Page 1

GramadoEnfoco www.gramadoenfoco.com.br

Gramado está no Guiness World Records com o Coelho Gigante Com mais de 3.850 quilos de chocolate, 4.1 metros de altura, a escultura ficará exposta até o dia 21 de abril, quando se encerra a Chocofest, fechando a temporada da Páscoa. Ralph Hannah, juiz do Guinnes World Records, esteve em Gramado para fazer a certificação do recorde.

Edição 1ª quinzena abril 2014 - Ano 2 - Edição 13 - Distribuição gratuita

O Gigante esta pronto Foto: Edison Vara

Com público de quase 50 mil pessoas, o novo Beira-Rio foi oficialmente reinaugurado, em 05 de abril, com um espetáculo que contou os 105 anos da história colorada.

Pátria Gaúcha, emocionante Cleiton Thielle

O primeiro espetáculo voltado às tradições gaúchas, realizado no município, envolveu e arrancou aplausos do público enaltecendo o valor da cultura do Rio Grande do Sul.

União campeão 2014 Julio Cesar Corrêa

Fátima Oliveira

O time do União, precisou de poucos minutos para confirmar o favoritismo para chegar ao título do Municipal de Futebol de Campo da Primeira Divisão, o Varzeano.


GramadoEnfoco

Páscoa é a esperança desvanecida ressurgida na paixão do amor maior.

2

Edição 1ª quinzena abril 2014

www.gramadoenfoco.com.br

É preciso abrir mão do editorial, para homenagear, este grande ator que nos deixou. “Sinto falta da minha ingenuidade. A gente vai perdendo ela com o tempo, né? É muito bom ter ingenuidade. É por ingenuidade que você tem fé em certas coisas.” José Wilker - Ator Boa leitura.

Gramado, inspiração para fotógrafo italiano

Novos cursos no Gabinete da Primeira Dama

TO U L

Despedida inesperada ao Curador do Festival de Cinema de Gramado Como esquecer a voz pontual, suave e a postura elegante, que mesmo em uma sena de raiva, sua expressão era de pura tranquilidade, como esquecer aquele olhar quase que de descaso, mas tão firme que assustavam em suas cenas mais fortes como: “Hoje vou lhe usar.” É impossível simplesmente dizer “adeus”, a um dos maiores nomes da televisão brasileira. José Wilker, não deixou recados ou deu sequer um sinal que a noite de 03 de abril, seria sua última noite em vida, aqui na terra. Como na vida, ele se foi... assim, tranquilo, sem alarmes. Deixando um legado de bons momentos e lembranças inesquecíveis. Wilker morreu no apartamento da namorada, a jornalista Claudia Montenegro, em Ipanema.

O Festival de Cinema de Gramado e José Wilker

O clima frio peculiar, o verde exuberante, a arquitetura, os pontos turísticos de Gramado fizeram da pequena cidade serrana a inspiração do fotógrafos italiano Andrea Pistolesi, que esteve no município para finalizar seu livro “Essências do Brasil”. Encantado, Pistolesi trocou experiências com a equipe da Secretaria de Turismo, e para finalizar, acompanhado da Coordenadora de Receptivo, Rose Gobbi, e da Turismóloga, Bárbara Konrath, conheceu alguns pontos turísticos da cidade Jardim das Hortênsias.

O ator, que sempre olhou para o cinema com um olhar carinhoso, estava na curadoria do Festival de Cinema de Gramado desde 2012, quando aconteceu a 40º Edição do evento, ao lado de Rubens Ewald Filho e Marcos Santuário, compromisso assumido em um momento de mudanças e de transformação do Festival. Na época em entrevista divulgada na imprensa nacional ele frisou que este era um desafio, que era o momento de reencontrar e recomeçar a conversa sobre o cinema com o público de Gramado. Uma das suas falas que marcaram o momento das mudanças, em que a prefeitura de Gramado tinha o evento sob a coordenação da secretária de Turismo do município, a jornalista Rosa Helena Volk, foi justamente a de José Wilker: “O Festival de Gramado foi o melhor farol para o cinema brasileiro. Foi também a resistência. Nos anos em que o cinema precisou resistir, ele resistiu. Não se rendeu ao governo de Fernando Collor e se abriu ao cinema latino-americano. E é, além disso, um apoio fundamental para a produção cinematográfica no Rio Grande do Sul” Mudanças e atitudes foram tomadas para que o Festival pudesse retomar sua história e o prestigio de outrora, com a nova curadoria, sob responsabilidade dos três, Wilker, Ewald e Santuário, o festival seguia sua história, sob novos e atentos olhares.

Vacinação HPV A Vacinação contra o HPV, foi encerrada oficialmente em 10 de abril. Com 198 mil meninas vacinadas entre os 11 e 13 anos, o RS alcançou 81,3% de cobertura da população-alvo, ultrapassando a meta, que era de 80%. O HPV é uma das principais causas do câncer do colo de útero, um dos tipos de maior incidência entre as mulheres. Esta é primeira vez a vacina contra esse vírus foi feita gratuitamente pelo SUS.

O Gabinete da Primeira Dama de Gramado Jandira Tissot, em parceria com o SENAR- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural anuncia a realização de dois cursos com inscrições gratuitas: Confecção de Bonecos de Pano e Planejamento de Cardápios com aproveitamento de Alimentos. O curso de Confecção de Bonecos de Pano, tem carga horário de 32 horas e acontece de 14 a 17 de abril, enquanto o de Planejamento de Cardápios com Aproveitamento de Alimentos, com carga horária de 24 horas, ocorre de seis a oito de maio. Os dois cursos serão realizados no prédio do Gabinete da Primeira Dama, localizado na rua São Pedro.

Festa da Colônia “30 de abril a 18 de maio de 2014” Existem inúmeras particularidades quando se fala deste evento. A cidade de Gramado formou-se rodeada pelas pequenas propriedades rural. Durante todo o percurso, o agricultor manteve-se na terra e dela retirou a subsistência familiar. A Festa da Colônia, como evento, está alicerçada em três grandes eixos: o primeiro é a manutenção da identidade do agricultor, o segundo é a preservação de usos e costumes herdados e o último é o entrosamento que se estabelece com o visitante. O objetivo da Festa da Colônia é fazer com que todos possam desfrutar, por alguns momentos, de um passado distante, que simbolicamente está representado no folclore e na farta gastronomia.

Conselheiros de Cultura serão empossados dia 23 No próximo dia 23 de abril, às 10h, no auditório da Prefeitura Municipal de Gramado, serão empossados os Conselheiros Eleitos (Titulares e Suplentes), na 3ª Conferência (Extraordinária) de Cultura de Gramado, ocorrida no dia 28 de março, as 19h, no Teatro Elisabeth Rosenfeld, anexo a Câmara de Vereadores.

Parceria fortalece turismo Em 03 de abril, a Secretária de Turismo Rosa Helena Volk, participou de reunião na capital gaúcha, a qual alinhou a participação cooperativada entre Secretaria de Turismo do Estado com “Porto Alegre e Serra Gaúcha”, nos eventos de promoção dos destinos. Juntos, os destinos participarão de eventos nacionais, tais como WTM Latim América - World Trave Market Latin América, BNT Mercosul, Festival de Turismo das Cataratas, AVIRRP e Expo Internacional de Turismo/ABAV.


GramadoEnfoco

Geral

A páscoa do Senhor esta chegando, e com ela a oportunidade de renovar nossa fé no salvador...

3

Edição 1ª quinzena abril 2014

www.gramadoenfoco.com.br

Veículo 0km comprado com verba de leilão Na manhã de terça-feira, 1° de abril, o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, fez a entrega de um novo e importante maquinário que será destinado à várias frentes de trabalho no município. A Administração adquiriu um caminhão Ford 6x4, traçado, zero km, ano/modelo 2014, através de recursos arrecadados no leilão de bens inservíveis realizado em 11 de dezembro de

2013, complementando o valor total da aquisição, que foi de R$ 265 mil, com recursos próprios da Secretaria de Agricultura. “Todo material que já não é mais utilizado recebe destinação adequada. Neste momento o recurso financeiro arrecadado no leilão nos possibilitou a compra de um caminhão zero quilômetro, que será utilizado pela Secretaria de Agricultura, dando

Segunda etapa do Anel Viário

mais agilidade aos serviços prestados à nossa comuni-

dade”, destaca o Prefeito, Nestor Tissot.

Projeto Biblioteca Lúdica A edição do mês de abril do projeto Biblioteca Lúdica, aconteceu na tarde de 07 de abril, com alunos do segundo ano, da Escola Estadual Santos Dumont. A história contada pela antropóloga Juliana Bazzo, grande amiga do projeto, falava sobre elefantes, sendo assim, a segunda parte do evento foi composta por

uma oficina de reciclagem, ministrada pela estudante de Design, Cláudia Kellermann As crianças, utilizaram materiais, como garrafas pet para desenvolver os animais protagonistas da primeira parte do evento: elefantes. A Biblioteca Lúdica é um projeto elaborado por Mirela Timm, que visa a inclusão do aluno no universo da

literatura através de diversas ações artísticas e multiculturais e tem como principal objetivo abrir as portas para o mundo mágico dos livros e promover a interação dos alunos das escolas do município com o ambiente lúdico e literário, possibilitando novas descobertas em momentos divertidos de aprendizagem associados à literatura, às

artes e a cultura em geral. “Esse é um projeto que incentiva a leitura, através de outras formas de expressão artística. Trazer a criança para dentro da biblioteca é o primeiro passo para mostrar a importância da cultura literária”, comenta o Secretário de Cultura de Gramado, Nelson Broering.

Gramado, Nestor Tissot, fez questão de participar

das atividades em comemoração aos 20 anos do

educandário. “A Pedro Zucolotto é uma importante escola de nossa cidade, e principalmente para a comunidade local. Pais e escola se complementam no processo de educação de uma criança, por isso o nosso respeito pela escola e pelos seus funcionários, que trabalham com muita dedicação em prol da educação de nosso município”.

