalmente tons neutros como a cartela dos beges e caramelos, dos tons de cinza e dos básicos como o branco e o preto. Em algumas propostas, surgem tons lavados de rosa, verde e azul ou ainda as cores primárias em detalhes.

Caderno especial

MODA

5


6

Caderno especial

MODA

| BRUSQUE | QUINTA-feira, 19 de maIo de 2011

Máximo efeito

No sentido contrário do minimalismo, essa corrente valoriza os efeitos visíveis e perceptíveis a olho nu! A linha do máximo efeito tem muitas cores, estampas, sobreposições e misturas. Sentiu que não existe mais a história de que a moda serve só para uns? A moda serve para todos os gostos: os mínimos, os máximos e os midis. Entre as influências desta linha estão os anos 70 e os hippies que trazem mistura de estampas, longas saias, coletes de pele e formas amplas. Uma certa influência grunge completa essa proposta com sobreposições e peças xadrezes.

Peças chave Vestidos: os vestidos são soltos em versões curtas ou longas, estampados ou, para a noite, em propostas com mangas compridas e decotes fechados. Para um look meio hippie, use bolsinha a tiracolo, brincão e colete de pele. Importante: antes de sair como uma hippie só porque é moda, veja se seu estilo comporta esse look. Acessórios: as bolsinhas menores com alças compridas são a cara desta tendência. Franjas e aplicações de pedrinhas nas bolsas, carteiras nos cintos são grandes pedidas, além de algumas propostas bem artesanais, com cara de feito à mão. As bolsas e acessórios podem ser super coloridos com muitas cores em uma só peça ou em uma só cor, mas forte. Texturas mil: aqui o máximo efeito se revela. Ninguém que se vista inspirado nessa tendência passa despercebido. Tricô, peles, paetês, transparências, brilho e couro são pontos fortes. Como usar? Bem, depende das intenções. Com muito estilo e personalidade é possível misturar quase tudo em um único look. Se esse não for seu caso, opte por looks formados de opostos: tricô X couro ou transparência X pele. Estampas: as estampas da estação estão aqui. O xadrez continua firme e forte, principalmente em camisas dando aquele clima grunge descontraído ou em casacos em versões de xadrezes monocromáticos. As estampas de animais fazem a festa e marcam qualquer look. E as estampas que mais parecem manchas, riscados ou desenhos tecnológicos completam a linha. Tops e bottoms: Uma das propostas mais novas da tendência é a saia longa. A saia longa, acompanhada da pantalona aparece tanto em versões super coloridas e descontraídas ou até em propostas mais sérias. Pernas longas e finas são requisitos para usar esta tendência. Outras peças bacanas são os coletes de pele, as calcas skinny para serem usadas com blusas soltas e jaquetas, as grandes golas em tricô ou pele. Para bancar a tendência, experimente uma grande sobreposição, usando várias peças, umas sobre as outras.


Caderno especial

| BRUSQUE | QUINTA-feira, 19 de maIo de 2011

Agenda fashion Do avesso

Temporada de verão

O Santa Catarina Moda Contemporânea encerra seu sexto ano de atividades no próximo dia 21, com uma grande exposição chamada “DO AVESSO – Uma experiência de moda e design no SCMC”, assumindo o conceito de plataforma de experimentação criativa. Sob a consultoria criativa e direção de conteúdo de Jackson Araujo e Luca Predabon, 17 times criativos passaram os últimos 10 meses estudando as diversas manifestações comportamentais relacionadas aos universos do Design, Retail, Web, Comportamento e Comunicação para entender como a indústria criativa global está se movimentando e assim criar estratégias de marketing e moda de impacto positivo para suas empresas e entidades de ensino.

Os lançamentos para a temporada de verão começam a ser apresentados já no final deste mês. De 30 de maio a 4 de junho, o Fashion Rio mostra as tendências de verão 2011/2012 e na capital paulista, o São Paulo Fashion Week acontece de 13 a 18 de junho.