Meio Ambiente cria plano de ação com entidades de classe A secretária de Meio Ambiente de Gramado organizou uma reunião, que contou com a presença do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da região das Hortênsias, representado por Alistair Maclean, e Abrasel, por Jeferson Costa e Alberto Ecker, a fim de pautar um plano de ação para conscientização da comunidade devido a destinação do esgoto sanitário e de resíduos orgânicos e secos, já que a cidade teve um grande crescimento na

área da gastronomia. O trabalho está direcionado aos restaurantes e bares da cidade tornando esses ambientes mais sustentáveis, e posteriormente atingindo a comunidade em um todo, chegando a todas residências, sendo este um outro projeto a ser realizado. Após a primeira visita, sendo o estabelecimento notificado, terá três meses para que possa adequar-se. “Desta forma será realizada uma campanha educacional, fazendo com que todos

entendam do que se trata, já que a saúde de todos está sendo visada, muitas empresas não tem o devido tratamento de lixo e destinação de esgoto, já que muitos não possuem caixa de gordura. A partir de agora serão estipulados horários de melhor acesso para o recolhimento”, destacou Tissot. Uma ideia ressaltada pelos participantes seria de um estabelecimento sustentável dando um melhor reconhecimento aos restaurantes e bares qualificados. Por meio

A Secretaria de Governança e Desenvolvimento Integrado já concluiu o projeto para a implantação da segunda etapa do Anel Viário, que pretende unir a RS-115, no bairro Três Pinheiros, à RS-235, no bairro Avenida Central. O projeto, agora, está sendo analisado pela Caixa, que será responsável pela liberação de recursos. Após, deverá ser feita a licitação para a realização da obra. De acordo com o prefeito Nestor Tissot, a primeira fase da obra pretende asfaltar a Estrada Elvira Benetti, entre a RS-235 até a Linha 28.

Várzea: RGE investe R$ 45 mil Com o objetivo de melhorar a rede elétrica de Gramado, a Rio Grande de Energia (RGE), em fevereiro, investiu pontualmente R$ 45.454,60. O aporte foi destinado a uma obra voltada ao loteamento social, localizado na Travessa Primeiro de Maio, no bairro Várzea Grande. Os consumidores que não possuíam condições de instalar mediações, foram instalados kits Luz Para Todos. O trabalho utilizou redes de baixa tensão multiplexada e alta tensão compacta, resultando em uma melhor confiabilidade na distribuição de energia e uma melhora na questão estética do local.

Ovos e chocolates de Páscoa

Escola Pedro Zucolotto comemora 20 anos A Administração Municipal de Gramado importa-se muito com o ensino de suas escolas procurando disponibilizar melhores condições para que as atividades sejam realizadas da melhor forma possível e em um ambiente saudável. Buscando valorizar uma importante instituição de ensino, a Escola Pedro Zucolotto, no bairro Três Pinheiros, o Prefeito de

CURTAS

desta reunião surgiu o inicio do esclarecimento da grande preocupação da Prefeitura com relação ao destino dos lixos e esgotos da cidade. Em 15 de abril aconteceu a reunião, onde a Secretaria do Meio Ambiente contou com a presença de aproximadamente 100 estabelecimentos, vale ressaltar que esta é uma campanha permanente e de conscientização para todos. O sindicato e a Abrasel não somente representam Gramado, mas toda região.

O aumento acima da inflação dos preços dos ovos e chocolates de Páscoa vem merecendo comentários nas redes sociais e na imprensa. Quem visita a cidade percebe que as ainda existem a venda de chocolates caseiros, subiram 23,8% na média, nestes dias que antecedem a Páscoa. Segundo especulações o aumento é quatro vezes maior do que a inflação do período do mês março, quando aconteceu a Páscoa do ano passado.

Conferência Mundial de Saúde Rural Foi realizada entre 3 a 5 de abril, em Gramado, a 12ª Conferência Mundial de Saúde Rural, evento que ocorreu juntamente com o IV Congresso Sulbrasileiro de Medicina de Família e Comunidade de Medicina. De acordo com a organização dos eventos, aproximadamente 20 países estiveram representados no evento. Na programação mais de 90 atividades, dentre elas workshops e mesas redondas abordaram diversos assuntos relacionados a políticas de saúde e habilidades clínicas e profissionais.

Novo curso de Pintura no CMC Um novo curso de desenho será oferecido pela Secretaria de Cultura de Gramado, através do Centro de Cultura Prefeito Arno Michaelsen, com o professor Marco Antônio, que também dá aulas no Centro de Cultura da Várzea Grande. As aulas acontecem segundas, terças, quintas e sextas, nos três turnos.


GramadoEnfoco

Esportes

Páscoa é dizer sim ao amor e a vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade.

www.gramadoenfoco.com.br

Olá amigos!!! * Fabiano Brasil

“Hill Fightes terá sua primeira edição realizada no dia 01 de maio”

Gramado vem sendo construída através do esforço de muita gente. Passando pelo Poder Público e indo a empresários visionários, a cidade veio se moldando e transformando-se em referência no turismo nacional e internacional. Seguindo essa mesma evolução, um evento esportivo está sendo criado na cidade e em cerca de três anos deve transformar-se no maior evento de MMA – Mix Martial Artes realizado em solo brasileiro. Criado pela equipe da Oxygym, em parceria com a Prefeitura de Gramado, o Hill Fighters – Gramado,

‘‘

que reunirá lutadores de alto nível, como uma das lendas do Pride (evento internacional e consagrado de MMA), Akihiro Gono, o Ex-UFC, Brian Foster, outro atelta de renome internacional, e o ex-TUF 3, Felipe Dantas, já têm cinco edições confirmadas para 2014. A primeira delas será no dia 01 de maio, no Centro Municipal de Esportes José Francisco Perine. A ideia da organização do evento é de lotar o ginásio a cada realização, ou seja, trazer no mínimo 2,2 mil visitantes durante cada edição. O que implica no fomento a mais uma atividade eco-

nômica para o município: o turismo esportivo. Os organizadores do evento têm a convicção de que Gramado, por ter uma estrutura receptiva fantástica pode se tornar uma referência para o turismo esportivo, principalmente para o MMA, como é Las Vegas, nos Estados Unidos”. As outras edições do Hill Fighters (Lutadores da Colina), serão realizadas

nos dias 03 de julho, 04 de setembro, 31 de outubro e 11 de dezembro, sempre no Centro Municipal de Esportes José Francisco Perine. Todas as edições do evento serão transmitidas ao vivo pelo canal Premier Combate, e os olhos do mundo esportivo estarão voltados para Gramado, uma vez que diversos atletas participantes do evento são de renome internacional.

Deu União no Varzeano 2014 O treinador Chiquinho Cavalli, contou com uma carta na manga que o fez conquistar o titulo, poder treinar e formar a mesma equipe nas duas partidas decisivas diante do Independente, quando valia o título citadino. A equipe contava com a experiência de jogadores como o goleiro Lítika e o zagueiro Amarelo, além dos meias Max e Tatu e do atacante Diego. Tudo isso, aliada a força e juventude de dois grandes

Edição 1ª quinzena abril 2014

MMA em Gramado

‘‘

4

destaques do futebol gramadense na atualidade: Danrlei e Leozinho. O time do União, da Linha Furna, precisou de poucos minutos para confirmar o favoritismo para chegar ao título do Municipal de Futebol de Campo da Primeira Divisão de Gramado, o Varzeano. O gol marcado por Danrlei logo no início da partida desmotivou qualquer estratégia montada pela equipe do Independente,

CONVERSA DE BAR:

da Serra Grande, que precisava vencer o confronto para forçar decisão por penalidades máximas. A festa foi confirmada com mais dois gols na

etapa final, um marcado por Diego e outro feito, mais uma vez, por Danrlei, que acabou escolhido o atleta destaque da competição.

Seleção de Honduras em Gramado durante a Copa O ex - Presidente de Honduras, Rafael Callejas, que atualmente ocupa a Presidência da Federação de Futebol daquele país, esteve visitando Gramado, no mês de março, visando conhecer o município, com vistas a hospedagem de parte da comitiva oficial daquela Federação durante a Copa do Mundo. O dirigente foi recebido pelo Vice-Prefeito em exercício de Gramado, Luia Barbacovi, que apresentou dados sobre o município e acompanhou-o durante as visitas.

Foi um título conquistado de ponta a ponta. Se diria isso fosse uma corrida de Fórmula 1, mas aconteceu no Campeonato Gaúcho deste ano. O Internacional sobrou. E sobrou com autoridade. Venceu o Grêmio por 6 a 2 em 180 minutos e de forma incontestável sagrou-se TETRACAMPEÃO GAÚCHO. O Grêmio que mostra qualidade na Libertadores (foi o segundo melhor na 1ª fase) não resistiu ao futebol apresentado pelo time do técnico Abel Braga, que diferentemente do que eu imaginava, e aqui faço a minha “mea-culpa”, mostra habilidade, maturidade e vontade de voltar ao topo com o clube do povo. Quanto ao clássico de forma mais específica pode se dizer que realmente foi um chocolate. Jamais vão dizer isso, mas a impressão que deu é que foi fácil. O Colorado não necessitou se esforçar-se ou desempenhar um grande futebol para golear o time de Enderson Moreira. Alex voltou a ser Alex. Rafael Moura provou que sim, pode ser útil e titular de Abel, D’ Alessandro provou que é o maestro e mais importante jogador do clube nos últimos anos, Alan Patrick comprovou que merece ser titular e o time em aspecto geral mostrou ter mais de 11 titulares, ou seja, mostrou que tem grupo. PARABÉNS AO INTER E A GRANDE NAÇÃO COLORADA PELO MERECIDO TÍTULO!!! Em contra-partida é preciso ter calma com o Grêmio. Não se pode agora achar que tudo está perdido que o time é uma droga, que nada serve e que o trabalho é ruim. O time já mostrou ter poder de indignação e de reversão depois de perder na Arena e vencer fora de casa o Nacional da Colômbia. O foco agora é LIBERTADORES. Um fato comprovado: Sem Luan o Tricolor perde. E muito! O menino tem uma qualidade rara, ainda que não esteja 100% pronto, e o grupo depende sim, dele, Luan, para firmar-se e assim conquistar a competição continental.

- Claus & Vanessa estão novamente de volta ao Café do Parque. A domingueira clássica e tradicional está à toda e recebendo centenas de fãs a cada domingo. O astral é ótimo por lá e vale a pena conhecer ou rever a dupla e ouvir os seus sucessos. - Gramado e o seu Chocofest mais uma vez estão muito bonitos. Cada vez mais pessoas estão indo conhecer e outros para mais uma vez acompanharem a bonita festa de Páscoa da nossa serra. Vale parabenizar a criatividade dos gestores em promoverem atividades o ano inteiro para movimentar a cidade. - Meus amigo Jair Kobe está em cartaz durante todo o mês de abril no Teatro São Pedro com o seu Guri de Uruguaiana. Cada vez mais famoso, o espetáculo já reúne dezenas de participantes com a apresentação ao vivo dos “clipes” que são sucesso nas redes sociais. Jair, ainda traz de volta seus amigos do início de carreira do Canto Livre para a temporada deste mês. Grande iniciativa!!! Na próxima edição tem mais!!!


GramadoEnfoco

Destaques

Ainda que este ano não possas estar à 5 nossa mesa, estarás, com certeza, nos nossos corações.

www.gramadoenfoco.com.br

Edição 1ª quinzena abril 2014

Pátria Gaúcha, emocionante

Estado entrega 25 viaturas

Foto: Cleiton Thiele/SerraPress

Mais de 600 convidados prestigiaram o lançamento do Espetáculo Pátria Gaúcha, na noite de 02 de abril, no Parque Tomasini, em Gramado. O primeiro espetáculo permanente voltado às tradições gaúchas realizado no município envolveu e arrancou aplausos do público enaltecendo o valor da cultura do Rio Grande do Sul. Idealizado pelos produtores Ana Caroline Volk e Felipe Araújo, o Pátria Gaúcha mostrou ao que veio e emocionou aqueles que carregam no peito o amor às cores da bandeira do Estado. Em um grande palco, durante uma hora, dez pares de bailarinos e cinco músicos, interpretaram canções como “Não Podemos se Entregar Pros Home”, que abriu o grande show, entre outras que compõem o acervo gaúcho. Durante o evento, Nini

Um dos momentos mais ovacionados do Pátria Gaúcha Volk e Felipe Araújo fizeram chas, herdado de seus pais, uma homenagem especial Ricardo e Dida Volk. para dois grandes apoiaFelipe Araújo - Natudores: Horst e Rosa Helena ral de Bom Jesus, filho de Volk, que não mediram Luis Jacoby e Marilene de esforços na concretização Araújo Pereira, Felipe traz do grande sonho. em si a raiz de campo e Os idealizadores: descendência de tropeiros Ana Caroline Volk - Nini e o título de II Peão FarrouVolk, como é conhecida pilha do Estado em 1998, pelos amigos, trabalha há além de escrever em seus mais de oito anos orga- versos todo conhecimento nizando, produzindo e e vivência do campo. executando eventos de O espetáculo acontecerá grande porte na cidade e sempre nas quintas- feiras, tem correndo no sangue o à noite. amor pelas tradições gaú-

O Governo do Estado entregou 25 viaturas para as unidades da Brigada Militar na região da Serra. Os veículos foram adquiridos com recursos da ordem de R$ 1,685 milhão da Participação Popular e Cidadã do Governo do Estado. Foram entregues sete caminhonetes GM S10, nove Palio Adventure e nove Renault Duster, distribuídos em vinte municípios: Flores da Cunha, Jaquirana, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Gramado (2), Três Coroas (2), Vacaria (3), Igrejinha, Bento Gonçalves, Fagundes Varela (2), Farroupilha, Guabiju, São Marcos, Capão Bonito do Sul, Ibiraia-

ras, Machadinho, Paim Filho, São João da Urtiga, Garibaldi e Antônio Prado. O ato de entrega aconteceu em Gramado, em 24 de março, e foi prestigiado por diversas autoridades militares e civis do município e região. O prefeito de Grama-

do, Nestor Tissot, disse que as parcerias entre os municípios e o Governo do Estado têm fomentado o crescimento das cidades e destacou ainda o trabalho conjunto para a implementação do vídeo monitoramento em Gramado, que está em andamento.


GramadoEnfoco

No Foco

Jesus Cristo ressuscitou e vive dentro do coração de cada um de nós, por isso celebramos.

www.gramadoenfoco.com.br

‘‘

Edição 1ª quinzena abril 2014

WTM - Latim América

“ Um laboratório de ideias e uma sala de exposições interativo, onde as pessoas aprendem, descobrir e experimentar as últimas inovações em tecnologia de viagem.”

A WTM - Latim América - World Travel Market 2014, que acontecerá no período de 23 a 25 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, contará com a participação da Secretaria de Turismo de Gramado, esta participação se dará em estande cooperativado com a Secretaria de Estado do Turismo, Vale ressaltar que este é o principal evento mundial do setor de viagens e turismo. Tendo características especiais, que possibilitam excelentes negócios em nível internacional. Tendo como atrações principais a gastronomia e cultura. Os países que confirmaram suas presenças são, Alemanha, Argentina, Aruba, Austrália, Bahamas, Barbados, Botswana,

6

Canadá, Chile, Costa Rica, Coréia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Egito, Equador, Eslovênia, Eslováquia, França, Guatemala, Holanda, Honduras, Hungria, Índia, Israel. A World Travel Market Latin America oferece a plataforma perfeita para promover e mostrar marcas para os melhores profissio-

É preciso diminuir a Dívida Ativa

‘‘

nais do setor turístico em toda a América Latina. Todos nós sabemos a importância crucial de face-a-face em reuniões de negócios, e isto será possível já que a equipe WTM América Latina esta focada em guiá-lo através das diversas oportunidades de negócios que WTM América Latina pode oferecer.

Cursos de Pintura e Desenho Artístico no CMC O Centro de Cultura de Gramado apresenta os cursos gratuitos de ‘Desenho Artístico’ e ‘Pintura em Tela’ com o profissional José Menezes. As inscrições para ambos devem ser feitas diretamente com o professor, através do telefone 54 9805 5966. Os cursos, que terão duração de dois semestres e carga horária de três horas semanais, abordarão, em seus conteúdos programáticos teorias de pintura e desenho, além de técnicas para utilização prática em ambos os casos, e terão início quando as turmas forem fechadas.

diminuir a dívida ativa. Entretanto, a cada ano novos valores ingressam na dívida, fazendo com que ela cresça em proporção maior do que se amortiza com os pagamentos, o que exige iniciativas mais eficazes para conter seu crescimento”, declara a Secretária da Fazenda, Sônia Molon. Dentro desta perspectiva, o município buscou aprovação de Lei Municipal para iniciar mais uma medida efetiva de cobrança, o “protesto extrajudicial” das dívidas, através do cartório de protestos de títulos e documentos da cidade. As primeiras certidões de dívida começaram a ser enviada para protesto em 14 de abril, foram enviadas as dívidas mais antigas que

‘‘

“Durante 14 anos muitas campanhas foram realizadas pela Secretaria da Fazenda, buscando diminuir a dívida ativa.”

‘‘

somaram valores acima que R$ 5 mil reais, para iniciar o trabalho. A Secretaria da Fazenda acredita que, com a possibilidade de negativação do contribuinte nos órgãos de proteção ao crédito, haja uma atenção maior por parte dos inadimplentes na regularização das suas pendências, em curto prazo, enquanto no processo judicial o resultado poderá levar anos.

Delegação da

Argélia visita hotelaria gramadense

Gramado presente no lançamento da

Frente Parlamentar de Turismo Gramado, através do Vice-Prefeito Luia Barbacovi, da Secretária de Turismo, Rosa Helena Volk e do Vereador Celso Fioreze, esteve presente no lançamento oficial da Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo, realizado na Assembleia Legislativa do RS, no dia 1º abril. Com a intenção de debater alternativas para o turismo no Rio Grande do Sul, analisando os problemas de infraestrutura e apresentando sugestões de melhorias nas regiões turísticas do Estado, a Frente Parlamentar do Turismo foi criada por proposição do Deputado Lucas Redecker. Na oportunidade, os representantes

A dívida ativa do município, que são os valores de todos os créditos vencidos e não pagos até 31 de dezembro do ano anterior, representam hoje mais de R$ 36 milhões. Estes recursos, devidos ao município, deixam de ser aplicados em benefícios a toda população, como saúde, educação, obras e demais setores importantes para o desenvolvimento da cidade. Desde o ano de 2000, com a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal, a cobrança judicial destes créditos tornou-se obrigatória. Hoje Gramado é autor de mais de 6 mil processos judiciais de execução fiscal. “Durante estes 14 anos muitas campanhas foram realizadas pela Secretaria da Fazenda, buscando diminuir a dívida ativa. Nos últimos anos, muitos acordos foram feitos, tivemos aprovação de leis de benefícios fiscais que concederam descontos na dívida, outros contribuintes optaram pelo parcelamento em até 48 vezes, também possível, ações que possibilitaram

de Gramado, entregaram ofício assinado ao Presidente da Assembleia, Gilmar Sossella, solicitando apoio da Frente Parlamentar a um projeto de lei que destine uma alíquota do ICMs para ser aplicado no setor turístico.

Gramado teve a honra de receber durante uma semana a visita do representante da comitiva da Argélia, Vicent Delmas. No período, visitou 20 hotéis da cidade, de quatro e cinco estrelas, com o intuito de analisar a infraestrutura dos mesmos, para possível hospedagem da delegação daquele país composta por 800 membros, entre autoridades e convidados especiais da Argélia, durante a Copa do Mundo. A delegação estará hospedada na cidade do dia 19 à 23 de junho, já que terá jogo no dia 22 de junho em Porto Alegre.