Ao contrário dos anos anteriores, esse evento não apresentará desfiles, mas uma exposição em que cada time criativo proporciona experiências imersivas dentro de um container executado em madeira de reflorestamento. Cada time – composto por dois estudantes de moda, 1 professor + 1 coordenador e até cinco profissionais do quadro de funcionários das empresas – assina a concepção da instalação e uma capsule collection que apresenta 5 produtos que buscam a inovação em termos de design e processo de construção. Trabalhando estampas, malhas, tricôs, tags, homewear, housewear e moda infantil, os times propõem uma imersão nos valores locais de Santa Catarina e no storytelling de cada empresa para fazer valer conceitos como Colaboratividade, Interatividade e Upcycling, para começar a escrever um novo momento para a indústria de moda de Santa Catarina. Das entidades e escolas envolvidas, Brusque está bem representado com a Assevim (Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim do grupo Uniasselvi) e o Senai de Brusque nas insitituições de ensino e as empresas RVB Malhas e a Mensageiro dos Sonhos. Além delas participam também a FURB (Universidade da Região de Blumenau), a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), a UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) e a UNIVILLE (Universidade da Região de Joinville) e as unidades do Senai de Jaraguá do Sul. Joinville e Blumenau; e as empresas Copa & Cia, Dalila Têxtil, Dudalina, Grupo Diana, Hering, Karsten, Kyly, Lancaster, Lunender, Marilua, Marisol, Oceano, Tecnoblu e Villa Têxtil. O evento acontece a partir das 19h, no Maria’s Shows e Eventos, no dia 21 de maio. Para acessar o evento é necessário convite.

MODA

11

Gira mundo fashion! Se tem uma coisa que não se pode dizer do mundo da moda é que ele não muda. Mal acabaram os desfiles de inverno e já estamos na direção do próximo verão. Esta edição do caderno de Moda traz uma agenda para você se programar para curtir os próximos eventos e lançamentos da moda em Santa Catarina e no Brasil.

Entre as novidades do Fashion Rio estão o desfile especial da Lenny que comemora 20 anos da marca e a estreia das marcas 2nd Floor e Alexandre Herchcovitch, que se transferem para a capital carioca.

Sul Fashion Week e Denim Prêt-à-Porter Depois de cobrir muitos eventos e semanas de moda no mundo todo (olha só que bacana!!), a Catarina Coletivo Criativo vai comandar a primeira edição de dois grandes eventos que serão realizados em Florianópolis: o Sul Fashion Week e o Denim Prêt-à-Porter. O Sul Fashion Week é um evento que vai apresentar marcas regionais (de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul) que possuam um trabalho autoral mas com viés comercial, já que o evento é voltado para imprensa, convidados e compradores. A ideia é potencializar e mostrar o que a região faz de bom na moda. Força regional e foco global é o lema do evento e do coletivo criativo que lança esse desafio para a moda daqui. Afinal, é preciso mostrar o que se tem de bom por aqui. O evento tem como base o Hotel Majestic em Floripa, mas os desfiles ocorrerão espalhados pela cidade de Florianópolis, em horários diversos, inspirados pela mais importante semana

de moda do mundo em Paris. A data? 10 e 11 de junho. Mais informações no site www.revistacatarina.com.br e www. sulfashionweek.com.br Já o Denim Prêt-à-Porter é um evento com foco no jeanswear, inspirado pelo mais importante evento do segmento - a Bread and Butter. Acontecendo de forma paralela ao Sul Fashion Week, nos dias 9, 10 e 11 de junho, o Denim Prêt-à-Porter, o evento lançará oficialmente as coleções de jeanswear das maiores marcas brasileiras. Serão 48 horas de feira em uma programação diversificada, que inclui ainda desfiles individuais e coletivos, tudo no Hotel Majestic Palace, em Floripa. O objetivo do evento é reunir cinco vezes mais compradores do que expositores, os quais poderão pesquisar todo o comportamento de consumo que envolve a cultura do jeanswear, desde as inspirações (como o grafitti) até as tendências de produto (como o lançamento de lavagens). Mais informações nos sites www.revistacatarina.com.br e www.denimpretaporter.com.br


Caderno de Moda_ Edição 03/11