Turismo com novos uniformes Buscando atender o turista de forma ainda mais qualificada, os servidores da Secretaria de Turismo, em especial os servidores da Central de Informações, no Centro e nos Pórticos, receberam uma nova camiseta que fará parte do uniforme. Junto do uniforme, os servidores usarão ainda um bottom de identificação.


GramadoEnfoco

Especial

Ressurreição, grito de Cristo ressuscitado. Deus que é vida e que nos chama para a vida. Vida que não acabará jamais.

7

Edição 1ª quinzena abril 2014

www.gramadoenfoco.com.br

Gramado esta no Guiness World Records, com o Coelho Gigante

‘‘

“A maior páscoa do Brasil acontece em Gramado, de 03 a 21 de abril de 2014, na Rua Coberta e Praça Major Nicoletti. A criançada vai se surpreender com tantas aventuras e os mais deliciosos chocolates de Gramado e ainda vai conhecer o coelho gigante.”

Com mais de 3.850 toneladas de chocolate, 4.1 metros de altura, 2 de largura e 1,70 de profundidade, a obra ficará exposta até o final das atividades do Chocofest, que se encerra no dia 21 de abril, fechando a temporada da Páscoa. A escultura começou a ser construída na segunda-feira , 7 de abril, e foi avaliada por Ralph Hannah, juiz do Guinnes World Records, que esteve em Gramado para fazer a certificação do recorde. Sob o comando do escultor, Enio Fritsch que contou

com a colaboração de 20 pessoas, a escultura foi construída, obedecendo um estudo para que não se perca a qualidade do chocolate, além de todos os procedimentos de higienização. A obra está conservada a uma temperatura de 18º C, numa caixa construída especialmente para abrigá-lo. Enio, falou sobre o trabalho que realizou e comemorou: “Foi incrível trabalhar na construção desta escultura, contei com o apoio de uma equipe maravilhosa, que permaneceu unida,

‘‘

cumprindo o prazo de acabamento.” Ênio já participou de outros projetos em menores proporções, já esculpiu em São Paulo, aqui no RS ele construiu um Kikito de 2 metros para o Festival de Cinema de Gramado, entre outras esculturas. O chocolate usado para construir o Coelho Gigante foi DoParke, empresa gramadense, e contou com o apoio da Gramado Injetados, que desenvolveu as plantas para a montagem do projeto. Apos o termino do

15º Encontro do Fisco O 15º Encontro do Fisco Estadual Gaúcho debateunos dias 5 e 6 de abril, em Gramado, aspectos importantes da atual situação socioeconômica do Rio Grande do Sul e possíveis cenários para 2018, ano em que será concluída a próxima gestão de governo do Estado. Promovido pela Afisvec e pelo Sindifisco-RS, o encontro anual dos auditores-fiscais da Receita Estadual, categoria responsável pela administração tributária do Estado gaúcho, teve como foco principal nesta edição o tema “2018 – Que Rio Grande teremos” Inaugurando o processo de apresentação de propostas anterior ao próximo pleito eleitoral, o Encontro do Fisco apresentou palestras, painéis e debates de alto nível técnico, com análises conjunturais, pontos de vista diversificados e encaminhamentos iniciais de propostas para o futuro do RS. O governo do Estado participou da conferência inaugural do Encontro através do governador Tarso

Genro, dos secretários Odir Tonollier (Fazenda), João Motta (Planejamento, Gestão e Participação Cidadã) e Marcelo Danéris (Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social). A mesa, coordenada pelos presidentes da Afisvec, Abel Henrique Ferreira, e do Sindifisco-RS, Celso Malhani de Souza, contou, também, com a participação de lideranças da oposição e dos Poderes Legislativo e Judiciário. A senadora

Ana Amélia Lemos (PP-RS), o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), representando a Câmara dos Deputados, e o deputado federal João Dado (PDTSP) participaram ao lado do subprocurador-geral de Justiça, Daniel Sperb Rubin, do 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Francisco José Moesch e dos presidentes das federações do fisco estadual Roberto Kupski (Febrafite) e Manoel Isidro (Fenafisco).

evento, o Coelho será doado para o Programa “Mesa Brasil”. Marta Rossi, organizadora da Chocofest, ao lado do seu parceiro, o diretor regional do Senac – RS, José Paulo da Rosa, comemoram e escrevem o nome de Gramado no Guinnes Book.

Gramado destino preferido dos gaúchos

“A Marca “Gramado” se consolida e chama a atenção na pesquisa Marcas de Quem Decide, do Jornal do Comércio, a enorme distância entre Gramado e as outras cidades citadas no quesito destino turístico estadual. Gramado é lembrada com 68,9%” O prefeito em Exercício de Gramado, Jaime Schaumlöffel (PP), recebeu em cerimônia realizada no hotel Plaza São Rafael, em

Porto Alegre, o certificado que garante a primeira colocação de Gramado como cidade turística mais lembrada e preferida do Rio Grande do Sul, na pesquisa Marcas de Quem Decide, promovida pelo Jornal do Comércio. Gramado foi lembrada por 68,9% e apontada como preferida por 56,8% dos entrevistados. O projeto Marcas de Quem Decide avalia simul-

taneamente os índices de lembrança e preferência de marcas em mais de 100 setores da economia. A pesquisa é feita no Rio Grande do Sul, junto a gestores empresariais e profissionais liberais, distribuídos nos principais municípios com participação igual ou superior a 0,5% do PIB gaúcho. Foram 644 entrevistas em 47 municípios do Estado.


Especi Jogos em Porto Alegre

O Gigante esta pronto

Com a proximidade do Mundial 2014, vamos lembras quais serão os jogos que teremos em Porto Alegre. A primeira partida na cidade, será entre França e Honduras, no dia 15 de junho. O Beira-Rio será ainda palco de Austrália e Holanda, no dia 18 de junho, Coreia do Sul e Algéria, no dia 22 de junho, e Nigéria e Argentina, no dia 25 de junho. A Seleção Brasileira não jogará na capital gaúcha.

De 15 a 30 de junho, o Beira-rio receberá cinco jogos da Copa do Mundo de 2014, sendo quatro na primeira fase uma partidas pelas oitavas de final. Conheça mais sobre o estádio-sede da Copa do Mundo no Rio Grande do Sul. Com público de quase 50 mil pessoas, o novo Beira-Rio foi oficialmente reinaugurado, em 05 de abril, com um espetáculo que contou os 105 anos da história colorada. O show “os protagonistas” contou com a participação de 1,5 mil atores, ex-jogadores e bandas. Na primeira construção do Beira-Rio foi em grande parte com a contribuição da torcida, que trazia tijolos, cimento e ferro para a obra, inclusive do interior. Nesse sentido, havia programas especiais de rádio, para mobilizar os torcedores colorados em todo o Rio Grande do Sul. Consta que até Falcão, mais tarde ídolo colorado, chegou a trazer tijolos para a construção, foi inaugurado no domingo de 6 de abril de 1969, dois dias e 60 anos depois da fundação do Inter. No jogo inaugural, contra o Benfica de Portugal, Claudiomiro faz o primeiro gol do Inter no estádio. Naquela tarde nascia o Gigante da Beira-Rio. Em 1950, Porto Alegre recebeu a Copa no Estádios dos Eucaliptos, antigo estádio do Internacional. Em 2014, a Fifa inscreveu o Beira-rio como estádio da Copa do Mundo da sede Porto Alegre.

A preparação O Beira-Rio passou por uma ampla reforma visando sua modernização e adaptação para receber os jogos oficias da Copa Fifa 2014. As obras recomeçaram em março de 2012 e orçamento total foi de R$ 330 milhões.

Informações Gerais

Árbitros se prepararam Árbitros e assistentes da CAF, da CONCACAF e da CONMEBOL acabam de se reunir na sede da FIFA em Zurique, na Suíça, para um seminário preparatório para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ que durou uma semana. Este é o segundo grupo a passar pelo curso, após o que contou com juízes da Europa e da Ásia em março. Entre os dias 7 e 11 de abril, os 16 árbitros e 27 assistentes passaram por diversos testes médicos, físicos e técnicos para que fosse possível conhecer suas atuais condições. O aspecto técnico do treinamento apresentou uma abordagem com um novo ângulo: uma análise em vídeo de situações de jogo, com o objetivo de oferecer uniformidade e coerência, e exibir as mudanças na mentalidade tática.

Área: 105,00 X 68,00 m (medida do campo) Capacidade: 51.300 mil lugares para os jogos da Copa. Depois do evento, o Clube poderá estender para até 56 mil lugares, com algumas ações, como retirar as cadeiras localizadas atrás do gols, como fazem alguns estádios europeus.

Estrutura Tipo do gramado: Bermuda (Cynodon Dactylon) Bilheterias e guichês: 1 bilheteria com 20 guichês Portões: 11 para o público geral; 8 para suites e reservados; 3 para publico vip e skyboxes. Elevadores: 19 unidades Número de vestiários: 06 ( 02 para equipes principais; 02 vestiarios para arbitragem e 02 vestiários para jogos preliminares) Estacionamento: 3 mil vagas Evacuação rápida: com mais portões de acesso e uma lógica mais moderna, o Beira-Rio lotado poderá ser completamente evacuado em apenas oito minutos. Restaurantes: haverá mais de mil metros quadrados de restaurantes voltados para o Rio Guaíba. Lojas: 44 módulos comerciais serão colocados à disposição dos lojistas para oferecer seus produtos aos torcedores.


ial Copa Contagem regressiva O FIFA.com está fazendo a contagem regressiva para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 com um dado estatístico relevante em cada um dos próximos dias. Revelando os placares mais comuns na história do torneio. Curta ai um deles! Os cinco escores mais frequentes em Mundiais representam mais de 60% de todos os resultados. Uma em cada três partidas da competição terminou com a diferença mínima, seja por 1 a 0 (18,8%) ou por 2 a 1 (14,5%), enquanto 11% dos confrontos tiveram placar final de 2 a 0. Outros 9,8% se encerraram em 1 a 1 e 8,2% de todos os jogos disputados até hoje não tiveram gols.

Uniformes dos Voluntários Modelos e voluntários que representam a beleza, a graça e a simpatia do povo brasileiro, juntos, esses componentes formaram a atmosfera de um evento muito especial: o desfile dos uniformes oficiais dos voluntários da Copa do Mundo da FIFA™, nesta quinta-feira (10/04), no Fashion Rio, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Em um momento inédito em suas vidas, 14 voluntários que atuarão na competição em junho e julho dividiram a passarela com a apresentadora Fernanda Lima, a top piauiense Lais Ribeiro, os pentacampeões Cafu e Belletti e as gêmeas do nado sincronizado Bia e Branca Feres na apresentação dos conjuntos conceituados e produzidos especialmente pela adidas para vestir 14 mil voluntários. Os uniformes serão entregues numa mochila, oferecida pela Johnson&Johnson. O conteúdo varia entre as sedes mais quentes e mais frias durante a época da Copa do Mundo da FIFA™. O kit básico inclui boné, camiseta, calça que vira bermuda, tênis e meia. Enquanto voluntários de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo receberão gorro, luvas e casaco de inverno, os das outras sedes receberão um casaco mais fino, próprio para a chuva.

Tour da Copa No Cristo Redentor os Campeões mundiais, Zagallo, Amarildo, Rivellino, Bebeto e Marcos anunciaram viagem do troféu, o Tour da Copa, que começou sua jornada em outubro de 2013. A primeira parada oficial da taça aconteceu no Taiti. Pequena mas gigante, ela tem 36,8 cm de altura e 6.175 gramas de peso, é feita de ouro maciço de 18 quilates e foi erguido pela última vez pelos brasileiros na Copa de 2002 pelo goleiro titular do Brasil naquele Mundial, Marcos. Quando a taça da Copa do Mundo, chegou ao México, estava muito bem acompanhada. O capitão do tetra, Dunga, pôde levantar, mais uma vez, o troféu quando o Tour da Taça chegou a Monterrey. Recepcionado por uma plateia de mais de 8 mil pessoas, Dunga se emocionou ao tocar a taça mais uma vez. “Tão perto da taça, relembro cada jogo e de todo o tempo que ficamos reunidos com a seleção. Agora que ela está voltando para o Brasil, que fique em nosso País”, disse Dunga. Além do ex- craque e ex-técnico da seleção brasileira, Monterrey recebeu outro campeão mundial: o francês Christian Karembeu, embaixador da Fifa durante o Tour da Taça. A taça da Copa do Mundo já visitou 89 países neste Tour, e chega ao Brasil no dia 22 de abril para viajar pelas 27 capitais do País. A primeira a receber a visita será o Rio de Janeiro.


CanelaEnfoco

Turismo

Ninguém tem maior amor do que aquele que dá sua vida pelos que ama.

Conheça a nossa cidade Módulo, foi em 10 de abril, já o 3° Módulo aconteceu em 16 de abril. O curso tem como objetivo preparar o participante para apresentar à cidade aos visitantes, aumentando e fomentando a conscientização turística da região, desta forma também melhorando sua autoestima. Esta é uma das ações que visa o evento Copa

do Mundo, qualificando e conscientizando os colaboradores dos diversos segmentos do setor turístico

Reunião do PRODETUR/RS Canela participou da 1ª Reunião do PRODETUR/RS, referente à viabilização do desenvolvimento do Corredor Turístico Porto Alegre - Serra Gaúcha, que abrange 11 cidades de quatro regiões turísticas de forma direta e indireta através da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, que foi a responsável pela conquista dos recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo. A consolidação deste Corredor qualificará e diversificará a oferta turística do Estado, através de ações de estruturação de produto turístico, estratégias de comercialização, fortalecimento institucional, qualificação de infraestrutura e serviços básicos e gestão ambiental, objetivando o aumento dos

Edição 1ª quinzena abril 2014

www.canelaenfoco.com.br

A Secretaria Municipal de Turismo de Canela em parceria com a ACIC promove o curso “Conheça a nossa cidade”.O curso consiste em um treinamento, que busca apresentar Canela às pessoas ligadas ao turismo, comércio, hotelaria, gastronomia, parques e outros interessados. O curso iniciou em o4 de abril com o1° Módulo e o 2°

7

benefícios do setor turístico para a sociedade e a qualidade de vida da população local. Isso é o que espera a Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul. O programa já está na etapa de elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), os quais os municípios serão responsáveis por repassar

informações de sua estrutura e dados turísticos. A Prefeitura de Canela através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer estará auxiliando nestas informações. A Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, na oportunidade, aproveitou para fazer a entrega do Projeto de Revitalização da Avenida Oswaldo Aranha, o qual está contemplado neste programa.

Kits com o material institucional Aproveitando os diversos eventos que ocorrem na cidade de Canela, através da captação de empresas privadas, trazendo para Canela um público diferenciado, a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, vem trabalhando através de ações, sendo apresentado os atrativos turísticos da cidade através da entrega de Kits com o material institucional. Uma dessas ações ocorreu durante a realização do Jantar WONCA e IV Congresso Sul-Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, realizado na Cervejaria do Farol, onde foram entregues mais de 100 materiais para os participantes.

Secretarias realizam projetos em conjunto A Secretaria de Assistência Social e Habitação e a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer estão trabalhando em parceria para desenvolver alguns projetos em favor da comunidade local e do turista. Uma dessas ações foi o aproveitamento de materiais que seriam descartados pela Secretaria de Turismo, como por exemplo as 4 mil capas utilizadas nas cadeiras durante a apresentação do espetáculo “Simplesmente Natal” durante a programação do 26º Sonho de Natal de Canela no ano de 2013, pois as mesmas possuíam estampas que não poderiam ser utilizadas nos próximos anos. O material foi doado à Secretaria de Assistência Social , para que a mesma utilizasse este material nas oficinas que são realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social. O material serve como terapia às pessoas dos

Centros de Convivência que confeccionaram lixos veiculares durante as oficinas, para depois serem distribuídos aos turistas na Central de Informações Turísticas de Canela, valorizando e trabalhando a autoestima deles, comenta a Secretaria de Assistência Social, Solange Aguiar. Outra oficina que vem sendo desenvolvida é a confecção de materiais para a decoração dos espaços de convivência da Secretaria de Assistência Social e a confecção de sacolas recicláveis com os baners dos

eventos do Município. Na oportunidade, a Secretária de Assistência Social fez a entrega de um relatório sobre a arrecadação de alimentos durante a Festa da Música, totalizando 11.440 kg, que foram distribuídas entre as entidades, Escolas e os CRAS dos Municípios. Essas ações vem ao encontro do fortalecimento da administração municipal, pois são ações como essas que beneficiam a comunidade e toda a cidade.

Palestra com Pedro Ernesto Denardin Desde o ano de 2013, a Secretaria de Turismo de Canela vem realizando parcerias e ações para a qualificação de seus servidores e comunidade em geral, tendo em vista os grandes eventos que irão ocorrer nos próximos meses. Foram disponibilizados os cursos de qualificação do PRONATEC COPA à comunidade, o Curso “Conheça nossa cidade” e a Palestra com Pedro Ernesto Denardin, sobre: “Oportunidades Comercias na Copa do Mundo”, em parceira com a Associação Comercial e Industrial de Canela, além da participação em capacitação com representantes do setor governamental estadual e federal. “Pretendemos fomentar a qualificação do segmento turístico, pois este é um setor em que temos constantes modificações e precisamos estar aptos para desenvolver a cultura do bem receber”, ressaltou o Secretário de Turismo, Leandro de Oliveira.


CanelaEnfoco

Variedades

Páscoa também é feita de presentes, posso te ofertar flores?

www.canelaenfoco.com.br

Meu “divo” Claudia Leitte está em festa. O motivo? A cantora acaba de ganhar de Neymar uma camiseta oficial do Barcelona autografada pelo próprio craque. A imagem foi compartilhada no Instagram da artista, neste sábado (12). Ao legendar a foto, Claudinha brincou com o jogador dizendo que o presente só não é mais bonito do que a que usour no domingo (13). “Olha a camisa q ganhei do Meu divo, @ neymarjr! Só não é mais bonita que a que vou usar amanhã pra torcer pelo meu Bahia.”, comemorava a diva.

o dinheiro do prêmio em prol da causa dos animais. “Tenho certeza que ganhei por causa deles”, disse, ao

sair, ainda incrédula com o resultado, anunciado ao som de “Parabéns a você”, por ser a aniversariante do dia.

Lollapalooza deixa saudades Vai deixar saudade. Esse é o sentimento de todos que foram ao Lollapalooza 2014, no domingo. Pelo segundo dia consecutivo, o sol foi uma das estrelas e novamente deixou o cenário perfeito para as 26 atrações que dominaram o Autódromo de Interlagos. A galera que foi ver o quarteto de Seattle, comandado pelo sempre elétrico Chris Cornell, alucinou ao som de hits como Jesus Christ Pose e Black Hole Sun em sua primeira visita ao Brasil. No palco, Cornell falou sobre o primeiro show da banda no país. “Demoramos muito para vir, mas

Edição 1ª quinzena abril 2014

R$ 1,5 milhão no bolso Vanessa de 27 anos, foi a a grande campeã do BBB14, a disputa encerrou-se em 01 de abril. A sister faturou o prêmio de R$ 1,5 milhão com 53% dos votos em disputa com Clara e Angela. Em 78 dias de confinamento, a modelo se destacou por ser sempre polêmica, por defender as causas dos animais e com o envolvimento amoroso com Clara. A paulista que ao longo do reality enfrentou cinco paredões, pretende usar

6

Análises genéticas Uma análise genética de leões vivos e espécies conservadas em museus confirmou que o ancestral mais recente dos leões modernos viveu há cerca de 124 mil anos. Os leões modernos evoluíram em dois grupos: um vive nas partes leste e sul da África e o outro inclui leões das regiões central e oeste da África e da Índia.

Cercado por polêmica

nunca é tarde”. Tudo verdade. Depois de tudo isso, restam apenas duas certezas: valeu muito a pena. E ano que vem tem mais. O que é Lollapalooza ? Festival de musica mun-

dial que aconteceu dias 05 e 06/04 na cidade de São Paulo, onde reuniu diversos gêneros rock alternativo, heavy metal, punk rock, performances de comedias e dança.

CAÇA-PALAVRAS Procure abaixo nomes de rítimos de músicas

Aronofsky, que se declarou ateu, usou um orçamento de US$ 125 milhões (R$ 282 milhões) para contar, à sua maneira, uma das mais conhecidas histórias religiosas. No filme, escrito em parceria com Ari Handel, ele insere personagens e situações que não estão na Bíblia e adota tom sombrio. Insatisfeito com as ações do homem desde a expulsão de Adão e Eva do Paraíso, Deus decide destruir o mundo para poder recomeçá-lo. A pedido Dele, Noé de todas as espécies de animais, que darão constrói uma arca e abriga nela um casal continuidade à vida após o fim do dilúvio.

Estreia, S.O.S Mulheres ao Mar Giovanna Antonelli produz e estrela “S.O.S. Mulheres ao Mar”, comédia romântica. No filme ela interpreta uma mulher que embarca em um cruzeiro para tentar reconquistar o marido, que viaja com a nova namorada. O filme também tem no elenco o ator Reynaldo Gianecchini, que interpreta André, um homem sensível que Adriana conhece a bordo. Marcello Airoldi interpreta o marido de Antonelli e Emanuelle Araújo vive a nova namorada.

Romantismo em Gramado Cercado de sigilo, uma festa de casamento movimentou a Estalagem Lá Hacienda, na Serra Grande, sábado à noite. Cerca de 200 convidados participaram do casamento de Rafael Rigotto e Débora Sgandella Manfro. O noivo é filho do ex-governador Germano Rigotto e de Cláudia Rigotto, enquanto a noiva é filha de Sirlei e Carlos Augusto Manfro. A festa de casamento, realizada em um cenário romântico e intimista, reuniu 200 convidados.


CanelaEnfoco

é dia de despertar para a vida “nova. ÉPáscoa dia de compreender, é dia de perdo-

Especial

ar, é dia de plantar. Vamos começar?

5

Edição 1ª quinzena abril 2014

www.canelaenfoco.com.br

Sérgio Capparelli é o patrono da 21ª Feira do Livro de Canela

‘‘

Novas sedes das unidades educacionais

“A 21ª Feira do Livro Josué Guimarães, de Canela RS, já tem patrono. Sérgio Capparelli, de renome internacional, passará a semana de 03 a 08 de junho na cidade e homenageado”.

Sérgio Capparelli é graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Université de Paris II (1980). Pós-doutorado pela Université de Grenoble (1987-1988) e pela Université de Paris VI (2001-2002). É professor aposentado do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Mestrado e Doutorado) e Escritor, com mais de 40 livros publicados, especialmente para o público

‘‘

infantil e juvenil. Ganhou quatro vezes o prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, três vezes o de literatura e uma vez o de ensaio em Ciências Humanas – Televisão. Ganhou igualmente três vezes o Prêmio Odilo Costa Filho, da FNLIJ, e sete vezes o Prêmio Açorianos, de melhor livro infantil de Porto Alegre. De 2005 a 2007 trabalhou em Pequim, China, numa agência de notícias. Tem ensaios publicados no Brasil e no exterior na área de Comunicação e de Literatura. Nos últimos dois anos,

publicou “A Lua dentro do coco” e “Contos sobrenaturais chineses”, ambos em 2010 e “Wang Wei” em São Paulo, livro eletrônico. Traduziu, junto com Wu Di, os poemas completos da poetisa chinesa Li Qingzhao (1084-1151).

Entrega das novas sedes Na tarde da última sexta-feira(11), foram entregues à comunidade três novas Escolas Municipais Infantis. As novas unidades atenderão 320 crianças. O evento contou com a presença do Prefeito Cléo Port, da vice-prefeita Carmen Seibt, da Secretária da Educação, Neusa K. Dossin, do presidente da Câmara de Vereadores de Canela, Fernando Valle, entre outras autoridades. O ato de entrega aconteceu na extensão da Escola Infantil Ítala Reis, na rua D. Pedro II, nº 206, e simbolicamente contemplou as demais, extensão da Adalberto Wortmann,

localizada na rua D. Pedro II, nº 303 e da extensão da Escola Municipal de Educação Infantil Sílvio Hoffmann. Os três imóveis foram adquiridos pelo município com recursos

próprios e totalmente adaptados para receber as crianças. As novas instalações estão sendo equipadas e deverão estar recebendo alunos no início do mês de maio.

Prefeitura sob o comando de uma mulher A vice-prefeita de Canela , Carmen Seibt, assumiu o Executivo Municipal no mês de março de 2014, e permaneceu à frente da administração até 31 de março O motivo foi a viajem do prefeito Cléo Port a Lisboa, onde participou da BTL, importante feira de turismo do mercado europeu para divulgar e tratar de assuntos de interesse do município, o prefeito estava acompanhado do secretário de Turismo, Leandro Oliveira, O objetivo foi intensificar a internacionalização da marca Canela e promover os atrativos turísticos da cidade , visto que o município já colhe frutos de viagens desse nível, pois, no ano passado , viajou à Itália para divulgar o mundial de orientação, que acontecerá em Canela de 1º a 8 de novembro deste ano e já conta com a participação de 38 países inscritos, mais de 1300 atletas confirmados, comprovando que este tipo de investimento tem retorno garantido à comunidade.

Logo após o termino da BLT, em 17 de março, Port ficou em férias regulamentadas, que se encerram em 31 de março. A prefeita em exercício, Carmen Seibt, cumpriu agendas, acompanhou assuntos pertinentes aa cidade, recebendo visitas e atendendo a comunidade. “Procurei fazer o possível para cumprir minha missão como prefeita em exercício, agradeço a confiança em mim depositada, procurarei sempre dar o melhor de mim pelo bem da comunidade”, ressalta Carmen.

Na manhã de 05 de abril, o prefeito Municipal Cléo Port, juntamente com a vice-prefeita Carmen Seibt e a secretária da Educação, Neusa K. Dossin, acompanhados da senadora Ana Amélia Lemos, visitaram instalações das novas sedes das unidades educacionais que serão destinadas a educação infantil de Canela. Durante a visita, o prefeito Cléo Port, anunciou a criação de 1 mil vagas em Escolas Infantis mantidas pela Prefeitura. O número representa aproximadamente 75% do objetivo estabelecido pela administração municipal, que prevê 1.350 vagas para educação infantil ao longo de 2014,

com isso zerando o déficit histórico do município. Das 5 novas unidades esperadas, duas foram conveniadas através de processo licitatório de credenciamento, que atenderão 226 alunos. As outras três, através de importante iniciativa de Canela na educação infantil, com o investimento na compra de três casas com recursos próprios para receber 320 crianças. Na rede de Escolas Infantis já existentes, serão incluídas, aproximadamente, 315 novas crianças, destes, 207 crianças já foram encaminhadas para matricula. O município contará também com aproximadamente 190

novas vagas através de imóveis locados, que estão em fase de adequação e deverão abrir as vagas no mês de junho. A visita às novas Unidades Escolares de Educação Infantil foi prestigiada pelo Secretários Municipais de Governo-Evandro Cardoso, Turismo -Leandro de Oliveira, Administração -Rodrigo Giacomin, Assistência Social -Solange Aguiar, ObrasFeliciano Foss, e ainda pelos secretários adjuntos da Assistência Social, Sandro Chagas, da Educação Marcelo Wasen. Ainda acompanhou a comitiva o Procurador, Gustavo Bauermann e o Assessor Jurídico, Jerônimo Terra Rolim.

Mais de 1200 pessoas visitaram a Expotur Sul 2014 Sucesso garantido entre agentes de viagem e expositores que estiveram na 6° edição do Expotur Sul, que ocorreu nos dias 28 e 29, no Hotel Laje de Pedra. Os 77 estandes presentes, repletos de novidades nortearam agentes de viagens, operadoras, trade turístico e visitantes de diversas regiões, a realização de grandes negócios. O responsável pela organização do evento, Jairo Murliki, garantiu que esta edição foi bastante positiva. Dentre as novidades, a mais evidente foi a sua versatilidade do ambiente, pois o Hotel Laje de Pedra, nesse quesito, foi destaque à parte. Além disso, complementou a diversidade entre regiões, e as palestras tiveram temas que contribuíram enfaticamente aos profissionais do turismo.“Este tipo de ação

faz muito sucesso porque é um meio descontraído e agradável de fazer negócios e contatos”, evidenciou Murliki. Estiveram presentes no evento mais de 1.200 pessoas que consolidaram parcerias, negócios e visitaram os estandes, viabilizando o êxito do evento.

A edição de 2015 deverá, segundo Jairo Murliki, ser renovada. “Nossa busca é constante”, destacou. Destacando ainda as parcerias, o evento foi visitado por mais de 500 agentes de viagens do Centro do País, que vieram a Canela.


CanelaEnfoco

No Foco

Ao abrires teu ovo de Páscoa espero que encontres dentro dele um bombom de amor, outro de saúde e um terceiro que te induza a pedir paz!

Edição 1ª quinzena abril 2014

www.canelaenfoco.com.br

Circulação de documentos eletrônicos A cidade de Canela já tem lei que institui a circulação de documentos eletrônicos no âmbito da Administração Pública Municipal em todos os níveis, Executivo, Legislativo e Autarquias, entrando em vigor na data de sua publicação. A lei foi sancionada pelo prefeito Cléo Port A Lei n° 3.452/2014 estabelece as novas regras para a circulação de documentos eletrônicos, que terão o mesmo valor jurídico e probatório que o documento produzido em papel ou em qualquer outro meio físico. A edição da presente norma foi mais um passo importante para que o Município, através da Secretaria da Fazenda, que institua a nota fiscal eletrônica para a prestação de serviços, o que ocorrerá em breve. Além, de outros serviços ofertados na web, como a 2° via de guia de paga-

4

mento de impostos, certidões negativas, dentre outros. Destacam-se, no texto da lei, temas como a autenticidade e integridade, que serão garantidas pela execução de procedimentos lógicos, regras e práticas operacionais estabelecidas na ICP-Brasil. A norma tem seu valor jurídico amparado pela medida provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, que criou a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Cônsul da Alemanha visita Canela Em 14 de março o cônsul geral da Alemanha no Brasil, Dr Stefan Traumann, acompanhado de sua esposa e de Cláudio Weber, Presidente da Rota Romântica e equipe, visitou o Parque do Caracol em Canela. Ele ficou impressionado com as belezas naturais da mata fechada e a vista à belíssima Cascata do Caracol. Na ocasião, a prefeita em exercício, Carmen Seibt, conversou com Traumann, que se mostrou interessado em saber mais sobre a história do município, fazendo Ao terminar o passeio, Carmen entregou diversas perguntas sobre Canela, com seu um mimo de Canela, e ele a presenteou com português carregado de sotaque alemão. um livro da Alemanha.

2° Dia do Pinus é destaque O 2° Dia do Pinus RS aconteceu nos dias 18 e 19 de março, no auditório da UCS – Campus da Região das Hortênsias. O evento apresentou temas relacionados ao plantio, cultivo, transformação e cadeia econômica do Pinus no estado do Rio Grande do SulO evento foi organizado pela AGEFLOR – Associação Gaúcha de Empresa Florestais, através do COMPETPINUS (Programa de Manejo Sustentável e Competitividade da Cadeia Produtiva do Pinus no RS), com apoio da Prefeitura Municipal de Canela. A programação contou com uma série de palestras com especialistas da área, os quais vão debater a atual situação do Pinus, bem como irão propor discussões pertinentes aos problemas enfrentados pelos silvicultores de uma maneira geral. Dentre as apresentações estão os docu-

mentários produzidos especialmente para o evento que, mostrarão a ação do Pinus do litoral em prol do homem, evitando que dunas invadam o continente e possibilitando uma série de atividades econômicas. Também, a construção de vilas especialmente para os trabalhadores com casas dotadas de água tratada, quarto, cozinha, sistema de comunicação, energia elétrica a partir de painéis solares, chuveiro com água quente, freezers e geladeira estarão na pauta das apresentações.

Aula Inaugural do Pronatec A Secretaria da Assistência Social e Habitação realizou, em 26 de março, a Aula Inaugural dos cursos de formação inicial e continuada do Pronatec no município, o evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Canela. A aula inaugural contou, com a participação da prefeita em exercício Carmem Seibt, da secretária Municipal da Assistência Social e Habitação, Solange Aguiar, do diretor do Senac de Gramado Alex Poleto e do coordenador

da agência profissionalizante do Senai de Canela, Paulo Silmar da Fontoura. A palestrante Nilda Athaíde teve uma plateia que contou com os 70 alunos que se inscreveram nos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), em busca de qualificação profissional. Durante a aula inaugural, os alunos foram acolhidos pela equipe da secretaria com coquetel e receberam informações didático-pedagógicas.

Os cursos ofertados são de auxiliar administrativo, camareira, auxiliar de cozinha, auxiliar de costura. A secretária Municipal da Assistência Social e Habitação Solange Aguiar, destaca que o programa é uma política pública importante para o desenvolvimento local, por meio da qualificação profissional. “O Pronatec abre caminhos para o conhecimento, ou seja, para a elevação da escolaridade”, afirma Solange.


CanelaEnfoco

Destaques

3 É tempo de agradecermos discretamente por tudo que temos e por tudo que teremos.

www.canelaenfoco.com.br

Canela a magia da Páscoa! O primeiro final de semana de Páscoa em Canela contou com grande movimentação de visitantes na cidade. O público aproveitou para passear pela cidade enfeitada, usufruindo da gastronomia e renovando suas compras no comércio local. A crianças aproveitaram para brincar nas praças e no parquinho, montado junto a Praça João Correia. Elas ainda se deparam com os ovos-casinha e os brinquedos são coloridos, a interatividade faz a diversão da garotada. Na decoração a surpresa desde o último dia 4, quando a cidade abriu a programação de Páscoa, a decoração se inicia já no pórtico de entrada do charmoso município serrano, na Avenida das Hortênsias, se descobre logo na entrada

o encantamento e a magia da Páscoa, que deseja aos visitante e comunidade que chegam à cidade “FELIZ PASCOA”, dando assim as boas-vindas para a festa que se espalha pelas ruas, a decoração exibe ainda coelhos que balançam e cortinas nos tons rosa e azul, deixando a vista a beleza da cidade vista entre as “corti-

nas” colocadas na Av. Osvaldo Aranha e na decoração das principais vias públicas, ainda tem ovos de Páscoa coloridos e doces para dar água na boca. Na morada oficial do Senhor e Senhora Coelho, também situada na Praça João Corrêa, as crianças podem visitar o casal, conhecer um pouco da história do chocolate e

da origem da Páscoa pelo mundo, além de provar deliciosos “cupcakes mágicos”, fazer maquiagens especiais, entregar seus pedidos e se divertirem com os simpáticos anfitriões. A casa fica aberta à tarde, nos finais de semana. Os turistas também têm a opção de visitar a Feira de Páscoa, que vai até o dia 20 de abril, no Centro de Feiras e conta somente com expositores e produtos de Canela. Os locais de hospedagem, hotéis e pousada tiveram uma média de 70% de lotação, acredita-se que, com a chegada do feriado da Páscoa, podem chegar até 100% no próximo final de semana. O público esperado é de 400 mil visitantes em todo o período da “Páscoa em Canela”.

Páscoa em Canela lança dois espetáculos

‘‘

A Páscoa em Canela encera-se até 21 de abril e é uma promoção da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo e Associação Comercial e Industrial de Canela. Em sua segunda semana de atividades, a Páscoa em Canela terá como destaque o início das apresentações “A Paixão de Cristo” e “Estátuas Humanas – Uma Performance da Paixão de Cristo”, além da continuidade da “Árvore da Páscoa” e “Casinha do Senhor e Senhora Coelho”, entre outras atrações lúdicas, culturais e religiosas na extensa agenda do evento, que prossegue até 21 de abril. “A Paixão de Cristo” retrata um dos momentos mais importantes da história da humanidade, narrados por Maria Santíssima, que conta

Edição 1ª quinzena abril 2014

A Paixão de Cristo e Estátuas Humanas toda a trajetória de vida do Homem – que após dois mil anos ainda é o caminho, a verdade e a vida para muitas pessoas. O espetáculo, aconteceu no Parque do Lago, dia 12. Sob direção de Carla Reis e Fabrício Ghomes, o elenco conta com 40 atores canelenses e mais de 20 pessoas na produção. Ainda foi apresentado em frente a Catedral de Pedras “Estátuas Humanas - Uma Performance da Paixão de Cristo” é igualmente uma reflexão religiosa. Estátuas foram apresentadas por cinco personagens por meio de movimentos e performances que remetem aos momentos finais de Cristo até a ressurreição, com criação e direção de Alindor Estrella Figueroa. Ambos tiveram entrada franca

‘‘

Feriado Esta semana que antecede a Páscoa, o destaque será a programação religiosa. Entre as atividades, haverá a “Procissão do Encontro”, organizada pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Programada para as 20 horas da Sexta-Feira Santa, dia 18 de abril, a peça, que tem ingresso gratuito, é dirigida e produzida por Carla Reis. Será marcada pela encenação da crucificação de Jesus e seus últimos momentos. Acontecerão dois concertos de música sacra com o objetivo de levar esta cultura e arte aos canelenses e turistas. Os shows serão executados no final de semana da Páscoa, por músicos de renome internacional vindos da França, Suíça, Espanha, Inglaterra e Argentina. No Sábado de Aleluia, 19, às 18 horas, a soprano Maria Cristina Kiehr será acompanhada pelo violinista Rodolfo Ritcher, pelo gambista Hernán Cuadrado, pelo cravista Manuel de Olaso e pelo flautista Rodrigo Calveyra. No domingo, 20, às 16 horas, Maria Cristina e Calveyra terão Ariel Abramovich, com o instrumento Vihuela, ao seu lado. As apresentações serão realizadas na Catedral de Pedra. Decoração Na Catedral de Pedra, um dos principais pontos turísticos canelenses, também foram instalados dois painéis de mosaicos gigantes, em uma leitura mais religiosa sobre a decoração de Páscoa. Feitas pela artista plástica Lua do Rio, essas imagens são releituras do artista espanhol El Greco. Os painéis serão leiloados ao final do evento, sendo que o montante arrecadado será destinado a uma instituição de caridade local. A Páscoa em Canela é uma promoção da Prefeitura e Associação Comercial e Industrial de Canela. Agende-se: “A Paixão de Cristo” - Parque do Lago, e uma nova apresentação ocorrerá no sábado (19) “Estátuas Humanas - Uma Performance da Paixão de Cristo” - As apresentações serão na Catedral de Pedra, com entrada franca na quinta-feira (17), às 18 horas; sexta-feira (18) e sábado (19), às 17 horas; e domingo (20), às 11h30.

Feira de Páscoa é a opção para lazer e compras

A Feira de Páscoa promovida pela Associação dos Micro e Pequenos Empresários de Canela (AMPEC), com o apoio Institucional da Prefeitura Municipal, iniciou no sábado (04), no Centro de Feiras de Canela. O evento traz objetos de decoração, chocolates, vestuário, brinquedos, carros e gastronomia. A feira de Páscoa tem como objetivo estimular a economia do comércio local em um espaço amplo onde será possível conhecer um pouco da diversidade de produtos que o município oferece. No local, os visitantes podem encontrar diversos produtos para presentear e decorar as casas durante o período da Páscoa. A qualidade do material apresentado,

a variedade de produtos, os lançamentos e as tendências do mercado garantem o sucesso da feira que este ano, reuniu cerca de 60 expositores, sendo todas as empresas são de Canela. “O crescimento é notável ano a ano. É uma luta constante para manter o comércio local, dando oportunidade aos pequenos empresários, valorizando a produção própria, destacou Leoni Lucatelli, vice-presidente da associação da AMPEC. O prefeito Cléo Porte e a vice- prefeita, Carmen Seib, participaram da abertura da feira e brindaram ao sucesso do evento. O evento seguirá até dia 20 de abril. O horário de visitação é das 11h às 21h. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

Preparem-se para a tradicional Festa Colonial As Secretarias de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Turismo Esporte e Lazer em parceria com a Emater e com Sindicato dos Produtores Rurais iniciaram os preparativos para a 21ª Festa Colonial, que acontecerá no Centro de Feiras do município, no período de 11 a 27 de julho. O principal objetivo do evento é promover e envolver o interior na maior festa comunitária, além de oportunizar aos visitantes vivências ligadas às tradições da cidade e também entre moradores e turistas. Além disso, os visitantes terão a oportunidade de apreciar a culinária local, apresentações musicais entre outras atrações. Este ano, o evento aguarda uma presença recorde de visitantes. “Já mantemos diversos contatos com os nossos tradicionais parcei-

ros para podermos realizar essa nossa tradicional festa”, disse o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Jonas Ludwig. As primeiras tratativas visando o evento foram discutidas em reuniões nas localidades rurais, com a participação de produtores rurais, do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, e representantes de entidades. O encontro serviu para definir com certa antecedência o modelo de festa pretendido e estratégias a serem desenvolvidas, bem como ver quem tem interesse em participar da festa. Em paralelo deverá ocorrer a feira da AMPEC (Associação dos Micro e Pequenos Empresários de Canela), que será responsável pelo comércio de vestuário, calçados, móveis.


CanelaEnfoco

Ressureição de Jesus Cristo significa “ viver novamente! Viva, agradeça!

Geral

Assinatura de convênio pavimentara 71 ruas

‘‘

Edição 1ª quinzena abril 2014

www.canelaenfoco.com.br

O prefeito Municipal, Cléo Port assinou, nessa quinta-feira (10), o Termo de Contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF) para pavimentação e qualificação de 71 ruas contempladas pelo PAC 2. O ato ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com a presença do Superintendente Regional da Caixa, Ruben Valter Grams, da vice-prefeita Carmen Seibt, do Secretário de Obras, Feliciano Foss, da gerente local da CEF, Jane Gilioli, e demais autoridades. O projeto foi apresentado aos presentes pelas servidoras municipais, a engenheira Vera Rosane Madeira e a arquiteta Patricia Paiva Michelon. O projeto será desenvolvido em dois lotes e totaliza mais de R$ 18 milhões.A

2

‘‘

Canela terá 80% das ruas asfaltadas

obra contemplada será composta de serviços de pavimentação, drenagem, passeio público e sinalização, dividida em 2 lotes. O 1º lote compreenderá os seguintes bairros: São Rafael, Distrito Industrial, Canelinha, Bom Jesus, São Luiz e Vila Boeira. Já o 2º lote atenderá os bairros: Vila do Cedro, Vila Maggi, Palace Hotel, Leodoro de

‘‘

Azevedo, Eugênio Ferreira, Jardim das Fontes e Ulisses de Abreu. Toda a obra terá extensão de mais de 19 km. O prefeito, Cléo Port, destaca o momento histórico que a cidade está vivendo, “Me orgulho em fazer parte deste momento e da equipe da Prefeitura Municipal”, declarou. “Para conquistarmos um projeto desta grandeza é necessá-

rio estar em dia em todas as esferas e não ter pendências, por isso é elogiável o trabalho de toda a equipe da Prefeitura”, disse. Para finalizar o prefeito declarou que o trabalho não para e mais obras deverão ser anunciadas. “Estamos trabalhando para contemplar toda a comunidade”. Esta é uma obra que vai melhorar a qualidade de vida da população, especialmente os moradores dos bairros contemplados. Com a conclusão desta obra mais de 80% das rua da cidades estarão pavimentadas. A Prefeitura Municipal, através da administração do governo Cléo Port já trabalha para aumentar este percentual, até chegar à totalidade de ruas pavimentadas.

CURTAS Representantes de agricultores

Na manhã do dia 9, o Prefeito, Cléo Port recebeu, no seu gabinete, representantes da EMATER, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Representantes das Agroindústrias do interior do município. Na pauta, os assuntos discutidos foram o fornecimento de produtos provenientes da Agricultura Familiar para consumo na rede municipal de ensino.

Site oferece facilidades aos contribuintes

15° Semana do Bebê Geral

“Semana do Bebê traz a escritora Martha Medeiros”

‘‘

A 15° edição da Semana do Bebê promete encantar o público com a vasta programação entre oficinas e palestras nas áreas da Educação, Saúde e Assistência Social. Encontros nas escolas, Praça da Família e a passeata dos bebês com bênção ecumênica serão

atividades da Semana, que contará com a presença da jornalista e escritora Martha Medeiros no Seminário Internacional. A semana dedicada ao bem-estar dos bebês se consolida como um grande marco de ação à cidadania, proporcionando, através de oficinas e debates, o crescimento materno e a melhoria da qualidade de vida dos bebês. O evento serve de modelo e inspiração para diversas cidades do Brasil

e do Exterior, que realizam suas Semanas do Bebê. O tema deste ano é “Amor para todos os bebês” e tem o propósito de mobilizar a cidade e técnicos a discutirem a saúde física e mental dos bebês, avaliar os indicadores sociais, dar assistência às famílias, defender os direitos das crianças e adolescentes, orientar e educar para a prevenção e criar canais de comunicação que divulguem a importância da infância por um mundo de paz.

Este evento acontecerá de 11 a 18 de maio, e é uma realização da Prefeitura Municipal de Canela , da Ulbra e da Fundação Cultural de Canela.

Encontro com juízes eleitorais Especial O prefeito, Cléo Port, participou da cerimônia de abertura da IIIª Reunião de Diretores e Escolas Judiciárias Eleitorais – CODEJE, promovido pelo TRE- RS, mediante sua Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul – EJERS, no ultimo dia 03 de abril. O encontro que aconteceu no Hotel Continental de Canela foi aberto oficialmente, pela presidente do TRE-RS e diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS), desembargadora Elaine Macedo e o presidente do CODEJE e

do TRE-AL, desembargador Luciano Guimarães Mata. Esta foi a primeira vez que o Rio Grande do Sul sediou o encontro que,

nesta edição, contou com a presença dos gestores de 25 das 27 escolas judiciárias eleitorais de todo o país. O evento seguiu com pales-

tras ministradas pelo professor de direito eleitoral, Djalma Pinto, juiz do Pleno do TRE-RS, Ingo Wolfgang Sarlet, do desembargador Alberto Delgado Neto e com a apresentação do projeto “Conhecendo a Justiça Eleitoral”, do TRE gaúcho. Atualmente, todos os Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil possuem uma Escola Judiciária Eleitoral, com o objetivo de promover o conhecimento nas áreas de interesse da Justiça Eleitoral através de cursos, debates e palestras.

Para quem necessita esclarecer dúvidas e ter acesso a requerimentos, a Secretaria do Meio Ambiente, Trânsito e Urbanismo do Município disponibilizou no website da Prefeitura os formulários e a Legislação necessária à aprovação de projetos de obras civis e aos licenciamentos ambientais dos empreendimentos. O objetivo da ação é simplificar e ampliar os procedimentos na Secretaria. Agora toda informação de interesse do contribuinte está disponível na pasta da Secretaria para downloads, o que permite o requerente preencher os formulários previamente. Com esse mecanismo o contribuinte passa a ter a simplificação de procedimentos e acesso às informações atualizadas da Secretaria.

Comissão de vereadores da ciclovia Canela Gramado A prefeita em exercício Carmem Seibt , recebeu em seu gabinete, em 21 de março, a comissão de vereadores de Gramado e Canela que estão à frente da implantação da ciclovia que ligará as duas cidades. “ É um projeto importante que vem viabilizar ainda mais o cuidado com meio ambiente por não poluir, além de oferecer maior segurança aos usuários, sendo mais uma opção para passeios turísticos, como também para as comunidades aproveitarem para passeios com a família ou para os trabalhadores que usam a bicicleta como meio de transporte ”, destacou a prefeita em exercício Carmem Seibt.


Lollapalooza Com muito rock, os Raimundos foram responsáveis por um show memorável: com direito a Mulher de Fases, I Saw You Saying e Palhas do Coqueiro – que fez Digão ir pro meio da galera cantar.

Convênio pavimentará 71 ruas O projeto será desenvolvido em dois lotes e totaliza mais de R$ 18 milhões. A obra contemplada será composta de serviços de pavimentação, drenagem, passeio público e sinalização, dividida em 2 lotes

CanelaEnfoco www.canelaenfoco.com.br

Canela a magia da Páscoa!

Edição 1ª quinzena abril 2014 - Ano 2 - Edição 13 - Distribuição gratuita

Na decoração, a surpresa desde o último dia 4, quando a cidade abriu a programação de Páscoa. No pórtico de entrada do charmoso município serrano, na Avenida das Hortênsias, se descobre logo o encantamento e a magia da Páscoa, que deseja à comunidade e aos visitantes que chegam à cidade “FELIZ PÁSCOA”.

Todos  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you